PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Samurai 1997

503!
17/06/2009, 12:49
E aí galera...
Sou novo no fórum.. e entrei justamente pra tirar umas dúvidas...
Fiz 18 anos em março, e tô atrás de um primeiro carro..
Passei em frente a uma loja e apaixonei por um samurai mt..

O preço dele tá 20.000, é azul, ano 97, tem ar-condicionado, rodas liga leve, bancos de couro e som.. A quilometragem ainda não sei.. e esse é o X da questão..

Até que ponto eu posso confiar na quilometragem..? quero dizer, se tiver com uns 150.000 rodados, é sinônimo de problemas à vista? Vou gastar muito com mecânica? Fica dificil vender no futuro? E se tiver com 50.000 rodados, é sinônimo de alteração no contador? Já vi um aqui em Natal-RN pra vender com 46mil rodados, mas o dono pedia 31 mil!

Aqui em casa tem um palio fire 2003, 46mil rodados, e estou pra vender...
Avaliaram por 15.500, e eu tenho umas economias de mais ou menos 7.000, ou seja, 22.500 "disponível".

Só que com esse dinheiro, não sei se vale a pena comprar um carro 1997 por 20mil, quando se pode comprar um carro 2009 0km por cerca de 27 mil!
Eu planejava passar uns 5 bons anos no meu primeiro carro.. até o fim da faculdade, pelo menos.. e nesse quesito um carro 0Km ia me dar 0% de preocupação.. enquanto o samurai 97 não faço idéia!

Levando em conta que eu nao pretendo alterar nada, nao quero fazer trilhas.. no máximo um passeio pela beira da praia e só!
Os gastos com manutençao são muito altos, por ele ser de 1997?

Desculpem o bombardeio de perguntas, mas acho que o melhor lugar pra responderem é aqui..

abraços!

Fotos do Samurai:
http://img268.imageshack.us/img268/7430/60733570.png
http://img200.imageshack.us/img200/9348/87519003.png
http://img87.imageshack.us/img87/2346/33660223.png
http://img268.imageshack.us/img268/2583/54266931.png

Joao Baeta
17/06/2009, 12:56
:arrow:503!
Olhe em geral do carro... Motor... Revisão já feito......
Tem que ver a km do carro... Pois são 5 dígitos ( Qnd chega a 99000... Zera de novo)
Pois ele nunca dá um defeito... Só mantendo a revisão....
Não são caros.... Algumas peças nacionais sevem nele!
Qnd vender... Vende rápido.....!!!!

Abs
O meu Azul (Ano 93... De trilha) tá com > 185000km.... NUNCA deu problema no motor... Sempre faço a revisão!

ANDRÉHUFF
17/06/2009, 16:41
"Só que com esse dinheiro, não sei se vale a pena comprar um carro 1997 por 20mil, quando se pode comprar um carro 2009 0km por cerca de 27 mil!"

Avalie bem se vc quer ter um "jipe" ou um "carro de passeio", são coisas antagonicas, um é mais ou menos como estado de espirito, se compra mais pela paixão, o outro é um investimento se compra pela razão.

Jipe sempre é sinonimo de aventura, amizades, viagens inesqueciveis, amizades com mecanicos, um bom grau de entendimento em mecanica, namorada com ciumes, etc.

Veiculo de passeio é seguir aquela mesmice de todo mundo.

Se dentro de vc tem um cara (ops, no bom sentido é claro) que almeja emoção vai de Jipe, quanto a ser um carro 97, esquece, com 20 paus é esse mesmo, um Jipe 2009 vai sair pelo menos uns 80 paus.

Agora se vc achar mais importante ou mais normal gastar dinheiro racionamente, comprando um Celtinha zerado com a pintura brilhando e apenas ser mais um, não que a simples posse de um carro defina uma pessoa, mas ter jipe denomina um cidadão meio maluco, mas com certeza gente muito boa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.

Dcisões na vida são sempre dificeis, eu vivi isso por longos 12 anos até tomar coragem de comprar meu primeiro Jipe, depois que comprei me arrependi de não ter feito antes.

O que eu não daria pra ter 18 anos de novo e ter um jipe com essa idade ............ mas essa é a vida.

fhilipe
17/06/2009, 17:53
bom sempre fui fanatico pelos golfs tunados e turbinados e mustangs 95, porem surgiu a oportunidade de comprar o tracker pelo otimo preço devido ser as ultimas peças da GM, então escolhi o tracker por poder me levar a lugares que com certeza o golf e mustang me deixariam na mão, deixei de lado a velocidade e o carro rebaixado, pra ter um carro pra andar lento e quanto mais alto melhor, e nunca voltaria atras, fiz a escolha certa e agora posso fazer boas viagens pela america do sul, andar em praia, e talvez futuramente uma trilha leve, bom por muitos relatos a manutenção de carros da suzuki não são caros, e peças se acha com certa facilidade, se procurar no forum vai achar muitas lojas que trabalham com suzukis, e referencias de mecanicos que conhecem suzukis, e só comprei o tracker depois de pesquizar no forum 2 dias antes e decobri que tracker = grand vitara suzuki, e a mecanica bem robusta, bom acredito ainda que um samurai apesar do tempo, se passar por uma boa revisão, e manter as revisões em dia, pode dar menos dor de cabeça que um celta novo, alias um zero novo barato não vem com ar condicionado e muito menos banco de couro :discordo:

duvida entre carro popular zero X samurai é tenso vai depender muito do seu gosto tambem.

eu iria de samurai, ainda mais se for ir de carro de entrada da GM/Ford/fiat prefiro nem comentar.

conta depois pra gente o que escolheu, alias essas fotos ai o carro ta parecendo zero por fora, acho que o meu 2009 ta mais arranhado :dance:

503!
17/06/2009, 18:42
Aí que tá... por mim eu ia de samurai!
Só de pensar nos cantos que eu iria com um 4x4.. heheh

O problema é que os 15.500 seriam "dados" pelos meus pais.. e como eles teriam grande participação, ficam botando areia, dizendo que é jogar dinheiro fora comprar um carro velho, que vai viver em oficina e tal...

Por mim eu levava um bom mecanico e ia dar uma olhada pra ver como tá o carro.. se tivesse tudo ok eu fechava negócio.. mas tá difícil aqui em casa, toda hora que toco no assunto ninguém aprova, e lá vão falar de celta 0Km de novo!

PS: Esse snorkel é um forte indício de que o antigo dono tinha más intenções e já deve ter dado belas nadadas com o carro, né? :???:

Será que ele aguenta uns 4 ou 5 anos na minha mão sem dar muito prego?

marcelmarini
17/06/2009, 18:59
Olá 503!

Este tipo de carro é exatamente como vc citou, é paixão, não é razão!!!
Vc pode comprar um carro zero KM e se frustar depois, pois onde o Carro 0KM vai, o Samurai vai tb, mas... Onde o Samurai vai o 0KM não vai.
A questão manutenção é parecido para os dois casos, pq se vc não cuidar do 0KM, em 2 ou 3 anos de uso ele vira um lixo, pricipalmente os básicos.
Que vc irá gastar um pouco mais com um Samurai é fato, mas o grau de satisfação que irá ter com ele é incostestável.

Boa escolha!!!
E nos conte depois o que decidiu.

JecaTatu
17/06/2009, 18:59
Compre rápido senão eu compro!
Brincadeira! Se não fosse tão longe eu me animava a ir buscar esse daí... A aparência está muito boa e o preço também! Se andar no carro e estiver tudo ok, levar a um mecânico de confiança e ela aprovar, manda brasa!

Se o carro estiver bom e você não quiser ficar com ele, dá um toque pra nóis que eu tô dentro!

PS: o problema é que foto engana... Já fui ver carro aparentemente tão bonito quanto esse por foto e ao vivo era muito surrado...

Ronaldo B.
17/06/2009, 19:57
Duvida cruel... :pensativo:

Vou expor a minha opnião com base na experiencia que tenho de ter 4x4 já alguns anos. Então vamos por partes.

Até que ponto eu posso confiar na quilometragem..? quero dizer, se tiver com uns 150.000 rodados, é sinônimo de problemas à vista? Vou gastar muito com mecânica? Fica dificil vender no futuro? E se tiver com 50.000 rodados, é sinônimo de alteração no contador? Já vi um aqui em Natal-RN pra vender com 46mil rodados, mas o dono pedia 31 mil!

Confiar em quilometragem de um carro com mais de 10 anos de uso e a venda em loja é complicado. Nesse caso vale oe stado geral do carro, e sendo um 4x4 tem algumas partes mecanicas a serem avaliadas que são diferentes de um 4x2, então o correto seria levar um mecanico que conheça de 4x4 e principalemente de Suzuki para avaliar o carro. Um samurai bem cuidado roda mais de 150.000 quilometros. Quanto ao preço, a minha sugestão é usar a tabela Fipe para carros originais, para carros equipados ou com adaptações é masi complicado fazer uma avaliação, mas de cara posso te dizer que pagar R$31.000 num samurai é complicado.

Aqui em casa tem um palio fire 2003, 46mil rodados, e estou pra vender...
Avaliaram por 15.500, e eu tenho umas economias de mais ou menos 7.000, ou seja, 22.500 "disponível".

Só que com esse dinheiro, não sei se vale a pena comprar um carro 1997 por 20mil, quando se pode comprar um carro 2009 0km por cerca de 27 mil!
Eu planejava passar uns 5 bons anos no meu primeiro carro.. até o fim da faculdade, pelo menos.. e nesse quesito um carro 0Km ia me dar 0% de preocupação.. enquanto o samurai 97 não faço idéia!

Sinceramente, se vc pretende usar como unico carro por 5 anos enquanto faz faculdade e os custos de manutenção podem ser um problema, compra um carro 0 Km que no seu caso é mais negócio. Ter um 4x4 é muito legal, mas nem tudo são alegrias, carro quebra, sendo um importado nem sempre vc acha a peça rapidamente e não é qualquer mecancio que vai mexer e fazer direito, então tem muitas coisas prá pesar antes de decidir. Se fosse prá ser um segundo carro, eu diria prá vc comrpar sem dúvida, mas não é o seu caso.

Levando em conta que eu nao pretendo alterar nada, nao quero fazer trilhas.. no máximo um passeio pela beira da praia e só!
Os gastos com manutençao são muito altos, por ele ser de 1997?

Samurai se bem conservado não é um carro problematico quantoa a manutenção, mas carro usado e nesse caso com mais de 10 anos de uso e importado é sempre uma caixinha de surpresas. Vc pode não ter problema nenhum, assim como pode pegar uma bomba. manutenção de rotina não é cara, mas se tiver que mexer no motor, cambio ou alguns itens de diferencial ou t-case aí o bicho pega.

Desculpem o bombardeio de perguntas, mas acho que o melhor lugar pra responderem é aqui..

abraços!

Tá certo, tem que perguntar mesmo, melhor que comprar e depois descobrir que se deu mal. Uma dica... faz um teste drive com o carro, roda bastante prá ver se vc gosta do carro. Samurai é mais duro e pula mais que um carro 4x2 e tem motor 1.3. E depois de comprado, lembra que vender um 4x4 sempre é mais complicado que vender um carro 1.0 semi novo.

[]´s

rogeriomasih
17/06/2009, 22:05
Vc trabalha ou a manutenção vai se bancada pelos teus pais?

caso seja a segunda opção, minha opinião é vc comprar o teu 0km e ficar mais alguns anos amadurecendo a idéia do primeiro 4x4.

No meu caso, sempre foi um sonho, mas só consegui realizar com uns 33 anos e já trabalhando.

Um carro com 12 anos vai quebrar sim...vai ficar alguns dias na oficina (diversas vezes) e isso vai ter custar bons R$.

Tenho um samurai 97 e é um carro excelente. Tb tenho uma ranger, mas usar o samurai é diferente. Sempre que vou trabalhar nele, como foi o caso de hoje, nem parece que estou indo trabalhar, parece que já é final de semana.

Sem dúvida tb vai te abrir um novo mundo, um tipo de passeio que começa onde é o fim para todos os 4x2. Vai chegar a lugares que nunca imaginou, ver paisagens que nem sabia que existia e fazer novos (e bons!) amigos.

No entanto, pode ter certeza que um carro com 12 anos de uso, QUALQUER QUE SEJA ELE - 4X4 ou 4X2 - vai dar manutenção e despesa. Tem dia que vc fica tão puto que promete que assim que sair da oficina vai colocá-lo para vender. Mas assim que sai vc desiste...e acha que ´agora ficou primeira´...mas nem sempre fica tão ´primeira´...e acaba quebrando novamente.

É um outro mundo....muito fascinante...só entende quem tem um 4x4.

Faz o seguinte: procura o pessoal dos suzuki - preferencialmente samurai - da tua cidade aqui pelo fórum e faz um contato para trocar uma idéia. Tenho certezq que vc vai ser muito bem recebido.

503!
17/06/2009, 23:39
Rapaz.. eu tô igual a bola de tênis aqui..
A cada comentário, eu mudo de opinião.. kkkkkkkk

Realmente é difícil... entrei na faculdade esse ano, e só devo ter estágio remunerado no ano que vem...

Fico imaginando por um lado, que talvez tudo vai dar certo com o carro, precise fazer só umas revisões básicas e pronto, tudo nos trinques...

Mas às vezes parece que já estou vendo meus pais dizendo "Rapaz, tanto que eu avisei pra não comprar carro usado, que ia viver em oficina, dito e feito, agora quem tem que gastar dinheiro pra consertar essa jeringonça sou eu!!"

Tô ansioso porque aqui em Natal é difícil achar um Samurai à venda em bom estado.. e quando aparece, passa pouco tempo na loja e vende...

Tô louco pra comprar, mas não vou botar a carroça na frente dos bois.. Essa semana eu dou uma passadinha lá pra conferir o estado real da viatura..

rogeriomasih (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11757), a manutenção eu sei que é inevitável, mas não consigo imaginar o carro quebrando todo mês, sem eu exigir tanto dele.. com certeza eu iria rodar 90% do tempo na cidade.. no dia a dia.. e se tiver com a mecanica e manutenção em dia, será que ainda fica dando prego?

Uma última dúvida: Quanto é mais ou menos a anuidade do seguro do Samurai? Lembro que era 2.000 e cacetada, quando a Suzuki saiu do Brasil.. mas agora que voltou deve ter caído.. ou não?

obrigado pelas respostas...
abraços

Alexandre X
17/06/2009, 23:56
Filho, vai por mim compra um Uninho, vai na manha, faz teu estagio, ganhe experiência, consiga um bom emprego, e antes de casar e se encher de filho, compre seu tão sonhado 4x4.

Ronaldo B.
18/06/2009, 00:18
Filho, vai por mim compra um Uninho, vai na manha, faz teu estagio, ganhe experiência, consiga um bom emprego, e antes de casar e se encher de filho, compre seu tão sonhado 4x4.

Podem falar que não é bem assim, que tá sendo cruel, mas é bem por aí mesmo .... :concordo: :concordo::concordo::concordo: :concordo:

[]´s

Girti
18/06/2009, 01:06
Faço minhas as palavras do Alexandre e do Ronaldo (em sua mensagem anterior)! Embora este Samurai esteja, aparentemente, muito bonito, não deixa de ser um luxo possuir um 4x4 para o uso cotidiano, caso em que um carro "popular" é o mais indicado, seja por ser bem mais novo, seja por implicar em menos despesas, tanto no que diz respeito ao combustível, como no que diz respeito à manutenção em geral. Se você pode se dar a este luxo, isto é, se sua situação econômica é confortável, tudo bem, vale a pena ao menos considerar a compra de um 4x4 (não necessariamente este Samurai). Mas se você ainda está estudando, começando a trabalhar, ou seja, se ainda está meio "duro", melhor deixar o sonho para mais tarde. Daqui a alguns anos, quando você já estiver com suas finanças mais consolidadas, poderá perfeitamente comprar o 4x4 de seus sonhos!

rogeriomasih
18/06/2009, 07:19
Mas às vezes parece que já estou vendo meus pais dizendo "Rapaz, tanto que eu avisei pra não comprar carro usado, que ia viver em oficina, dito e feito, [...]!!"

Eu tenho 36 anos, trabalho, pago o conserto do carro e todo dia escuto isso...vc vai escutar com certeza...a menos que teu pai tb goste da vida 4x4.

Mas vá se acostumando, quando não for mais reclamação dos teus pais, com certeza vai ser da tua esposa.

rogeriomasih
18/06/2009, 07:34
rogeriomasih (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11757), a manutenção eu sei que é inevitável, mas não consigo imaginar o carro quebrando todo mês, sem eu exigir tanto dele.. com certeza eu iria rodar 90% do tempo na cidade.. no dia a dia.. e se tiver com a mecanica e manutenção em dia, será que ainda fica dando prego?

Provavelmente não vai dar prego(*) nenhum, nunca vai te deixar na mão, mas sempre vai ter um retentor para trocar, um amortecedor para substituir, um vazamento de óleo...não vai ser todo mês, mas óbviamente, vai ser em uma frequencia muito maior que a de um carro 0km.

Entenda que não estou querendo te desmotivar a fazê-lo, acho que vc deve seguir o teu coração. Só estou passando a experiência de quem já passou (e durante um bom tempo) por essa situação.

(*) Em tempo: dar (ou ficar no) prego aqui no NE é quando o carro quebra no meio da rua e te deixa na mão. Morei um tempo em Fpolis e a expressão não era muito conhecida por lá.:D

diogo ludovico
18/06/2009, 12:09
Fera, sei o que voce está passando pois a 5 anos atras era eu a passar por isso.
Em 2003 no inico da faculdade meus pais me deram um carro, eu queri um jipe, mas pesando o consumo e manutenção, acabei pegando um uno zero completo. Foram 3 anos de felicidade e manutenção zero (alem da corriqueira apenas 1 cabo de embreagem partido), até que me 2006 resolvi vende-lo e pegar meu primeiro 4x4.
Ele entrou no negocio pelo samurai 97, mas de cara já senti a "mudança" de categoria....
Na epoca o uno fazia 13km/l de média, o samurai só 10 ai lá vai mais $$ para a gasolina....
Troca de óleo, no uno é baratim, no samurai, lá vai oleo de diferencial, cambio, caixa de tração, fora a do motor que é rotineira....lembrando que o samurai tinha mais de 10 anos....
Infelismente dei o azar de pegar uma "bomba", e acabei trocando o samurai inteiro...ao custo do uno zero........
não quero te desanimar, mas sei como a empolgação inicial pode se transformar em uma enorme dor de cabeça. Hoje meu samurai é meu unico carro, e não o vendo por nada, mas posso dizer que nestes quase 4 anos de luta andei quase 50% do tempo de bicicleta pois o samurai estava na oficina, seja por quebra seja por "aperfeiçoamento"....
Assim, pegue seu zero quilometro, e vá juntando dinheiro, para depois voce comprar seu jipe como 2° carro, ai sim voce terá o melhor dos dois mundos:concordo:

leo cabral
18/06/2009, 14:08
Sou suspeito demais para postar algo , tudo que escreveria seria tendencioso para o Samurai, então escolhendo ou não um Samurai lhe desejo sorte, calma e muito "pé no chão" na sua decisão:concordo:

503!
18/06/2009, 18:13
É... levei em consideração todos os comentários.. valeu pessoal...

Sei que tô meio que indo pelo impulso, mas tem a possibilidade de ta realmente conservado.. Vai que tá tudo nos trinques?

Vai precisar de manutenção sim.. mas pode ser que dê pouco problema.. e sinceramente eu prefiriria ter um samurai do que um celta pelado!

Apesar de louco pelo bixinho, to torcendo pra ele tá bem estragado na mecânica, que aí não fico com o sentimento de "perdi uma ótima oportunidade" se não comprá-lo! hahah

Abraços

Guil
18/06/2009, 20:00
Olha, eu vou ter que discordar dos meu companheiros foristas mais "maduros" :rolleyes:
Eu passei por essa mesma situação, assim como o Diogo.

Quando estava no terceiro ano de faculdade, em 2001, convenci meu pai (na verdade difícil teria sido tentar convence-lo do contrario depois que ele andou no bichinho) a trocar um de nossos carros (ford Ka) por um Samurai 97.

Não me arrependo nem um pouco, muito pelo contrário. Em todos esses anos meu Samurai não me deu nenhuma dor de cabeça, de todos os carros que já tivemos aqui em casa me arrisco a dizer que ele é de longe o que deu menos despesa com mecânicos. Peguei ele com 70.000 km, hj ele está com 165.000, sou o segundo dono, só fiz as manutenções de rotina, troca de óleo sempre em dia, filtros de ar e óleo, correias, velas e etc.

Eu acho que no meu caso dei sorte (diferente do Diogo) de pegar um carro muito bem conservado, a antiga dona fazia todas as revisões na Suzuki. A unica coisa que precisei fazer foi trocar os pneus e os quatro amortecedores.

Agora, assim como vc, minha bolsa do estágio era pra colocar gasolina e olhe lá. A alteração mais ousada que eu fiz foi colocar pneus 215 A/T, até porque eu rodava 95% do tempo no asfalto, o off-road que eu fazia era muito esporádico e muito leve, mas o suficiente pra eu ir tomando gosto.

Hoje em dia, que já tô tirando o meu, tô começando a mexer no meu samuraizinho pra poder fazer umas brincadeiras mais legais. Tô pra pegar um x crawler com o X, já pensando num guincho...

Mas é como o pessoal ai falou, depende do estado do jipinho. EU não tive problemas com o meu, mas comprei um carro bem novo e sempre cuidei muuuito bem dele.

Se ele estiver em bom estado de conservação, honestamente, não vejo porque comprar um celta zero no lugar desse Samurai, se o seu interesse é realmente entrar no mundo 4x4. Ainda que, por agora, vc não vá fazer nenhum off-road radical, por experiência própria, vai dar pra brincar bastante durante essa época de faculdade.

Bem, é isso. Boa sorte na sua escolha. =]

ps. sei que minha opinião foi extremamente viesada, mas acho que pelas boas lembranças que esse jipinho me traz, não tem como não ser.

503!
18/06/2009, 23:29
Exato, Guil.. Tô torcendo pra que minha história seja como a sua! heheh
Em breve eu relato como foi a volta no samurai!
abraços

Jalisson
19/06/2009, 00:47
Caro amigo,

Eu concordo com os foristas mais esperientes. Porém no meu caso eu paguei pra ver e estou muito bem. Eu tinha um Corolla Automátixo novo e um Samurai preparado pra trilha.

Pela família e amigos eu não compraria um 4x4 nunca! hehehe

Hoje todos querem se aventurar comigo!

Hoje tenho um Samurai e um vitara show de bola. To super satisfeito e feliz. Mas se eu estivesse estudando ainda eu só faria isso depois que terminar e tivesse uma renda para manter o 4x4.

Abraços e fico no aguardo de sua escolha.

OBS.: Fiz a faculdade e pós de Uno Fire! Depois consegui comprar e manter os 4x4. Outra coisa: Gastei muito por não saber comprar um bom Samurai. Hoje ele tá perfeito, mas tive um bom tempo de oficina.

503!
19/06/2009, 13:22
Fui lá hoje pela manhã, ver o carro.. e realmente tá primeira!
126.000 rodados, mas a mecânica parece estar em ordem...
Semana que vem eu vou dar uma passada com um mecânico por lá, pra ter certeza..
Até minha mãe quando viu as fotos se animou.. heheh
Abraços

diogo ludovico
19/06/2009, 22:04
:mrgreen: Pô se a mãe animou, é a deixa, pega o samuka e se der zica, fala que foi ela que "decidiu" hehehehehe:mrgreen:

Mas tenho que concordar com o pessoal, dei um azar danado de pegar a bomba, pois o carro em si é show!!!.
Apenas tome cuidado na compra, se não for este (não estiver bom), pode ser outro samurai, mas que esteje em bom estado.

Boa sorte e bem vindo ao clube:concordo:

503!
20/06/2009, 09:08
Liguei pro dono hoje e ele disse que vendeu!
Quando eu saí da loja ontem chegou outro cara querendo ver o carro, e levou antes que eu!
Começar do 0 e procurar outro em bom estado.. heheh
Abraços

Jalisson
21/06/2009, 01:11
Acho que o outro cara tava de olho no fórum!

rsrsrsrs

Abraço e boa sorte na busca do próximo. :concordo:

JecaTatu
21/06/2009, 10:01
Acho que o outro cara tava de olho no fórum!

Não fui eu! :discordo:

Compre rápido senão eu compro!
Brincadeira! Se não fosse tão longe eu me animava a ir buscar esse daí... A aparência está muito boa e o preço também! Se andar no carro e estiver tudo ok, levar a um mecânico de confiança e ela aprovar, manda brasa!

Amgio, comprar qualquer carro usado é assim mesmo... Primeiro você tem que começar a olhar e discutir com quem entende pra saber reconhecer o que é uma boa compra. No início, por ainda estar meio inseguro, você vai perder algumas boas oportunidades, mas logo você já vai estar sabendo quais são os imperdíveis!

Boa sorte!

JecaTatu

Roberto Miglioli
01/07/2009, 15:33
503, colega, essa também é minha primeira postagem, mas, diferentemente de você, tenho alguma experiência com veículos 4x4. O que eu posso lhe dizer: VAI DE SAMUCA!! Esse carrinho é incrivelmente resistente. O fato de estar com 150.000 km não significa nada. O meu primeiro Samuca (94) eu capotei com 140.000 km e estava perfeito. Hoje tenho um 97 com 125.000 km e NUNCA (nun-qui-nha da silva) me deu problema. Nunca parou, nunca falhou, nunca engasgou, nunca nem furou pneu (ok, aí já é sorte...).

O samuquinha da foto parece estar uma tetéia... pelo jeito, o antigo proprietário comprou para desfilar (convenhamos, até que é bom...). Mas, como as fotos podem enganar, leve um mecânico de confiança para dar uma olhada. Se estiver tudo ok, compre SEM MEDO!! Se você se arrepender, então, paciência... pelo menos você viu que não é a sua praia. É só vender pelo mesmo preço que comprou. Aliás, se eu fosse você, vendia mais caro (eu não me desfaço do meu Samuca 97 por menos de 23 "barão").

Roberto Miglioli
01/07/2009, 15:36
Putz... agora que eu vi o seu post: o carro já foi vendido... Esta semana aconteceu algo semelhante comigo. Eu vi um Jimny 99 em ótimo estado, baratinho... voltei para casa para pensar, liguei no dia seguinte para fechar o negócio e... já era... mifu...

hiroshi
04/08/2009, 14:08
503, nao sei se jah comprou o seu carro mas leve em consideracao todas as sugestoes dadas aki, realmente sao importantes. Eu tinha um corsa 1.0 qnd terminei a faculdade e troquei num vitara, em 1 semana me arrependi de ter trocado pq peguei um carro q estava bom, levei em mecanicos de confianca para analisarem motor, cambio e todos disseram q estava bom, mas com 1 semana de uso, na primeira trilha o bixo abriu o bico e acabei passando um bom tempo andando de onibus e ouvindo meus pais falando "ta vendo tinha um carro bom e agora ta andando de onibus", eu ate cheguei a anunciar aqui no forum mas hoje em dia nao me arrependo do que fiz nao, eh como o rogerio falou aki

Sem dúvida tb vai te abrir um novo mundo, um tipo de passeio que começa onde é o fim para todos os 4x2. Vai chegar a lugares que nunca imaginou, ver paisagens que nem sabia que existia e fazer novos (e bons!) amigos.

No entanto, pode ter certeza que um carro com 12 anos de uso, QUALQUER QUE SEJA ELE - 4X4 ou 4X2 - vai dar manutenção e despesa. Tem dia que vc fica tão puto que promete que assim que sair da oficina vai colocá-lo para vender. Mas assim que sai vc desiste...e acha que ´agora ficou primeira´...mas nem sempre fica tão ´primeira´...e acaba quebrando novamente.

É um outro mundo....muito fascinante...só entende quem tem um 4x4.

Faz o seguinte: procura o pessoal dos suzuki - preferencialmente samurai - da tua cidade aqui pelo fórum e faz um contato para trocar uma idéia. Tenho certezq que vc vai ser muito bem recebido.

Mas eu no seu caso de estudante compraria uma moto e de preferencia uma cross pra jah ir pegando o gosto pelas trilhas hehehehehe Eu tive durante o periodo de universidade uma moto e acho q foi a melhor opcao embora fosse uma twister tinha poucos gastos com ela e muitas vezes mais barato do q andar de onibus heheheh. E embora fosse uma twister ainda dei umas voltas pelas praias, subi umas dunas e andei numa pista de cross hehehehehe por isso lhe recomendaria uma moto cross hehehe.

Caso compre um 4x4 e for fazer alguma trilha eh soh chamar :concordo:

503!
08/04/2020, 12:30
Fala, galera, como vão vocês?

Vim desenterrar o tópico, mas acredito que seja por um bom motivo. Explico.

Nestes tempos de quarentena, trabalhando de casa e impedido de atender a novos clientes, me vi com tempo de sobre diante do PC. Terminei lembrando deste fórum (que infelizmente se enfraqueceu com a ascenção do whatsapp) e mais especificamente deste tópico.

Decidi, então, vir dar um retorno depois de mais de 10 anos de criação do tópico. Um feedback talvez inédito no fórum, que de maneira interessante consegue unir o meu "eu" do passado e do presente em um mesmo local, depois de mais de uma década vidida, cheia de experiências, de muitos problemas e de incontáveis momentos felizes a bordo de um 4x4. Talvez essa mensagem sequer tenha respostas, não sei, mas ainda assim vou prosseguir.

Abri este tópico em 17 de junho de 2009, praticamente onze anos atrás. À época, havia completado meus 18 anos de idade fazia menos de três meses. No dia meu aniversário, que caíra numa sexta-feira, lembro-me com clareza de sair direto da faculdade, no horário de almoço, para dar entrada no processo da habilitação. Depois de ter sonhado com aquele momento por anos, finalmente havia chegado.

Pois bem. Em junho, já habilitado, eu dirigia uma Palio, absolutamente sem sal, que pertencia à família. O Samurai, uma paixão antiga e sempre distante, finalmente se mostrou plausível quando cogitamos, em casa, comprar um carro barato pra ser meu. Como já acompanhava o mercado de suzukis havia anos, em sites que nem existe mais (Classificados Diginet, MeuCarango.com, BomNegócio.com...), caí em campo e comecei a ir olhar alguns Samurais pela cidade.

Não bastasse a paixão à primeira vista, o coração se apaixonou no primeiro test-drive.

O Samurai que me motivou a abrir este tópico era um 1997, azul, com snorkel, rodas com offset negativo, bancos em couro, som Pioneer com falantes 6x9 nas laterais traseiras e quebra-mato (ironicamente, anos depois, descobri que pertencia ao irmão de um grande amigo meu). O carro estava lindo. Posto, aqui, novamente as fotos dele, que expiraram do post inicial pelo tempo.

571861571862571863571864

Incendiada a paixão, abri o tópico e começamos uma longa discussão, que se resumiu em RAZÃO versus EMOÇÃO.

Vários colegas do fórum incentivaram a agarrar a oportunidade, relataram que dariam tudo para ter um jipe com seus 18 anos, que seria um mundo apaixonante de trilhas, oficinas, problemas e alegrias. Outros, contudo, me alertaram que nem tudo seria flores. E pior: os maus momentos poderiam prevalecer.

Ao final do tópico, decidido a comprar o Samurai (meu pai autorizou, já deixando claro que serviria de lição), telefonei pro dono do carro e descobri que fora vendido. Retomei a busca do zero.

Essa infelicidade talvez tenha selado meu futuro com o Samurai, pois até hoje a dúvida de como teria sido minha experiência com este carro (aparentemente muito bom) ao invés do outro Samurai que acabei comprando. E vos adianto: me arrependi de ter comprado o Samurai que comprei (que postei neste tópico (https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67469-meu-samurai.html)).

Comprei um Samurai 1996 vermelho, com 116.000km declarados (certamente havia rodado mais: o velocímetro não funcionava) e muitos problemas que teriam sido, hoje, pequenos contratempos, mas que no auge dos meus 18 anos se mostraram enormes dores de cabeça. Leigo como era e apaixonado como estava, não seria difícil vender aquele carro para mim em 2009.

Já no test-drive o carro deu sinais de que o câmbio precisaria de atenção. Eu, cego, me recusei a ver. O carro demorou a pegar na loja. Foram várias tentativas (o vendedor enrolou com alguma coisa sobre estar parado há muito tempo, acreditei). Na rodagem, às vezes a 1ª e 3ª marcha às vezes simplesmente não entravam (o vendedor apontou que era só "jeito", que eu não tinha pegado a tocada de jipe ainda, acreditei). Depois de muita negociação, fechamos. Paguei R$ 20.000,00 pelo Samurai vermelho de placas KGT-8224. Aqui começava uma breve mas intensa experiência negativa com o jipe.

Primeiro erro: Fui ver o carro sozinho. Não tinha experiência nenhuma. Foi tudo "no olho". Se estava bonito, pra mim era bom. Não levei ninguém comigo no test-drive.

Segundo erro: Eu não tinha mecânico de preferência nem muito menos de confiança. Os carros da casa eram revisados em concessionárias, sempre. Antes da compra, fui em um mecânico comum, que não sabia nem o nome do carro e se dispôs (óbvio) a analisá-lo e assumir a revisão depois. Ele só fez "ouvir" o motor e testar embreagem. Mal analisou o carro e aprovou. Acreditei.

Comprado o carro, ele me orientou a trocar os fluidos. Troquei todos, literalmente. Motor, redução, câmbio, diferenciais. Beleza. No dia-a-dia, apesar de sentir a diferença de um carro sem direção hidráulica, a única coisa que me incomodou profundamente foi o ar-condicionado não gelar bem. O carro, quando sob o sol, simplesmente não gelava. O vento era levemente frio.

Terceiro erro: antes de revisar qualquer outra coisa, levei o carro pra uma equipadora e instalei um som. Com uma noção errada de prioridades, gastei pra botar som no carro antes de ver o resto, ignorando o próprio fato de que o carro nunca ligava de primeira, quando frio. Eu me enxergava curtindo aquele som na beira de uma lagoa ou numa praia, em uma cena de verão digna de filme americano, e corri pra garantir um Pioneer e um subwoofer na mala. A realidade não demorou a aparecer.

Após o primeiro passeio na beira de uma praia, que fiz sem absolutamete NENHUMA experiência (ao ponto de atolar e um banhista me alertar que precisava ligar a roda livre), o carro apresentou um shimmy monstruoso. Era impossível dirigir em linha reta acima de 60km/h. Levei ao mecânico. Trocados 4 rolamentos de roda, alinhado, balanceado. Não resolveu. Foi identificada uma folga na caixa de direção, e feito o reparo, quando sumiu o shimmmy.

Tempos depois, a 40km de casa, estourou um retentor. Vazou o óleo, perdi o freio. Voltei direto pra oficina, usando somente o freio motor. Gastei mixaria (acho que R$ 50,00) pra ajeitar. Beleza.

Alguns dias depois, passei a perceber que quando eu tirava totalmente o pé do acelerador depois de uma pisada mais forte, o motor apagava. Era preciso passar um pente fino na parte de injeção. Paralelamente, o problema de engate das marchas persistia, às vezes era preciso desligar o carro pra conseguir sair de primeira.

Quarto e pior erro: não acionei a garantia da loja para motor e câmbio, levei no mecânico que estava cuidando do carro.

Com os gastos se acumulando, pagos por meus pais (eu era estudante, sequer estágio fazia ainda), não demoraram as reclamações, os "eu falei", e tudo aquilo que alguns amigos me haviam adiantado neste tópico. Depois de gastar uns R$ 3.000,00 e o carro não ficar bom (culpo em parte o mecânico, também), fui convencido a vender o carro alguns meses depois da compra.

Vendemos o carro na mesma loja onde compramos, após alguns atritos sobre os problemas "ocultos" do carro vendido pela loja. Receberam por R$ 17.000,00. O prejuízo total foi por volta de 6 mil reais. Aprendi a lição.

Passei 5 anos de carro popular. Completinho, econômico, revisões na autorizada, vida de universitário comum. Fui muito feliz.

Eis que, em 2014, finalmente me apareceu outra oportunidade de tentar novamente entrar para o mundo 4x4.

Então com meus 23 anos, trabalhando, com renda própria, vendi meu peugeot 207 e comprei meu primeiro Jimny. O carro era 2009, de único dono e com 26.000km. Zerado. Ressurgiu a paixão. A esta altura, já existia whatsapp, já tinha vários amigos também com outros 4x4, foi fácil formar grupos de trilha, fazer passeios e usar o carro em todo seu potencial. Conheci todo o litoral do RN, fiz trilhas, passeios e expedições.

Curiosamente, em um dos primeiros passeios que fiz com o Jimny, em 2014, cruzei com o meu antigo Samurai. Estava bonito, pneus novos, rodas pintadas, aparentemente muito íntegro. Conversando com o dono, elogiei o carro e falei que tinha sido meu alguns anos atrás. Ele respondeu "Puts, já gastei dinheiro nele, viu?!". Deu vontade de responder "somos dois"!

Hoje, com meus 29 anos, estou no meu 7º (sétimo) jimny. Sempre que surgiu uma oportunidade boa eu agarrei. Colocando pouco dinheiro, costumava pegar carros de amigos mais novos e menos rodados. Tive uma escalada gradual até chegar no meu modelo dos sonhos, que era um 4Sport vermelho 2014 (modelo com maiores caixas de roda já produzido).

Alguns meses depois, comprei meu apartamento e precisei me desfazer dele. Em seguida, tive um 2015 e outro 2012 que comprei pra usar e vender em seguida, nem conto muito como MEUS, propriamente ditos. Atualmente estou com um Jimny HR 2011 que comprei da única dona em outubro de 2019, na época com inacreditáveis 10.452km carimbados na Suzuki, hoje com 14.800km.

Tive um 4All 2009; um4All 2012; um 4All 2013; um 4Sport 2014; um 4Sport 2015; um 4All 2012 e finalmente o HR 2011.

Deste não pretendo mais sair tão cedo.

Todo esse relato foi feito pra que, quem sabe, alguém na mesma situação em que estive (jovem, novato no 4x4, pensando somente na emoção) possa tirar alguma lição disso tudo.

Primeiro constato a realidade. O mundo 4x4 é fascinante. Além de destinos remotos, você conhecerá os caminhos surpreendentes que levam até eles. Fará amizades duradouras, entenderá de mecânica como nunca pensou, vai se familiarizar com a oficina e se aproximar do seu mecânico. Com o tempo, surge o prazer em mexer no carro você mesmo. Inevitavelmente você terá prejuízos, sim, mas acima disso, vai criar memórias inesquecíveis da diversão que o jipe proporciona. É uma mudança no estilo de vida. Troque aquele shopping do domingo por uma lagoa distante. Conheça o litoral do seu estado, o interior da sua cidade, as trilhas dos estados vizinhos.

Dito isso, me sinto apto a dar dois conselhos que eu mesmo talvez tenha ouvido, mas não tenha dado atenção.

O primeiro é que repense seriamente a compra de um 4x4 usado caso não possa custear a manutenção. É melhor ter paz. Isso, claro, considerando que você é de classe média. Se sua família tiver dinheiro sobrando ou te der apoio na empreitada, se jogue. Mantenha o otimismo, mas seja realista quanto aos possíveis gastos.

O segundo é que só compre um 4x4 após avaliação criteriosa por alguém que tenha experiência, alguém que não esteja influenciado pelo lado emocional. Não vá olhar o carro sozinho, nem seja o único a fazer o test-drive.

Olhando pra trás, apesar da experiência negativa que tive com o Samurai 96, sinto que tudo aconteceu como tinha que ser, no seu tempo, e talvez tenha sido melhor assim. Hoje me considero mais sensato, definitivamente mais experiente, e sou extremamente feliz com o 4x4 que possuo.

Será que existia a possibilidade de, caso tivesse comprado aquele Samurai 98 azul, tudo ter sido diferente? Com certeza. Ainda assim, acredito que os dois conselhos merecem ser aceitos por alguém que eventualmente esteja na mesma situação que eu naquela época.

Forte abraço a todos!

Augusto Braga
08/04/2020, 18:43
Show ! Abraços

Sergio c
08/04/2020, 20:57
Fillipe, ótimo relato. Comecei um pouco tarde no off road, apesar que todas minhas camionetes anteriores eram a diesel e 4x4. Meu primeiro fora de estrada mesmo foi um Samurai Canvas 1995, depois uma Bandeirante carroceria aberta e agora tenho uma Band curta fechada. Mas há uns dois meses não resisti, apareceu outro Samurai, ano 1994, agora fechado e na cor branca tb, acabei comprando p fazer umas trilhas mais fechadas e com pedras e erosões, por pesar menos da metade da Band, ainda podendo levá-lo em um reboque p onde eu quiser, fazer a trilha e voltar. Sempre gostei do Samurai, principalmente os 1994-1995 por terem o painel com conta giros e t case por engrenagens.

Guil
09/04/2020, 07:10
Bacana o seu relato, Filipe. Lembrava que tinha respondido esse tópico e até fui reler minha resposta, que continuo assinando embaixo.

Engraçado que esse isolamento também me fez pensar no meu Samurai 97. Desde 2011 meu Samurai tá meio encostado. Ainda anda bem, faço as manutenções regulares nele, etc, mas praticamente só que o usa é minha mãe pois ele fica guardado na casa dos meus pais. Desde essa época a vida tomou outros rumos e aqueles projetos ficaram todos em stand-by.

Hoje em dia, como você, já em outra fase da vida, surgiu a necessidade de um segundo carro. Minha dúvida é se eu ajeito e dou uma atualizada no meu velho de guerra, ou se o vendo e parto para um Jimny usado, mais novo. Racionalmente a segunda opção é a mais prática e fácil. Emocionalmente a primeira prevalece. Terminado o isolamento vou fazer um levantamento nos custos da reforma geral no Samurai, aí tomo a decisão.

503!
14/04/2020, 11:15
Fillipe, ótimo relato. Comecei um pouco tarde no off road, apesar que todas minhas camionetes anteriores eram a diesel e 4x4. Meu primeiro fora de estrada mesmo foi um Samurai Canvas 1995, depois uma Bandeirante carroceria aberta e agora tenho uma Band curta fechada. Mas há uns dois meses não resisti, apareceu outro Samurai, ano 1994, agora fechado e na cor branca tb, acabei comprando p fazer umas trilhas mais fechadas e com pedras e erosões, por pesar menos da metade da Band, ainda podendo levá-lo em um reboque p onde eu quiser, fazer a trilha e voltar. Sempre gostei do Samurai, principalmente os 1994-1995 por terem o painel com conta giros e t case por engrenagens.

O Samurai é uma lenda. Ainda hoje não tem quem não torça o pescoço diante de um bem conservado. Pra mim o carro é atemporal, não é à toa que o novo Sierra praticamente o copiou. Reestilizado, claro.

Realmente, pra trilha, os 1995< são bem melhores pela robustez do sistema de tração por engrenagens.

O problema da redução por corrente que equipa os 1996-1999 se repetiu também no Jimny, onde a corrente da caixa de transferência está em uso mesmo quando em 4x2, levando a um desgaste inevitável, pelo tempo/km, mesmo sem uso severo em trilhas.

Durante estes 6 anos que estou de Jimny, não foram poucos os casos que vi de corrente "pulando" nas engrenagens, geralmente com carros usados em trilhas e/ou com pneus de 30" pra cima. Pra resolver, só trocando a corrente - e às vezes as engrenagens também. Não sai barato.

A ausência da segunda manopla pra tração trouxe outro problema inexistente nos samurais: a impossibilidade de colocar a transferência no neutro. Pra rebocar o carro, temos 3 opções: tirar o eixo cardã traseiro; rebocar de ré, com as rodas dianteiras no solo, ou; tirar o atuador elétrico e instalar a EasyTraction, tornando possível o N da transferência.

Mesmo tendo seguido por outros rumos, ainda mantenho o desejo de ter, no futuro, um Samurai 94/95 canvas. O charme da capota aberta e parabrisa dobrável é inigualável. Nesta hipótese, ele seria obrigatoriamente meu segundo carro. Ainda não é a hora.

Bacana o seu relato, Filipe. Lembrava que tinha respondido esse tópico e até fui reler minha resposta, que continuo assinando embaixo.

Engraçado que esse isolamento também me fez pensar no meu Samurai 97. Desde 2011 meu Samurai tá meio encostado. Ainda anda bem, faço as manutenções regulares nele, etc, mas praticamente só que o usa é minha mãe pois ele fica guardado na casa dos meus pais. Desde essa época a vida tomou outros rumos e aqueles projetos ficaram todos em stand-by.

Hoje em dia, como você, já em outra fase da vida, surgiu a necessidade de um segundo carro. Minha dúvida é se eu ajeito e dou uma atualizada no meu velho de guerra, ou se o vendo e parto para um Jimny usado, mais novo. Racionalmente a segunda opção é a mais prática e fácil. Emocionalmente a primeira prevalece. Terminado o isolamento vou fazer um levantamento nos custos da reforma geral no Samurai, aí tomo a decisão.

Fala, Guil. Também fui reler sua opinião dada à época. Realmente sua experiência foi muito positiva.

Minha sorte com o Samurai infelizmente foi outra. Peguei um carro que precisava de muita atenção, sem que eu tivesse conhecimento nem dinheiro. Aprendi na marra. Aqui reposto a foto dele, também, que sumiu do outro tópico pelo tempo:

572016

Na verdade a grande diferença entre nossas compras foi o carro em si. O meu já tinha 13 anos, sem histórico de manutenções e com um passado muito duvidoso. O seu tinha apenas 4 anos, uma KM maravilhosa e todo revisado na Suzuki. Sua escolha foi muito feliz.

Posso compará-la à compra do meu primeiro Jimny. Peguei o carro com 5 anos, carimbado na Suzuki, impecável. Não tive nada a reclamar dele. Registro da inauguração dele, em agosto de 2014:

572017

Depois disso troquei os Bridgestone Dueler H/T pelos BFGoodrich AT 215/75R15, e só. O carro era só alegria.

Quanto à sua situação... Conheço outros dois ou três amigos que também têm um samurai encostado em casa. É um brinquedo que não se acaba, muitas vezes não compensa vender. Com exceção de peças mecânicas mais específicas (que hoje se mostram difíceis de encontrar devido à idade do carro), a manutenção básica é tão simples que dá pra fazer em casa (assim como o Jimny).

Abraços!