Ver Versão Completa : Lavar o motor, Quando e como? Dicas e sugestões de produtos..
brunodhfr
18/06/2009, 22:21
Pessoal, eu sou adepto do "home made" ou faça em casa, hehe
gostaria de saber técnicas dicas e produtos para lavar o motor do carro sem problemas...
TKS! :concordo:
Dieselboy
18/06/2009, 23:10
Olha, sinceramente acho difícil obter um resultado "bacana" apenas com o serviço "home made" :pensativo:
Mesmo utilizando uma lavadora caseira de "alta" pressão e toda boa vontade do mundo, não fica 100% :discordo:
Os lava-jatos CONVENCIONAIS deixam o motor limpinho, só que em 2 ou 3 lavagens começam a aperecer pontos de ferrugem, devido sobretudo aos produtos extra-fortes que utilizam por lá :putz: entre eles o famigerado solupan :putz:
A melhor solução em minha opinião, é mandar lavar num lava-jato que utilize água quente pressurizada, a água quente retira óleo, graxa e todo tipo de "grude" incrustado, com a vantagem de não estragar o motor nem seus componentes :concordo:
mecamaniaco
18/06/2009, 23:15
Ola colega,
Numca lavei o motor da minha Band mas quando eu lavo o motor do carro ou da moto eu uso DIESEL. Eh soh jogar sobre o motor e depois tacar agua com a lavadora!
Dieselboy
18/06/2009, 23:20
Ola colega,
Numca lavei o motor da minha Band mas quando eu lavo o motor do carro ou da moto eu uso DIESEL. Eh soh jogar sobre o motor e depois tacar agua com a lavadora!
Não faria isso de jeito nenhum :discordo: o diesel "ataca" as borrachas (resseca e esfarela) :shock: agora imagina o estado em que devem estar as mangueiras e demais peças de borracha no cofre do motor :shock:
Dieselboy
18/06/2009, 23:23
Diesel vc até pode utilizar para lavar a corrente da moto, e só! para retirar passa um desengraxante, no restante manda água quente! :concordo:
mecamaniaco
19/06/2009, 01:41
caraca... Nunca tive nenhum tipo de problema citado, mas valeu pela dica! Isso vale para o querosene também?
Dieselboy
19/06/2009, 01:48
caraca... Nunca tive nenhum tipo de problema citado, mas valeu pela dica! Isso vale para o querosene também?
Também :concordo: com o agravante do querosene ser beeem mais caro, aqui onde moro custa algo em torno de R$ 6,00/L :shock:
Já cheguei a lavar o motor com soda caustica, pq nem esfregando saia a sujeira.
Mas isso não faço mais nunca, pq pode prejudicar algum retentor (isso se já não estragou...)
Mas geralmente agora eu lavo com desengraxante.
Valeu
decarlifilho
19/06/2009, 08:43
Eu lavo de um modo diferente, deixo o motor meio aquecido e depois dou um banho com aquelas máquinas de lavagem de pressão com sabão em pó (tem um copinho especial que vc pode colocar o sabão em pó já em estado líquido)...
Jogo água novamente e mando sabão em pó de novo...E mais água...
Fica zerado...
Dé Carli
fabioband4x4
19/06/2009, 11:55
AE BRUNO,
vc tocou num assunto interessante.Sempre lavo meu jipe em lava jatos ...mais pra dizer a verdade ,sempre tem alguma coisa que não fica legal ... já aconteceu de mandar lavar e os caras não lavarem o teto do jipe ...voltei lá e reclamei , o dono disse , " é seu carro é muito alto , fica difícil de lavar ...PUTZ:stop: fala sério, sem falar na lubrificação , 99% não lubrifica . Só onde lava caminhão que consigo lubrificar onde é necessário.
Ultimamente tenho um amigo Toyoteiro que dá uma geral pros amigos...no capricho...baratinho e fica bom.
Li a respeito da lavagem de autos , falam que a melhor maneira realmente é com agua quente.
Abraço :concordo:
A dificuldade é encontrar um posto que lave com água quente, pelo menos aqui no Rio de Janeiro eu não encontrei nenhum, já cansei de procurar... Se alguém souber de algum que tenha água quente, favor informar. Um abraço, Delfim.
maxdelta
19/06/2009, 14:00
AE BRUNO,
vc tocou num assunto interessante.Sempre lavo meu jipe em lava jatos ...mais pra dizer a verdade ,sempre tem alguma coisa que não fica legal ... já aconteceu de mandar lavar e os caras não lavarem o teto do jipe ...voltei lá e reclamei , o dono disse , " é seu carro é muito alto , fica difícil de lavar ...PUTZ:stop: fala sério, sem falar na lubrificação , 99% não lubrifica . Só onde lava caminhão que consigo lubrificar onde é necessário.
Ultimamente tenho um amigo Toyoteiro que dá uma geral pros amigos...no capricho...baratinho e fica bom.
Li a respeito da lavagem de autos , falam que a melhor maneira realmente é com agua quente.
Abraço :concordo:
Eu não tenho esse problema de altura!:mrgreen: O teto quando, quando, QUANDO eu lavo não tem esse problema!
Tb sou estilo Homemade, mas como não tenho como lavar com agua pressurizada, eu vou no posto dou $5 pro menino sumir da minha vista, lavo o carro e o motor só com água, não coloco quimica, de preferencia só limpo de manhã e tb com motor frio! As vezes quando tem muita barro seco, fico jogando agua até sair! Como no posto é só pra tirar a lama agarrada, o grosso, levo a band pra casa, e limpo com estopa e um balde! Depois borrifo óleo lubrificante novo,(comprei pra trocar óleo da band óleo 20W40 em quantidade, mas era só 40, o cara não aceitou devolução ainda tem um monte aqui!) E coloco graxa daquela prateada no lugares que mais necessita!
Se vc vê minha band limpa é pq não tive nada pra fazer no fim de semana e fiquei entediado! Pq eu gosto de vê-la suja, cheia de lama!
Tem 10 finais de semana que fiquei entediado, apertei todos os parafusos da band, limpei encerei e poli a band(fiquei com braço esgotado), Passei lustramóveis no painel da band bem como no console! Troquei as borrachas da porta(e depois descobri que colei ao contrário) Lavei o tapete da band e descobri que ele podia voltar a ser preto! E coloquei mais silico na band pq descobri que ela não estava a prova dágua!
Fábio tá fazendo serviço com Marco do carro velho? Ele é caprichoso!
Bruno continua limpando só com água, mas use um burrifador pra lubrificar, ajuda a prevenir a ferrugem!
Boa sorte!
fabioband4x4
19/06/2009, 18:44
Max , na questão da altura para lavar o teto nada que uma escadinha resolva ... :mrgreen: O pior que meu velho lavou o dele no mesmo dia e os caras tbm não lavaram o teto...cambada de :stop: deixa pra lá...
Quando estou inspirado :shock: lavo em casa tbm...só água e xampuzinho!
O PLANETA agradece !
Quem é Marcos do carro velho ???:pensativo: Fiz a troca da embreagem no MARCOS ex Toyomarcos ... é este? é tanto Marcos ...rsrsrs
VLW :concordo:
maxdelta
19/06/2009, 21:12
Max , na questão da altura para lavar o teto nada que uma escadinha resolva ... :mrgreen: O pior que meu velho lavou o dele no mesmo dia e os caras tbm não lavaram o teto...cambada de :stop: deixa pra lá...
Quando estou inspirado :shock: lavo em casa tbm...só água e xampuzinho!
O PLANETA agradece !
Também pode se subir no teto pra lavar, eu fazia! Ou então compre uma vassoura de pêlo, molhe a numa bacia com sabão e esfregue o carro, já usei tb, no posto eu subo no parachoque o no estribo, fácil e prático!
Quem é Marcos do carro velho ???:pensativo: Fiz a troca da embreagem no MARCOS ex Toyomarcos ... é este? é tanto Marcos ...rsrsrs
VLW :concordo:
Não conhece Marquinho do carro-velho? Uau, ele é membro fundador do jipeclube! Gente boa, finissima! Tá montando oficina agora, ele é conhecido como do carro velho, pq colecionava alguns autos antigos, mas acho que agora ele só tem um chevrolet 1937. Ele faz serviço pra Cláudia, conheço umas 5 pessoas além que fazem serviço com ele!
Como alguma coisa sou eu que faço e o resto eu deixo pro Toquinho ou pro Toninho fazer! Nenhum dos Marcos fez serviço pra mim, não desmerecendo ninguém, mas toquinho a oficina dele é atrás aqui de casa e Toninho sempre trouxe meu carro em casa!
Agora tb estou lidando com Marcão, marido da Érika, tb é do antigo jipe clube! Marcão é melhor pra levar alguma gambiarra, ele tem vasto conhecimento em nossos 4x4 então pra modificar motor, instalar guincho, fazer parachoques(conhece a band do Flávio do pastel, ele que fez os parachoques). E muitos outros trecos ele é a pessoa!
Não falta mecanico na região e não falta pra ninguém serviço, assim tá bom né!
Valeu!
brunodhfr
20/06/2009, 16:33
Pessoal, lavei o carro por baixo hj, alias eu nao, uma loja especializada em lavar carros hehe
bom, lá lavaram o carro por baixo só com agua, mais nada... mais a mangueira era uma pressão bizarra, tirou tudo que era sujeira, o carro ficou pretinho por baixo limpinho, ai dps eles tacaram vaselina liquida no carro todindo por baixo, ficou TOP! o cara me falou que a vaselina é o melhor produto para lavar lubrificar carros pois além de lubrificar ela protege borrachas e nao as detona como o oleo diesel, aproveitei e mandei dar graxa em todos os pinos! paguei 30 reais pelo serviço todo, o que acharam? fikei satisfeito!
maxdelta
20/06/2009, 17:04
Pessoal, lavei o carro por baixo hj, alias eu nao, uma loja especializada em lavar carros hehe
bom, lá lavaram o carro por baixo só com agua, mais nada... mais a mangueira era uma pressão bizarra, tirou tudo que era sujeira, o carro ficou pretinho por baixo limpinho, ai dps eles tacaram vaselina liquida no carro todindo por baixo, ficou TOP! o cara me falou que a vaselina é o melhor produto para lavar lubrificar carros pois além de lubrificar ela protege borrachas e nao as detona como o oleo diesel, aproveitei e mandei dar graxa em todos os pinos! paguei 30 reais pelo serviço todo, o que acharam? fikei satisfeito!
Tá no preço!
Os melhores daqui na minha opnião:
- Sérginho Posto Esso Conselheiro Paulino
- Margarida - Posto Ponte nova em Lagoa seca
- Oficina São Roque - A melhor lavada
- Bimbo - São Jorge
Existem outros mas somente com esses já fiz serviços! No meu caso é mais por causa de caminhão, a band eu não ligo mas meu serviço tem de estar sempre limpinho(caminhões)
Tirando a oficina são Roque e o Margarida, todos lavam caminhões
Todos tetos altos, lavam por dentro e por fora e lubrifica!
:concordo:
brunodhfr
20/06/2009, 21:14
Tá no preço!
Os melhores daqui na minha opnião:
- Sérginho Posto Esso Conselheiro Paulino
- Margarida - Posto Ponte nova em Lagoa seca
- Oficina São Roque - A melhor lavada
- Bimbo - São Jorge
Existem outros mas somente com esses já fiz serviços! No meu caso é mais por causa de caminhão, a band eu não ligo mas meu serviço tem de estar sempre limpinho(caminhões)
Tirando a oficina são Roque e o Margarida, todos lavam caminhões
Todos tetos altos, lavam por dentro e por fora e lubrifica!
eles usam vaselina pra lubrificar tb?
maxdelta
21/06/2009, 10:35
eles usam vaselina pra lubrificar tb?
Não perguntei!
Normalmente eles usam oleo lubrificante já usado! Ou óleo de amortecedor!(não me pergunte o nome pq eu não sei)
Ou oleo lubricante novo, mas é raro! Já vi colocando oleo de freio usado!
O que realmente é bom pro carro eu não sei, mas eu uso oleo lubrificante novo, afinal ainda tenho 2 litros! Tem que usar, falta pouco pra data de validade vencer! Mesmo que vença vou continuar usando!
Bruno,
Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber o nome e o endereço dessa loja que vc lavou a sua viatura... Fica em Niterói? Se o serviço é bom, não me importo de atravessar a poça pra lavar a minha também... Obrigado, Delfim.
Maxdelta,
Se os caras usam fluido de freio para lubrificar o carro, passe longe deles!! Este produto agride severamente a pintura do veículo.
Pra lavar o teto eu tenho a facilidade de subir na carroceria, mas não é tarefa fácil alcançar a parte da frente.
O motor nunca lavei, mas pretendo fazer em breve para lubrificar em seguida. A dúvida é: que partes devo proteger da água (alternador, relés, motor de partida, fios)? Qual a melhor forma de proteger (sacolas plásticas, capas especiais, isolantes)?
Abraços a todos,
maxdelta
21/06/2009, 18:16
Maxdelta,
Se os caras usam fluido de freio para lubrificar o carro, passe longe deles!! Este produto agride severamente a pintura do veículo.
Bom saber! Mas é agressivo a tinta PU?
Pra lavar o teto eu tenho a facilidade de subir na carroceria, mas não é tarefa fácil alcançar a parte da frente.
Na minha band, eu subo no estribo, depois no paralama e depois na parte mais superior do caixote onde fica as dobradiças do capô, evito pisar no capô. Ou então pelo parachoque traseiro e pelo suporte de estepe!
Nessas horas band de carroceria é muito bom, mas como não uso a band pra trabalho, então dificilmente terei uma pickup!
O motor nunca lavei, mas pretendo fazer em breve para lubrificar em seguida. A dúvida é: que partes devo proteger da água (alternador, relés, motor de partida, fios)? Qual a melhor forma de proteger (sacolas plásticas, capas especiais, isolantes)?
Abraços a todos,
Aos relês todos os meus são aqueles blindados; o alternador só oferece perigo se a band ou qualquer outro veículo tiver ligado, mas por preocaução evite jogar agua diretamente nele; motor de arranque parece ser blindado; Fio se não tiver desencapado não tem problema, só cuidado com o filtro de ar, verifique se alguma parte do filtro não está furado, ali só deve entrar não agua! De preferencia faça com o veículos desligado!(principalmente se vc não quiser tomar um banho por causa da helice) Se a band tiver bateria na frente, eu não sei como proceder, pois a minha é debaixo do banco! Não jogue água com muita pressão no radiador, ele é bem sensível!
Eu limpo o motor frequetemente! A lataria nem tanto! Lubrifico só por baixo, o motor não! O lubrificante costuma evaporar do motor mesmo!
Obrigado pelas dicas, assim como você não costumo lavar a lata, pois normalmente ela só para no domingo (dia em que não tenho vontade de mexer com isso). Ontem lavei com lavador de alta pressão e passei o leque bem aberto no radiador, fiquei com medo mas não forcei o jato. Vou lavar com cuidado evitando molhar o filtro de ar e os reservatórios de fluido de freio e embreagem.
Quanto a este fluido agredir tinta PU não sei lhe informar, mas não vale a pena arriscar. Já que os produtos anti-ferrugem não são facilmente encontrados no mercado ou não estão mais sendo fabricados e minha carroceria é de madeira, acredito que o óleo de mamona é a melhor opção para pulverizar a parte inferior.
Abraços,
brunodhfr
21/06/2009, 22:08
Bruno,
Eu moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber o nome e o endereço dessa loja que vc lavou a sua viatura... Fica em Niterói? Se o serviço é bom, não me importo de atravessar a poça pra lavar a minha também... Obrigado, Delfim.
é em piratininga, niteroi...
end: Rua professor lealdino Alcantara (antiga rua tamandaré) nº 465, piratininga niteroi.
Obrigado pela resposta, vou tentar ir até lá essa semana. espero que meu GPS conheça essa rua, hehehe.. A propósito, tem algum ponto de referência ? Tem algum nome ou letreiro? Obrigado, Delfim.
valeriano
22/06/2009, 08:38
é em piratininga, niteroi...
end: Rua professor lealdino Alcantara (antiga rua tamandaré) nº 465, piratininga niteroi.
Po, Piratininga é longe pra burro. :(
Eles abrem no domingo? As vezes passo por lá pra ir a Camboinhas, aí vale a pena deixar a Band lá lavando, enquanto fico na praia. Mas ir lá só pra lavar o carro não vale a pena, pq só o que eu vou gastar de diesel já paga a lavagem aqui perto. :(
brunodhfr
22/06/2009, 13:25
Po, Piratininga é longe pra burro. :(
Eles abrem no domingo? As vezes passo por lá pra ir a Camboinhas, aí vale a pena deixar a Band lá lavando, enquanto fico na praia. Mas ir lá só pra lavar o carro não vale a pena, pq só o que eu vou gastar de diesel já paga a lavagem aqui perto. :(
só aos sábados de 8 as 16....
abs!
brunodhfr
22/06/2009, 13:26
Obrigado pela resposta, vou tentar ir até lá essa semana. espero que meu GPS conheça essa rua, hehehe.. A propósito, tem algum ponto de referência ? Tem algum nome ou letreiro? Obrigado, Delfim.
ponto de referencia? proximo da loja da michelin em piratininga... no caminho para a praia de camboinhas... nao tem erro.. o nome da loja é SATÉLITE AUTO OFICINA.
faz de tudo, lavagem manutenção em veiculos etc...
abs
Fabiano Klug
09/02/2013, 10:05
Desenterrando o topico, ao melhor estilo coveiro!!!!!
Estou com uma Grand Cherokee para fazer uma limpeza pesada por dentro e por fora, consultei uma empresa que é muito recomendada na minha cidade, ele faz a limpeza interna completa retirando toda tapeçaria e reinstalando ela denovo.
Questionei ele sobre a limpeza no motor e ja vinha lendo sobre o Solupan, ele comentou que ele faz a limpeza usando Solupan, e na hora botei ele na parede sobre a agressividade do produto, no qual ele mesmo se defendeu e não consegui achar informação suficiente pra contestar o metodo dele, que consiste nos seguintes passos:
-Borrifar o motor com limpa-aluminio
-Enxaguar completamente
-Borrifar o motor com solupan diluido em 10/1 de agua
-Enxaguar logo em seguida completamente
-Borrifar o motor com xampu de limpeza diluida
-Exaguar logo em seguida completamente
Segundo ele, ja lavou inumeros motores, todos com este mesmo processo, apenas dois motores teve problemas devido a cabos de vela resecados pela idade.
Ainda estou com bastante receio do solupan, todos relatos de gente que usou realmente me parece que aplicou o produto inadequadamente, semana que vem vamos fazer um orçamento completo de quanto custaria pra fazer uma limpeza completa, interna, embaixo e motor e volto a informar o pessoal.
bhallacktracionado
09/02/2013, 10:46
sempre lavei o meu carro da seguimte maneira:burrife com um produto chamado anti ruste da texaco depois passe o jato de alta pressao lavando e em seguinda burrife novanente com o anti ruste.Fica limpo e lubrificado.Faço isto mais na parte de baixo do carro,já fiz no motor e no cofre tambem,mas evito o maximo lavar motor
Fabiano Klug
09/02/2013, 10:51
Olá vizinho....
Anti-Ruste me informei com o mecanico e ele me desencorrajou a usar a vontade, segundo ele o poder do produto é bem alto contra a ferrugem, a ponto de ser necessario passar a uma boa distancia das borrachas que mesmo assim elas avançam removendo a ferrugem, acho interesante que não existe um belissimo produto hoje com tanta tecnologia para fazer essa limpeza.
Segundo apurei, o ideal é fazer uma limpeza no motor uma vez por ano em uso normal do dia-dia, acontece que a Grand Cherokee ja estava 3 anos parada no tempo, e precisa urgente desta limpeza, pois receberá um sistema de GNV Sequent Plug-Drive BRC8 e será mais facil manusear num cofre limpo.
No fim das contas, estou vendo que irei deixar o carro na lavação descrita acima e ver no que isso vai dar.
bhallacktracionado
09/02/2013, 11:07
é vizinho pode ser ... Mas sempre fiz dessa maneira e nunca tive problema nos carros ,uma band e uma pajero.Tambem pde ter sido por sorte nunca ter dado problema.Espero que consiga faze lo de maneira que não lhe cause danos...Boa sorte.
Olá pessoal,
Como a maioria, evito lavar motor, nunca lavei da tr4, mas de outras vtrs que mergulhavam na lama não tem jeito, uma hora tem que lavar.
Usei um produto recomendado por um colega do fórum (infelizmente não me lembro quem rsrs) que achei espetacular "detergente de lava-louças liquido", a composição não agride plásticos, borrachas e nem metais, sendo eficiente na remoção de gorduras e crostas.
A unica recomendação é fazer a diluição correta como se fosse lavar a louça suja, eu coloquei o dobro ex. se pede 1/10, fiz 1/5.
Fiz o procedimento 3 vezes e nunca ocorreu nenhum problema.
Embalo, bem embalado os chicotes elétricos e caixas para evitar aguá Procuro fazer em dias quentes e ensolarados, lavo pela manha e deixo o capo aberto o dia todo e só dou na partida no final do dia.
Outro alerta: da um puta trampo, mas garanto que vale a pena.
Espero ter contribuído.
OBS: Mandei fazer a higienização interna com hidratação neste mês na MILTFORT, mas o serviço ficou horrível muito ruim. Salvo lembrar que é terceirizado, voltei lá e o Wagner disse que mandará fazer de novo quando eu quiser ou usar o crédito para outro serviço na loja dele, sendo que paguei 260 pilas se não me engano... caro pra caraca e quando fui ver, nem a marca de barro ainda fresco no couro tinha saído, coisa que um dedinho molhado tiraria. Fica ai o alerta!
Fverna
Guima-MS
02/06/2015, 18:53
Preciso lavar o motor da minha dakota , esta muito emporcalhado , em 2 anos , nunca lavei , a duvida e :
Sera que isolando o modulo , distribuidor e tbi com sacola plastica , posso mandar o conhecido roxao (intercap) , deixar agindo alguns segundos e logo apos mandar agua com pressao ?
Alguem sabe onde consigo vaselina liquida para acabamento ?
Para que tem medo do uso de solventes (diesel e querosene) vale a dica: WD40 faz a mesma função sem agredir plásticos, borrachas ou contatos elétricos.
Funciona também em marcas de piche respingadas na lataria, resinas de plantas e colas velhas de adesivos nos vidros e na lata.
Só é preciso ter cuidado porque é inflamável, tanto o óleo quanto o gás propelente, e não deve ser usado no motor quente e muito menos ligado.
Willian Del Piero Rocha
02/06/2015, 22:15
Vaselina liquida encontra-se em supermercados e lojas de material de construção .
Para que tem medo do uso de solventes (diesel e querosene) vale a dica: WD40 faz a mesma função sem agredir plásticos, borrachas ou contatos elétricos.
Funciona também em marcas de piche respingadas na lataria, resinas de plantas e colas velhas de adesivos nos vidros e na lata.
Só é preciso ter cuidado porque é inflamável, tanto o óleo quanto o gás propelente, e não deve ser usado no motor quente e muito menos ligado.
Quando troquei o óleo do Bastião num posto Ipiranga o cara limpou todo meu motor com o WD40 e uma estopa. Ficou como novo!
bom dia pessoal, olha tenho uma solução bem simples pro pessoal que gosta do madeinhome lavar o motor. com o motor quente, pulverize água com sabão lava roupas OMO, deixe agir por cerca de 5 minutos e passe o jato da lavadora de alta pressão. se precisar, repita a operação, mas é impressionante o resultado!