PDA

Ver Versão Completa : Cx A4LD, mais um problema



Luizinho
16/06/2009, 09:55
Estou recorrendo a ajuda dos colegas devido ao seguinte defeito:

O veículo (Explore AT 4x4 1994) funciona perfeitamente, todas as trocas de marcha na hora certa tanto ascendentes como descendentes, overdrive, lock-up e kick-down. Tudo OK.

No entanto quando está em P ou N e você passa para R ou D demora muito para engatar a marcha. O R entra um pouco mais rápido mas o D chega a demorar alguns minutos. Trazendo a alavanca para 1 ou 2 não resolve, às vezes, uma pequena acelerada resolve.
Quando fria demora mais, quente depois de rodar bastante vai mais rápido (alguns segundos).

Vale lembrar que o óleo é novo , está no nível, e a menos de 10.000km atrás a caixa foi refeita. Desde então funcionando perfeitamente, sendo que a única modificação no período foi que quando se engatava R ou D logo depois da reconstrução era bem suave, depois começou a dar um tranquinho (bem leve) e estabilizou aí.

Andei consultando o Explorer Forum e cheguei a conclusão que poderia ser a vedação do servo auxiliar, mas não tenho certeza. Por isso peço ajuda aos mais experientes.

Atecipadamente Grato.

Walnei Boteon
18/06/2009, 00:10
Luiz,

Tive um problema com sintoma parecido. O câmbio da minha explo foi revisado pelo antigo dono. Foi feita a troca de kit (discos, cintas, juntas...). Depois de um certo tempo quebrou a bomba. Bomba trocada e depois de mais um tempo, bomba quebrada de novo. O novo concerto foi feito em garantia. Só que com o motor/câmbio frio, em D, a 1ª começou a flutuar, ou seja, desengatava sozinha, caia para o N, com a alavanca ainda no D. Só engatava novamente acelerando o motor e dando um tranco pq entrava com o giro alto. Depois de quente ficava normal. Voltou para o meca que resolveu o problema.

O diagnóstico que ele me passou, foi de que o corpo de válvulas, nesse monta e desmonta, acabou empenando, pq é em alumínio e é tbm muito grande. Com o corpo de válvulas empenado, as sedes das válvulas ficam ovalizadas, elas travam e vira essa caca (isso foi o que ele me falou; não conheço nada de CA).

Ele desmontou o corpo de válvulas e fez o ajuste das válvulas e até agora está funcionando perfeitamente.

Como vc mencionou que a caixa foi refeita, eu voltaria no meca que mexeu no CA e relataria o problema...

[]'s

Luizinho
18/06/2009, 02:09
Walnei,

Grato pela resposta.

Eu vou acabar levando a Explorer aonde foi feito o serviço inicial, tinha a esperança de ser algo simples mas o CA é muito complexo e a fonte do defeito pode ter causas bem diversas.

É uma pena pois ele funciona tão bem que tenho medo que para consertar isso, estrague outra coisa.

Vinicius Hauagge
19/06/2009, 17:19
A minha tá na oficina há algum tempo... o serviço vai passar dos R$ 4.500,00; mas o câmbio vai ficar novo... o antigo dono certamente deixou a caixa trabalhar sem óleo, tinha um vazamento gigantesco pelo retentor dianteiro... daí, tudo foi pro saco...