Ver Versão Completa : Corte do motor Suzuki Samurai 97/98
Armando Santos
21/06/2009, 12:18
Amigos,
acabei de comprar um Samurai Canvas 97/98 e tive que fazer o motor.
Troquei tudo, pistão, aneis, bronzinas, juntas, bomba de óleo, correia dentada,esticador, demais correias, coxins e outras peças.
O motor trabalha sem barulho algum, mas o meu problema é o seguinte: o carro as vezes pega e outras vezes não! Por isso ainda não tirei da oficina que realizou o serviço.
Nas vezes que pega depois de alguns minutos, o motor apaga, parece que a injeção corta, como se o motor tivesse identificado algum problema.
O estranho é que a luz da injeção apaga, assim que o carro pega (nas vezes que pega), mas a da bateria continua acesa.
O da bateria deverei ver o alternador, MAS GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM ALGUMA IDÉIA DO MOTIVO DO CORTE (MOTOR APAGA)!!!???? Pois isso não ocorria antes de abrir o motor!!!
Uma coisa que observei foi que o contagiros tá bem oscilante...
Obrigado.
Armando.
Ronaldo B.
21/06/2009, 13:05
Tá com cara que tem alguma coisa montada errada na parte elétrica. Acho que vale a pena lembrar o seu mecanico que a parte elétrica do samurai é diferente dos carros nacionais, no samurai o negativo é que é comutado para acionar os componentes elétrico e não o positivo. Então eu começaria revisando a parte elétrica porque pode estar ocorrendo algum retorno de corrente em algum sensor ou componente elétrico montado errado ou invertido.
[]´s
Armando Santos
21/06/2009, 18:44
Valeu Ronaldo,
vou fazer a revisão da parte elétrica!!!!
Ressuscitando o post, pra ajudar alguém que tenha o mesmo problema.
Estava com o mesmo problema no meu samurai, que ocorreu numa viajem. O eletricista que consegui desconectou o sensor MAP e o carro funcionou, aí pude voltar pra casa (com um consumo de combustível absurdo, já que o sensor estava desligado). Ele condenou o sensor MAP, dizendo que precisaria comprar outro.
Quando vi o preço do sensor que assustei, mais de mil latinhas. Aí parti pra ver se este realmente precisaria ser substituído. Depois de testar o sensor fora do carro, utilizando uma fonte de 5 volts, vi que estava bom, ufa.
No chicote do conector do MAP percebi um pouco de zinabre saindo. Abri e percebi que tinha uma pequena conexão de cobre totalmente oxidada, entre os fios cinza com vermelho (sinal de 5 volts) da ECU, do MAP e do injetor. Refiz a conexão e tudo voltou a funcionar.
O Armando me respondeu por MP dizendo que o problema dele foi um mal contato no chicote (deve ter sido no mesmo ponto que no meu) e falha de aterramento.
Então quem tiver problema parecido, antes de comprar um sensor ou partir pra outras soluções mais complexas, verifiquem se o chicote e o aterramento estão ok.
O melhor de tudo foi o custo zero na manutenção, apesar de ter usado várias horas pra descobrir o problema, coisa que acabei achando boa, pois pude aprender bastante sobre o samurai.
abraços
rogeriomasih
18/01/2011, 22:25
Neilson,
como vc fez o teste do MAP?
Rogerio,
foi postado neste tópico a página do manual de serviço referente ao MAP.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1334541&postcount=306
SDS
Renan
rogeriomasih
19/01/2011, 00:03
Muito bom!!!
Gostei mesmo...obrigado!!!
rogeriomasih
19/01/2011, 00:11
Vou aproveitar a dica do Renan (Jqest) e divulgar como se testa o sensor hall:
http://www.webmecauto.com.br/servicos/se009_tshall1.asp
Neilson,
como vc fez o teste do MAP?
Usei as informações do arquivo MAP.pdf que o Jqest postou no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1334541&postcount=306, mas como testei fora usando uma fonte de 5V (dessas de celular) e não as três pilhas, que fornecem 4,5V, usei as mesmas referências do teste do MAP como se estivesse montado. O detalhe é que como não tinha uma bomba de vácuo, só testei a tensão pra pressão atmosféria de Brasília, e depois soprando ou sugando pelo tubinho, vi se as tensões variavam corretamente.
Castroengenharia
07/07/2018, 00:31
Está fora do ar
alhuem pode me ajudar???
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.