PDA

Ver Versão Completa : Guincho Mecânico ou elétrico (híbrido)



EduardoLang
14/07/2003, 12:47
Olá pessoal!!!! Como foram de final de semana!!!!!??? Tudo bem??? Cara aqui em Sampa fez um frio danado, aqueles de trincar os queixos!!!!!!! Espero que todos vcs estejam bem!!!!! Eu graças a Deus estou!!! Mas chega de churumelas e vamos logo ao que interessa... Tenho a intenção, ou melhor a necessidade, de montar um guincho híbrido, ou seja que funcione de forma mecânica (sistema de cardan dianteiro) e de forma elétrica (motor) é claro que alternadamente. então aqui em Sampa, temos uma região que é bem conhecida (BRÁS) não pelos jeepeiros, mas pelo compradores de roupas baratas, e no Brás tem uma rua ( que por sinal me esqueci do nome) que só trabalha com partes de motrizes e forças motrizes (motores, engrenagens, redutores, sistemas de acoplamentos, etc). Então foi nessa rua que tudo começou: Comprei um redutor de 1 por 40 autro travante, ou seja vc dá quarenta voltas de um lado e ele gira apenas uma volta do outro lado e quando o sistema está parado ele se torna auto travante (não retorna de ré). Somente retorna quando girado ao contrário. Comprei também um carretél para colocar o cabo de aço. então para fazer o acoplamento entre as partes, confeccionei uma flange com um aço especial para torção (não me lembro bem ao certo a especificação). Para gerar a força motriz, estou pensando em me utilizar (parte mecânica) do sistema de cardãn desses convencionais de guinchos mecânicos e para a parte da força motriz (elétrica), estou pensando em me utilizar do motor de arranque do motor de caminhão PERKINS. Então depois dessa história todo, é que vem a minha pergunta:
Alguem já fez esse tipo de montagem/adaptação??? Funcionou ??? Se ninguém fez, vocês que são detentores do conhecimento do ramo, fisicamente, matematicamente, egenhariamente (essa é boa) funciona????

Um forte abraço a todos vcs e tenham uma ótima semana!!!!!! :?: :?: :idea:

Cícero Franco
14/07/2003, 12:57
Oi, nunca vi nada assim. A princípio teria que ter um "câmbio" para selecionar o motor elétrico ou o mecânico. A Bosh tem um motor específico para guinchos. Dá uma olhada no seguinte atalho:

http://www.bosch.com.br/br/motores/produtos/mhmr.htm

Tu deves encontrá-lo nas boas casas do ramo!!!

[]s

EduardoLang
14/07/2003, 13:04
Então meu prezado Cícero. A vantagem deste motor ( o de partida do motor perkins) é que ele é bastante robusto, com fácil acesso a peças de manutenção, custo mais acessível - desmanche e pelo fato de trabalhar com sistema de BENDIX ( não sei se é assim que se escreve). então quando não for acionado (ligado) a engrenagem do motor está distante da cremalheira ( como se fosse o volante do motor, que por sinal me parece que da pra usar o do gurgel BR 800 que é bastante pequeno) e o sistema de cardan já possui sistema de alavancas dentro do carro no assoalho para acionar e deixar livre. Me parece que o sistema como um todo funiona, eu só queria ver a opinião da galera!!!!!


Forte abraço!!!!!!!


Eduardo

Cícero Franco
14/07/2003, 13:14
Acho que funciona, Eduardo, só que nunca vi nem ouvi falar...

[]s

Giovani
15/07/2003, 21:21
A vantagem deste motor ( o de partida do motor perkins) é que ele é bastante robusto, com fácil acesso a peças de manutenção, custo mais acessível - desmanche e pelo fato de trabalhar com sistema de BENDIX...

:D Olá Eduardo!

:D Teve um tempo que eu também tentava fazer esse tipo de coisa... Então, naquela época, já me daparei com um problema: motor de partida é selado, não possui ventilação. Foi projetado para uso em curto espaço de tempo e grande força. Se vc acioná-lo por um período longo, 2, 3, 4 minutos (tempo de uma guinchada) ele vai torrar!!!! Ele simplesmente "gruda"!!! :wink:
:P Faça um teste: tire o cabo da bobina de sua viatura e deixe girar no motor de partida por uns 3 minutos... :wink:

walter.andreis
16/07/2003, 01:28
Me parece que o sistema como um todo funiona, eu só queria ver a opinião da galera!!!!!

Eduardo,
Tem um cara aki na minha cidade que já fez um guincho utilizando motor de arranque do caminhão mercedes.... segundo ele o guincho tirou ele de varios enroscos, porém a bateria tinha que ser NINJA! hehehehehe... esgotava a bateria em um tapa...
De continuidade a sua idéia sim... eu também estou com a idéia de bolar um guincho mecanico para mim.. quem sabe jah não juntamos os conhecimentos e eu faço um hibrido tbem...

O que o Giovani falow, eh uma verdade mesmo... ele eh selado, e pode acontecer de GRUDAH o bixo... temos que bolar um esquema de refrigeração para o mesmo, senão vai ter que viver trocando de motor...

Qualquer novidade posta aki, blz?

[]´s

Cícero Franco
16/07/2003, 08:27
O negócio nestes motores é que se ficar mexendo muito nele, termina saindo mais caro que um fabricado para uso em guincho, que tem ventilação e é projetado para trabalhos mais pesados e por mais tempo.

[]s

EduardoLang
16/07/2003, 09:43
Pois é pessoal!!!

Acho realmente que o melhor será então me utilizar de um motor desses que o Cicero me indicou ( Bosh) e fazer um sistema com um "câmbio", para acionamento do motor elétrico. Não sei se seria possível de se deixar a engrenagem do motor ligada diretamente na cremalheira do guincho quando do funcionamento através de acionamento mecânico, ou seja o motor iria rodar inpulsionado pelo sistema mecânico (cardãn).

Alguém teria uma sugestão??? E a respeito da capacidade de tracionamento, alguem saberia me dizer se existe uma relação direta (redução x tração) do redutor por ser 1x40 em relação ao total de tração que ele pode fazer???? Levando em consideração que ele funciona através de banho hidráulico!!!!

Forte abraço a todos!!!!

SDS


Eduardo

Cícero Franco
16/07/2003, 10:15
Nos sites americanos dos fabricantes de guinchos tem bastante informações que te podem ser úteis. Digita www.marcadoguincho.com que normalmente dá certo.

[]s

monge
17/07/2003, 01:15
Fala gente... :D

Há muito tempo atrás eu vi uma história de uma cara que fez um guincho made in casa, usando a cremalheira do fiat 147, redudores e mais uns trecos... :D

Li isso na jipenet, o Walter deve lembrar deste assunto quando rolou lá...

E os caras diziam que funcionava e ficou ótimo. :?

Agora eu fico imaginando o tamanho da tranqueira na frente do jeep...

[]'s sem grana pra comprar, mas achando os guinchos prontos a melhor opção

Eugênio

walter.andreis
17/07/2003, 22:39
Fala Monge... lembro sim.. =DDD
Na verdade, na verdade.... :twisted:
Sobre o tamanho da tranqueirada... :D :D :D :D :shock:
É... eu acho que pode ficar meio EXTRAVAGANTE mesmo, mas se quiser dá pra fazer pequeno também.... resumindo, a maior parte seria a capa da cremalheira do 147... :wink: :D :D :D Estou dando um retrieve nas mensagens da Jipenet pra relembrar melhor do assunto... :P

[]´s querendo um CJ todo made-in-casa... :wink:

Bomba
07/10/2004, 14:20
E o redutor aguenta?!?
Me corrijam se eu entendi errado, mas pelo que eu li, me parece que a intenção é de fazer as conexões para usar o guincho como se fosse mecânico, e, se desejar, simplesmente trocar a tração pro motor elétrico, por exemplo, se o motor pifar. Certo?
A pergunta é... o redutor aguenta a tração do motor?!? Uma coisa é o redutor trabalhar com um motor elétrico de 1 ou 1,5 hp... outra é trabalhar com um motor a explosão, com torque e potência beeem maiores...
[]s,

Scacca
07/10/2004, 14:55
confeccionei uma flange com um aço especial para torção (não me lembro bem ao certo a especificação)

8640?

Meu, um tanto quanto ousado, ja pensei em fazer tb, mas vc nunca sabe se o sistema vai aguentar, se o redutor aguenta toda a força do motor, é muito calculo e não sou engenheiro nem tenho grana sobrando pra arriscar até acertar.

Só posso te desejar boa sorte, se der certo até eu vou querer fazer um.

[]'s

ADRIO DIAS
27/12/2008, 15:38
Pessoal,
estou ressucitando o topico pois ha algum tempo tenho pensado em construir um guincho eletrico e que não tenha um custo tao elevado.
Recentemente ganhei de um amigo dois motores da Bosch:
Um GPD de 12 Volts,300 watts,2800 rpm,Mn(Nxcm):100,Ma(Nxcm):855
e um GPA de 24 Volts, 750 watts,3250 rpm,Mn(Nxcm):150,Ma(Nxcm):1100
estes parametros peguei no site da Casa Ferreira.
Gostaria da ajuda dos amigos do forum para saber se com estes motores acoplados a redutores seria viavel a contrução do guincho made "fundo de quintal"?Gostaria que os mestres (Leopoldo,Elmer,Sukys e os demais...)dessem uma pequena palhinha dos calculos e parametros a serem observados para que essa ideia seja colocada em pratica.A principio gostaria de saber como calcular a redução necessaria para tirar uma Rural do atoleiro utilizando estes motores e como calcular a velocidade e os demais parametros.
Espero não estar me abusando dos amigos do forum,mas já perguntei para um bucado de pessoas como fazer estes calculos e cada um me diz uma coisa diferente entao nesse momento só posso contar com voces.
Agradeço desde já , um abraço a todos e boas festas!!!!

Baria
28/12/2008, 16:32
Caro Adrio,

Vou tentar responder, pois já faz algum tempo que estudei sobre isto e fiz uma consulta em meus livros para melhor estruturar a resposta:

Os valores mostrados em sua mensagem Ma e Mn tratam-se respectivamente dos momentos, porém não consegui entender do que se trata respectivamente Ma e Mn, mas os cálculos de saída do seu conjunto são a resposta da entrada no conjunto, ou seja, se o motor gira à 3000rpm e a sua velocidade é de 90Km/h, mas se mudar o pneu ou a relação a velocidade irá ser alterada, assim é no moto-redutor do guincho.

N1/N2 = Z2/Z1
i = Z2/Z1, onde:

Z = nº de dentes da engrenagem
N = Velocidade da engrenagem, em rpm
u = relação de engrenagem

Este "u" é o mesmo que muitas se discute nas relações dos Jeep´s, se 43x8, 44x9, 45x11, quando na verdade a conta deve ser 43/8, 44/9, 45/11 e assim por diante.

Para o cálculo do momento de saída devemos utilizar a seguinte fórmula:

M = F x d, onde:

M = Momento
F = Força
d = distância.

Se temos um eixo fornecendo 10Nm em uma engrenagem de 100mm de diâmetro teremos a seguinte força disponível:

Temos os seguintes dados:

M=10Nm
d = 100mm (considerar o raio), então 50mm

Façamos agora a equivalência de unidades
50mm = 50/1000 => 0,05m

M=Fxd => F=M/d => F = 10/0,05
F = 200N

Caso esta engrenagem esteja acoplada à uma outra com 200mm de diâmetro, qual será o momento no outro eixo de saída?

F=200N
d=200mm, então 100mm (raio) => 0,1m

M = 200 x 0,1 => 20Nm

Assim temos 10Nm na entra e 20Nm na saída, enquanto a velocidade poderá ser verificada através da fórmula de relação entre Z e N.

Caso queira fazer esta relação o maior cuidado deve ser dado na conversão de unidades, onde há o maior número de erros e assim os cálculos nunca dão certo. O mostrado acima é somente para uma engrenagem acoplada na ponta de um eixo, e saída em outra ponta, porém sistemas mais complexos utilizam o mesmo princípio.

Confesso que tentei ser o mais claro possível, mas caso tenha mais informações à respeito do vosso projeto acho que poderei lhe ajudar.

Bom trabalho

Baria
28/12/2008, 16:45
Esqueci de comentar que o motor elétrico do guincho deve ter vedação adequada para evitar que torre em funcionamento..

Charles Jeep 54
19/01/2009, 21:50
Pessoal,
estou ressucitando o topico pois ha algum tempo tenho pensado em construir um guincho eletrico e que não tenha um custo tao elevado.
Recentemente ganhei de um amigo dois motores da Bosch:
Um GPD de 12 Volts,300 watts,2800 rpm,Mn(Nxcm):100,Ma(Nxcm):855
e um GPA de 24 Volts, 750 watts,3250 rpm,Mn(Nxcm):150,Ma(Nxcm):1100
estes parametros peguei no site da Casa Ferreira.
Gostaria da ajuda dos amigos do forum para saber se com estes motores acoplados a redutores seria viavel a contrução do guincho made "fundo de quintal"?Gostaria que os mestres (Leopoldo,Elmer,Sukys e os demais...)dessem uma pequena palhinha dos calculos e parametros a serem observados para que essa ideia seja colocada em pratica.A principio gostaria de saber como calcular a redução necessaria para tirar uma Rural do atoleiro utilizando estes motores e como calcular a velocidade e os demais parametros.
Espero não estar me abusando dos amigos do forum,mas já perguntei para um bucado de pessoas como fazer estes calculos e cada um me diz uma coisa diferente entao nesse momento só posso contar com voces.
Agradeço desde já , um abraço a todos e boas festas!!!!


Amigoo negocio é o seguinte, primeiro vc tem que ver se estes motres são reverssiveis , ou seja se eles podem girar nos 2 sentidos com a mesma força, e mesmo consumo de anperagem.
depois se obser as especificações técnicas dos guinchos elétricos les tem um fator de redução altissimo, a grande maioria acima de 165:1, e alguns até de 250 e varios pra 1, e por este fatos que eles são feitos com redutores planetarios, pois seria muito dificil dimencionalmente, faze-los com o sistema de rosca sem fim.

no começo do topico estava mencionado usar um sistema de redução com engrenagem e rosca sem fim pela descrição e redução de 40:1 ai a coisa esta bem proxima, pois os guincho da Ekron tem redução de 32:1 e os da ensimec de 48:1.
Bom pelo que li acho que ele estava no caminho certo so que em vez de usar motor eletrico deveria então partir para uma tomada de força acoplada na caixa da reduzida como são os das marcas sitadas acima, ou derrepente usar um motor Hidraulico de 50 a 80cc com acionamento pelo bonba da direção, so teria que ver a velocidade e a força pois pelo que estudei estas bombas tem aproximadamente 100bar de pressão e vazão baixa, o que influenciaria na velocidade de enrolar o cabo.

Por fim estamos terminado um Guincho Mecanico similar aos da Ekron e da Ensimec, e acionados por tomada de força, onde vamos instalar nos jipe do pessoal do nosso jipe clube aqui de Camboriú, e estou terminando o projeto dele acinado hidralicamente, onde o problema esta sendo justamente a bomba.

inicio de fevereiro devemos estar montando os 2 primeiros, dai posto fotos e digo como foi os testes,

se tiverem alguma outra duvida que eu possa ajudar, é so perguntar.

Ha antes que me esqueça, os custo para fazer um guincho completo, realmente são praticamente menos da metade do que eles pedem por um ja pronto.

abraços a todos