Ver Versão Completa : A incrível saga da ZJ que não tem conserto
Roger XJ
22/06/2009, 22:30
Caros,
Durante muito tempo fui defensor das Grand Cherokees. O tempo todo escutei o que todos nós eventualmente escutamos: que a manutenção é cara, que as peças são difíceis de achar, esse tipo de coisa.
Pois bem, eu me rendo. Admito que eles podem ter razão: eu tenho uma Grand Cherokee que não tem solução.
Tudo começou no carnaval deste ano: liguei o carro pela manhã da quarta feira de cinzas e senti o carro engasgando. Saí da garagem e a luz do Check Engine acendeu. Parei e fui verificar o código: 27 (falha na injeção de combustível). Achei que seria algo simples, mas ledo engano. Andei mais um pouco e o carro voltava ao normal, para logo depois voltar a engasgar e acender a luz do Security. O carro ficou uma merda.
Resumo da ópera: passei por 5 oficinas diferentes, sem que ninguém descubra o problema. Abaixo, o histórico da saga. Minha vontade no momento, é jogar esse carro de um penhasco.
Oficina: CABEÇA, em Diadema tempo com o carro: 1 dia
Foi a primeira oficina em que fui, mecânico de confiança de um amigo meu. O cara olhou e foi categórico: "só pode ser a bomba de combustível".
Solução: bomba de combustivel nova, 180 reais. MO: 150,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, pulei fora dali rapidinho.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA, mas eu estava com uma bomba nova e 330 reais a menos no bolso.
Oficina: MACK, na Saúde tempo com o carro: 3 dias
Essa é minha oficina de confiança para carros que não são Jeep. O mecânico foi muito atencioso e verificou que 2 cilindros estavam falhando. Abriram e as peneirinhas estavam destruidas. As velas estavam encharcadas.
Solução: troca das peneiras dos bicos e velas, limpeza dos bicos, 300 reais. MO: 200,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, mas pelo menos é honesto: não quis cobrar pela MO. Paguei pelas peças. Ele me encaminhou para a 3a. oficina que segundo ele, tem um scanner apropriado e resolveria meu problema.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA.
Oficina: JOSMAR, na Saúde tempo com o carro: 10 dias
Sujeito famoso com uma oficina enorme, supostamente "especializada em injeção". Em uma hora já deu o diagnóstico: "É o módulo de injeção". Tem conserto? Tem, precisa de 3 dias e custa 1500,00. Topei, achando que ia resolver.
Solução: reparo do módulo de injeção por 1500,00
Conclusão: Me enrolou por 10 dias com a promessa de que "amanhã ou depois já acertamos isso". Depois de uma semana dessa lenga lenga, minha paciência acabaou e tirei meu carro de lá. O cara é um picareta de marca maior. Não paguei um tostão.
Oficina: Carlinhos, no Brooklin tempo com o carro: 30 dias
Esse foi indicado pelo Wallace para fazer a manutenção periódica da ZJ. Pensei: quem sabe esse cara não consegue descobrir o que tem meu carro de errado? Liguei pra ele e fui muito bem atendido. Sujeito honesto, mas sem estrutura. Examinou o carro por uns 2 dias e confirmou que o problema era no módulo mesmo. Levou no seu especialista em módulo, o Cláudio.
Solução: reparo do módulo de injeção por 800,00
Conclusão: Ficou com meu carro por 30 dias, mas no final entregou os pontos: não conseguiu descobrir o problema e meu devloveu o carro, igualzinho ao começo. O Cláudio revisou o módulo e declarou que não tem nada de errado com ele. O problema era em outro lugar, talvez o chicote. Ele não era capaz de descobrir, declarou.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas não me cobrou nada.
Oficina: ITATIAIA, em Alphaville tempo com o carro: 50 dias + 20 dias e contando
Cansado de toda essa história, resolvi chutar o balde: vou levar na concessionária. Não importa o quanto custe, lá els COM CERTEZA descobrirão o problema e resolverão e terei minha ZJ de volta.
Solução: depois de 30 dias "diagnosticando", falaram que era o chicote. Preventivamente, queriam trocar as velas (novinhas), os cabos e, pasmem, os bicos injetores. O orçamento ficava uns 16 mil reais, mas eu poderia levar as peças e pagar só pela MO, cerca de 1200,00 pela troca do chicote e 980,00 pelo resto.
Conclusão: Arrumei um chicote (cerca de 2 mil reais, consegui um por 100 dolares em perfeito estado), mas recusei a troca dos bicos, pois todos eles estavam pulsando. A oficina concordou e efetuou a troca do chicote. Me entregaram o carro, liguei e funcionou perfeitamente!
Feliz da vida, fui no caixa pagar os 1200 reais. Voltei ao carro e dirigi feliz até a minha casa pela Castelo Branco quando....A LUZ DO SECURITY ACENDEU! PQP!
O carro esgasgou, piscou o Check, começou a alternar com Security...enfim estava RIGOROSAMENTE do mesmo jeito.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas eu paguei cerca de 1200 reais.
Liguei para a Itatiaia e eles mandaram uma plataforma buscar o carro no dia seguinte. Estão há VINTE dias "diagnosticando"novamente para ver o que acontece. Agora, estão dizendo que provavelmente é o módulo BCM. Mas que não tem certeza....
Senhores, depois de tantos anos dando alegria, sou obrigado a me render: esse carro realmente é uma merda pra conseguir arrumar. A gente sabe quando tá osso quando o dono quer arrumar, não se importa se é caro, mas mesmo assim, ninguém resolve.
Meus últimos impulsos foram vender o carro como sucata, empurrar da ladeira...
Já até comprei outro carro pras minhas aventuras. De JEEP eu desisti.
samukanvas
22/06/2009, 22:38
Primeira coisa que EU faria:
Arrumaria uma ZJ exatamente igual a tua - Uma busca no fórum poderia ajudar - e começaria trocando todas as peças de ignição do seu carro. Ou seja: Tiraria do carro doador e colocaria as do seu carro nele.
Um por um até achar o defeito.
Abs
Marcelo-HPE
22/06/2009, 22:47
Olá Roger !! se o seu Jeep for equipado com sistema de acelerador eletrônico,e corpo de borboleta motorizado ( TBM ) . vale a pena dar uma verificada nesses intens .
Boa sorte !!
Ronaldo B.
22/06/2009, 22:52
Roger,
É uma pena o que vem acontecendo com a sua ZJ, é prá desanimar mesmo depois de tanto gasto sem ver a solução do problema. Mas eu acho mais provável conseguir encontrar a solução do seu problema em um oficina que em concessionária. Eu tentaria conversar com o Reinaldo da Motorlodge ou falar com o pessoal da AGIII, quem sabe eles resolvem.
[]´s
Roger XJ
23/06/2009, 08:29
Senhores, obrigado pelo apoio
Samuka e Marcelo, esqueci um detalhe importante: a minha é uma ZJ 5.2 V8 1994/1995 canadense
É bem difícil arrumar outra, ainda mais uma cujo dono se disponha a perder esse tempo comigo.
Ronaldo, ainda estou esperando a Itatiaia acabar de "diagnosticar", antes de procurar outra oficina, mas a MotorLodge ou a AG3 eram realmente meus próximos passos. A Ag3 fica bem perto de casa, e ouvi falar bem deles.
Outra solução que imaginei seria substituir o sistema de injeção de combustivel por uma injeção nova, do tipo Fueltech...pois é, estou tão de saco cheio que até perder a injeção original estou topando. Mas o medo é que eu perca outras funções do carro fazendo isso.
obs: Enquanto isso, a Pajero é só alegria...(não me batam, por favor!)
Roger, não conheço os caras da AG3 até porque moro em Brasília, mas já lí muita coisa boa sobre essa oficina. Eu levaria seu carro lá.
Boa sorte.
Amigo, é uma pena mesmo o que está a contecendo com a sua ZJ.
Estou (ou estava!) todo empolgado a procura de uma XJ para mim e seu tópico me fez congelar a espinha.
Sobre a fueltech, acho viável mesmo que você faça um orçamento, pois no seu caso é considerável gastar um pouco mais, mas que seja pela última vez e que seu carro funcione e que você não fique mais levando sua cheroka para passear de mecânico em mecânico.
No decorrer das andanças, vá postando para nós o que acontece, estou curioso para saber o que a ITATIAIA vai dizer.
Antes de ir, só para você saber, fiz um orçamento na fueltech para por unjeção eletrônica no meu BF-161m, eles orçaram em 3 mil reais (tinha que por desde bomba submersa até bobina especial). No seu caso, você ja tem bicos e bombas, porém seu motor é um 8cil. Chuto uns 4 mil um orçamento lá.
Grande abraço amigo e boa sorte!!
MARCELOLUCHESI
23/06/2009, 11:31
Roger saca fora esse motor, coloca um de C20 carburado e pau nela.
Puta que problema hein Roger essa idéia do Rodrigo de trocar as peças é bem boa e ir testando para ver....O problema é arrumar alguem que tenha uma igual, talves de clientes dos proprios mecanicos que vocÊ levou.
Eu Ja fiz isso uma uma vez com um carro da fiat. colocamos lado a lado e conseguimos descobrir o problema.
Mas na pior Hipotese antes de colocar fora o carro, é vocÊ se tiver saco ainda procurar um motor de zj, e quem sabe trocar o motor completo em um desmanche?
O Problema maior é que mesmo você consertando, você perde a confiança no automóvel.
Quanto a sua pajero, eu concordo com você, na minha modesta opinião carro mesmo é Japones ou Alemão... Nunca tive experiÊncia Ruin com essas marcas. Porém eu insisto no Jeep, pois sou apaixonado desde criança por Isso: OIIIIIIO
Roger XJ
23/06/2009, 13:57
uhaeuhaeuhaeuhaeuhae essa ideía do carburado, dá vontade mesmo viu...
MARCELOLUCHESI, se o problema fosse motor eu até conseguiria resolver, o problema é eletrônico mesmo...é alguma coisa no módulo ou no caminho dele que está dando pau. Digo isso porque o carro tem períodos de alternancia entre BOM, CHECK ENGINE e SECURITY. Ao andar o carro fica variando entre esses 3 estados.
O problema tb de colocar duas ZJs iguais e ir testando é que, mesmo supondo que eu ache outro doido que comprou uma importada independente como a minha em 95, se o problema for mesmo o tal do BCM (Body Control Module), se tirar de uma e colocar na outra parece que não funciona, cada uma delas é programada pro VIN do carro, me parece...se for assim não saberei justamente se é o módulo ou o caminho do sinal do módulo, já q ele não irá funcionar de qqer jeito
Ronaldo B.
23/06/2009, 15:18
Amigo, é uma pena mesmo o que está a contecendo com a sua ZJ.
Estou (ou estava!) todo empolgado a procura de uma XJ para mim e seu tópico me fez congelar a espinha.
A mecanica da XJ e da ZJ são totalmemte diferentes, motor, cambio, eixos, t-case, não tem nada a ver uma com a outra. O que não significa que um problema desses não possa acontecer em uma XJ também.
[]´s
Ronaldo B.
23/06/2009, 15:21
O problema tb de colocar duas ZJs iguais e ir testando é que, mesmo supondo que eu ache outro doido que comprou uma importada independente como a minha em 95, se o problema for mesmo o tal do BCM (Body Control Module), se tirar de uma e colocar na outra parece que não funciona, cada uma delas é programada pro VIN do carro, me parece...se for assim não saberei justamente se é o módulo ou o caminho do sinal do módulo, já q ele não irá funcionar de qqer jeito
Exatamente, vai tudo bem até chegar no módulo... aí é sem chance.
[]´s
Morubixaba
23/06/2009, 15:50
Cara,
Você está desesperado. E isso é ruim nessas horas.
Eu já trabalhei em oficina. Seja uma Cheroka ou um Palio, cada carro pode apresentar o seu defeito "sinistro", passar por várias oficinas sem obter solução rápida. Vai por mim...
Lembre-se que seu carro tem 15 anos de estrada... Alguns contatos, soldas, fiação, etc, tem que haver alguma coisinha danificada ou que "soltou".. Quem sabe, até o catalisador que despedaçou ou entupiu?
Uma coisa é certa: problemas "caros" e "grandes", você descobre rapidinho. Seu carro deve ter é algo pequeno e barato de se resolver. Quando achar o ponto, você vai até rir e dizer "PQP, porque não checaram isso primeiro?"
Não desanime.. todo carro tem sua hora de fazer um C... doce e depois voltar a dar felicidade.
abraço e boa sorte.
Abaixo, alguns exemplos:
Vectra 1998 com 15000 km rodados parou do nada, nem concessionárias fazia o carro funcionar: semanas até descobrirem que era o catalisador.
Pontiac Grand AM, impecável, queimava redondinho e, do nada, funcionava só 2 cilindros: 1 ano parado!!!! Até descobrirem que uma travinha que segurava o distribuidor teimava em pular (pelo desgaste) então o eixo de distribuição mexia fazendo com o que determinados cilindros não queimassem. Isso só acontecia com o carro em velocidade. Com o carro parado ela estava lá no lugarzinho dela...
Roger XJ
24/06/2009, 13:35
Morubixaba, fiquei até feliz agora com o que vc falou
Se eventualmente eu descobrir, vou soltar rojões
Até lá vou feliz de Pajero
No momento, desencanei do Jeep e deixei lá na oficina...sempre estão dando reports
A conferir...
evandroff
28/06/2009, 01:15
Cara,
Você está desesperado. E isso é ruim nessas horas.
Eu já trabalhei em oficina. Seja uma Cheroka ou um Palio, cada carro pode apresentar o seu defeito "sinistro", passar por várias oficinas sem obter solução rápida. Vai por mim...
Lembre-se que seu carro tem 15 anos de estrada... Alguns contatos, soldas, fiação, etc, tem que haver alguma coisinha danificada ou que "soltou".. Quem sabe, até o catalisador que despedaçou ou entupiu?
Uma coisa é certa: problemas "caros" e "grandes", você descobre rapidinho. Seu carro deve ter é algo pequeno e barato de se resolver. Quando achar o ponto, você vai até rir e dizer "PQP, porque não checaram isso primeiro?"
Não desanime.. todo carro tem sua hora de fazer um C... doce e depois voltar a dar felicidade.
abraço e boa sorte.
Abaixo, alguns exemplos:
Vectra 1998 com 15000 km rodados parou do nada, nem concessionárias fazia o carro funcionar: semanas até descobrirem que era o catalisador.
Pontiac Grand AM, impecável, queimava redondinho e, do nada, funcionava só 2 cilindros: 1 ano parado!!!! Até descobrirem que uma travinha que segurava o distribuidor teimava em pular (pelo desgaste) então o eixo de distribuição mexia fazendo com o que determinados cilindros não queimassem. Isso só acontecia com o carro em velocidade. Com o carro parado ela estava lá no lugarzinho dela...
Exatamente,
Por ex, em 2007 tinhamos um caminhao Volvo, e sempre dava luz da injeçao acesa, "5 injetor com problema". Substiuitmos acho que umas 10x os bicos de lugar, alternava entre o 3 e o 5. As vezes dava problema, caminhao falhava, fumaceava, resolvemos trocar chicote, NADA. Modulo: levmaos em 3 e Tudo OK. Até que um dia o caminhao nao ia mais na estrada e resolvemos chamar a VOLVO(já tinhamos levado umas 3x aqui em Curitiba), rebocaram até uma concessionária em PRes. Prudente. Demorou 1 dia e o mecanico descbriu o problema: Má contado entre o plug do chicote e a fiaçao da Central.
Custo: R$ 30,00 do plug
MO: R$80,00
Guinho: R$1200,00
Só para ter +- noçao, Modulo R$ 8 000,00. Un. Injetora R$ 3000,00 e Chicote R$ 1500,00.
Imagine a raiva eo alívio de solucionar,
Seu caso está muito parecido, pois há momentos em que se funciona e em que nao funciona, procure ter uma noção quando ocorre. Ex: AC ligado, Buracos, Curvas, etc.
Abraços e Boa sorte
Overland
28/06/2009, 23:56
Olha, a minha num certo dia, após deixar ela estacionada e dar uma volta a pé, quando a liguei novamente ela começou a pifar e se tremer toda, não sei o que aconteceu, mas depois estabilizou. Pensei que fosse combustível de má qualidade. Aconteceu algumas poucas vezes andando em baixa velocidade apenas. Depois mudei de posto, mas às vezes o problema acontece novamente, é aleatório e agora só acontece quando liga, mas às vezes passa 2 semanas sem acontecer. Nunca acende nenhuma luz no painel quando acontece, parece tudo normal e logo estabiliza, é só no começo quando liga.
Já ouvi dizer em fóruns por aí que esse tipo de problema poderia estar relacionado com o sensor de rotação e eu imagino que pode ser até na leitura da sonda lambda, pois pelo que parece é que por alguns instantes os bicos mandam mais combustível que o necessário, talvez pela sonda lambda estar informando uma mistura extremamente pobre, quando na verdade está correta.
Não sei se foi coincidência, mas depois que aparece a primeira vez isso, eu percebi que ela tem demorado um pouco mais para pegar, e isso é direto, demora uns 2 a 3 segundos a mais pra pegar agora.
Mas vou contar outra história. Eu tinha um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, muito lindo o carro, mas de uma hora pra outra começou desligar sozinho, quando fui arrancar num semáforo ele apagou e não pegou mais, o motor de arranque foi pro pau... Arrumamos o motor de arranque, mas desde então o problema de desligar com o motor funcionando na lenta não parou mais. Trocamos o módulo de controle do alarme e funcionou, tranquilo por um tempo. Depois começou de novo, fizemos uma ponte, ligando o alternado direto na bateria, sem passar pelo chicote (num outro ficou bom), mas não mudou nada no meu. O carro na lenta começava a dar umas falhadas e então apagava e às vezes apagava andando e não ligava mais, era necessário esperar uns 10 a 15 minutos às vezes, imagina no congestionamento, era um sufoco!
Num carro carburado, como era o caso, não tem muita coisa entre a bateria e as velas, apenas chicotes, bobina, módulo, distribuidor, cabos e velas, todos citados foram trocados, foi feito um chicote exclusivo da bateria/alternador para as velas, e nada do problema sumir... o problema durou uns 10 meses, eu já estava exausto, de saco cheio de gastar dinheiro e não resolver, aí vendi o carro... e peguei uma Grand Cherokee...rs
[]'s
Caro amigo va até o amauri da ag3 que ele é fera
abracos
tadeu
Olha, a minha num certo dia, após deixar ela estacionada e dar uma volta a pé, quando a liguei novamente ela começou a pifar e se tremer toda, não sei o que aconteceu, mas depois estabilizou. Pensei que fosse combustível de má qualidade. Aconteceu algumas poucas vezes andando em baixa velocidade apenas. Depois mudei de posto, mas às vezes o problema acontece novamente, é aleatório e agora só acontece quando liga, mas às vezes passa 2 semanas sem acontecer. Nunca acende nenhuma luz no painel quando acontece, parece tudo normal e logo estabiliza, é só no começo quando liga.
Já ouvi dizer em fóruns por aí que esse tipo de problema poderia estar relacionado com o sensor de rotação e eu imagino que pode ser até na leitura da sonda lambda, pois pelo que parece é que por alguns instantes os bicos mandam mais combustível que o necessário, talvez pela sonda lambda estar informando uma mistura extremamente pobre, quando na verdade está correta.
Não sei se foi coincidência, mas depois que aparece a primeira vez isso, eu percebi que ela tem demorado um pouco mais para pegar, e isso é direto, demora uns 2 a 3 segundos a mais pra pegar agora.
Mas vou contar outra história. Eu tinha um Opala Diplomata SE 4.1/S 1991, muito lindo o carro, mas de uma hora pra outra começou desligar sozinho, quando fui arrancar num semáforo ele apagou e não pegou mais, o motor de arranque foi pro pau... Arrumamos o motor de arranque, mas desde então o problema de desligar com o motor funcionando na lenta não parou mais. Trocamos o módulo de controle do alarme e funcionou, tranquilo por um tempo. Depois começou de novo, fizemos uma ponte, ligando o alternado direto na bateria, sem passar pelo chicote (num outro ficou bom), mas não mudou nada no meu. O carro na lenta começava a dar umas falhadas e então apagava e às vezes apagava andando e não ligava mais, era necessário esperar uns 10 a 15 minutos às vezes, imagina no congestionamento, era um sufoco!
Num carro carburado, como era o caso, não tem muita coisa entre a bateria e as velas, apenas chicotes, bobina, módulo, distribuidor, cabos e velas, todos citados foram trocados, foi feito um chicote exclusivo da bateria/alternador para as velas, e nada do problema sumir... o problema durou uns 10 meses, eu já estava exausto, de saco cheio de gastar dinheiro e não resolver, aí vendi o carro... e peguei uma Grand Cherokee...rs
[]'s
Kleber,
Veriique a pressão do combustível. Isso está parecendo bomba ou regulador de pressão.
[]'s
Caros,
Durante muito tempo fui defensor das Grand Cherokees. O tempo todo escutei o que todos nós eventualmente escutamos: que a manutenção é cara, que as peças são difíceis de achar, esse tipo de coisa.
Pois bem, eu me rendo. Admito que eles podem ter razão: eu tenho uma Grand Cherokee que não tem solução.
Tudo começou no carnaval deste ano: liguei o carro pela manhã da quarta feira de cinzas e senti o carro engasgando. Saí da garagem e a luz do Check Engine acendeu. Parei e fui verificar o código: 27 (falha na injeção de combustível). Achei que seria algo simples, mas ledo engano. Andei mais um pouco e o carro voltava ao normal, para logo depois voltar a engasgar e acender a luz do Security. O carro ficou uma merda.
Resumo da ópera: passei por 5 oficinas diferentes, sem que ninguém descubra o problema. Abaixo, o histórico da saga. Minha vontade no momento, é jogar esse carro de um penhasco.
Oficina: CABEÇA, em Diadema tempo com o carro: 1 dia
Foi a primeira oficina em que fui, mecânico de confiança de um amigo meu. O cara olhou e foi categórico: "só pode ser a bomba de combustível".
Solução: bomba de combustivel nova, 180 reais. MO: 150,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, pulei fora dali rapidinho.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA, mas eu estava com uma bomba nova e 330 reais a menos no bolso.
Oficina: MACK, na Saúde tempo com o carro: 3 dias
Essa é minha oficina de confiança para carros que não são Jeep. O mecânico foi muito atencioso e verificou que 2 cilindros estavam falhando. Abriram e as peneirinhas estavam destruidas. As velas estavam encharcadas.
Solução: troca das peneiras dos bicos e velas, limpeza dos bicos, 300 reais. MO: 200,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, mas pelo menos é honesto: não quis cobrar pela MO. Paguei pelas peças. Ele me encaminhou para a 3a. oficina que segundo ele, tem um scanner apropriado e resolveria meu problema.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA.
Oficina: JOSMAR, na Saúde tempo com o carro: 10 dias
Sujeito famoso com uma oficina enorme, supostamente "especializada em injeção". Em uma hora já deu o diagnóstico: "É o módulo de injeção". Tem conserto? Tem, precisa de 3 dias e custa 1500,00. Topei, achando que ia resolver.
Solução: reparo do módulo de injeção por 1500,00
Conclusão: Me enrolou por 10 dias com a promessa de que "amanhã ou depois já acertamos isso". Depois de uma semana dessa lenga lenga, minha paciência acabaou e tirei meu carro de lá. O cara é um picareta de marca maior. Não paguei um tostão.
Oficina: Carlinhos, no Brooklin tempo com o carro: 30 dias
Esse foi indicado pelo Wallace para fazer a manutenção periódica da ZJ. Pensei: quem sabe esse cara não consegue descobrir o que tem meu carro de errado? Liguei pra ele e fui muito bem atendido. Sujeito honesto, mas sem estrutura. Examinou o carro por uns 2 dias e confirmou que o problema era no módulo mesmo. Levou no seu especialista em módulo, o Cláudio.
Solução: reparo do módulo de injeção por 800,00
Conclusão: Ficou com meu carro por 30 dias, mas no final entregou os pontos: não conseguiu descobrir o problema e meu devloveu o carro, igualzinho ao começo. O Cláudio revisou o módulo e declarou que não tem nada de errado com ele. O problema era em outro lugar, talvez o chicote. Ele não era capaz de descobrir, declarou.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas não me cobrou nada.
Oficina: ITATIAIA, em Alphaville tempo com o carro: 50 dias + 20 dias e contando
Cansado de toda essa história, resolvi chutar o balde: vou levar na concessionária. Não importa o quanto custe, lá els COM CERTEZA descobrirão o problema e resolverão e terei minha ZJ de volta.
Solução: depois de 30 dias "diagnosticando", falaram que era o chicote. Preventivamente, queriam trocar as velas (novinhas), os cabos e, pasmem, os bicos injetores. O orçamento ficava uns 16 mil reais, mas eu poderia levar as peças e pagar só pela MO, cerca de 1200,00 pela troca do chicote e 980,00 pelo resto.
Conclusão: Arrumei um chicote (cerca de 2 mil reais, consegui um por 100 dolares em perfeito estado), mas recusei a troca dos bicos, pois todos eles estavam pulsando. A oficina concordou e efetuou a troca do chicote. Me entregaram o carro, liguei e funcionou perfeitamente!
Feliz da vida, fui no caixa pagar os 1200 reais. Voltei ao carro e dirigi feliz até a minha casa pela Castelo Branco quando....A LUZ DO SECURITY ACENDEU! PQP!
O carro esgasgou, piscou o Check, começou a alternar com Security...enfim estava RIGOROSAMENTE do mesmo jeito.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas eu paguei cerca de 1200 reais.
Liguei para a Itatiaia e eles mandaram uma plataforma buscar o carro no dia seguinte. Estão há VINTE dias "diagnosticando"novamente para ver o que acontece. Agora, estão dizendo que provavelmente é o módulo BCM. Mas que não tem certeza....
Senhores, depois de tantos anos dando alegria, sou obrigado a me render: esse carro realmente é uma merda pra conseguir arrumar. A gente sabe quando tá osso quando o dono quer arrumar, não se importa se é caro, mas mesmo assim, ninguém resolve.
Meus últimos impulsos foram vender o carro como sucata, empurrar da ladeira...
Já até comprei outro carro pras minhas aventuras. De JEEP eu desisti.
Roger,
Peça pra eles verificarem os contatos na caixa de relês que se encontra no cofre do motor. A minha XJ começou a fazer algo bem parecido e o problema era OSMAR. Os mar contato nos relês.
Um outro ponto que pode ser também, é a conexão do chicote no distribuidor (ou módulo de distribuição). Mas, como o RRRRRRRRRRRONAAAAAALLLLLLLDOOOOOOOOOOO falou, levaria à Motor Lodge (1ª opção) ou à AGIII. O Reinaldo é mecânico dos meus carros há anos e sempre fez tudo correto. O pessoal da AGIII tem um scaner MOPAR e sabem utilizar (diferente de muitas concessionárias).
[]'s
[]'s
Renato Fraga
01/07/2009, 09:07
Pois é Roger;
Assim como foi dito por vários aqui, esse problema intermitente tem mais é cara de mau contato. O duro é saber onde está a origem dentro de tantos conectores.
Alguns fóruns que frequento, observo que problemas com os conectores do módulo são bem frequentes. Geralmente, com limpa-contatos resolve-se o problema matando a dúvida, e direcionando o reparo.
Mas por outro lado, eu avaliaria a intensão de uso e o destino futuro do seu carro.
Quero dizer com isso que se for um carro exclusivo para você fazer suas trilhas e que futuramente se tiver intensão de vender será pra quem dará o mesmo destino pro veículo, uma opção sensata e mais barata seria justamente abolir a injeção original e adotar sistemas programáveis, onde pra essa aplicação do veículo, eu vejo até vantagens.
O detalhe é que vai precisar de um módulo para o Câmbio automático também, pois ao que entendo existe uma troca de informações entre os sistemas afim de otimizar o funcionamento.
Os prejuísos que pode haver com esse reparo seriam a inoperância de computador de bordoe algumas outras funções menos importantes para o funcionamento do veículo.
As vantagens, seria poder contar com uma programação específica que atenda exigências da utilização e/ou preparação para seu veículo, podendo também escolher entre configurações específicas para as diversas utilizações (economia para deslocamentos, desempenho para os momentos de exigência por exemplo) e ainda configurar a injeção para a utilização de álcool sem maiores problemas.
Apesar de esses sistemas programáveis tal como Fuel tech serem um sistema de injeção rudimentar em comparação ao sistema original, primam justamente pela simplicidade, utilizando componentes (sensores) de linha e de preço acessível. Daqui pra frente problemas como esse podem se repetir frequentemente devido a idade do carro, a complexidade do sistema e a utilização a que é dada.
Divido com você o drama, mas não teria dúvidas em fazer essa modificação.
O custo é relativamente baixo aindamais comparado ao que você já gastou. Com R$2000,00 você teria em mão os módulos de motor e câmbio programáveis.
Espero ter ajudado.
Abraços
Overland
01/07/2009, 17:42
Kleber,
Veriique a pressão do combustível. Isso está parecendo bomba ou regulador de pressão.
[]'s
Neste caso não aconteceria principalmente em alta (o que não acontece)? E é só uma e outra vez que acontece...
[]'s
Kleber,
Não necessariamente. A baixa de pressão começa a dar sinal quando vc liga ela pela manhã, após longo tempo em repouso, a bomba leva mais tempo para pressuruzar o sistema. Com o tempo, se for pressão baixa, ela começará a falhar em alta.
Peça ao seu mecânico para medir a pressão do combustível.
[]'s
Roger, li todo o tópico acompanhando sua saga.
Como o morubixaba disse, as vezes umpequeno problema da mais trabalho de achar do que uma falha de peça vital.
Já tive um problema similar na minha XJ (tenho tambem uma ZJ que ainda é virgem de problemas). Ficava a luz do security acesa, surgia a luz do check, hora o motor funcionava hora não. depois de muito procurar, resolvi apelar para a ignorancia (tecnicamente falando).
Pedi ao mecanico que ficasse observando a luz do check e do security e comecei a mexer no cabeamento do veiculo, puxando os conectores pelo fio. ao chegar na caixa de fusivel que fica abaixo do painel do lado do passageiro, identifiquei um conector que ao mexer no fio acendia a luz do security. (me parece que era o conector que enviava sinal para a porta do motorista que sefor desligado impede o funcionamento do veiculo como parte do sistema de segurança). O pior foi que ao retirar e recolocar o conector nao adiantou nada inicialmente (limpei contatos etc.) depois de muito mexer verifiquei que a malha de fio proximo do conector estava quebrada dentro da capa do fio (quando estiquei com força, o plastico esticou. Identificado, troquei o conector por outro com fio fazendo a emenda no fio. Problema resolvido até hoje.
Espero que o seu seja similar.
Giuliano MO
03/07/2009, 17:00
Putz, tive uma S-10 2.2 EFI 95 q era exatamente como essa ZJ, do nada ela dava uma falhada, subia um pouquinho o giro do motor, acendia luz da injeção, falhava e normalizava.
Fiquei 8 meses com ela, consumo alternava de 4 a 8km/lts, um tanque era uma economia, no outro bebia mais que tiozinho em mesa de bar, fui em umas 3 oficinas e quando eu entrava com ela pessoal já torcia o nariz "S10 EFI? xiiiiiiiiii..."
Que raiva!!!
Acredito que o defeito seja algum detalhe mesmo, coisa simples mas que tira o saco de qualquer um, garanto que a solução é simples e barata, mas pra descobrir......
Boa sorte amigo e que tudo dê certo!!
Carlos Monaco
08/07/2009, 11:55
Primeiro se o carro desligue todos os alarmes que possam ter no carro, uma vez peguei o carro de uma concecionaria que qdo engatava a 3 o carro comecava a falhar e morria, ninguem descobria, dai descobri que o antigo dono tinha um alarme e o botao ficava no cambio e qdo engatava a 3 ativava o alarme.
Algumas coisas que os colegas colocaram que acho valido.
- catalizador
- sonda lambda
- e os contatos na caixa de fusivel
Tente achar algum desmanche na Ricardo Jaffet, Cursino que tenha um modulo como o seu e troque para testar, se nao resolver vc já elimina mais um possivel problema da lista.
Existe uma oficina na rua de atras do Gril 2000, que fica na Tancredo Neves, proximo ao tunel Maria Maluf, nunca fui la mas já passei algumas vezes na frente e so tinha Jeep e Alfas.
No Mais BOA SORTE.
Carlos
De Ranieri
08/07/2009, 13:03
Tive um problema parecido em um Citroën Xantia, era exatamente o mesmo tipo de defeito, só que além de engasgar o carro morria e demorava pra pegar. Passei por uma saga para tentar o concerto do carro, dois meses sem o carro, com direito à troca de flauta de injeção e bicos na concessionária, sonda lambda, e sensor de massa de ar, tudo na concessionária da marca e com direito à um belo F.... da Citroën quando eles não conseguiam descobrir o defeito. Só desisti quando após a terceira volta do carro à concessionária, o gerente da oficina queria trocar o módulo de injeção e a bomba de combustível, por módicos Quatro mil merrecas. Desisti do concerto (desconcerto) na concessionária e levei à uma oficina de um amigo. Em quatro dias o mecanico desespecializado na marca, descobriu o defeito: Pescador de combustivel da bomba, tinha rachado e estava entrando ar junto com o combustível no sitema de injeção, daí o defeito de embrulhar e morrer. Com Cinquenta merrecas o problema foi resolvido e nunca mais voltou.
As vezes defeitos misteriosos tem soluções simples, baratas e inesperedas.
Abraço e boa sorte!
Roger XJ
03/09/2009, 14:18
Camaradas,
é com grande alegria que bato no peito e anuncio:
PROBLEMA RESOLVIDO!
Depois de todos esses meses, desisiti da Itatiaia ficar CHUTANDO qual era o problema com meu carro.
A gota dágua foi um dia que fui lá e vi uma GAMBIARRA porquissima q eles fizeram na minha injeção: eles ligaram um fio de um bico pra outro, na esperança da instrução de um bico bom ir para outro que estava falhando. Vi aquilo e decidi tirar meu carro dali na hora...ele já estava lá a inacreditáveis NOVENTA DIAS. E o cara só conseguiu me dizer finalmente: "o problema é o modulo, agora é certeza..." depois de OITENTA DIAS, um chicote trocado e muita paciência.
Cheguei a uma conclusão que para muitos aqui era óbvia: a Itatiaia é formada por um bando de incompetentes que não sabem arrumar Jeeps e não entendem ABSOLUTAMENTE NADA de Cherokees.
A SOLUÇÃO:
Bom, conforme havia dito há alguns meses atrás, o próximo passo era levar a ZJ na AGIII. Se eu soubesse da existência deles no começo do ano, teria levado lá logo de cara. Mas paciência...enfim, liguei pro Sandro, marquei uma análise e lá levei o carro.
3 (sim, TRÊS) dias depois ele me liga e me fala qual o problema, qual a solução e quanto custa pra arrumar: era o módulo mesmo (ele tinha um igual e testou), bastava trocar e ele tinha um usado lá dando sopa, era só instalar e reprogramar.
Ontem sai feliz da vida da AgIII com uma ZJ funcionando perfeitamente e 1000 reais a menos no bolso.
Simples assim. Foi tão fácil que ainda estou até meio tonto.
Juliano Nitsch
03/09/2009, 17:00
Que bom que resolveu Roger.
Foi tempo pra caramba ! Ve se agora recupera o tempo perdido... prepera o bolso pra gasosa... rsrsrs
ubirajara lopes
03/09/2009, 22:24
Roger, parabens pela PACIENCIA e garra (com alguma grana a menos), sua experiencia com oficinas e mecas "criativos" para não dizer coisa pior VALEU mesmo para os novatos em JEEP como eu....espero que curta sua cheroca...
Roger XJ
09/09/2009, 09:32
Que nada pessoal, não dá pra eu sustentar 3 carros...
Nesse meio tempo, cansado de esperar a solução comprei uma Pajerinho 2004 uns meses atrás e to curtindo bastante, creio que venderei a ZJ por ser mais velha
Apesar de que ela está comigo há 5 anos e esse foi o único problema que tive...ô dúvida
SAPO-BOMBA
11/10/2009, 21:25
fui em umas 3 oficinas e quando eu entrava com ela pessoal já torcia o nariz "S10 EFI? xiiiiiiiiii..."
O problema dos carros tidos "complicados" é única e exclusivamente culpa dos "mexânicos" brasileiros. A velha mania de dar jeitinho acaba fodendo com a vida da gente.
Falta seriedade, capacitação e VONTADE DE APRENDER pra esses putos. A maioria só quer saber do lucro no fim do mês, não se atualiza, não investe em si, em equipamentos e ferramentas.
Por sorte o colega conseguiu ajeitar a viatura dele com pessoal competente e ágil.
Enrico SP
23/12/2009, 12:29
Sorte ao Roger que conseguiu finalmente desencalacrar a ZJ, acredito que vale como uma indicação para nós do fórum procurar cada vez menos os curiosos e se fiar na experiência dos que roeram o osso por aqui. A título de informação: minha XJ 97 AT roda SEM catalisador e respectiva sonda, não por vontade própria mas o catalisador em questão foi pro saco e o que era pra ser temporário (um cano direto até o silencioso) pelo jeito vai ficando definitivo...funcionamento da danada não tem o que falart, tudo perfeito, só aumentou um pouco o consumo, em compesnação ficou mais esperta.
Bom natal a todos
alexandreodecam
18/02/2010, 21:51
Eu imagino como e a minha ja deu varios problemas o ultimo era o sensor de rotacao, faz o seguinte tenta medir com um multimetro um dos bicos enquanto ela tiver fiuncionando, e veja se da alguma interrupcao, tambem pode ser o sensor de rotacao, ou melhor ainda consiga um emprestado pra testar...
Guilherme ZJ
29/07/2012, 18:18
Gezuiz,
adquiri uma ZJ 5.9 em Abril e estou passando por uma saga parecida também. Mais tempo em oficina do que em qualquer outro lugar.
Espero que tenha final feliz assim como dos companheiros.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.