Ver Versão Completa : Válvula termostática usar ou não?
Paulo Quintal
22/06/2009, 13:17
A minha viatura está sem a válvula termostática, o antigo dono (que comprou uma 2005, e disse que vai tirar também), jura que isso é recomendação da própria LR para lugares quentes... Eu acho que todo motor tem que ter a sua temperatura ideal de utilização, Por isso estou pensando em recolocar a válvula.
Outra coisa, estou com o carro há pouco tempo, nunca vi o termômetro se manifestar, pensei que fosse defeito, mas o cara disse que é assim mesmo, que quando se "exige" mais do motor ele sobe um pouco!
Como saber se o termômetro está marcando certo?
Paulo , sem a válvula , o motor demora a chegar na temperatura ideal (88c) , a consequência é um funcionamento "quadrado" .. e aumento de vibração ..
A válvula serve pra segurar a água dentro do bloco até chegar a essa temperatura , depois fica só regulando a entrada e saída de água refrigerada , por isso a estabilidade do marcador .
Zé Marrara
.. só completanto , se sua viatura tiver realmente sem a válvula , e se o marcador não se manifestar , principalmente em estrada .. deve ter alguma coisa errada !!
Abç
rafaelfernandez
22/06/2009, 19:06
Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.
[]´s
Rafael
henrique wamser
22/06/2009, 20:04
Sem se esquecer do fato que o marcador da defender é meio "inutil", pois uma vez que o marcador passou do meio, provavelmente a junta do cabecote ja foi pro espaço. Isso quando nao leva a tampa do cabecote junto.
[]´s
Rafael
quando a agua "foge", por algum motivo sério, por exemplo estouro de mangueira, realmente o marcador não cumpre com a sua função.mas, se há obstrução no fluxo da agua, acontece fácil no tal do "y" que vem do reservatório de axpansão, por acumulo de sujeira , aí o ponteiro avisa, e já fui testemunha disso.e tambem, se a valvula resolve aprontar, tambem avisa.
abs
Paulo Quintal
22/06/2009, 22:56
Pessoal, primeiro obrigado pela ajuda... E continuando...
A viatura está realmente sem a válvula, o motor foi totalmente refeito a +/- 50 mil km, quando foi trocado também o radiador, o sistema de arrefecimento está ok, com aditivo e principais mangueiras novas.
Entendo perfeitamente a função da válvula termostática, por isso pretendo reinstalá-la, mas como as vezes a prática não anda junto com a teoria, ficou a dúvida de se a retirada da válvula pode de alguma forma evitar o "aquecimento", pois mesmo funcionando corretamente a perda de carga e diminuição do fluxo de água com a válvula são inevitáveis.
Quando ao marcador, a afirmação de que quando ele passa do meio o motor já está indo para o ferro é real? Ele marca errado? Só marca errado quando acaba a água? Tem alguma solução?
Outra coisa, o antigo dono (e meu amigo) parece ter trauma de aquecimento, instalou um sensor que alarma quando o nível de água abaixa indevidamente, mas nunca viu funcionar, caso eu drene propositalmente a água dá para testar isso sem problemas? Para reabastecer tem algum procedimento especial tipo abrir algum vent ou encher por outro ponto senão o reservatório de expansão?
Paulo Quintal
22/06/2009, 23:03
Henrique, por coincidência esse amigo meu está aí (22/06) em Curitiba, negociando uma 110 2005, verde com bancos de Scénic, guincho etc... Parece estar muito nova, vc conhece essa viatura?
henrique wamser
23/06/2009, 11:04
olá, Paulo
com certeza , já devo ter visto por aí , mas não me ocorre agora de quem seja...
abs
Henrique
Pessoal, primeiro obrigado pela ajuda... E continuando...
A viatura está realmente sem a válvula, o motor foi totalmente refeito a +/- 50 mil km, quando foi trocado também o radiador, o sistema de arrefecimento está ok, com aditivo e principais mangueiras novas.
Entendo perfeitamente a função da válvula termostática, por isso pretendo reinstalá-la, mas como as vezes a prática não anda junto com a teoria, ficou a dúvida de se a retirada da válvula pode de alguma forma evitar o "aquecimento", pois mesmo funcionando corretamente a perda de carga e diminuição do fluxo de água com a válvula são inevitáveis.
Quando ao marcador, a afirmação de que quando ele passa do meio o motor já está indo para o ferro é real? Ele marca errado? Só marca errado quando acaba a água? Tem alguma solução?
Outra coisa, o antigo dono (e meu amigo) parece ter trauma de aquecimento, instalou um sensor que alarma quando o nível de água abaixa indevidamente, mas nunca viu funcionar, caso eu drene propositalmente a água dá para testar isso sem problemas? Para reabastecer tem algum procedimento especial tipo abrir algum vent ou encher por outro ponto senão o reservatório de expansão?
Paulo,
Funcionar sem a válvula termostática (motor frio) é tão prejudicial como trabalhar com o motor esquentando. A válvula da Defender é igual as da Ranger com motor 2,5, tem estampado o número 88 que significa a temperatura de abertura da mesma. Testa a tua colocando numa panela com água a 100 °C para ver se está abrindo.
O indicador de temperatura original é ruim, compra um bom e coloca o sensor no lugar do bujão que está do lado da válvula, aproveita e troca o outro bujão de plástico do radiador por um de metal.
Para testar o sistema de proteção do nível do vaso de expansão, com o motor frio retira a tampa e faz sifão do fluido num balde limpo até descobrir o sensor. Coloca a tampa e liga o carro por pouco tempo, deve tocar o alarme. Desliga o carro e retorna o fluido para o vaso.
bom .. se a válvula abre a partir de 88 c , e fecha quando diminui a temperatura , entende-se que essa é a temperatura ideal de funcionamento !!
O motor não foi projetado pra trabalhar frio !
No teste da panela , a vávula tem que tá completamente aberta antes da água ferver , caso contrário a coitadinha tá condenada.
Quanto ao indicador de temperatura , concordo com o Hugo :concordo: .. tem alguns modelos com números , que podem facilitar o monitoramento .
p.s.: a válvula é bem barata , e de fácil subistituição .. vale a pena trocar com certa frequência .
Paulo Quintal
23/06/2009, 22:52
bom .. se a válvula abre a partir de 88 c , e fecha quando diminui a temperatura , entende-se que essa é a temperatura ideal de funcionamento !!
O motor não foi projetado pra trabalhar frio !
No teste da panela , a vávula tem que tá completamente aberta antes da água ferver , caso contrário a coitadinha tá condenada.
Quanto ao indicador de temperatura , concordo com o Hugo :concordo: .. tem alguns modelos com números , que podem facilitar o monitoramento .
p.s.: a válvula é bem barata , e de fácil subistituição .. vale a pena trocar com certa frequência .
Ok, devo instalar uma nova válvula amanhã depois de testá-la na panela! O bujão já foi trocado por um de metal !
Agora quanto a instrumentos, o termômetro sugerido se encaixa no lugar do original? Poderiam me recomendar uma marca e modelo já testados e aprovados?
Obrigado pelas dicas !!!
Ok, devo instalar uma nova válvula amanhã depois de testá-la na panela! O bujão já foi trocado por um de metal !
Agora quanto a instrumentos, o termômetro sugerido se encaixa no lugar do original? Poderiam me recomendar uma marca e modelo já testados e aprovados?
Obrigado pelas dicas !!!
Tem dois bujões, um no radiador e outro na parte superior do alojamento da termostática, a minha sugestão é retirar este último e colocar um adaptador para o novo sensor do segundo medidor de temperatura, deixa o original no lugar.
Zé Renato
24/06/2009, 10:44
Vai ai a minha opinião sobre essa válvula, para o Norte e Nordeste em especial! :mrgreen:
Isso vale pra qualquer motor, Diesel , Gasolina ou Alcool.
A função básica da TV, como todos sabem é, aquecimento mais rápido e logicamente econômia de combustivel. Acontece que essa tal TV, é responsavel pela maioria dos motores batidos. Quando ela funciona bem cumprindo seu papel é otima. No entanto em veículos com mais de 50.000km ela já costuma apresentar defeito, travando. O resultado é motor fervendo sem motivo algúm, quando menos se espera o ponteiro já bateu lá em cima, e o preju ta feito.Eu não uso em nenhum motor, arranco fora antes do estrago está feito.Depois de ter várias vezes superaquecimento por travamento da mesma, resolvi tirar logo.Talvez no sul do país ela seja bem necessária justificando o risco que se corre ao usá-la, mas no N e NE é absolutamente desnecessária.:pipoca:
Vai ai a minha opinião sobre essa válvula, para o Norte e Nordeste em especial! :mrgreen:
Isso vale pra qualquer motor, Diesel , Gasolina ou Alcool.
A função básica da TV, como todos sabem é, aquecimento mais rápido e logicamente econômia de combustivel. Acontece que essa tal TV, é responsavel pela maioria dos motores batidos. Quando ela funciona bem cumprindo seu papel é otima. No entanto em veículos com mais de 50.000km ela já costuma apresentar defeito, travando. O resultado é motor fervendo sem motivo algúm, quando menos se espera o ponteiro já bateu lá em cima, e o preju ta feito.Eu não uso em nenhum motor, arranco fora antes do estrago está feito.Depois de ter várias vezes superaquecimento por travamento da mesma, resolvi tirar logo.Talvez no sul do país ela seja bem necessária justificando o risco que se corre ao usá-la, mas no N e NE é absolutamente desnecessária.:pipoca:
Zé Renato,
Numa Defender se circular numa região como a que você mora sem a válvula termostática, no trânsito urbano a temperatura do motor trabalhará abaixo da normal e na estrada não terá problema. Devemos utilizar válvulas originais e dirigir atentos ao indicador de termperatura ou instalar sistema com alarmes para que quando a temperatura subir acima do limite fixado desligar o motor.
_portela
24/06/2009, 21:44
Com mais de 50.000km, mais precisamente 60.000km já é hora de trocar o fluido de arrefecimento e aí já dá para aproveitar o embalo e trocar a termostática e a bomba d'água preventivamente.
O investimento é mínimo e a tranquilidade máxima.
As duas juntas não somam R$150,00 em 3 anos ou 60.000km.
Abs.,
Anexo umas fotos:
-Foto 1:Teste de apertura no caneco da válvula original e da comprada na Ford.
-Foto 2:Válvula original com o 88 estampado (na parte apoiada na pedra).
-Foto 3:As duas válvulas,a mais escura é a original e está no carro até agora (150.000 km).
Alexandre henrique Costa
25/06/2009, 10:38
Anexo umas fotos:
-Foto 1:Teste de apertura no caneco da válvula original e da comprada na Ford.
-Foto 2:Válvula original com o 88 estampado (na parte apoiada na pedra).
-Foto 3:As duas válvulas,a mais escura é a original e está no carro até agora (150.000 km).
Pessoal ,
aqui no rj aonde posso encontrar esse sensor ? estava correndo atras que me falaram do vectra ( para o reservatorio de expansão) mas nao encontro , o do omega e bem curto ...
[]'s evitando o preju..
alexandre
Pessoal ,
aqui no rj aonde posso encontrar esse sensor ? estava correndo atras que me falaram do vectra ( para o reservatorio de expansão) mas nao encontro , o do omega e bem curto ...
[]'s evitando o preju..
alexandre
Henrique, eu instalei um vendido pelo SUKYS, que além do sensor de nível do reservatório de expansão, tem mais 4 ou 5 leituras, no valor do equipamento total de 380 pratas, acho mais negócio que instalar o do vectra.
[]
Jorge "Lothar"
Alexandre henrique Costa
25/06/2009, 17:18
Henrique, eu instalei um vendido pelo SUKYS, que além do sensor de nível do reservatório de expansão, tem mais 4 ou 5 leituras, no valor do equipamento total de 380 pratas, acho mais negócio que instalar o do vectra.
[]
Jorge "Lothar"
Lothar,
Você poderia me passar o tel dele , estava querendo instalar o quanto antes !!
[]'ss
ascherer74
25/06/2009, 18:24
[]
Jorge "Lothar"
Também instalei o do Sukys, e sinaliza além do nível de água, a temperatura do motor, carga da bateria, pressão do óleo e alternador.
ascherer74
25/06/2009, 18:26
Lothar,
Você poderia me passar o tel dele , estava querendo instalar o quanto antes !!
[]'ss
http://www.sukys.com.br/ (http://www.sukys.com.br/)
Obrigado pelas dicas !!!
Uso da Cronomac .. até hoje não tive problemas .
A medida é padrão , só "substituir"
www.cronomac.com.br (http://www.cronomac.com.br)
Abraço ,
Zé Marrara
[]
Jorge "Lothar"
Alguém sabe se esse sensor trabalha em conjunto com os originais , ou são sistemas independentes ?? (fiação , cebolinhas , etc..):pensativo::pensativo::pensativo:
:concordo:,
Zé
Alguém sabe se esse sensor trabalha em conjunto com os originais , ou são sistemas independentes ?? (fiação , cebolinhas , etc..):pensativo::pensativo::pensativo:
:concordo:,
Zé
Os sistemas são instalados junto aos sensores já existentes, atuando como alarme. O sensor do alternador é ligado no w. Já o do nível do reservatório de água é, obviamente, indepedente, já que o defender não possui nenhum sensor.
Meu maior medo era o vazamento de água do reservatório. Logo após a instalação eu vi como funciona já que houve um vazamento de água pelo sistema de aquecimento e o dispositivo funcionou perfeitamente.
Paulo Quintal
28/06/2009, 07:38
Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?
Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:
1- Motor tem sim a temperatura certa de trabalho (válvula nele)
2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".
Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!
Os sistemas são instalados junto aos sensores já existentes, atuando como alarme. O sensor do alternador é ligado no w. Já o do nível do reservatório de água é, obviamente, indepedente, já que o defender não possui nenhum sensor.
Meu maior medo era o vazamento de água do reservatório. Logo após a instalação eu vi como funciona já que houve um vazamento de água pelo sistema de aquecimento e o dispositivo funcionou perfeitamente.
Valeu Lothar :concordo: , é que tô na dúvida entre esse do Sukys, e um outro que só tem o alarme ..
Quanto ao sistema de aquecimento , é muito simples desastivar , e evitar esse tipo de incidente !!
Abraço
Pessoal, valeu pelas dicas! Instalei a válvula termostática, agora marcador de temperatura passou a "indicar", ele fica um pouco abaixo do meio, como não tem referencia numérica, está certo? A posição é essa mesma?
Minha viatura foi de um amigo de Natal, e após umas latinhas e muita conversa tendo como base a dicas do fórum e a experiência de dos caras de lá, cheguei a seguinte conclusão:
2- Motor frio sofre tanto quanto o quente demais, isso todos sabemos na teoria, mas sabemos o QUANTO?
3- A maioria de nós (eu acho) usa a Land leve, com poucos passageiros e para trilhas leves e passeios com a família (meu perfil), já pensaram e um Land com 9 adultos, na mão de motorista fazendo grandes percursos em AREIA? Nesse caso talvez qualquer forma otimizar a refrigeração seja positivo, pois mesmo com a válvula aberta (e funcionando bem) ela certamente causará uma restrição no fluxo...
4- Acho que não tem resposta exata, depende um da utilização da viatura, no caso do NORDESTE e quando utilizada de forma EXTREMA, talvez o motor "frio" mesmo que um pouco prejudicial quando rodando na cidade, não seja tão relevante em relação a possibilidade de superaquecimento na "lotada".
Fico por aqui! E com a válvula! Mais para frente instalarei um conta-giros e um termômetro da Cromac!
Paulo,
Em Janeiro faço o teste carregando nove entre Grussai e Farol, no bar do "Pica Fumo" depois de umas ... te falo da temperatura.
:palmas::palmas::palmas: .. isso ai amigo ! cuidar bem agora , e deixar inteirona p/ filhos e netos !!
Só uma dica pra rapaziada em relação ao tema do tópico .. esse procedimento de andar sem a válvula , é interessante na hora de lavar o sistema de arrefecimento , já que o fluxo de água fica contínuo :
É só tirar a válvula , colocar produto específico na água , rodar uma semaninha sem válvula, colocar válvula nova , água nova , aditivo novo e pronto (ufa!!):concordo:
Abraço,
Zé Marrara
Flavio Junges Pereira
28/06/2009, 20:06
Amigo Paulo:
A válvula termostática deve ser usada em qualquer veículo, visto que a temperatura do motor estando estável, reduz o desgaste dos componentes do mesmo. Um motor trabalhando frio é tão prejudicial como trabalhando aquecido. Já vi caso de um jogo de anéis não passar dos 17.000 km, pela ausencia da válvula, estavam (os anéis) tão finos que pareciam agulhas, e a folga de todo motor era como se tivesse rodado dezenas de milhares de km. Não conheço a Land, mas com certeza se há um local para colocar a mesma, ela deverá estar lá. A abertura da válvula é suficiente para a refrigeração do motor em qualquer circunstancia, a menos que tenha algo errado com a refrigeração do mesmo, ou por um erro de engenharia a mesma não seja suficientemente adequada para o clima em que se encontra.
Paulo Quintal
29/06/2009, 14:13
Flavio, concordo com vc em grau e genero, tanto que reinstalei a minha!
nogueiramc
06/07/2009, 20:26
Posso responder a uma duvida que existe ai no topico
Eu tenho alem do relogio do painel um termometro bem na valvula termoestatica que acompanho atemperatura da carcaça bem proxima a tampa do cabeçote . Minha Land trabalha normalmente na estrada de chao a uma vel. media de 80km/h por volta de 50 a 60o . No asfalto , no pau a 120km/h media chega a 70o a 80o . Na primeia situacao o ponteiro da temp. esta a 1/3 do max , e na 2a situacao esta um pouco abaixo da metade . Realmente quando encosta nos 80o a temp , ela rapidamente volta a 65o (é a hora que abre a valvula termoestatica) .
Ah outra coisa , sempre que trocar a agua do sistema , deve sangrar pelo bujao (tampa localizada na carcaça do motor) senao o sistema fica com ar e superaquece . Nao seesquecam que no motor HS2.5 o oleo do motor tbem é refrigerado pelo radiador , portanto faltou agua ....fodeu
Paulo Quintal
07/07/2009, 12:36
Paulo,
Em Janeiro faço o teste carregando nove entre Grussai e Farol, no bar do "Pica Fumo" depois de umas ... te falo da temperatura.
Hugo, eu ia fazer esse percurso na semana passada mas não deu! Quando passar por aqui, caso queira compania para umas "latinhas" e/ou o passeio, é só falar!
Um Abraço!
Hugo, eu ia fazer esse percurso na semana passada mas não deu! Quando passar por aqui, caso queira compania para umas "latinhas" e/ou o passeio, é só falar!
Um Abraço!
Paulo,
Em Janeiro nos vemos.
Posso responder a uma duvida que existe ai no topico
Eu tenho alem do relogio do painel um termometro bem na valvula termoestatica que acompanho atemperatura da carcaça bem proxima a tampa do cabeçote . Minha Land trabalha normalmente na estrada de chao a uma vel. media de 80km/h por volta de 50 a 60o . No asfalto , no pau a 120km/h media chega a 70o a 80o . Na primeia situacao o ponteiro da temp. esta a 1/3 do max , e na 2a situacao esta um pouco abaixo da metade . Realmente quando encosta nos 80o a temp , ela rapidamente volta a 65o (é a hora que abre a valvula termoestatica) .
Ah outra coisa , sempre que trocar a agua do sistema , deve sangrar pelo bujao (tampa localizada na carcaça do motor) senao o sistema fica com ar e superaquece . Nao seesquecam que no motor HS2.5 o oleo do motor tbem é refrigerado pelo radiador , portanto faltou agua ....fodeu
Nogueiramc,
Também tenho um indicador de temperatura com o bulbo no local bujão da válvula termostática (ver foto), a temperatura indicada observada está entre 83-92°, segundo o fabricante deve estar entre 86-102 °C (ver folha anexa).
Quando colocamos o fluido do radiador devemos retirar dois (02) bujões, um é o do corpo da válvula termostática e o outro o do radiador, assim que este último completar o nível colocar o bujão e continuamos a encher como fluido até sair pelo outro orifício aberto. Estes dois bujões devem ser metálicos.
Olá para vocês,
Fiquei com duas dúvidas :
a) para o novo sensor instalado vocês colocaram novo relógio no painel ou aproveitaram o original ?
b) para a colocação do novo sensor vocês eliminaram a válvula termostática ou estão em pontos diferentes ?
Abç,
mg
Olá para vocês,
Fiquei com duas dúvidas :
a) para o novo sensor instalado vocês colocaram novo relógio no painel ou aproveitaram o original ?
b) para a colocação do novo sensor vocês eliminaram a válvula termostática ou estão em pontos diferentes ?
Abç,
mg
mgalvao,
O novo sensor está ligado no painel Madman, o original continua como assim também a válvula termostática, o segundo sensor fica como está na foto na parte superior e o sensor original na parte inferior, os dois antes da sede da v.t..
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 04:33
ja vi que o assunto foi amplamente discutido, mas deixo minha contribuição... dizia o saudoso engenheiro amaral gurgel que peça que não entra no carro não quebra... entretanto, há de se observar que se uma peça existe, não é adequado simplesmente descartá-la, principalmente componentes mecânicos, estruturais ou de segurança...
senhor moderador -> apagar esta mensagem, porfa. não consigo achar como faze-lo
thiagoduarte
08/01/2010, 16:09
Bom começo de ano a todos!!
Alguem sabe onde encontro o painel Madman?
Vespasiano Rubim
12/01/2010, 15:16
Aproveitando a ocasiao, gostaria de saber se algum colega que já possui a New Defender saberia informar se agora o reservatorio de agua dela já vem com o tal sensor e se finalmente o alternador original (magnetti marelli que é uma porcaria) foi substituido por um mais confiavel . Abraço.:?:
Henrique José de Souza
24/04/2010, 19:27
Olá,
Comprei uma Defender 110/98, estou querendo instalar um sensor de temperatua, vc poderia me ajudar?
No aguardo, um abraço.
rafaelfernandez
25/04/2010, 10:56
Olá,
Comprei uma Defender 110/98, estou querendo instalar um sensor de temperatua, vc poderia me ajudar?
No aguardo, um abraço.
Fale Henrique,
Tudo bem!?
Existem varios sensores no mercado. Entre eles o do Kroeger e o do Sukys. Da uma pesquisada aqui mesmo no forum que tem bastante informação sobre esses 2. Dai voce pode decidir qual voce acha melhor.
Eu possuo o do Kroeger instalado, que é mais simples que o do Sukys, é o mesmo ja me salvou o motor 2 vezes. Acho um item muito importante para os Defenders.
Tem tambem o MADMAN que é um sistema de monitoramento bem mais completo. Porem é importado e bem mais caro que as opçoes nacionais.
[]´s
Rafael
Denilsom
30/04/2014, 10:28
Reativando um topico antigo para tirar uma duvida, lendo os posts vi o pessoal dizendo que a valvula termostatica da Defender 110 ser a mesma dos motores maxiom da ranger s10, gostaria de saber qual ano? pois tenho uma 96 300 TDI que o mecanico diz não ser a mesma pois to precisando comprar uma alguem sabe me dizer algo ? grato
nicksalgado
30/04/2014, 14:00
Vou te responder meio ao contrário.
Eu tinha uma S-10 Blazer com motor Maxxion, e como não achava a válvula dela, comprei e coloquei uma da Defender.
NÃO FUNCIONOU.
Pelo que lembro de ter pesquisado na época, as temperaturas de abertura e fechamento da válvula são diferentes nos dois motores, apesar de fisicamente elas serem aparentemente iguais !
Uma abraço,
Nelson Defender 110
30/04/2014, 17:08
Reativando um topico antigo para tirar uma duvida, lendo os posts vi o pessoal dizendo que a valvula termostatica da Defender 110 ser a mesma dos motores maxiom da ranger s10, gostaria de saber qual ano? pois tenho uma 96 300 TDI que o mecanico diz não ser a mesma pois to precisando comprar uma alguem sabe me dizer algo ? grato
Denilson,
recentemente troquei a minha valvula termostática e comprei no revendedor autorizado da MWM. Meu carro 300 TDi 96/97. Esta funcionando normalmente.
Procure no site www.mwm.com.br (http://www.mwm.com.br) onde tem uma loja perto da sua casa.
A maioria das peças do 300 TDi vc vai achar lá.
Boa sorte.
Denilsom
30/04/2014, 20:34
Obrigado Nelson e Nick salgado vou ver aqui em Bh tem uma autorizada da MWM , eu ja comprei uma valvula para o motor da Minha Rural que foi de uma S10 maxiom 99 agora adquiri uma Defender 96 vou se encontro to achando que gosto de problema com dois Maxiom parecidos. Rsss
carlosth
30/04/2014, 20:55
Obrigado Nelson e Nick salgado vou ver aqui em Bh tem uma autorizada da MWM , eu ja comprei uma valvula para o motor da Minha Rural que foi de uma S10 maxiom 99 agora adquiri uma Defender 96 vou se encontro to achando que gosto de problema com dois Maxiom parecidos. Rsss
Denilson,
aqui em BH tem revendedora MWM sim. Seu nome é Refordiesel e seu telefone é (31) 3353-1257.
Geralmente encontro peças lá, se não tiver, só terranova mesmo!
Vou te responder meio ao contrário.
Eu tinha uma S-10 Blazer com motor Maxxion, e como não achava a válvula dela, comprei e coloquei uma da Defender.
NÃO FUNCIONOU.
Pelo que lembro de ter pesquisado na época, as temperaturas de abertura e fechamento da válvula são diferentes nos dois motores, apesar de fisicamente elas serem aparentemente iguais !
Uma abraço,
São iguais, a temperatura de abertura está estampada na v.t., é 88°C. Comprei na concessionária Ford, os funcionários entendem melhor se falar que é para o motor 2.5.
Anexo foto da caixa comprada na concessionária Ford e das duas, Land Rover e Ford.
Alessandro Lira Perez
07/05/2014, 09:41
São iguais, a temperatura de abertura está estampada na v.t., é 88°C. Comprei na concessionária Ford, os funcionários entendem melhor se falar que é para o motor 2.5.
Anexo foto da caixa comprada na concessionária Ford e das duas, Land Rover e Ford.
Bom dia amigos jipeiros!
Vamos ajudar os iniciantes!Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Dei uma boa lida em todo o tópico e gostaria de saber dos amigos o passo a passo para a traca da válvula termostática e o procedimento para não ficar com ar no sistema? Desde de já agradeço pela atenção.
Alessandro
1 - Transferir, fazendo sifão desde o depósito de expansão para um balde limpo, parte do fluido de arrefecimento e guardar para repor após o término da troca da válvula.
2 - Retirar o bujão da caixa da válvula termostática e o bujão da parte superior do radiador.
3 - Desengatar duas mangueiras, uma ligada no cotovelo e outra pequena ligada na caixa da válvula termostática.
4 - Retirar o cotovelo sacando os dois parafusos que o seguram.
5 - Retirar a válvula termostática.
6 - Testar as duas válvulas mergulhadas num caneco com água, tem que abrir entre 85 °C - 89 ºC.
7 - Colocar a válvula termostática nova com o furo/esferinha para acima.
8 - Montar o cotovelo e as mangueiras.
9 - Retornar o fluido pelo depósito de expansão, quando encher o radiador colocar o bujão do mesmo, continuar colocando até sair pela caixa da válvula termostática, colocar o bujão.
10 - Verificar o nível, completar se necessário.
11 - Andar com o carro, deixar esfriar e verificar o nível novamente.