PDA

Ver Versão Completa : Respiro(suspiro) cuspindo oleo s10



thiagocesar.bsi
21/06/2009, 19:43
Galera, olá sou novo no forum como usuário eu sempre olhava os posts e me ajudou em muitas dúvidas, porém comprei uma s10 td maxion 2.5 impecável ano 1999. perfeita tudo funciona.
estou com ela a 4 meses, cerca de 2 meses atrás apareceu um vazamento.
Não sei bem aonde é, mais de uma noite para outra pinga algumas gostas na garagem,fiquei preocupado e fui a um mecânico, ele retirou a mangueira do suspiro e estava cuspindo oleo, acho que só em rotação alta, e me falo o seguinte, motor ta ruim não pode voltar oleo por aqui.Então pensei nossa motor ruim mais não tem perda de nada o carro não morre, pressão de óleo no painel boa etc etc.Fui a outro mecânico, que fez o seguinte teste, retirou a vareta de oleo e disse, se subir oleo em lenta(com giro baixo) ta voltando compressao dai só fazendo motor, então ele fez o teste e não subiu nada de oleo, só em giro alto que é o normal, esse mecânico trabalha a vida inteira com carros a diesel, e me disse que provavelmente seria alguma coisa entupida, falta de manunteção na turbina e etc, pois o oleo que vinha era da turbina e me garantiu que o motor estava tinindo, fico com essa dúvida, será que vocês podem me ajudar por favor? desde já muito obrigado !

Anthoniusnikos
21/06/2009, 20:35
Thiago, esse respiro tem que ser retirado e limpo de vez em quando (cada 10 mil Km), pois é nele que os vapores do óleo do motor condensam, até para não provocar incêndio.
Além do teste da vareta, pode retirar a tampa de abastecimento de óleo com o motor ligado e ver ser espirra óleo (deve sair só vapor). Se não espirrar nada, esse motor vai lonje ainda.
Também, faça uma manutenção na mangueira da turbina que recebe óleo para lubrificação.
O Maxion 2.5 é amarradão mesmo, mas anda bem depois de embalado. Pelo fato de ser 1999, aconselho a trocar o óleo do motor a cada 5.000 Km.

Abraços
Anthon

thiagocesar.bsi
21/06/2009, 20:51
Cara muito obrigado, você esclareceu todas as minhas dúvidas, eu estava muito preocupado, comprei o carro a pouco tempo, gostei muito dele, estava triste, o mecânico fez esses 2 testes na minha frente, da vareta e da tampa, realmente só sai vapor, nem uma gota de óleo, graças a Deus o motor está em perfeitas condições, e também tenho certeza de que não foi feita manunteção no espirro e na turbina, pois comprei esse carro de garagem,ele ficou bastante tempo parado, vou postar fotos dele, muito obrigado desde já, se quiser me add no msn se possível para qualquer esclarecimento ;)
msn : thiagocesar.bsi@hotmail.com
Obrigado ! :o

Anthoniusnikos
21/06/2009, 21:15
Use, também, a ferramenta de pesquisa, colocando no campo de pesquisa do Google o seguinte:
site:www.4x4brasil.com.br palavra chave Ex.: site:www.4x4brasil.com.br respiro
Mas, se quiser tirar dúvidas rápidas, post que o pessoal vai ajudando.

Thiago. Seja Bem-Vindo.

Abraços
Anthon

Jorlex
21/06/2009, 22:51
Amigo Thiago. Esse nosso motor tem um ponto que considero o calcanhar de Aquiles dele: As mangueiras de retorno de oleo da bomba de vácuo e da turbina. Deveria ser tubo metalico ao inves de borracha. Me parece que na Ranger é assim. A minha mangueira partiu do nada na estrada. Perdi os 6 litros de oleo. Assim que a luz vermelha piscou parei sem desligar. lá estava a bica aberta. Outro ponto que descobri recentemente: Tinha um vazamento de óleo que ninguem descobria. Só descobri qdo aumentou a mancha na garagem. Existe um tubo com uma emenda flexivel que lubriifica o turbo e a bomba de vacuo. O que mencionei antes era o de retorno este é de entrada de oleo. Ele costuma dar problemas depois que fazem trabalhos na turbina. Geralmente ele é forçado devido ao dificil acesso. Este tubo fica entre a turbina e o bloco. Era isso amigo. Abraços. Jorge

thiagocesar.bsi
21/06/2009, 23:12
Obrigado pela resposta, eu estava mesmo preocupado por que um mecânico meia boca veio falar que o motor estava ruim, quase infartei hehe.
Agora estou mais tranquilo, vou fazer uma revisão geral nele, de mangueiras turbina lavagem do motor para verificar o vazamento certinho e etc, vamos ver no que da e mais uma vez obrigado pelas informações, no mais o carro está tinindo ;)