Ver Versão Completa : Cardans
Thiago Serpa
25/11/2004, 13:20
PessoAll!!
Estou chegando na reta final da reforma do meu jeep. Como ele está sem os dois cardans, (tenho apenas um, que acredito ser o dianteiro, que acabou ficando curto com a adaptação do cambio da C-10), resolvi orçar novo.
Conversando em lojas de cardans, os orçamento foram praticamente os mesmos, tanto para fazer novo, quanto para alongar o antigo...
Numa das lojas, o vendedor veio com um papo de que o sistema original do jeep é meio fraco e que vale a pena fazer com peças da D-10, mais robustas.. o problema é que fica o dobro do preço..
Isso é papo de vendedor ou procede? Alongar o cardan que tenho é uma boa?
A propósito, o jeep tem motor GM151, relação 43/8 e pneus 31
Obrigado desde já!!
Elmer_Jeep
25/11/2004, 13:33
Acredito q pra sua configuração de motor e cambio pode usar o conjunto original do jeep mesmo. :)
Agora sobre alongar o cardâ só se for pra tirar a estria e a base da cruzeta pra soldá-las num tubo novo. Se inventarem de emendar o tubo com outro pedaço é gambiarra pura :P :?
Se fosse pra encurtar tudo bem, vc já mediu pra ver se não serve pra trazeira. Se ficar grande pra trazeira daí vc manda encurtar e manda fazer um novo pra dianteira. 8)
[]'s
Thiago Serpa
25/11/2004, 13:35
ainda não olhei se serve para o eixo traseiro, mas acredito que não vai servir...
leopoldo
25/11/2004, 13:56
Tiago,
Embora o cambio seja de C10, acredito que está se mantendo a transferência do jeep.
Nesse caso, use as cruzetas originais para o jeep (ALBARUS) e de preferência as de agulhas finas. Esqueça as outras.
No caso de modificação do cardã, a única coisa que vale a pena fazer mesmo é achar uma ponteira e luva mais longa para o cardã dianteiro pois a ford pisou na bola e usava no jeep a mesma luva/entalhado e na frente ela gasta demais.
No caso do cardã traseiro, você pode mandar colocar um tubo com diametro maior (mas não é obrigatório) e mesmo assim teria de ter a luva com maior folga angular de trabalho.
eu fiz o que o Leopoldo indicou:
cruzetas Albarus mas os cardans que coloquei foram de rural, que tive, eh claro, que cortar, depois balancear.
[]´s
tiago, eu fiz os meus cardan numa tornearia, com garfos e ponteiras novas, cruzetas e luvas e gastei :
45 cada cruzeta;
35 cada garfo;
45 cada ponteira;
60 cada luva;
50 cada cadan no torneiro.
isso em março/abril/2004
hj ta assim
59 cada cruzeta
45 cada garfo
60 cada ponteira
113 cada luva
o cardan continua 50 cada no mesmo torneiro, e ele fornece o tubo.
as pecas sao todas spicer, e cotadas no mesmo fornecedor
interessante que nao subiu a mao de obra
verifique com um torneira dai se nao fica mais em conta que comprar "pronto".
[]
mauricio
Thiago Serpa
26/11/2004, 20:56
[quote="leopoldo"]Tiago,
Embora o cambio seja de C10, acredito que está se mantendo a transferência do jeep.
Exato!, esqueci de citar... Estou inclinado (praticamente um tombo) a colocar um motor 6cc no lugar do GM 151 até o final do ano que vem. Neste caso seria necessário modificar o eixo cardan?
leopoldo
26/11/2004, 21:31
... Estou inclinado (praticamente um tombo) a colocar um motor 6cc no lugar do GM 151 até o final do ano que vem. Neste caso seria necessário modificar o eixo cardan?
O cardã é função da distância do cambio aos eixos. Não é função do motor.
Thiago Serpa
01/12/2004, 10:17
Tirando as cruzetas (mesmo com uma diferença brutal de preços), os demais componentes (ponteria, garfo e luva) devem ser necessariamente spicer ou as demais marcas são confiáveis?! Deu uma redução considerável de preço entre uma marca e outra...
[]´s desviando de possíveis pedradas
Alessandro Henrique
01/12/2004, 13:51
Thiago,
Existem muitas peças de qualidade duvidosa no mercado.
Se você quer algo com qualidade garantida apesar de custar um pouco mais, recomendo ficar com as peças da marca spicer (Dana-Albarus).
Sds.
Tirando as cruzetas (mesmo com uma diferença brutal de preços), os demais componentes (ponteria, garfo e luva) devem ser necessariamente spicer ou as demais marcas são confiáveis?! Deu uma redução considerável de preço entre uma marca e outra...
[]´s desviando de possíveis pedradas
olha Thiago, a gente nao sabe como vai a saude do teu bolso, mas lembre-se que é voce que vai andar no Jeep, e se voce colocar uma marca capeta, quem vai ficar no barro vai ser voce, faz uma forca, ou espera mais uns dias(meses) e compra tudo de marca confiavel, pensa faz as contas, pelo menos quando voce terminar vai ter um Jeep com tudo dez na mao.
[]
mauricio
Thiago Serpa
01/12/2004, 15:15
Valeu pessoal :D !! Só queria confirmar mesmo se a recomendada é SEMPRE albarus/spicer, a diferença de preços chega a ser gritante de uma marca pra outra! Vou comprar spicer!!
[]´s