PDA

Ver Versão Completa : Como faço isto - II



Théo_Augusto
25/11/2004, 16:16
Olá Povo

Estou trocando o motor do meu jeep e estou com dificuldades de trocar/tirar o rolamento da "prise" ou eixo piloto. Como, raios, faço isto??? Alguma luz????

Marcelo A. Marchiodi
25/11/2004, 16:31
Caro Théo,
Pode parecer estranho, mas já vi funcionar com rolamento de roda de caminhão: vá até um mecânico torneiro e peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair. Ou então procure mecânicos de caminhões, eles podem te informar melhor, pois esse procedimento é comum nessas oficinas... pelo menos aqui!
Até mais!

Théo_Augusto
25/11/2004, 17:54
Caro Théo,
Pode parecer estranho, mas já vi funcionar com rolamento de roda de caminhão: vá até um mecânico torneiro e peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair. Ou então procure mecânicos de caminhões, eles podem te informar melhor, pois esse procedimento é comum nessas oficinas... pelo menos aqui!
Até mais!

Legal.... O duro vai ser levar o motor junto, né???? :lol: :lol:

Mas já valeu... vou tentar aquecer o maledeto!

Grato
Théo

Théo_Augusto
25/11/2004, 17:59
Uma dica que um mecânico me deu mas não consegui captar o "espirito" da coisa é de enfiar - ops - um monte de estopa no buraco - ops - do rolamento e bater com força com uma ferramenta roliça - ops - que daí faz pressão - ops ops ops - e força o rolamento para fora.... Mas não deu certo. Ainda bem, né!!!! :?

Théo

leopoldo
25/11/2004, 18:12
.... peça pra ele dar um cordão de solda dentro da capa do rolamento em toda a sua volta, no meio dele entendeu!? Esse cordão de solda vai fazer a capa contrair e sair

Quanta besteira!

O calor dilata a peça e êle encrava mais ainda. fora o risco de danificar o material base e aí não pode colocar + outro rolamento sem retrabalhar o furo, isso se logo de cara não trincar o material base !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O princípio de remoção de peças como essa é o da força hidráulica.

Para começar, ache um parafuso LONGO que tenha o diâmetro exato para entrar no rolamento. Melhor ainda se o parafuso é meia rosca porque voce corta a rosca e fica com o corpo cilindrico na mão. Arredonde a borda depois do corte.

Encha o furo com GRAXA......até a boca (do furo).......tenha certeza que tem graxa mesmo dentro do furo, preenchendo todos os lados.

Coloque uma folha plástica sobre o furo, uma folha dessas de pasta catálogo.

Ponha o eixo (parafuso, cortado ou não) sobre o furo e faça com que ele entre um pouco, alinhando com os roletes.

Vai precisar fazr um pouco de força para vencer a camada de plástico e a interferência.

Com um toco de madeira bata no parafuso sem esmagar os dedos !

Você verá que com poucas batidas a bucha de agulhas pula fora.

Isso serve para buchas de agulhas ou buchas de bronze fosforoso.

Cotrim
25/11/2004, 19:40
Grande mestre Leopoldo, finalmente de volta ao fórum e, pelo jeito, com a corda toda.

Passou no concurso?

[]'s

leopoldo
25/11/2004, 21:52
Alô ALô Escória.

Acho que tú é que tá afastado do micro !

Vejas as mensagens que tenho colocado quase todos os dias.

e

NNNNNNNNNãããããããOOOOOOOO passei! DROGA!

Elmer_Jeep
26/11/2004, 11:10
Uma dica que um mecânico me deu mas não consegui captar o "espirito" da coisa é de enfiar - ops - um monte de estopa no buraco - ops - do rolamento e bater com força com uma ferramenta roliça - ops - que daí faz pressão - ops ops ops - e força o rolamento para fora.... Mas não deu certo. Ainda bem, né!!!! :?

Théo


A informação procede, é assim mesmo q agente faz aqui na oficina. Vai prensando estopa martelando com um pino, quando menos espera o rolamento sai.
Sobre o cordão de solda não recomendo, o q poderia ser feito nesse caso era apenas alguns pontos de solda em quatro cantos.

8)

Théo_Augusto
26/11/2004, 12:28
Quanta besteira!



Ué....... pelo jeito o Wallace se logou com a senha do Leopoldo!!!!!! :lol: :lol:

Até seria, Leopoldo, se vc não tivesse esquecido que são materiais distintos e possuem portanto coeficientes de dilatação distintos, sendo o menor o do rolamento.....

Sds
Théo

Théo_Augusto
26/11/2004, 12:29
A informação procede, é assim mesmo q agente faz aqui na oficina. Vai prensando estopa martelando com um pino, quando menos espera o rolamento sai.
Sobre o cordão de solda não recomendo, o q poderia ser feito nesse caso era apenas alguns pontos de solda em quatro cantos.

8)

Valeu, Elmer

tentei hoje de manhã e foi assim que saiu mesmo......

Grato
Théo

leopoldo
26/11/2004, 13:31
se vc não tivesse esquecido que são materiais distintos e possuem portanto coeficientes de dilatação distintos, sendo o menor o do rolamento.....

Boa tarde Theo,

1º - é muito mais fácil usar graxa que estopa.
2º - é muito mais rápido usar graxa que estopa.

Embora o problema seja a meleca.

e

Porque não se deve usar o processo de pontear ou tentar fazer um cordão de solda numa capa de agulhas incrustrada:

1º - não interessa que sejam materiais diferentes....... na ponta de um eletrodo a 3 000 ºC isso é irrisório.

2º - a espessura da capa da bucha de agulhas é fina o suficiente para o eletrodo varar e danificar o material base - o girabrequim.

3º - passando corrente elétrica na peça a mesma fica magnetizada e então teremos uma área propensa ao acúmulo de partículas que de outra forma seriam expelidas pela força centríguga.

4º- o mesmo se diga na área do rolamento onde magnetismo e rolamento não são o par perfeito.

5º - existe o perigo da queima dos pontos de contato do aterramento da máquina de solda. Esses pontos são ótimos concentradores de tensão para uma futura falha por fadiga.

6º - depedendo onde se coloca o aterramento, corre-se o risco de soldar o girabrequim em outros pontos internos do motor, ou até mesmo outros componentes tais como: bomba de óleo, eixo comando, etc.....isso obviamente arruinaria o motor. Existem até casos de rolamentos de roda e munhão soldados devido ao aterramento inadequado.

Por essas e por outras e considerando o processo com graxa infinitamente mais simples, rápido e barato é que digo que aquilo lá em cima, descrito como processo de oficina, é uma ENORME BESTEIRA.

Théo_Augusto
26/11/2004, 14:58
Olá Leopoldo.

Não quis entrar em tantos detalhes como vc por várias razões....

Primeiro porque nunca tinha imaginado "aquecer" 3000o.Celsius com um eletrodo, talvez só uma "aquecidinha".... :D se, de fato, optasse por este método, digamos, mais calórico!

Segundo porque sabia que poderia ser tecnicamente perfeito mas na prática o rolamento poderia nem se mexer!!! :lol: :lol: :lol:

Terceiro porque tinha medo da lambança que podia acontecer com aquela graxa!!! :lol: :lol:

Quarto porque minha área da engenharia não é a automobilistica!! :(

Mas, valeu. Se um dia alguém me perguntar como fazer para tirar o rolamento da ponta da prise eu recomendarei a graxa... Mas não avisarei do risco da lambança.... Vai que o cara queria perder a esposa mesmo...... :lol: :lol: :lol:

Agora... também vou avisar que com estopa - que se baseia no mesmo principio - funciona....

Abraços,
Théo
Fpolis

leopoldo
26/11/2004, 16:23
Só não se esqueça de muito bem lavar o furo no girabrequim ou os fiapos de estopa vão detonar a vida da bucha de agulhas que lá será colocada.

E não se preocupe, minha área também não é automobilística.

Théo_Augusto
26/11/2004, 17:04
Só não se esqueça de muito bem lavar o furo no girabrequim ou os fiapos de estopa vão detonar a vida da bucha de agulhas que lá será colocada.


Valeu, de novo.



E não se preocupe, minha área também não é automobilística.


Não estou preocupado - ainda!!! Mas...... tá bom, eu quis dizer que, infelizmente, minha área da engenharia não é a Mecânica, também!

Abraços, com a mão na graxa!
Théo
Fpolis

matrakaum
02/07/2008, 17:33
Curiosidade pura.
Este rolamento, a que vcs. se referem, é o que fica entre o virabrequim e a Polia??
Perguntei pq. o mecânico ficou com medo de trocar este rolamento. Eu não insisti pq. ele levou 4 hrs. para trocar só a polia!!!!!!!!!!!!!

leopoldo
02/07/2008, 19:04
Não.

É o rolamento (bucha de agulhas) que fica na ponta do eixo piloto, quando não é uma bucha de bronze fosforoso.