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Rodrigo59
20/06/2009, 21:23
Tenho um estepe BFGodrich 33" que está bem gasto, quase apagando as linhas, estou pensando em riscar para ficar com uma aparência mais bonita. Alguma contra indicação em riscar pneus??

até quantos mm de profundidade posso riscar? alguem ai daria um chute na espessura da borracha da banda dos BFs 33"??

Rodrigo59
20/06/2009, 21:24
será que da pra tirar 1cm???hehe

Ronaldo B.
20/06/2009, 22:37
Não sou muito a favor de riscar pneu, porque quando ele chega nesse ponto provavelmente a carcaça já sofreu bastante também. Mas se a carcaça estiver em bom estado, sem rachaduras ou remendos e for para usar como estepe só prá quebrar um galho, até vai.

E o quanto é possivel tirar de borracha na hora de riscar vai depender de quanto ela estiver gasta.

[]´s

Lucas Nassif
20/06/2009, 22:43
Isso é conhecido como "FRISAR PNEU".

Eu considero isso como gambiarra pura!

Kim
20/06/2009, 22:45
Rodrigo59!

Não faça isso!

Venda esa carcaça, ou mande resolar!

Riscar pneu, serve somente para ir trocar no paraguai, ai vc usa até o talo, risca, por causa "dosomi" e vai trocar.

Para uso não recomendo, pois pegará umidade na trama, que apodrecerá, deslocará e estourará, geralmente na estrada, a mais de 80.

Tudo isso é por exeriência própria!

Abraços.

Kim.

Girti
20/06/2009, 23:43
Tenho um estepe BFGodrich 33" que está bem gasto, quase apagando as linhas, estou pensando em riscar para ficar com uma aparência mais bonita. Alguma contra indicação em riscar pneus??

até quantos mm de profundidade posso riscar? alguem ai daria um chute na espessura da borracha da banda dos BFs 33"??

Há alguns anos, eu pensei em fazer o mesmo em um jogo de pneus que eu tinha. Eram pneus robustos, e pareciam ter muita borracha. Conversei a respeito com um borracheiro de confiança e ele me informou que pneus de automóvel não têm borracha suficiente para serem riscados (estou falando de um serviço decente, de confiança!). Isto pode eventualmente ser feito em pneus recapados, pois estes têm mais borracha em sua banda de rodagem, mas, a esta altura, depois de haverem rodado uns 50-60.000, terem sido recapados e terem sido usados por outros 50-60.000 Km, a sua estrutura já estará enfraquecida, o que torna o prolongamento de seu uso bastante arriscado.
Disse-me ainda que riscar pneus somente é seguro em pneus de caminhões, e mesmo estes só devem ser riscados se forem pneus recapados. Explicou que pneus de caminhões podem ser riscados com segurança, pois a sua estrutura é projetada e construída para passar por várias recapagens, ou seja, mesmo após algumas recapagens, ainda está forte (desde que não tenha sofrido danos) para passar por um processo de riscagem da banda de rodagem.

Resumindo: não é recomendável nem seguro riscar pneus que não sejam de carga (portanto, projetados e construídos para receberem recapeamentos).

Rodrigo59
21/06/2009, 09:42
Fala Kim! não tinha pensado nestes pontos negativos! já mudei de idéia vou pensar em recapar pelo menos não perco a carcaça!!
obrigado

Marcelo Cunha
22/06/2009, 11:22
Se as suas carcças estiverem em condições, mande recapar, sai mais em conta que pneu novo, é mais seguro que frizar e ainda ajuda o meio ambiente você pode escolher o desenho mais adequado para as suas necessidades.

Brodi
22/06/2009, 16:28
Eu tinha 2 pneus frisados, e aqui em Brasília o Detran barrou na vistoria técnica (do Inmetro).

Eram bons pneus, mas acabei perdendo a carcaça - pois frisados, rodaram além do limite para recapagem.

rctorrezam
24/06/2009, 09:25
Lendo e aprendendo........

sequer sabia desta possibilidade de frisa/ riscar pneus

faust_in_4x4
12/09/2009, 19:26
Pessoal, estou "garimpando" o forum quanto a calibragem dos pneus BFGodrich A/T 33”x12,5, colocados numa toyota ano 95 comprada há pouco, até agora não achei resposta. Os amigos poderiam me auxiliar informando quantas libras se deve colocar de pressão nesses pneus? Eles estão em bom estado, com banda de rodagem mais ou menos na metade da vida útil. Antecipadamente agradeço.