PDA

Ver Versão Completa : CJ-6 - Preparando para reforma...



GPA-Airborne
25/11/2004, 12:20
Amigos, pretendo começar mais uma fase de reformas no meu CJ6.

Por enquanto... (fase 1)
- Reformei o chassis (substituição de algumas travessas, e soldas)
- Uso um jogo de BF mud 31"
- Roda livre manual
- Guincho work 9000
- Towbar e parachoques novos
- Predaleira suspença
- Direção de Maveric

Faço uso dele bem misto e aos finais de semana. Viajo (em um raio de 180Km), uso na cidade e em trilhas médias (serra da cantareira por exemplo).

Pretendo fazer a reforma, "de baixo para cima", ou seja, eixos, suspensão, motor e câmbio, carroceria, interior, funilaria e capota.. nessa ordem.

Quero que o B continue apto a trilhas (senão eu comprava um carro de passeio :wink: ) mas que ele seja bom para pegar estrada também.

Sei que a mecânica original, não é boa para uso diário e para viagens. Gostaria de fazer as modificões necessárias para poder viajar bem com ele. Mantendo uns 100 Km/h, por uns 300Km...

Ainda não escolhi o motor e câmbio.

O que eu decidi.
:arrow: 1 ) SPUA
:arrow: 2 ) manter o BF 31" sem espaçadores
:arrow: 3 ) Freio a disco nas 4 com hidrovácuo

Estou pensando em:
:!: 4 ) Substituir os eixos pelos da Rural, e fazer os rolamentos flutuantes
:!: 5 ) Suspensão de Band para fora do Chassis
:!: 6 ) Barra estabilizadora

O que eu não sei qual a melhor opção
:?: 7 ) Diferenciais
:?: 8 ) Sistema de direção (mecânica, hidráulica, Maveric, Santana)

O que vcs recomendam?

Não quero gastar muito, importando peças, ou escolhendo componentes caros de difícil manutenção.

Valeu e espero no ano que vem começar a postar fotos da fase 2!

elcio
25/11/2004, 12:42
Por enquanto... (fase 1)
- Reformei o chassis (substituição de algumas travessas, e soldas)
- Uso um jogo de BF mud 31"
- Roda livre manual
- Guincho work 9000
- Towbar e parachoques novos
- Predaleira suspença
- Direção de Maveric

ta bem de jeep heim?


Pretendo fazer a reforma, "de baixo para cima", ou seja, eixos, suspensão, motor e câmbio, carroceria, interior, funilaria e capota.. nessa ordem.

eh isso mesmo, assim como uma casa, comece sempre de baixo pra cima, pra nao ter que fazer gambiarras.


O que eu decidi.
:arrow: 1 ) SPUA
:arrow: 2 ) manter o BF 31" sem espaçadores
:arrow: 3 ) Freio a disco nas 4 com hidrovácuo
Estou pensando em:
:!: 4 ) Substituir os eixos pelos da Rural, e fazer os rolamentos flutuantes
:!: 5 ) Suspensão de Band para fora do Chassis
:!: 6 ) Barra estabilizadora

eu tbem faria a mesma coisa. bem isso mesmo.


O que eu não sei qual a melhor opção
:?: 7 ) Diferenciais
:?: 8 ) Sistema de direção (mecânica, hidráulica, Maveric, Santana)

bom se for Relaçao de Diferencial eu sugiro 9/44 pra uso misto(meu caso),
8/43 pra trilha e 11/47 se vc roda muito no asfalto.
direçao: ZF (opala , por exemplo) hidraulica claro.
bom, era isso o que eu faria mas claro que existem preferencias pessoais envolvidas.


...espero no ano que vem começar a postar fotos da fase 2!
faça isso... :wink:

[]´s

GPA-Airborne
25/11/2004, 13:03
ta bem de jeep heim?


Valeu Elcio, foram 3 anos e inúmeras latinhas só na fase 1... rs

No meu tópico da Frota dá para acompanhar as modificações.



bom se for Relaçao de Diferencial eu sugiro 9/44 pra uso misto(meu caso),
8/43 pra trilha e 11/47 se vc roda muito no asfalto.
direçao: ZF (opala , por exemplo) hidraulica claro.
bom, era isso o que eu faria mas claro que existem preferencias pessoais envolvidas.

Como eu ainda não escolhi o motor e o câmbio, se eu colocar o diferencial 11/47, não corro o risco de deixar o B desequilibrado depois? ( câmbio muito longo ou curto)


direçao: ZF (opala , por exemplo) hidraulica claro.

Já tenho a direção do Maveric instalada no pára-choques dianteiro (e não me incomodo).
Dá para adaptar alguma caixa hidráulica aproveitando o suporte? Qual a melhor opção (na opinião de cada um, é claro)?

leopoldo
25/11/2004, 14:14
Como você ainda está no mundo dos sonhos, só vou opinar sobre a caixa. Quando decidir pelo menos qual motor, ai dá pra falar mais.

Para ser econômico e razoável, você pode aproveitar a furação da caixa maverick e trocar por uma caixa do maverick V8, que embora não seja hidráulica, não é coroa e sem fim como essa que você deve estar usando...........é a de esferas recirculantes, muito macia de se operar.

Qualquer outra opção deverá passar pelo trauma de remover e trocar o suporte. Eu então recomendaria colocar a caixa do dodge ou do landau, hidráulicas, com toda a chatiçe de instalar mangueiras, suportes, polia dupla no motor, modificar a coluna, fazer o casamento dos componentes, etc....

elcio
25/11/2004, 14:21
Valeu Elcio, foram 3 anos e inúmeras latinhas só na fase 1... rs

bem vindo ao time. :wink:



Como eu ainda não escolhi o motor e o câmbio, se eu colocar o diferencial 11/47, não corro o risco de deixar o B desequilibrado depois? ( câmbio muito longo ou curto)

pois eh, isso vc vai ter que "sentir" depois que escolher o motor.
quanto eu tinha o BF161, ha muitos anos, a relaçao 11/47 dava e sobrava.
depois passei pra V8, 4.1 e agora 4.9 e essa relaçao (9/44) ta curta demais pra andar no asfalto, mas pra trilha fica bom.


Já tenho a direção do Maveric instalada no pára-choques dianteiro (e não me incomodo).
Dá para adaptar alguma caixa hidráulica aproveitando o suporte? Qual a melhor opção (na opinião de cada um, é claro)?
sim, da pra adaptar usando o mesmo suporte, talvez com poucas modificaçoes pois as duas sao bem parecidas.
volto a dizer que a ZF de opala seria minha escolha, mas existem varias opçoes.

GPA-Airborne
29/11/2004, 19:25
Qualquer outra opção deverá passar pelo trauma de remover e trocar o suporte. Eu então recomendaria colocar a caixa do dodge ou do landau, hidráulicas, com toda a chatiçe de instalar mangueiras, suportes, polia dupla no motor, modificar a coluna, fazer o casamento dos componentes, etc....

Falando mais especificamene sobre a caixa hidráulica do Landau, tenho acesso à uma em ótimo estado. Exceto a chatiçe (que poderia ser incluída na adaptação do novo, e ainda indefinido, motor, ela é uma boa caixa?

Valeu pela ajuda!

leopoldo
29/11/2004, 22:54
Se a caixa estiver em ordem, com certeza ela é super-dimensionada para o jeep. Além de ser compacta.

Mas com certeza, o suporte para essa caixa tem que ser reforçado para não correr o risco dela arrebentar o chassis para esterçar a roda no fora de estrada.

E os barramentos tem de ser da F-75. O do jeep ela enverga.

GPA-Airborne
25/01/2005, 17:04
Voltando a falar dos eixos, estou me preparando para a compra dos eixos.

Eixos de Rural, ou de Band?

Os da Band custam quase o dobro em relação aos da Rural. Vale a pena?

O da Rural, aceita o jogo de freio a disco que possuo hoje (Super Break Disk)?

Quais as diferenças entre eles? Medidas, durabilidade, rubustez?

w@ldo
28/01/2005, 10:15
Coloquei 1 vez o eixo dianteiro da rural no meu CJ5, resolvi testálo pois estava utilizando pneus 33 com espassadores de roda e alargadores de paralamas, a minha idéia era preservar rolamentos e munhão pois o eixo da rural é mais largo e com isso eu tiraria os espassadores das rodas... o resultado foram 4 dedos a mais de largura (para fora dos alargadores de para lamas)... eu acho que os eixos da rural são muito largos para o Jeep, tem que colocar muito alargador de paralamas para as rodas não ficarem para fora, se vc vai trocar os eixos para colocar uma relação maior, coloque eixos do jeep moderno (o meu era canela fina) ele esta com relação 12x47 e ficou uma beleza!!

GPA-Airborne
28/01/2005, 12:53
É exatamente essa a intenção! Quero aumentar a largura do B.

Primeiro com os eixos (e ganhando mais estabilidade, e podendo esterçar mais as rodas), e depois, quando a carroceria for para o funileiro, vou alargá-la em + - 20 cm, e completar com alargadores de pará-lamas.

Mas W@aldo, tirando a questão da largura do eixo, o que vc me diz sobre os eixos de rural? Ficaram bons?


PS: antes de montar no B, o novo eixo traseiro já terá sido "transformado" para flutuante.

Valeu!

w@ldo
28/01/2005, 15:11
Tem esse lado bom, mais para variar tem os incovenientes, sem os alargadores ele joga muita lama para cima, impossivel trilhar sem capota, enche o carro de barro, alargadores muito largos quebram muito nas trilhas mais pesadas quando o carro escorrega e vai para o barranco (os menores quebram tmb... hehehe) como eu tinha colocado só o dianteiro de rual para fazer o teste, o bicho ficou esquesito para caramba, fora que aqui em SP os facões são da medida da bitola do Willys, com isso não pode andar com pressão muito baixa no pneu pois acaba destalonando, agora o quesito estabilidade, maior angulo de curva, conservar munhões e rolamentos, isso é 10!!

w@ldo
28/01/2005, 15:20
Quanto aos freios, normal nos eixos da rural, bem como relação, munhão, etc, tem que mudar o barramento da direção para eles alcançarem os pivos (isso é bem fácil) agora note na foto quanto os pneus ficaram para fora!!! e eu tenho alargadores no paralama.... quanto a estabilidade, como não uso feixes de mola, não senti diferença....flutuante é excencial, principalmente se as medidas do pneu começarem a crescer (33, 35 ou mais) só que pense bem antes de fazer para não fazer o jogo de flutuantes nos eixos da rural e depois querer mudar para CJ vai jogar $latinhas fora, vc não consegue montar e testar antes de mudar definitivamente?

GPA-Airborne
28/01/2005, 18:16
Como eu disse lá no começo do Post, quero o B apto para trilha e estrada também..

Nada muito forte no offroad (isso em um futuro distante será suprido por uma gaiola 4x4), mas quero um bom desempenho onroad.

Como viajo bastante p/ a Praia (uns 250 km ida e volta), ter estabilidade, segurança e manter + - 100 Km/h na esttrada é o objetivo desta reforma do B, vejo os flutuantes como indispensáveis!

Existem diferentes tipos de eixo (como os canela fina e grossa do CJ)? Qual o mais indicado?

w@ldo
28/01/2005, 18:22
Os freios servem perfeitamente, não tem mistério, tem diferença de eixos sim, de preferência aos canela grossa pois só nessa carcaça vc conseguirá colocar uma relação mais longa 12x47 por exemplo, o resto é tudo igual. O meu esta com motor 4.1, câmbio clark 4m, flutuante, freio a disco com pinças de kombi nas 4 rodas, bloqueio 100% nas 4 rodas, relação 12x47, caixa da s10 e bomba do opala, suspensão extreme e mais um monte de tranqueiras, este final de semana fecho a carroceria de fibra do Frederico para tirar a carunchada que tenho lá...

GPA-Airborne
28/01/2005, 19:05
Valeu W@ldo... Acho que vou ficar com os eixos de Rural mesmo...

Minha intenção é comprar os 2 eixos, montar o flutuante, comprar o freio a disco traseiro e guardar isso tudo.

Aí eu vou pensar na suspenção... depois monto o "kit" eixos e suspenção de uma só vez...

Elmer_Jeep
13/01/2006, 16:58
novidades no trampo :?:

w@ldo
13/01/2006, 17:17
Fala Elmer, graças ao fórum conheci a viatura do Gustavo pessoalmente, aliás mais pessoalmente impossível!!! As novidades no carro dele são um outro motor 6cc hurricane e uma nova fiação, falta ele pegar o carburador antigo, colocar uma nova bomba de gasolina e um alternador melhor para o guincho, enquanto ele não faz isso o negócio é reforçar os pontos de ancoragem para eu rebocar ele nas trilhas :mrgreen: :mrgreen: ou comprar uma roupa velha (essa é ótima) e ir de zeca... por incrivel que pareça ele ainda pesa menos que o CJ6 :shock: :shock:

GPA-Airborne
09/05/2006, 15:15
Novidades.... Clarck 4 marchas comprado!

GPA-Airborne
27/06/2010, 08:50
em 2004 postei....


Amigos, pretendo começar mais uma fase de reformas no meu CJ6.

Por enquanto... (fase 1)
- Reformei o chassis (substituição de algumas travessas, e soldas)
- Uso um jogo de BF mud 31"
- Roda livre manual
- Guincho work 9000
- Towbar e parachoques novos
- Predaleira suspença
- Direção de Maveric

Faço uso dele bem misto e aos finais de semana. Viajo (em um raio de 180Km), uso na cidade e em trilhas médias (serra da cantareira por exemplo).

Pretendo fazer a reforma, "de baixo para cima", ou seja, eixos, suspensão, motor e câmbio, carroceria, interior, funilaria e capota.. nessa ordem.



Muito planejamento e poucas latinhas, e hoje o B etá assim:

AP 2.0 Injetado
Clarck 4 marchas
Flange Deeptec
Tração e Reduzida originais
Roda livre manual
Guincho work 9000
Direção hidráulica de Opala
Disco na dianteira e hidrovácuo

Acabei de comprar uma TR4, então finalmente realizei o sonho de ter um bom 4x4 para estrada e trilhas leves...

Agora volto a investir no B, para prepará-lo para as trilhas pesadas!

Abraço

Gustavo
(vivendo a vida 8x8!)