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Ver Versão Completa : Motor Limpador Parabrisa



John1532Jr
19/06/2009, 19:04
Alguem pode me dar a dica de como acessar o motor do limpador do parabrisa no Troller 2008?

bleles
20/06/2009, 13:57
Alguem pode me dar a dica de como acessar o motor do limpador do parabrisa no Troller 2008?

Aê, John

Tive um problema na haste menor (escapou e não travava direito) do limpador do meu troller 2008 quando ainda estava na garantia, faz 60 dias, mas não existia a peça na concessionária, acho q nem na fábrica.
Pediram para substituí-la e até hj não chegou.... q assistência boa, né???
Sei q o troller é um carro excelente, mas sua assitência, infelizmente é uma merda, ainda. Nem me preocupo, o carro é bom.
Para consertar de maneira paliativa a haste, os caras arrancaram o painel de instrumentos (velocímetro + contagiros etc) e chegaram a haste, acredito q ao motor tbm.

Se ajudei, sinto-me satisfeito.

Abraço.

abreu
21/06/2009, 20:02
Remova o painel...
Começe pelo velocimentro, depois o painel do ar-condicionado.

Agora é só retirar os 6 parafusos nas laterais do painel (3 de cada lado).

Abraços.

John1532Jr
22/06/2009, 16:51
Obrigado bleles e AbreU pela dica. Realmente o acesso se dá por trás do velocímetro (ou painel de instrumentos). Vou colocar tudo aqui para servir de orientação para alguem que precisar:

Problema: meu troller 2008 com 1 ano de uso e 10 dias após o término da garantia travou o pivô do limpador de parabrisa do lado do passageiro. Com isto, o motor forçou e pulou fora a haste interna de acionamento que liga o motor ao pivô do limpador do lado do motorista.

No Troller, tudo isto está por dentro do carro, e dentro do painel, ao contrário dos carros comuns, onde está pelo lado de fora do carro (entre o capô e o parabrisa.

Pelo que pude constatar, o caminho para consertar foi:

1 - Remover o acabamento do painel de instrumentos que é fixado por 2 parafusos.

2 - Remover o painel de instrumentos, tambem fixado por 2 parafusos em sua parte superior. Neste ponto é necessário ter cuidado, pois será necessário desconectar o cabo elétrico do painel e que tem um lacre. Se o veículo estiver na garantia, não faça. Será melhor levar para a concessionária.

3 - Remover o painel de instrumentos com cuidado por dentro do volante.

Agora se tem acesso ao motor do limpador do parabrisa, à haste de conexão com o pivô do lado do motorista e à conexão com a haste que liga ao pivô do lado do passageiro.

As hastes podem ser desconectadas, e tanto o motor como o pivô do lado do motorista serem retirados pelo buraco vazio do painel de instrumentos.

Estas peças podem então ser limpas, lubrificadas e revisadas, recolocadas no lugar e montadas na ordem inversa.

Para acesso ao pivô do lado do passageiro, é necessário retirar a tampa do porta luvas, e depois a caixa do porta luvas que é presa por 6 parafusos. Com isto se tem acesso ao pivô, mas sem vê-lo diretamente. êle pode ser desencaixado da haste por tato, e ser retirado para limpeza e lubrificação. Para remontar, é só seguir o caminho inverso.

Obrigado pela ajuda, e espero que o texto sirva para alguèm que tenha o mesmo problema.

Um abraço a todos.

julhos
28/05/2010, 22:48
Ótimo tópico John! Muito esclarecedor! :palmas:
Amanhã terei que desmontar o do meu 2008 para ver que diabos esta acontecendo com ele!
Ele começou do nada a fazer um barulho muito alto e estranho, rangendo com se estivesse sem lubrificação, e a travar antes de chegar a sua posição de repouso (Quando isso acontece tenho que dar uma forcinha com a mão para ele voltar para o local correto). O mais estranho e curioso é que ele começou a fazer isso do nada! :pensativo: Ele estava funcionando perfeitamente, e um minuto depois, ficou assim! Por isso, embora pareça, acho que não seja lubrificação, pois o problema não foi gradual.
Vou desmentar e ver se descubro algo!

John1532Jr
05/06/2010, 11:17
Julhos, conseguiu resolver? Pelo que você descreveu pode ser a engrenagem dentro do motor do limpador do parabrisa. Já situações em que a engrenagem interna do motor é feita em celeron (uma espécie de fibra resinada) e que com o tempo e uso remoeu os dentes da engrenagem. É só substituir a engrenagem, lubrificar novamente com graxa e remontar. Informe o que houve...

Sidnei
06/06/2010, 22:06
John,

Muito bom o seu relato para ter acesso ao mecanismo do limpador de parabrisa!
No meu troller está entrando água por algum lugar por tras do painel e eu acho que é pela haste do limpador de parabrisa. Como eu achava que para ter acesso ao mecanismo do limpador teria que retirar todo o painel eu já tinha até me acostumado com a "poça"de água no tapete do lado do motorista. Mas agora com essa dica, acredito que eu consiga confirmar se está entrando água pelo eixo do limpador simplesmente tirando o painel de instrumentos e fazendo o teste jogando água no parabrisa.
Valeu!

lucasaboboreira
06/06/2010, 23:17
O meu de vez em qdo,portanto problema intermitente, da uma tremida como se a borracha tivesse gasta,mas ate q da p limpar.....quero saber se alguem ja se deparou c isso e se ele vai travar de vez ou vai ficar assim?? abs...

John1532Jr
07/06/2010, 10:00
Sidnei,

Aproveite que vai tirar o painel e cubra o quadro de relés/fusíveis com uma tampa plástica ou de borracha pelo lado de cima, de modo a impedir que caia água sobre os soquetes dos relés/fusíveis se eventualmente houver ainda entrada de água. Isto pode oxidar os contatos dos relés/fusíveis, e você ter uma série de problemas difíceis de detectar.

Quando você tirar o painel vai ver o quadro de relés/fusíveis direitinho e perceber do que estou falando.

Outra coisa que você pode fazer, é verificar se o chicote elétrico está apoiado na haste metálica que suporta o quadro de relés. Se estiver, pode ser que com a vibração a longo prazo apareça desgaste na isolação dos fios e dê um curto circuito no chicote. Você pode isolar isto com um pequeno pedaço de mangueira de água (de jardim) cortado no sentido do comprimento pela lateral, e "vestir" a haste metálica que suporta o quadro de relés. Assim, o chicote ficará apoiado sobre a mangueira e não sobre o perfil metálico.

Boa sorte.

julhos
08/06/2010, 18:40
Julhos, conseguiu resolver? Pelo que você descreveu pode ser a engrenagem dentro do motor do limpador do parabrisa. Já situações em que a engrenagem interna do motor é feita em celeron (uma espécie de fibra resinada) e que com o tempo e uso remoeu os dentes da engrenagem. É só substituir a engrenagem, lubrificar novamente com graxa e remontar. Informe o que houve...

Finalmente resolvido!!!!
E graças às dicas deste tópico não houve imprevistos e o reparo foi mais simples do que imaginei. :concordo:

No meu caso a haste principal do limpador apenas havia pulado alguns “dentes”. E como não houve dano no motor ou mesmo nas hastes, foi só soltá-la, acionar o limpador sem a mesma para que o motor parasse na posição de repouso original e finalmente recolocá-la da forma correta.
Resolvido e funcionando como novo!
Só tenham bastante atenção na travinha da tomada do painel de instrumentos, pois ela é bem frágil e difícil de ser retirada, assim pode quebrar ao menor descuido.

Um grande abraço a todos,

JC

Sidnei
13/06/2010, 19:47
Sidnei,

Aproveite que vai tirar o painel e cubra o quadro de relés/fusíveis com uma tampa plástica ou de borracha pelo lado de cima, de modo a impedir que caia água sobre os soquetes dos relés/fusíveis se eventualmente houver ainda entrada de água. Isto pode oxidar os contatos dos relés/fusíveis, e você ter uma série de problemas difíceis de detectar.

Quando você tirar o painel vai ver o quadro de relés/fusíveis direitinho e perceber do que estou falando.

Outra coisa que você pode fazer, é verificar se o chicote elétrico está apoiado na haste metálica que suporta o quadro de relés. Se estiver, pode ser que com a vibração a longo prazo apareça desgaste na isolação dos fios e dê um curto circuito no chicote. Você pode isolar isto com um pequeno pedaço de mangueira de água (de jardim) cortado no sentido do comprimento pela lateral, e "vestir" a haste metálica que suporta o quadro de relés. Assim, o chicote ficará apoiado sobre a mangueira e não sobre o perfil metálico.

Boa sorte.


John,

Obrigado pelas dicas. Com certeza vou fazer esse check-up quando desmontar o painel. Infelizmente nào deu para fazer isso nesse final de semana porque estou fazendo uma reforma na empresa e não tive tempo livre, mas depois que eu fizer o servico eu coloco aqui minhas observações.

Um abraço!

zeilto
21/01/2018, 17:05
Boa tarde, estou com problemas no motor do limpador parabrisa o eletricista falou que é o induzido, mais não sei onde compra o motor novo. meu troller é 2001 2.8 diesel. alguem tem alguma ideia onde encontrar?

jhenriquebg
15/05/2018, 12:51
Boas dicas.
Para ajudar, no site do T4 Clube Brasil tem também uma descrição de como retirar o painel de instrumentos do Troller 2005 com fotos localizando os parafusos. Acho que se tirar o painel de instrumentos dá para trabalhar no motor do limpador.

Segue o Link: https://www.t4clube.com.br/painel-de-instrumentos-troller

JAIME
31/05/2018, 17:56
Procure na internet. Thor Off Road por exemplo.

Sandrãobh
15/06/2018, 00:59
Boa tarde, estou com problemas no motor do limpador parabrisa o eletricista falou que é o induzido, mais não sei onde compra o motor novo. meu troller é 2001 2.8 diesel. alguem tem alguma ideia onde encontrar?

Para registro, o meu 03/04 é o mesmo do Gol quadrado, troquei semana passada, para trocar tem que tirar volante, chave de seta e limpador, desconectar alguns conectores, botões de reg. dos retrovisores e 4x4 (trava no painel), soltar o painel dos lados(parafuso allen) puxando-o e assim tendo acesso para troca do motor. Teste antes de colocar o painel de volta se o movimento das palhetas está correto.

abç.