PDA

Ver Versão Completa : Como coloco freios traseiros à disco?



Jalexandre
26/11/2004, 19:52
Olá Pessoal;
Comprei recentemente um jipe 1975 e já tinha freio a disco dianteiro. Como faço para instalar os traseiros, existe de algum carro que serve (adaptação) ? Tem um conjunto que vende no Donatti, mas parece que não é inteiro, o que faltaria ? O serviço é simples ou tenho que mandar em um mecânico mais experiente ?

leopoldo
26/11/2004, 20:16
Leve a uma oficina e pague para fazer isso.

Nem perca tempo conjecturando se você poderia fazer em casa.

Só pelo seu questionamento dá pra se ver que não é a sua área.

Mauro Darezzo
26/11/2004, 23:03
É o seguinte. Nas rodas traseiras vc pode colocar um kit que se compra pronto da "Super Break Disc" (SBD). O kit vem com dois discos e dois suportes para pinças. Para funcionar junto com o disco se usa as pinças traseiras do Kadett. A vantagem destas pinças é que se pode colocar o freio de estacionamento nelas. O Kit é "plug and play". Fácil, fácil de instalar. O meu está dando um pouco de dor de cabeça, as buchas que seguram o rolamento estão saindo e vou trocar o sistema por flutuante. Liga no Josewal e fala com o Sr. Anísio ou com o Cláudio.
Boa sorte.
www.josewal4x4.com.br

andretomasi
27/11/2004, 12:58
É o seguinte. Nas rodas traseiras vc pode colocar um kit que se compra pronto da "Super Break Disc" (SBD). O kit vem com dois discos e dois suportes para pinças. Para funcionar junto com o disco se usa as pinças traseiras do Kadett. A vantagem destas pinças é que se pode colocar o freio de estacionamento nelas. O Kit é "plug and play". Fácil, fácil de instalar. O meu está dando um pouco de dor de cabeça, as buchas que seguram o rolamento estão saindo e vou trocar o sistema por flutuante. Liga no Josewal e fala com o Sr. Anísio ou com o Cláudio.
Boa sorte.
www.josewal4x4.com.br

Mauro, esse "fácil, fácil" de instalar não é bem assim, nem todos tem solda, torno e todas as ferramentas em casa :wink:

[ ]´s

Thiago Rodeghel
27/11/2004, 15:56
Grd Keko :D

Concordo com o Mauro, não é tão difícil assim :roll: , com o Kit é fácil... Claro que precisa de umas ferramentas, mas no meu caso naum precisei de torno ou soldas :roll: ...

[s]De SBD nas 4 rodas

Mauro Darezzo
27/11/2004, 22:01
Ué, torno e solda para que? É só desparafusar o sistema original com uma chave e parafusar o kit de freio. Nada que um jogo básico de ferramentas não faça. Já no sistema flutuante tem duas opções. Ou se torneia a manga como disse o Leopoldo (aí é mais difícil), ou coloca o kit Ensimec que já vem com um adaptador. :lol:
No meu também não usei nada de torno ou solda....

leopoldo
27/11/2004, 23:02
A modificação de um sistema de freio, entre outros, de um veículo, qualquer que seja, deve ser feito por uma pessoa que saiba conceitos de manutenção veicular, tenha ferramentas próprias, saiba a diferença entre um parafuso 8.8 e 12.9, saiba flangear um tubo de freio, conheça procedimentos de montagem desses sistemas, identificação de panes e saiba como testar um kit desses depois de montado, antes de descer uma ladeira ou levar a família para passear numa estrada.

Aconselhar uma pessoa qualquer (não me refiro nem a um, nem a outro) é irresponsável pois pode levar a resultados beeeeem desagradáveis, considerando ainda que tem muita gente que acha que manutenção de jeep é a mesma coisa que desmontar mobilete.

Eu particularmente fico preocupado com a quantidade de perguntas inocentes que fazem no site, demonstrando que existe uma legião de pessoas sem o mínimo preparo fazendo coisas que não devem, ou achando que sabem.

Isso não é uma agressão, mas um aviso, antes que alguém vire notícia no cidade alerta!

A função dos que sabem é: orientar aqueles menos preparados até certo ponto e a partir daí, ou se faz as coisas com quem sabe, ou vá para uma oficina e que lá façam.

Cuidado com o homem da capa preta - aquele da viatura branco-preta.

Jalexandre
28/11/2004, 14:30
Calma pessoal, não queria ser o responsável por essa "balbúrdia". vamos ver se chegamos a um ponto comum. O jipe não é uma mobilete, mas também não é um Audi A8.....
Concordo que ainda sou jovem no assunto, mas pelas respostas: solda ou não solda.....torno ou sem torno.....acho que já temos um bom assunto para discutir. Acho que a proposta do forum é bem esta mesmo, não ? Quem não quiser ajudar é livre para isso, certo ? A responsabilidade é sempre de cada um, após avaliar todas as respostas dos mais experientes.

Obrigado a todos.

leopoldo
28/11/2004, 14:37
Certíssimo colega !

É só para os mais "velhos" tomarem cuidado para não dizerem:

É facílimo, via lá, tenta, aperta, solda, que dá certo, é só colocar e sair rodando, com os pés nas costas.........essas coisas.

É lógico que ouve quem quer e faz quem sabe mas - e, não deve ser seu caso, fecham os olhos e vai mesmo.

Voce vai perceber que tem muita gente que entra no embalo....esse é o perigo.

Thiago Rodeghel
28/11/2004, 14:41
Então Leopoldo :D

Acho que para ele aprender, é fazer o serviço, juntamente com um profissional, para ele já ir aprendendo os esquemas de como fazer... Disse que é fácil com o kit, mas é preciso ter atenção!!! Na montagem :?

[s]

Mauro Darezzo
28/11/2004, 23:35
Veja bem...
O Jalexandre fez seu registro em 18/11/2004, ou seja, é novato no site e pelo visto em mecânica também. Logo de cara, em menos de 10 dias, levou um balde de água fria. :cry: A resposta do Leopoldo saiu meio torta, na verdade foi meio grosso, acredito que não tenha sido intencional, apenas se expressou mal, afinal o que é básico para ele é um bicho de sete cabeças para nós que não somos formados em engenharia. Aqui temos não só engenheiros mecânicos contamos também com excelentes advogados, médicos, empresários e outras tantas profissões. Contamos também com as mais diversas faixas sociais, uns podem gastar, outros nem tanto. O que fazer com estes e outros que gostam também de Jeep? Por este motivo meu irmão não freqüenta muito aqui. Logo de cara também levou uma bordoada de alguém e desanimou. Se ele (o Jalexandre) soubesse do assunto não teria perguntado e pelo jeito não está familiarizado com a dinâmica do fórum, eu mesmo demorei a me acostumar, em uma pesquisa simples ele teria achado os tópicos correspondentes, desde que soubesse faze-lo. Mas estamos aqui para isso, para ajudar. Eu mesmo penso e pesquiso várias vezes antes de perguntar algo, para não ofender. Muitas vezes quis responder algo, mas evito para não causar desconfortos como este. :?
O propósito de um fórum seja ele de qual for, é a troca de informações de pessoas com níveis de conhecimentos variados , caso contrário todos ficariam sem assunto já que todos saberiam de tudo.
Confesso também que não sou nenhum expert no assunto, estou muito, muito longe disso, mas a minha reforma ficou muito boa, a ponto de perguntarem se meu Jeep é zero ou importado. Estou ainda tirando alguns problemas que apareceram devido a peças de má qualidade. Como disse estou aprendendo. A minha reforma ficou do jeito que está graças a vocês, inclusive o Leopoldo (várias vezes), que me ajudaram nas horas de aperto, tirando dúvidas e esclarecendo fatos.
Fica aqui portanto meu desabafo e espero sempre poder contar com todos e sempre que possível poder ajudar também. Senão não tem graça. Como diz a música da igreja “é dando que se recebe” (no bom sentido) :lol:

andretomasi
29/11/2004, 03:30
Fala Maurão!

Ninguém aqui, nem o Leopoldo, quis ofender ou ser grosso com ninguém.. o Leopoldo está preocupado com a mesma coisa que eu quis dizer na minha mensagem, que ficou parecendo meio pessimista :oops: .. o negócio é o seguinte, o Alexandre perguntou sobre freio a disco traseiro.. pois bem, visto que ele aparentemente não parece ser muito experiente no assunto, o conselho meu, do Leopoldo e garanto que de muitos outros, é de que ele compre o kit e leve para alguém instalar, de preferência acompanhando o trabalho pra ir aprendendo.. afinal, será que ele tem o ferramental e conhecimento para fazer eventuais modificações na linha de freio? E se precisar dar um passe na pinça pra não pegar na roda, ele vai conseguir fazer em casa? Entre outros detalhes que podem aparecer na instalação.

Também já fui muito ajudado aqui no fórum, ainda pretendo ser muito mais quando for enfiar o V8 dentro do CJ (se prepara Leopoldo :twisted: ), mas acho que quando é necessário aconselhar alguém a não tentar fazer o serviço por conta própria, por razões de segurança, que o faça para o bem dele e de outros que venham a buscar tal informação no fórum.

Voltando ao assunto, Alexandre, decidiste alguma coisa? Qualquer dúvida grita aí..
Em tempo, se quiser um kit de freio a disco traseiro mais eficiente, pesquise por Berga no fórum :wink:

[ ]´s

Fabiano-SL
29/11/2004, 03:52
Concordo com o Mauro! :roll:

Muito feliz em suas colocações.... :D

[ ] 's

leopoldo
29/11/2004, 18:54
......... O meu está dando um pouco de dor de cabeça, as buchas que seguram o rolamento estão saindo e vou trocar o sistema por flutuante

Mauro,

Explique melhor essa história de bucha de rolamento e o porque está saindo.

Porque se for causado por posicionamento do cubo em relação à flange do disco, não é colocando o flutuante que vai resolver. Vai apenas mascarar temporáriamente o problema e outra peça e que vai estourar !

leopoldo
29/11/2004, 19:10
Boa noite J.


.... não queria ser o responsável por essa "balbúrdia

Não se preocupe, não há balburdia e sim bate-papo às vezes meio esquisito.



.... O jipe não é uma mobilete, mas também não é um Audi A8.....

Um puxão de orelha: não importa se é um jeep ou Audi. O critério no tratamento é igual. A filosofia de segurança veicular é a mesma. Só o carro e o seguro são diferentes.



Acho que a proposta do forum é bem esta mesmo, não ?

Sim. Só estava alertando aos outros, quem não entendeu, recomendo ler de novo o tópico de cima à baixo, devagar e com calma para entender.


Agora, respondendo às suas perguntas, embora já pudesse ter sido feito isso:



existe de algum carro que serve (adaptação) ?

Sim. Eu uso o do landau mas muitos usam do kadett e, provávelmente existem outros kits passíveis de serem adaptados ao jeep.

Só não recomendo adaptar freio a disco. Eu só posso recomendar a instalação do kit panela e lonas da F75 / Landau.



Tem um conjunto que vende no Donatti, mas parece que não é inteiro, o que faltaria ?

Essa já foi respondida.



O serviço é simples ou tenho que mandar em um mecânico mais experiente?

O serviço é simples mas exige o ferramental adequado e conhecimento técnico pois, de repente, acontecem coisas estranhas como por exemplo o que o Mauro relata.

Vinicius_4x4
27/12/2005, 14:05
Reavivendo o tópico 8) !

Pessoal! Como vou ter que conseguir o laudo do inmetro para regularizar a minha viatura estou tendo que instalar o freio traseiro com freio de estacionamento. O kit eu comprei do Berga, mas o meu problema não é este. Vou descrever o que que fiz para tirar os cubos fora e vocês me dizem o que é que fiz de errado ou se não fiz nada de errado apenas tirem as minhas dúvidas que surgiram ao desmontar os cubos, faz favor :concordo: ! Ah, meu jeep é ano 64.

:arrow: Tirei a tampa que tem sobre a porca no semi-eixo, daí tirei a trava e a porca grande que tem;
:arrow: Consegui um extrator, ou sacador, como preferirem, e tirei o cubo (já tinha ouvido que vinha com pressão o negócio mas nunca tinha visto :mrgreen: );
:arrow: Soltei os seis parafusos que prendem a outra peça;
:arrow: Soltei a tubulação do freio do cilindro.

Pronto tirei todo o sistema de freio traseiro. Depois vou sacar fora aquela peça que tem os parafusos prisioneiros do cubo e colocar fixada no disco (isto eu não fiz nada ainda pois os disco não estão aqui ainda). Penso em tirar os parafusos em uma prensa! É isto mesmo?

Agora vem a minha dúvida:

:arrow: Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros? Eu sei que ela vai preso ao disco agora. Só que a minha dúvida é como é que faço para colocar ela após montada no disco de volta no seu devido lugar. Tem alguma ferramenta especial? :pensativo:

[]´s totalmente travados :mrgreen: !

Vinicius_4x4
27/12/2005, 14:38
Fotos :lol: !

Vale salientar que a minha intenção aqui é tirar as minhas dúvidas e de outros vários usuários do fórum que gostariam de mexer em suas viaturas mas não tem tanto conhecimento, porém possuem muito boa vontade de fazer com as próprias mãos e de um modo correto. As ferramentas: tenho algumas (em grande maioria), as que não tenho consigo emprestado!
Ah! Não conheço muitos termos técnicos como nome de peças que ali estão, mas acredito estar fazendo tudo corretamente.

Vinicius_4x4
27/12/2005, 15:58
Corrigindo :mrgreen: :

Sobre a "saliência" que havia falado antes:


Não existe uma "saliência" na parte interna do cubo. Ali vai uma chaveta. Ela é retangular, com quinas bem vivas, e tem numa das pontas um rebaixo, fazendo tipo uma cunha. Se isso não existe, compre uma nova. Remova o que tem ali no cubo. Tomara que não seja solda! Senão tchauzinho cubo...

Esta peça tem fixada junto aquela que está no cubo, vou limpar estas peças e posto fotos assim que conseguir. Agora eu pergunto:

:arrow: Devo soltar esta peça fora? Como é que eu faço para montar isto tudo no lugar? Qualquer dica já ajuda :concordo: .

Valeu!

leopoldo
27/12/2005, 17:52
1- Com que ferramenta eu coloco de volta ao semi eixo aquela peça que tem os parafusos prisioneiros?
2- Eu sei que ela vai preso ao disco agora....

1- Não há ferramenta especial alguma. O cubo chavetado vai montado sobre o semi-eixo com a coincidência da posição da chaveta. Só isso. depois é dado o torque de aperto na porca e o travamento com a coupilha. Consulte o tópico " ajustando os rolamentos do munhão e de roda"

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1880

2- removendo os prisioneiros - pode ser numa prensa, pode ser com um martelo, depende do seu grau de prática - a panela dem freio se destaca do cubo chavetado. Depois é só montar o disco no cubo, por trás - como se fosse a antiga panela ou pela frente como nos modernos (isso depende do kit de freio)

e


.....Notem a "estria" que tem nela. Acredito que seja devido à esta "estria" que a peça anterior fique presa com tanta pressão!....

:discordo:

A "pressão" é causada pela interferência do cone morse (cônico do eixo)

A função da chaveta - numa montagem com cone morse - é a transmissão de parte do torque do eixo. A outra parte é transmitida pelo "agarramento" do eixo como o cubo.


e


....Notem que ela tem uma saliência para encaixar naquela "estria" da figura abaixo....

É só uma simples chaveta de transmissão de torque e seu rasgo no eixo.


e


esquece esse tubo de cobre no seu eixo. Tem que ser de aço bi-cromatizado.

veja os tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15480

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4292

Vinicius_4x4
27/12/2005, 20:36
Para facilitar a vida de quem tah com o mesmo problema vou postar a parte que importa daquele tópico para este (espero que não tenha problema):


GOSTARIA DE RECEBER MAIORES EXPLICAÇÕES DE COMO PROCEDER A PRE CARGA DOS ROLAMENTOS DO EIXO TRAZEIRO (EIXO COM CHAVETA), VISTO QUE O MANUAL DO MECANICO MENCIONA A COLOCAÇÃO DE CALÇOS QUE SAEM DE FABRICA SO DE UM LADO?


Esse é fácil:

1-Vamos supor que você ja levantou o jeep no macaco (nunca pela carcaça do diferencial), o eixo já está nos cavaletes, você já corretamente trocou os rolamentos cônicos (com pré engraxamento) e ainda não colocou os cubos chavetados.

2- Numa das extremidades, escolha esquerda ou direita, você monta o espelho, retentor do rolamento e aperta os 06 parafusos do espelho com o torque correto, monta o cubo chavetado, coloque a arruela, a porca e dê um encosto nela (não dê o torque na porca do cubo, mesmo porque não dá para fazer isso sem o pneu estar no chão). Põe a panela, a roda e encosta as porcas de roda. Mantenha o eixo no cavalete em ambos os lados.

Importante: Só de um lado. No outro lado, deixe soltos os 06 parafusos.


3- No lado solto: coloque um jogo de calços de rolamento e uns a mais, coloque 3 parafusos (vértices de um triangulo) e começe a apertar até encostar as porcas. Daí, aperte vagarosamente procurando ver se ao final haverá folga.

4- E o segredo: para garantir que não haverá na montagem uma possível sobrecarga no rolamento, peça para alguém girar a outra roda enquanto você aperta os 03 parafusos.

4-a- Alternativa Kamikase para quem trabalha sózinho:

Ligue o jeep engate 1º e deixe o eixo rolar

5- Como saberei se há ou não folga?

6- Desliga o motor se você for kamikase e sobreviveu até agora.

7- Com a mão, puxe e empurre a extremidade do semi-eixo e veja se ele entra e sai, que seja perceptível. Folgas por volta de 0,005" você sente na mão.

8- Tá bom. Já fiz isso mas o eixo ficou com folga.

9- Solta os 03 parafusos, retire um calço e repete a sequência do item 03

10- Tá bom. Já fiz isso e não percebí folga.

11- Coloca o cubo chavetado e com a balança presa a um prisioneiro de roda, veja se a carga está entre 3 a 5 kgs, puxando tangencialmente.

12- Está abaixo, repete desde o item 3 mas com um calço a menos. Está acima, repete desde o item 3 mas coloca um calço a mais.

Importante: perceba que existem calços de diferentes espessuras para poder fazer esse ajuste com mais facilidade.

e último:

Ninguém falou que FAZER seria fácil.

Acabou?

Não.

Monte os outros 03 parafusos, cubo, panela, etc....etc....etc....

Agora sim. Desça o eixo dos cavaletes, finalmente dê o torque nas porcas dos cubos, trava com a coupilha, põe os copinhos e engraxa os rolamentos.

UFA !

foi umas 3 horas de trampo.

Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamentos. Me desculpe mas é que não conheço as terminologias de mecânica :parede: .

Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos? Aqueles citados no ítem 2.

Bom, depois tenho mais dúvida daí posto as fotos e solicito os esclarecimentos :concordo: .

Valeu pela ajuda!

Vinicius_4x4
27/12/2005, 21:15
As duas primeiras fotos são para esclarecimentos de dúvidas que tive e que outros possam ter.

A última é para mim saber definir que peça é o que ali :mrgreen: ! Desculpa a ignorância pessoal :stop: , mas é que eu não conheço mesmo e ainda tem a possibilidade de o último mecânico que mexeu no jeep (nesta parte) instalou pela metade :? . Portanto estou procurando aprender.

leopoldo
27/12/2005, 23:02
1- Primeira dúvida: o que vem a ser os tais calços de rolamento ?
2- Segunda dúvida: qual seria o torque correto para os seis parafusos?

1- Como vc está trabalhando apenas no freio, poderia supor que os calços estão OK e a pré-carga está OK.

Mas como não custa verificar, teria que prender a balança no prisioneiro e puxar para ver a carga sobre a balança .... com a alavanca da redução no neutro. Mas vc já removeu o cubo do eixo. fica pra depois de colocado o disco e o suporte de pinça.

Veja que a verificação da pré-carga é conveniente no ponto que vc está.

Os calços estão entre o espelho da roda (onde está preso o burrinho de roda e as sapatas do freio) e a flange na tubeira (onde estão presos os parafusos). São aneis de aço com os 6 Furos dos parafusos + 1 furo dreno. Há um grosso, que é o trava-rolamento e os de regulagem, com várias espessuras (shims).

http://www.earlycj5.com/gallery2/d/2784-2/D44Axle+004a.jpg


2- O torque correto está especificado no manual de manutenção do jeep, parte do eixo traseiro.


e


estou vendo a foto da ponta do eixo e estou estranhando aquela cor preta no meio e o tom avermelhado na parte próxima ao rolamento.

Pode ser corrosão das bravas ou sinal de aquecimento com maçarico.

Atenção !


e


o que vc indicou como suposto retentor do rolamento na verdade é a capa externa do rolamento.

e o que vc indicou como espelho é a trava-rolamento.

:concordo:


e


Muito cuidado ao instalar a chaveta. A parte cônica fica virada para o lado de dentro do cubo, em direção ao rolamento e a parte redonda, em contato com o eixo.

Coloque o cubo alinhando o rasgo com a chaveta e só depois pressione o cubo contra o eixo e depois coloque a arruela e a porca. Caso contrário, o cubo racha.

Vinicius_4x4
28/12/2005, 09:11
Na foto anterior as peças denominadas "outer grease seal" deverão ser montadas também, ou elas fazem parte do freio à tambor original do jeep?

leopoldo
28/12/2005, 09:45
é o vedador de gaxa do cubo

tem de ser montada junto.

Vinicius_4x4
28/12/2005, 11:09
Fotos dos procedimentos que fiz. Favor verificar se está correto a montagem até aqui :concordo: .

Sou muito agradecido à ajuda que tem me dado Leopoldo. Valeu mesmo :concordo: .

OBS.: Tenho mais dúvidas, vide descrição das fotos.

Ah! Quanto à mancha vermelha na ponta de eixo anterior, eu não apliquei calor algum à peça, só se algum outro mecânico em um serviço anterior aplicou :pensativo: .

leopoldo
28/12/2005, 11:42
FOTO 1-

Não sei que graxa é essa e a quanto tempo está no eixo. Eu removeria o semi-eixo, lavaria cuidadosamente o rolamento ..... cuidado para não bater no chão, ou em qualquer outro lugar ...... encheria o tubo e o rolamento com graxa branca ou azul. :concordo:

Mas antes, :shock:

com uma furadeira e uma escova de aço na ponta, daria um polimento na face de contato na flange, onde os parfusos não estão mais alí e depois daria um banho de ferrox. :concordo:

Ao montar as e flange e nas arruelas o silicone vermelho, preto ou cinza da permatex.

SÓ O DA PERMATEX ! :shock:

NÃO use o de base acido acético tipo brascoved. Isso corroi as peças. :evil:



FOTO 2-

Os espaçadores ficam com o 6º furo (dreno) mirado para baixo ! :shock:

Veja que a montagem original, até o espelho de roda tem o furo no lugar certo:

http://www.earlycj5.com/gallery2/d/2849-2/brakes+003.jpg


FOTO 3-

Observar que dependendo do tipo de kit fabricado de freio, a arruela grossa vai ou não montada em cima dos calços. A função da arruela grossa é manter a capa no lugar desejado. Como o suporte da pinça é de uma espessura respeitável, pode ser usada ao invés da arruela grossa, então, verifique com o fabricante. :pensativo:

Apenas atente para o detalhe que o retentor e a capa do retentor deveriam vir montados ANTES do suporte de pinça, então é importante verificar essa informação com o fabricante. :pensativo:

Assim,

Ou instala-se os espaçadores, a arruela trava, o retentor e a capa e depois o suporte..... ou ..... os espaçadores, o suporte, o retentor e a proteção do retentor. :pensativo:

Não esquecer do procedimento final de ajuste da pré-carga com o semi-eixo virando. :concordo:

Não esquecer de verificar a pré-carga em cima dos rolamentos :concordo:


FOTO 5-

Esse é o retentor e falta a capa de proteção. Observe que o retentor vem montado com o lábio para o lado de FORA do eixo, assim , olhando para uma montagem correta, o da direita é como se estive no eixo, olhando para o lado em que se monta.

Observe que o 6 furo vai montado mirando-se para baixo. :shock:


FOTO 6-

Essa é a capa protetora que como todo o resto tem um ressalto que aponta para baixo. :concordo:

Porque?

para excesso de graxa que sai do retentor ou água que entra no eixo sair por baixo .... entendeu? por isso tem o 6º furo ..... o dreno, que casa com o furo na flange (foto 1) .......
:concordo:

OPA ! :shock: :shock: :shock:

Parece que não fizeram o furo na flange.

Isso é fácil de resolver. :idea:

Marque a posição do furo com um dos arruelas espaçadores, faça um furo com uma broca de 5/16" e depois alargue para 3/8", passar ferrox no furo e depois pintar.

Por isso é importante verificar com o fabricante do kit a ordem recomendada de montagem pois dependendo, teria que fazer o 6º furo no suporte de pinça também.

Veja que o suporte deve ter sido projetado para os jeeps mais novos .... que não tem o cubo chavetado, e então não usam o artifício do 6º furo como dreno.


Seu próximo problema será casar a posição do disco em cima do cubo, que como num dos links já mencionados, poderá requerer uma leve usinagem na borda do cubo.

Outro problema será a centralização do cubo. :pensativo:

Atenção que nos cubos chavetados (e no semi-flutuante com rolamentos cônicos), mexer nos espaçadores de um lado, significa mexer no espaçamento do outro lado pois os semi-eixos estão conectados por um espaçador interno ao diferencial. :parede:

Por isso é um saco :!:

Vinicius_4x4
28/12/2005, 15:16
Valeu Leopoldo!

O retentor eu coloquei antes do suporte da pinça agora. Coloquei o cubo chavetado e a chaveta também só para ter uma idéia de como é que ia ficar a distância da pinça até o disco. Pois conforme o desenho do Giovani (o kit é o do Berga - UBD) deve ter uma distância de 56 mm. Vi que não ficou com esta distância, mas isto não é o que mais me deixou preocupado.
Ocorre que se o cara puxar o semi eixo para fora, como se fosse sacar ele fora, ele vem mais ou menos uns 4 mm e segundo Berga isto não pode acontecer. Vamos ver o que é que vai acontecer agora, o Giovani, ou o próprio Berga, vai dar uma olhada nas fotos que aqui postei.

Seguem mais fotos para analisar os calços e o "deslocamento" do semi eixo.

leopoldo
28/12/2005, 16:47
A folga do semi-eixo (que na verdade não há folga, há interferência) é regulada pela colocação de mais ou menos calços de um lado só do eixo .... ou seja, num semi-eixo só, embora seja possível depois da regulagem toda pronta, desmontar os 2 de novo e colocar a interferência por igaul em cada lado. Um saco como eu disse.

Como um lado influi no outro, tenha certeza que do outro lado tudo está montado também, senão vc nunca vai conseguir regular esse eixo.

Nessa montagem não dá para fazer um lado com o outro desmontado.

A sua foto mostra vários calços montados.

O que importa é que com o supote torqueado(pelo menos 3 parafusos em triângulo e a porca do semi-eixo igualmente apertada (não precisa ainda estar torqueada, só apertada) não pode de maneira alguma haver folga.

Muito pelo contrário.

Por serem cônicos os rolamentos, tem de haver a pré-carga e é aí que entra o procedimento de regulagem que será removendo os calços até não haver folga ..... e mais UM ou ALGUNS, para haver a pré-carga, que depois deve ser verificada com a balança.

se a sua montagem está:

arruelas de ajuste(quantas forem), arruela trava de posição do rolamento, retentor e proteção do retentor ( cadê ? que eu não estou vendo na foto) e em cima disso tudo o suporte de pinça e os furos dreno alinhados, então é só problema de regular a folga.

É para isso que existem as arruelas de regulagem. Não é porque tem um monte que serão usadas todas.

E nem jogue fora (as que sobrar, se sobrar) pois amanhã, se colocar um par de rolamentos novos, poderá até precisar de mais arruelas.


e


não esqueça de usar o silicone vermelho permatex nas juntas de montagem ou a água com o tempo entra por capilaridade e estraga as juntas metalicas.

e


não esqueça de, no final, usar trava química nas porcas do suporte.

Vinicius_4x4
28/12/2005, 18:49
Como um lado influi no outro, tenha certeza que do outro lado tudo está montado também, senão vc nunca vai conseguir regular esse eixo.

Nessa montagem não dá para fazer um lado com o outro desmontado.

:parede: :parede: :parede: Vim aqui justamente para comentar isto. O arigó aqui tava com um lado só fixado, o outro tava completamente solto. Por isto a folga :putz: !

Agora fiz de novo e ficou tri, sem folga alguma. E acho que me dei conta de um erro que estava cometendo. Das peças (vide figura) com 6 furo existem uma com um diâmetro interno menor e outras com o diâmetro interno maior. Pelo o que eu percebi as com o diâmetro interno maior são utilizadas para a tal regulagem e a com a peça com o diâmetro interno menor utiliza-se para firmar o rolamento naquela posição. É isto mesmo? :pensativo:


proteção do retentor ( cadê ? que eu não estou vendo na foto)

Pois é! Este eu não to conseguindo colocar na jogada! A não ser que eu usina-se o suporte da pinça. Ou então fizesse um furo no suporte da pinça e daí então coloca-se o retentor e logo após a proteção do retentor. Só que o Berga me disse que eu não preciso daquilo ali, não sei se ele me entendeu bem explicando pelo telefone ou ele se enganou mesmo.

Bom acho que era isto, voltei a estaca zero mas ao mesmo tempo já descobri o problema. Vou montar tudo de novo e verificar como é que fica e ver qual será a próxima pedra no caminho :mrgreen: !!

leopoldo
28/12/2005, 21:10
1- A não ser que eu usina-se o suporte da pinça. Ou então fizesse um furo no suporte da pinça e daí então coloca-se o retentor e logo após a proteção do retentor.
2- Só que o Berga me disse que eu não preciso daquilo ali, não sei se ele me entendeu bem explicando pelo telefone ou ele se enganou mesmo.



1- é algo a se pensar .... alargar só o furo do, suporte...... possível é mas, terá uma peça sem o banho bi-cromatizado na região usinada.... o que não é um grande problema ...... pinte com várias camadas de wash-primer a zona afetada.

2- Vc pode :discordo: precisar, O Berga pode :discordo: precisar.

:stop:

Mas o eixo precisa ! :concordo:

Aquela peça previne que a graxa que vaza do retentor atinja o disco, ou a panela. :roll:

Giovani
28/12/2005, 22:33
A leitura está bem interessante... :lol: :lol:

Vinícius, o Leopoldo está certo, como sempre... :roll:

Bom, vejo que já esclareceu sobre a "ordem" de montagem das peças. Realmente o kit foi desenvolvido para eixos canela grossa e não possui o furo para o dreno.
Eu pergunto ao Leopoldo, qual a real necessidade dele, mesmo nesses eixos canela-fina?? No meu entender, é só mais uma forma de entrar água no eixo, não sair. Teoria de engenharia é uma ciência oculta pra mim... :lol:

Em partes:
O suporte da pinça vai montado sobre todo o resto.

Sobre a proteção do retentor: A finalidade é essa que o Leopoldo falou, é o certo.
Porém, como em qualquer adaptação, é preciso pesar alguns prós e contras. Se puder montá-la, monte. Se não tem jeito deixe sem.
O sistema original do jeep é um cubo fechado, onde eventuais respingos de óleo, graxa ou fluído podem comprometer a eficiência do freio, pois mesmo fazendo uma lavagem semanal, a água nem passa perto. Já com freio à disco a história é outra. Vc vizualiza facilmente e atinge o local com uma ducha. :concordo:
Abra a mão e coloque 2 retentores novos, para não correr o risco e vazar. Essa graxa que sai pelo retentor, é ínfima! Use uma boa graxa, nova! Isso eu já tinha te falado e o Leopoldo também... Pelas fotos, essa graxa ainda deve ser original... De fábrica! :lol:
Uma boa graxa para rolamento é uma pasta, não tem esse aspecto oleoso. Só quando aquece é que pode sair um pouco de oleosidade pelo retentor.

Outro detalhe: o suporte da pinça tem uns 11 ou 12mm de espessura, o que já deixa uma "parede" logo após o retentor. Se ocorrer esse "vazamento", os respingos vão bater nele 1°, não irão voar direto até o disco. :concordo:

Uma vez acertados os 2 lados, desmonte e use a cola de silicone que o Leopoldo recomendou, para fazer a montagem final. Aqui usamos a Cooper da Loctite, é cor laranja. :concordo:

Qualquer dúvida... é só pedir. :concordo:

[]'s

leopoldo
28/12/2005, 23:02
qual a real necessidade dele, mesmo nesses eixos canela-fina?? No meu entender, é só mais uma forma de entrar água no eixo, não sair. Teoria de engenharia é uma ciência oculta pra mim...


Giovanni, vou iniciá-lo na ciência oculta:


A diferença entre o canela fina e a grossa é o tipo de caixa de engraxe.

Mesmo no canela grossa, sendo rolamento de esferas, permanece o protetor da caixa de graxa pois embora pudesse ter sido suprimida (pois a graxa é permanente) existe o risco de detonado a blindagem, a graxa ser expelida e "molhar" a panela. É o medo de ficar sem freio e sem freio de emergência.

2 X um problema inaceitável.

Agora, tanto no canela grossa com rolamentos cônicos, como no canela fina, a graxa é introduzida por pressão no bico de engraxe, o que aumenta considerávelmente a possibilidade de ao engraxar, vazar pelo retentor, mesmo que antes de chegar no lábio, a pressão se distribua pelo outro lado, onde tem outro retentor e seja mais comum vazar para dentro da tubeira..... menos pior.

Como ninguém engraxa com a panela removida para ver se está brotando graxa, é um dispositivo que evita que a graxa , se vazar por problema de lábio, carga da molinha , etc... , espalhe por dentro da panela, ou disco.

Portanto, é obrigatório o defletor de graxa. é só alargar o furo do suporte.

Note que não há possibilidade de acumular água pois o furo nas arruelas garantem o dreno.....

PORÉM

em muitos eixos, falta o furo de dreno.

Acho que algum engenheiro tabajara pensou: .... pra que esse furo na flange ? :parede:

vamos cancelar essa furação na flange, a fabricação é mais rápida e ganhamos + $$$ no final da produção. :concordo: :putz:

O gerente aprovou ...... a M estava feita. :putz:

Isso prova que nem todos são iluminados :D ...... pelo menos com luz acesa :!:

Ainda bem que uma broca de 3/8" resolve o problema. Mas tem que ser um furo bem feito, senão babau pra carcaça do eixo.


Quanto a usar da suposição que a espessura do suporte supre a necessidade ou funcionalidade do defletor, digo o seguinte:

Cabe ao fabricante do KIT, provar (ônus da prova) através de testes em campo e com um retentor vazando que:

- a espessura do suporte, por mínima que seja, é funcionalmente equivalente e oferece o mesmo ou melhor grau de proteção no caso de um vazamento de graxa ou óleo.

alguém se habilita a cobaia ?

Giovani
29/12/2005, 01:29
Giovanni, vou iniciá-lo na ciência oculta:
:lol: :palmas: :palmas:


A diferença entre o canela fina e a grossa é o tipo de caixa de engraxe.

Mesmo no canela grossa, sendo rolamento de esferas, permanece o protetor da caixa de graxa pois embora pudesse ter sido suprimida (pois a graxa é permanente) existe o risco de detonado a blindagem, a graxa ser expelida e "molhar" a panela. É o medo de ficar sem freio e sem freio de emergência.

2 X um problema inaceitável.
Concordo! :concordo:


Agora, tanto no canela grossa com rolamentos cônicos, como no canela fina, a graxa é introduzida por pressão no bico de engraxe, o que aumenta considerávelmente a possibilidade de ao engraxar, vazar pelo retentor, mesmo que antes de chegar no lábio, a pressão se distribua pelo outro lado, onde tem outro retentor e seja mais comum vazar para dentro da tubeira..... menos pior.

Como ninguém engraxa com a panela removida para ver se está brotando graxa, é um dispositivo que evita que a graxa , se vazar por problema de lábio, carga da molinha , etc... , espalhe por dentro da panela, ou disco.
Nesse caso sim. Mas aí temos um problema no retentor. Assim como no parágrafo anterior, concordo que o protetor seja uma medida preventiva de um possível problema. Porém, o caso se agrava sendo um freio à tambor. Como já mencionei na mensagem anterior, o disco é um sistema aberto, de fácil limpeza e manutenção, que permite visualizar um vazamento.
Se fosse um freio à tambor, depois de engraxar umas 10 vezes e o freio começar a falhar é que possivelmente seria desmontado para uma verificação.


Portanto, é obrigatório o defletor de graxa. é só alargar o furo do suporte.
Ou reduzir a altura do defletor e montá-lo sobre o suporte da pinça. :concordo:


em muitos eixos, falta o furo de dreno.

Acho que algum engenheiro tabajara pensou: .... pra que esse furo na flange ?

vamos cancelar essa furação na flange, a fabricação é mais rápida e ganhamos + $$$ no final da produção.
Isso aí... Muitos não tem esse furo, inclusive o meu que é ano 79.


Quanto a usar da suposição que a espessura do suporte supre a necessidade ou funcionalidade do defletor, digo o seguinte:

Cabe ao fabricante do KIT, provar (ônus da prova) através de testes em campo e com um retentor vazando que:

- a espessura do suporte, por mínima que seja, é funcionalmente equivalente e oferece o mesmo ou melhor grau de proteção no caso de um vazamento de graxa ou óleo.

alguém se habilita a cobaia ?
Cobaia?? Penso que se vc compra um carro zero Km, vc é cobaia... Ainda mais se fôr um modelo de lançamento. Duvida? :|

Serve eu?? Tenho esse kit à 8 anos, sem defletor. Tem pelo menos uns 20 jipes aqui na minha cidade, sem o defletor. O T-Rex, roda à mais de 2 anos, sem defletor. 8)
Tava aqui pensando e lembrei que um tempo atrás, quando eu usava o jeep todo dia, rodei por uns 3 meses com o retentor do cubo dianteiro esquerdo estourado. Por preguiça mesmo de desmontar, fui deixando...
Todo interior da roda, disco e pinça estavam sempre "molhados". Eventualmente eu lavava, para tirar a areia que grudava...
Em todo esse tempo, só percebi um leve desvio na trajetória, quando freiava. Lembro que só precisava manter um dedo no volante para mantê-lo alinhado. :wink:


Se ocorrer esse "vazamento", os respingos vão bater nele 1°, não irão voar direto até o disco.
Quando escrevi isso, me referia à um vazamento eventual de pouca quantidade. Vc está falando de um retentor com defeito, vazando uma grande quantidade de graxa.
Com retentor vazando, vc perde eficiência no freio, sem dúvida. Tendo o problema, vc tem que consertar. Não ficar andando por aí, como eu... :roll:
E se um retentor vazar, vc não perde o freio do jeep, tampouco o controle. Vc ainda tem freio em 3 rodas! Até parace que isso é fim do mundo. :roll:
Pergunte ao Vinícius que estava com freio só na dianteira... :lol:

[]'s

leopoldo
29/12/2005, 07:49
..... o disco é um sistema aberto, de fácil limpeza e manutenção, que permite visualizar um vazamento....

Giovani, possível andar sem o defletor, é.

Mas nem todo mundo está disposto a pagar para ver, uma vez que alertados estejam que deveria estar lá. Nem todo mundo pode ter a sensibilidade de puxar o volante para o lado certo.

E não é tão simples assim a manutenção. Um disco contaminado com graxa contamina a pastilha. Se o disco fica impregando, para limpá-lo, só lavando com thinner e polindo a superfície. A pastilha, o mesmo e se ficar muito impregnada, só trocando mesmo. Trabalho desnecessário se o defletor estiver lá.



.... Ou reduzir a altura do defletor e montá-lo sobre o suporte da pinça ....

:concordo: também é possível e talvez nem precise usinar ... mas ainda seria necessário fazer o 6º furo no suporte para dar passagem às cacas senão, haveria acúmulo de sujeira na borda do defletor e uma hora ou outra entupiria.



... Cobaia?? Penso que se vc compra um carro zero Km, vc é cobaia... Ainda mais se fôr um modelo de lançamento. Duvida? :|

Não, mas nesse caso vc tem o benefício do Recall e se algo der muuito errado, o seu seguro cobre e o homem da capa preta sabe exatamente no de quem vai ...... o dedo.



... Serve eu?? ...

Lógico, mas lembre-se que existem simples usuários e expert usuários.
Vc tem conhecimento de causa mas nem todos os outros usuários terão, ou tem .....



.... Até parace que isso é fim do mundo ...

Claro que não, uma vez que um expert sempre verificará a presença de vazamentos e tomará as devidas providência. Inclusive poderia se dar ao luxo de empurrar com a barriga até perceber .... assim não dá ! .... e fazer a manutenção necessária.

O cAuSo aqui é que o fabricante de kit deve se preocupar com o que faz e não simplesmente "supor" que isso ou aquilo é desnecessário e passar batido.

Se o defletor está lá, deve pensar o porquê e considerar isso no desenho da peça.

Isso me leva a crer que todos os kits de freio à disco suprimiram a montagem do defletor. :shock: :putz: :parede:

Infelizmente, no passado, a mão de algum imbecíl da DANA ou da Willys ou da FORD já se fez presente quando tirou o 6º furo da flange ! :evil:

..... devem ter colocado na lista de opcionais a partir de 78! :lol:

[]'s

Vinicius_4x4
29/12/2005, 07:59
Ótimos esclarecimentos!

Quanto à graxa nova, com certeza vou colocar. Ontém mesmo sai para adquirir a graxa azul só que não tinha mais nada aberto (nem as lojas de posto de combustíveis estavam abertas :? ).

A cola também colocarei, a que encontrar - ou permatex ou a Cooper da Loctite.

Tenho que comprar também uma das arruelas grande que vai antes da porca grande no fim da montagem - o jeep só tinha de um lado só :? .

Vou trocrar o retentor e acredito que deixarei sem o protetor de retentor por um tempo pelo menos. Não tô afim de alterar o kit :pensativo: , não sei se não vou alterar algo no suporte da pinça que prejudique a estrutura.
Mas eu não entendo quando vocês falam em alargar o furo :pensativo: . Para mim teria que fazer um furo a mais, na mesma posição dos outros que aparecem nos calços, retentor, e a outra peça (que nunca lembro o nome :putz: ). Para então a graxa poder "chegar" até o protetor de retentor.

Ontém montei tudo denovo para ver a distância que a pinça ficaria do disco e acho que tah ficando legal :concordo: . Tô feliz em conseguir fazer isto, claro que com uma baaaita ajuda de vocês - Muito obrigado mais uma vez :concordo: !
Apareceram algumas dúvidas que vou ligar para o Berga me esclarecer (ele também tem me ajudado bastante - tô ligando pra ele toda hora :mrgreen: :mrgreen: - daqui uns dia ele bloqueia o meu número para não receber mais as minhas ligações :lol: :lol: )

Leopoldo, numa mensagem anterior tu disse isto:


1 - Seu próximo problema será casar a posição do disco em cima do cubo, que como num dos links já mencionados, poderá requerer uma leve usinagem na borda do cubo.

2 - Outro problema será a centralização do cubo.

1 - Quanto a usinagem do cubo - isto deveria ser feito se o cubo (naquela primeira "saliência cilindrica" não encaixasse no disco? O meu problema é que esta saliência tem o diâmetro menor do que o diâmetro interno (furo) do disco.

2 - Não entendi a parte da centralização do cubo!

Desculpem os jargões que estou usando, é que não conheço os termos técnicos de mecânica :lol: !

Grande abraço pessoal!! Valeu pela baita ajuda :concordo: .

leopoldo
29/12/2005, 08:12
1- o jeep só tinha de um lado só :?

Não precisa ser arruela de pressão. Pode ser lisa e de INOX desde que use-se trava química.



2- em alargar o furo

Não se faz um furo deste diâmetro direto com uma broca de 3/8". É necessário fazer com brocas menores, acertando a posição do furo e depois ir alargando até o diâmetro final.



.... se o cubo não encaixasse no disco?

Isso. Num outro tópico relacionado, um colega não conseguia "vestir" o disco em cima do cubo por causa do diÂmetro.



.... não entendi a parte da centralização do cubo!

avaliar e certificar que após montado, o meio da pinça está alinhada com o meio do disco, senão as pastilhas não entram e se entram não ficam onde devem.

Vinicius_4x4
29/12/2005, 13:26
Não se faz um furo deste diâmetro direto com uma broca de 3/8". É necessário fazer com brocas menores, acertando a posição do furo e depois ir alargando até o diâmetro final.

Isto eu já sabia :lol: ! Mas então se faz o furo, beleza estou de acordo :concordo: !

Agora um problema: este silicone não acético - eu não acho em lugar nenhum. Ou diz de cara que é um silicone acético ou então na descrição fala em "uma pequena quantidade de ácido acético" :? . Aonde que vocês compram este silicone. Já fui em casas de tintas e auto peças em geral e não encontro. Será que não pode ser aquela cola vermelha utilizada para motores diesel :pensativo: (acho até que é da bosch - bisnaga preta com amarelo).

Valeu :concordo: !!

Giovani
29/12/2005, 15:03
Será que não pode ser aquela cola vermelha utilizada para motores diesel :pensativo: (acho até que é da bosch - bisnaga preta com amarelo).
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
Não é essa!!!

Esse silicone vc encontra em lojas de rolamentos e talvez nas retíficas. É usado em motores diesel e gasolina também. :concordo: Bons mecânicos já substituíram aquela craca preta (essa bisnaga preto c/ amarelo) pelo silicone laranja. Inclusive vem de fábrica nos câmbios Clark. :concordo:


Isso me leva a crer que todos os kits de freio à disco suprimiram a montagem do defletor.
:concordo: Yes baby... Não só o UBD... Todos do mercado. :P

Concordo com vc quanto à funcionalidade, mas NMHO, considerando a eventualidade da ocorrência e o efeito, acho desprezível a presença dessa peça.

[]'s :concordo:

Vinicius_4x4
29/12/2005, 16:38
Bah! Hoje de tarde eu fui em várias outras lojas aqui de Novo Hamburgo e não encontrei este silicone não acético. E segundo um amigo que trabalha em uma loja de tintas é bem difícil de achar este silicone, pois tem pouca saída e o fabricante vende em quantidade mínima de 6 unidades. Disse até que se eu encontrasse o silicone era para olhar o prazo de validade pois poderia estar vencido, devido a pouca saída.

Tem algum problema se eu colocar sem o silicone? Acho que é preferivel isto a colocar o silicone com ácido acético neh :pensativo: .

Já to com a graxa azul em mãos, a arruela também. Só tah faltando o bendito silicone não acético para começar a montagem final :concordo: .

Tô loco para ver andando, quero ver se aprendi corretamente como instalar este freio :mrgreen: !

Grande abraço!!

leopoldo
29/12/2005, 16:58
procure nas lojas de material automotivo, auto-peças e de material de construção:

Bisnagas de adesivo à base de silicone da permatex : ultra-cooper, ultra-black ou ultra-grey.


entre em contato com o distribuidor Loctite do RS e veja quem compra dele:

RIO GRANDE DO SUL:

GAZZONI DISTR. DE PEÇAS LTDA
Tel. (051) 337 8240
Porto Alegre

B.G. FERRAM - IND. COM. EX. LTDA
Tel. (054) 455 7000
Rua Osvaldo Aranha, 700- Centro Bento Gonçalves
bgferramentas@bgferramentas.com.br

Vinicius_4x4
03/01/2006, 10:41
Primeiramente: Feliz ano novo gurizada :mrgreen: :concordo: !!!!

Agora sobre o assunto do tópico.

O ano novo começou na correria e não estou tendo muito tempo para mexer no jeep. Mas o que fiz até agora foi o seguinte:
:arrow: O silicone este não acético não encontrei de jeito nenhum (nos telefone que o Leopoldo mandou ninguém atendia - mal de fim de ano :lol: ). Portanto, por indicação, utilizei um produto da ThreeBond que é utilizado no lugar das juntas para caixa, motor e outras coisas. Como é utilizado nesses lugares entendi que não prejudicaria a graxa. Será que dá para usar este produto? :pensativo: É uma cola branca!
:arrow: Coloquei as arruelas com 6 furos e então apliquei a graxa azul - claro que limpei tudo antes com uma estopa! Daí coloquei o retentor e em seguida o suporte da pinça.
:arrow: Bom! Depois disto montei o resto do freio. Coisa que já tinha feito umas dez vezes antes :parede: . Ajustei ele - deixar as pastilhas centradas e coisa e tal.

Parei por aqui! Ainda não dei a pré-carga correta, mas acho que vou levar para o mecânico fazer o resto porque senão o jeep vai para a vistoria só no ano que vem :mrgreen: :mrgreen: . Tem que colocar os cabos para o freio de estacionamento ainda.

hpnardino
30/05/2013, 12:57
Esse tópico sumiu as fotos e ele tem toda a informação que estou precisando no momento.
sds,

juleymar73
01/06/2013, 17:15
vamos pedir ai galera , quem sabe num vouta a s fotos .

teachermarcelocunha
06/09/2015, 11:13
As duas primeiras fotos são para esclarecimentos de dúvidas que tive e que outros possam ter.

A última é para mim saber definir que peça é o que ali :mrgreen: ! Desculpa a ignorância pessoal :stop: , mas é que eu não conheço mesmo e ainda tem a possibilidade de o último mecânico que mexeu no jeep (nesta parte) instalou pela metade :? . Portanto estou procurando aprender.

Olá, estou com dúvidas quanto a posição da chaveta quando eu for instalar o cubo. Alguém pode me ajudar?
o chanfro é pra fora ou para dentro? virado pro cubo ou virado pro eixo?