Ver Versão Completa : Tracker Origial - Até onde aguenta?
Galera,
Comprei minha tracker (08/09) a uns 5 meses e já estreei ela fazendo uns passeios por trilhas de pedras, mais precisamente para a pousada Do Lado De Lá, em Auiruoca. Muitos falaram que não subiria o lajeado de pedra se não tivesse um calço de 2" e pneus 80/20 no mínimo, outros falaram que subiria origial, enfim, fui e subiu, um pouco de esforço e cuidado mas foi sem deixar cicatrizes no carro.
Minha dúvida agora é com relação a trilhas lameiras, eu estou com os pneus originais, porém vi que tenho algumas opções de trilhas aqui perto de São Paulo que queria fazer, a pergunta é, será que da para fazer com a tracker e seus pneus originais:
- Trilha da Petrobrás (Mogi - São Sebastião)
- Roberta Close (Baruerí/Alphaville)
- Rio do Ouro
- Ilhabela - Castelhanos
Eu pesquisei bastante na área de trilhas off-road, vi vários vídeos e relatos do pessoal, como sempre uns falando que tá difícil e outros falando que estão tranquilas, vi inclusive que muitas dessas trilhas tem sempre dois caminhos nos lugares mais complicados, um mais destruido com erosoes e lama e outro um pouco mais tranquilo. Mesmo depois de tudo isso ainda sinto que falta uma coisa: a opinião do dono.
Então venho recorrer a vocês, que tem o carro, para me indicar o que da e o que não da para fazer com a Tracker original, seja para cruzar lamaçais, rios, etc. Eu pretendo comprar pneus mais "briguentos" no proximo ano, mas até lá eu quero ir pegando mais experiência em trilhas mais fáceis e próximas da cidade, para evitar riscos maiores, se é que vocês me entendem.
Qualquer ajuda será muito bem vinda, incluindo recomendações de trilhas para fazer em qualquer lugar de SP que sirva para acumular experiência.
José Augusto
18/06/2009, 17:52
Elver o GM Tracker é o Gran Vitara se não me engano, então referências sobre ele podem ser procurados como tal no próprio forum.
A maioria das "trilhas" que citou são leves, mas podem ficar complicadas em algumas épocas, o jeito é ir conferir mas não se arriscar muito e nunca sozinho, acho que mínimo para se aventurar por aí seria um jogo de pneus mais agressivos.
Alfredo Stavale
18/06/2009, 19:13
bem vindo ao clube meu amigo!
veja bem, aguentar, aguenta. mas tem desgaste. não ache que andar em trilhas não aumenta o desgaste do carro, vai aumentar proporcionalmente as dificuldades do terreno. se não se importar com algumas mossas e arranhoes na lataria... o cArpete todo cagado de lama , vo^ce vai se divertir... alias, essa é a palavra chave.. DIVERSÃo. até que ponto você se diverte e até que ponto você vai começar a se aborrecer e ficar chateado puto.... pra uns o que é o maximo pra outros não é legal... digo pra quem gosta de passeios, se deparar com obstaculos muito ocmplicados com risco de danos ao carro não é interessante.. assim como pra quem gosta e tme carros mais preparados ficar pegando laminha ou estradinha de terra com poeira fica puto do mesmo jeito.
você só precisa ver o que te agrada... eu particularmente odeios obstaculos com pedras e com erosões muito grandes... isso por trauma de ter capotado de frente com meu pai em uma competição.. com meu carro é lama. eu gosto de lama, então procuro sempre fazer trilhas em lugares com esse tipo de terreno... você vai achar qual é a sua "Vibe" em breve. sobre o carro aguentar, é mais um questão de logica. você ve o obstaculo e ve a altura do seu carro. teus pneus não tem aderencia suficiente, o carro é cheio de plasticos(parachoques e laterais) e ai tu ve se vale o preço de arriscar arranhar, amassar ou simplesmente você ficar atolado sem danos. no pc é dificil mostrar, então logo de cara te aconselho fazer passeios com pessoas que já conhecem o caminho e sabem onde dá e onde não dá pra passar nos lugares.
fique tranquilo que o tracker é um carro forte, mas vai ter desgate mais rapido passando em lugares alagados( rolamentos), ou por areia( corrosão) ou por pedras( risco de amassar componentes mecanicos) comparado com um tracker andando sempre no asfalto.
de uma olhada nos carros e principalmente nos tracker do pessoal do forum. isso pode te dar novas ideias e te orientar como fazer direito!
grande abraço
VOVÔ DO TROLLER
18/06/2009, 19:14
Galera,
Comprei minha tracker (08/09) a uns 5 meses e já estreei ela fazendo uns passeios por trilhas de pedras, mais precisamente para a pousada Do Lado De Lá, em Auiruoca. Muitos falaram que não subiria o lajeado de pedra se não tivesse um calço de 2" e pneus 80/20 no mínimo, outros falaram que subiria origial, enfim, fui e subiu, um pouco de esforço e cuidado mas foi sem deixar cicatrizes no carro.
Minha dúvida agora é com relação a trilhas lameiras, eu estou com os pneus originais, porém vi que tenho algumas opções de trilhas aqui perto de São Paulo que queria fazer, a pergunta é, será que da para fazer com a tracker e seus pneus originais:
- Trilha da Petrobrás (Mogi - São Sebastião)
- Roberta Close (Baruerí/Alphaville)
- Rio do Ouro
- Ilhabela - Castelhanos
Eu pesquisei bastante na área de trilhas off-road, vi vários vídeos e relatos do pessoal, como sempre uns falando que tá difícil e outros falando que estão tranquilas, vi inclusive que muitas dessas trilhas tem sempre dois caminhos nos lugares mais complicados, um mais destruido com erosoes e lama e outro um pouco mais tranquilo. Mesmo depois de tudo isso ainda sinto que falta uma coisa: a opinião do dono.
Então venho recorrer a vocês, que tem o carro, para me indicar o que da e o que não da para fazer com a Tracker original, seja para cruzar lamaçais, rios, etc. Eu pretendo comprar pneus mais "briguentos" no proximo ano, mas até lá eu quero ir pegando mais experiência em trilhas mais fáceis e próximas da cidade, para evitar riscos maiores, se é que vocês me entendem.
Qualquer ajuda será muito bem vinda, incluindo recomendações de trilhas para fazer em qualquer lugar de SP que sirva para acumular experiência.
Boa noite Elver. Inicialmente quero te dar os parabéns pela bela aquisição. O Tracker na verdade é um Suzuki Grand Vitara (modelo antigo) e como todos os Suzukis (principalmente os antigos) são robustos e "pau prá toda obra", agora, evidentemente a durabilidade é muito relativa, depende do uso e dos cuidados de cada um. Com relação a fazer trilhas com ela original, posso te dizer, que nestes últimos 3 anos, fiz várias trilhas de dificuldades variadas com o Tracker , fazendo progressivamente as modificações necessárias , e posso te garantir , com segurança, o seguinte: O Tk original é muito limitado, pois é muito baixo e os pneus originais são 110% asfalto. O fato de você ter ido (e voltado) do Lado de Lá (estivemos lá , no último final de semana, eu e o Grupo do Baré e do Soldier) , agora, com a colação de pedras nos trechos mais difíceis, facilitou bastante. Mesmo assim, se chover forte, com o Tk original, você vai ter sérios problemas. Para Castelhanos, mesmo com calço de 2" da suspensão + pneus BF Goodrch All Terrain A/T + proteções inferiores (como a minha) você terá dificuldades para passar, mas passa. O ideal é um pneu 100% Mud. Original para Castelhanos nem pensar. Mesmo a estrada sendo arrumada pela Prefeitura de Ilha Bela, com uma chuva um pouco mais forte, o que é imprevisível, com certeza, com ela original, não passa, não só pelos pneus, quanto pela altura. O mais importante ainda são as proteções inferiores, inclusive a do tanque, pois a original é muito frágil e o tanque de combustível é o calcanhar de Aquiles do GV/Tracker. Tudo isso que estou te falando já foi vivenciado por várias pessoas, pois os GV/Trackers já estão no mercado há muitos anos e todas as modificações , possíveis e imagináveis já foram feitas, portanto, fica mais fácil para que está começando. Agora, evidentemente vai de cada um, querer ou não destruir o carro. Abs. Válter
P.S. . Trilha da Petrobrás, ate Uno Mille passa. Todas estas informãções e inúmeras outras, você vai ter acessando os tópicos que falam sobre Tracker/Suzuki.
Horacio Teles
18/06/2009, 23:26
Boa noite Elver. Inicialmente quero te dar os parabéns pela bela aquisição. O Tracker na verdade é um Suzuki Grand Vitara (modelo antigo) e como todos os Suzukis (principalmente os antigos) são robustos e "pau prá toda obra", agora, evidentemente a durabilidade é muito relativa, depende do uso e dos cuidados de cada um. Com relação a fazer trilhas com ela original, posso te dizer, que nestes últimos 3 anos, fiz várias trilhas de dificuldades variadas com o Tracker , fazendo progressivamente as modificações necessárias , e posso te garantir , com segurança, o seguinte: O Tk original é muito limitado, pois é muito baixo e os pneus originais são 110% asfalto. O fato de você ter ido (e voltado) do Lado de Lá (estivemos lá , no último final de semana, eu e o Grupo do Baré e do Soldier) , agora, com a colação de pedras nos trechos mais difíceis, facilitou bastante. Mesmo assim, se chover forte, com o Tk original, você vai ter sérios problemas. Para Castelhanos, mesmo com calço de 2" da suspensão + pneus BF Goodrch All Terrain A/T + proteções inferiores (como a minha) você terá dificuldades para passar, mas passa. O ideal é um pneu 100% Mud. Original para Castelhanos nem pensar. Mesmo a estrada sendo arrumada pela Prefeitura de Ilha Bela, com uma chuva um pouco mais forte, o que é imprevisível, com certeza, com ela original, não passa, não só pelos pneus, quanto pela altura. O mais importante ainda são as proteções inferiores, inclusive a do tanque, pois a original é muito frágil e o tanque de combustível é o calcanhar de Aquiles do GV/Tracker. Tudo isso que estou te falando já foi vivenciado por várias pessoas, pois os GV/Trackers já estão no mercado há muitos anos e todas as modificações , possíveis e imagináveis já foram feitas, portanto, fica mais fácil para que está começando. Agora, evidentemente vai de cada um, querer ou não destruir o carro. Abs. Válter
P.S. . Trilha da Petrobrás, ate Uno Mille passa. Todas estas informãções e inúmeras outras, você vai ter acessando os tópicos que falam sobre Tracker/Suzuki.
Tô com o Valter. Esquece Castelhanos com o carro original.
Vai de Aiuruoca, vai de Petrobrás, Ouro, etc. Castelhanos é sempre uma surpresa.
Aliás, Valter, eu a patroa estamos de saída para o Marco amanhã no fim de tarde. Vamos para um frio. Estaremos em Pinhal até domingo (pelo menos é o previsto).
Aparece por lá para um churrasco.
Um abraço.
Pato jipeiro
19/06/2009, 08:14
O VAlter falou tudo. Não esqueça das proteções, pois o carro vem sem elas. A RC 4x4 fabrica as proteções.
Eu não tenho aquele perfil "joselito" de me jogar em qualquer lamaçal, quero um nível de dirversão moderado, balanceado com o nível de stress que pode ser gerado se der merda, heheh. Como só tenho esse carro e uso diariamente para trabalhar, não tenho como partir para modificações mais nervosas (pneus 100% OR, proteções para tudo que é lado, rádio, etc, etc) mas algumas coisas da para fazer, colocar um pneu mais valente, proteções embaixo do carro e por ai vai.
Eu vi fotos de Castelhanos em que uma Adventure Locker estava lá na praia, isso soa meio estranho visto que tenho um jipe 4x4 que não chega lá original, talvez o cara tenha chegado num momento mágico sem chuva, mesmo porque os pneus originais da Adv são melhores para lama que os da tracker, mas enfim, isso fica para um projeto futuro.
Eu vou marcar com um amigo meu do trampo que tem uma tracker também para descermos para São Sebastião pelo caminho da Petrobras, vamos ver como se comporta o carro.
Depois vou para as outras, como Roberta Close e Rio do Ouro
Obrigado pelas respostas até o momento e as que talvez virão!
Bruno Machado
19/06/2009, 11:54
Eu não tenho aquele perfil "joselito" de me jogar em qualquer lamaçal, quero um nível de dirversão moderado, balanceado com o nível de stress que pode ser gerado se der merda, heheh. Como só tenho esse carro e uso diariamente para trabalhar, não tenho como partir para modificações mais nervosas (pneus 100% OR, proteções para tudo que é lado, rádio, etc, etc) mas algumas coisas da para fazer, colocar um pneu mais valente, proteções embaixo do carro e por ai vai.
Eu vi fotos de Castelhanos em que uma Adventure Locker estava lá na praia, isso soa meio estranho visto que tenho um jipe 4x4 que não chega lá original, talvez o cara tenha chegado num momento mágico sem chuva, mesmo porque os pneus originais da Adv são melhores para lama que os da tracker, mas enfim, isso fica para um projeto futuro.
Eu vou marcar com um amigo meu do trampo que tem uma tracker também para descermos para São Sebastião pelo caminho da Petrobras, vamos ver como se comporta o carro.
Depois vou para as outras, como Roberta Close e Rio do Ouro
Obrigado pelas respostas até o momento e as que talvez virão!
Amigo,
Não se aventure pelas trilhas, mesmo fáceis, sem as proteções inferiores e sem uma proteção para a "caixa de ar", aquela parte embaixo das portas, colocando um "rockslider" (maior proteção) ou um estribo (altera menos a aparência do carro). Eu prefiro o rockslider, é o que eu tenho no meu Vitara, mas faço só trilha pesada.
Prá mim é o seguinte: se não tem como colocar as proteções, não vá prá trilha pois a possibilidade de prejuízo pesado é maior que 90%, com as proteções cai prá 5%, isto falando de trilhas leves!
Pela ordem, gastaria dinheiro num Tracker (ou GV, é a mesma coisa) equipando-o pela ordem:
1ª - proteções inferiores e da caixa de ar. Com essas proteções vc faz muitos passeios bacanas, com risco mínimo para o carro, e algumas trilhas leves e leve/médias com risco pequeno e muita diversão. Estas proteções são obrigatórias para qquer um que queira mais do que subir rampa de estacionamento de shopping, e deve ser feito um investimento neste quesito, comprando coisa boa;
2ª - pneus mais agressivos ou pneus maiores e mais ageressivos+calço de carroceria e suspensão. Faça um bocado de trilhas leves com os pneus originais mesmo, prá ver se vc vai entusiasmar com o off-road pesado ou ficar nos passeios leves;
3ª - se optou pelos pneus da medida original, sua barato é passeio (é bom também!) aí compre um bom rádio (PX ou PY, veja o que o pessoal de sua região usa), cooler, cadeiras, mesinhas dobráveis, churrasqueira, e seja feliz;
3ª - se optou pelos pneus maiores, aí foi contaminado pelo vírus do OR (eu acho melhor que passeio!). Nesse caso, é partir prá preparação, mas acho que ainda não é o momento de partir prá isso, visto que vc usa o carro diariamente e, pelas perguntas, ainda não tem experiência.
Curta o carro primeiro só colocando as proteções para não ter prejuízos pesados, pq daqui a uns meses vc saberá, sem dúvida nenhuma, qual a "sua praia".
[ ]'s e parabéns pelo Tracker, um p*t@ jipe!
Eu realmente sou novato no mundo 4x4, mesmo porque a Tracker foi a escolha de "degustação" que eu fiz, eu estava para trocar de carro e resolvi experimentar um pouco de um sonho de muleke (sai de um Stilo Abarth, realmente uma puta mudança) , como eu não sabia se ia gostar ou não, comprei a Tracker que era o 4x4 mais barato. Eu cheguei a pesquisar TR4 e Troller, mas como eu disse, o investimento seria muito alto para um "teste". Enfim, testei e estou gostando.
Com relação as proteções eu realmente pretendo colocá-las, mas coisa mais simples, pelo que eu vi minha Tracker já está com o protetor de cárter e tanque de combustível, falta o protetor do câmbio que eu pretendo comprar na rc 4x4.
Mesmo que as proteções originais não sejam as melhores disponíveis no mercado, elas cumprem seu papel, mesmo porque, indo para a pousada Do Lado De La eu fiquei pendurado apenas pelo protetor de carter (perdi tração em 2 rodas na diagonal) e ele não cedeu um milímetro sequer. Não tenho a menor intenção de entrar rápido em lugar desconhecido, sendo assim não teria riscos de uma pancada com força sulficiente para arrebentar as proteções originais, caso elas venham a enferrujar, quebrar ou entortar, eu troco por mais fortes.
O Pneu eu já vi os MUD da GF e tem também boas opções da Yokohama como o G12 ou até mesmo o A/T da GF que parecem me atender muito bem, novamente minha preocupação em colocar um pneu mais Off do que On é o desgaste no asfalto, pois uso o carro diariamente. Ano que vem no máximo eu já estou colocando no mínimo um GF AT ou G12.
Eu vi também um quebra-mato com suporte para guincho, que me pareceu interessante e com um preço razoável, e os estribos laterais, mas isso virá com o tempo, conforme eu for conhecendo o carro melhor e pegando mais gosto pela coisa.
Certamente não tenho como preparar a Tracker especificamente para trilhas porque só tenho ele para trabalhar, se eu morasse em uma casa ou tivesse outra vaga de garagem no prédio eu equiparia ele melhor e compraria outro carro para o dia-a-dia.
Como estou inciando eu pretendo ir bem tranquilo, afinal, eu vejo que a maioria aqui é tudo "tiozinho da lama" acima da faixa dos 40 anos, eu tenho 29 ainda, então tenho muita "poeira para engolir" até aprender bem os macetes e com o tempo, tenho certeza que o Prudencio vai crescer também (nem que seja com calços de 2"!).
VOVÔ DO TROLLER
19/06/2009, 18:46
Eu realmente sou novato no mundo 4x4, mesmo porque a Tracker foi a escolha de "degustação" que eu fiz, eu estava para trocar de carro e resolvi experimentar um pouco de um sonho de muleke (sai de um Stilo Abarth, realmente uma puta mudança) , como eu não sabia se ia gostar ou não, comprei a Tracker que era o 4x4 mais barato. Eu cheguei a pesquisar TR4 e Troller, mas como eu disse, o investimento seria muito alto para um "teste". Enfim, testei e estou gostando.
Com relação as proteções eu realmente pretendo colocá-las, mas coisa mais simples, pelo que eu vi minha Tracker já está com o protetor de cárter e tanque de combustível, falta o protetor do câmbio que eu pretendo comprar na rc 4x4.
Mesmo que as proteções originais não sejam as melhores disponíveis no mercado, elas cumprem seu papel, mesmo porque, indo para a pousada Do Lado De La eu fiquei pendurado apenas pelo protetor de carter (perdi tração em 2 rodas na diagonal) e ele não cedeu um milímetro sequer. Não tenho a menor intenção de entrar rápido em lugar desconhecido, sendo assim não teria riscos de uma pancada com força sulficiente para arrebentar as proteções originais, caso elas venham a enferrujar, quebrar ou entortar, eu troco por mais fortes.
O Pneu eu já vi os MUD da GF e tem também boas opções da Yokohama como o G12 ou até mesmo o A/T da GF que parecem me atender muito bem, novamente minha preocupação em colocar um pneu mais Off do que On é o desgaste no asfalto, pois uso o carro diariamente. Ano que vem no máximo eu já estou colocando no mínimo um GF AT ou G12.
Eu vi também um quebra-mato com suporte para guincho, que me pareceu interessante e com um preço razoável, e os estribos laterais, mas isso virá com o tempo, conforme eu for conhecendo o carro melhor e pegando mais gosto pela coisa.
Certamente não tenho como preparar a Tracker especificamente para trilhas porque só tenho ele para trabalhar, se eu morasse em uma casa ou tivesse outra vaga de garagem no prédio eu equiparia ele melhor e compraria outro carro para o dia-a-dia.
Como estou inciando eu pretendo ir bem tranquilo, afinal, eu vejo que a maioria aqui é tudo "tiozinho da lama" acima da faixa dos 40 anos, eu tenho 29 ainda, então tenho muita "poeira para engolir" até aprender bem os macetes e com o tempo, tenho certeza que o Prudencio vai crescer também (nem que seja com calços de 2"!).
Boa noite Elver. Os colegas já falaram tudo ( ou quase tudo). Desculpe-me contradizê-lo mas a proteção original do Tracker não cumpre o seu papel não ( experiência própria) . Volto a insistir que o tanque é o calcanhar de Aquiles de todos os Trackers e GVs. Acho que uma proteção reforçada do tanque da rc4x4, se eu não estiver enganado deve estar perto de R$ 200,00. Geralmente quando o tanque é atingido (mesmo com a proteção original) a bomba de gasolina vai para o "saco" e aí o prejuízo é bem maior, isto se estiver em local de fácil acesso. Em local ermo ou de difícil acesso pode significar simplesmente, ficar sem o carro, ou melhor, ficar a pé. E não precisa estar na trilha não. As nossas ruas aqui de S.Paulo, e acredito que em outros locais do país, apresentam verdadeiras crateras. Com relação a proteção do cárter do seu carro eu não posso opinar, pois teria de visualizá-la de perto. O protetor de câmbio também é muito importante, pois a carçaça é de alumínio, bem como o diferencial dianteiro. Outra coisa.Uma das partes mais vulneráveis do Tk/GV é o para-choque dianteiro ( principalmente a parte de baixo) e o protetor do cárter da rc4x4 avança além do para-choque, dando assim uma proteção maior ao mesmo . Com certeza , assim que o bichinho "off-road" te picar, tenho certeza de que você irá querer fazer as modificações.Abs , boa sorte e felicidades com o carrão. Qualquer coisa estamos sempre à disposição. Válter
p.s. muitos colegas utilizam os Tracker/GV no dia a dia.
VOVÔ DO TROLLER
19/06/2009, 19:02
POSTADO POR HORÁCIO TELES
Tô com o Valter. Esquece Castelhanos com o carro original.
Vai de Aiuruoca, vai de Petrobrás, Ouro, etc. Castelhanos é sempre uma surpresa.
Aliás, Valter, eu a patroa estamos de saída para o Marco amanhã no fim de tarde. Vamos para um frio. Estaremos em Pinhal até domingo (pelo menos é o previsto).
Aparece por lá para um churrasco.
Um abraço.
Boa noite grande Horácio ( o homem mais "viajador" que eu conheço, excetuando-se o Lula) . Ainda estou cansado do passeio de Aiuruoca e esta semana o serviço foi "pauleira". Mesmo não te conhecendo pessoalmente, considero você um amigo. Obrigado pelo convite e recomendações a todos. Abs. Válter
p.s. se der uma brecha,iremos ( eu e a cara metade).
Eu pesquisei os preços e saem realmente baratas essas proteções, devo comprar todas na RC4x4 mesmo, ao que me pareceram elas são bem fáceis de se instalar e não requer furação, oque é uma vantagem, qualquer lugar sério está capacitado a colocar tudo no lugar certo?
Eu pretendo fazer um "pacotão da alegria" e comprar logo tudo: protetor de carter, protetor de cambio, protetor de tanque e estribos, conforme recomendado. Isso para começar a me sujar sem destruir o carro.
Pro ano que vem (talvez eu adiante, depende da patroa também, heheh) eu já pesquisei e devo meter os calços de 2"+2" + pneus G12 235/70, subindo a medida do original que é 235/60, acho que ai, como você disse, o bicho do off-road começa a "beliscar".
Andei pesquisando e parece que os G12 tem uma durabilidade muito boa no on-road e são mto bons no off-road. Com uma configuração final dessas daria para ir para Castelhanos numa boa?
Olá amigos!
Muito interessantes as informações aqui apresentadas.
Me sinto na mesma situação que o Elver, isto é, tenho um veículo 4x4 que sem as devidos acertos / modificações tem um comportamento muito próximo a um 4x2.
Isso me dá uma sensação de frustração... mas passa logo só de pensar em passar em algum lugar e estragar componentes importantes e vitais do veículo e acabar ficando na mão.
O mais prudente seria utilizar das recomendações apresentadas pelo pessoal mais experiente.
Eu estou me programando para colocar as proteções inferiores, mesmo pq, mal não vai fazer... :-)
Abraços!
gtavalanche
25/06/2009, 09:19
Original por enquanto pra mim é bom
sempre viajo pro litoral, é bom no asfalto e na areia de praia ja da uma boa brincadeira.
Eu fiz as cotações, algumas coisas estão faltando ainda, mas isso é o que eu pretendo fazer até o final do ano:
1) Proteções RC 4x4
SGV-01 Peito de Aço 3 e 5p R$ 225,00
SGV-02 Protetor de Câmbio 5 e 3p R$ 250,00
SGV-03 Protetor de Tanque 5 e 3p R$ 200,00
SGV-06 Estribo lateral R$ 470,00
+Instalação gratis na própria RC4x4 - Rua Álvaro Afonso, 248 - SP
Total 1.100,00, desconto a vista.
2) Troca de Pneus
Yokohama G12/BF AT/MUD, ver qual tem na medida - ZM Pneus
Preferencias:
BF MUD T/A KM2 225/75 R$
BF AT 225/75 R$
Cont.Grabber AT2 235/70 R$
Yokohama G12 235/70 R$ 472,00 cada
*Estou aguardando o pessoal da ZM me mandar a cotação dos outros pneus, estou tentado a pegar ou o Cont.Grabber ou o BFAT, vamos ver os preços que eles me passam.
3) Kit de Suspensão
Par Amortecedores Omega Suprema Cofap GBL1024 trazeiro - R$ 206,00 o par. (www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br))
Kit Suspensão 2" Tracker - Alternativa 4x4 - R$ 500,00 (11) 2221-5359 - Marcello
Rua Urupiara, 450 - Carandiru - Sao Paulo - SP
Tel: (11) 2221-0363
Serviço de instalação do kit na própria Alternativa4x4: 250,00 - Um dia de trabalho - Serviço total: R$750,00
Bom, ficam ai as dicas e preços das alterações, se alguém conseguir complementar alguma outra coisa, manda brasa!
José Augusto
25/06/2009, 17:55
Eu fiz as cotações, algumas coisas estão faltando ainda, mas isso é o que eu pretendo fazer até o final do ano:
1) Proteções RC 4x4
2) Troca de Pneus
Preferencias:
BF MUD T/A KM2 225/75 R$
BF AT 225/75 R$
*Estou aguardando o pessoal da ZM me mandar a cotação dos outros pneus, estou tentado a pegar ou o Cont.Grabber ou o BFAT, vamos ver os preços que eles me passam.
3) Kit de Suspensão
Par Amortecedores Omega Suprema Cofap GBL1024 trazeiro - R$ 206,00 o par. (www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br))
Kit Suspensão 2" Tracker - Alternativa 4x4 - R$ 500,00 (11) 2221-5359 - Marcello
Serviço de instalação do kit na própria Alternativa4x4: 250,00 - Um dia de trabalho - Serviço total: R$750,00
Bom, ficam ai as dicas e preços das alterações, se alguém conseguir complementar alguma outra coisa, manda brasa!
Não esquecer também de povienciar algumas cintas e anilhas.:mrgreen:
1) Proteções RC 4x4
2) Troca de Pneus
Preferencias:
BF MUD T/A KM2 225/75 R$
BF AT 225/75 R$
3) Kit de Suspensão
Eaee Elver,
Muito bom este seu post!:concordo:
E como eu falei, já vou separando uma graninha pra colocar algumas proteções.
Abraço!
Não esquecer também de povienciar algumas cintas e anilhas.:mrgreen:
Então, eu vi que tem esse "kit básico" no Armazém 4x4 : http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=739&categoria=13&inf=5&a1=Equip.%20de%20Resgate&a2=Resgate (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=739&categoria=13&inf=5&a1=Equip.%20de%20Resgate&a2=Resgate)
Vale a pena? Outra coisa, para usar esse troço é só "prender" um carro no outro e mandar brasa? Porque eu vi que só vem com 1 gancho e 2 anilhas, devo usar as anilhas para prender a desgraça da cinta em um dos carro? o gancho no outro? não sei direto como usar esse troço, se alguém puder passar um pequeno "how to for idiots" ou apontar onde tem isso eu agraço!
José Augusto
29/06/2009, 21:11
Elver esse kit está absurdamente caro, por menos da metade, vc pode ter :
1 cinta de 2 ou 3 metros +- R$ 40,00.
1 cinta de 6 a 10 metros +- R$ 100,00.
4 anilhas de 3/4" +- R$ 80,00 as 4.
2 anilhas de 1" ou pouco maior +- R$ 90,00 as 2.
Luva de "raspa" +- R$ 8,00.
Luva de "corino" +- R$ 12,00.
Total : +- R$ 330,00.
Esqueça ganchos, apesar de serem rápidos e práticos são perigosos.
Cheque o estado dos pontos de ancoragem - tanto na frente quanto atrás - e simule o engate das anilhas, veja se a 3/4" ou a de 1" cabem.
O principio básico é esse mesmo, cada ponta em uma viatura, deve-se esticar a cinta sem trancos, a partir dai o veículo que está sendo puxado também deve ajudar acelerando de leve, mas sempre observando a cinta deixando ela esticada.
As vezes o veículo não saí, nessa situação costuma-se dar pequenos trancos com o veículo da frente (10 a 20 cm de folga no máximo).
É, imaginei que estivesse bem caro o kit, eu vou dar uma cavada melhor nesses itens quando for comprar. E sobre o uso foi bem o que eu imaginei, uso a anilha para prender a cinta no carro e já era.
Bom, agora é só esperar e ir modificando nessa sequencia ... próximo sábado eu vou para São Sebastião com um amigo (duas trackers originais) via Salesópolis, pela estrada da Petrobras e Fazenda Limeira, vamos ver como vai se comportar o carro :)
Obrigado pelas respostas!
É, imaginei que estivesse bem caro o kit, eu vou dar uma cavada melhor nesses itens quando for comprar. E sobre o uso foi bem o que eu imaginei, uso a anilha para prender a cinta no carro e já era.
Bom, agora é só esperar e ir modificando nessa sequencia ... próximo sábado eu vou para São Sebastião com um amigo (duas trackers originais) via Salesópolis, pela estrada da Petrobras e Fazenda Limeira, vamos ver como vai se comportar o carro :)
Obrigado pelas respostas!
Elver, boa noite.
E aí já fez todas as mudanças? Como esta se comportando o "Prudêncio" ?
Estou avaliando a compra de uma Tracker para fazer expedições e agradeceria muito se você e os demais me relatassem as suas experiências com as viaturas.
Abç a todos !!!
O pobre Prudêncio está na GM, no meu último passeio eu identifiquei um barulho estranho vindo da caixa de transmissão, levei na GM e como tava na garantia os caras vão trocar tudo, parece que um dos rolamentos agulha(!) estava roncando, ai vão trocar tudo. Isso foi em 13/07 ... o carro está lá a quase 1 mes esperando a porra da peça. Já briguei com todos na GM para acelerarem a peça, parece que tem uma em MG que vão dispachar para SP essa semana.
De qualquer forma eles tem até o dia 12 de agosto para me entregar o carro, caso contrário vou processá-los no Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e foda-se.
Eu já tinha agendado para instalar as proteções+calços+pneus, mas esse "mes no molho" me atrasou a vida....
Sobre o tracker, é um puta carro, jipe confortável e guenta bem o tranco sim, só eu que tive azar de dar esse problema.... mas no resto, só alegria, vários lugares que nego olhava pro Tracker e falava: você vai ter problema hein ... eu passei de boa :)
Assim que ele sair da GM ele vai pra outra oficina (RC4x4) instalar as proteções, depois eu devo sair de férias (sul de minas, canastra e afins ... lá vou eu) e quando eu voltar eu levanto e coloco os pneus Grabber nele.. ai fecha o pacote "básico" pra brincar :)
Ricardo Passoni
04/08/2009, 17:55
Teve um originalzinho que foi com nós na Fazenda Santa Rosa ,e foi bem mesmo estando com pneus originais , mas com tdo carro tem suas limitações , mas levantado e calçado com bons pneus vai bem sim !
Valeu
Pedrinha
04/08/2009, 18:55
Já tem 8 meses que eu levantei 2", instalei as proteções (tudo RC4X4) e calçei o bicho com pneus Geolandar G12 Yokohama 235/70R16. Já fiz algumas viagens e trilhas e é só alegria. Acabei de andar um bom trecho da Estrada Real com o carro cheio e na chegada, só lavei-o. Como todo Suzuki, o danado é honesto e robusto. Vai na fé que vc não vai se arrepender.
[]s. :concordo:
Finalmente meu carro saiu da GM na sexta-feira (07/08) e no dia 08/08 eu fui para Pedra Grande em Atibaia por um caminho através de Mairiporã para testar a criança... graças a Deus tudo em ordem!
No próximo final de semana ela vai para a RC para colocar as proteções e devo ir para a Trilha da Placa em 22/08 para testar denovo :) Se alguém estiver afins, me mande MP que a gente combina :)
Pato jipeiro
15/08/2009, 19:18
Finalmente meu carro saiu da GM na sexta-feira (07/08) e no dia 08/08 eu fui para Pedra Grande em Atibaia por um caminho através de Mairiporã para testar a criança... graças a Deus tudo em ordem!
No próximo final de semana ela vai para a RC para colocar as proteções e devo ir para a Trilha da Placa em 22/08 para testar denovo :) Se alguém estiver afins, me mande MP que a gente combina :)
Elver, onde é a trilha da placa? Depois poste umas fotos para nos!
A Trilha da Placa fica próxima a Cajamar - SP.
Eu estou anexando duas planilhas, uma está meio ruinzinha de ler, a outra foi feita a mão, porém se eu "validar" ela eu vou montá-la com programas apropriados e colocar no meu acervo de "Planilhas que Funcionam" hehehe.
Pretendo mais pra frente montar um tópico pinado (vou conversar com o adm do fórum) para postar apenas as planilhas completas e validadas, com níveis de dificuldade e alguns detalhes. O que eu mais sinto falta com relação as trilhas é que poucas pessoas falam como chegar até ela (parte rodoviária, saídas que tem que pegar, KM's, etc), ai fica meio complicado... mas com o tempo vamos ajustando isso :)
marquito
24/08/2009, 11:54
Bruno,
vc tem uma foto do rockslider para mostrar como fica???
e para o GV, TEM??
ABS
hugorangel
24/08/2009, 16:18
E aí Elver, como foi na trilha da placa?
Estou entrando neste forum de discução porque tenho um perfil parecido com o teu, embora um pouco mais tiozinho e com um pouco mais de experiência.
Minha vida com 4x4 começou com um Kia Sportage diesel 2000. Carro bonzinho de lama, mas com motor muito fraco. No entanto, serviu pro tal bichinho me picar.
Sempre com carro original, parti pra uma Ranger 2003 motor de 135 CV, motorzaço. Com ela, como disse, com pneus originais, me aventurei pra Castelhanos só com minha mulher, filha e uma amiga no carro, num domingo de chuva. Cara, cheguei lá, até porque, pra descer todo santo ajuda, mas avaliando o que passei na descida, achei que ia ter que passar a morar lá. Sabia que não conseguiria sair de lá naquelas condições. Pra resumir, tinha aquele pessoal de toyota bandeirante, javali e jpx que leva turista pra lá diariamente, e junto com eles um de folga, que "contratei" pra tirar minha pick-up de lá. Nossa estratégia foi: vamos na frente, porque se atolar, quem vier atrás vai estar super disposto a ajudar hehehe... Foi o caos... só saímos porque a estratégia foi correta, todo mundo que veio atrás ajudou, e porque o carro não era do cara, se é que você me entende: o jipeiro meteu uma segunda reduzida lá em baixo e veio a 4000 giros até ficar preso pelo peito de aço já quase no finalzinho da subida. Daí foi só uma forcinha do pessoal e saímos... Balanço do passeio: estribos laterais amassaram as caixas debaixo das portas e alguns arranhões, muito pouco pelo que passamos. Já tinha ido a castelhanos algumas vezes, e cheguei a encontrar até gol e uno por lá, só depende de como está a estrada e das condições climáticas. Com chuva e com aquelas cavas daquele dia, só com carro preparado...
Hoje estou com uma Hilux 2008 de 163 CV, simplesmente animal. Já andei com ela na areia de Grussaí até Macaé, e de Arraial do Cabo até Saquarema no RJ, sem problemas. Também em algumas trilhas pela Canastra em MG e em Alfredo Wagner SC, e só alegria. Mas ando querendo radicalizar um pouco mais, e minha idéia é comprar um GV usadinho e equipar todo pra meter no trecho, por isso meu interesse neste forum hehehe...
Pelo que eu li, acho que tô no caminho certo!
Um abraço.
Hugo Rangel, por enquanto de Hilux SRV auto até onde dá.
Olá!
Eu acabei não fazendo a trilha da Placa porque não consegui mais gente, e ir lá sozinho nem fodendo...
Eu instalei as proteções da RC na Tracker (Proteções inferiores+Estribos) e agora está com uma carinha mais agressiva (bem pouco, confesso) mas o caminho parece bom ;)
Como vou sair de férias em breve devo segurar um pouco minha vontade de trilhas mais cabeludas, porém terei o final de semana do feriado livre (7 de setembro) e quem sabe programe para ir até a bentida placa, mas dessa vez com um pouco mais de antecedência para agrupar pelo menos mais dois carros.
Vamos mantendo contato, eu devo criar um tópico sobre isso quando a data estiver mais próxima para ver quem está afins e, de preferencia, conseguir alguém que já fez para ir conosco :)
Sobre o GV ... vai sem medo, é um puta carro, como os tópicos dessa área podem lhe mostrar :)
Claudio Seignemartin
25/08/2009, 23:49
Amigo,
Não se aventure pelas trilhas, mesmo fáceis, sem as proteções inferiores e sem uma proteção para a "caixa de ar", aquela parte embaixo das portas, colocando um "rockslider" (maior proteção) ou um estribo (altera menos a aparência do carro). Eu prefiro o rockslider, é o que eu tenho no meu Vitara, mas faço só trilha pesada.
Prá mim é o seguinte: se não tem como colocar as proteções, não vá prá trilha pois a possibilidade de prejuízo pesado é maior que 90%, com as proteções cai prá 5%, isto falando de trilhas leves!
Pela ordem, gastaria dinheiro num Tracker (ou GV, é a mesma coisa) equipando-o pela ordem:
1ª - proteções inferiores e da caixa de ar. Com essas proteções vc faz muitos passeios bacanas, com risco mínimo para o carro, e algumas trilhas leves e leve/médias com risco pequeno e muita diversão. Estas proteções são obrigatórias para qquer um que queira mais do que subir rampa de estacionamento de shopping, e deve ser feito um investimento neste quesito, comprando coisa boa;
2ª - pneus mais agressivos ou pneus maiores e mais ageressivos+calço de carroceria e suspensão. Faça um bocado de trilhas leves com os pneus originais mesmo, prá ver se vc vai entusiasmar com o off-road pesado ou ficar nos passeios leves;
3ª - se optou pelos pneus da medida original, sua barato é passeio (é bom também!) aí compre um bom rádio (PX ou PY, veja o que o pessoal de sua região usa), cooler, cadeiras, mesinhas dobráveis, churrasqueira, e seja feliz;
3ª - se optou pelos pneus maiores, aí foi contaminado pelo vírus do OR (eu acho melhor que passeio!). Nesse caso, é partir prá preparação, mas acho que ainda não é o momento de partir prá isso, visto que vc usa o carro diariamente e, pelas perguntas, ainda não tem experiência.
Curta o carro primeiro só colocando as proteções para não ter prejuízos pesados, pq daqui a uns meses vc saberá, sem dúvida nenhuma, qual a "sua praia".
[ ]'s e parabéns pelo Tracker, um p*t@ jipe!
Bruno,
Estou na mesma fase que voce bem informou ao Elver. Como havia feito as mesmas perguntas hoje mesmo no forum sem ter pesquisado toda a extensão do mesmo, so agora vi a sua precisa descrição dos passos a seguir. Me parece clara e como vou ao Pantanal em Novembro e para Ushuaia em janeiro pela Ruta 40, vou providenciar as proteções e estribo agora. Ja tenho pneus Geolandar Yokohama AT/S 235X60R16 . Vale a pena um parachoque de arranque tambem nesta fase?
Quanto aos bancos dianteiros: como a ideia e fazer algumas viagens longas (Ushuaia e so a primeira, o que vai incluir no futuro proximo o nordeste com Jeri e Lençois incluso - indo até Terezina para rever amigos-) vale a pena mudar para um Rallye ou similar? Ou os originais sao OK para isto?
Finalmente, voce conhece alguem que faça o pacote todo de alterações (por exemplo a RC4x4)?
Obrigado pelas dicas e um abraço
Newton Guerra
26/08/2009, 09:08
Bruno,
Estou na mesma fase que voce bem informou ao Elver. Como havia feito as mesmas perguntas hoje mesmo no forum sem ter pesquisado toda a extensão do mesmo, so agora vi a sua precisa descrição dos passos a seguir. Me parece clara e como vou ao Pantanal em Novembro e para Ushuaia em janeiro pela Ruta 40, vou providenciar as proteções e estribo agora. Ja tenho pneus Geolandar Yokohama AT/S 235X60R16 . Vale a pena um parachoque de arranque tambem nesta fase?
Quanto aos bancos dianteiros: como a ideia e fazer algumas viagens longas (Ushuaia e so a primeira, o que vai incluir no futuro proximo o nordeste com Jeri e Lençois incluso - indo até Terezina para rever amigos-) vale a pena mudar para um Rallye ou similar? Ou os originais sao OK para isto?
Finalmente, voce conhece alguem que faça o pacote todo de alterações (por exemplo a RC4x4)?
Eu não entendo sua preocupação com os bancos. Por mim os originais são bem confortáveis. Já fui pra Ushuaia e NOA-Atacama sem drama nenhum. O carro original com proteções vai muito bem. Encontrei brasileiros com um Fiesta e Paraty na ruta 40. A viagem pra Ushuaia é só um passeio longo, com trechos de boa estrada de terra.
Você vai trocar o protetor do tanque? Se não, um problema nas estradas de rípio e que vão acumulando pedrinhas entre o tanque e o protetor e detona todo o tanque. Tem que por uma espuma entre eles. Com o protetor da RC as pedrinhas saem. Outra coisa é que seu parachoque dianteiro e os plásticos laterais da porta traseira vão ficar "jateados". Se quiser bolar alguma proteção com Contact ou outro adesivo é uma boa. Eu coloquei para-barros "Tabajara" pra jogar menos pedras pra trás.
Já o estribo acho bobagem também, mas tem quem goste.
Abraços
Claudio Seignemartin
26/08/2009, 10:17
Eu não entendo sua preocupação com os bancos. Por mim os originais são bem confortáveis. Já fui pra Ushuaia e NOA-Atacama sem drama nenhum. O carro original com proteções vai muito bem. Encontrei brasileiros com um Fiesta e Paraty na ruta 40. A viagem pra Ushuaia é só um passeio longo, com trechos de boa estrada de terra.
Você vai trocar o protetor do tanque? Se não, um problema nas estradas de rípio e que vão acumulando pedrinhas entre o tanque e o protetor e detona todo o tanque. Tem que por uma espuma entre eles. Com o protetor da RC as pedrinhas saem. Outra coisa é que seu parachoque dianteiro e os plásticos laterais da porta traseira vão ficar "jateados". Se quiser bolar alguma proteção com Contact ou outro adesivo é uma boa. Eu coloquei para-barros "Tabajara" pra jogar menos pedras pra trás.
Abraços
Newton,
Obrigado pelas informações. Sim vou trocar o protetor do tanque pelo da RC. O estribo seria para dar uma proteção lateral, sem me opreocupar muito com estética. O mesmo para o parachoque dianteiro. Quanto aos bancos, sim são bastante confortáveis, mas alguns participantes do forum reclamaram de viagens longas feitas com eles. No final das contas é uma questão de fazer a viagem, experimentar e ver.
Voce levantou sua Tracker? Entendo sua colocação de que para Ushuaia apenas não será necessario. Ja estive la algumas vezes e fiz parte da viagemn de Gol (entre Rio Grande e Ushuaia) até no inverno. Minha questão é saber o que este carro aguenta realmente sem forçar a barra para futuras viagens. Ja tenho marcado novembro na pousada Lado de La em Aiuruoca e muita gente diz que a Tracker não chega sem estar levantada. Claro que tambem depende do motorista, mas aonde nao for o caso, o que ela aguenta, na sua opinião?
Andei muito pelo interior do Brasil fazendo coisas que muita gente duvida até com uma Brasília com pneus mud (na época chamados lameiros) duas enxadas e duas pas e um macaco hidráulico com toco e uma borracha com adaptação no escapamento no que hoje se poderia chamar snorkel tupiniquim (SP-Cuiaba- Porto Velho - Manaus, Transamazonica, todo o sul do Brasil,Goias antes e depois da BB, Bahia, etc) . Mas eu conhecia o carro e sabia aonde ele poderia ir (fui geólogo de campo muito anos).Fiz outras coisas mais leves depois com outros carros, mas sempre conhecendo o carro e sabendo o que fazer com ele e o que esperar dele. E semore tive boas informações sobre estes carros e seus limites.
Acho as questões com a Tracker por vezes muito confusas, mesmo aqui no forum. Algumas pessoas dizem que foram a Jeri e sem problemas. Outros dizem que Jeri com Tracker, nem a pau. Uns dizem que Castelhanos mesmo com chuva, sem problemas, Outros dizem que mesmo levantada, a Tracker sofre na trilha. Aiuruoca, mesma coisa. Na sua experiencia, até onde e possivel levar este carro sem alterações e sem arrebentar o mesmo? Caso levantado, até aonde ele vai, na sua experiencia? Penso que como dizem os meus amigos dos USA - these are the one million dollar questions. Estou errado?
Eu achei que ficou legal ... e se eu tivesse colocado antes de ir para a pousada Do Lado de Lá, por exemplo, eu não teria arranhado as laterais do para-lamas nas pedras ... mas vai de cada um :)
Complementando: Eu fui para a pousada Do Lado de La com a tracker originalzinha e foi de boa, só dei essa raspada numa pedra pouco antes da ponte já na entrada da pousada, pouco antes da subida do lajeado de pedra tem uma ponte, antes dessa ponte tem um degrau bem alto que o tracker se não estiver levantado enrosca, você tem q descer tangenciando da esquerda para direta, se for o caso calçe o caminho antes com algumas pedras (tem muitas lá, hehe). Tracker vai pra lá original sim ... e mesmo com os pneus originais sobe. Tome cuidado na subida e não forçe pois, o Marcelo que fica na pousada já viu nego destruindo a transmissão do tracker forçando ela na subida. Mete a reduzida e vai de boa entrando corretamente nas subidas que não tem erro. Se quiser eu mando as fodos da tracker dulado de uma Pajero Full la em cima :)
O maior problema que eu vejo o pessoal falando do Tracker ir ou não ir nos lugares é que muitos desses lugares dependem do clima, Castelhanos por exemplo, já vi foto de Cross-Fox e Palio Adventure lá, porém falam que Tracker original não chega ... mas tudo depende do tempo, se estiver sem chuva a alguns dias e a trilha estiver mais seca, você chega sim. Acho que o mesmo vale para os demais lugares citados.
Os bancos realmente acho um pouco desconfortável para viagens longas (6-8 horas contínuas) mas é só parar para aprecisar um visual, dar aquela esticada que já resolve. Os meus eu vou manter até eles serem destruídos pelo uso ...
Claudio Seignemartin
26/08/2009, 10:36
Eu achei que ficou legal ... e se eu tivesse colocado antes de ir para a pousada Do Lado de Lá, por exemplo, eu não teria arranhado as laterais do para-lamas nas pedras ... mas vai de cada um :)
Complementando: Eu fui para a pousada Do Lado de La com a tracker originalzinha e foi de boa, só dei essa raspada numa pedra pouco antes da ponte já na entrada da pousada, pouco antes da subida do lajeado de pedra tem uma ponte, antes dessa ponte tem um degrau bem alto que o tracker se não estiver levantado enrosca, você tem q descer tangenciando da esquerda para direta, se for o caso calçe o caminho antes com algumas pedras (tem muitas lá, hehe). Tracker vai pra lá original sim ... e mesmo com os pneus originais sobe. Tome cuidado na subida e não forçe pois, o Marcelo que fica na pousada já viu nego destruindo a transmissão do tracker forçando ela na subida. Mete a reduzida e vai de boa entrando corretamente nas subidas que não tem erro. Se quiser eu mando as fodos da tracker dulado de uma Pajero Full la em cima :)
O maior problema que eu vejo o pessoal falando do Tracker ir ou não ir nos lugares é que muitos desses lugares dependem do clima, Castelhanos por exemplo, já vi foto de Cross-Fox e Palio Adventure lá, porém falam que Tracker original não chega ... mas tudo depende do tempo, se estiver sem chuva a alguns dias e a trilha estiver mais seca, você chega sim. Acho que o mesmo vale para os demais lugares citados.
Os bancos realmente acho um pouco desconfortável para viagens longas (6-8 horas contínuas) mas é só parar para aprecisar um visual, dar aquela esticada que já resolve. Os meus eu vou manter até eles serem destruídos pelo uso ...
Elver,
Obrigado pelas informações que como voce podera ver na resposta que eu fiz agradecendo ao Newton, era uma das minhas perguntas. Voce toca em outro ponto crucial das muitas duvidas da Tracker: transmissão e embreagem. Segundo muitos, pontos fracos da Tracker, que mesmo tendo condições de subir por exemplo para o Lado de La, pode deixar metade do disco de embreagem na empreitada. Como voces veem isto?
O Prudêncio tá zerado ... depende de como você vai levar o carro ... se você perceber que o carro não está indo voce vai:
- Tentar subir em um angulo diferente ou ajustar/calçar o caminho?
- Tentar subir em modo "Joselito" e forçar até estourar o carro?
Depende da maneira como você dirige ... o princípio do Off-Road é curtir mais o passeio do que o destino em sí .. portanto, vá sem pressa, estude o melhor caminho e vá com tranquilidade que a Tracker aguenta. Tem video no youtube da tracker rebocando um Troller .... acho que eu vi isso em algum post aqui no forum também ... o bichinho guenta bastante coisa sim.
Claudio Seignemartin
26/08/2009, 10:56
Elver,
O Urtigão esta calçado com Yokohama AT-S (50/50). E só por enquanto. Comprei em Novembro do ano passado em troca por uma Tracker diesel 2001 que não tinha muita manada (87 cv), mas tinha um bruta torque. Isto ajudava muito em tudo o que se refere a dificuldades. Mas ela estava com problemas e assim eu deixei a bichinha zero e troquei por uma a gasolina. Eu sou bastante calmo nestas questões e ja fiz coisas que muita gente duvida usando desde Brasilia com lameiros apenas até Land e Toyotas. Mas a questão é obter boas informações sobre o que as pessoas estão fazendo com o carro. Obrigado.
Newton Guerra
26/08/2009, 11:03
Urtigão, o Elver já disse tudo.
Eu acho a configuração perfeita pro Tracker o calço de 2 pol e pneus 235/70 R16. Com essa configuração o carro fica 8 cm mais alto, mantém a estabilidade e se perde muito pouco do desempenho.
Mas trilha é trilha, principalmente do tipo de Castelhanos. Varia muito, acho que o Tracker com calço de 2" e pneus A/T vai sofrer muito lá com chuva. Dependendo da época vai até original, mas com chuva brava em fim de temporada, pra ser sincero acho que a Tracker não passa. O povo tá usando pneus cada vez maiores, formam facões absurdos.
Estreiei meu ex-GV indo para a pousada Doladodelá também. Estava original, com 4 pessoas e não pegou em nada. Mas fui com muito cuidado, bem devagar, reduzido e "escalando" as pedras. O estado da estradinha pode variar também.
Quanto à embreagem e transmissão, não sei lhe dizer. Não tenho ouvido muitas reclamações delas, participo há 5 anos da Suzuki-net. Meu Tracker tá com 30.000 km e ainda não "judiei" dele. Meu ex-GV era automático, tenho uma saudade danada do câmbio auto. Assim que der uma folga no bolso parto para um GV III usado automático.
Quanto à Brasilia, conheço um casal que foi 2 vezes pra Ushuaia com uma. Dormia nela!
Abraços
Carro originial você faz muitos passeios e trilhas leves legais, com proteções + pneus AT, você vai pra trilhas leves/médias sem muito problema. Preparando o carro (2"+2", guincho, pneus MUD, proteções extras, etc, etc) você vai para praticamente qualquer lugar.
Veja por exemplo a Tracker do André Souza no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743)
O Tracker dele virou um trator ...
Claudio Seignemartin
26/08/2009, 11:48
Obrigado Newton e Elver pelas informações :concordo:. Vou passar a fase de testes e vou informando aqui as experiencias. Valeu:palmas:.
Um abraço
NO - CT Santos/SP
26/08/2009, 14:57
Claudio
Faço as palavras do Elver e do Newton minhas.
Fui na pousada do Lado de lá esse ano com a tracker original.
Indo devagar com calma vc chega sim.
Mas sem as proteções eu não volto lá kkkkk
Vou coloca-las logo, logo, pois pegou numa pedra que por sorte não estragou o carro ...
Mas é um baita carro... protegido, pneus MUD, levantado então é uma fera kkkkk
abs
Marco-Maga
26/08/2009, 16:26
Obrigado Newton e Elver pelas informações :concordo:. Vou passar a fase de testes e vou informando aqui as experiencias. Valeu:palmas:.
Um abraço
Olá Claudio!!
Tudo bem! Tb ja tive algumas duvidas, mas fui tirando as mesmas com os amigos daqui, e posso dizer que o Elver e o Newton que conheço bem estão certos no que dizem..
O meu carro por exemplo é uma GV 2001 ja esta com 140.000 km e até agora a embreagem esta zerada sem problemas, mas tb não descanso pé no pedal sempre solto o pedal por completo como se estivesse em um carro automatico. E se vejo que o torque do motor não é suficiente para levar o carro, paro e coloco a reduzida ai vai que é uma maravilha.
A minha Gv esta original, a unica coisa que troquei nela são os pneus que coloquei os 225/70/16 eles cabem sem mexer em nada e vc ainda ganha uns 3cm na altura do carro.
Vou colocar fotos do pneus para vc ter uma ideia.
Outra coisa, vc falou em geologia, vc é Geologo?
No mais ja esta convidado a aparecer no meu sitio que fica em Sto Antonio do Pinhal, prox a campos do Jordão, lá tenho uma trilhazinha particular de 3,5km e depois podemos fazer um churrasco.
Sempre fazemos encontros lá, o Newton ja foi e muito outros amigos aqui do forum tb.. Alias o Elver tb está convidado..
Estou indo pra lá nesta sexta feira e devo ficar até o feriado de 7 de setembro, vou mandar meus tels por MP qualquer coisa é só ligar.
Este video foi feito por amigos que ja foram no meu sitio.
YouTube - Trilha no Sitio do Marcão - Sto do Pinhal[/URL]
Boa sorte
Abs.
hugorangel
26/08/2009, 18:54
Bruno,
Claudio,
Também tenho idéia de ir pra Ushuaia no ano que vem, só que em outubro. Vou junto com meu irmão, cada um no seu carro. Esse meu irmão já esteve algumas vezes na Argentina de pick-up, mas antes de ir ele tira o pára-choque de arranque, ou de impulsão como alguns preferem, porque segundo ele, a polícia Argentina não permite o acessório. Pra me certificar, dei uma pesquisada no Google, e parece que procede. Veja por exemplo o relato no site <A href="http://www.mochileiros.com/argentina-de-carro-t8325-30.html" target=_blank>www.mochileiros.com/ (http://www.mochileiros.com/argentina-de-carro-t8325-30.html)argentina-de-carro-t8325-30.html
O cara fala sobre isso. No mais, boa sorte nas viagens.
Um abraço.
Hugo Rangel
Marco-Maga
26/08/2009, 18:58
Claudio,
Também tenho idéia de ir pra Ushuaia no ano que vem, só que em outubro. Vou junto com meu irmão, cada um no seu carro. Esse meu irmão já esteve algumas vezes na Argentina de pick-up, mas antes de ir ele tira o pára-choque de arranque, ou de impulsão como alguns preferem, porque segundo ele, a polícia Argentina não permite o acessório. Pra me certificar, dei uma pesquisada no Google, e parece que procede. Veja por exemplo o relato no site <A href="http://www.mochileiros.com/argentina-de-carro-t8325-30.html" target=_blank>www.mochileiros.com/ (http://www.mochileiros.com/argentina-de-carro-t8325-30.html)argentina-de-carro-t8325-30.html
Um abraço.
Hugo Rangel
Hugo,
Parece que tem outra coisa que a policia Argentina pede tb e enchem o saco é que precisa ter dois triangulos, um para a frente do carro outro para a traseira...
Veja se procede. :concordo:
Abs.
hugorangel
26/08/2009, 19:05
Hugo,
Parece que tem outra coisa que a policia Argentina pede tb e enchem o saco é que precisa ter dois triangulos, um para a frente do carro outro para a traseira...
Veja se procede. :concordo:
Abs.
Marco,
Procede sim, esta é outra exigência de los hermanos policiales...
Um abraço.
Hugo.
Claudio Seignemartin
27/08/2009, 00:44
Newton, Elver, Marco e Hugo e demais amigos do forum
Respondendo a todos, primeiramente obrigado pelas informações. A respeito dos 2 triangulos na Argentina, sim e verdade e tambem vale para o Chile. Isto vale tambem para o parachoque, mas até onde eu sei,não é lei como no caso dos triangulos. Es solamente para sacar una propina de nosotros. Mas acho que não vale a pena ficar nesta de tirar e por.
Falei com o Rodrigo Portugal hoje (RC4x4) e as proteções ficam em cerca de 650 reais colocadas e o calço de 2" ficam em cerca de 500,00 mais colocação. O parachoques deles fica em 680 reais colocado.
Marcão: Muito bom o video e obrigado pelo convite, que ja esta aceito. Um dos meus destinos proximos é Gonçalves e dai a seu sítio me parece próximo não?
Sou geólogo de formação (USP-71), mas nos ultimos 28 anos fui para a area administrativa em diversos campos, mas me especializei em Produtividade e Desenvolvimento Organizacional. Desde este ano so faço consultoria sob condições especiais, de modo que estou com tempo livre. Parei com a vida corporativa e estou aposentado. Daí as viagens e expedições mais frequentes. Nos ultimos dois anos fazia algumas coisinhas com a minha CRV Honda automatica sem qualquer alteração, que chegou até onde eu achava que ela não ia.
Boa a idéia dos pneus. Tenho um porem neste momento que são os meus Yokohamas 235/60R16 AT-S com menos de 3 mil km e que me custaram uma grana. Mas assim que eles se forem vou levantar o carro e trocá-los.
Um abraço a todos
Marco-Maga
27/08/2009, 12:06
Newton, Elver, Marco e Hugo e demais amigos do forum
Respondendo a todos, primeiramente obrigado pelas informações. A respeito dos 2 triangulos na Argentina, sim e verdade e tambem vale para o Chile. Isto vale tambem para o parachoque, mas até onde eu sei,não é lei como no caso dos triangulos. Es solamente para sacar una propina de nosotros. Mas acho que não vale a pena ficar nesta de tirar e por.
Falei com o Rodrigo Portugal hoje (RC4x4) e as proteções ficam em cerca de 650 reais colocadas e o calço de 2" ficam em cerca de 500,00 mais colocação. O parachoques deles fica em 680 reais colocado.
Marcão: Muito bom o video e obrigado pelo convite, que ja esta aceito. Um dos meus destinos proximos é Gonçalves e dai a seu sítio me parece próximo não?
Sou geólogo de formação (USP-71), mas nos ultimos 28 anos fui para a area administrativa em diversos campos, mas me especializei em Produtividade e Desenvolvimento Organizacional. Desde este ano so faço consultoria sob condições especiais, de modo que estou com tempo livre. Parei com a vida corporativa e estou aposentado. Daí as viagens e expedições mais frequentes. Nos ultimos dois anos fazia algumas coisinhas com a minha CRV Honda automatica sem qualquer alteração, que chegou até onde eu achava que ela não ia.
Boa a idéia dos pneus. Tenho um porem neste momento que são os meus Yokohamas 235/60R16 AT-S com menos de 3 mil km e que me custaram uma grana. Mas assim que eles se forem vou levantar o carro e trocá-los.
Um abraço a todos
Olá Claudio!!
Realmente fazer passeio é muito bom!!
Estou indo para o sitio amanhã, e fico por lá até o 7 de setembro, querendo aparecer será um prazer.
Quanto aos pneus vc esta usando 235/60/16 esta é a medida do original, mas esse seu é um pouco mais agresivo? Quando trocar e se colocar igual ao meu vai sentir a diferença.
Bem estou por aqui, qualquer coisa é só perguntar.
Abs.
Claudio Seignemartin
27/08/2009, 13:43
Marco,
Os pneus são 50/50 e dão um aspecto bastante diferente ao jipe. Tambem se nota uma certa diferença de altura. E o desempenho deles no or e muito melhor.
Obrigado pelo convite. Vamos aparecer por lá. Ligo para voce confirmando.
Marco-Maga
27/08/2009, 14:08
Marco,
Os pneus são 50/50 e dão um aspecto bastante diferente ao jipe. Tambem se nota uma certa diferença de altura. E o desempenho deles no or e muito melhor.
Obrigado pelo convite. Vamos aparecer por lá. Ligo para voce confirmando.
Claudio,
Realmente estes pneus são bem melhores que os originais que são 110% asfalto.. kkk
Sinta-se a vontade para ir sem problemas... Será um prazer te-los lá..:concordo:
Vou postar mais umas fotos de uns encontros que fiz lá no sitio.
Foto 1: Horacio teles (Sentado) e Newton Guerra de pé.
Foto 2: Pessoal fazendo churrasco no jardim
Foto 3: Indo pra minha trilha particular (Dentro do Sitio)
Foto 4: Voltando da trilha e parando numa mina dágua (Dentro do Sitio)
Foto 5: Os amigos e seus carros, eu sou o da GV Vermelha ao meu lado o Vbeltran, ao lado dele o Oliveira de SJC, ao lado do Oliveira o Sergio Andrade tb de SJC e por ultimo com a GVIII o Paulo Bitencourt de Belo Horizonte com a mulher.
Abs.
Abs.
NO - CT Santos/SP
27/08/2009, 22:01
Claudio,
Um abraço.
Hugo Rangel
Colegas
Alem de participar do Clube do Tracker tb faço parte do Kataya, e estamos preparando uma expedição a Ushuaia e Atacama em dezembro de 2010 e janeiro de 2011.
Ja temos uns 8 interessados na expedição, se mais alguem se interessar, entre em contato. Dia 19/09 vamos fazer a primeira reunião em Campinas com o grupo.
Vou acabar colocando as proteções na RC4x4 pois tem a do tanque, já entrei em contato com eles. To aguardando a resposta, pois quero antes do dia 19/09.^
Os Pneus vou colocar depois. Com certeza vou pedir a opinião dos colegas. kkkk
abs
VOVÔ DO TROLLER
27/08/2009, 22:55
NO. eu dei as informações no outro tópico. Abs. Válter
MarcosPR
28/08/2009, 11:05
Olá Elver
Tem como postar fotos de como ficou o carro com as proteções (principalmente o peito de aço)?
Abração
Colegas
Vou acabar colocando as proteções na RC4x4 pois tem a do tanque, já entrei em contato com eles. To aguardando a resposta, pois quero antes do dia 19/09.
Lembre-se de colocar TODAS as proteções da RC, substituindo também a original do Tanque de Combustível pela da RC, eu tive oportunidade de pegar as duas na mão, a qualidade da proteção da RC é infinitamente superior.
@MarcosPR: Vou postar as fotos, esse final de semana estou indo para praia e tiro umas fotos específicas deles lá :)
NO - CT Santos/SP
28/08/2009, 16:47
Lembre-se de colocar TODAS as proteções da RC, substituindo também a original do Tanque de Combustível pela da RC, eu tive oportunidade de pegar as duas na mão, a qualidade da proteção da RC é infinitamente superior.
@MarcosPR: Vou postar as fotos, esse final de semana estou indo para praia e tiro umas fotos específicas deles lá :)
Elver
Enquanto vc desce, eu subo a serra. kk
Vou participar do curso 4x4 da dpaschoal amanhã e domingo.
Já marquei dia 4/9 pra colocar todas as proteções.
Mais tarde levantarei a viatura.
Bom final de semana, sabado e domingo fico sem internet.
abs
VOVÔ DO TROLLER
28/08/2009, 17:24
Elver
Enquanto vc desce, eu subo a serra. kk
Vou participar do curso 4x4 da dpaschoal amanhã e domingo.
Já marquei dia 4/9 pra colocar todas as proteções.
Mais tarde levantarei a viatura.
Bom final de semana, sabado e domingo fico sem internet.
abs
E aí No? Você está enrolando muito.Põe logo estas proteções e calço de 2" cara, ou vai esperar danificar a viatura?
NO - CT Santos/SP
28/08/2009, 23:45
E aí No? Você está enrolando muito.Põe logo estas proteções e calço de 2" cara, ou vai esperar danificar a viatura?
ja ta certo dia 4/9 coloco as proteções ... depois o calço ... depois os pneus kkkkk
"ando devagar ... porém ando" kkkkkk
abs
VOVÔ DO TROLLER
29/08/2009, 20:25
ja ta certo dia 4/9 coloco as proteções ... depois o calço ... depois os pneus kkkkk
"ando devagar ... porém ando" kkkkkk
abs
É isso aí No. Antes tarde do que nunca. Devagar se vai ao longe . Só não esqueça de colocar na traseira os amortecedores da ômega Suprema BGL 1024 da Cofap, pois os amortecedores originais com prolongadores fica uma m...d@ (experiência própria). Não se esqueça também de colocar os prolongadores de batente. O espaçador do cardã não é necessário. Abs. e um bom domingo. Válter
MarcosPR
31/08/2009, 14:23
Valeu Elver
Estamos no aguardo :concordo:
Abração
Pedrinha
31/08/2009, 16:08
Valeu Elver
Estamos no aguardo :concordo:
Abração
Caro Marcos,
Seguem algumas fotos das proteções inferiores no Tracker. Todas RC4X4.
Eu ia reduzir as fotos hj para postar ... mas nem precisa, hehe
MarcosPR
01/09/2009, 11:54
Valeu pelas fotos Pedrinha!
Acho que vale a pena até mesmo pra quem encara uns passeios mais 'leves' (como eu)...
Vc foi até lá instalar ou eles despacharam para o RJ? Pode informar o valor? (se quiser, por MP)
Abração
Pedrinha
01/09/2009, 12:41
Acho que vale a pena até mesmo pra quem encara uns passeios mais 'leves' (como eu)...
Vc foi até lá instalar ou eles despacharam para o RJ? Pode informar o valor? (se quiser, por MP)
Abração
Caro Marcos,
Só utilizo meu carro para trilhas leves. Mesmo assim, acho muito mais seguro instalar as proteções e ficar "tranquilo". Quando eu tinha meu ex-GV, em várias ocasiões raspei o fundo do carro em pedras, lombadas e defeitos na pista.
Os valores das proteções inferiores e do kit 2" eu não me lembro mais. Lembro apenas que não era nada exorbitante. Eu comprei as proteções e o kit de 2", fazendo um depósito na conta deles e em uma semana a encomenda chegou em Niterói/RJ. Quem montou foi meu mecânico. As proteções vêm com um passo a passo de montagem, mas no tópico Tracker - preparação para trilhas, tem várias abordagens de algumas modificações de suspensão que podem ser feitas e algumas pegadinhas da montagem do kit 2".
Para fazer contato com eles, entre no site www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br) e pegue o telefone para ligar. Foi assim que eu fiz.
Marco-Maga
01/09/2009, 14:03
Olá pessoal, visitem este tópico e vamos colocando o nome...:concordo:
Ainda vamos definir a data.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61470 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=61470)
Abs.
NO - CT Santos/SP
09/09/2009, 14:07
Abração
Marcos
Estive na semana passada lá e coloquei as proteções com o Adriano, ombinei com o Rodrigo 11 - 5632-2594. Pode usar o meu nome se quiser.
Vale a pena colocar as proteções.
abs
PAULO PUMA
29/09/2009, 14:40
Já tem 8 meses que eu levantei 2", instalei as proteções (tudo RC4X4) e calçei o bicho com pneus Geolandar G12 Yokohama 235/70R16. Já fiz algumas viagens e trilhas e é só alegria. Acabei de andar um bom trecho da Estrada Real com o carro cheio e na chegada, só lavei-o. Como todo Suzuki, o danado é honesto e robusto. Vai na fé que vc não vai se arrepender.
Pedrinha, Blz ?
Coloca uma foto da tua Tracker levantada para eu ver como ficou. Penso levantar a minha por esses dias, mas estou sem noção da altura que vai ficar com o pneu 235/70/16. Penso que altera pouca coisa do original.
Paulo Puma
Colegas,
O título é exatamente o que quero saber...
Alguém teve problemas com proteções Todo Terreno no Tracker original???
Aqui em BH só encontrei proteções Todo Terreno, que têm que fazer uma furação para encaixar. Alguém já teve problemas com isso.
Abraços,
DiegoBH
VOVÔ DO TROLLER
27/10/2009, 22:40
Colegas,
O título é exatamente o que quero saber...
Alguém teve problemas com proteções Todo Terreno no Tracker original???
Aqui em BH só encontrei proteções Todo Terreno, que têm que fazer uma furação para encaixar. Alguém já teve problemas com isso.
Abraços,
DiegoBH
Diego , boa noite. Compre as da www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br) . São as mais usadas pelos Trackeiros/Suzukeiros. São robustas e se encaixam na furação original. Abs. Válter
EduardoPorto
03/11/2009, 22:41
Boa noite, instalei na semana passada as proteçoes inferiores da RC., menos a do tanque que esta a caminho....
Uma pergunta ela fica por cima da proteçao original ou deve ser substituida ?
[]s
Eduardo
VOVÔ DO TROLLER
03/11/2009, 23:49
Boa noite, instalei na semana passada as proteçoes inferiores da RC., menos a do tanque que esta a caminho....
Uma pergunta ela fica por cima da proteçao original ou deve ser substituida ?
[]s
Eduardo
Deve ser substituída. Manter a original só vai aumentar o peso do carro, sem nenhuma utilidade. Abs. Válter
EduardoPorto
05/11/2009, 10:46
obrigado pela resposta.
voces colocaram algum tipo de calço/bucha no protetor de cambio para nao bater ?
[]s
Daniel Castanho
06/11/2009, 01:18
É isso aí No. Antes tarde do que nunca. Devagar se vai ao longe . Só não esqueça de colocar na traseira os amortecedores da ômega Suprema BGL 1024 da Cofap, pois os amortecedores originais com prolongadores fica uma m...d@ (experiência própria). Não se esqueça também de colocar os prolongadores de batente. O espaçador do cardã não é necessário. Abs. e um bom domingo. Válter
Valter,
voce falou sobre o "prolongador de batente", certo?
Desculpe se eu vou dizer alguma besteira, mas com os calços de mola e prolongadores do amortecedor, a relação de fim de curso não permanece a mesma?... se assim for não precisaria prolongar o batente...
Comprei o kit da RC4x4 e eles não me falaram nada sobre isso!
Não sei se há relação, mas um mês depois de colocar o kit 2" eu dei um final de curso ao passar em uma valeta e de lá pra cá começou um barulho na suspenção .... vc acha que o amortecedor pode ter sido danificado por falta de batente?
Abraço,
Daniel
Pedrinha
06/11/2009, 07:29
Valter,
voce falou sobre o "prolongador de batente", certo?
Desculpe se eu vou dizer alguma besteira, mas com os calços de mola e prolongadores do amortecedor, a relação de fim de curso não permanece a mesma?... se assim for não precisaria prolongar o batente...
Comprei o kit da RC4x4 e eles não me falaram nada sobre isso!
Não sei se há relação, mas um mês depois de colocar o kit 2" eu dei um final de curso ao passar em uma valeta e de lá pra cá começou um barulho na suspenção .... vc acha que o amortecedor pode ter sido danificado por falta de batente?
Abraço,
Daniel
Olá Daniel,
Pode sim, ter sido danificado. Já tive esta desagradável experiência, pois estava com o carro muito pesado e acabei estourando os dois amortecedores traseiros. Este problema se repete na dianteira tb, pois o peso do motor sempre força os amortecedores dianteiros e, com um curso de suspensão mais longo, sem substituição dos amortecedores originais (é o caso do kit da RC4X4) pode estourá-los. Isso já aconteceu com o Valter Beltran. Quando instalamos os prolongadores dos batentes, mitigamos este problema e continuamos com o mesmo curso de suspensão original. No entanto, cabe ressaltar, que o principal ganho com a instalação do kit da RC é o ganho de altura em relação ao solo, incluida aí a possibilidade de se instalar pneus maiores.
Em tempo, o kit da Alternativa4X4 vem com estes prolongadores de batente. No meu carro, meu mecânico procurou um torneiro e confeccionou estes prolongadores.
Eu estou com o Kit da RC4x4 e na instalação eu perguntei para o Adriano, ele me falou que não danificaria o amortecedor seu não desse "porrada seca", algo como entrar rápido em buracos/erosões/etc. Não sei se devagar corre esse risco também... Eu também não ando com o carro pesado, no máximo duas malas pequenas (eu e a patroa)...
Como o meu já está instalado vai ficar assim até quando aguentar, se der merda eu troco o amortecedor e compro apenas os prolongadores na Alternativa.
Daniel Castanho
06/11/2009, 09:23
Eu estou com o Kit da RC4x4 e na instalação eu perguntei para o Adriano, ele me falou que não danificaria o amortecedor seu não desse "porrada seca", algo como entrar rápido em buracos/erosões/etc. Não sei se devagar corre esse risco também... Eu também não ando com o carro pesado, no máximo duas malas pequenas (eu e a patroa)...
Como o meu já está instalado vai ficar assim até quando aguentar, se der merda eu troco o amortecedor e compro apenas os prolongadores na Alternativa.
Prudencio,
Me desculpe ser tão direto mas discordo com o seu comentário!
Também ando devagar, mas o problema é que nunca se sabe quando um buraco ou uma pedra escondida vai te encontrar.
No meu caso, se este dano realmente aconteceu, foi uma valeta ou uma pedra, que não tenha a menor idéia até agora do que era, que eu peguei a uns 30 km/h em uma trilha super leve que estava coberta por um mato fino de uns 30 cm de altura. Eu estava andando super tranquilo quando fui surpreendido pela porrada!
Posso até concordar com voce se voce só usar o carro no on-road, mesmo assim existem buracos enormes nas ruas e estradas por aí onde certamente aconteceria o mesmo problema.
Acho que mais vale uma prevenção que um remédio. Veja o meu exemplo... e parece que este amortecedor não é muito barato!
Aproveitando, este prolongador de batente seria também de 2" ou teria alguma medida especial?
Abraços,
Daniel
Você não tem que pedir desculpas para mim, o que eu escrevi quem falou foi o Adriano da RC4x4, não eu!
Mas enfim, eu conversei com o Rodrigo Portugal também sobre esses prolongadores e ele falou que não era 100% necessário, vindo de um cara que trabalha com isso a muitos anos e foi altamente recomendado pelo pessoal aqui do Forum e da Suzuki.net, eu resolvi levar em consideração. Nâo estou falando que ele está 100% correto e você completamente errado, não me entenda errado. Eu sei que existe esse risco, mas eu também me conheço atras do volante do carro e não desgrudo o olho da estrada (só quem já teve carro rebaixado sabe como evitar buracos e pedras altas... em qualquer terreno)
E 30Km/h em estrada de terra para mim é rápido, ehhehe, eu me arrasto por estradas de terra porque eu paro muito para tirar fotos e minha mulher trampa com preservação ambiental voltada para as aves (www.savebrasil.org.br (http://www.savebrasil.org.br)) .. então já viu ... cada 10 metros tem q parar para ela olhar alguma coisa no binóculo, hehehe
E o preço do amortecedor gira em torno de 200 reais o paralelo, se não me engano, e o original na Alternativa 4x4 sai por 380,00, os traseiros do omega suprema saem por 100 reais cada um (GBL1024). Esse é o tipo de coisa que se acontecer comigo, vai acontecer uma vez só, e depois que acontecer eu coloco os batentes e resolve o problema com um amortecedor novo, não vou colocar isso no amortecedor velho, vou esperar ele estourar ou usar até gastar :).
Colegas,
Vejo que quase todo mundo ou usa ou recomenda instalar as proteções da RC4x4.
Alguém já instalou delas aqui em Minas Gerais?? E em BH???
Ou eu tenho que encomendar e instalar eu mesmo??? A instalação é simples? Eu preciso tirar o carro do chão??
Abraços,
DiegoBH
Você pode encomendar na RC mesmo.
A instalação é bem simples, um mecanico de confiança pode fazê-la sem problemas, tanto as proteções quanto o Kit de 2"
Para as proteções você mesmo pode instalar, é só tirar as velhas e parafusar as novas, não requer furação e levantando o carro só no macaco resolve.
Para a instalação do Kit o ideal é levantar o carro, porém se tiver cavaletes pode levantar no macaco e deixar apoiado neles, já que você terá que tirar as 4 rodas do carro para fazer a instalação. O Kit da RC acompanha um manual de instalação bem simples.
Você não tem que pedir desculpas para mim, o que eu escrevi quem falou foi o Adriano da RC4x4, não eu!
Mas enfim, eu conversei com o Rodrigo Portugal também sobre esses prolongadores e ele falou que não era 100% necessário, vindo de um cara que trabalha com isso a muitos anos e foi altamente recomendado pelo pessoal aqui do Forum e da Suzuki.net, eu resolvi levar em consideração. Nâo estou falando que ele está 100% correto e você completamente errado, não me entenda errado. Eu sei que existe esse risco, mas eu também me conheço atras do volante do carro e não desgrudo o olho da estrada (só quem já teve carro rebaixado sabe como evitar buracos e pedras altas... em qualquer terreno)
E 30Km/h em estrada de terra para mim é rápido, ehhehe, eu me arrasto por estradas de terra porque eu paro muito para tirar fotos e minha mulher trampa com preservação ambiental voltada para as aves (www.savebrasil.org.br (http://www.savebrasil.org.br)) .. então já viu ... cada 10 metros tem q parar para ela olhar alguma coisa no binóculo, hehehe
E o preço do amortecedor gira em torno de 200 reais o paralelo, se não me engano, e o original na Alternativa 4x4 sai por 380,00, os traseiros do omega suprema saem por 100 reais cada um (GBL1024). Esse é o tipo de coisa que se acontecer comigo, vai acontecer uma vez só, e depois que acontecer eu coloco os batentes e resolve o problema com um amortecedor novo, não vou colocar isso no amortecedor velho, vou esperar ele estourar ou usar até gastar :).
O prolongador do batente é sim necessário - principalmente na dianteira. A traseira com o prolongador do amortecedor do lift fica muito mole e é fácil acontecer o fim de curso. (Muito melhor colocar os GBL-1024 ou BL-1024)
:concordo:
VOVÔ DO TROLLER
08/11/2009, 20:45
Boa noite amigos.Concordo plenamente com o Pedrinha e com o TMorais (experiência própria). Abs. Válter
p.s. tudo bem Elver? Hoje à tarde, conseguimos passar pelo "cotovelo do Marcão" subindo. Eu o rapaz do Samurai vermelho (desculpe-me por esquecer o nome dele) Abs.
Valter,
Bacana que vocês subiram lá, como eu tive que voltar mais cedo não tive a oportunidade de tentar, mas tenho certeza que subiria também, se o Drummond (Samuca Vermelho) conseguiu subir com o pneu "slick" dele, a gente subiria fácil :)
Proxima vez que for para o sitio do Marco vou fazer o caminho inverso logo de cara, heheh
Sobre os prolongadores do batente, apenas para esclarecer: Sim, eu sei que é importante, sim, eu sei que é bom instalar e sim, eu iriei instalar, mas não agora, vou rodar com o carro assim para sentir como fica. Se estourar o amortecedor por falta deles, eu compro o amortecedor novo (par) e coloco os prolongadores ;)
VOVÔ DO TROLLER
08/11/2009, 22:58
Valter,
Bacana que vocês subiram lá, como eu tive que voltar mais cedo não tive a oportunidade de tentar, mas tenho certeza que subiria também, se o Drummond (Samuca Vermelho) conseguiu subir com o pneu "slick" dele, a gente subiria fácil :)
Proxima vez que for para o sitio do Marco vou fazer o caminho inverso logo de cara, heheh
Sobre os prolongadores do batente, apenas para esclarecer: Sim, eu sei que é importante, sim, eu sei que é bom instalar e sim, eu iriei instalar, mas não agora, vou rodar com o carro assim para sentir como fica. Se estourar o amortecedor por falta deles, eu compro o amortecedor novo (par) e coloco os prolongadores ;)
Valeu Elver. Abs. Válter
Daniel Castanho
10/11/2009, 14:04
Boa noite amigos.Concordo plenamente com o Pedrinha e com o TMorais (experiência própria). Abs. Válter
.
Valter,
Quando vc estourou o seu amortecedor dianteiro devido a falta de fim de curso, qual foi o sintoma/barulho?
O amortecedor chegou a apresentar vazamento?
Ainda estou investigando o meu caso e não chego a conclusão nenhuma sobre o barulho na dianteira! ... só está me restando o amortecerdor, mas o mecânico já o removeu para avaliar e ele não apresenta nenhuma folga e nem vazamento!
Abraço,
Daniel
VOVÔ DO TROLLER
10/11/2009, 16:50
Valter,
Quando vc estourou o seu amortecedor dianteiro devido a falta de fim de curso, qual foi o sintoma/barulho?
O amortecedor chegou a apresentar vazamento?
Ainda estou investigando o meu caso e não chego a conclusão nenhuma sobre o barulho na dianteira! ... só está me restando o amortecerdor, mas o mecânico já o removeu para avaliar e ele não apresenta nenhuma folga e nem vazamento!
Abraço,
Daniel
Boa tarde Daniel. Não houve nenhum barulho. Depois que eu cai em buraco, começou a vazar óleo e aí o amortecedor já era. Abs. Váltear
p.s. você já verificou a bieleta?
Daniel Castanho
12/11/2009, 13:33
Boa tarde Daniel. Não houve nenhum barulho. Depois que eu cai em buraco, começou a vazar óleo e aí o amortecedor já era. Abs. Váltear
p.s. você já verificou a bieleta?
Valter,
A bieleta está perfeita!
Até parece um barulho de bieleta mesmo, mas não é não. Já até andei sem a barra estabilizadora para eliminar de vez esta dúvida e o barulho persistiu.
Falei com o Rodrigo da RC4x4 e ele me pediu para levar o carro lá. Segundo ele não é possível, ou pelo menos disse que é muito difícil, dar fim de curso no amortecedor dianteiro... vou lá conversar com ele pessoalmente para matar esta dúvida e ver se ele me ajuda a descobrir o barulho.
Abraço,
Daniel
É o que eu acho, vendo o amortecedor e o espaço que ele tem, para dar fim de curso e estourar ele, tem que ser uma porrada homérica...
VOVÔ DO TROLLER
12/11/2009, 18:54
Valter,
A bieleta está perfeita!
Até parece um barulho de bieleta mesmo, mas não é não. Já até andei sem a barra estabilizadora para eliminar de vez esta dúvida e o barulho persistiu.
Falei com o Rodrigo da RC4x4 e ele me pediu para levar o carro lá. Segundo ele não é possível, ou pelo menos disse que é muito difícil, dar fim de curso no amortecedor dianteiro... vou lá conversar com ele pessoalmente para matar esta dúvida e ver se ele me ajuda a descobrir o barulho.
Abraço,
Daniel
Valeu Daniel. Se o pessoal da rc não resolver, com certeza o Daniel Simon, o seu xará , resolve (fone 50925423, RUA MICHIGAN, 930,S.P. ZONA SUL). aBS.
Valter,
A bieleta está perfeita!
Abraço,
Daniel
Rapaz... outro dia estava com o lift de 2" sem os prolongadores dianteiros e, em estrada de chao com pneus 235/70, passei por um buraco e deu fim de curso na dianteira... pancada seca... acho que melhor ter o prolongador que comprar outro amortecedor (sendo o original melhor e tambem mais caro!). Nao danificou o amortecedor mas poderia ter acontecido.
Daniel Castanho
13/11/2009, 12:15
Valeu Daniel. Se o pessoal da rc não resolver, com certeza o Daniel Simon, o seu xará , resolve (fone 50925423, RUA MICHIGAN, 930,S.P. ZONA SUL). aBS.
Valeu Valter!
Estarei em Sampa na próxima semana e vou aproveitar para ver isso.
Rua Michigan, no Brooklin, certo? Será que ele abre aos Sábados?
Abraço,
Daniel