Conectar

Ver Versão Completa : Tração e reduzida: como ligar/desligar?!?!?

diramos
21/06/2009, 13:10
Pessoal,
Tenho um Willys, 6 cc, câmbio 4 marchas desde 1993.
Quando comprei, a reduzida e tração 4X4 veio desligada, ou seja, não tinha cardã, cruzeta, etc.
Como não sou "trilheiro brabo", que mete o jeep prás lamas desse sertão, não fez muita falta até agora.
Mas de tanto falarem sobre as vantagens da tração, resolvi instalar completa agora.
Só que estou me embananando quanto ao manejo das alavancas do câmbio. Já mexi prá caramba, mas nunca sei se tá traçado, reduzido ou normal.
Comprei um esqueminha (uma etiqueta) que demonstra como traçar, reduzir etc. Mas não ajudou muito. E quando eu pergunto pros mais experientes, cada um fala uma coisa.
Resumindo, minha pergunta é: QUAL A POSIÇÃO DAS ALAVANCAS PARA SE ANDAR NO ASFALTO, SEM REDUZIDA E SEM TRAÇÃO? Pois não uso muito isso.
São as duas alavancas prá trás? Uma prá frente? As duas prá frente?
Aguardo uma dica, pois vou pegar uma viagem de 300 km em asfalto a semana que vem, e não que correr o risco de andar traçado e/ou reduzido, prejudicando o rendimento e desgastando o câmbio desnecessariamente.

Diramos

Agradeço desde já

fugger
21/06/2009, 13:21
Compre uma plaqueta dessas que vc não se perde mais. :concordo:

http://www.zezo4x4.com.br/Produto.aspx?IdProduto=68&IdProdutoVersao=70

Agora, numa boa... Se vc não consegue perceber quando o jeep está reduzido talvez seja melhor vc não viajar com ele...

[]s

diramos
21/06/2009, 13:43
Ok, Fugger.
Aceito a "catracada numa boa" e vou tomar cuidado.
Mas é justamente uma plaqueta dessas que comprei.
Minha dúvida é:
- Devo ligar a tração dianteira ou trazeira?
- Devo deixar no neutro?

Enfim, quais as posições exatamente?

Perdoem minha ignorância.

Diramos

Sergio Rocha
21/06/2009, 13:48
Pesquise no forum que tem muita coisa.

Esse por exemplo é apenas um tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19655
abs

CJ 60
21/06/2009, 14:21
diramos;911982]Ok, Fugger.
Aceito a "catracada numa boa" e vou tomar cuidado.
Mas é justamente uma plaqueta dessas que comprei.
Minha dúvida é:Relaxa.. faz parte.. é assim mesmo.. mais sempre o pessoal manda dessas na intenção de ajudar mesmo..

- Devo ligar a tração dianteira ou trazeira?Não existe isso que você esta dizendo de ligar independente traseira e dianteira a seu gosto, funciona assim, 4x2 = tração trazeira, 4x4 = tração traseira e dianteira.

- Devo deixar no neutro?Essa é boa.. mais para vc ver o resultado, faça na sua casa mesmo, deixe a alavanca da reduzida (a menor levando em conta que vc tem cambio e reduzida original) no neutro e tente andar com o jeep, ele nao sai do lugar porque vc desacopla a caixa de transferencia, faça o teste

Enfim, quais as posições exatamente?vamos lá alavanca grande (mudança de 4x2 para 4x4)

para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = 4x4
para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = 4x2

alavanca pequena (reduzida) tem 3 posições

para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = REDUZIDA ON
ao centro = NEUTRO (o jeep nao sai do lugar)
para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = NORMAL REDUZIDA DESLIGADA

Você vai notar nitidamente quando a reduzida estiver ligada, o jeep praticamente nao sai do lugar de tao lento que fica, uma boa e otima dica para vc nao se perder mais com isso é você comprar as bolas de câmbio com a marcação das funções.. tipo essas:

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=510&pf_id=BO015 (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=510&pf_id=BO015)

Só se lembre de comprar uma compativel com seu cambio, 3 ou 4 marchas

Espero ter ajudado..

abç

diramos
21/06/2009, 14:41
Grande Sérgio Rocha,
Matou meu problema. Peguei nesse tópico que vc indicou. Fui lá embaixo e confurei. Dei uma volta e boa. Tá bem mais livre.

"tem 3 alavancas

a primeira é o cambio

a segunda se vc puxar prá trás´, é a tração ( traciona as rodas dianteiras também)

a terceira (curta) é a redução vc empurra ela prá frente se perceber que o jipe está sem força.

Só mexa nas alavancas "dois" e "três" em terrenos escorregadios ( lama, barro, areia fofa).

Sempre que voltar a terrenos firmes volta as alavancas as posições normais.
a "dois" pra frente e a "tres" pra tras."

Valeu gente.

Um abraço

Diramos

diramos
21/06/2009, 14:45
CJ60,

Valeu também.

Diramos

Robertux
21/06/2009, 21:25
Não se esqueça da roda livre. Se não for automática não adianta você mudar a alavanca da tração se não mudar a roda livre para 4x4.

Duda Lopes
22/06/2009, 07:17
Relaxa.. faz parte.. é assim mesmo.. mais sempre o pessoal manda dessas na intenção de ajudar mesmo..

Não existe isso que você esta dizendo de ligar independente traseira e dianteira a seu gosto, funciona assim, 4x2 = tração trazeira, 4x4 = tração traseira e dianteira.

Essa é boa.. mais para vc ver o resultado, faça na sua casa mesmo, deixe a alavanca da reduzida (a menor levando em conta que vc tem cambio e reduzida original) no neutro e tente andar com o jeep, ele nao sai do lugar porque vc desacopla a caixa de transferencia, faça o teste

vamos lá alavanca grande (mudança de 4x2 para 4x4)

para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = 4x4
para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = 4x2

alavanca pequena (reduzida) tem 3 posições

para frente, ou seja na direção do quadro do parabrisa = REDUZIDA ON
ao centro = NEUTRO (o jeep nao sai do lugar)
para baixo ou seja, na direção da traseira do jeep = NORMAL REDUZIDA DESLIGADA

Você vai notar nitidamente quando a reduzida estiver ligada, o jeep praticamente nao sai do lugar de tao lento que fica, uma boa e otima dica para vc nao se perder mais com isso é você comprar as bolas de câmbio com a marcação das funções.. tipo essas:

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=510&pf_id=BO015 (http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=510&pf_id=BO015)

Só se lembre de comprar uma compativel com seu cambio, 3 ou 4 marchas

Espero ter ajudado..

abç

Wilson,

Muito legal as suas explicações.

[].

Milton Quindim
22/06/2009, 10:31
Muito mais legal é perceber que o pessoal assíduo aqui da área de Jipes continua sendo muito bacana com os novatos. Isso faz com que quem esteja começando nesta aventura queira continuar.
Muitas vezes vemos em outros tópicos os ditos cujos se acharem superior e ficarem tripudiando e tirando onda com os novatos.
Uma ou outra brincadeira faz parte do nosso meio, mas quando passa para ridicularizaçãode quem faz a pergunta,acaba tirando um pouco da vontade de continuar.
Parabéns aos nossos representantes,jipeiros deverdade,que mostram aquio que de mais maravilhoso existe neste meio,a amizade e espirito de ajuda que fazem a classe jipeira ser a mais querida dentre todosos grupos de amantes e admiradores de veículos automotores de todo o mundo...:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:

E amigo...seja benvindo, com todas as suas dúvidase dificuldades.

Marcelo Cunha
22/06/2009, 10:57
Muito mais legal é perceber que o pessoal assíduo aqui da área de Jipes continua sendo muito bacana com os novatos. Isso faz com que quem esteja começando nesta aventura queira continuar.
Muitas vezes vemos em outros tópicos os ditos cujos se acharem superior e ficarem tripudiando e tirando onda com os novatos.
Uma ou outra brincadeira faz parte do nosso meio, mas quando passa para ridicularizaçãode quem faz a pergunta,acaba tirando um pouco da vontade de continuar.
Parabéns aos nossos representantes,jipeiros deverdade,que mostram aquio que de mais maravilhoso existe neste meio,a amizade e espirito de ajuda que fazem a classe jipeira ser a mais querida dentre todosos grupos de amantes e admiradores de veículos automotores de todo o mundo...:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:

Parbéns a você também Milton por salientar a solidariedade entre o nosso grupo.:concordo::concordo::concordo::concordo:

GPA-Airborne
22/06/2009, 17:37
Não se esqueça da roda livre. Se não for automática não adianta você mudar a alavanca da tração se não mudar a roda livre para 4x4.

Tema muito bem lembrado pelo Robertux!

Diramos, vou dar a minha resumida nessa história toda, omitindo detalhes e nomes técnicos, repetindo muito do que já foi dito, mas visando ser mais didático em uma mensagem só!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
1) Uso em asfalto = 4x2

Ou seja, alavanca de tração (a do meio) para frente (4x2), para vc andar apenas impulsionando o jipe com o eixo traseiro.
Com isso o cardãn dianteiro não recebe "força" do câmbio.

Porém, as rodas continuam girando, e é aí que entra a roda livre. Em vez do câmbio girar a tração e a roda, acontece o contrário, vc desliga o câmbio, mas a roda gira a tração.

A roda livre tem a função de desconectar sua roda do seu sistema de tração dianteira.
Pra quê? Tão somente para evitar que o sistema fique girando. Isso desgasta os componentes, e gasta combustível, sem necessidade nenhuma, já que o câmbio foi desconectado pela alavanca em 4x2.

Rodas livres automáticas devem, em teoria, engatar ou desengatar... automaticamente! Mas não confie nisso. Elas não funcionam tão bem assim.

As rodas livres manuais (escolha de 9 entre 10 jipeiros), requerem que vc mande seu zequinha girar o miolo dela e engatar ou desengatar a roda na tração dianteira.

Então, vc só não "gira" a tração dianteira quando a alavanca está em 4x2 e ambas as rodas livres estão desengatadas.

2) uso em piso escorregadio = 4x4 high/alta/normal

Alavanca de tração para trás (4x4), e agora os cambio transmite força para os 2 cardãns.

Mas tem uma pegadinha... lembra da roda livre citada acima... então, não adianta engatar o 4x4 se não engatar as rodas livres. Se isso acontecer (ou pq seu zequinha pediu as contas, ou pq vc esqueçeu, ou pq a roda livre automática não engatou) o seu cardãn dianteiro gira, todo o sistema gira, mas a força não chega na roda...
3) uso em piso escorregadio e difícil = 4x4 low/reduzido

Atento a tudo o que foi citado no item 2, vc coloca a menor alavanca, toda para a frente.

A mudança no manejo do jipe é significativa. Muita força, pouca velocidade. Muito divertido, muito mais fácil de quebrar algo se vc abusar!

Cuidado com a velocidade, vc não deve acelerar muito, nem de maneira muito brusca. Com o tempo (e $ pro mecânico) vc vai descobrindo até onde as peças do jipe aquentam... rs

4) rebocando o jipe, usando um implemento agrícola (kkk) ou um guincho mecanico = neutro

Colocando a alavanca menor na posição central, ela desliga os dois cardãns do câmbio.
Com isso vc pode usar o câmbio, engatar de desengatar marchas, sem o carro sair do lugar.

Pra quê? Veja bem... vc pode querer rebocar o jipe, e em vez de colocar o cambio em ponto morto, pode usar o neutro também.
Pode usar um guincho mecânico, que usa a força do motor, sem querer mexer as rodas.
Pode até usar para sacanear aquele amigo que quer andar com o seu jipe. (risos)

Entendido amigo?

Espero ter esclarecido, mais do que complicado!

Abraço

doiidooo
23/06/2009, 17:25
:oops:
Tema muito bem lembrado pelo Robertux!

Diramos, vou dar a minha resumida nessa história toda, omitindo detalhes e nomes técnicos, repetindo muito do que já foi dito, mas visando ser mais didático em uma mensagem só!

1) Uso em asfalto = 4x2

Ou seja, alavanca de tração (a do meio) para frente (4x2), para vc andar apenas impulsionando o jipe com o eixo traseiro.
Com isso o cardãn dianteiro não recebe "força" do câmbio.

Porém, as rodas continuam girando, e é aí que entra a roda livre. Em vez do câmbio girar a tração e a roda, acontece o contrário, vc desliga o câmbio, mas a roda gira a tração.

A roda livre tem a função de desconectar sua roda do seu sistema de tração dianteira.
Pra quê? Tão somente para evitar que o sistema fique girando. Isso desgasta os componentes, e gasta combustível, sem necessidade nenhuma, já que o câmbio foi desconectado pela alavanca em 4x2.

Rodas livres automáticas devem, em teoria, engatar ou desengatar... automaticamente! Mas não confie nisso. Elas não funcionam tão bem assim.

As rodas livres manuais (escolha de 9 entre 10 jipeiros), requerem que vc mande seu zequinha girar o miolo dela e engatar ou desengatar a roda na tração dianteira.

Então, vc só não "gira" a tração dianteira quando a alavanca está em 4x2 e ambas as rodas livres estão desengatadas.

2) uso em piso escorregadio = 4x4 high/alta/normal

Alavanca de tração para trás (4x4), e agora os cambio transmite força para os 2 cardãns.

Mas tem uma pegadinha... lembra da roda livre citada acima... então, não adianta engatar o 4x4 se não engatar as rodas livres. Se isso acontecer (ou pq seu zequinha pediu as contas, ou pq vc esqueçeu, ou pq a roda livre automática não engatou) o seu cardãn dianteiro gira, todo o sistema gira, mas a força não chega na roda...
3) uso em piso escorregadio e difícil = 4x4 low/reduzido

Atento a tudo o que foi citado no item 2, vc coloca a menor alavanca, toda para a frente.

A mudança no manejo do jipe é significativa. Muita força, pouca velocidade. Muito divertido, muito mais fácil de quebrar algo se vc abusar!

Cuidado com a velocidade, vc não deve acelerar muito, nem de maneira muito brusca. Com o tempo (e $ pro mecânico) vc vai descobrindo até onde as peças do jipe aquentam... rs

4) rebocando o jipe, usando um implemento agrícola (kkk) ou um guincho mecanico = neutro

Colocando a alavanca menor na posição central, ela desliga os dois cardãns do câmbio.
Com isso vc pode usar o câmbio, engatar de desengatar marchas, sem o carro sair do lugar.

Pra quê? Veja bem... vc pode querer rebocar o jipe, e em vez de colocar o cambio em ponto morto, pode usar o neutro também.
Pode usar um guincho mecânico, que usa a força do motor, sem querer mexer as rodas.
Pode até usar para sacanear aquele amigo que quer andar com o seu jipe. (risos)

Entendido amigo?

Espero ter esclarecido, mais do que complicado!

Abraço

acho que minha dúvida é a pior :parede::parede:
não entendo nada de 4x4:oops::oops:, então pergunto?

pode engatar a tração e a reduzida andando???:putz:

ja estou acompanhando o forum a um tempo, não vi isso escrito em lugar nenhum.

megadeth
23/06/2009, 18:04
:oops:

acho que minha dúvida é a pior :parede::parede:
não entendo nada de 4x4:oops::oops:, então pergunto?

pode engatar a tração e a reduzida andando???:putz:

ja estou acompanhando o forum a um tempo, não vi isso escrito em lugar nenhum.

Em CJs não.

doiidooo
23/06/2009, 18:17
Em CJs não.

valeu:concordo:

Mauricio Rotta
23/06/2009, 18:22
Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento, mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!!

Sergio Rocha
23/06/2009, 18:33
Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento, mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!!

A reduzida vai continuar sendo NÃO.Pode tirar.

[]'

Mauricio Rotta
23/06/2009, 20:43
Não entremos em discussões sem fundamento, mas a reduzida sim, pode ser engatada com o veículo em movimento, a tarefa é dificil e requer muito jeito, mas posso te afiançar que posso ''reduzir'' um jeep em movimento sem maiores problemas, porém não aconselho isso a ninguem ja que vc pode danificar a sua t-case ao tentar efetuar esta manobra.
Mas... como é que eu vou provar o que to falando né? Meio dificil... De repente filmo e posto um video né... Vamos esperar eu tirar o Velho Burro Azul da UTI.

Ian Jeep
23/06/2009, 20:47
Ola pessoal tudo bacana?:-d

venho acompanhando o fórum a uns tempos...
Bom na plaqueta de orientação do jeep cj 4m, diz o seguinte:
"nunca use a reduzida sem ligar a tração dianteira"
bom eu queria saber pq ?
Daria pra reduzir so a traseira sem precisar ligar o a dianteira ou vise versa? Ou se e possível ligar so a dianteira?

Grato ian jeep

Mauricio Rotta
23/06/2009, 21:14
É o seguinte, a caixa de transferecia Willys Dana D-18 ou como popularmente convencionou-se chamar por aqui de t-case, tinha (e tem)em seu mecanismo de engate duas hastes esféricas que impedem que a reduzida seja engatada sem que a traçao dianteira esteja engatada, isso foi uma medida de segurança para evitar q este tipo de engate seje efetuado, o que forçaria muito o conjuunto traseiro no caso de se estar arrastando algum implemento ou em uma subida muito ingreme, sem dizer que de nada adianta a 'reduzida' engatada sem a dianteira tb estar fazendo força. Se de repente optar-se por se retirar as duas hastes esféricas que fazem este trabalho nada muda no conjunto a não ser que, sim, você conseguirá engatar a reduzida sem que a traçao esteja engrenada na dianteira... porém força-se o conjunto todo inutilmente sem dizer que não ira lhe servir de nada um Jeep super reduzido mas com somente traçao traseira.

Se quiser fazer um teste mantenha as rodas livres desligadas e engate a traçao e a reduzida, vc pode andar pra onde quiser, mas seu jeep vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente em qualquer aclive com piso de menor aderencia.

Valeu?

Ulisses N. Ribeiro
23/06/2009, 21:45
Não entremos em discussões sem fundamento, mas a reduzida sim, pode ser engatada com o veículo em movimento, a tarefa é dificil e requer muito jeito, mas posso te afiançar que posso ''reduzir'' um jeep em movimento sem maiores problemas, porém não aconselho isso a ninguem ja que vc pode danificar a sua t-case ao tentar efetuar esta manobra.
Mas... como é que eu vou provar o que to falando né? Meio dificil... De repente filmo e posto um video né... Vamos esperar eu tirar o Velho Burro Azul da UTI.

Boa noite a todos
Mauricio ñ precisamos ir muito longe, já tive a oportunidade de ver isso de perto, ñ era exatamente um CJ5 original, mas o mesmo adaptado como trenzinho de passeio na cidade de Serra Negra, ñ me exitei em dar uma volta e qual foi a minha surpresa o motorista cambiando 4x2,4x4 e 4x4 reduzida sem parar o bicho, lógico q o cara tem muita experiência e sensibilidade para fazer isso, mas como já foi dito para nós q ainda estamos aprendendo melhor faze-lo parado para o bem do CJ e do bolso tbém.:palmas::palmas::palmas:

[ ],s

GPA-Airborne
23/06/2009, 22:22
Se quiser fazer um teste mantenha as rodas livres desligadas e engate a traçao e a reduzida, vc pode andar pra onde quiser, mas seu jeep vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente em qualquer aclive com piso de menor aderencia.

Veja bem... isso pode ser divertido!

YouTube - Bernardão - Cavalo de pau com jipe!

Como eu estava em um piso de baixa aderência, perto da represa, então dá pra brincar assim, com um risco bem menor de quebrar alguma coisa...

Sergio Rocha
23/06/2009, 23:25
Quando se responde ou se tenta orientar um novato, nunca se deve incentiva-lo a tentar fazer coisas que podem resultar em quebras ou acidentes.

Esse é exatamente o caso de engatar a reduzida andando.

[]':concordo:

doiidooo
23/06/2009, 23:32
Quando se responde ou se tenta orientar um novato, nunca se deve incentiva-lo a tentar fazer coisas que podem resultar em quebras ou acidentes.

bom acho que eu aprendi

seguinte. tração pode engatar andando... ja reduzida não, para evitar quebra certo :dance:

valeu pessoal

rctorrezam
24/06/2009, 09:22
bom acho que eu aprendi

seguinte. tração pode engatar andando... ja reduzida não, para evitar quebra certo :dance:

valeu pessoal

Doiidooo,

Na boa, não engate andando, deixe isso para o futuro. Você até pode engatar a tração 4x4 andando muito devagar, mais provavelmente vai ouvir as engrenagens raspando, se não tiver experiência nisto, e isso danifica o conjunto de força do teu jeep. Desengatar o 4x4 andando é bem mais tranquilo, pois as engrenagens se desacoplam, então não ocorre a "raspada" se você pegar o jeito (e não é difícil).

Agora, reduzir uma caixa de câmbio willys original girada com um motor willys 6 cilindros BF161 em movimento!!!!! Aí é tudo que o mecânico quer - quebra na certa, pois atém em baixíiiiiiiissima velocidade ela raspa.
Não faz isso não, poupe o $ para as latinhas e outros acessórios que é melhor.

PS: Galera, na minha opinião, responder os novatos (principalmente, mais a qualquer um) com um "vai ler o fórum" ou "pesquise que você acha", é melhor nem responder. Quando alguém lê uma resposta dessas parece que quem respondeu foi grosso e mal educado, pois não se esta vendo a "cara do sujeito", uma vez que as palavras não tem sentimento. Sei que cada fórum ocupa espaço no servidor, mas sejamos comedidos, pois, afinal, quem nunca teve estas dúvidas? Todos os experts, moderandores, etc, já as tiveram e sempre teremos novatos em busca dessas respostas e, ainda, nem todos tem a mesma capacidade com a operação de um computador.

Não adianta me criticar, pois não responderei....... Estou apenas tentando tornar os amigos mais amigáveis com os novos amigos.

Valeu.........

Mauricio Rotta
24/06/2009, 11:34

Cara, minha mãe fazia exatamente isso, mas era quando eu tinha 5 anos de idade, como aqui todos são adultos, ou pelo menos teoricamente temos que ter mais de 18 pra andar de Jeep, eu penso que deve-se responder o que o companheiro perguntou, eu respondi o que EU faço, se o cara quiser me imitar vai da consciencia dele; em momento nenhum eu mandei ele fazer, disse q sim ,era possível; e se ele quiser tentar a responsabilidade e o problema é dele, eu somente respondi a questão da maneira que eu gostaria que alguem tivesse respondido a mim caso eu houvesse feito a pergunta.

Mauricio Rotta
24/06/2009, 11:37
Veja bem... isso pode ser divertido!

Como eu estava em um piso de baixa aderência, perto da represa, então dá pra brincar assim, com um risco bem menor de quebrar alguma coisa...

SIM ISSO É MUUUUUUUUUUUUUUITO divertido e não faz mal a ninguem, a não ser que vc esteja fazendo isso sobre a lavoura de alguém... hahahahahahahahahahahahahahahahaha (experiencia própria)

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=5LEyyava3nc]YouTube - S3010128[/URL]

junior braga
24/06/2009, 12:25
bom acho que eu aprendi

valeu pessoal

:stop: bom, ta no manual do proprietário...segue quem quiser!!

O correto é o que está escrito lá. Veja o anexo.

Agora,tem muita gente que muda de marcha sem debrear a maquina:rolleyes: é particularidade de cada um.

:parede: Nem sempre fazemos somente o que é permitido e ou esteja certo....hehehehehehe!

:pipoca::pipoca:

Milton Quindim
24/06/2009, 14:12
Doiidooo,

Na boa, não engate andando, deixe isso para o futuro. Você até pode engatar a tração 4x4 andando muito devagar, mais provavelmente vai ouvir as engrenagens raspando, se não tiver experiência nisto, e isso danifica o conjunto de força do teu jeep. Desengatar o 4x4 andando é bem mais tranquilo, pois as engrenagens se desacoplam, então não ocorre a "raspada" se você pegar o jeito (e não é difícil).

Agora, reduzir uma caixa de câmbio willys original girada com um motor willys 6 cilindros BF161 em movimento!!!!! Aí é tudo que o mecânico quer - quebra na certa, pois atém em baixíiiiiiiissima velocidade ela raspa.
Não faz isso não, poupe o $ para as latinhas e outros acessórios que é melhor.

PS: Galera, na minha opinião, responder os novatos (principalmente, mais a qualquer um) com um "vai ler o fórum" ou "pesquise que você acha", é melhor nem responder. Quando alguém lê uma resposta dessas parece que quem respondeu foi grosso e mal educado, pois não se esta vendo a "cara do sujeito", uma vez que as palavras não tem sentimento. Sei que cada fórum ocupa espaço no servidor, mas sejamos comedidos, pois, afinal, quem nunca teve estas dúvidas? Todos os experts, moderandores, etc, já as tiveram e sempre teremos novatos em busca dessas respostas e, ainda, nem todos tem a mesma capacidade com a operação de um computador.

Não adianta me criticar, pois não responderei....... Estou apenas tentando tornar os amigos mais amigáveis com os novos amigos.

Valeu.........
Compartilho deste mesmo pensamento...eu mesmo até uns meses atras nem sabia usar a pesquiza eu pegava,como aqui a area de jipese começava a ler do ultimotópico para os mais atuais e vinha lenda cada post para ver se tinha alguma dica boa do pessoalmais antigo e vi muitos do experts de hoje fazendoasemsmas perguntas qundo começarame hoje mandam os novatos se virarem,percebendo isso sempre que posso eu me ocupo em responder ou atémesmoprocurar oreferido tópicoonde operguntadorpossa sanar suas duvidas...continuarei assim tbm porque gostode ajudar quem precisa e possivelmente ampliominha rede de amigos mesmoque virtuais.
:concordo:

Sergio Rocha
24/06/2009, 14:42
Cara, minha mãe fazia exatamente isso, mas era quando eu tinha 5 anos de idade, como aqui todos são adultos, ou pelo menos teoricamente temos que ter mais de 18 pra andar de Jeep, eu penso que deve-se responder o que o companheiro perguntou, eu respondi o que EU faço, se o cara quiser me imitar vai da consciencia dele; em momento nenhum eu mandei ele fazer, disse q sim ,era possível; e se ele quiser tentar a responsabilidade e o problema é dele, eu somente respondi a questão da maneira que eu gostaria que alguem tivesse respondido a mim caso eu houvesse feito a pergunta.

Cara, o que vc ou sua mãe fazia, não vem ao caso.O que interessa para o novato é qual o CERTO.

Sacou a diferença ?

Mauricio Rotta
24/06/2009, 15:10
blá blá blá blá blá blá blá
:palmas:

Ian Jeep
24/06/2009, 15:14
É o seguinte, a caixa de transferecia Willys Dana D-18 ou como popularmente convencionou-se chamar por aqui de t-case, tinha (e tem)em seu mecanismo de engate duas hastes esféricas que impedem que a reduzida seja engatada sem que a traçao dianteira esteja engatada, isso foi uma medida de segurança para evitar q este tipo de engate seje efetuado, o que forçaria muito o conjuunto traseiro no caso de se estar arrastando algum implemento ou em uma subida muito ingreme, sem dizer que de nada adianta a 'reduzida' engatada sem a dianteira tb estar fazendo força. Se de repente optar-se por se retirar as duas hastes esféricas que fazem este trabalho nada muda no conjunto a não ser que, sim, você conseguirá engatar a reduzida sem que a traçao esteja engrenada na dianteira... porém força-se o conjunto todo inutilmente sem dizer que não ira lhe servir de nada um Jeep super reduzido mas com somente traçao traseira.

Valeu?

valeu :concordo:

GPA-Airborne
24/06/2009, 16:28
Enfim, depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!

Dica para os novatos: As vezes a tração não quer sair de 4x4 para 4x2.

Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente.

Pq isso acontece, eu não sei ao certo, mas gostaria muito de ter ouvido essa dica quando comprei meu Cj6!

doiidooo
24/06/2009, 17:37
Enfim, depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!

Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente.

Pq isso acontece, eu não sei ao certo, mas gostaria muito de ter ouvido essa dica quando comprei meu Cj6!

:palmas::concordo::concordo:

Milton Quindim
24/06/2009, 18:31
Tem mais uma, quando a caixa de transferencia (T CASE) é nova ou está bem ajustada as tração e a reduzida não entram se amarcha estiver engatada,precisa deixar em ponto morto. Idem para desengatar.

Edison - Mp3
24/06/2009, 18:40
Ptz,:putz::putz::putz::putz: OBRIGADÃO Milton

Já tava ficando preocupado :parede::parede::parede:, pois a reduzida e a tração do Skoll só engatam se tiver em ponto morto mesmo, não adianta pisar só na embreagem. Com todas as informações acima, já estava pensando que a minha t-case estava com defeito.
Abrs a todos
Edison - MP3

Mauricio Rotta
25/06/2009, 09:26
Não é a sua q está defeituosa, é a minha q está desgastada.

doiidooo
25/06/2009, 18:11
Galera muito atenciosa por aqui
muito obrigado por tirar minha duvida e por cima ainda dar umas dicas valiosass...
to juntando as latinhas para comprar meu primeiro 4x4 e estudando o forum para saber mais dos cjss pois adoro o carro.
agradeço ao colega que abriu o topico, diramos, pois aproveitei o topico dele para tirar minha duvida:mrgreen::mrgreen:

leopoldo
25/06/2009, 18:39

1- Acontece pq o jeep não tem diferencial central. Isso que ocorre é denominado "binding" :?:

Isso nada mais é que os dentes da luva de engate da 4x4 fazendo força contra os dentes do eixo da 4x4, lá dentro do chifre da cx de transferencia. O binding é devido à diferença de rotação entre o diferencial dianteiro e traseiro, e essa diferença é devida aos movimentos da suspensão, pressão de pneus, curvas, assimetrias, inclinações dos eixos, etc ...

E é por isso que a técnica de ir de ré e puxar a alavanca costuma funcionar. Se mesmo assim não quer desengatar, tem outra forma: de ré, acelere, mete o pé no freio e ao mesmo tempo puxe a alavanca;

E aproveitando, de outras postagens:

2-:discordo: se deve tentar trocar de 4x4 hi para 4x4 low sem parar o jeep. As engrenagens não possuem o conjunto de sincronização (vai arranhar e pode quebrar ou lascar os dentes do par de engrenamento) e a alteração de torque entre 1:1 e o 2,64:1 pode fraturar o eixo do cambio.

3- duas hastes esféricas? :discordo: ... vamos corrigir, pois não são esféricas: é interlock ou retém de engrenamento.

4- desde que vc tenha roda livre manual engatada (AMBAS), vc consegue engatar e desengatar a 4x4 em movimento, só em 4x4 para 4x2 high (e vice versa)

5- vai ficar exageradamente curto, e vai patinar excessivamente? :discordo: ... vamos corrigir isso também: as relações "mais curtas" justamente diminuem a possibilidade de escorregamento e consequentemente o patinar dos pneus, desde que não saia enfiando o pé no acelerador, uma vez que o valor do atrito estático sempre é maior que o dinâmico. A patinação acontece sempre que o torque fornecido vence o atrito estático entre pneu e solo, e a rotação sobe descontroladamente.

Mauricio Rotta
26/06/2009, 09:21
obrigado senhor corretor.

Milton Quindim
26/06/2009, 10:15
Somente para encrementar os relatos, amigo meu resolveu que ele era o cara e que podia fazer o que quizesse com o jipe ai mandou tirar o torpedinho que fica entre uma alavanca e a outra dentro do focinho da reduzida. O torpedinho é um pino que não permite que a reduzida seja engatada sem que a alavanca de tração 4x4 esteja engatada. Ele mandou o meca retirar o dito cujo.
Num deslocamento ele achou que podia engatar a reduzida..."só para ver se dava", estava a uns 70 km/h...até hoje não achamos todas as peças da reduzida ...simplesmente se fragmentou.
O cara...bem ele hoje anda de cadeira de roda.

junior braga
26/06/2009, 11:03
Somente para encrementar os relatos, amigo meu resolveu que ele era o cara e que podia fazer o que quizesse com o jipe ai mandou tirar o torpedinho que fica entre uma alavanca e a outra dentro do focinho da reduzida. O torpedinho é um pino que não permite que a reduzida seja engatada sem que a alavanca de tração 4x4 esteja engatada. Ele mandou o meca retirar o dito cujo.
Num deslocamento ele achou que podia engatar a reduzida..."só para ver se dava", estava a uns 70 km/h...até hoje não achamos todas as peças da reduzida ...simplesmente se fragmentou.

:putz::putz: Milton vc ta falando sério....que situação heim!!!!

Essa é a questão da coisa, se o tal pino está lá, é porque tem algum fundamento. Se :discordo: nem precisava ter.

:pipoca:

Sergio Rocha
26/06/2009, 13:04
Eu até hj tenho vontade de tirar esse pino. Mas, tenho medo de acabar fazendo merd@. O meu jeep tem bloqueio dianteiro, e as vezes atrapalha nas manobras dentro de erosões, cria uma tendencia do jeep ir reto, assim nessas situações eu poderia manter a reduzida ligada e desligar a tração.
Facilitaria nessas situações, não precisaria manobrar tantas vezes.

[]':pensativo:

junior braga
26/06/2009, 14:01
Eu até hj tenho vontade de tirar esse pino. Mas, tenho medo de acabar fazendo merd@. O meu jeep tem bloqueio dianteiro, e as vezes atrapalha nas manobras dentro de erosões, cria uma tendencia do jeep ir reto, assim nessas situações eu poderia manter a reduzida ligada e desligar a tração.
Facilitaria nessas situações, não precisaria manobrar tantas vezes.

[]':pensativo:

Sergio, vc usa bloqueio somente no eixo dianteiro? é funcional? esses dias tava até pensando umas besteiras...tenho uma cx.satelite de bobeira, então pensei em mandar soldar ela, mas só que, ainda não fiz. Qual bloqueio vc usa?

Nesse caso ai que vc citou, então vc ficaria com a vtr 4x2 e reduzido, pra melhorar a direção; não será o mesmo que desligar as rls? só que pra isso tem que ficar descendo da vtr...

:concordo::concordo:

Sergio Rocha
26/06/2009, 14:38
Sergio, vc usa bloqueio somente no eixo dianteiro? é funcional? esses dias tava até pensando umas besteiras...tenho uma cx.satelite de bobeira, então pensei em mandar soldar ela, mas só que, ainda não fiz. Qual bloqueio vc usa?

Nesse caso ai que vc citou, então vc ficaria com a vtr 4x2 e reduzido, pra melhorar a direção; não será o mesmo que desligar as rls? só que pra isso tem que ficar descendo da vtr...

:concordo::concordo:

Nos dois eixos.Ensimec full lock.

Pois é, e na maioria das vezes não dá pra descer.E mesmo que pudesse ia ser um saco.

Nas caixas Atlas, que considero uma das melhores do mundo, vc pode selecionar qual o eixo vc quer tracionar, são 3 opções. O dianteiro, o traseiro ou o diant+ tras. Pra manobrar o jeep dentro de erosões faz uma put@ diferença.No youtube tem muitos vídeos com veículos usando esse sistema.

[]'

[]'

Mauricio Rotta
26/06/2009, 19:07
Nas caixas Atlas, que considero uma das melhores do mundo, vc pode selecionar qual o eixo vc quer tracionar, são 3 opções. O dianteiro, o traseiro ou o diant+ tras. Pra manobrar o jeep dentro de erosões faz uma put@ diferença.No youtube tem muitos vídeos com veículos usando esse sistema.

O loco véi, que caixa doida é essa? Aí sim hein, realmente é ''O'' sistema mesmo, deve ser uma maravilha operar uma bicha dessas. Mesmo o 4x2 só na dianteira sendo de pouca utilidade deve ser muito bacana brincar com uma dessas, de que carro ela é?

Sergio Rocha
26/06/2009, 19:33
O loco véi, que caixa doida é essa? Aí sim hein, realmente é ''O'' sistema mesmo, deve ser uma maravilha operar uma bicha dessas. Mesmo o 4x2 só na dianteira sendo de pouca utilidade deve ser muito bacana brincar com uma dessas, de que carro ela é?

http://www.atlas-tc.com/atlas4sp.html

[]'

Sergio Rocha
26/06/2009, 19:59
Isso aki é que é coisa doida.O que um jeep faz sozinho.

YouTube - Extreme Waterfall Ghost Rider

[]':mrgreen:

Charles_Curitiba
26/06/2009, 22:42
Pessoal,
Tenho um Willys, 6 cc, câmbio 4 marchas desde 1993.
Quando comprei, a reduzida e tração 4X4 veio desligada, ou seja, não tinha cardã, cruzeta, etc.
Como não sou "trilheiro brabo", que mete o jeep prás lamas desse sertão, não fez muita falta até agora.
Mas de tanto falarem sobre as vantagens da tração, resolvi instalar completa agora.
Só que estou me embananando quanto ao manejo das alavancas do câmbio. Já mexi prá caramba, mas nunca sei se tá traçado, reduzido ou normal.
Comprei um esqueminha (uma etiqueta) que demonstra como traçar, reduzir etc. Mas não ajudou muito. E quando eu pergunto pros mais experientes, cada um fala uma coisa.
Resumindo, minha pergunta é: QUAL A POSIÇÃO DAS ALAVANCAS PARA SE ANDAR NO ASFALTO, SEM REDUZIDA E SEM TRAÇÃO? Pois não uso muito isso.
São as duas alavancas prá trás? Uma prá frente? As duas prá frente?
Aguardo uma dica, pois vou pegar uma viagem de 300 km em asfalto a semana que vem, e não que correr o risco de andar traçado e/ou reduzido, prejudicando o rendimento e desgastando o câmbio desnecessariamente.

Diramos

Agradeço desde já
Cara, a alavanca da direita fica totalmente pra baixo, e a outra entre a menor e a alavanca do cambio fica totalmente pra cima. Pense assim: a alavanca MENOR é REDUZIDA de tamanho em relação as outras alavancas...sacou? abçs

Charles_Curitiba
26/06/2009, 22:49
Só uma duvida, nos jipes militares havia uma 4 alavanca que era para acionar o guincho mecanico que no pos guerra esses jipes foram parar no campo, com um arado engatado e essa alavanca levantava o arado. Seu acionamento se dava pondo a reduzida em neutro e a 4 alavanca em "up", esse tal pino não interrompia essa operação?

Milton Quindim
27/06/2009, 09:58
Só uma duvida, nos jipes militares havia uma 4 alavanca que era para acionar o guincho mecanico que no pos guerra esses jipes foram parar no campo, com um arado engatado e essa alavanca levantava o arado. Seu acionamento se dava pondo a reduzida em neutro e a 4 alavanca em "up", esse tal pino não interrompia essa operação?

Não atrapalhava, pois esta 4º alavanca ficava entre os bancos e era ligada na tomada de força que fica acoplada na engrenagem que transmite a força da cx de marchas para a cx de transferencia(reduzida).
O pedido de deixar na neutra era para poder utilizar as velocidades multiplas da cx de marchas para acionar a tomada de força fazendocom que ela trabalhasse mais rapidamente sem que o veículo se movesse. Podia, e pode,como hoje fazemos, utilizar com a marcha engatada e com areduzida tbm engatada para sairmos de um atoleiro,mais pesado,sem forçar somente o guincho, quando este é mecanico.

diramos
27/06/2009, 11:00

Mandou bem Quindim. Aliás, não sou tão novato no forum. hehehe. O fato é que sou relaxado mesmo. Há 2 anos atrás fiz reforma completa no meu Chico 1960 e isso não seria possível sem a preciosa ajuda do pessoal daqui que me acolheu com os braços abertos e me deu dicas essenciais, desde o desmonte até o polimento do bicho. Você, por exemplo, me ajudou bastante, lembra? Só que, pela correria da vida, acabei dando uma sumida do forum e peço perdão aos membros, já que não retribuí satisfatoriamente os favores aqui recebidos. Prometo frequentar mais, daqui prá frente. Um abraço a todos e, mais uma vez, parabéns pelo nível do forum e muito obrigado pelas dicas.:palmas::palmas::palmas:

diramos
27/06/2009, 11:09
Show de bola, GPA. Que aula, hein!
Esclareceu tudo.

Grato.

Luciano SHAKALL
04/10/2009, 17:54
" ... pode engatar a tração e a reduzida andando??? :putz: ... "
" ... Com o passar do tempo vc pega as manhas do cambio e SIM pode-se engatar a tração e a reduzida com o Jeep em movimento,
mas a principio a resposta é mesmo o bom e velho NÃÃÃÃÃO!!!!!!! ... "
" ... A reduzida vai continuar sendo NÃO. Pode tirar ... "Engatar a reduzida em movimento... sabe fazer "dupla-embreagem"?
No NIVA, se na hora em que for "reduzir", o motor estiver, digamos, a 2000 giros;
pode-se (detalhadamente) precionar a a embreagem até o fim, colocar a alavanca em "neutro" e soltar a embreagem,
elevando em seguida o giro do motor à "exatos" 3558 RPM, apertar a embreagem novamente e então, engatar a reduzida !

Por que 3558 giros?
No NIVA (veja bem, eu disse NO NIVA), a diferença entre as "marchas" normal e reduzida é de 77,9%;
então, multiplicando 2000 (giros) por 1,779 obtem-se 3558 (giros) . . .

Sabendo qual a diferença de redução entre as "4x4 HI" e "LOW" do Willys,
pode-se utilizar o mesmo princípio :concordo: !

" ... depois de muito falar sobre engatar.... não falamos sobre desengatar!!
Então pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente ... "No Niva, para desbloquear o central (presumo que também nos CJs, para desengatar o 4x4)
não é exatamente andar "de ré", e sim, andar no sentido contrário ao que se encontrava anteriormente,
por exemplo: Se você está em trilha estreita em 4x4 e, por algum moitivo precisa voltar "de ré",
provavelmete, ao parar e tentar desengatar o 4x4, vai precisar andar um pouquinho pra frente :concordo: . . .

" ... pare o carro, e ande alguns metros em marcha a ré e tente desengatar novamente ... Pq isso acontece, eu não sei ao certo ...
" ... 1- Acontece pq o jeep não tem diferencial central. Isso que ocorre é denominado "binding" :?:

Isso nada mais é que os dentes da luva de engate da 4x4 fazendo força contra os dentes do eixo da 4x4, lá dentro do chifre da cx de transferencia. O binding é devido à diferença de rotação entre o diferencial dianteiro e traseiro, e essa diferença é devida aos movimentos da suspensão, pressão de pneus, curvas, assimetrias, inclinações dos eixos, etc ... por isso que a técnica de ir de ré e puxar a alavanca costuma funcionar ... "Bom, o NIva TEM diferencial central, mas as vezes (não para passar a 4x2, óbvio)
mas justamente, para desbloquear o diferencial central, também precisamos usar esse "artifício" de "dar ré"
(na verdade, ao menos no caso dos NIVAs, andar em sentido contrário ao que se encontrava) para obter êxito na operação :concordo: . . .

[]'s

fabricio teco
21/04/2010, 03:22
:dance:Posso andar com o meu CJ5 com a roda livre acionada em 4x4, para quando eu quiser acionar a alavanca da tração não precisar ter que descer do carro? Isso estraga a mecânica?:oops::oops:

Jacimar
21/04/2010, 06:54
:dance:Posso andar com o meu CJ5 com a roda livre acionada em 4x4, para quando eu quiser acionar a alavanca da tração não precisar ter que descer do carro? Isso estraga a mecânica?:oops::oops:

Ola ! quando voce deixa a roda livre engatada, os semi eixos, diferencial e carda dianteiro ficam girando por inercia, empurrados pelo Jeep em movimento, voce tera um ligeiro aumento de consumo e algum desgaste - nada monstruoso - mas o ideal eh voce so ligar as rodas livres quando for entrar em uma estrada de chao ou trilha e sentir que vai precisar eventualmente da tracao, nao sei se ja percebeu mas quando anda com as rodas livres engatadas o Jeep fica mais "pesado" e voce tem que acelerar mais - dai o maior consumo - outra coisa, jamais ande no asfalto ou similar com a tracao + roda livre ligada, vai forcar tudo podendo quebrar.

Tenho amigos que tem caminhonetes 4X4 e os vendedores falam que na chuva pode-se ligar a tracao no asfalto mas eh apenas papo de vendedor.

Um abraco !

fabricio teco
22/04/2010, 00:01
Valeu Jacimar,

Agora entendi tudo teoricamente. Na sexta-feira irei fazer todos os testes de tração dos quais li aqui.
Isso está virando um problema, estou ficando viciado nessa "brincadeirinha". Minha mulher já está com ciúmes da própria filha, a Willynete, "essa" Jeep que dei pra ela, rsrsrsrs.:pensativo::pensativo:

Paulo Leit
20/09/2014, 19:44
Olá douglas, depende do que vc vai fazer com o jipe .
Eu mesmo tirei esse pino uma vez no jipe que nós tínhamos no sítio ,(só usava em pequenas manobras) mas não é o correto.
Esse pino fica entre os varões dos garfos que ligam a reduzida e tração ,quando se liga a tração abre uma janela no varão esse pino corre e libera o varão da reduzida,só para ter uma ideia .
Mas hoje a maioria dos jipes tem roda livre manual, se vc ligara tração depois a reduzida como é o certo ,mas não ligar as rodas livres dá na mesma...

Abraço.

Rafaelopaleiro
15/01/2015, 23:41
Aprendendo muito com a Galera...