PDA

Ver Versão Completa : 4x4 com mistura de tudo



Franco Fileppo
17/06/2009, 22:27
E ai galera estou com um novo projeto ( por enquanto só na cabeça ) uma gaiola 4x4 integral assim:

motor opal 4cc ou ap 2000
caixa de chevete 5m (é a mais forte)
dois cambios gol a ar (um invertido coroa e pinhao)
transferencia a ser criada talvez usando correntes duplas (agricola) onde estaria numa caixa com oleo e faria a reduçao ideal depois de calculada
rodas 15x7'' e pneus boomerang ost 235 75 15

Inicialmente é isso depois de fazer funcionar isso em um estrutura tubular que sera o chassi,talvez faça uma gaiola em cima, ou talvez, se eu nao quizer me sujar muito vou comprar uma carroceria de ford ka, e por em cima de tudo, ai se nao atolar eu volto limpinho e a muié nao reina comigo, cada vez que saio de gaiola é uma briga...
entao vamos lá opinem a vontade!

Patoloko
17/06/2009, 23:04
Como vc vai usar 3 caixas?
Uma do chevete e duas do gol? :pensativo:

carllo
17/06/2009, 23:29
Como vc vai usar 3 caixas?
Uma do chevete e duas do gol? :pensativo:

Acho que ele vai usar somente os diferenciais das caixas VW com os semi-eixos, o pepino mesmo será a caixa de transferencia....
[]`s

cRiPpLe_rOoStEr
18/06/2009, 00:26
carroceria de ford ku... viu naquele video daquele land rover capotado que foi encurtado e adaptada essa carroceria na inglaterra né?

fag.online
18/06/2009, 08:30
Franco, de uma lida neste tópico de cabo a rabo, quem sabe te dê algumas idéias.
Tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53457
Abracos

Marcio samuca
18/06/2009, 09:09
parece que fica bom

Marcelo A. Marchiodi
18/06/2009, 11:28
caixa de chevete 5m (é a mais forte)

Tem certeza??? Quem te falou isso?

cRiPpLe_rOoStEr
18/06/2009, 21:28
ja pensou em montar um "truggy"?

Cezar candelaria
18/06/2009, 22:39
Cara, tu teve a mesma ideia que eu já estou colocando em pratica. Só que a caixa de transferencia estou fazenddo com uma reduzida de kombi antiga, dá uma olhada nas fotos. A supenção trazeira será original da brasa, a dianteira será do passat e os diferenciais serão dois de brasa 8x35, mas o dianteiro será com homocineticas. Os pneus serão 710x15 para não forçar o motor. Vamos trocar umas ideias e colocar esses projetos pra frente!!!!!!!

Franco Fileppo
18/06/2009, 23:20
boa noite galera,quanto a caixa 5m ser a mais forte eu me referia somente entre as caixas do chevete, e foi num site que tinha passo a passo como colocar o motor de opala no chevete, e um dos requisitos era a caixa 5m que segundo o site é superdimensionada para o chevete sendo mais forte que a 4m,quanto a transferencia a ideia de usar a reduçao da kombi antiga é boa mas como vai colocar 8x35 com homocinéticas? eu havia pensado nas caixas de gol justamente pelas homocinéticas mas caixa de gol só 8x33!e pra por duas de kombi alem de ser caro quando quebram fica mais caro ainda e a de gol aki na minha regiao é + ou - R$150 a suspensao traseira eu tenho aki no galpao uma irs de kombi que eu ia por na minha gaiola mas nao deu certo e da cixa eu tinha pensado o seguinte:
se utilizar as correntes duplas numa caixa com dois eixos eu poderia ate ter um par de engrenagems a mais ja fixa no eixo dentro da caixa que iriam ser utilizadas para trocar de relaçao bastando mudar a corrente,por exemplo se fosse entrar numa trilha bem mais pesada que o habitual,teriamos uma reduzida como opçao,vi tambem uma caixinha que tem duas marchas e é utilizada em ensiladeiras agricolas,ela tem uma mais rapida e uma mais lerda mas ambas reduzem! seria outra opçao e essa tem uma alavanca e pode se mudar rodando!!

Cezar candelaria
19/06/2009, 13:23
Pra colocar 8x35 na caixa de variant ou gol bx voçe tem que prencher o asento da coroa com 4 cordoes de solda e depois tornear e mudar a furação..Mas eu acho tambem que vou usar 8x33, dá menos trabalho e acho que não vai mudar muito em relação a reduzir.

Quanto a caixa de trransferencia eu acho que com corrente o dificil é fazer um esticador de corrente. Outra que as correntes de maquina não sei aguentaria alta rotação, teria que ver isso. Mais uma , com engrenagem eu acho que o motor teria mais força que com corrente, porque funciona como alavanca. Mas isso eu ainda não tenho certeza, só um engenheiro mecânico pra nos responder.

Franco Fileppo
19/06/2009, 22:48
cezar qual sera o cambio do motor?
se for o de brasilia use 8x33 dai fica facil colocar um do gol na frente usando so o diferencial para fazer a traçao,o que na deve se fazer é utilizar o motor em um de gol pois mesmo sendo 8x33 a relaçao das engrenagens é mais longa (e bem mais)note que o gol apesar de ter as rodinhas 13 de menor diametro que as de brasilia (14 com pneu alto)ainda consegue ser mais longo,anda mais e com menos de giro no motor.
dessa forma se colocar um pneu aro 15 com cravos neste cambio ficaria mais fraco do que no cambio de brasa,e é o caso daquelas gaiolas com motor central e cambio de gol ou passat.
por isso nao usei a minha irs,ficaria com a minha gaiola mais longa do que ja é,a nao ser que tivesse um cambio de kombi,ai era outra historia.
mas diz ai sobre o seu projeto que motor vai ser e que cambio vai engrenar e como sera o resto,poste mais detalhes!
abraços

Cezar candelaria
21/06/2009, 17:50
Motor opala 4cc dianteiro
Caixa do chevete
Tração adptada com reduzida da kombi
Suspenção trazeira original da brasa com diferenciais da brasa 8x33
Suspenção dianteira do passat com diferenciais da variant 2 ou gol bx 8x33
Chassis: trazeira original da brasa sem túnel, ligando a suspenção do passat dianteira com vigas " U ".
Carroceria toda tubular com tubos 2"pol

cRiPpLe_rOoStEr
21/06/2009, 21:03
Motor opala 4cc dianteiro
Caixa do chevete
Tração adptada com reduzida da kombi
Suspenção trazeira original da brasa com diferenciais da brasa 8x33
Suspenção dianteira do passat com diferenciais da variant 2 ou gol bx 8x33
Chassis: trazeira original da brasa sem túnel, ligando a suspenção do passat dianteira com vigas " U ".
Carroceria toda tubular com tubos 2"pol

quanto custa para fazer uma dessas?

Cezar candelaria
21/06/2009, 22:25
Eu não queria gastar mais 2000 mil!!!!!!!!! Eu acho que dá !!!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
21/06/2009, 22:29
Eu não queria gastar mais 2000 mil!!!!!!!!! Eu acho que dá !!!!!!

deixa de ser pão-duro e vai juntando uns 5000 pq não me parece tão fácil essa "brincadeira"...

Cezar candelaria
22/06/2009, 13:17
Opala andando 800,00
Duas caixas de brasa pifada 300,00
Redução da kombi 50,00
Serviço de torno 300,00
Tubos 300,00
Caixa do chevete 150,00
Suspeção do passat 300,00
Pneus 1000,00
Rodas 300,00
Outras coiçítas más.... 500,00

4000,00... É , eu acho que vai longe a brincadeira hehehehe!!!!

oliveiraideal
22/06/2009, 15:23
onde tem opala andando por 800 reais? ;x quero um! :D

Franco Fileppo
22/06/2009, 15:28
cezar:

Se me permite um palpite,eu acho que vç ja deveria pensar em uma irs de kombi pro motor ficar atraz,o motor de opala mesmo que seja 4cc é pesado,e quanto a suspensao dianteira,pode até por a do passat mas o conjunto de molas e amorteçedores (torre) ficaria bom se fosse substituido por um trazeiro de passat,que pela ausencia de motor dianteiro ia ficar muito dura, a nao ser que op motor seja na frente ai sao outros 500s.

No eu projeto o motor sera na frente,porem recuado 50cm do eixo dianteiro tornando-se central,os bancos serao atraz,meio que em cima do eixo trazeiro e a ertrutura com tubos de 1.3/4 com parede de 2.5mm que na miha opininhao ja dao conta do recado e nao pesam em exagero ,na trazeira ainda um engate abagualado pra arrancar a soco as gaiolinhas que so vao pra encomodar, até tres vezes eu puxo na quarta eu engato um primeirao e nao paro mais levo de arrasto sem olhar para tras,e num pau!

Que ce acha?um belo incentivo pro compnheiro fazer uma igual nao é?

Cezar candelaria
22/06/2009, 18:50
cezar:

Se me permite um palpite,eu acho que vç ja deveria pensar em uma irs de kombi pro motor ficar atraz,o motor de opala mesmo que seja 4cc é pesado,e quanto a suspensao dianteira,pode até por a do passat mas o conjunto de molas e amorteçedores (torre) ficaria bom se fosse substituido por um trazeiro de passat,que pela ausencia de motor dianteiro ia ficar muito dura, a nao ser que op motor seja na frente ai sao outros 500s.

No eu projeto o motor sera na frente,porem recuado 50cm do eixo dianteiro tornando-se central,os bancos serao atraz,meio que em cima do eixo trazeiro e a ertrutura com tubos de 1.3/4 com parede de 2.5mm que na miha opininhao ja dao conta do recado e nao pesam em exagero ,na trazeira ainda um engate abagualado pra arrancar a soco as gaiolinhas que so vao pra encomodar, até tres vezes eu puxo na quarta eu engato um primeirao e nao paro mais levo de arrasto sem olhar para tras,e num pau!

Que ce acha?um belo incentivo pro compnheiro fazer uma igual nao é?
Cara, tu não leu direito minha mensagem hehehe!!
Motor opala 4cc DIANTEIRO
E tambem será recuado do eixo dianteiro, mas eu acho que não vai da pra recuar demais, no máximo 20cm, já andei fazendo um prototipo com as peças.

Patoloko
22/06/2009, 19:42
Opala andando 800,00
Duas caixas de brasa pifada 300,00
Redução da kombi 50,00
Serviço de torno 300,00
Tubos 300,00
Caixa do chevete 150,00
Suspeção do passat 300,00
Pneus 1000,00
Rodas 300,00
Outras coiçítas más.... 500,00

4000,00... É , eu acho que vai longe a brincadeira hehehehe!!!!

300 reais de tubo é muito pouco pra fazer uma gaiola. Das duas uma, ou vc tá cotando os tubos muito fino ou então vc tá sem noção de quantos tubos gastam pra fazer uma gaiola.
Faltou nessa conta ai o serralheiro (caso vc que vai fazer, os eletrodos)
Quanto a redução da kombi, não sei se é uma boa idéia usar. Tem vários post falando contra e alguns outros falando a favor. Eu particularmente não uso e os caras que eu conheço com redução, sempre tem problemas. Aconselho a ler mais a respeito pra decidir (caso ainda não tenha feito isso, caso contrário, se já leu e se decidiu, esqueça o que eu disse ;-))

Cezar candelaria
22/06/2009, 20:21
300 reais de tubo é muito pouco pra fazer uma gaiola. Das duas uma, ou vc tá cotando os tubos muito fino ou então vc tá sem noção de quantos tubos gastam pra fazer uma gaiola.
Faltou nessa conta ai o serralheiro (caso vc que vai fazer, os eletrodos)
Quanto a redução da kombi, não sei se é uma boa idéia usar. Tem vários post falando contra e alguns outros falando a favor. Eu particularmente não uso e os caras que eu conheço com redução, sempre tem problemas. Aconselho a ler mais a respeito pra decidir (caso ainda não tenha feito isso, caso contrário, se já leu e se decidiu, esqueça o que eu disse ;-))
Tubo 38mm parede 2mm R$ 48,00
Com 6 barras eu faço ( Sò a parte de cima , o chassis vai ser de viga U
A mão de obra é minha mesmo.Eletrodo nãao vai, e sim MIG.
Quanto a redução voçe devia ter lido todo o tópico que verá que eu não vou usar as reduçoes nas rodas ( sei que é horrivel ) e sim como caixa de transferencia.

Patoloko
22/06/2009, 21:36
Redução da kombi 50,00


Pois é!!! Acho que não li todo o tópico :confused:

Cezar candelaria
22/06/2009, 22:07
Pois é!!! Acho que não li todo o tópico :confused:
Eu acho que tu ainda não entendeu, ou tá se fazendo de desentendido.

Quando eu falo em usar uma redução da kombi , é pra usar como caixa de transferencia no meio da gaiola, como uma t-case, e não nas rodas.

Sou torneiro mecânico a mais de 15 anos, e não me custa nada pelo menos tentar fazer uma coisa que pode dar certo.

Há, se um dia tu ver um tópico meu de uma gaiola 4x4 barata e que funciona, pode me pedir as dicas que terei o maior prazer em ajudar voçê.

Franco Fileppo
23/06/2009, 19:29
Cezar vc esta certo com a reduçao de kombi da pra fazer uma transferencia sim,e ainda vai ficar boa,vai reduzir alem de ficar leve e nao tomar espaço,é so vc aumentar o eixo que vai para a roda,mas para o outro lado,abrir uma saida na caixa e colocar um retentor e ai ta pronta a transferencia,por ultimo vc posta fotos e nos diz como ela se comporta!

umberto xxxrrr
23/06/2009, 19:45
onde tem opala andando por 800 reais? ;x quero um! :D

O meu aqui no Rj é 700 reais. Mas só como referência, ok?
:mrgreen:

Patoloko
23/06/2009, 20:09
Eu acho que tu ainda não entendeu, ou tá se fazendo de desentendido.

Quando eu falo em usar uma redução da kombi , é pra usar como caixa de transferencia no meio da gaiola, como uma t-case, e não nas rodas.

Sou torneiro mecânico a mais de 15 anos, e não me custa nada pelo menos tentar fazer uma coisa que pode dar certo.

Há, se um dia tu ver um tópico meu de uma gaiola 4x4 barata e que funciona, pode me pedir as dicas que terei o maior prazer em ajudar voçê.

Cara, faço votos que sua gaiola fique pronta logo. Vc tá muito intolerante. Tenho visto outras respostas sua e to vendo que o estresse tá alto. Com certeza tá precisando de uma gaiola pra desestressar. Ela vai te fazer muito bem.
Só um recado. Aqui ninguém tá pra fazer pouco caso ou pra criar confusão. Todos nós temos uma paixão incomum pelas gaiolas. Quem tem quer melhorar a que tem e quem não tem quer logo ter. Isso é um local pra fazer amizades e trocar idéias. Quando alguem pergunta alguma coisa tem sempre um porquê. Ou quer conhecer mais, ou quer fazer igual, ou quer colaborar com algum conhecimento. Se vc iniciou um tópico, deve estar pronto pra ter um diálogo razoável e não achar que as pessoas estão se fazendo de desentendidas ou querendo atrapalhar. Elas querem saber, conhecer, entender.
Seja mais amável com as pessoas. Gentileza gera gentileza.

Franco Fileppo
23/06/2009, 20:57
O patoloko quem iniciou o topico fui eu nao o cezar,nao precizar rosnar,calma!cada um faz de um jeito,com engrenagem,com cipó,de taquara o que nao se deve fazer sao criticas destrutivas e sim construtivas,isso vale para todos,valeu!

Cezar candelaria
23/06/2009, 21:14
Quem começou foi voçe patoloco com aquela de que a gaiola com tubos retangulares não prestava, ficou como a gaiola toda não prestava. Da proxima vez ve se aprende a se expressar direito!