Ver Versão Completa : Troca de oleo da caixa de transferencia
jasantos
20/06/2009, 20:12
Olá pessoal boa noite !
Hoje troquei o óleo da caixa de transferencia, coloquei o óleo trm 5 lubrax que tem a especificação api gl5, depois da troca saí com o carro normalmente e para minha surpresa, o câmbio começou a arranhar mesmo pisando fundo na embreagem, no manual pede gl4 ou gl5 .
Lembrei que lí num forum´há algum tempo que o gl5 daria este problema mas não levei a sério, isto procede. Alguem com melhores conhecimentos poderia dar uma um dica se isto tem alguma lógica.
Agostinho LAND 110
rafaelfernandez
21/06/2009, 19:23
Olá pessoal boa noite !
Hoje troquei o óleo da caixa de transferencia, coloquei o óleo trm 5 lubrax que tem a especificação api gl5, depois da troca saí com o carro normalmente e para minha surpresa, o câmbio começou a arranhar mesmo pisando fundo na embreagem, no manual pede gl4 ou gl5 .
Lembrei que lí num forum´há algum tempo que o gl5 daria este problema mas não levei a sério, isto procede. Alguem com melhores conhecimentos poderia dar uma um dica se isto tem alguma lógica.
Agostinho LAND 110
Agostinho, qual o ano da sua land? Assim fica mais facil te ajudarmos.
[]´s
Rafael
jasantos
21/06/2009, 22:01
Agostinho, qual o ano da sua land? Assim fica mais facil te ajudarmos.
[]´s
Rafael
Agradeço sua atenção:
O ano é1997
rafaelfernandez
22/06/2009, 19:00
Agradeço sua atenção:
O ano é1997
Amigo, de acordo com o Workshop manual do seu carro, o oleo correto para se colocar na caixa de marcha(Main Gearbox manual) é o ATF Dexron IID. O API GL-5 ou GL-4 é para a caixa de transferencia. Se nao me engano, o oleo da caixa de marcha é o mesmo vendido pelas concessionarias Honda como MTF06 para caixa de marcha manual.
[]´s
Rafael
P.S. Por favor confirme se estou correto no seu manual. Se precisar, me manda uma msg em pvt que te mando uma copia.
_portela
22/06/2009, 22:38
Carrrrma minha gente, pra mó di num cafundí :stop:
Agostinho,
Se foi o óleo da caixa de transferência (aquela da reduzida e do bloqueio central) o óleo tem que ser API GL-5 e pode ter viscosidade SAE 75W90 (é a última recomendação, desde 2000) ou 90 (que é o que se utilizava até 1999).
Se foi óleo da transmissão (vulgo câmbio, caixa de marchas), aí F...deu, não ande mais antes de drenar e colocar um MTF-06 (vende nas concessionárias Honda para carro) ou um ATF Dexron II.
Pelos sintomas acho que foi na transmissão e não transferência. Você viu o serviço sendo realizado?
Se positivo diga se o bujão de enchimento era a frente do tambor do freio de mão ou não.
Isso já nos ajudará a te ajudar melhor.
Abs.,
jasantos
23/06/2009, 22:11
Olá Rafael! eu disse caixa de transferencia . (transfer box ) aquela que tem o diferencial central que a recomendação é gl4 ou gl5 . A caixa de velocidades é o famoso cambio onde a recomendação é dexron II . {O óleo que troquei foi do transfer box} onde estava sendo usado 75-90. Aí então quando o cambio começõu a arranhar as marchas imaginei que pudesse ter uma relação com o novo óleo. E como eu já havia lido que o tal óleo causaria tal problema resolvi indagar aos mais experientes. Possivelmente pode ser uma coincidencia.
agradeço sua atenção .
Agostinho land 110
jasantos
23/06/2009, 22:26
Carrrrma minha gente, pra mó di num cafundí :stop:
Agostinho,
Se foi o óleo da caixa de transferência (aquela da reduzida e do bloqueio central) o óleo tem que ser API GL-5 e pode ter viscosidade SAE 75W90 (é a última recomendação, desde 2000) ou 90 (que é o que se utilizava até 1999).
Se foi óleo da transmissão (vulgo câmbio, caixa de marchas), aí F...deu, não ande mais antes de drenar e colocar um MTF-06 (vende nas concessionárias Honda para carro) ou um ATF Dexron II.
Pelos sintomas acho que foi na transmissão e não transferência. Você viu o serviço sendo realizado?
Se positivo diga se o bujão de enchimento era a frente do tambor do freio de mão ou não.
Isso já nos ajudará a te ajudar melhor.
Abs.,
Olá Portela fui eu mesmo que troquei o óleo da caixa de transferencia a que tem o dif.central. {transfer box} como voce relatou. Como o óleo que troquei é mais grosso pensei que pudesse ter alguma relação, pelo que eu havia lido antes. vou verificar com mais calma , de repente pode ter havido uma coincidencia, um novo problema pode ter surgido.
Agradeço sua atenção
Agostinho land 110
_portela
24/06/2009, 21:48
Agostinho,
Pode ser coincidência, mas vamos só a mais umas perguntas:
1. Qual a viscosidade do óleo que você colocou?;
2. Colocou no buraco certo? Aquele de encaixe interno de 1/2'?
Abs.,
jasantos
26/06/2009, 19:47
Agostinho,
Pode ser coincidência, mas vamos só a mais umas perguntas:
1. Qual a viscosidade do óleo que você colocou?;
2. Colocou no buraco certo? Aquele de encaixe interno de 1/2'?
Abs.,
Olá Portela! o óleo é api gl5 90 a orientação do manual é para usar este ou75 /90 .
Tirei o paraduso do dreno oscorri o oleo velho .
Adicionei o óleo novo no parafuso com encaixe de 1/2 ali do lado tá escrito 1.410 ratio.
obrigado pela atenção.
Agostinho Land 110
jasantos
26/06/2009, 19:54
Olá portela o óleo é api gl5
Tirei o parafuso do dreno retirei o óleo velho .
Adicionei oóleo novo no parafuso de 1/2
do lado tá escrito 1.410 ratio certo.
Agostinho
Land 110
_portela
27/06/2009, 08:48
É Agostinho...Tá tudo certo :palmas:
É só ficar de olhos e ouvidos em alerta.
Abs.,
Olá pessoal boa noite !
Agostinho LAND 110
Olá Agostinho ,
Pode ser que o óleo antigo estivesse aditivado , é normal e até recomendado p/ viaturas mais rodadas .. (não sei se é seu caso)
Abç
Bom dia, por favor
gostaria de saber onde fica, se é que existe, a marca indicando até onde posso colocar o óleo na caixa de transferencia, pois a minha começou a "melar" e "gotejar" a alguns dias e o Fraga me disse que eu teria que fazer um exame "ginecológico" na caixa de transferencia (literalmente colocando o dedo) para saber se seria necessário preencher com óleo, ou futuramente embuchar a caixa. Se não sentir o óleo com o dedo, devo completrar até sentir?
obrigado.
Olá Rafael! eu disse caixa de transferencia . (transfer box ) aquela que tem o diferencial central que a recomendação é gl4 ou gl5 . A caixa de velocidades é o famoso cambio onde a recomendação é dexron II . {O óleo que troquei foi do transfer box} onde estava sendo usado 75-90. Aí então quando o cambio começõu a arranhar as marchas imaginei que pudesse ter uma relação com o novo óleo. E como eu já havia lido que o tal óleo causaria tal problema resolvi indagar aos mais experientes. Possivelmente pode ser uma coincidencia.
agradeço sua atenção .
Agostinho land 110
Colegas
Será que está correto o que vcs estão discutindo?
Tenho veículo de outra marca, porém o oleo recomendado para caixa de transferencia é o mesmo que utiliza no cambio automático(dexron III). O oleo 75/90 geralmente é usado no diferencial dianteiro e 80/140 no diferencial traseiro. Será os LR são tão diferentes assim?
_portela
22/07/2009, 08:16
Está corretíssimo!:lol::lol::lol:
E tem mais esquisitices tipo...Podemos utilizar óleo ATF (DEXRON II, é II mesmo OK?) no câmbio, que é manual!!!!
Nos diferenciais vão 80W90 (ou 90) e na t-case (que também tem um diferencial central lá, juntnho dela, na mesma carcaça) 75W90.
Bem vindo ao mundo LR:mrgreen:
Abs.,