PDA

Ver Versão Completa : Explorer V6 - Temperatura do Motor

xfiler
16/06/2009, 13:24
Galera,

Minha Explorer V6 98 parece trabalhar muito fria, e demorar demais a esquentar. As vezes tenho que pegar pelo menos 30 a 40 min de transito pesado para o ponteiro de temperatura chegar perto da metade, que acredito ser o ideal.

Quando ligo ela, não adianta esperar nada para andar, que ela fica sempre fria, se eu pegar algum trecho sem trânsito ou estrada, ela fica alguns milimetros acima da marca mínima (primeiro traço do marcador), e acho que isso faz o carro beber demais. Está fazendo 4km/l na cidade e 7,2 na estrada a 120 km/h no máximo. :putz: As únicas coisas que ainda não fiz depois que comprei, foi trocar velas, cabos de vela e ver essa questão da temperatura. O resto está 100% e tudo novo, além de estar sem erros na ECU

Não sei se ela é assim mesmo, pois vi que a ventoinha liga junto com o motor, por ser conectada na correia - também não sei se deveria existir uma embreagem igual a do compressor do ar), se é algum problema na termostática, etc. tenho váras dúvidas, se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

:concordo:

Moisés S.M
16/06/2009, 13:48
É normal amigo,as 3 ranger´s v6 q tive q compartilha do mesmo motor da explorer demoravam d+++ pra esquentar,isso pq o motor trabalha em giro muito baixo e a ventoinha é um monstro de grande e tá sempre ligada,o ponteiro da minha só vai pra metade quando fico muito tempo andando com ela ou pego a estrada...a primeira ranger v6 q tive eu tinha a mesma duvida q vc,levei ela na ford aki de Porto Alegre e o mecanico me falou q é assim mesmo,se não for tem q ser muita coincidencia as 3 q tive ter o mesmo problema não acha hehehehe.

xfiler
16/06/2009, 13:59
Estranho mesmo, pq quando ela está na temperatura certa ela parece render bem mais, trabalha muito mais suave, ainda mais com a nossa mijolina cheia de alcool....

Moisés S.M
16/06/2009, 15:28
pois é,concerteza qualquer carro tem um desempenho melhor na temperatura certa q no nosso caso é o ponteiro no meio,é q esse motor nunca anda com o giro lá em cima no max a 3.500 em troca de marcha e olha lá,se tu começar a enfiar o pé nela vai ver q a temperatura vai subir ++ rapido e o ponterio do tanque vai descer ++ rapido tmbm hehehehehe,mas uma coisa é certa só te preocupa se o ponteiro passar do meio ai sim tem problema!!

xfiler
16/06/2009, 17:35
Verdade... vou trocar as velas e cabos e ver se melhora alguma coisa o consumo, e estou a procura de postos bons tb, pq tá dificil viu... só gasolina podre....

Valeu pelas infos!!!

Márcio T
16/06/2009, 20:42
Não sei se ela é assim mesmo, pois vi que a ventoinha liga junto com o motor, por ser conectada na correia - também não sei se deveria existir uma embreagem igual a do compressor do ar), se é algum problema na termostática, etc. tenho váras dúvidas, se alguém puder me ajudar, agradeço muito!:concordo:

X, já existe uma embreagem na ventoinha. Se você perceber, é possível girar o hélice com a mão quando o motor está desligado. Esta embreagem faz com que a velocidade da ventoinha varie de acordo com a rotação do motor.

Lembre-se que não é a ventoinha que refrigera o motor. Ela serve para aumentar a eficiência do radiador. Você pode perceber que o ar soprado pela ventoinha no motor já está quente, porque a troca térmica ocorreu no radiador. A válvula termostática é que controla a passagem de água para o bloco ou retorna para a bomba d'água. Pode até ser que esteja travada (aberta) mas, como o Moisés falou, é comum (e, acho, normal) estar com o ponteiro lá embaixo. O indicador do painel é só um alerta para o caso de sobreaquecimento e não significa que o motor não esteja na temperatura ideal. Na verdade, há um sensor para enviar o sinal para o PCM e outro para o indicador.

Outros fatores são bem mais significativos para a temperatura do motor - recirculação de gases, por exemplo. Para o consumo, velas e cabos são um bom começo.

xfiler
17/06/2009, 09:13
Márcio, realmente vi que existe uma embreagem, vou verificar a termostática e trocar velas e cabos. Dei uma pesquisada no forum para não incomodar e não encontrei nada, sobre onde se localiza a válvula nem como posso testá-la em casa.

Vou fazer outra pesquisa em busca de alguma recomendação de velas para ela. cabos comprarei Motorcraft mesmo, a não ser que alguém conheça uma superior pelo mesmo preço e recomende.

Abs.

Italo Xavier Santos
17/06/2009, 09:30
Na minha estou utilizando as Bosch Super Plus, até agora só alegria tanto na gasolina quanto no GNV.

Stefano7
04/04/2011, 17:03
Tenho uma explorer V6 4.0 Aut 4X4 1997, este consumo é normal, quando eu economizo no pé ela faz isso, se ando a vontade :twisted: ela faz ate 3,5 km/l na cidade e 6,6km/l na estrada.

Demora mesmo pra aquecer o motor, ultimamente tive problemas com superaquecimento, o problema era o gel da ventoinha, que devia ter vazado então quando o motor aquecia não tinha gel para dilatar e fazer com que a ventoinha girasse mais rápido.
A solução foi encontrar alguma empresa que saiba recolocar este gel, ou trocar a ventoinha.

Agora para diminuir o consumo teria que pesquisar um chip de potencia, blower, turbo.. algo assim.

Abraços

Alessandro,
05/04/2011, 00:26
Minha primeira média de consumo foi de 4,8 km/l. Depois, me acostumando com o carro e aprendendo as manhas de conduzir uma caminhonete, estou num patamar de 6,1 km/l com uso urbano.

Em compensação, peguei estrada pela primeira vez no fds passado, e a média ficou inalterada. Tenho que verificar filtro, velas e cabo. :pensativo:

Me tirem uma dúvida, por favor. Meu ponteiro de temperatura, normalmente, trabalha abaixo da escala mínima.
É assim mesmo?

Veículo desligado:
https://lh6.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZqJDivFboI/AAAAAAAAAGk/WFj_X0qMP4A/s144/Marcador%20desligado.jpg

Frio e com chave ligada/partida. Assim ele fica por quase todo o tempo:
https://lh4.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZqJFvdnbVI/AAAAAAAAAGo/OJEZnU7YH4w/s144/marcador%20ligado.jpg

Máximo que chega, num trânsito lento, subida e clima quente. Também fica assim se ando a mais de 110 km/h:
https://lh3.googleusercontent.com/_9Bu4ivEeHsI/TZqJDcf3fOI/AAAAAAAAAGg/HVEI0MNcSBY/s144/marcador%20m%C3%A1ximo.jpg

jeb
05/04/2011, 09:27
Colega
A minha tem exatamente o mesmo comportamento de temperatura, subindo um pouco mais se eu estiver usando no gás, e aqui é considerada uma região "quente".
J.

jpuerro
05/04/2011, 10:38
a minha v8 logo ao ligar já vai para o meio do marcador e assim fica...

adams
05/04/2011, 10:53
O dia que descolar ponteiro, acontece como a minha derrete a junta do cabeçote.
Nao confie no mostrador.
Pior, no chicote dizem ter uma resistencia que depois de aquecida não marca mais direito.
Cai nessa e o motor fdoi pro pau .................

Vinicius Hauagge
05/04/2011, 12:16
Adams, será que essa informação procede?
Tenho uma ranger 4.0 há mais de dez anos e a temperatura nunca passou da metade do marcador!
Por sua vez, tenho uma explorer 4.0 automática e a temperatura ja foi lá para cima duas vezes, quando ferveu o óleo da caixa automática!

adams
05/04/2011, 14:05
Aqueceu esquece, revise o sistema.
Este motor nao descola ponteiro.
A minha trabalhou 10 anos no 0, um dia subiu acabou...

Alessandro,
05/04/2011, 18:30
Obrigado galera.

As fotos ficaram pequenas, mas acho que deu pra mostrar a minha dúvida.
Não me acostumo em ver o ponteiro funcionando fora da escala, não dá pra confiar. E olha que esse é um instrumento crucial, como já disseram, se subir demais ... :odedo:

carlos francisco
06/04/2011, 12:41
a minha explorer naum passa desse ponto que mostra na foto, ano passado começou a subir ate a metade e achei estranho,levei no mecânico e era o termostático...troquei ficou 10...
Agora a respeito da temperatura muito baixa naum sei te dizer, pois a minha após uns 10 minutos ela começa a subir e vai ate o ponto que esta na foto,,,

adams
06/04/2011, 13:38
A minha trabalhava no zero.

carlos francisco
06/04/2011, 14:24
adams...mas antes de dar pau vc tinha revisado o termostático...pq se trava fechado esquenta ate ferver...e se trava aberto ele naum marca a temperatura...abraços

adams
06/04/2011, 14:26
Boa Dica pode ter aconteceido isso.

fbmiguel4x4
06/04/2011, 19:50
adams...mas antes de dar pau vc tinha revisado o termostático...pq se trava fechado esquenta ate ferver...e se trava aberto ele naum marca a temperatura...abraços

Adams, é fácil perceber se a válvula termoestática esta funcionando. Na próxima saida de manhã não tire o olho do marcador, conforme o motor começa a esquentar o ponteiro começa a subir (válvula fechada), antes de chegar na metade do curso, ele deve começar a descer (válvula aberta), depois de mais alguns instantes ele volta subir mais um pouquinho e estabiliza.

Abraço
Fernando

fredboell
07/04/2011, 20:57
acho meio esquisito na minha, acontece o seguinte.
ela demora um pouco a esquentar, mas quando sobe chega apenas ao meio, um pouco a baixo, como nas fotos.
o que acho esquisito é que aparentemente sinto calor vindo da frente, acho que esta faltando algum isolante, pois parece que o motor ferve, fica quente, o capo permanece frio e o ponteiro não levanta.
sera que é a temperatura normal do motor trabalhar um pouco mais quente que outros veiculos, ou o ponteiro esta com problemas e nao levanta mais?

Orleans
07/04/2011, 23:51
O motor da minha Explorer tinha o mesmo comportamento até trocar novamente a válvula termostática.

Retirei a conexão de saída da bomba d'agua e verifiquei que mesmo com o motor frio e desligado passava água em pequena quantidade, certamente a última que comprei devia ser do mesmo lote da primeira, por esse motivo apresentaram o mesmo defeito.
Se alguém quiser fazer o mesmo teste, é bom comprar antes uma junta da válvula ou um anel de vedação novo.

Motor que trabalha muito frio tem seu consumo de combustível alterado e lubrificação comprometida, tenho minhas dúvidas se esse tipo de situação não colabore para formação de borra.

Existem algumas marcas muito boas (BECK/ARNLEY), mas achei melhor trocar pela "original" motorcraft.

adams
08/04/2011, 07:49
Parece que este carro tem um calcanhar de aquiles.
Então to com voce, valvula termostática original...

carlos francisco
08/04/2011, 10:16
A melhor coisa a fazer é trocar a valvula termotástica...até mesmo por prevenção...ela quando da pau acostuma levar mais peças com ela...

Victorktá
16/05/2014, 14:06
Ressuscitando o tópico......

A minha Explorer trabalha no 0 tb! Já pensei em trocar a Válvula Termostática mas me disseram que esse motor trabalha mais "frio" devido não alcançar grandes giros (no máximo 3500 rpm). Não sei se procede essa informação mas a ventoinha fica ligada direto.
Acredito que o problema é se passar do meio, mas não custa tão caro fazer um teste na tal válvula!:curtir:

Orleans
16/05/2014, 19:53
Ressuscitando o tópico......

A minha Explorer trabalha no 0 tb! Já pensei em trocar a Válvula Termostática mas me disseram que esse motor trabalha mais "frio" devido não alcançar grandes giros (no máximo 3500 rpm). Não sei se procede essa informação mas a ventoinha fica ligada direto.
Acredito que o problema é se passar do meio, mas não custa tão caro fazer um teste na tal válvula!:curtir:

O motor da Explorer não trabalha frio, quem disse isso deve ter alguma Explorer com a válvula termostática travada aberta ou sem ela. Com o motor trabalhando sempre frio, fora das especificações, aumentasse o consumo de combustível, emissão de poluentes, prejudica a lubrificação e de brinde ganha uma bela quantidade de borra, resumindo, reduz a vida útil do motor.

sandersondf
19/05/2014, 22:56
frio jamais, o ponteiro até demora um pouco pra subir, mas sobe e fica pra cima da primeira marcação em dias normais

quando tá muito quente, o ponteiro sobe com vontade, mas a ventoinha liga também com vontade

primeiro troca tua termostatica, não é caro e dá pra voce fazer em casa.. no youtube tem uns tutoriais

pauloexplorer
20/05/2014, 00:08
amigos tenho uma Explorer 93 4.0 v6 estou com os seguintes problemas.
quando funciono ela e ando uns 100mts ela começa a falhar, tipo faltando combustível.
já troquei a bomba de combustível, o filtro, e não adiantou, as velas são novas mas o ultimo dono colocou as velas da curier pois foia as únicas que ele achou e que servia nela.
alguém sabe me dizer o que pode ser o defeito.
aguardo

Victorktá
20/05/2014, 16:52
Orleans (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/16478.html) e sandersondf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/53093.html),

O "frio" ao qual me referi é no traço mínimo. Se o sistema das explorers seguir o sistema de carros nacionais o ponteiro deveria trabalhar no centro da área normal, correto?
Na minha o ponteiro fica lá perto do mínimo. Só subiu um pouco mais quando liguei o ar!
Vou fazer um teste na válvula termostática para ter certeza.

Obrigado pelas informações.

pauloexplorer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/86881.html),

Já olhou os cabos das velas? Verifique, tb, as velas que o antigo dono colocou, mesmo sendo novas!

sandersondf
20/05/2014, 18:00
tá usando vela da courier e tá procurando o problema ainda :?

pauloexplorer
02/06/2014, 01:29
vou trocar as velas quais sao as vela ideais alguem sabe me dizer.

Orleans
02/06/2014, 12:12
Procure nas lojas as velas da Ranger V6. A original é HR8DCX. Aproveita troca os cabos pelos da NGK, também para Ranger V6.
Que bomba de combustível você instalou?

pauloexplorer
04/06/2014, 01:53
marwall 4.5 de pressao

alexmarx2
19/09/2017, 09:37
Bom dia Galera, Minha segunda participação aqui. Tenho uma Ranger CD 3.0 LTD e como estou com ela recente, ainda estou aprendendo a lidar com ela. Hj pela manhã, ao ligá-la, ainda com o motor frio, percebi que a ventoinha do Radiador começou a funcionar sozinho. Isso é normal ou devo ficar de antenas em pé?