PDA

Ver Versão Completa : Radiador CJ 5 1969



EduardoLang
14/07/2003, 13:18
Prezados colegas!!!


Tenho um CL5 1969 com motor 6cc (não sei se é o BF 161). O motor original dele era com cabeçote Willis fundido em taubaté ano 1968 2600 cc ( se eu não estiver errado). Começou a apresentar uma pequena oscilação no funcionamento e esta começou a aumentar de tal forma, que quando fui ver estava com uma tremenda folga na cede das válvulas que ficam no bloco do motor. Então fui até um colega meu (jeepoint) não sei se vcs conhecem esta ofivina, e ele me disse que tinha um motor que era do MAVECO e este motor era 3.000. Inclusive a bomba de óleo é bem maior, com curso de viela maior e realmente o jeep ficou bem mais ligeiro. Então resolvi trocar, pois o custo era bastante convidador...... Feita a troca, comecei a perceber que a temperatura do motor tem ficado mais alta do que a anterior foi então que instalei uma ventuinha auxiliar na parte da frente do radiador original, com acionamento atravez de cebolão e por botão no painel. Alguém sabe me dizer se pelo fato de eu ter trocado o motor ( OBS: o motor está sem a válvula termostática) tem alguma coisa que haver com o fato dele ficar mais quente???? Pra ter uma idéia a temperatura do motor apontada no painel está sempre por volta de 3/4 percorridos, ou seja faltando apenas 1/4 para chegar no FERVER!!!!!!!!! Esse é o normal???? O cebolão que eu coloquei foi aquele da volks que dispera com 86 Graus, (se eu não me engano), coloquei até uma hélice de seis pás!!!! pois a original era de quatro e não melhorou em nada!!!!!! jÁ MEDIO A COMPRESSÃO DOS PISTÕES E todos estão com a compressão igual, entorno de 98 a 102.

Alguém poderia me ajudar???? Será que eu deveria ter aumentado a capacidade de arrefecimento do motor???????


forte abraço a todos!!!!!!!!!


EDUARDO

Cícero Franco
14/07/2003, 13:48
Às vezes pode ser uma mangueira entupida com alguma coisa. Já verificaste isto?

[]s

EduardoLang
14/07/2003, 15:42
Prezado Cícero,

Já verifiquei se está havendo pouca circulação de aguá e muito pelo contrário está com uma excelente circulação. Outro dia eu fiu até um colega meu que trabalha somente com carburação e injeção eletrônica e ele possui um aparelho de medição de temperatura a laser de infra vermelho, cara é muito louco, voce direciona a ponta do laser em qualquer lugar e o aparelho mede a temperatura. Na parte traseira do cabeçote, mais distante do radiador, a temperatura em média era de 88º e na parte fronta do cabeçote, mais próximo ao radiador a temperatura gira em torno dos 86º, 87º. No relógio marca 3/4 já corridos, ou seja 1/4 para chegar no fever!!! Não sei se esta é a temperatura ideal do motor???


sds trilheiras

CJ 60
15/07/2003, 00:10
Fala Eduardo...

Pode ser ignorancia ou até burrice da minha parte :oops: , mais será q o marcador tá funcionando direito? ja tentou substituir por outo? dizem q os marcadores de mercúrio se naum me engano, sáum altamente precisos, as vezes vc pode estar c preocupando a toa...


[]´s...

Pavani
15/07/2003, 12:59
Olha.... EU acho que isso
É preocupação à toa.... Se não me engano, essa é a temperatura.... Pra ver mesmo o que tá rolando, só dando um role maior, se ele parar nessa temperatura blz, mas se não... É é aquecimenteo e envolve coisinhas nesse meio....
O legal e não muito caro pra isso, é instalar uma ventoninha.... Aí quando vc achar que ele está esquentando basta apertar o botão que ela irá esfriar o motor.... Coisas que não são MUITO caras, mas que ajudam.... Dá pra fazer entradas de ar para o motor... Tem um monte de coisa.... Mas cuidado, tem, que ver como será feita a entrada de ar, por que se abrir de mais pode jogar água lá dentro e se molhar no escape pode soltar fumaça, etc... Tem de ser bem, feita....
Espero que tenha te ajudado....
Abraço....
Pavani

Cícero Franco
15/07/2003, 13:08
Eu estive dando uma olhada no manual da Potranca. O motor é o BF161, o mesmo do CJ. Ali diz que a temperatura normal de funcionamento do motor é entre 70 e 80 oC, podendo chegar, como limite máximo 104 oC. Mais que isto o manual recomenda parar imediatamente o veículo.

Quer dizer, nada má esta temperatura do teu motor.

É interessante, se queres baixar a temperatura, colocar uma ventoinha auxiliar. Dá uma olhada no endereço http://trilha4x4.com.br/dica25.htm que tem uma dica bem interessante sobre isto.

[]s

Giovani
15/07/2003, 20:51
:D Caríssimo Eduardo!

:D Tenho esse motor no meu Jeep. Ele equipava os Maverick e já naquela época ele apresentou problemas de superaquecimento. A solução encontrada pela Ford, foi uma canalização externa da água, de forma a trocar a água entre a parte dianteira e traseira do motor, melhorando a circulação. Vc pode ver que ele tem umas mangueiras na lateral direita do motor, que nos BF-161 não tem.
:D Mas vc fez certo, instalando uma ventoinha elétrica. Instale também uma chave que aciona a ventoinha, em paralelo com o sensor. Também tenho o sensor, mas a tampa do radiador não segura a água dentro, mesmo antes de atingir os 86 graus. Mas isso eu sei, tenho que pôr outra tampa, com maior pressão. Só que então, eu ligo "manualmente" a ventoinha, resolvendo a "fervura". Fazendo isso vc mesmo pode controlar a temperatura, independente do sensor:wink:

EduardoLang
16/07/2003, 09:33
Prezado Giovani,

Então, quando coloquei este motor em meu jeep o mecânico me falou que estas mangueiras serviam para o aquecimento interno do carro ! ! ! Achei um pouco estranho..... então quer dizer que vc tem esse motor em seu jeep e que apresenta o mesmo tipo de problema??? Será que no maverik ele também esquentava??? e quanto à cilindrada (2.600 e 3.000) isso procede??? Realmente eu percebi que meu jeep ficou bem mais esperto com esse motyor do que com o motor antigo!!!!! Quanto à instalação do botão em paralelo no painel, este eu já o fiz e realmente é o que eu faço. Muito obrigado pela ajuda!!!!! Há, mais uma coisa que eu tinha me esquecido, vou verificar se estas mangueiras que estão na lateral, se elas não estão entupidas, evitando assim a passagem de agua.


SDS


Eduardo

walter.andreis
16/07/2003, 20:35
( OBS: o motor está sem a válvula termostática) tem alguma coisa que haver com o fato dele ficar mais quente????

Eduardo...
Na verdade, na verdade, tem tudo a ver com o fato.... :P :P :P :P
Com a retirada da válvula termostática, o sistema de arrefecimento do motor passou a utilizar constantemente toda a água do sistema de uma só vez, para tentar manter o motor na temperatura ideal de trabalho...
O que acontece, é que sem a válvula o motor irá demorar mais para esquentar na primeira partida do dia, e também passará da temperatura ideal de trabalho facilmente...
Alguns meXânicos retiram a válvula, mas certamente eles não tem tanto conhecimento como os engenheiros que inventaram a válvula termostática que hoje é utilizada em praticamente todos os tipos de motores...
Coloque a respectiva valvula termostática do seu motor novamente, assim o motor tende a trabalhar sempre na temperatura ideal, e quando passar da mesma a ventoinha entrará em ação, dando uma forçona a mais para todo o sistema...
Com a colocação da valvula termostatica, a tampa do radiador não "cuspirá" mais água pelo respiro, pois a temperatura da água presente no radiador será menor que a que se encontra dentro do motor, não fazendo tanta pressão para a tampa, consequentemente manterá a água onde ela deve ficar... :D
Quanto a entradas de ar auxiliares / entre outras modificações, eu não julgo necessário, afinal existem motores (o meu por ex.) que funciona apenas com ventoinha elétrica para o arrefecimento, imagina no seu caso que está com ventoinha mecânica / elétrica...
Vale dar uma conferida se a ventoinha elétrica está jogando ar para o lado certo, se originalmente ela é utilizada atrás do radiador, e você passa-la para a frente do radiador do seu CJ, sem inverte-la, você estará forçando o ar para o lado contrário, contratriando ainda o trabalho da ventoinha mecânica...

Qualquer dúvida estou a disposição...

[]´s

monge
17/07/2003, 01:06
Fala gente.... :D

Também tenho este motor, e não tenho problemas de superaquecimento não... rodo com o jeep quase todos os dias, cidade, trilhas e viagens... nunca passou do normal.... :D

[]'s feliz com este motor....

Eugênio