PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.5 diesel problemas, AJUDA!

filipecyriaco
16/06/2009, 11:37
Meu pai tem uma ranger 2.5 diesel, 2001, 145milKM, ele me ligou hoje cedo falando que de a LUZ da bateria acendeu e o RPM parou de funcionar e o ponteiro que marca a bateria também parou... mas que derrepente quando ele estava andando no carro voltou a funcionar... e hoje cedo quando foi sair no carro nada de funcionar denovo, APENAS ISSO nada de anormal no funcionamento, A bateria é nova!!!

O que pode ser?

É um problema sério?

ALEXANDREO
16/06/2009, 12:21
Posso estar falando m..., mas deve ser problema no alternador, provavelmente mal contato no terminal que envia sinal para a lampada de carga, e que tambem nao deve estar carregando a bateria, como a ranger quase nao consome bateria em fubcionamento tu ainda deve rodar um pouco mas em breve deve ficar na mao.

E o que eu acho, aguarde os feras te darem uma respostra mais certa, mas cuidado deves ficar sem bateria a qualquer momento.

Abraçao alexandre

Walter L. L. Casitta
16/06/2009, 12:32
Meu pai tem uma ranger 2.5 diesel, 2001, 145milKM, ele me ligou hoje cedo falando que de a LUZ da bateria acendeu e o RPM parou de funcionar e o ponteiro que marca a bateria também parou... mas que derrepente quando ele estava andando no carro voltou a funcionar... e hoje cedo quando foi sair no carro nada de funcionar denovo, APENAS ISSO nada de anormal no funcionamento, A bateria é nova!!!

O que pode ser?

É um problema sério?

Eu também passei por isso mais ou menos com a mesma kilometragem. Eram as escovas do alternador gastas.

Trocando as escovas, coletores e rolamento, o alternador fica zerado de novo...

RGamaJr_4x4
16/06/2009, 12:40
Felipe, quando o alternador pára de carregar a bateria o primeiro sintoma é o conta-giros falhando. Provavelmente precisará apenas trocar o regulador de tensão.
Mas se quiser aproveitar para dar uma geral no alternador, gastando um pouco mais, é claro, faça o que o Walter falou.

RGamaJr_4x4
16/06/2009, 12:42
Lembrando que para trocar apenas o regulador de tensão não precisar tirar o alternador do lugar, basta soltar o mangote da turbina.

filipecyriaco
16/06/2009, 12:44
Eu também passei por isso mais ou menos com a mesma kilometragem. Eram as escovas do alternador gastas.

Walter, bom dia, aonde você comprou as escovas, coletores e rolamento? fica caro? queria alguma referencia de valores? marca? modelo? obrigado pela ajuda e sobre mão-se-obra, é simples, demorado?

abraços

filipecyriaco
16/06/2009, 13:06
Lembrando que para trocar apenas o regulador de tensão não precisar tirar o alternador do lugar, basta soltar o mangote da turbina.

Rogério, vou me atentar a isso...

obrigado!

filipecyriaco
16/06/2009, 13:07

Walter, aproveitando a gentileza, minha ranger que ´[e a gsolina está cm um barulho de rolamento, me falaram que é no alternador... gostaria de saber o que faço para resolvre isso? o que tenho que trocar, e o mesmo da ranger a diesel? quero fazer quando fr trocarf a correia dentada...

lucasam
16/06/2009, 13:23
Arruma um bom eletricista.
Problemas de alternadores são comuns e não costumam bater muito em mecanico.
A chance de um eletricista resolver o problema é boa.

Se fosse um engate de tração ou acionamento a vácuo de RL não te daria essa dica. hehehe

Walter L. L. Casitta
16/06/2009, 14:59
Walter, bom dia, aonde você comprou as escovas, coletores e rolamento? fica caro? queria alguma referencia de valores? marca? modelo? obrigado pela ajuda e sobre mão-se-obra, é simples, demorado?

abraços

Paguei pelas peças e mão de obra uns R$270,00 eu acho. Segundo o eletricista, usou só peças de "boa procedência"...

Walter L. L. Casitta
16/06/2009, 15:03
Walter, aproveitando a gentileza, minha ranger que ´[e a gsolina está cm um barulho de rolamento, me falaram que é no alternador... gostaria de saber o que faço para resolvre isso? o que tenho que trocar, e o mesmo da ranger a diesel? quero fazer quando fr trocarf a correia dentada...

Se for mesmo o rolamento do alternador, você tem que fazer o mesmo que recomendei para o caso de seu Pai. Tendo que mexer no alternador trocas todas as peças que desgastam de uma vez: Rolamentos, escovas e coletores.

Essas peças são muito baratas. Acho que a mão de obra é o mais caro.

Allan Nielsen
16/06/2009, 15:21
Filipe,
recentemente troquei o regulador de voltagem da Ranger. Veja o topico do Walter: Altenador & Alterna a dor
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=864383&highlight=alternador#post864383