Ver Versão Completa : Problema no bloqueio de TR4
leonardodrummond
20/06/2009, 20:49
Primeiro de tudo, um oi pra todo mundo já que sou novo por aqui!
Já li muita coisa por esse forum mas nunca postei nada. Agora há pouco tive um problema com uma TR4 e queria pedir a ajuda de vcs!
Não entendo praticamente nada de mecânica, então me desculpe por qualquer ignorância que eu vá demonstrar nesse post.
É o seguinte, estava andando com o carro, no asfalto, e aí tava mudando a caixa de transferência, mas só entre 2H, 4H e 4HLc (por curiosidade mesmo). O problema é que quando fui descer de 4HLc pra 4H, o bloqueio não desligou mais! Ele tá funcionando quando eu deixo ativado, a luz amarela no painel fica permanente, mas quando volto pra 2H ou 4H ela fica piscando. A sensação que dá ao volante é que o carro tá travado, não desenvolve. Ao que parece, e de acordo com o que eu acho que entendo, o diferencial travou... o que pode ter sido isso? Pode ser alguma coisa séria?
Estou bem preocupado, agradeço qualquer ajuda!
Marcio Medina
20/06/2009, 23:03
Primeiro de tudo, um oi pra todo mundo já que sou novo por aqui!
Já li muita coisa por esse forum mas nunca postei nada. Agora há pouco tive um problema com uma TR4 e queria pedir a ajuda de vcs!
Não entendo praticamente nada de mecânica, então me desculpe por qualquer ignorância que eu vá demonstrar nesse post.
É o seguinte, estava andando com o carro, no asfalto, e aí tava mudando a caixa de transferência, mas só entre 2H, 4H e 4HLc (por curiosidade mesmo). O problema é que quando fui descer de 4HLc pra 4H, o bloqueio não desligou mais! Ele tá funcionando quando eu deixo ativado, a luz amarela no painel fica permanente, mas quando volto pra 2H ou 4H ela fica piscando. A sensação que dá ao volante é que o carro tá travado, não desenvolve. Ao que parece, e de acordo com o que eu acho que entendo, o diferencial travou... o que pode ter sido isso? Pode ser alguma coisa séria?
Estou bem preocupado, agradeço qualquer ajuda!
Olá, leonardodrummond!
Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum. A proposta aqui é ajudar sempre que possível!
Seguinte: se vc consultar o manual do proprietário, irá perceber que a recomendação do fabricante é que a mudança de tração só pode ser feita até 100km/h de 2H para 4H e de 4H para 2H. Isso somente nos carros que possuem o "Super Select", que é o caso da TR4. Pelo que li, vc bloqueou o diferencial com o carro em movimento.
Lendo o manual verá que para bloquear o diferencial, o carro deveria estar em ponto morto (no caso de transmissão mecânica) ou em neutro (posição "N" no caso de transmissão automática). Essa recomendação aplica-se no caso de asfalto ou fora-de-estrada.
Eu tentaria, antes de levar em algum local para reparo, fazer o procedimento da forma correta. Faça o seguinte:
Com o carro parado em ponto morto ou "N", bloqueie o diferencial e ande alguns metros. Pare o carro, volte para a posição neutro e engate a reduzida. Ande mais alguns metros e pare o carro novamente. Coloque no neutro, volte para a bloqueada e ande mais alguns metros. Depois de fazer isso, coloque em 2H e veja se ainda continua sentindo o carro travado.
Mas lembre-se: para qualquer tipo de engate de tração que não seja de 2H para 4H ou vice-versa, sempre para o carro e ponha no neutro.
Essa operação que eu disse pode ser que faça alguma engrenagem que está travada em posição errada voltar a sua posição certa.
Vai postando aí suas experiências.
Até mais!
freitasjr
21/06/2009, 03:21
Olá, leonardodrummond!
Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum. A proposta aqui é ajudar sempre que possível!
Seguinte: se vc consultar o manual do proprietário, irá perceber que a recomendação do fabricante é que a mudança de tração só pode ser feita até 100km/h de 2H para 4H e de 4H para 2H. Isso somente nos carros que possuem o "Super Select", que é o caso da TR4. Pelo que li, vc bloqueou o diferencial com o carro em movimento.
Lendo o manual verá que para bloquear o diferencial, o carro deveria estar em ponto morto (no caso de transmissão mecânica) ou em neutro (posição "N" no caso de transmissão automática). Essa recomendação aplica-se no caso de asfalto ou fora-de-estrada.
Eu tentaria, antes de levar em algum local para reparo, fazer o procedimento da forma correta. Faça o seguinte:
Com o carro parado em ponto morto ou "N", bloqueie o diferencial e ande alguns metros. Pare o carro, volte para a posição neutro e engate a reduzida. Ande mais alguns metros e pare o carro novamente. Coloque no neutro, volte para a bloqueada e ande mais alguns metros. Depois de fazer isso, coloque em 2H e veja se ainda continua sentindo o carro travado.
Mas lembre-se: para qualquer tipo de engate de tração que não seja de 2H para 4H ou vice-versa, sempre para o carro e ponha no neutro.
Essa operação que eu disse pode ser que faça alguma engrenagem que está travada em posição errada voltar a sua posição certa.
Vai postando aí suas experiências. Até mais!
Olá Márcio, boa noite; acho que vc está um pouco equivocado. Tanto a passagem de 2H p/ 4H, como a de 4H p/ 4HLC(bloqueado) e vice versa, podem serem feitas com o carro em movimento, desde que p/ isso esteja-se em linha reta e de preferência sem acelerar. A única passagem de tração que necessita-se estar com o carro parado e o câmbio em neutro, é o acionamento da reduzida(4LLC).
Todas essas informações, constam no manual.
Se ele Não tivesse dito que a direção do carro está pesada, poderia ser até mal funcionamento apenas do sensor, contudo este Não parece ser o caso.
No entanto, a sugestão dita por vc de se engatar a reduzida(c/ o carro parado) andar-se um pouco e depois engatar as demais trações até se chegar na 2H, realmente pode funcionar e destravar algo que esteja bloqueado/travado no carro do colega, por conta de um mal funcionamento temporário.
Caso esta dica dita por vc não funcione, aí sim será melhor o Leonardo levar a algum local p/ uma checagem melhor e reparo conforme sugerido pelo colega forista.
Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
leonardodrummond
21/06/2009, 10:39
Marcio Medina e freitasjr,
Acho que nem tenho como agradecer a vcs, funcionou!!! Eu estava realmente preocupado com isso, mas pelo visto era isso mesmo, alguma engrenagem solta ou algo do tipo. Agora tá tudo certo já.
E realmente, eu tinha visto que a troca pra 4HLc podia ser feito em movimento, por isso o fiz. Mas, lógico, o melhor seria fazer com o carro parado só por desencargo de consciência.
freitasjr, eu tinha mesmo considerado que podia ser um problema na luz ou no sensor (já que vi que isso aconteceu com outras pessoas em outros tópicos por aqui), mas o carro estava muito estranho, o que mostrava que era o diferencial mesmo.
Enfim, MUITO obrigado a vcs dois que tomaram um pouco do tempo de vcs pra me responder aqui e salvaram minha pele hahaha!
Leonardo
freitasjr
21/06/2009, 11:52
Marcio Medina e freitasjr,
Acho que nem tenho como agradecer a vcs, funcionou!!! Eu estava realmente preocupado com isso, mas pelo visto era isso mesmo, alguma engrenagem solta ou algo do tipo. Agora tá tudo certo já.
E realmente, eu tinha visto que a troca pra 4HLc podia ser feito em movimento, por isso o fiz. Mas, lógico, o melhor seria fazer com o carro parado só por desencargo de consciência.
freitasjr, eu tinha mesmo considerado que podia ser um problema na luz ou no sensor (já que vi que isso aconteceu com outras pessoas em outros tópicos por aqui), mas o carro estava muito estranho, o que mostrava que era o diferencial mesmo.
Enfim, MUITO obrigado a vcs dois que tomaram um pouco do tempo de vcs pra me responder aqui e salvaram minha pele hahaha!
Leonardo
Olá Leonardo, fico feliz que tenha dado tudo certo com a sua TR4, pelo visto parecia mesmo ser algum problema isolado e temporário. Agora se isso voltar a pesistir, é bom mandar dar uma checada.
Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Marcio Medina
22/06/2009, 21:47
Olá Leonardo, fico feliz que tenha dado tudo certo com a sua TR4, pelo visto parecia mesmo ser algum problema isolado e temporário. Agora se isso voltar a pesistir, é bom mandar dar uma checada.
Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Grande, Freitas.
Realmente não reparei nisso. Devo ter lido o manual de forma "desatenta":pensativo:. De toda forma, procuro não fazer esse engate com o carro em movimento. A questão do sensor eu já descartei de cara pq tive esse problema. Mas, quando o amigo citou a direção "dura", tive certeza que nada tinha com o mesmo. Outros amigos do fórum (Allan Barreiros entre outros) tb tiveram problemas de sensor. Em alguns casos, uma simples limpeza nos contatos resolveu. Outros tiveram que desembolsar 200 pratas pra arrumar.
O bom mesmo é que o problema do nosso colega está resolvido. Cada vez que a TR apresenta qualquer comportamento estranho eu já penso no bolso (rs). A questão de acionar o bloqueio com o carro em movimento me preocupa muito e se a engrenagem dele ficou "livre" pode ter sido esse engate em movimento.
Bom que vc me alertou que isso pode ser feito em movimento. Realmente não sabia!
E vc Leonardo, boa sorte com a carreta, que é muito boa!
Abs a todos!
leonardodrummond
22/06/2009, 23:27
Marcio Medina, pois é cara, eu fiquei preocupado justamente por isso, se fosse um problema sério o custo ia ser alto...
Na verdade não vou precisar mais de muita sorte com ela pq foi vendida hahaha inclusive essa era a maior preocupação! A gente só tava esperando o carro novo ficar pronto pra entregar a TR4 (foi entregue hoje). Não foi um bom momento pra ter dado esse problema, o pânico foi grande! Era coisa simples mesmo, agora o carro tá perfeito!
Marcio Medina
22/06/2009, 23:32
Marcio Medina, pois é cara, eu fiquei preocupado justamente por isso, se fosse um problema sério o custo ia ser alto...
Na verdade não vou precisar mais de muita sorte com ela pq foi vendida hahaha inclusive essa era a maior preocupação! A gente só tava esperando o carro novo ficar pronto pra entregar a TR4 (foi entregue hoje). Não foi um bom momento pra ter dado esse problema, o pânico foi grande! Era coisa simples mesmo, agora o carro tá perfeito!
Legal, Leonardo!
E agora? Qual será a próxima carreta?
Abs,
leonardodrummond
25/06/2009, 14:18
Cara, foi um Airtrek! Gostei muito do carro, confortável, bem equipada, anda bem... muito bom!
E final do ano (ou ano que vem) vamos precisar de um carro maior, aí estamos entre Mohave, Veracruz e Santa Fe! Vamos ver né!
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