Ver Versão Completa : Melhorando motor Sportage 2001 dieesel
artur r. fleck
22/06/2009, 10:37
Recebi recentemente(meio contrariado a princípio) em um negócio uma Sportage 2001 a diesel. Utilizei o carro em alguns passeios e o pessoal gostou bastante. Além disso, eventualmente tenho de trafegar por regiões que tem alguma dificuldade de acesso, e o carro parece ter boa capacidade. O fato porém é que achei o motor muito fraco, inclusive perigoso em viagens em estradas de pista simpes, com o carro carregado.
Pergunto aos mais experientes com o modelo:
1- existe receita confiável para melhoria de torque(principalmente ) e potência desse motor;
2- conheci dois proprietários do modelo, com quilometragem acima de 400 mil Km, que elogiaram muito a confiabilidade e durabilidade do modelo. Mencionaram também o custo de reforma de motor como sendo muito razoável. Seriam duas exceções, ou se pode dizer que é um padrão do modelo?
DouglasMac
28/06/2009, 21:17
Olá Arthur. Pode confiar nos SPT 2001 TDI, seguinte: só não deixar o giro cair que vai bem e mesmo pesado, chama a botina que o bichin é robusto.
Se não sabe vou contar: anda mais que as antigas Ranger 2.5, L-200, S-10 2.5 e as antigas SW4. Não altere nada no SPT, se a sua tá lacrada, fica assim msm e confia nela, giro na casa dos 3.000RPM e tchau!!
Não se esqueça de usar nas partidas a frio o avanço, (aquele botão redondo ao lado do puxador do capô), trocar filtro de ar e diesel, isso altera muito o consumo e potencia. Correias e fitros de óleo (2) sempre em ordem para não ter problemas com o motor.
Se ajudei!! Um abraço.
Aproveitando este tópico para melhorar a spt tdi, é verdadeira a sugestão de abastecer a viatura com querosene e diesel, na proporção 1 para 4, para lubrificar turbina?
Causou-me estranheza esta informação, pois a turbina está vinculada à entrada de ar na admissão, e não de combustível.
O que sei é que a querosene aumenta o rendimento da queima, limpando residuos tb.
Qto a turbina, ela tem lubrificação do carter...nada a ver.
DouglasMac
29/06/2009, 20:18
Caros amigos, como já comentei, nada de "invenção" faz bem, essa de querosene, vamos pensar: no diesel existem componentes com a função de também lubrificar a camisa e manter o grau de temperatura na camara de explosão, ao adicionar querosene toda essa receita foi "prusacu".
Para o SPT TDI, estamos falando de uma viatura 2.0 que ganha potencia forçada por turbo, intercooler e ponto adiantado na bomba diesel, então pior ainda.
O NAVA, comenta extamente o erro de quem indicou ao GLAICON para misturar 1 para 4, olhem atrás do alternador tem uma bomba acoplada e ligado por uma mangueira, é por alí que ocorre a lubrificação da turbina, que aliás, nas SPT não é comun apresentar problemas. Isso até poderia funcionar para as antigas viaturas a diesel, como Bandeirantes, D-10 e etc.
Então, dei meu palpite!!
Abraços.
Douglas, Nava, obrigado pela resposta.
Achei difícil mesmo ser verdade tal "alquimia".
Por isso lancei a dúvida, pois as respostas sempre acabam orientando outros que ficam sabendo de algumas "dicas" que, na verdade, para nada servem.
Abraços.
Bem, se esse motor fosse um motor forte, era só aumentar o débito da bomba ou aumentar a pressao do turbo.
Mas pelo que sei, é um motor a gasolina transformado pra diesel. Lembra da saveiro diesel? Então, mais ou menos nesse esquema, ou seja, é fraco de mecânica.
Então, deixa assim mesmo.
cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 01:21
Bem, se esse motor fosse um motor forte, era só aumentar o débito da bomba ou aumentar a pressao do turbo.
Mas pelo que sei, é um motor a gasolina transformado pra diesel. Lembra da saveiro diesel? Então, mais ou menos nesse esquema, ou seja, é fraco de mecânica.
Então, deixa assim mesmo.
tem certeza que esse motor 2.0tdi é um modelo a gasolina adaptado para queimar diesel???
o problema das antigas saveiro diesel era o rotor da bomba d'água, de apenas 60mm, que acaba por não gerar pressão suficiente para evitar a formação de uma bolha de vapor no sistema, que acaba prejudicando a refrigeração... no meu bairro tem um passat diesel, e o dono me disse que o ideal é a bomba ter rotor de 72mm...
MarcSport
12/07/2009, 12:43
Para o SPT TDI, estamos falando de uma viatura 2.0 que ganha potencia forçada por turbo, intercooler e ponto adiantado na bomba diesel, então pior ainda.
Douglas.
Um amigo adiantou o ponto da bomba, o carro ganhou bastante torque em baixa, isso pode trazer problemas ao motor?
DouglasMac
12/07/2009, 19:02
Douglas.
Um amigo adiantou o ponto da bomba, o carro ganhou bastante torque em baixa, isso pode trazer problemas ao motor?
MarcSport, tem de ver! Tem de saber se o seu amigo verificou o ponto original e aumentou mais ainda, ou, estava fora de ponto e ele tenha colocado onde deveria estar.
Passar do ponto de fábrica não é recomendado, temperatura (o sistema vai trabalhar muito mais), durabilidade, (ponto de explosão altera toda a durabilidade do motor).
LAMA!!
MarcSport
12/07/2009, 19:12
MarcSport, tem de ver! Tem de saber se o seu amigo verificou o ponto original e aumentou mais ainda, ou, estava fora de ponto e ele tenha colocado onde deveria estar.
Passar do ponto de fábrica não é recomendado, temperatura (o sistema vai trabalhar muito mais), durabilidade, (ponto de explosão altera toda a durabilidade do motor).
LAMA!!
Ele adiantou em relação ao ponto original, com isso o motor está mais barulhento (castanhando), mas em compensação não falta torque em baixa, consegue sair em segunda em subidas leves...
DouglasMac
12/07/2009, 19:30
tem certeza que esse motor 2.0tdi é um modelo a gasolina adaptado para queimar diesel???
o problema das antigas saveiro diesel era o rotor da bomba d'água, de apenas 60mm, que acaba por não gerar pressão suficiente para evitar a formação de uma bolha de vapor no sistema, que acaba prejudicando a refrigeração... no meu bairro tem um passat diesel, e o dono me disse que o ideal é a bomba ter rotor de 72mm...
:discordo::discordo::discordo:Nava, cRiPpLe. Nada de comparar uma gambitech (Saveiro Diesel) com um motor feito para o SPT.:stop:
1-Nunca existiu Saveiro diesel de fábrica no mercado nacional, era uma adaptação do motor da Kombi diesel (anos difíceis, 1982 a 1984) para a Saveiro, Passat, Santana etc.
2-Não só a polia era aumentada no motor VW, mas uma série de outras Gambitechs erão usadas, inclusive na própria Kombi, que foi um tiro no pé da VW:parede:;
3-Motor diesel VW bom era exportado com 1.900cm3, o usado no Brasil era 1.6 a gasolina do Passat (conhecido por "ferver" fácil) adaptado para diesel (mudavam biela, pistão, juntas, anéis e no cabeçote no lugar da vela entravam as "canetas" dos bicos injetores).
A maioria dos motores gasolina teem uma versão diesel, é assim na maioria das fábricas, aproveitando bloco e etc.
O motor das SPT são muito resistentes e bons, não confundir um carro diesel 4x4, economico, barato e de fácil manutenção com um esportivo.
Vejamos: S10 gasolina 4 cilindros 2008, Ranger 97 2.5 diesel, S10 2.5 98 diesel, L-200 2004 diesel, Tracker (Suzuki de gravata) diesel todos andam o mesmo tanto que as SPT. E quebram muito mais.:palmas:
Onde está o problema? Na arrancada, onde a caixa e diferencial das SPT tem relação mais curta.
Vejam os tópicos de outros 4x4 e vejam que NÓS não temos problemas, eles é que tão ferrados.:dance:
Um abraço.
LAMA!!
DouglasMac
12/07/2009, 19:33
Ele adiantou em relação ao ponto original, com isso o motor está mais barulhento (castanhando), mas em compensação não falta torque em baixa, consegue sair em segunda em subidas leves...
Marcelo, tá vendo.
Ele vai se ferrar com os bicos, elementos e válvulas da bomba, fora a embreagem que vai prusaco.
"Castanhando" são os bicos batendo.
LAMA!!
cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 19:37
diga-se de passagem alguns tracker usam o mesmo motor da sportage tdi...
com el motor adiantado fica com mas fumasa preta por que esta fora de cincronosmo,mas vale que le des mas rotaçao a la bomba e que fique a ponto el motor,ademas la duravilidad do motor es monor
Pescador4x4
30/07/2009, 09:06
Senhores,
Concordo q o 2.0 tdi é um bom motor, porém ele sofre bastante com o diesel ruim e com donos desleixados na troca de óleo...quanto a retífica ser em conta, não concordo, gastar de 7 a 8mil não é um valor em conta, principalmente se levarmos em consideração o valor de venda 26mil (2000/2001)...
Já pensei na possibilidade da troca de motor, quais serião as opções? 2.7 da besta? um mecânico da região disse q cabia...acho q o colega "Nava"
Pescador4x4
30/07/2009, 09:08
Senhores,
Concordo q o 2.0 tdi é um bom motor, porém ele sofre bastante com o diesel ruim e com donos desleixados na troca de óleo...quanto a retífica ser em conta, não concordo, gastar de 7 a 8mil não é um valor em conta, principalmente se levarmos em consideração o valor de venda 26mil (2000/2001)...
Já pensei na possibilidade da troca de motor, quais serião as opções? 2.7 da besta? um mecânico da região disse q cabia...acho q o colega "Nava"
completando...
...o colega "Nava" disse q não cabe, e o motor do peugeot da tracker? 108 cv, podendo chegar a 140 cv com chip, é uma opção?
el motor peugeot diesel que ven en la tracker 2,0, codigo do motor RHZ sistema common rail ,reforme um la semana pasada el cliente gasto so en nel motor, R$ 11,000,00,sem los vicos injetores que sai cada R$ 1500,00,la reforma de um motor mazda 2,0 tdi,nao trocando el cabeçote acredito que gasta R$ 6,000,00,en la reforma total do motor,OBS por lo menos esos preços de porto alegre RS
cRiPpLe_rOoStEr
30/07/2009, 23:32
Concordo q o 2.0 tdi é um bom motor, porém ele sofre bastante com o diesel ruim e com donos desleixados na troca de óleo...
Já pensei na possibilidade da troca de motor, quais serião as opções? 2.7 da besta? um mecânico da região disse q cabia...
realmente a qualidade dos combustíveis e lubrificantes disponíveis no brasil é sofrível, para não dizer coisa pior, e ainda por cima quando o motor não é cuidado adequadamente... quanto à troca de motor, ja pensei no da besta 2.7 e no 1.9 do golf a diesel, que tem versões com turbo e intercooler, algumas com até 130hp...
DouglasMac
31/07/2009, 00:42
Opinião, pitaco:
Alguém aí tá de motor fundido? Pra que mexer em time que tá ganhando.
Olha que quem procura acha sarna pra coçar!!
Mete um motor cheio de cv, como fica a caixa e diferencial?
Não adianta aumentar um e deixar o outro, um vai moer o outro com o tempo.
Tá igual a marido de mulher boa e achando a do vizinho melhor?
LAMA!!
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 02:50
se estiver falando dos motores vw 1.9, tem em várias faixas de potência e torque, e diga-se de passagem o mais importante para a durabilidade do câmbio é o torque máximo que ele opera...
MOTOR ORIGINAL - Potência máxima: 87 cv a 4.000 rpm. Torque máximo: 22 m.kgf a 2.000 rpm.
o motor vw 1.9 sd (aspirado) do gol tem 64hp a 3750rpm e 14kgfm a 1900rpm
o turbo com intercooler no bora mexicano vendido na argentina tem 100hp a 4000rpm e 24kgfm a 1800rpm
detalhe: esses motores 1.9 a diesel são feitos no brasil
Pescador4x4
31/07/2009, 08:46
Opinião, pitaco:
LAMA!!
Quando comprei a minha sport já sabia q o motor não estava 100%(culpa do diesel e dos antigos proprietários com certeza), como sempre fui "noiado" com meus carros resolvi não esperar o motor ir pro saco, fiz a retífica completa...resultado 7 pilas a menos...não conhecia o forum ainda, pois teria tomado outro caminho, provavelmente aguardaria o motor quebrar e trocaria por um ap 2.0 injetado a gasolina. Se fosse optar p/ diesel seria o 2.7 da besta(será q cabe?)...
Quanto a questão de potência...lembrem q a sport a gasolina tem 128cv originais, não seria nada radical...
Para falar a verdade desde que conheci o forum já aproveitei inúmeras dicas, ex. varetei o radiador, aditivo, troquei a ventoinha, silicone nas pastilhas de freio, peito de aço e avm manual a caminho, etc., o melhor de tudo é poder conversar com o mecânico sem parecer mais um otário!!!...kkk
Valeu!
DouglasMac
31/07/2009, 21:13
Crippler, me referia ao motor com 130cv do Golf ou 140cv com chip comentado aí. Por isso disse a respeito de moer.
O motor que vc comenta aspirado do Gol é mais fraco do que o do SPT, então serve, mas...tá fora.:discordo:
O TDI do Bora é muito caro, manutenção impraticável, sem peças no Brasil e o ganho de potencia é pouco para tanto investimento.:discordo:
Não confundir CV com HP, tem diferença aí.
Esses motores são o 2.0 da VW gas. passados para 1.9 e concepção tão antiga quanto o do SPT.
Pitaco, vamos ver a opnião da galera.
LAMA!!
DouglasMac
31/07/2009, 21:18
Pesacdor, blz?
O forum ajuda mesmo, tem muito pitaco e tal.
Inclusive passeando nele, voce vai ver que a caixa e diferencial do SPT a gas é de uma relação diferente do TDI.
LAMA!!
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 21:22
douglas, embora o 1.9 seja bem gambiarrento msm, não é tão difícil achar peças... além das "equivalentes" até as concessionárias conseguem as peças, mas como devido à legislação absurda que temos não são regularmente oferecidas no mercado local pode ser que venham a praticar preços injustos...
DouglasMac
31/07/2009, 21:35
Cripple, rapaz, voce se assusta se pedir um kit para retificar um motor desses, se falar então que é para GOLF e BORA diesel, pronto tá feita a festa com seu cartão de CRUZCREDITO.:dance:
LAMA!!
Pescador4x4
31/07/2009, 21:40
Pesacdor, blz?
O forum ajuda mesmo, tem muito pitaco e tal.
Inclusive passeando nele, voce vai ver que a caixa e diferencial do SPT a gas é de uma relação diferente do TDI.
LAMA!!
Douglas,
então colocar motor a gas em sport diesel não vai prestar? o inverso tb é prejudicial?
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 21:44
Cripple, rapaz, voce se assusta se pedir um kit para retificar um motor desses, se falar então que é para GOLF e BORA diesel, pronto tá feita a festa com seu cartão de CRUZCREDITO.:dance:
LAMA!!
não é à toa que se faz tanta gambiarra... lembra dos motores "misto quente" feitos com cabeçotes para diesel em blocos originalmente a gasolina ou álcool?
DouglasMac
31/07/2009, 23:08
Douglas,
então colocar motor a gas em sport diesel não vai prestar? o inverso tb é prejudicial?
Pescador, qualquer alteração sem os finalmentes vai dar em mer...
Pra que essa mágica toda, vão continuar sendo SPT do mesmo jeito.
Na gangorra pra lá e pra cá, fica tonto a toa!!
LAMA!!
Marcos Vaz
01/08/2009, 00:06
Opinião, pitaco:
LAMA!!
Concordo com o Douglas.
Gente, só mexam se o motor estiver "fudi..." ou se o concerto estiver fora de suas condições, o que foi no meu caso.
Marcos Vaz
01/08/2009, 00:13
Douglas,
Amigos, não conheço a relação da SPT Diesel, acredito que seja mais curta do que as SPT Gas.
Não tenho o que reclamar do meu AP 1.8 carburado, a única coisa que sinto falta é quando piso fundo no acelerador e o carro não dá aquele pulo que dava quando tinha o motor 2.0 16V, mas mesmo assim ela anda e bem.
MarcSport
01/08/2009, 00:55
Amigos, não conheço a relação da SPT Diesel, acredito que seja mais curta do que as SPT Gas.
Não tenho o que reclamar do meu AP 1.8 carburado, a única coisa que sinto falta é quando piso fundo no acelerador e o carro não dá aquele pulo que dava quando tinha o motor 2.0 16V, mas mesmo assim ela anda e bem.
Marcos.
A relação da SPT a diesel é mais longa do que a gasolina.
40:9 nas diesel e 44:9 nas a gasolina.
quando comprei a minha sport já sabia q o motor não estava 100%(culpa do diesel e dos antigos proprietários com certeza), como sempre fui "noiado" com meus carros resolvi não esperar o motor ir pro saco, fiz a retífica completa...resultado 7 pilas a menos...não conhecia o forum ainda, pois teria tomado outro caminho, provavelmente aguardaria o motor quebrar e trocaria por um ap 2.0 injetado a gasolina. Se fosse optar p/ diesel seria o 2.7 da besta(será q cabe?)...
Quanto a questão de potência...lembrem q a sport a gasolina tem 128cv originais, não seria nada radical...
Para falar a verdade desde que conheci o forum já aproveitei inúmeras dicas, ex. Varetei o radiador, aditivo, troquei a ventoinha, silicone nas pastilhas de freio, peito de aço e avm manual a caminho, etc., o melhor de tudo é poder conversar com o mecânico sem parecer mais um otário!!!...kkk
valeu!
prondé que tu vai valente????? Até parece que vai mudar o motor do seu carro...gastasse 7mil agorinha nele...deixa de fazer zuada!!!!
Abraço
jm
DouglasMac
01/08/2009, 18:33
hehehehehe. Tem um colega aqui do forum, que tem uma vizinha, que conhece a tia do primo do "seu" Joaquim verdureiro, amante da sua mãe, que fez um SPT diesel assim:
Motor: MB OM 366 TA - 6 cil - Turbo com aftercooler - 220CV a 1.800rpm;
Caixa: Porsche Carrera Biturbo das 24 horas de Le Mans;
Diferenciais: GM da Hummer H1;:concordo:
Suspensões: Boeing 737-300 com regulagem de pressão hidráulica com controle de altura na cabine.
Ficou jóia!! Teve de por um engate para puxar tudo com a carretinha!!!
LAMA!!
CarlinBC
01/08/2009, 18:39
:odedo:³. KKKKKKK...
Tradução: O dedo ao cubo e estou perdendo o fôlego de tanto rir....
Pescador4x4
01/08/2009, 20:15
prondé que tu vai valente????? Até parece que vai mudar o motor do seu carro...gastasse 7mil agorinha nele...deixa de fazer zuada!!!!
Abraço
jm
João,
Se tu tivesses cuidado melhor da sua ex-Sport, eu não teria conhecido o fórum...valeu!!!
Sim, é bom vc estar bisbilhotando por aqui mesmo...depois q comprar a Ranger, vai precisar das dicas do fórum...kkkkk
Abraço,
Eric.
João,
Se tu tivesses cuidado melhor da sua ex-Sport, eu não teria conhecido o fórum...valeu!!!
Sim, é bom vc estar bisbilhotando por aqui mesmo...depois q comprar a Ranger, vai precisar das dicas do fórum...kkkkk
Abraço,
Eric.
Mago,
deixa de reclamar que tu pegasse só o filé!!!
abraços
jm
DouglasMac
03/08/2009, 20:17
Pescador, mais um te pegou aqui. Essa turma do Maceió tá ficando perto da turma do Sul, em número...já são tres.
LAMA!!
DouglasMac
03/08/2009, 20:21
Ô Carlin, sarou o folego?
Hoje o cara me falou que soldou tudo com MIG, até nisso o kra tá exagerando e "voando" baixo!
Num perde a chance, dá um pitaco pra ele.
LAMA!!
Olá a todos.
Melhorei o meu e funciona muito bem:
Aumentei a taxa de compressão, a Bomba ficou um pouco adiantada, mas está no ponto de origem, coloquei uma mola no turbo para abrir mais cedo, e tirei o catalisador.
O carro consome menos e está impecável. Faixa de rotação de utilização entre as 1250 e 2000 rpm, aguenta súbida e é rápido a subir de regime.
Falta-me uma valvula de descarga do turbo, que chega a atingir 1,6 bar de pressão :oops:, por isso nunca ando "a fundo".
Tenho sempre que andar com o pé a tocar apenas no acelerador para manter a pressão do turbo em valores de fábrica.
Mesmo assim, em utilização em estrada, nunca preciso de reduzir mudança para as súbidas, mesmo só chegando a 0.8 bares.
Recomendo, estas alterações com a válvula de descarga para não estragar nada.
Hoje reboquei um bmw 325 tds, acidentado com uma roda travada, numa subida de 25º, sem acelerar.
Sei que sem estas alterações, o carro não teria força.
Cumprimentos
DouglasMac
05/08/2009, 22:48
Vasco ou Mengo tanto faz, sou Cruzeiro mesmo!:concordo:
Camarada, gostei disso aí, mas conta pra gente:
1-como aumentou a taxa de compressão?
2-colocou o marcador de pressão do turbo auxiliar para medir os bar?
Com tanta pressão de bar na baixa e compressão elevada não vai dar pau em pouco tempo?
Não confundir "buteco de choop" com bar de pressão.:palmas:
Qual o ano e o modelo do seu SPT?
Um abraço e valeu!!
cRiPpLe_rOoStEr
06/08/2009, 14:43
Aumentei a taxa de compressão, a Bomba ficou um pouco adiantada, mas está no ponto de origem, coloquei uma mola no turbo para abrir mais cedo, e tirei o catalisador.
O carro consome menos e está impecável. Faixa de rotação de utilização entre as 1250 e 2000 rpm, aguenta súbida e é rápido a subir de regime.
Falta-me uma valvula de descarga do turbo, que chega a atingir 1,6 bar de pressão :oops:, por isso nunca ando "a fundo".
Tenho sempre que andar com o pé a tocar apenas no acelerador para manter a pressão do turbo em valores de fábrica.
Mesmo assim, em utilização em estrada, nunca preciso de reduzir mudança para as súbidas, mesmo só chegando a 0.8 bares.
Recomendo, estas alterações com a válvula de descarga para não estragar nada.
MOLA no turbo??? tem uma fotografia?
Olá Douglas, tudo isto começou porque o motor teve que levar uma cabeça (cabeçote)nova, e o próprio bloco teve também que ser rectificado.
O Bloco foi rectificado sem tirar os cilindros, ganhando desta forma mais compressão.
Tenho um medidor de pressão do Turbo, que comprei quando coloquei uma mola para o Turbo abrir mais cedo.
De origem, o valor do Turbo ia até 0.8 bar
Com a mola passou para 1.1 bar
Depois de motor rectificado passou para 1.2 bar
Sem Catalizador, passou para 1.6 bar (só lá fui uma vez)
Atenção, o carro não foi ligado à máquina, não sei os valores a que ficou de compressão, e a bomba injectora foi afinada manualmente.
Apenas o Bloco e a cabeça (cabeçote) foram a uma casa especializada.
No fim-de-semana posso por fotos.
Já fiz 2500 kms sem qualquer diferença, excepto não ter que estar a tirar sempre a 5a mudança.
Esqueci dizer o modelo Sportage Tdi do ano 2000
DouglasMac
07/08/2009, 02:07
Ô Vasco, obrigado pela dica. :concordo:
Deve ter ficado um canhão!! SPT TDI canhão...essa é boa!
Não entendí o lance de aumentar a compressão no bloco.
Tem folga na altura da camisa com a cabeça do pistão em PMS, aí voce plainou?
Não seria o cabeçote rebaixado?
Amanhã tô correndo pra saber onde colocar esta mola!! :D
Acho que me basta 1.1, aguardo as fotos por favor!!
LAMA!!
A mola é muito simples, a compressão não fui eu, foi na rectifica que deixaram assim... não sei como explicar de outra forma... mas a mola vale muito a pena para quem tem um medidor da pressão, amanhã é fim de semana, já coloco aqui as fotos.
abraço
Marcos Vaz
07/08/2009, 15:16
Marcos.
A relação da SPT a diesel é mais longa do que a gasolina.
40:9 nas diesel e 44:9 nas a gasolina.
Amigo Marcelo preciso tirar esta dúvida com você.
Você diz que a SPT a gasolina tem a relação mais curta do quê as SPT a diesel, certo?
Então as SPT a gasolina é que tem a relação 40x9 e as diesel tem a relação 44x9, pois a relação 40x9 é mais curta do quê a 44x9.
Concorda? Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
MarcSport
07/08/2009, 16:00
Amigo Marcelo preciso tirar esta dúvida com você.
Você diz que a SPT a gasolina tem a relação mais curta do quê as SPT a diesel, certo?
Então as SPT a gasolina é que tem a relação 40x9 e as diesel tem a relação 44x9, pois a relação 40x9 é mais curta do quê a 44x9.
Concorda? Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
Marcos.
Quanto maior a relação (número) mais curta ela é, no caso das SPT temos:
Diesel: 40:9 = 4,44
Gas: 44:9 = 4,89
A relação da SPT Diesel é mais longa do q da gas.
[]s
Marcos Vaz
07/08/2009, 16:11
Marcos.
Quanto maior a relação (número) mais curta ela é, no caso das SPT temos:
Diesel: 40:9 = 4,44
Gas: 44:9 = 4,89
A relação da SPT Diesel é mais longa do q da gas.
[]s
Desculpe, não entendi este seu cálculo.
No caso da gasolina são 44 dentes na coroa x 9 no pinhão? E o que quer dizer o 4,89?
MarcSport
07/08/2009, 16:36
Desculpe, não entendi este seu cálculo.
No caso da gasolina são 44 dentes na coroa x 9 no pinhão? E o que quer dizer o 4,89?
coroa:44
pinhão: 9
4,89 = 44 dividido por 9
MarcSport
07/08/2009, 17:43
coroa:44
pinhão: 9
4,89 = 44 dividido por 9
Corrigindo, o correto é 43:9 = 4,78 para SPT a gasolina.
Como prometido, cá vão as fotos, tenham cuidado para não meter uma mola demasiado forte... no meu aumentou 0,4 bar de pressão, mas melhor que isso, o turbo passou a entrar com mais vigor a partir das 1500 rpm, ao contrário do que é normal (2000 rpm). reparem na mola cinza prata que puxa a válvula do turbo.
E um tubo directo no lugar do catalisador... não tirem o silenciador senão fica tipo trator agricola.
DouglasMac
08/08/2009, 17:10
Vasco, obrigado pela atenção e das dicas.:concordo:
Ainda não tive tempo, mas já tenho a mola (sucata).
LAMA!!
Vasco, obrigado pela atenção e das dicas.:concordo:
Ainda não tive tempo, mas já tenho a mola (sucata).
LAMA!!
Douglas,
Olha o que entendi dissu tudo:
تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء ه
الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا
وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج
الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل سنوات، بينما
يعين عنتخاباتضو من مجلس ا الشعب أيضاً. رئيس الوزراء :grin:
Só mesmo quem tem uma sportage tdi é que pode entender a colocação da mola, outra coisa muito importante é tapar a válvula EGR que reutiliza os gases do motor e só entope tudo com carvão... quem não percebe e quer perceber, que explique o que não percebe:|
A EGR, tal como a mola e o catalisador, é uma operação bastante simples.
Só mesmo quem tem uma sportage tdi é que pode entender a colocação da mola, outra coisa muito importante é tapar a válvula EGR que reutiliza os gases do motor e só entope tudo com carvão... quem não percebe e quer perceber, que explique o que não percebe:|
A EGR, tal como a mola e o catalisador, é uma operação bastante simples.
Vasco,
É que sou mesmo burro!! vou pedir ajuda aos meus mestres aqui de BH.
E se der certo é lógico que vou implementar. Grato.
Fica sabendo, que qualquer ajuda é só contar aqui!!! :concordo:
Eu também não sou exemplo de inteligência em mecanica, mas desta deu muito certo!!!:dance:
Como prometido, cá vão as fotos, tenham cuidado para não meter uma mola demasiado forte... no meu aumentou 0,4 bar de pressão, mas melhor que isso, o turbo passou a entrar com mais vigor a partir das 1500 rpm, ao contrário do que é normal (2000 rpm). reparem na mola cinza prata que puxa a válvula do turbo.
Ola caro Vasco, sou novo aqui no forum tenho uma pergunta pra ti fazer, aonde eu posso encontrar essa mola e que tamanho ela tem?
quais outros carros, suvs utilizam esse mesmo motor 2.0 TDI?
Marcelo(Natal-RN)
17/04/2011, 15:38
quais outros carros, suvs utilizam esse mesmo motor 2.0 TDI?
Que eu saiba só o Sportage...
jotaunior
18/04/2011, 11:22
Pelo que andei lendo a Tracker e o GrandVitara 2000 e 2001 se nao me engano utilizam este motor, que é fabricado pela Mazda.
Abraços;
FLORIPA_SPTG_01
07/07/2011, 17:32
Aproveitando o assunto, tennho um sptg 01 diesel, e no último feriadão coloquei ela na estrada (asfalto) pela 1a. vez, e de certa forma fiquei decepcionado com o desempenho. Estou pensando em fazer uma revisão do turbo. Em subidas leves (longas) cheguei a ter que engatar uma 3a. e ela rateava nos 60km / h..... Alguém poderia me dizer se é isso mesmo ou é possível que o turbo dela esteja devagar..? Como posso fazer um teste para avaliar se a turbina está dentro dos parametros aceitáveis ?
Abraço.
Pescador4x4
07/07/2011, 20:36
Pode levar para fazer um teste geral... Sportage tdi não gosta de andar a mais de 110 km/h, mas até essa velocidade tudo blz...Abs!
Aproveitando o assunto, tennho um sptg 01 diesel, e no último feriadão coloquei ela na estrada (asfalto) pela 1a. vez, e de certa forma fiquei decepcionado com o desempenho. Estou pensando em fazer uma revisão do turbo. Em subidas leves (longas) cheguei a ter que engatar uma 3a. e ela rateava nos 60km / h..... Alguém poderia me dizer se é isso mesmo ou é possível que o turbo dela esteja devagar..? Como posso fazer um teste para avaliar se a turbina está dentro dos parametros aceitáveis ?
Abraço.
MarcSport
07/07/2011, 22:34
O motor da Sportage realmente é fraco, mas desempenho é subjetivo, fica difícil "falar" se seu carro está ok.
Pode ser bomba fechada para não soltar fumaça, bomba fora de ponto para não "fazer barulho", motor "baleado"... procure algum "especialista" ou algum colega do Forum que tenha um modelo = para comparar.
Thiago-s
07/07/2011, 23:02
Abraço. opa, blz? pois é, motorzinho da sportage não é forte, meio manquinho mesmo, meu eu fiz bico e bomba hj, e motor fiz completo fazem 6 meses, e não tem jeito de passar dos 80km em linha reta, to bem desanimado com ela, acho que vou passar ela pra frente e pegar um troller, mas eu estou andando com pneus 31x10,5 recapado que da 32x10,5 mais ou menos, ai é natural ficar manca mesmo, mas quando a minha era original eu andava media de 120 nas br. abraço
DouglasMac
08/07/2011, 19:14
Pois é, 120 vai tranquilo. Subidinha de BRs longas nem sente, tá no embalo e sobe normal...tem coisa errada aí!
FLORIPA_SPTG_01
12/07/2011, 15:26
..valeu pessoal, o motor da minha foi feito a 6 meses, resta dar uma geral no turbo...... ou quem sabe como o parceiro disse, pode ser bomba e bicos (??).
Se descobrir algo, repasso para vcs.......
abraço.
Thiago-s
13/07/2011, 21:45
pessoal, fiz bomba e bico, um bombista meio porco, levei a outro, ele me deu um talento, fez td certinho, trabalhou os bicos meu, adiantou minima coisa da minha bomba, faz pouca fumaça, pega muito bem, e coloquei 120km com pneus 33x,12,5, ela esta andando como se fosse com pneus originais, estou muito surpreso, vamos ver se nao vai avariar nada, mas confesso que estou muito animado com ela agora, troquei relação do diferencial tambem, fiz um pouco mas reduzido, 120 é de boa e nao berra muito o motor, e 4x4 reduzido fico muito bom,não vendo mas a bixinha não, proximo passo fazer um novo lift, quem sabe nas casa da 6polegadas!!!! quero um monstrilho rsrsrssss. abraço pessoal, breve fotos dela
Tarcisio Pinheiro
14/07/2011, 09:05
Olá,
Quando comprei a minha Spotage (2008) nem teve tempo pra revisar e fiz uma viagem longa (10.000km) com +/- 400 kilos de carga (pessoas e bagagem), media de 130km/h mas cheguei a esvaziar varios tanques a 150km/h , oléo bom e + bardhal diesel, e depois de 5.000km rodados baixou cerca 300ml de óleo; completei e blzz.
Nessa época o tava com 124.000km rodados, hoje tá com 187.000 e essa semana vou medir a pressão do turbo e revisar geral os freios; trocar cilindro mestre completo e revizar discos e campanas, pois todo esse tempo só fiz uma troca de pastilhas. Melhor carro que comprei até hoje:cool:
Qual é a pressão correta?? com quantos RPM começa a pressurizar??
DouglasMac
14/07/2011, 11:24
Aê Tarcísio, que beleza!!! Pois então, a minha aqui tá na mesma...e quando falo ou escrevo o pessoal num acredita.
SPT TDI bem cuidada dá nisso.
Cuida do acoplamento, tampa e termostática, água destilada/aditivo correto e pronto!!!
Coincidencia, acabei de trocar cilindro mestre freio, pastilhas. Disco ainda tá bom aos 180.000KM.
O Eduarte vai aparecer pra ajudar na pressão correta.
DouglasMac
14/07/2011, 11:30
pessoal, fiz bomba e bico, um bombista meio porco, levei a outro, ele me deu um talento, fez td certinho, trabalhou os bicos meu, adiantou minima coisa da minha bomba, faz pouca fumaça, pega muito bem, e coloquei 120km com pneus 33x,12,5, ela esta andando como se fosse com pneus originais, estou muito surpreso, vamos ver se nao vai avariar nada, mas confesso que estou muito animado com ela agora, troquei relação do diferencial tambem, fiz um pouco mas reduzido, 120 é de boa e nao berra muito o motor, e 4x4 reduzido fico muito bom,não vendo mas a bixinha não, proximo passo fazer um novo lift, quem sabe nas casa da 6polegadas!!!! quero um monstrilho rsrsrssss. abraço pessoal, breve fotos dela
Tá vendo, uma revisão na mão de quem sabe e o bixin surpreende!!
E olha que o seu tá com lift, pneus e etc que prejudica bem no rendimento...mesmo assim vai bem!!
Teste já feito: anda igual na baixada, sobe igual e curva muito mais que L-200 (motor 2.5) S-10 (motor 2.5) e Hilux SW4 (2.8 antigas quadradas, já tive).
Tudo isso com custo de manutenção muito menor.:dance:
Thiago-s
15/07/2011, 01:25
Tá vendo, uma revisão na mão de quem sabe e o bixin surpreende!!
E olha que o seu tá com lift, pneus e etc que prejudica bem no rendimento...mesmo assim vai bem!!
Teste já feito: anda igual na baixada, sobe igual e curva muito mais que L-200 (motor 2.5) S-10 (motor 2.5) e Hilux SW4 (2.8 antigas quadradas, já tive).
Tudo isso com custo de manutenção muito menor.:dance: com certeza, me considero com um jeep de luxo, economia, conforto, bancos couro ac/ direçao hidraulica, td do bom melhor, e com investimentos menores que fazem no jeep willys as vezes, to muito feliz agora.
Tarcisio Pinheiro
17/07/2011, 00:30
Olá pessoal,
Medi a pressão do turbo e está no maximo em 0,65 bar começando a pressurizar em 1600rpm; estou desenvolvendo uma maneira de aumentar essa pressão; depois que eu fizer e testar posto aqui pra todos OK!
Até mais!!:bye:
Romario Pinheiro Filho
22/08/2011, 13:55
Pô meu só tem fera nasse site, me orgulho de fazer parte deste time cada dia aprendo um pouco, PARABENS A TODOS VCS.
Geisler®
15/09/2011, 01:41
Ola pessoal!! :bye:
Nas minhas pesquisas na internet enquanto a viatura tava na oficina, me deparei com o seguinte KIT a venda no mercadolivre:
Melhorar desempenho Kia Sportage TD/TDi - KIT Super LDA
Vou por uma foto aqui embaixo, e queria a opinião de voceis se isso funciona ou se é "xarlatanizmo" :putz:
Não:discordo: postarei o link do mercadolivre, porque tenho certeza que vão bloquear aqui no forum, mas é só buscar por Kit Super LDA. O cara vende a 150 dinheiros.:dance:
Abraço, e LAMA \o/:cool::farted:
311748
Ola pessoal!! :bye:
Nas minhas pesquisas na internet enquanto a viatura tava na oficina, me deparei com o seguinte KIT a venda no mercadolivre:
Melhorar desempenho Kia Sportage TD/TDi - KIT Super LDA
Vou por uma foto aqui embaixo, e queria a opinião de voceis se isso funciona ou se é "xarlatanizmo" :putz:
Não:discordo: postarei o link do mercadolivre, porque tenho certeza que vão bloquear aqui no forum, mas é só buscar por Kit Super LDA. O cara vende a 150 dinheiros.:dance:
Abraço, e LAMA \o/:cool::farted:
311748
Ganho de torque e potência com economia de combustível??:pipoca:
Fala sério!. Nem explica a mágica só usando aquela junta e kit de parafusos.:stop:
Isso me lembra os idos de 1980, quando meu pai colocou um filtro de combustível no Corcel II, que prometia economia de combustível.
Mudam os anos, mas os picaretas estão sempre por aí.:concordo:
Djalma colombo
15/09/2011, 10:36
Aí Glaicon, lembrei de uma outra mania que era a de um tal sistema magnetico que "reorganizava as particulas do combustivel dando maior eficiencia na hora da queima gerando economia", só dava gente arrancando imã de HD pra improvisar o tal "sistema"! kkkkkkkkkkk...
Pescador4x4
13/11/2011, 21:41
Encontrei esse relato de quem instalou o motor e câmbio da Sportage em um Jeep, além de algumas melhorias...
"Amigo, aumentei para 1Kg a pressão do turbo, original estava em 750g aproximadamente. Dizem que até esse valor a turbina aguenta, acima disto corre o risco de a turbina estourar. Usei o intercooler da L200 R de competição pois é bem maior que o original e como tenho um bom espaço entre o motor e o capô pude adaptar com facilidade. Quanto maior o intercooler melhor o rendimento. Aumentei em 10% o volume de injeção da bomba para compensar estas modificações. posso te afirmar que apesar de usar pneu 33" o jeep ficou bem esperto, arranca na frente de muita caminhoneta a diesel original por aí."
Além disso, colocou um radiador maior, válvula termostática diferente, etc... segue o link. Abs!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/8457-willys-militar-preparado.html
Olá pessoal,
Medi a pressão do turbo e está no maximo em 0,65 bar começando a pressurizar em 1600rpm; estou desenvolvendo uma maneira de aumentar essa pressão; depois que eu fizer e testar posto aqui pra todos OK!
MarcSport
20/11/2011, 18:08
Não sei se ainda "precisam" da informação, a pressão máxima da turbina da SPT original é de 0,8 Kg/cm². Na minha ex cheguei a andar com 1,2Kg, bomba aberta e adiantada, ficava bem melhor mas soltava muita fumaça, depois voltei para original.
Geisler®
25/11/2011, 00:00
Não sei se ainda "precisam" da informação, a pressão máxima da turbina da SPT original é de 0,8 Kg/cm². Na minha ex cheguei a andar com 1,2Kg, bomba aberta e adiantada, ficava bem melhor mas soltava muita fumaça, depois voltei para original.
Esses dias, eu instalei um manômetro pra medir a pressão da turbina do meu Sportage.
Acrescentei um "T" na mangueira que vem do coletor de admissão e vai até a válvula LDA na bomba injetora.
Dei uma volta e começa a encher com 1500RPM e a 2000RPM chega a pressão máxima de 0,8 Kg/cm².
Conversei com um mecânico da "Turbo Center" aqui em Joinville, sobre aumentar a pressão da turbina, para digamos 1 Kg/cm², e ele disse que não é uma boa idéia...
Disse que estraga rapidinho os mancais, que não aguentam a rotação a mais se aumentar a pressão... Tambem disse que é complicado de aumentar a pressão, por causa da fixação da válvula de prioridade, que por exemplo na L200 é só calçar os parafusos de fixação que ja se tem aumento na pressão, e na Sportage se calçar o corre o inverso, ou seja a pressão diminui.
O cara até se espantou quando eu disse que a Sportage estava com 160.000Km e nunca mexi na turbina.... :cool:
Bom, vo dexa quieto esse lance de aumentar a pressão por enquanto... :banido:
Abraço e LAMA \o/:bye:
Josetrindade
21/04/2013, 22:16
Boa noite!
Pessoal sou novato de sportage e também por aqui.
estou gostando das informações que com certeza vão me ajudar bastante.
minha sportage está com pneus 235/75/15 e ao chegar nos 110km/h ela vibra bastante tem relação com os pneus?
Grato pela atenção.
2002/2003 2.0 turbo diesel.
eduardommelo
15/10/2014, 13:20
Boa noite!
Pessoal sou novato de sportage e também por aqui.
estou gostando das informações que com certeza vão me ajudar bastante.
minha sportage está com pneus 235/75/15 e ao chegar nos 110km/h ela vibra bastante tem relação com os pneus?
Grato pela atenção.
2002/2003 2.0 turbo diesel.
Pode ser os pneus ou pode ser a jante.
Matheusmg
19/10/2014, 19:15
Ganho de torque e potência com economia de combustível??:pipoca:
Fala sério!. Nem explica a mágica só usando aquela junta e kit de parafusos.:stop:
Isso me lembra os idos de 1980, quando meu pai colocou um filtro de combustível no Corcel II, que prometia economia de combustível.
Mudam os anos, mas os picaretas estão sempre por aí.:concordo:
ai galera, meu pai e bombista, e disse que essas juntas nao ajudariam em nada, pois apenas levantaria a tampa do lda fazendo com que estes apenas precisasse de menos pressão de turbo para abrir. mas a quantidade de diesel seria mesma e por ter baixa pressão de turbo o lda fica quase que aberto sobre minima pressão originalmente, entao nao ajudaria em nada, e msmo que ajudasse isso seria possível sem essa adaptação, apenas diminuindo a tensão da mola do lda.
Matheusmg
19/10/2014, 19:17
Olá pessoal,
e possível aumentar a pressão de turbo trocando a turbina original por uma turbina valvulada, como a da l200, pois essa gira entorno de 1.3 bar de pressao.
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Tenho uma Sportage TDI, 2001 e sempre ao ligar ela (quando está muito fria), sai muita fumaça branca e fica dando alguns sinais de falha no motor.
Logo quando ela esquenta, os sinais de falhas param e a fumaça para.
Eu já troquei a turbina dela e as velas, mas mesmo assim não resolveu.
Alguém poderia me orientar no que posso verificar ao falar com um mecanico?
Obrigado.
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Tenho uma Sportage TDI, 2001 e sempre ao ligar ela (quando está muito fria), sai muita fumaça branca e fica dando alguns sinais de falha no motor.
Logo quando ela esquenta, os sinais de falhas param e a fumaça para.
Eu já troquei a turbina dela e as velas, mas mesmo assim não resolveu.
Alguém poderia me orientar no que posso verificar ao falar com um mecanico?
Obrigado.
Creio que sua cidade não seja tão fria como a minha, e estava com mesmo problema, o que eu fiz,
comprei velas aquecedoras novas, koreanas não chinesas, fui na auto eletrica pedi para testar o sistema de aquecimento (pode ser o relé com problema que não fica no tempo certo), e todo dia quando vou bater o carro de manhã, ligo a chave, deixo acender a luz das velas, deslgio a chave e deixo denovo, ai sim dou a partida.
Fazendo esse procedimento a viatura sai nada de fumaça branca e nem falha, e após ligado deixo 1 minuto ligada antes de acelerar ou andar para que o óleo suba e lubrifique a turbina também, mesma coisa antes de desligar, como a garagem é subida eu elevo o giro do motor, paro a viatura, deixo na lenta e depois desligo, seguindo esses procedimentos vai melhora muito a vida útil da turbina.
Creio que sua cidade não seja tão fria como a minha, e estava com mesmo problema, o que eu fiz,
comprei velas aquecedoras novas, koreanas não chinesas, fui na auto eletrica pedi para testar o sistema de aquecimento (pode ser o relé com problema que não fica no tempo certo), e todo dia quando vou bater o carro de manhã, ligo a chave, deixo acender a luz das velas, deslgio a chave e deixo denovo, ai sim dou a partida.
Fazendo esse procedimento a viatura sai nada de fumaça branca e nem falha, e após ligado deixo 1 minuto ligada antes de acelerar ou andar para que o óleo suba e lubrifique a turbina também, mesma coisa antes de desligar, como a garagem é subida eu elevo o giro do motor, paro a viatura, deixo na lenta e depois desligo, seguindo esses procedimentos vai melhora muito a vida útil da turbina.
Então Duran, fiz isso no mês passado. Coloquei velas coreanas e ainda substitui o rele original por outro em que aciono de forma manual, para dar o tempo certo da luz indicadora.
Será que tem algo haver com bico injetor ou bomba injetora?
Atte.
eduardommelo
16/01/2015, 13:29
Verifica se teu carro tem válvula termostática e se o sensor das velas aquecedoras está conectado ao cabo.
amdfischer
17/01/2015, 23:29
EDERJAU, estou com a segunda SPT, a primeira era uma 2.2 diesel 1996 e fiquei com ela 12 ano e rodei mais 400.000km, agora tenho a 3 anos uma SPT 2001 diesel turbo. Para não dar essa fumaça eu costumo puxar o afogador, todo dia de manha quando ligo, mas se não usar esse botão ela fumaceia. Tem tambem a limpeza dos bicos, que ajuda bastante. Bom outra coisa, eu so uso o diesel S10. Na SPT antiga 2.2 eu usava um produto chamado MILITEC. Na 2001 tambem estou usando, não sei até que ponto é bom.
eduardommelo
19/01/2015, 18:51
Galera, se alguém estiver com problema na turbina do carro eu conheço uma loja aqui em maceió que o cara é fera, a minha o conjunto rotativo foi pro beleleu, o eixo quebrou, tive que comprar um conjunto novo. Comprei pelo Mercado livre e estou aguardando chegar para ser montado... Fui em uma especializada aqui em Maceió e me cobraram 1800 reais, sendo que um conjunto novo custa 800 reais ou seja, iriam me roubar em 1000 reais em mão de obra um absurdo! O motor do meu carro só tem uns 12 mil depois da troca das camisas, anéis e molas, e agora com a turbina nova vai funcionar redondinha. Assim que tiver tudo ok mostro aqui a vcs!
eduardommelo
19/01/2015, 19:37
Olha aí como estava a turbina, eixo quebrado....
489971489972489975
Marcelo J Manente
03/09/2020, 20:26
Ressuscitando o tópico:
Tenho um amigo meu que está me oferecendo uma SPT grand 02 diesel. Andei com ela e achei chocha. Mais chocha que a Ranger 2.5 dieselque eu tinha.
Um pergunta: alguém já tentou instalar um intercooler maior. Isso não melhoraria a performance?
Obrigado.
Ninguém???
Bom, Xexelo, parece que estás pensando em comprar uma Sportage.
Na qualidade de ex dono de uma SPT turbo diesel, intercooler, 2001, modelo curta, posso dizer que era uma viatura honesta.
Bom espaço, tração eficiente, acabamento espartano.
Todavia, o motor tinha potência limitada a meros 86 CV´s, e ainda assim fervia com facilidade.
Quando comprei a minha em meados de 2009, portanto, com apenas oito anos de fabricação, levei na concessionária e fiz uma revisão geral com troca de correias, filtros e fluídos.
Mesmo assim, consegui fazê-la ferver durante uma viagem onde coloquei exagerados 150 Km/h.
Tivesse me limitado a rodar a 120 Km/h, talvez nunca tivesse fervido.
Coloquei cabeçote novo e vendi em seguida.
Por isso, respondendo à sua dúvida, não acredito que a substituição ou aumento do intercooler vá gerar potência significativa à mais.
E se gerar, produzirá mais explosão, calor e, risco de queimar cabeçote.
Concluindo, não vale à pena fazer a modificação imaginada por você.:concordo:
Xexelo, segue uma foto do exato momento em que queimei o cabeçote da Sportage.
A estrada pedia isso!
Lisa e vazia.
Eu escutava a ventoinha viscosa funcionar direto e não dava bola.
Parecia tudo lindo.:parede:
Seguem outras fotos também, só para matar um pouco da saudade.:concordo:
574447
574448
574449
574450
Marcelo J Manente
02/10/2020, 09:10
Bom, Xexelo, parece que estás pensando em comprar uma Sportage.
Na qualidade de ex dono de uma SPT turbo diesel, intercooler, 2001, modelo curta, posso dizer que era uma viatura honesta.
Bom espaço, tração eficiente, acabamento espartano.
Todavia, o motor tinha potência limitada a meros 86 CV´s, e ainda assim fervia com facilidade.
Quando comprei a minha em meados de 2009, portanto, com apenas oito anos de fabricação, levei na concessionária e fiz uma revisão geral com troca de correias, filtros e fluídos.
Mesmo assim, consegui fazê-la ferver durante uma viagem onde coloquei exagerados 150 Km/h.
Tivesse me limitado a rodar a 120 Km/h, talvez nunca tivesse fervido.
Coloquei cabeçote novo e vendi em seguida.
Por isso, respondendo à sua dúvida, não acredito que a substituição ou aumento do intercooler vá gerar potência significativa à mais.
E se gerar, produzirá mais explosão, calor e, risco de queimar cabeçote.
Concluindo, não vale à pena fazer a modificação imaginada por você.:concordo:
É colega. Vou voltar então ao 4x2.
Pensei em comprar uma SPT e melhorar umas coisinhas para não ficar xoxo. Mas pelo jeito não dá.
Gastei uns 5 mil de manutenção na minha pickup e tive de fazer empréstimo para isso. Agora tenho de vende-la para quitar isso.
Queria continuar com um 4x4 e Pensei na SPT pelo valor baixo que ela geralmente tem.
Mas tudo bem, vou pegar um 4x2 por uns anos e guardar dinheiro para mais tarde comprar um 4x4 que não me incomode tanto.
Um abraço.
É colega. Vou voltar então ao 4x2.
Pensei em comprar uma SPT e melhorar umas coisinhas para não ficar xoxo. Mas pelo jeito não dá.
Gastei uns 5 mil de manutenção na minha pickup e tive de fazer empréstimo para isso. Agora tenho de vende-la para quitar isso.
Queria continuar com um 4x4 e Pensei na SPT pelo valor baixo que ela geralmente tem.
Mas tudo bem, vou pegar um 4x2 por uns anos e guardar dinheiro para mais tarde comprar um 4x4 que não me incomode tanto.
Um abraço.
Xexelo, infelizmente, tanto a Sportage quanto a Tracker diesel, fervem.
É quase uma regra.
Para isto não ter acontecido dependeria de um cuidado da viatura desde nova até os dias atuais, o que é difícil, pois são quase 20 anos de história.
É excesso de temperatura pelo uso em alta velocidade (como o meu caso), vazamento de água por mangueiras, bomba d´água, radiador, o próprio radiador sujo, dentre outros detalhes.
As soluções dadas para alguns motores nem sempre eram as mais eficazes.Pareciam até falhas de engenharia.
Veja a picape Dakota. Fervia simplesmente por má refrigeração do cabeçote.
Falha mesmo de fábrica.
A solução tinha até nome e sobrenome: cabeçote Apaz Madri.
Possui dutos de passagem de água mais largos.
A Sportage, creio, deve rodar num quase limite de temperatura, ficando próxima de ocasionar danos.
Quanto à sua picape, não está boa?
Eu li seu tópico sobre a viagem deste ano.
Vi que houve parada em oficina, mas nada grave, certo?:pipoca:
ben_john7
09/11/2020, 06:09
Utilizar FuelEXx Diesel para prolongar a vida útil do grupo motopropulsor e do sistema de combustível. O aditivo irá aumentar o índice de cetano em 3-5 unidades, reduzir o consumo em 10-15%, reduzir o desgaste do motor em carga, proteger os injectores de combustível. Remove a água do combustível diesel, facilitando o arranque em temperaturas frias a temperaturas negativas.
Marcelo J Manente
10/11/2020, 13:13
Xexelo, infelizmente, tanto a Sportage quanto a Tracker diesel, fervem.
É quase uma regra.
Para isto não ter acontecido dependeria de um cuidado da viatura desde nova até os dias atuais, o que é difícil, pois são quase 20 anos de história.
É excesso de temperatura pelo uso em alta velocidade (como o meu caso), vazamento de água por mangueiras, bomba d´água, radiador, o próprio radiador sujo, dentre outros detalhes.
As soluções dadas para alguns motores nem sempre eram as mais eficazes.Pareciam até falhas de engenharia.
Veja a picape Dakota. Fervia simplesmente por má refrigeração do cabeçote.
Falha mesmo de fábrica.
A solução tinha até nome e sobrenome: cabeçote Apaz Madri.Possui dutos de passagem de água mais largos.
A Sportage, creio, deve rodar num quase limite de temperatura, ficando próxima de ocasionar danos.
Quanto à sua picape, não está boa?Eu li seu tópico sobre a viagem deste ano.
Vi que houve parada em oficina, mas nada grave, certo?:pipoca:
Fala Glaicon,.
A Ranger já foi... Estou de 4x2 de novo.
Este ano na Ranger foram uma série de problemas seguidos. Diferencial traseiro com folga e vazando no retentor do cardã, vazamento de óleo que se acentuou. Começou a ficar difícil de trocar marcha levei na oficina e acharam que era o atuador interno, trocaram, não era. Acharam que era o externo, trocaram, não era. Por fim o problema se mostrou, a caixa de marchas travou quando eu chegava a Ponta Grossa. Sorte que, como notei que estava com problemas, eu tinha saído para o acostamento.
Resultado de todos esses problemas foi um furo de mais de 5 mil que tive de cobrir com empréstimo.
Ai não teve jeito. Vendi a pickup, paguei a dívida e peguei um pé de borracha veinho.
Agora é tentar guardar grana para mais tarde voltar aos 4x4.
Abraço.
Fala Glaicon,.
A Ranger já foi... Estou de 4x2 de novo.
Este ano na Ranger foram uma série de problemas seguidos. Diferencial traseiro com folga e vazando no retentor do cardã, vazamento de óleo que se acentuou. Começou a ficar difícil de trocar marcha levei na oficina e acharam que era o atuador interno, trocaram, não era. Acharam que era o externo, trocaram, não era. Por fim o problema se mostrou, a caixa de marchas travou quando eu chegava a Ponta Grossa. Sorte que, como notei que estava com problemas, eu tinha saído para o acostamento.
Resultado de todos esses problemas foi um furo de mais de 5 mil que tive de cobrir com empréstimo.
Ai não teve jeito. Vendi a pickup, paguei a dívida e peguei um pé de borracha veinho.
Agora é tentar guardar grana para mais tarde voltar aos 4x4.
Abraço.
Éhhh, isso me lembra a época da Sportage.
Eu dizia que a economia que fazia na bomba de combustível, gastava na oficina.
Tem carros que incomodam muito.
Se você pesquisar bem, verá que viatura à gasolina não será uma má opção.
Na viagem ao Chile e Argentina, em 2013, eu estava de SW4 1998, diesel, manual e, meu amigo Marcos, de SW4 1997, gasolina, seis cilindros, automática.
Nos poucos mais de 7.000 Km´s rodados, em valores de hoje, ele não deve ter gastado à mais que eu, R$ 800,00.
Foi pequena a diferença.
Claro que, na cidade, gasta bem mais.
Mas, se a intenção for viagens, avalie a possibilidade de uma viatura à gasolina.:concordo:
Marcelo J Manente
12/11/2020, 20:16
Éhhh, isso me lembra a época da Sportage.
Eu dizia que a economia que fazia na bomba de combustível, gastava na oficina.
Tem carros que incomodam muito.
Se você pesquisar bem, verá que viatura à gasolina não será uma má opção.
Na viagem ao Chile e Argentina, em 2013, eu estava de SW4 1998, diesel, manual e, meu amigo Marcos, de SW4 1997, gasolina, seis cilindros, automática.
Nos poucos mais de 7.000 Km´s rodados, em valores de hoje, ele não deve ter gastado à mais que eu, R$ 800,00.
Foi pequena a diferença.
Claro que, na cidade, gasta bem mais.
Mas, se a intenção for viagens, avalie a possibilidade de uma viatura à gasolina.:concordo:
Já me falaram que a SW4 at 3.4 gas, faz 10 a 11 na estrada.
Mas tenho medo por causa da idade da criança.
Entretanto agora vai demorar para eu poder me aventurar de novo nos 4x4.
Abraço
Marcelo J Manente
20/12/2020, 09:56
Já me falaram que a SW4 at 3.4 gas, faz 10 a 11 na estrada.
Mas tenho medo por causa da idade da criança.
Entretanto agora vai demorar para eu poder me aventurar de novo nos 4x4.
Abraço
Mas tenho medo por causa da idade da criança. No Caso a idade da Hilux.
Marcin Pereira
01/01/2021, 21:21
opa, blz? pois é, motorzinho da sportage não é forte, meio manquinho mesmo, meu eu fiz bico e bomba hj, e motor fiz completo fazem 6 meses, e não tem jeito de passar dos 80km em linha reta, to bem desanimado com ela, acho que vou passar ela pra frente e pegar um troller, mas eu estou andando com pneus 31x10,5 recapado que da 32x10,5 mais ou menos, ai é natural ficar manca mesmo, mas quando a minha era original eu andava media de 120 nas br. abraço
Amigo. Verifique se o forro do capô não está obstruindo a entrada de ar na admicao.