Ver Versão Completa : Mudei o eixo traseiro + diferencial
jorgemiranda
22/06/2009, 18:33
Olá amigos como já vos falei neste fórum um meu Kia 2.0TDI fazia muito ruído que parecia ser do diferencial... A verdade é que ele estava com muita folga e pude comprovar isso deitando a mão ao braço da transmissão.
Há dias levei ao meu actual mecânico e pedi para abrir o diferencial e provamos que tinha as engrenagens gastas... Mandei procurar um diferencial de sucata e arranjou-me um por 300Eur. Agora todo aquele ruído desapareceu e o carro mostra-se muito mais sereno, porém quando ando em auto-estrada ao chegar aos 120km/h o carro começa a vibrar muito. Hoje fui deixar o Sportage de novo na oficina e perguntei se por acaso o diferencial que lhe aplicaram era de um 2.0TDI. Conforme eu previa o diferencial que aplicaram é do modelo a gasolina... será que a desmultiplicação é diferente? e nessa caso pode provocar essa vibração?
Se alguém souber de algo peço que me ajude.
Robinho da Jaguatirica
22/06/2009, 19:48
Olá amigos como já vos falei neste fórum um meu Kia 2.0TDI fazia muito ruído que parecia ser do diferencial... A verdade é que ele estava com muita folga e pude comprovar isso deitando a mão ao braço da transmissão.
Há dias levei ao meu actual mecânico e pedi para abrir o diferencial e provamos que tinha as engrenagens gastas... Mandei procurar um diferencial de sucata e arranjou-me um por 300Eur. Agora todo aquele ruído desapareceu e o carro mostra-se muito mais sereno, porém quando ando em auto-estrada ao chegar aos 120km/h o carro começa a vibrar muito. Hoje fui deixar o Sportage de novo na oficina e perguntei se por acaso o diferencial que lhe aplicaram era de um 2.0TDI. Conforme eu previa o diferencial que aplicaram é do modelo a gasolina... será que a desmultiplicação é diferente? e nessa caso pode provocar essa vibração?
Se alguém souber de algo peço que me ajude.
Oi Jorge,
Pode ser o cardã desbalanceado, ou alguma folguinha a mais em alguma engrenagem...
Boa lama!
Robinho
Vai no cardã...mexeu um pentelésimo, ja da zica.
MarcSport
22/06/2009, 22:04
Olá amigos como já vos falei neste fórum um meu Kia 2.0TDI fazia muito ruído que parecia ser do diferencial... A verdade é que ele estava com muita folga e pude comprovar isso deitando a mão ao braço da transmissão.
Há dias levei ao meu actual mecânico e pedi para abrir o diferencial e provamos que tinha as engrenagens gastas... Mandei procurar um diferencial de sucata e arranjou-me um por 300Eur. Agora todo aquele ruído desapareceu e o carro mostra-se muito mais sereno, porém quando ando em auto-estrada ao chegar aos 120km/h o carro começa a vibrar muito. Hoje fui deixar o Sportage de novo na oficina e perguntei se por acaso o diferencial que lhe aplicaram era de um 2.0TDI. Conforme eu previa o diferencial que aplicaram é do modelo a gasolina... será que a desmultiplicação é diferente? e nessa caso pode provocar essa vibração?
Se alguém souber de algo peço que me ajude.
A relação dos diferenciais da Sportage a gasolina e a diesel é diferente.
Já troquei o conjunto coroa e pinhão traseiro da minha.
A relação diferente não faria vibrar, se antes não vibrava, o mecânico deve ter montado algo errado.
DouglasMac
27/06/2009, 15:28
Olá Miranda, "vibração" com certeza é o cardan, semi-eixo, rolamento roda ou junções, talvez seu mecanico misturou peças do seu SPT com as que vieram da sucata e deu nisso!! Boa sorte.
jorgemiranda
29/06/2009, 12:52
Estou aqui para ver... ele já voltou à oficina porque tinha as molas de trás partidas... tinha umas originais encomendadas e também lhe pedi para ver a vibração... já o tenho comigo mas para o testar tenho que o levar na auto-estrada e ainda não pude... depois falo o resultado
sergiopincelli
13/07/2009, 16:54
JORGE MIRANDA
Verifique se o diferencial q vc colocou é da sportage diesel, pois se as relações forem diferentes não poderás engatar a tração dianteira pq as rodas estarão em rotações diferentes e alguma coisa vai quebrar.Vc lembra a que RPM ficava o ponteiro a 100 KMh, antes da troca do diferencial? Se houve mudança então terás que trocar tbm o dianteiro pela mesma relação coroa/pinhão do trazeiro.
jorgemiranda
24/07/2009, 05:54
Ainda não tenho o problema da vibração totalmente resolvido, no entanto está melhor, já consigo rodar até 140km/h.
Uma coisa que notei, não sei se apenas impressão minha, é de que fiquei com mais binário em 4x4. Ainda não fiz grandes entradas em terra, no entanto quando o fiz senti o carro mais desembaraçado. Antes por qualquer coisa tinha que engatar 4H e agora é suficiente 4L.
Olhe, essa seria uma saida boa para a falta de torque da sport, mas economicamente inviável.
O melhor seria mexer no cambio, colocar um de relações curtas....será que tem algum kia compátivel? Do Clarus talvez?
MarcSport
25/07/2009, 18:25
Ainda não tenho o problema da vibração totalmente resolvido, no entanto está melhor, já consigo rodar até 140km/h.
Uma coisa que notei, não sei se apenas impressão minha, é de que fiquei com mais binário em 4x4. Ainda não fiz grandes entradas em terra, no entanto quando o fiz senti o carro mais desembaraçado. Antes por qualquer coisa tinha que engatar 4H e agora é suficiente 4L.
Se ganhou torque (binário) somente com a troca do diferencial traseiro é porque colocou uma relação mais curta, nesse caso não deverá andar em 4x4.
Para comprovar engate o 4x4 no asfalto (alcatrão) e ande alguns poucos metros, quando soltar o acelerador sentirá que o carro segurará bastante, bem mais do q em 4x2.
Vc deve ter colocado a relação das Sportages a gasolina que é mais curta do que a das TD.
jorgemiranda
29/07/2009, 06:21
JORGE MIRANDA
Verifique se o diferencial q vc colocou é da sportage diesel, pois se as relações forem diferentes não poderás engatar a tração dianteira pq as rodas estarão em rotações diferentes e alguma coisa vai quebrar.Vc lembra a que RPM ficava o ponteiro a 100 KMh, antes da troca do diferencial? Se houve mudança então terás que trocar tbm o dianteiro pela mesma relação coroa/pinhão do trazeiro.
Este fim de semana fiz +/- 700km com o Sportage, sendo cerca de 500 em auto-estrada. Verifiquei que atingi os 140km/h com 4.000rpm, era sensivelmente o que fazia antes. a +/-100 km/h o carro vibra um pouco e faz os plásticos do tablier emiterem ruído, depois dos 110 aos 120 o carro torna-se sereno, daí aos 135 emite um ruído de frequência grave na parte traseira depois pelo menos até aos 140km/h volta a ficar sereno.
O meu Kia é um 2.0 Turbo Diesel de 1997, o diferencial que lhe foi aplicado é da versão a gasolina. A tracção às 4 engata e como já aqui disse noto que o eixo traseiro parece ter ficado com mais binário porque agora consigo "safar-me" de situações mais complicadas com maior facilidade do que antes. Por exemplo uma das situações que tinha grande dificuldade era fazer marcha atrás num plano inclinado em terra, regra geral as 4L não era suficiente e tinha que meter 4H, agora faço-o com a maior das facilidades em 4L
MarcSport
29/07/2009, 10:27
Este fim de semana fiz +/- 700km com o Sportage, sendo cerca de 500 em auto-estrada. Verifiquei que atingi os 140km/h com 4.000rpm, era sensivelmente o que fazia antes. a +/-100 km/h o carro vibra um pouco e faz os plásticos do tablier emiterem ruído, depois dos 110 aos 120 o carro torna-se sereno, daí aos 135 emite um ruído de frequência grave na parte traseira depois pelo menos até aos 140km/h volta a ficar sereno.
O meu Kia é um 2.0 Turbo Diesel de 1997, o diferencial que lhe foi aplicado é da versão a gasolina. A tracção às 4 engata e como já aqui disse noto que o eixo traseiro parece ter ficado com mais binário porque agora consigo "safar-me" de situações mais complicadas com maior facilidade do que antes. Por exemplo uma das situações que tinha grande dificuldade era fazer marcha atrás num plano inclinado em terra, regra geral as 4L não era suficiente e tinha que meter 4H, agora faço-o com a maior das facilidades em 4L
A relação coroa e pinhão dianteira foi trocada também?
VC está com problemas de balanceamento, pode ser de rodas, de cardã, ou algum problema no diferencial traseiro, no meu carro eu escutava um ronco atrás (ui) e resolvi trocando coroa e pinhão traseiros, cuidado com os usados, o meu antigo aparentemente estava bom, mas quando colocado ao lado de um novo dava para ver que estava gasto.
Mande alinhar as rodas e depois o cardã, seu problema de vibração pode ser até um pneu deformado.
DouglasMac
29/07/2009, 21:15
Rapaz, vai estourar tudo!!
Uma relação diferente da outra no mesmo carro 4x4, vai moer!!
Nava, a caixa do Clarus é solta, amanhã vou consultar qual poderia ser mais curta, mas acho difícil, pois o SPT diesel já é muito curta a relação.
LAMA!!
MarcSport
29/07/2009, 22:02
Rapaz, vai estourar tudo!!
Uma relação diferente da outra no mesmo carro 4x4, vai moer!!
Nava, a caixa do Clarus é solta, amanhã vou consultar qual poderia ser mais curta, mas acho difícil, pois o SPT diesel já é muito curta a relação.
LAMA!!
Douglas
A relação SPT a gasolina é mais curta do que a diesel
jorgemiranda
31/07/2009, 06:52
Fiz ontem o teste de que me falaram - meter 4x4 em asfalto - não andei muitos metros (uns 4m) e não notei nenhuma diferença em relação a antes. Pareceu-me normal. claro que não experimentei curvar porque aí já sabemos o que acontece
DouglasMac
31/07/2009, 21:29
Ô Jorge, 4 (quatro) metros? Não seria 4 KM não? :twisted:
Esse doido aqui é que viaja de 4x4 na estrada, asfaltada!! (contrariando a tudo e a todos).
O meu pitaco sempre foi: as planetárias e satélites é que fazem o serviço do raio menor em curvas.
Num vai andar de 4x4 na cidade, manobrar em posto e tal ok?
Faço isso mensalmente pelo menos uns 300Km a mais de tres anos no SPT.
LAMA!!
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