PDA

Ver Versão Completa : O que não fazer ao montar sua viatura de trilha pesada?

Skull Crusher
22/06/2009, 17:30
Galera, a idéia aqui é discutir o que não fazer ao montar a viaturas para trilha pesada:

erros de projeto;
mecânicas que não valem a pena investir;
pneus que não funcionam;
suspensões mal dimensionadas;
bloqueios bichados;
direções hidráulicas em que se necessita dar 456 voltas de batente a batente;
modificações em chassis que não funcionaram.
Enfim, o que em geral não funciona na trilha.

Bom, vamos ver no que vai dar! Acho que vai ser divertido!

[]s

Renan

Elmer_Jeep
22/06/2009, 17:49
Vamos la.

Na minha opinião o que não rola é

1 - Entreeixos curto
2 - Eixos com WMS(bitola) estreito/a
3 - Guincho elétrico
4 - Jumelo dianteiro na frente do eixo(pra quem usa feixes de mola)
5 - Feixe por fora do chassi
6 - suspensão 2 link
7 - tampa do diferencial original(ou sem proteção)
8 - Motor carburado
9 - tubulação de cobre nos freios
10 - santantonio sem gaiola
11 - espaçadores ou rodas negativas sem semi-eixo flutuante

por enquanto é isso, se eu lembrar mais comento depois.

[]'s

Zuriel
22/06/2009, 21:28
*Parafernálias elétricas pra enfeite (luzinhas, shift light, contagiros, inclinômetro) e outras frescuras de painel

*Tapetes no chão (limpar o assoalho mesmo é muito mais fácil)

*Tudo o que não for realmente necessário, pois não deve-se manter o peso baixo.

*Pneu grande com desenho liso. (poxa, já vi jipão mega preparado com pneu 35 ou 37 e pneus "mud terrain". Ataca logo de 3k ou de crocodilo da OST

*guincho elétrico na traseira. (um mecânico na dianteira é suficiente)

*Capô

*Parabrisa

*mais que 2 bancos

folgado
22/06/2009, 21:34
3 - Guincho elétrico

Pô, Elmer, guincho elétrico? Tá certo que o mecânico é melhor, mas não chega a ser algo grave, não é?

4 - Jumelo dianteiro na frente do eixo(pra quem usa feixes de mola)

Agora fiquei preocupado. Os meus jumelos dianteiros estão na frente do eixo. Que problema posso vir a ter?

joão k. chikui
22/06/2009, 21:53
Renan
Concordo com 90% das opiniões do nosso mestre Elmer , mas , ainda acrescentaria que , para trilhas pesadas em locais de difícil resgate de viatura quebrada , motor mais fraco e transmissão muito forte. E se for local de lama mole , jipe mais leve , mesmo que pouco potente , no lugar de pesados(mesmo que potentes).
E , unico item que discordo, e deixo claro que é apenas minha humilde opinião, é que guincho elétrico não aguenta trilhas pesadas .
Renan , vc conhece o Buraco do Camel de hj (não o de 2 anos atrás), fazemos sempre , inclusive na ultima foi o dia da sua cinta , em 5 samurai , todos com elétrico(coincidentemente todos com Warn XD9000-i) , entramos 8:00 e poderíamos ter saido 16:00hs , mas , paramos a 2 obstáculos do fim para fazer um pique-nique , com isso saimos apenas às 18:00hs .
Já possui guincho mecânico , mas , de 7 a 8 anos quando passei para elétrico já fiz tantas trilha do 90-120,Camel, passa 15 , Telégrafo(que antigamente era muito punk , hj bem mais tranquila, e já fiz tanto resgate de viaturas quebradas (Camel inumeras vezes , 90-120 , rogéria ....) sem jamais ter tido uma decepção.
Aliás, unica vez que um eletrico me negou , foi um 12000 compacto que queimou 3 solenóides , numa tentativa de resgate , mas , voltei em casa , troquei de viatura , e com um 51 com Warn Thabor 9k , duas Heliar (uma de 75Ah , outra de 100 Ah) , alternador de 90 A , sob trabalho quase ininterrupto , de 10:00 até 22:30 colocamos a Landinha no asfalto.

Ronaldo B.
22/06/2009, 22:03
*Pneu grande com desenho liso. (poxa, já vi jipão mega preparado com pneu 35 ou 37 e pneus "mud terrain". Ataca logo de 3k ou de crocodilo da OST

O que determina o tipo de pneu é o tipo de trilha que se faz, um pneu que pode ser muito bom para atoleiro não necessaraimente é bom para erosões e pedras.

Não é extremamente necessário, nas em algums situações quebra um galhão.

*Capô

*Parabrisa

Essa não entendi.... explica aí.

Mas, contribuindo para o tópico:

- Aumentar a altura (SPOA e/ou BL) mais que o necessário.

- Usar caixa de direção hidraulica de carro de passeio com pneus acima de 31" (para usar em trilha pesada)

- Não usar bloqueio ou usar bloqueio LSD para trilha pesada.

- Cinto de 4 pontos sem gaiola ou sendo segurado pelo encosto do banco.

- Fazer SPOA e manter os amortecedores originais

- BL com mais de 2"

- Usar lift block (com raras exceções)

Com certeza tem mais, se lembrar eu posto.

[]´s

Ramiro - Bin Lôco
23/06/2009, 12:01
Para trilha pesada né???:pensativo:

Não montar um CJ.:discordo:

Custo + benefício = Samurai:dance:

[]'s esperando as pedradas.:pipoca:

Skull Crusher
23/06/2009, 14:42
Pedrada, pedrada....rs....ramirão, fica frio, quem nunca errou, que atira a primeira pedra....kkkkk....nunca errei, a essa distância não, ora pois...

Tem uma coisa....tá cheio de braço duro e nego que não faz manutenção nas viaturas e a jaca fica lána trilha, enchendo o saco...rs...isso irrita...tá sem grana, não faz manutenção, nem vai pra trilha pra ficar pesando pros outros!

Lista dos don´t:

1- wheel base menor que 91";
2- ignição convencional;
3- ausência de gaiola de proteção e cinto;
4- conjunto motor x transmissão x eixos x pneus mal dimensionado (quebradeira na certa, João Chikui conconcordo com você!);
5- tanque de combustível de pouca capacidade;
6- ausência de bloqueio;
7- falta de proteções em diferenciais e transmissão;
8- suspensão que funciona bem na rampa estática, mas é mole demais nas inclinações laterais nas trilhas;
9- excesso de acessórios (tranqueirada em geral que fica muito bonito na viatura, mas que no fundo só pesa e não tem função);
10- guincho que quebra...seja lá qual...já ví mecânico quebrar e elétrico também...então, manutenção neles e cabos de aço decentes;
11- falta de pontos de ancoragem resistentes...é um tal de " não prende aí não que não aguenta...não tenho pontos de ancoragem atrás, só na frente"

[]s

Supercharger
23/06/2009, 16:18
11- falta de pontos de ancoragem resistentes...é um tal de " não prende aí não que não aguenta...não tenho pontos de ancoragem atrás, só na frente"

Já reparou que quando o camarada não tem ponto de ancoragem, também não tem cinta? Aí fica querendo que você amarre sua cinta no feixe, no jumelo, no arado, etc para rebocar o cara, e isso detona a cinta. Mas como não é do camarada a cinta, ele tá pouco se lixando se o P.o.S. dele não tem ponto de ancoragem né. :putz:

Giovani
23/06/2009, 16:27
Já reparou que quando o camarada não tem ponto de ancoragem, também não tem cinta? Aí fica querendo que você amarre sua cinta no feixe, no jumelo, no arado, etc para rebocar o cara, e isso detona a cinta. Mas como não é do camarada a cinta, ele tá pouco se lixando se o P.o.S. dele não tem ponto de ancoragem né. :putz:
Por isso minha cinta já tinha uma manilha e um gancho de 2 ton numa das pontas... Já trouxe uns para-choques de arrasto...:mrgreen:

Na falta de ponto de ancoragem, engata na grade.

[]'s

Ronaldo B.
23/06/2009, 16:37

Pior que é verdade....:parede:

Isso deve fazer parte de algum manual do jipeiro que eu desconheço, porque sempre tem um na trilha desse jeito. :lol: :lol: :lol:

[]´s

Skull Crusher
23/06/2009, 16:50
E tem sempre aquele desgraçado que não tem anilhas grandes, só aquelas que parecem Wiskas de tão pequenas...aí o nó-cego pede empretado pra você e depois "some" com elas e lá vai o trouxa comprar outras pra repor...

Tem também aquele que tem uma patesca Hi-tec, com rolamentos e tal...aí a merda tem um canal pra cabo de guindaste, e quando vai usar, o rolamento trava com lama, o cabo vive saindo da maldita patesca...aí o dono dela fala " Ah, mas é pra 10 Toneladas!"....rs....só que nunca funciona a merda!

E os acessórios inúteis, 400 caixas com 942 bagulhetes, estepe tão alto que o centro de gravidade da viatura está tão comprometido que se passar uma Kombi ao lado, a viatura marca 50° de inclinação...

E esse mesmo cara leva pra trilha 354 galões de combustível, óleo e o caramba...aí, o freio dá pau, começã a vazar...e você vai lá e amassa o canículo pra impedir o vazamento e pergunta ro cara "Você tem fluido de freio aí com você, não tem?"....e o desgraçado "não, trouxe 5 litros de óleo de diferencial, mas fluido de freio e água pra radiador não"

Estou mentindo? Rs

[]S

Marcelo Cunha
23/06/2009, 17:02
E tem sempre aquele desgraçado que não tem anilhas grandes, só aquelas que parecem Wiskas de tão pequenas...aí o nó-cego pede empretado pra você e depois "some" com elas e lá vai o trouxa comprar outras pra repor...

Tem também aquele que tem uma patesca Hi-tec, com rolamentos e tal...aí a merda tem um canal pra cabo de guindaste, e quando vai usar, o rolamento trava com lama, o cabo vive saindo da maldita patesca...aí o dono dela fala " Ah, mas é pra 10 Toneladas!"....rs....só que nunca funciona a merda!

E os acessórios inúteis, 400 caixas com 942 bagulhetes, estepe tão alto que o centro de gravidade da viatura está tão comprometido que se passar uma Kombi ao lado, a viatura marca 50° de inclinação...

E esse mesmo cara leva pra trilha 354 galões de combustível, óleo e o caramba...aí, o freio dá pau, começã a vazar...e você vai lá e amassa o canículo pra impedir o vazamento e pergunta ro cara "Você tem fluido de freio aí com você, não tem?"....e o desgraçado "não, trouxe 5 litros de óleo de diferencial, mas fluido de freio e água pra radiador não"

Estou mentindo? Rs

[]S
É verdade e prá completar a desgraceira o infeliz ainda fica sem bateria :parede::parede::parede:

Ronaldo B.
23/06/2009, 17:07
Esse tópico tá ficando hilário... :lol: ... mas acho que tá sendo muito útil. :concordo:

Quem sabe agora os malas que sempre fazem tudo que está sendo postado aqui ao lerem isso se tocam e param de pisar na bola, né !!! :pensativo:

Acho que esse tópico vai se tornar de utilidade pública. :mrgreen::mrgreen:

[]´s

Ronaldo B.
23/06/2009, 17:13
É verdade e prá completar a desgraceira o infeliz ainda fica sem bateria :parede::parede::parede:

Sem falar que normalmente esse caraé daqueles que não pode ver ninguém com uma lata de Skol na mão que já aproveita prá filar uma e quando a cerva de todos acaba ele fala:

- Pessoal, tem cerva no meu jipe... pega lá.

E quando vc vai ver o cara tem 3 latas de cerva Conti dentro de uma sacola de plástico de supermercado .... sem gelo !!!!!

:parede::parede::parede: :lol::lol::lol:

[]´s

Ramiro - Bin Lôco
23/06/2009, 17:52
Acho que voces estão com dificuldade de escolher jipeiros de verdade para fazer trilha.:pensativo:

Atenção... o tema deste tópico é viatura em trilhas pesadas.As situações que voces estão citando não condiz com jipeiros que usam suas viaturas para tal fim, caso contrário eles nem vão conseguir entrar nelas.

Pra se fazer uma trilha pesada normalmente se juntam no máximo 5 viaturas de uma turma que já se conhecem, estão afinados e sabem o quanto estão preparados tanto em matéria de equipamentos quanto de zecas.

E bebida alcoolica e trilha pesada não combina.:discordo:
Trilha pesada com jipe preparado requer atenção o tempo todo.:shock:

Agora se for esses passeios com tópicos abertos aquí no Fórum destinado a juntar jipeiros que nunca se viram, aí sim, aparece cada figura...:parede::parede:

[]'s

alexvale2001
23/06/2009, 18:02
...
o tema deste tópico é viatura em trilhas pesadas.As situações que voces estão citando não condiz com jipeiros que usam suas viaturas para tal fim, caso contrário eles nem vão conseguir entrar nelas.

Pra se fazer uma trilha pesada normalmente se juntam no máximo 5 viaturas de uma turma que já se conhecem, estão afinados e sabem o quanto estão preparados tanto em matéria de equipamentos quanto de zecas.
[]'s

Tópico muito bom!

Aqui em BH é meio diferente...:parede::parede::parede: De vez em quando nas trilhas 'quebradeiras' aparecem umas 15 viaturas de tudo qto é tipo. Com e sem preparação, pouquissimos zecas bons de braço, cerveja aos montes e dai vc já viram né??? e o incrivel é q mesmo nessas condições a galera ainda manda bem...na maioria das vezes...:concordo::concordo:

inte...

Skull Crusher
23/06/2009, 18:03
Calma Ramiro....rs...foi só uma viajada nossa...rs...a idéia aqui sim é listar os do and don´ts do das viaturas.

O pessoal só desabafou, extravasou...four wheeling é, antes de mais nada, recreação...e concordo com você sobre bebida alcoólica x trilhas...

Álcool e direção nunca combinaram e nem irão combinar!

Voltemos então ao tema do tópico.

[]s

Renan

Ramiro - Bin Lôco
23/06/2009, 18:42
Calma Ramiro....rs...foi só uma viajada nossa...rs...a idéia aqui sim é listar os do and don´ts do das viaturas.

O pessoal só desabafou, extravasou...four wheeling é, antes de mais nada, recreação...e concordo com você sobre bebida alcoólica x trilhas...

Álcool e direção nunca combinaram e nem irão combinar!

Voltemos então ao tema do tópico.

[]s

Renan

Renan meu véio... eu tô de boa!:concordo:

É que um tópico que começou bem, poderia derivar pra assuntos que já foram discutidos exaustivamente em outros tópicos.

Sua iniciativa é ótima... tem muitos foristas que querem montar uma viatura pra trilhas pesadas e não sabem bem por onde começar e acaba nem tendo um jipe de shopping, passeio, etc. e nem um jipe pra trilha média/pesada.

No meu 1º post eu brinquei com os CJteiros, mas na verdade sabemos que qualquer viatura pode ser bem preparada para trilhas pesadas, basta ter dinheiro, um pouco de conhecimento técnico, muita pesquisa, profissionais capacitados para montar a viatura sem desperdícios e, na trilha, saber conduzir a viatura para ultrapassar o obstáculo com segurança e sacrificando o mínimo possível a máquina.

Abraços,

Ronaldo B.
23/06/2009, 18:49
Acho que voces estão com dificuldade de escolher jipeiros de verdade para fazer trilha.:pensativo:

Atenção... o tema deste tópico é viatura em trilhas pesadas.As situações que voces estão citando não condiz com jipeiros que usam suas viaturas para tal fim, caso contrário eles nem vão conseguir entrar nelas.

Agora se for esses passeios com tópicos abertos aquí no Fórum destinado a juntar jipeiros que nunca se viram, aí sim, aparece cada figura...:parede::parede:

[]'s

Fala Ramirão...

Já fizemos algumas trilhas juntos, e sei que vc não bebe nada e leva a coisa a sério, mas infelizmente vc sabe também que nem todos são tão responsáveis assim como você.

Independente de ser trilha leve, média, pesada ou passeio já vi várias vezes o pessoal abusar e por pouco não causar acidente, e acho que quase todos aqui tem uma história dessas prá contar ou no minimo já leram alguma coisa aqui mesmo no fórum.

Então acho que mesmo que seja em tom de brincadeira vale a pena sempre lembrar o pessoal dos problemas que podem acontecer quando se mistura não só alcool mas também outras substâncias que não são liquidas, e nem por isso são permitidas, com direção. :concordo:

[]´s

PS: Desculpem o Off topic... mas é por uma boa causa.

Ronaldo B.
23/06/2009, 18:56
Mas voltando ao assunto....

Quando se fala de trilha pesada e de qual a melhor configuração para a viatura ou o que não deve ser feito, uma coisa não se pode esquecer. Qual tipo de trilha pesada estamos nos referindo ????

No sul a maioria das trilhas pesadas são com banhados e muitos atoleiros, em São Paulo tem muito atoleiro mas também tem trilhas com pedras e erosões, em Minas o que prevalece são as erosões, no nordeste areia e dunas que nem por isso são fáceis, então acho que a primeira coisa a ser levada em consideração quando se começa um projeto de um 4x4 prá trilha pesada é justamente o tipo de trilha em que vai ser usado, porque isso faz uma grande diferença e o que pode ser bom para um tipo de trilha não necessariamente é bom para outro.

[]´s

Skull Crusher
23/06/2009, 19:01
Sabe galera, fico muito feliz de ver vocês se congregando aqui, postando com sabedoria e preocupados com a saúde de nosso esporte, sério mesmo, estou muito contente!

E continuem, por gentileza, a postar e fazer observações por aqui, como o Ramiro bem disse, tem gente que quer, mas não sabe por onde nem como começar!

Grande abraço!

Renan

PS: estou seriamente pensando em transformar o chassis do D8 em uma viatura especializada para trilhas...gaiola incorporada ao chassis que já tem eixos blocados flat bed, estrutura tubular (ao meu modo....rs...quem me conhece já sabe o vem...rs), pouco peso e no lugar certo, pneus adequados ao power train, espaço confortável para 2 pessoas e tralha de trilha....vamos ver, nas férias agora terei que decidir.

Skull Crusher
23/06/2009, 19:14
Então, nossas trilhas são das mais variadas formas, com alagados, muita lama, rala e espessa, erosões, facões enormes, subidas íngremes, algumas pedras, até areião...

Visto isso, acho que cada um deve pensar onde vai andar e se mais adiante, por construir uma viatura muito específica para um tipo de terreno, não ira se arrepender ou se sentir frustrado com a decisão tomada.

Para mim, prefiro uma viatura que vá bem em quase todos os tipos de terrenos, lógico que alguns melhores que outros...mas mult purpose...que é o que o Jeep, em sua configuração original de época, fazia....mas hoje, com o Camel com buracos de 1,20 m cheios de água, erosóes que estão engoilindo 35" fácil, o conceito de viatura versátil precisa ser revisto...

Sou fan em particular dos Moose Buggies, viaturas do Alaska....dêem uma olhada e me digam o que acham.

[]s

Renan

Ronaldo B.
23/06/2009, 19:16
È isso aí Renan, é sempre bom ver o pessoal se preocupar com as coisas que realmente são úteis e valem a pena se discutir. :concordo:

Quanto ao projeto da viatura, com o que vc falou acho que deve ficar muito bom.... fiquei curioso! :pensativo:

Agora que eu reparei o seu avatar... mais um adepto da Jully Roger, Jack Rackham tem uma história legal.

[]´s

rubensx
23/06/2009, 19:26
Vamo lá trilha pesada, ou seja o veiculo é só pra trilha certo?

1- Lataria é merda, vá de fibra
2- Mecanica cara e pesada (não importa o jeep, vai quebrar e vc vai se F#$@ e quando atolar, ninguém tira vc de lá)
3- Pintura... (é ridículo pintar aquilo que num vai nunca ficar inteiro)
4- Caixa de direção de VW (nem preciso dizer... vai quebrar)
5- Pneus hiper-largos (lixo, se é TRILHA normalmente tem LAMA, logo quanto mais fino e com dentes melhor, porém nos facões...)
6- Viatura MUITO larga ou com eixos hiper largos (óbvio, vai fazer trilha em estádio de futebol??? Pois num entra em lugar nenhum e vira tapa-trilha)
7- Todo o tipo de badulaque "penteadeira de puta" (acho que num preciso citar o porque)
8- Para - barros (ahuahuauha)
9- Procurar conforto... (nego compra e mete mola de del rey com amortecedor de omega e sei lá o que... quer conforto? fica no sofá de casa...)
10- Cromar carter, tampa de valvula, tampa de diferencial (croma o C*** vai ver 3 trilhas depois como fica essa merda de cromado)

Bom por enquanto só hauhauhahu

Lembrando estou falando em carro SÓ DE TRILHA, se vc usa pra passeio, leva mulé e fio e etc ai o papo muda

Claro que o que o renan disse é lei, depende do terreno não dá pra ter um caror que serve pra absolutamente tudo, masss dá pra diminuir a gama de "erro" ai

Quanto ao CJ, Samurai, JPX, Engesa, Troller ou Baja e gurgel... na boa se quiser entrar mesmo nesse quesito

Monta um BAJA que faz trilha pra caraleo e é mais barato que todos os anteirores, logo... jeep NÃO É BARATO, lembrando disso, não importa qual... vai duer no bolso

Skull Crusher
23/06/2009, 19:40
Rubão, conforto = espaço pras pernas, pra não ficar com cãimbras, dor nas costas....rs...espaço pra rango, tralhas, spare parts, combustível e água, barraca 1 pessoa e saco de dormir...e não se esqueça do Zeca...s

Agora o tópico vai...rs

Giovani
23/06/2009, 21:44
Rubão, conforto = espaço pras pernas, pra não ficar com cãimbras, dor nas costas....rs...espaço pra rango, tralhas, spare parts, combustível e água, barraca 1 pessoa e saco de dormir...e não se esqueça do Zeca...s

Jeep p/ trilha pesada:

- Não pode usar banquinhos de couro seja lá de que carro for. Tem que ser banco cocha e cinto de 4 pontos no mínimo. E o mané tem que usar!
- Com esses bancos e cintos, todos os controles "vitais" tem que estar ao alcance da mão do piloto, como a chave geral por ex. Senão o cara precisa soltar o cinto para poder alcançar o painel.
- Nada de tralhas soltas para cair na cabeça quando o jipe virar.
- Tampa do tanque descente, não um sabugo de milho com um pedaço de pano. Respiro em "U" invertido para não vazar quando vira.

Resumindo, pensem no jeep de cabeça pra baixo quando projetarem qualquer modificação.

[]'s

Supercharger
24/06/2009, 09:07
Respiro em "U" invertido para não vazar quando vira.

Interessante isso. :pensativo:

Marcelo Cunha
24/06/2009, 09:48
Respiro em "U" invertido para não vazar quando vira.

Resumindo, pensem no jeep de cabeça pra baixo quando projetarem qualquer modificação.

[]'s
Tem fotos?

Giovani
24/06/2009, 10:02
Tem fotos?
Fui procurar fotos no google e olha o que achei:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10054

[]'s

Marcelo Cunha
24/06/2009, 10:18
Fui procurar fotos no google e olha o que achei:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10054 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10054)

[]'s
Giovane parabéns, garimpaste informações muito úteis que não podemos perder.

Duda Lopes
24/06/2009, 10:32
Tá ficando bacana esse tópico, estou tirando muitas idéias para o meu projeto do Jeep 1951 "Ferrugem".

Vamo que vamo Galera.

[].

fabiano carraro
24/06/2009, 13:52

[]'s:concordo::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen:É APENAS QUESTAO DE BOM SENSO NAO ME IMPORTO COM O VEICULO EM QUESTAO POIS QUALQUER COISA QUEBRA E ENCHE O SACO MESMO, INDIFERENTE DE COMO FOI FEITA OU PREPARADA

AGORA O SER HUMANO ESTAR DISPOSTO A SANGRAR PELA ATITUDE DE SAIR TODOS É O QUE IMPORTA MESMO.

RODRIGO TOMITÃO
24/06/2009, 23:43
Não comprar um Javali :D:D:D:D:D:D.
to zuando tudo depende da preparação.
e a questão do tanque de combustivel dentro ou debaixo do jipe?

FernandoRisso
25/06/2009, 17:54
Voltando ao tema, contando com a experiência do jeep do mano

1. Esqueça entre-eixos curtos
2. Dimensione os eixos aos pneus, conjunto mecânico e forma de pilotagem
3. Não use eixos que vai gastar o dobro em upgrade
4. Injeção eletrônica
5. Para os amantes de jeeps: Jogue fora sua Dana18
6. Feixes de molas são baratos e funcionais, mas...
7. 4link é demais, oferece milhões de opções, mais torção e tração, porém o custo...
8. Esqueça pintura
9. Jogue fora os acessórios, capotas, milhões de relógios etc
10. Faça certo da primeira vez, refazer custa 3 vezes mais e toma 5 vezes mais tempo!

[]'s

rubensx
25/06/2009, 18:04
injeção eletronica eu gostei auhahahua

é realmente tem um fator acima de tudo isso que é a regra principlam rpa umc arro de trilha pesada

NUNCA RECLAME DO PREÇO

acostume-se

Ronaldo B.
25/06/2009, 18:07
nem do consumo....

[]´s

Skull Crusher
25/06/2009, 19:42
Muito off-roader por aí tem sua viatura com o centro de gravidade muito alto, seja por conta dos zilhões de acessórios (maior parte inútil) ou seja por suspensão exageradamente levantada (macho look) e pneus desproporcionais à bitola de seus eixos.

Também esquecem de se preocupar com tanques de combustível, que vazam nas inclinações grandes e que quando instalados embaixo das viaturas, por vezes tem o combustível contaminado por água e barro...fora a própria linha de combustível e também a de freio, que por muitas vezes fica no caminho de galhos, pedras e demais obstáculos de trilha.

Extintor de incêndio e chave geral também são ítens esquecidos ou negligenciados...o cidadão até tem o extintor, mas não confere a validade ou até mesmo a carga....e quando precisa usar, já viu...

[]S

Renan

Garra4x4
25/06/2009, 20:36
Muito bom este tópico estou me acabando de rir !!!

nem gosto de falar sobre as "presepadas " vai que alguém se indentifica com algum " o que não fazer " que eu escreva !!! Ahahahahaha...

Mas vai la :

Ao piloto não usar :

- Tenis "Nike" Branco
- camisa social
- esquecer de levar remédios ESSENCIAIS ( pressão alta , diabétes e etc )
- NUNCA ATRASAR mais que 15 MINUTOS do horário combinado !!!!
- saber pelo menos pra que lado aperta um parafuso.
- Beber demais ficar azucriando a todos e colocando em risco a si a aos outros.

Ao carro

- Extintor grande = seguro contra incendio
- Colocar combustivel antes da trilha ( sem essa de Coloca "DÉIZ REAL" ) é pra encher o tanque !!!
- Não levar água + de 10 litros ( quem já bebeu agua de radiador sabe que sem agua nem o motor funfa )
- Roupa de Frio e troca de Roupa ( já fiquei de calça rasgada na "traseira" sem ter outra pra trocar... não é muito agradável ! Rrsrsss )
- Deixa o cabo de aço parecendo um porco espinho ( cheio de farpas ) pra ferrar a mão do zequinha e ainda correr o risco da bagaça arrebentar.
- colocar um alargador de paralama de 30 cm rígido LINDO ... vai ficar no primeiro barranco .
- Colocar aquele PNEUZÂO 650x16 e falar que o jeep sobe até parede !!!
- Deixar aquela roda livre AUTOMATICA que não presta.
- Ir com radiador vazando " só um pouquinho "
- esquecer de apertar os parafusos da travessa do cambio
- deixar tudo Solto dentro do Jeep
- cinto de segurança preso com rebite , palito de dente , cinta hellerman e etc.

Vou lembrar de mais algumas e volto a postar...

Abs

Skull Crusher
25/06/2009, 21:31
Rs....e tem mais: anilhas que não destravam com a mão, tem que ficar dando pancada nelas, usar o alicate do cara que é o dono da anilha....aí o cara fica: "olha o meu Leatherman, trouxe dos States!"...ah....vontade de pinchar o bicho junto com a anilha no mato!

Uma coisa que incomoda e atrapalha na trilha é o uso constante de acessórios...o cara tem um monte bujiganga, uma pra cada obstáculo...ficou lendo em revista gringa ou daqui mesmo...aí que usar o tempo todo...e a trilha, que era pra durar no máximo 1 dia vira uma novela mexicana...

Renan

Ronaldo B.
25/06/2009, 21:53
As coisas que mais me incomoda na trilha são:

O cara passar por um obstáculo e largar o jipe 5 metros depois atrapalhando os outros que vem atrás.

Quebrar um jipe e ficar um dois caras tentando consertar e meia dúzia em volta zuando, bebendo e enchendo o saco.

Pegar cinta e anilha emprestada, não devolver e quando vc pergunta com quem tá o FDP que pegou diz que não lembra onde deixou. O mesmo vale para ferramenta.

Tem mais, mas por enquanto tá bom.

[]´s

Lothar
25/06/2009, 22:43
Para vocês, quais acessórios são dispensáveis?

Inclinometro?

Giovani
25/06/2009, 23:05
Para vocês, quais acessórios são dispensáveis?

Inclinometro?
Velocímetro e roda livre.

[]'s

Guiga Tostes
26/06/2009, 01:22
As coisas que mais me incomoda na trilha são:

O cara passar por um obstáculo e largar o jipe 5 metros depois atrapalhando os outros que vem atrás.

Quebrar um jipe e ficar um dois caras tentando consertar e meia dúzia em volta zuando, bebendo e enchendo o saco.

[]´s

X2000 :concordo:

FernandoRisso
26/06/2009, 08:36
Esqueci de uma:

Jeep sem bloqueio não entra na trilha!

[]'s

Garra4x4
26/06/2009, 09:51
O que não fazer no carro...

- Encher de Tralhas PESADAS.
- colocar o freio de mão separado no eixo traseiro ( achando que vai "bloquear " estilo do Gurgel )
- motor OHC ( com pneu grande )
- Cambio original 4 marchas ( com pneu grande )
- reduzida escapando ( um perigo pq bem na hora H ela te deixa na mão e pode ser bem na hora de um Subidão e o carro vai voltar descontrolado )
- Som Alto ( musica ) não combina com trilha . vc não ouve o que falam nem os barulhos do ambiente / carro.
- motor falhando, pulando correia, fora de ponto , elétrica ruim e etc etc ...

Tudo isso atrapalha MUITO em trilhas pesadas. ( e outras )

JUNINHO_BITTENCOURT
26/06/2009, 11:04
A PIOR.

Ir para a trilha SEM FREIO.:shock:

Em determinado momento ainda na estrada, o grupo para, o ''ser'' passa pelo grupo e para depois de uns 100 metros.

Em catarines:
- O que deu rapax, tu tax doido? tax sem freio?

- É TEM QUE DA UMAX BOMBADINHA, MAX SEGURA.

:pensativo: Isso vai dar merda...

O Resultado não poderia ser outro..

As 9 da noite, em uma descida tombou saiu de rolo e quebrou o braço.( no biceps).
So conseguimos entrega-lo ao corpo de bombeiros a 1º da manha.

joão k. chikui
26/06/2009, 12:52
X2!! X3!!! Matou a pau Rodrigo.

Essa do freio de mão separado foi 10!!!

O que não fazer no carro...

- Encher de Tralhas PESADAS.
- colocar o freio de mão separado no eixo traseiro ( achando que vai "bloquear " estilo do Gurgel )
- motor OHC ( com pneu grande )
- Cambio original 4 marchas ( com pneu grande )
- reduzida escapando ( um perigo pq bem na hora H ela te deixa na mão e pode ser bem na hora de um Subidão e o carro vai voltar descontrolado )
- Som Alto ( musica ) não combina com trilha . vc não ouve o que falam nem os barulhos do ambiente / carro.
- motor falhando, pulando correia, fora de ponto , elétrica ruim e etc etc ...

Tudo isso atrapalha MUITO em trilhas pesadas. ( e outras )

Marcelo Cunha
26/06/2009, 18:05
Pula-macaco no motor e lixa de unha velha da mulher para limpar o platinado que não foi trocado. :shock:

Matheus MG
26/06/2009, 22:39
pq nao pode usar motor OHC com pneus grandes ?
a maioria dos jeeps q eu vi aqui sao com motor OHC e alguns com pneus grandes

valtinho
26/06/2009, 23:25
Aí, absolutamente tosco:
criança no banco da frente, sem chance;sem cinto piorou.
zéquinha em cima das f-75(dá merda na certa)
bloqueio soldado na dianteira, ponta de eixo original e pneu 35" goodsauro ost.
maluco sem um gancho na dianteira. ata na grade!!!
caixa de isopor. vai comprar uma por trilha...
e vem mais por aí.

Alexandre Souto
27/06/2009, 01:06
Ola pessoal, quando pensei em montar um Rural, ja planejava algumas coisinhas:

-Bons pontos de ancoragem e um bom guincho pra puxar o peso do carro.
-Maior autonomia, busquei isso com 2 galoes de 20L, mas ainda penso em um tanque maior...
-Eu tinha um V6 4.2, preferi trocar pelo V8 pois nao tem injecao eletronica e estas vi@d@gens... :mrgreen: Menos quebra em trilha pesada.
-Bloqueio indispensavel
-Bancos conha com cintos 4 pontos e capacete para todos os ocupantes!
-Gaiola interna ou externa.
-Cambio AUTOMATICO 3 ou 4M
-Pneus, o maior que seu eixo aguente girar... :mrgreen:

Galera, hj no Brasil nos temos tecnologia para fazer bons carros para trilha, com custo medio :pensativo: e muita pesquisa, se consegue bons produtos. Temos em maos produtos para fazer um bom carro, dai pra frente eu penso em gaiolas 4x4 ou buggy's com pneus 46", ai ja é rardicóri demais... e por enquanto ta bem caro e pouco acessivel para fazer um treco destes... :pipoca:

Minha Rural foi toda adaptada, mas mesmo assim procurei usar peças recondicionadas (cx transm., radiador, ) ou novas (reservatorios, cabos-de-vela, sistema de freio, arranque e etc... ), confiabilidade no carro para fazer trilha é indispensavel, quando estiver preso na trilha ou passando qualquer tipo de dificuldade (leia-se dando trabalho pra outras pessoas que nao tem nada a ver com seu$ problema$), vai lembrar dakeles $40, $80 ou ate 200 pila ki vc negou pagar, por ser "CARO", mas vc pagaria o dobro para sair daquele aperto... :mrgreen:

Meus "ten cents"...

[]'ss...

rubensx
28/06/2009, 02:13
-Eu tinha um V6 4.2, preferi trocar pelo V8 pois nao tem injecao eletronica e estas vi@d@gens... :mrgreen: Menos quebra em trilha pesada.

Má o que eu li aqui? :putz:

é justamente ao contrário...

nem parece macintosheiro vc rapá!

Alexandre Souto
28/06/2009, 10:38
Má o que eu li aqui? :putz:

é justamente ao contrário...

nem parece macintosheiro vc rapá!

Mas Rubensx,

E sou macintosheiro de mao cheia sim rapá, mas nem sempre o mais evoluido é melhor... :mrgreen:

Sds,
Alexandre

Tio Eddie
28/06/2009, 10:53
Ir para a trilha com aquelas "pequenas" pendências de manutenção, resultantes das últimas trilhas...

Sabe, ah, é só uma coisinha, na volta, depois de lavar a viatura eu arrumo....

rubensx
28/06/2009, 22:38
Mas Rubensx,

E sou macintosheiro de mao cheia sim rapá, mas nem sempre o mais evoluido é melhor... :mrgreen:

Sds,
Alexandre

hehehehe

é proque vc num pegou a inclinação certa que seca a cuba, ou curte mesmo trocar gicleurs eheheheh

brincadeira a parte, injeção nào dá problemas, não tem probelma com água nem travessias, é vedado e de quebra vc tem economia no motor até mesmo no V8, sou obrigado a te convidar a passear com uns jeeps injetados aqui e ver que o bixo é bão

logo mais vou fazer o convite vamos ver se vc vem passear ;-)

Alexandre Souto
28/06/2009, 22:52
hehehehe

é proque vc num pegou a inclinação certa que seca a cuba, ou curte mesmo trocar gicleurs eheheheh

brincadeira a parte, injeção nào dá problemas, não tem probelma com água nem travessias, é vedado e de quebra vc tem economia no motor até mesmo no V8, sou obrigado a te convidar a passear com uns jeeps injetados aqui e ver que o bixo é bão

logo mais vou fazer o convite vamos ver se vc vem passear ;-)

Ola rubensx!!!

Estive pensando durante o dia neste caso, seguinte: Vou ver como o conjunto se comporta, refrigeracao, carburação e transferencia correta de torque e etc... como nao conheco o comportamento do conjunto que irei usar, vou conhecendo e avaliando qual melhora fazer, inclusive o carbura 446 que estou usando é de um mano de BH que me "deu" pq nao ira usar no 292 dele, pq pos injeção. :lol:

Não é um upgrade fora de cogitação, claro que nao, (tem um "tar di quadri" tb) :twisted: mas estou pra ver como vai se comportar. As melhoras sempre sao bem vindas, e os parpites tb!!!!

Abraço e obrigado!!!!

Skull Crusher
29/06/2009, 14:17
Olhems coisas como são

Cabloco aparece na trilha com aquela bendita junta de borracha lonada nas caixas de direção Maverick/Opala...e aparece com ele podre e nenhuma de reserva...:parede:

não se usa esse tipo de união em caixas de direção em viaturas para qualquer tipo de trilha:discordo:...Cruzetas...isso é norma;
Indivíduo é pego na trilha sem guincho, sem bloqueio e com pneus meia-vida:parede:

sem comentários...melhor ser enviado para queimar no mármore do :evil:!

Garra4x4
01/07/2009, 09:58
pq nao pode usar motor OHC com pneus grandes ?
a maioria dos jeeps q eu vi aqui sao com motor OHC e alguns com pneus grandes

Matheus,

Cada um usa o motor que quiser ou achar melhor ... só que existem outras opções melhores para Trilhas PESADAS / pneu Grande.

Abs

Garra4x4
01/07/2009, 10:01
Renan,

Essa junta de borracha ainda vai me atormentar mais vezes.... em trilhas.
90% usa pois é ORIGINAL !

Abs

Haron
16/02/2010, 23:27
Equipamentos de suma impotancia para trilhas pesadas,

-Macaco Hi-lift,

-Parafusos,porcas e arruelas de sobra,

-Peças de reserva(peças que sem ela,o Jeep não anda),

Eu acho que Jeep bom,não precisa ser uma "carroça" em relação á acessorios. Por exemplo,que mal faz,ter conta-giro,SHIFT,uma luz por dentro do Jeep,uma buzina araponga,direção escamoteavél e alguns outros ''acessorios''?

Não pesa nada para o Jeep,não faz mal nenhum e de certa forma vc acaba tendo mais conforto.

Oque é mais importante para você pode entrar numa trilha pesada,é conhecer o seu Jeep. Não adianta você acabar de comprar o Jeep,e entrar numa trilha de alta dificuldade,pois você não sabe quando,oque,como e por quem foi feita a ultima revisão.

Você precisa estar há um bom tempo com o Jeep,para ir fazendo revisões,consertos e acertar o Jeep,para ai sim,entrar numa trilha confiante.

Eu acho que tudo é um planejamento,se no mes de Janeiro eu fiz a revisão dos eixos,por exemplo,eu sei que
estão bons,e terei que revisar daqui á um tempo X...entendem oque quero dizer? Ir eliminando os possiveis problemas.

Lembre-se,Jeep é uma caixinha se surpresa.

Abraços

alessandrohurtado
17/02/2010, 20:29
Acho importante o cara ter suas ferramentas não tem nada pior que o nego ficar perguntando ; quem tem uma chave 14 ? quem tem uma 17 ?
Trilha pesada quebra qualquer carro então leva ferramenta oleo e combustivel de reserva pó !!:concordo: . Outra coisa o nego ficar falando puxa com seu guincho que minha bateria ta miano porra bateria ruim não combina com trilha pesada.:discordo:

Ricardo Passoni
17/02/2010, 22:43
Alessandro e Haron vcs definiram bem o que realmente precisa para ir a uma trilha, e mais gasolina ou o combustivel especifico do carro , não adianta colocar R$ 10,00 de gas e ir pro mato ! e ainda mais levar chave de polegada qdo a medida do carro é mm ! , bom quebrar ate Okm pode ao sair da concessionária , imaginem com mais de 10, 20 , 30 anos de uso sem a devida manutenção , o que digo é que jipes qquer que seja precisa de manutenção PREVENTIVA !
Abraços a todos

Haron
17/02/2010, 23:06
HAHAHA..Ricardo,vc falou de gasolina,e me lembrei de um amigo que sempre anda com agente...o cara tem um OHC 4cc que é gastão pacas,e o cara varias vezes colocou 20 reais de gasolina...uma vez em uma trilha á noite,acabou 2 vezes a gasolina..hahaha..sem contar as outras trilhas que ele ficou sem gasosa..

Mas a amizade que vale mais...e até hoje zoam com ele...

abraços!

Marcelo Cunha
18/02/2010, 16:09
Programa de manutensão preventiva, deve ser montado e seguido.
Concordo com você Haron. :concordo:

Chiari
18/02/2010, 16:37
O tema manutenção preventiva levantado por alguns amigos me fez lembrar um causo.

Tem um Sr muito gente boa, que é mecanico, que faz trilha conosco, e toda vez o benedeto veículo dele quebra, e ai alguem sempre comenta, "não esquenta não que ele é mecanico".

Mas minha dúvida é:

SERÁ QUE É MUITO DIFÍCIL CONSERTAR ESSA JOÇA ANTES DE VIR PRA TRILHA!!!

Quem sempre vai pra trilhas pesadas provelmente já teve problemas de quebras em alguma delas, mas:

Quebra sempre quem nunca faz manutenção!

Abraço a todos.

Ricardo Passoni
18/02/2010, 17:21
Uma vez fiz uma trilha , onde o camarada jurava que tinha alcool no carro, ( era aquela epoca que o alcool custava R$ 0,80 o litro!) e nada da viatura pegar , troca vela, troca cabo e nada, e o tempo ficando preto o céu , bom vamos rebocar rs! , chegando no posto de gasolina , um de nos comprou 2 lts de alcool e colocou no tanque , e não é que pegou ! , o duro e que o cidadão ainda disse que tava so funcionando 3 cilindros :evil:, bom nem preciso dizer mais nada :mrgreen:, mas ......
Abraços

Haron
18/02/2010, 21:20
Programa de manutensão preventiva, deve ser montado e seguido.
Concordo com você Haron. :concordo:

Marcelão,tenho isso como experiencia própria,exemplo.

Comprei o tomatão em março de 2009.Ja faz 11 meses.

De lá até aqui deu os seguintes problemas:

-Cambio

-Carburador

-Embreagem

-Rolamento do eixo

-Garfo da embreagem

Tudo isso foi em ordem.

. O cambio foi o mais problemático de todos.Pois levei em um mecanico barato e perto,porém que não tem experiencia...o cambio foi aberto umas 5 vezes;

. Carburador foi em 3 mecanicos,o mesmo do cambio e um em Osasco,não resolveu.Levei somente o carburador lá em sampa,num velhinho fera em carbura. Em 3 dias ele me deu o carburador.Coloquei no Jeep,enchi a cuba,deu a partida...redondinho o motor.Gastei 3x,sendo que se levasse direto no velhinho,economizaria 2 vezes;

. Embreagem foi na trilha,até ai normal,pois NUNCA tinha mexido na embreagem do Jeep.Coloquei uma recondicionada para não gastar tanto. Começou á patinar.Coloquei uma original e acabou o problema;

. Rolamento do eixo aconteceu porque eu NUNCA tinha aberto o eixo do tomatão,nem sabia qual relação que estava.Troquei somente o rolamento que esta com defeito,pois irei trocar os eixos por outros de rural;

. Garfo da embreagem soltou/quebrou,porque o mecanico que mexeu no cambio,deve ter feito merda.Tanto que colocou o plato da embreagem ao contrario depois que mexeu no cambio...e ele teimava que tinha colocado certo antes de abrir para ver,porque antes estava dando umas ''lixadas'' quando ligava o Jeep.hahaha..é foda!!!

Minha conclusão:

-Levar em mecanico bom,pois o barato sai caro.

-Conhecer o Jeep,oque ja foi feito nele,saber o jeito que anda,e ai sim fazer um calculo de quanto tempo vai durar;

-E principalmente,FAZER MANUTENÇÃO DE TEMPOS EM TEMPOS PARA NÃO TER SURPRESA!!!!!!!!!!!

acho que é isso!

abraços!:mrgreen:

Marcelo Cunha
19/02/2010, 14:14
Marcelão,tenho isso como experiencia própria,exemplo.

Comprei o tomatão em março de 2009.Ja faz 11 meses.

De lá até aqui deu os seguintes problemas:

-Cambio

-Carburador

-Embreagem

-Rolamento do eixo

-Garfo da embreagem

Tudo isso foi em ordem.

. O cambio foi o mais problemático de todos.Pois levei em um mecanico barato e perto,porém que não tem experiencia...o cambio foi aberto umas 5 vezes;

. Carburador foi em 3 mecanicos,o mesmo do cambio e um em Osasco,não resolveu.Levei somente o carburador lá em sampa,num velhinho fera em carbura. Em 3 dias ele me deu o carburador.Coloquei no Jeep,enchi a cuba,deu a partida...redondinho o motor.Gastei 3x,sendo que se levasse direto no velhinho,economizaria 2 vezes;

. Embreagem foi na trilha,até ai normal,pois NUNCA tinha mexido na embreagem do Jeep.Coloquei uma recondicionada para não gastar tanto. Começou á patinar.Coloquei uma original e acabou o problema;

. Rolamento do eixo aconteceu porque eu NUNCA tinha aberto o eixo do tomatão,nem sabia qual relação que estava.Troquei somente o rolamento que esta com defeito,pois irei trocar os eixos por outros de rural;

. Garfo da embreagem soltou/quebrou,porque o mecanico que mexeu no cambio,deve ter feito merda.Tanto que colocou o plato da embreagem ao contrario depois que mexeu no cambio...e ele teimava que tinha colocado certo antes de abrir para ver,porque antes estava dando umas ''lixadas'' quando ligava o Jeep.hahaha..é foda!!!

Minha conclusão:

-Levar em mecanico bom,pois o barato sai caro.

-Conhecer o Jeep,oque ja foi feito nele,saber o jeito que anda,e ai sim fazer um calculo de quanto tempo vai durar;

-E principalmente,FAZER MANUTENÇÃO DE TEMPOS EM TEMPOS PARA NÃO TER SURPRESA!!!!!!!!!!!

acho que é isso!

abraços!:mrgreen:

Haron :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Diminui riscos e dores de cabeça.

alessandrohurtado
19/02/2010, 14:32
Na minha opinião a manutenção depende muito da frequencia que trilhas pesadas são feitas.Não adianta o cara gastar os tubos na primeira e unica manutenção preventiva e depois todo final de semana trilha forte,não é porque trocou pastilha uma vez que ela aguenta um ano de trilha com lama.Trocou a embreagem e fritou na primeira trilha,não aguenta outra tem que trocar de novo.:putz:E porai vai . trocou o oleo mergulhou no rio e entrou agua troca de novo.E continuo ha acreditar mesmo com a preventiva em dia
TRILHA PESADE QUEBRA CARRO!!!!:cry::cry: uma hora ou outra..

Haron
19/02/2010, 15:10
Marcelo,é isso ai!!!

Alessandro,é oque eu disse: " -Conhecer o Jeep,oque ja foi feito nele,saber o jeito que anda,e ai sim fazer um calculo de quanto tempo vai durar "

Trilha pesada quebra o carro sim,dependendo do jeito de dirigir e do jeito que estiver o veiculo.

abraço á todos!

samukanvas
21/02/2010, 23:09
Acho que o principal é conhecer o "fazedô" do jipe. Não se empolgar na hora de largar o jipe na oficina e pesquisar bastante os carros que a oficina fabricou. Se vc deixar seu carro na mão de uma pessoa despreparada existe grande chance de ter problemas.

O fórum é um ótimo local com recursos para se ter uma idéia por cima do que se deve e não se deve fazer. Unindo isso aos trabalhos que a oficina anda fazendo, já se sabe o que esperar :concordo:

Abs

Haron
22/02/2010, 00:27
Hum...sei bem disso.

Quis deixar num """"mecanico""" daqui da cidade...acabei me foden*¨#

LEVEM EM UM MECANICO BOM,MESMO QUE SEJE CARO,PELO AMOR DE DEUS.

alessandrohurtado
22/02/2010, 20:14
Haron concordo plenamente com voce e com o samukanvas;

CARO É FAZER DUAS OU TRES VEZES O MESMO SERVIÇO!:parede::discordo:

Haron
22/02/2010, 20:43
*Parafernálias elétricas pra enfeite (luzinhas, shift light, contagiros, inclinômetro) e outras frescuras de painel

*Capô

*Parabrisa

*mais que 2 bancos

Oloco...vamo fazer trilha de carroça daqui á pouco...

só falta o cavalo pra puxar!

JCJ
22/02/2010, 21:12

*Capô

*Parabrisa

*mais que 2 bancos

Respeito sua opinião !

Mas acho que vc deve rever seus conceitos ! :parede:

[]´s
JCJ

Haron
22/02/2010, 21:20
Digo isso em relação aos itens citados:

*Capô

*Parabrisa

*mais que 2 bancos

Ai eu ja acho que é exageiro..só ver de exemplo o Jeep do rodrigo da garra 4x4. Vai bem demais na trilha,sem ficar depenando!

abraço!

Skull Crusher
22/02/2010, 21:30
..só ver de exemplo o Jeep do rodrigo da garra 4x4. Vai bem demais na trilha,sem ficar depenando!

abraço!

X100

Já andei com o Rodrigo Fonseca (Garra 4x4) e a viatura dele manda bem sem ser depenada...o Sapão também só tem o necessário, sem exageiros...mas mantém o visual dos CJs (grade e paralamas) e ainda tem um "certo"...rs...conforto...rs

[]s

Haron
22/02/2010, 21:43
Né Nãão???

braço!