Conectar

Ver Versão Completa : Motores 608 - Existem vários tipos?

hercilio.neto
14/06/2009, 21:49
Por uma infelicidade, tive que trocar o motor do meu jipe. Esqueci de avisar o meu filho que havia um vazamento e deixei ele viajar com o meu precioso brinquedo.
Resultado, faltou água no radiador e o motor que estava ótimo fundiu.
A retífica ficaria em R$ 6.500,00
Então, comprei um motor usado na Toyocap em S.P por um valor mais acessível.
Trouxe para Campinas para ser instalado no Chico Toyota.
Quando instalou, o Sr. Chico me disse que o motor esta bom. Não expele fumaça em demasia, tem um ronco "bonito", enfim, que tinha feito uma boa compra.
Mas também me disse que o cárter tinha a vareta no lado invertido.
Além dessa diferença, esse motor tem um pistão para extrair vácuo (que me permitiu instalar o hidrovácuo), coisa que o outro não tinha e outros detalhes, como as varetas do acelerador que também são diferentes.
Até aí, tudo ótimo.
O que me decepcionou foi o torque do motor.
Fiquei com a impressão que ele é mais "esticado" do que o anterior. Nota-se que uma vez rodando, ele atinge velocidade com maior facilidade sem berrar. Porém o outro motor saía em segunda marcha até em subidas, e de tão forte, proporcionava usar a 1ª marcha como se fosse reduzida.
São configurações diferentes, ou o motor (ou a bomba) está com algum problema?

Um abraço a todos

HERCILIO NETO

Elmer_Jeep
14/06/2009, 22:06
MB 608 sairam com motor OM 314
MB 709 sairam com motor OM 364

Será que vc não comprou um 364 ?

[]'s

Lucas Nassif
14/06/2009, 22:07
Se o motor foi retificado, é normal ele ficar um pouco preso no início.
Outra coisa, o outro que fundiu tinha bomba aberta? Se sim, tá aí a diferença no desempenho.

guilhermeabreu
14/06/2009, 22:30
Pelo que entendí , ele relata que o motor que comprou anda mais do que o antigo , e tem menos força na saída em 1ª marcha , mas atinge velocidade mais alta mais rápido .

Pode ser que ele comprou um OM364 ( 709 ) e não um OM314 ( 608 ) .

Lvedovello
14/06/2009, 22:32
Hercílio, boa noite.

Se não me engano lí aqui no forum que existem os motores "609", que seriam uma versão anterior ao 709. A minha viatura tem este motor e estas características que vc mencionou, consigo arrancar em 2ª marcha mas tem que controlar bastante na embreagem. O ano dela é 89.

Porém como não sou expert em mecânica ficamos dependendo da confirmação de algum colega aqui do forum.

Grande abraço!

Lucas Nassif
14/06/2009, 22:37
Se não me engano, os últimos 608 não eram chamados de 609, e sim de 708!!

valeriano
15/06/2009, 00:10
Se não me engano, os últimos 608 não eram chamados de 609, e sim de 708!!

Pelo que li pelo forum, os ultimos eram 708 mesmo e vinham com motor OM314-S, que é ligeiramente diferente do OM314. Acredito que seja como a diferença entre o OM364 (MB709) e o OM364-LA (MB710). O OM364-LA é bem mais forte! Inclusive um cara daqui do forum tem esse motor na Band dele e disse que é o bixo.

elmestizo
15/06/2009, 08:35
ops..

Existem vários motores OM-314. Procurei aqui e não achei uma listinha com todos eles..

Os primeiros, não tinham no bloco o compressor... e os ultimos, que tem a nomenclatura de 314-S, são quase um Om-364.

Vou caçar por aqui e enviar.

Abrass

Francisco Bicalho
15/06/2009, 11:13
LM

O 314S não é mesmo 'quase um 364'; é um 314, pois existe uma diferença de quase 200 cc entre um e outro, e o 314S bebe óleo bonitinho como qualquer 314, o que não acontece com o 364. Eu tive um 314S e ele não se compara com o 364 em performance, nível de ruído, economia etc. Com relação ao motor novo do Hercilio estar mole, ou fraco, acho que a sugestão do Lucas é acertada, inclusive porque, muitos motores que são retificados, quando o bombista prepara a BI para esse motor ele fecha o débito para o motorista não poder forçar o motor até que ele amacie.

Com relação ao 364-LA, existem duas versões desse motor, e ninguém na Mercedes sabe explicar a razão. O LA do 710 tem 122 hp, e o LA do 914 tem 140 hp.

O Hercilio, se puder mandar uma foto desse motor, vai ajudar a esclarecer. Só acho bom demais pra ser verdade ele ter comprado um 314 e recebido um 364.

Chico

mecamaniaco
15/06/2009, 15:53
Ola colega,

Tambem tive a mesma sensacao, andei na band do meu mecanico e achei ela extremamente amarrada e sem torque. Minha band tem um Om 314 do 608 mesmo pois o original era o velho OM 324.

Talvez seja alguma diferenca no ponto de injecao. Meu motor esta com o ponto bem adiantado, faz mais barulho q o motor do meu mecanico + tem bem mais forca.

valeriano
15/06/2009, 17:24
Com relação ao 364-LA, existem duas versões desse motor, e ninguém na Mercedes sabe explicar a razão. O LA do 710 tem 122 hp, e o LA do 914 tem 140 hp.

Essa eu não sabia. Engraçado que vejo raríssimos MB914 rodando por aí. Em compensação MB710 tem mais que fusca! O MB914 foi descontinuado?

Outra dúvida é se é possível comprar o motor direto na fábrica da MB. Penso em um dia trocar o motor da minha Band pelo do 710 (ou do 914), mas queria um motor zerado. Mandei um email pro sac da MB, mas não me retornaram.

hercilio.neto
15/06/2009, 19:10
Olá Pessoal,
Que legal que todos opinaram.
Vou postar fotos do motor, talvez ajude a esclarecer.
Tenho certeza que é um 608. Comprei o motor na Toyocap e lá tinha 709 também (bem mais caros, aliás).
Esqueci de mencionar que troquei também o filtro de ar, coloquei o filtro do motor 14b que é de papel - li em outro tópico, que o filtro pode influenciar no rendimento.
O motor tem uma plaquinha cuja numeração deverá ser registrada no detran - Vou tirar foto também, talvez ajude a esclarecer minhas dúvidas.

Um abraço a todos

HERCILIO NETO

Horacio Balero
15/06/2009, 19:59
Estimados amigos como sabran con mi hermano tenemos dos Bande, el mio es 79 con el motor OM 314 sin hidrobacuo y el de mi hermano es 81 con hidrobacuo, los motores externamente son identicos salvo la posicion del filtro de aceite, pero en rendimiento son bien diferentes, el mio sale en segunda de cualquier sitio y sin necesidad de hacer patinar el embrague, pero el de mi hermano no, incluso le abrimos la bomba a ver si era eso, mejoro bastante mas no es lo mismo, ademas en ese entonces mi motor estaba casi fundido y comia bastante mas aceite que el suyo, supongo que tal vez tengan alguna diferencia de configuracion estos motores.

Un abrazo, Horacio Balero, Bandei larga azul (Gaya)

estyvybeykr
15/06/2009, 20:51
LM

Chico

Chico o motor do MB 710 Plus é na verdade um 364 mecânico, já os MB 914 e 915, são motores eletrônicos.

Francisco Bicalho
15/06/2009, 21:19
Chico o motor do MB 710 Plus é na verdade um 364 mecânico, já os MB 914 e 915, são motores eletrônicos.
Eu acabei de estacionar ao lado de um 914 nessa sexta feira e o motorista me falou que a bomba é mecânica. Foi curioso, porque comparamos os motores do caminhão, que era um baú bem grande com o meu jipe curto, e a única diferença era no coletor de admissão, que no 914 tem um braço de alumínio comprido (acho que é igual ao da 710) e no meu eu usei um coletor que tem uma boca de 80 mm curta, que ficou com essa cara da foto.

O 364-LA da 914 é praticamente idêntico ao 364-A da 912, que não tem o intercooler. Devo visitar uma concessionária M-B semana que vem, e vou ver se arranco uma informação mais concreta deles sobre a diferença entre esses motores, e o porque de dois motores diferentes terem a mesma nomenclatura.

Abraço;
Chico

Lucas Nassif
15/06/2009, 22:14
Sobre o OM364, pelo que sei é o seguinte:

709 e 710/910 (364) - aspirado
912 (364 L) - turbo
914 e 915 (364 LA) - turbo intercooler

mecamaniaco
15/06/2009, 22:44
O 710 e 910 ja sao turbinados....... Soh o 709 que eh aspirado......

Francisco Bicalho
16/06/2009, 11:10
Sobre o OM364, pelo que sei é o seguinte:

709 e 710/910 (364) - aspirado
912 (364 L) - turbo
914 e 915 (364 LA) - turbo intercooler
Lucas, não é isso não.

Lembrando que o primeiro número é a tonelagem de carga, e o segundo é o comprimento do chassis: 710 (7 toneladas 10 metros chassis)

MB 608 - OM 314 aspirado (85 hp)
MB 709 - OM 364 aspirado (90 hp)
MB 710 - OM 364-LA turbo/intercooler (115 hp)
MB 912 - OM 364-A turbo (122 hp)
MB 914 - OM 364-LA turbo/intercooler (140 hp)

Agora, não me pergunte porque o 364-LA do 710 e o 364-LA do 914 tem o mesmo nome porque são motores diferentes com potências diferentes que levam pesos diferentes. O 364-A tem mais potência que o 364-LA do 710.

Numa postagem anterior acima eu havia mencionado que o 364-LA tinha 122 hp, mas na verdade é o 364-A (da 912) que tem 122 hp, o LA da 710 só tem 115 hp.

Allan:

-"Essa eu não sabia. Engraçado que vejo raríssimos MB914 rodando por aí. Em compensação MB710 tem mais que fusca! O MB914 foi descontinuado?"

Foi descontinuado e substituído pela série 915 e pela séria "Accelo" que são eletrônicos, mais modernos. Só que pra gente, que usa carro em trilha esses motores electrônicos, com bomba eletrônica, não funcionam bem. Esses motores eletrônicos foram feitos para rodar em asfalto no mesmo giro, e bomba eletrônica em trilha é dor de cabeça, pelo menos é o que dizem os bombistas com quem conversei.

Abraços;
Chico

valeriano
16/06/2009, 15:49
O 915 não tem motor OM364-LA. O motor dele é OM904 LA, turbo intercoooler, de 150cv e 59mkgf de torque. Na brochura não diz nada sobre ele ser eletrônico. Acredito que não seja.
http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/tradicional_915E.pdf

Allan Nielsen
16/06/2009, 16:07
Lembrando que o primeiro número é a tonelagem de carga, e o segundo é o comprimento do chassis: 710 (7 toneladas 10 metros chassis)

Chico

Chico,
acho que vc esta enganado, o significado da numeração dos Mercedes é peso bruto e potencia do motor. Ex:
608 - 6 ton e 8x hp
709 - 7 ton e 9x hp
etc

abs

Francisco Bicalho
16/06/2009, 17:47
Obrigado Allan, haviam me passado essa informação errada num outro site, e eu nem pensei duas vezes. Como nunca medi o comprimento de cada caminhão, fiquei na ignorância.

Com relação ao OM 904-LA, eu não conhecia, mas parece que é eletrônico:

http://www.sae.org/technical/papers/960057

Você tem alguma noção do porque desses dois 364-LA (710/914) terem tanta diferença em potência?

Abraço, e obrigado mais uma vez;
Chico

valeriano
16/06/2009, 18:59
Obrigado Allan, haviam me passado essa informação errada num outro site, e eu nem pensei duas vezes. Como nunca medi o comprimento de cada caminhão, fiquei na ignorância.

Com relação ao OM 904-LA, eu não conhecia, mas parece que é eletrônico:

http://www.sae.org/technical/papers/960057 (http://www.sae.org/technical/papers/960057)

Você tem alguma noção do porque desses dois 364-LA (710/914) terem tanta diferença em potência?

Abraço, e obrigado mais uma vez;
Chico

Não faço idéia do motivo dessas diferenças, mas com certeza na próxima vez que for visitar o meu eletricista ou o meu moleiro, vou parar na MB (que fica a 2 quarteirões de ambos) e tirar varias duvidas. Inclusive pq eu ainda quero saber se é possível comprar apenas o motor, diretamente na fábrica, ou se ele não é vendido separadamente. Dependendo do preço, vale mais a pena vender o meu OM364 original, que está com 200.000km e colocar debaixo do capô um OM364-LA zerado, fresquinho da fábrica, do que turbinar e intercoolar o meu.

Francisco Bicalho
16/06/2009, 22:12
-"Não faço idéia do motivo dessas diferenças,"

ôpa, acho que está havendo uma confusão com dois Allan. A pergunta tinha sido pro Nielsen, que me esclareceu, e educou com a informação sobre a nomenclatura dos números em cada modelo dos caminhões Mercedes.

A galera da São Vicente M-B em Itaipava, Petrópolis não soube me responder a dúvida entre o LA da 710 e o LA da 914.

-"Dependendo do preço, vale mais a pena vender o meu OM364 original, que está com 200.000km e colocar debaixo do capô um OM364-LA zerado, fresquinho da fábrica, do que turbinar e intercoolar o meu."

Allan, com relação a compra de um motor inteiro na Mercedes, com certeza isso pode ser feito, mas, acho que vai ficar ridiculamente caro. Só para você ter uma idéia, o intercooler Garrett original do LA custa R$ 4.500 novo. Imagina o resto do motor...

Allan, você instalou os Super Break Disk do seu carro em que mecânico?

Chico

valeriano
16/06/2009, 22:30
ôpa, acho que está havendo uma confusão com dois Allan. A pergunta tinha sido pro Nielsen, que me esclareceu, e educou com a informação sobre a nomenclatura dos números em cada modelo dos caminhões Mercedes.

Eita, nem notei que tinha outro Allan no tópico. :mrgreen:
É por isso que me cadastrei como Valeriano. Afinal Allan é bem mais comum que Valeriano. Mas como volta e meia aparece gente que me conhece de fora do forum e me chama de Allan aqui tb, acabei confundindo.

Allan, com relação a compra de um motor inteiro na Mercedes, com certeza isso pode ser feito, mas, acho que vai ficar ridiculamente caro. Só para você ter uma idéia, o intercooler Garrett original do LA custa R$ 4.500 novo. Imagina o resto do motor...

Bom, pra perguntar não paga né? hehehe

Allan, você instalou os Super Break Disk do seu carro em que mecânico?

Chico

Vou assumir que essa pergunta é para o Nielsen, afinal não tenho Super Break Disk na minha Band.

hercilio.neto
18/06/2009, 19:55
Estou anexando fotos do motor do meu jipe.
Na plaquetinha lê-se OM 314.
Na aparencia não se diferencia muito do motor anterior.

HERCILIO NETO

Francisco Bicalho
18/06/2009, 20:15
É isso aí Hercilio, é o 314 mesmo que é um excelente motor. Com filtro de ar seco, melhor ainda. Amacie ele com carinho, troque o óleo do motor nos primeiros 1.000 km, depois a cada 5 mil, e aos 10 mil km leve a bomba para abrir o débito, vai ficar normal como qualquer 314 novo, e vai andar muito bem.

Dica para amaciar. Não force com giro muito baixo, dirija como se você fosse uma senhora idosa, mas, de vez em quando, mete o pé na lata e dá uma esticada numa reta, para o motor ir soltando. Tem gente que sugere o amaciamento para se evitar manter o mesmo giro em estradas durante muito tempo, por exemplo, acelerar em quarta até 2.500 rpm, e tirar o pé até o carro cair de velocidade, de 90 km/h até 60 km/h, depois fazer tudo de novo. O importante é não levar peso demais, e subir pirambeiras forçando o motor em giro baixo. De qualquer forma, um motor diesel recém reformado precisa ser amaciado no capricho.

Abraço, e felicidades com o seu OM 314 novo;
Chico

hercilio.neto
24/06/2009, 20:45
Chico, obrigado pelas dicas.

Vou seguir suas recomendações

HERCILIO

Julio Militão
22/11/2009, 17:14
Caros Companheiros,

Ressucitando o tópico,...

Tambem estou interessado em fazer um upgrade no motor da binha Band, fiz uma pesquisa no website da Mercedes Benz, nos folders dos caminhões, e construí a tabela em anexo. Meu interesse é em adquirir um OM 364 LA completo zerado. Pela internet não encontrei nenhum fornecedor que me esclarecesse algumas dúvidas sobre os modelos.

dalmo cruz torres
22/11/2009, 23:58
Tenho um amigo mecânico que usa um 608 na camionete dele. Olha, não parece um 608, a camionete é um canhão! Até o ronco do motor é diferente, um ronco mais encorpado...bonito. Uma vez eu conversei com ele sobre esse motor e me lembro que ele disse que usou outro pistão no motor, de um caminhão mercedes, e que também mudou o avanço da bomba injetora. se vc quiserem eu posso procurá-lo para pegar a receita.

bebetobandeira
24/11/2009, 16:47
Tenho um amigo mecânico que usa um 608 na camionete dele. Olha, não parece um 608, a camionete é um canhão! Até o ronco do motor é diferente, um ronco mais encorpado...bonito. Uma vez eu conversei com ele sobre esse motor e me lembro que ele disse que usou outro pistão no motor, de um caminhão mercedes, e que também mudou o avanço da bomba injetora. se vc quiserem eu posso procurá-lo para pegar a receita.

Grande Dalmo, ñ te conheço pessoalmente mas sinto-me com liberdade pra dizer: arruma esse esquema aí q a gente vai poder testar e verificar a capacidade desse neomotor, hehehe!!!

Abração!

Bebeto Bandeira.

bebetobandeira
24/11/2009, 16:53

Grande Dalmo, ñ te conheço pessoalmente mas sinto-me com liberdade pra dizer: arruma esse esquema aí q a gente vai poder testar e verificar a capacidade desse neomotor, hehehe!!!

Abração!

Bebeto Bandeira.

dalmo cruz torres
24/11/2009, 21:46
Bebeto, vou falar com ele e retorno.

bebetobandeira
24/11/2009, 22:12
Ok Dalmo, de já te agradeço. Apesar do meu OM 314 estar bom, uma configuração mais arrojada é sempre bom, hehehe!

Abraço!

Bebeto Bandeira.

Julio Militão
24/11/2009, 23:52

Dalmo,

Não seria o que Elmer_Jeep postou em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=113254&postcount=46? Neste tópico se discutia como "turbinar" o OM314 "por dentro".

Um abraço

dalmo cruz torres
25/11/2009, 12:08
Júlio, não sei se é igual ao que o Elmer postou, lembro que já lí essa receita do Elmer, mas não me lembro nem dela nem a receita desse meu amigo...vou confirmar.

dalmo cruz torres
25/11/2009, 15:51
Júlio, acho que é o que o Elmer falou mesmo, vc tem razão. Então Bebeto, dá uma olhada no tópico indicado pelo Júlio que tem tudo, até melhor do que eu poderia explicar.

bebetobandeira
28/11/2009, 12:05
Júlio, acho que é o que o Elmer falou mesmo, vc tem razão. Então Bebeto, dá uma olhada no tópico indicado pelo Júlio que tem tudo, até melhor do que eu poderia explicar.

Ok Dalmo, já localisei e achei o bicho!

Byby!

Bebeto Bandeira.

Julio Militão
28/11/2009, 21:28
Turma,

Fui hoje na concessionária da Mercedes Benz aqui em Porto Velho e perguntei o preço do motor OM364LA, eles tinham o parcial (bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabraquim, bomba de óleo), ou seja sem a bomba injetora, sem os coletores de admissão e escape, e sem o carter. O valor que eles me passaram foi de , com desconto, R$11.000,00.
Pedi o valor da bomba injetora, porem, não tinham para cotar.

Um abraço a todos

bebetobandeira
28/11/2009, 22:17
Turma,

Fui hoje na concessionária da Mercedes Benz aqui em Porto Velho e perguntei o preço do motor OM364LA, eles tinham o parcial (bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabraquim, bomba de óleo), ou seja sem a bomba injetora, sem os coletores de admissão e escape, e sem o carter. O valor que eles me passaram foi de , com desconto, R$11.000,00.
Pedi o valor da bomba injetora, porem, não tinham para cotar.

Um abraço a todos

Eh JÚLIO, talvez o mais sensato mesmo seria localizar um motor usado, mas revisado e com garantia, o q surtiria quase o mesmo efeito do novo, hehehe!

Abraço!

Bebeto Bandeira.

:idea:

Julio Militão
11/12/2009, 20:54
Eh JÚLIO, talvez o mais sensato mesmo seria localizar um motor usado, mas revisado e com garantia, o q surtiria quase o mesmo efeito do novo, hehehe!

Abraço!

Bebeto Bandeira.

:idea:

Estive em Belo Horizonte (08/12/2009) em uma concessionária Mercedes Benz, valor com desconto: R$7.000,00,
Tá ficando interessante:
Porto Velho: R$11.000,00
Belo Horizonte: R$7.000,00

Será que a bomba injetora e os coletores de admissão e escape, carter etc, são os mesmos do OM 364 comum?

André CO
11/12/2009, 22:22
Qual a difereça do 608-D para o 608-E? Tem mais algum?
abs

Julio Militão
12/12/2009, 10:08
Qual a difereça do 608-D para o 608-E? Tem mais algum?
abs

Essa eu não sei, mas vale a pena lembrar que 608 é o código do caminhãozinho da Mercedes Benz.

Abs

Francisco Bicalho
12/12/2009, 10:13
608 é um modelo de caminhão da Mercedes-Benz. o 6 representa o peso que carrega, nesse caso 6 toneladas e o 8 a potência do motor, 83 hp do OM-314. As siglas devem ter sido referência do próprio caminhão. Acho que o D representava 'diesel' já que o 608 foi o primeiro caminhão pequeno com motor à diesel no Brasil. O E eu não sei. "eletrônico" é que não deve ter sido...

André CO
12/12/2009, 20:57
Essa eu não sei, mas vale a pena lembrar que 608 é o código do caminhãozinho da Mercedes Benz.

Abs

É, estou me referindo ao caminhão mesmo...
abs

edwint
16/07/2010, 12:20
os motores tem relação com ano de fabricação dos veículos? no caso da band, alguem informa qual ano usou qual motor?

Lucas Nassif
16/07/2010, 13:15
Até 89~90: OM-314
De 90 até 94: OM-364 (IMHO o "the best" :mrgreen:)
De 95 até 2001: Toyota 14B

Fe_jipeiro
16/07/2010, 13:30
Opa Lucas .. blza??

Somente complementando com mais detalhes, baseado em um histórico que achei:

Até 1ºsemestre de 89: OM-314 (MB 608 )
Do 2º semestre de 89 até o 1º de 90: OM-314S (MB708 )
Do 2º semestre de 90 até o 1º de 94: OM-364 (MB709)
Do 2º semestre de 94 até 2001: Toyota 14B

Sem contar as variações antes de 81, que tinha modelos com ou sem vela aquecedora. Se não me engano os modelos de vela aquecedora foram de 70 até 77.

Abs ...

Amadeus_band
16/07/2010, 23:51
Felippe, acho que os OM 314-S, começaram já em 88, pois a minha Band já possui esse motor, e se eu não estou enganado, foi retirada da consecionária em julho de 1988!

Guiga Tostes
17/07/2010, 01:36
Felippe, acho que os OM 314-S, começaram já em 88, pois a minha Band já possui esse motor, e se eu não estou enganado, foi retirada da consecionária em julho de 1988!

Que luxo ter uma Band na garagem desde zero:palmas::palmas::palmas:

Muito bom!!!!

Abrs

Amadeus_band
17/07/2010, 01:59
Na verdade ela foi comprada em 94, se eu não me engano :oops:
Bem que eu queria que ela estivesse na família desde zero!:(
Eu sei da data porque está no manual, hehehe.
Bom, não foi zero mais foi de 1° dono, hehehe.

Fe_jipeiro
17/07/2010, 08:04
Legal Amadeus !!

Show !! Obrigado pela correção ... Possivelmente a sua entao deva ser modelo 89 ... ou é 88/88?

Vlw...

Abs ...

Guiga Tostes
17/07/2010, 21:56
Na verdade ela foi comprada em 94, se eu não me engano :oops:
Bem que eu queria que ela estivesse na família desde zero!:(
Eu sei da data porque está no manual, hehehe.
Bom, não foi zero mais foi de 1° dono, hehehe.

Tá valendo, o importante é que ela é sua, e pegou muito nova!!!:concordo:

Abrs

Raz
21/07/2010, 21:32
Boa noite aos foristas,
quanto aos diversos tipos de OM-314, estava notando no OM-314 que roda na Veraneio do meu pai e percebi algumas diferenças dele no que costumo ver nas fotos do fórum, ele tem a tampa de válvulas sem a tampa de óleo, que fica montada sobre a engrenagem da bomba injetora, e o filtro de óleo dele não é daqueles de papel, é um filtro grande e metálico, com uma tela bem fininha e axo que esse filtro não precisa ser trocado regularmente.

Axo que essa diferença se deve ás aplicações que este motor tinha, pelo que tenho certeza esse motor era usado nos MB 608 e nas admiradas Toy Band, mas axo que ele também foi utilizado como gerador e em tratores, segundo meu pai, numa visita à oficina, ele disse que tinha um OM-314 sendo retificado e que ele era de um trator CBT. Alguma vez axo que li na internet que esse motor foi utilizado primeiramente como gerador e por ele ser economico e robusto ele passou a ser utilizado nos 608, mas não tenho certeza dessa informação. Será que alguém conhece realmente a história desse, ao meu ponto de vista, motor indestrutível ? :D

Coloquei a foto do OM daqui de casa para ilustrar, detalhe da tampa de óleo embaixo da bomba de DH.

BLANCO
21/07/2010, 22:03
Boa noite , so reforçando a historia , tenho esta ai da foto somente a 22 anos , com ela conheci minha mulher , namorei , noivei , casei , lua de mel e os filhos com 12 anos e gemeos de 7 e ainda na ativa diaria , ja faz parte da famila

PS : tenho a nota fiscal de compra da mesma .

Menezes SP
22/01/2012, 22:11
Amigos, boa noite. Como não tenho experiência, gostaria de saber como faço para confirmar se o motor abaixo é o 364 ou o 364-LA? Abraços. Menezes
329230

Fe_jipeiro
23/01/2012, 18:27
Menezes,

Na plaqueta do motor, vem escrito qual versão é.... essa plaqueta tanto está na tampa de valvulas, qto na parede do bloco do lado do motorista....

Visualmente, é dificil definir... pois o bloco praticamente é identico.... muda algumas coisas, tipo coletor de admissao, respiro da tmapa de valvulas..... apesar q o motor pode estar preparado por dentro, sendo 364LA...

Aparentemente, esse motor da foto é um 364 que foi turbinado....

Abs...

Menezes SP
24/01/2012, 10:10
Bom dia Felippe,

Muito obrigado, sua informação veio a confirmar o que já tava desconfiado. O motor é o da agora minha branquela (pickup CD, 94). O vendedor me falou que o motor foi trocado por um do mercedinho 710 (presumi que seria o LA), mas ele não soube dizer se era.

Havia visto a plaqueta na segunda (ela esta pintada) mas dava para ver gravado em baixo relevo apenas 364 (ponderei isso na compra e para não ficar chateado depois assumi que é um 364 na esperança, quem sabe, de ser o LA), ele ficou de mandar as notas de compra do motor (se é que vai encontrar...rsss...duvido, mans...).

Passei por um mecânico recomendado por um Toyoteiro da cidade onde ela estava e em uma vistoria e depois de dar uma volta disse que o conjunto mecânica e de transmissão estava muito bom, mas não soube falar se era 364 ou 364LA. Aproveitei e fiz com ele a troca de óleo, filtros e da bomba manual de sangramento do diesel que estava estragada (R$ 34,00, ainda bem que era um MB e a peça achou fácil).

Viajei pela primeira vez com ela ontem (na volta da compra), foram 407 km de asfalto em 5 horas, deu para curtir muito com a família que estava junto). Para o que conhecia a respeito (nada, kkkk) o motor tá sobrando (ficaria melhor com um alongamento um dos próximos passos, antes: regular freio de mão - ela tá com os quatro a disco mas o freio de mão que já estava fraco agora nada (andei com o freio puxado, me senti um orelhudo), trocar retentor do câmbio c/ pequeno vazamento, barulho da caixa de direção e outros para verificar - na saída estava sem barulho, na chegada com a vibração começou a parecer vários que vou estar vendo, odômetro que não funciona, enfim...muita diversão).

Bom, vou aprofundar nessa questão do motor se são as peças internas trocadas ou se era papo de vendedor e posto novidades depois.

Bom agora não sou mais um sem Band. Agora é por a mão na graxa !

Abs.

Menezes

Dimasi
24/01/2012, 12:47
Menezes, parabéns pela Band. Essa safra é a mais desejada entre os toyoteiros. Quanto ao freio de mão, ou vc compra um kit com freio a disco, ou esquece. Como vc falou, é mão na graxa.
Abs

hercilio.neto
24/01/2012, 23:19
Me parece que o 364 LA é um motor preparado para turbinar e é original do Mercedes 912. Nunca equipou as Bands.
A configuração da sua Band é igual a da minha. Saiu com motor OM364 e 5 marchas (originais do ano 93 e alguns 94)
São carros muito desejados, procurei muito e encontrei o meu jipe. Para muitos (inclusive eu), é a melhor configuração.

maxdelta
25/01/2012, 11:58
Esse motor do anexo é um om364 q foi turbinado! A tampa de valvulas do om364la é ligeiramente arredondada! E possui outros detalhes mínimos na aparencia. Ele é diferente mesmo é "por dentro"!

chinelao4x4
15/02/2012, 20:33
ola a tds, abri o motor da minha toy que comprei veia...

necessito trocar os aneis , mancais e bronzina do mb 608, os meus pistoes estão bons, o cabeçote ja foi pra retifica, mais só achei pistoes pra vender, e ainda tem jg junta, alguem poderia me ajudar nisso ? onde encontrar, e ideia de valores ?

AlexandreStudart
16/02/2012, 12:50
ola a tds, abri o motor da minha toy que comprei veia...

necessito trocar os aneis , mancais e bronzina do mb 608, os meus pistoes estão bons, o cabeçote ja foi pra retifica, mais só achei pistoes pra vender, e ainda tem jg junta, alguem poderia me ajudar nisso ? onde encontrar, e ideia de valores ?

Chinelao, aqui em Goânia eu compro na Fortbraz, telefone (62)3271-4566, procura pelo Elias é um dos donos. Ele enviam pelo correios.

Mas tb dá uma olhada nestes saite:

TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : HILUX - Os melhores preos e promoes (http://www.tracaomania.com.br/produtos.php?cod_categ=50&pgi=0&pgf=12)
Gama 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/gama-4x4.html)
TOYOTA (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_busca.asp?categ_matriz=1&id_categoria=13099&cod=2434&idi=1&moe=304&oldpagina=2&oldpagina=3&oldpagina=4&oldpagina=5&pagina=6)

Boa sorte.

fabiano soriano
17/02/2012, 23:00
Fala aê Srs.

Afinal.....qual a diferença entre os motores 314 e o 314/S?

Resposta: um tem a barra e a letra "S" depois do número 314 e o outro não tem.....hehehe

Ninguém conseguirá responder essa enjoada pergunta?

Abrass

Fabiano

Dimasi
18/02/2012, 10:30
Se não me engano, a principal diferença é o n de canaletas dos pistões
abs

rcandiago
23/02/2012, 14:43
Pessoal
Tive uma band longa 1988 com motor 314-s. Ele tem 2 diferenças em relação ao 314, mas o que sei foi de conversa com mecanicos:
Pistões originais com 4 aneis (o 314 tem 5, e o 364, 3 apenas), uma modificação que foi abandonada pela mercedez pois o 4º anel estourava(aconteceu comigo), é raro de se ver para comprar o de 4 aneis, e
Avanço da bomba injetora no cabeçote, o que permite a instalação, no 314, do comando do 364la com mínimas alterações. No 314, o avanço na própria bomba, o que obriga a troca do avanço nos casos de se turbinar e colocar o comando turbo, o que, dizem, inviabiliza($$$) turbinar "por dentro", isto é, colocar aneis, pistões, comando e angulos de válvulas do motor 352 turbo (que é um 314 com 6 cil, turb de fabrica) no 314, ficando bem parecdo com o 364la . outra opção que dá mais giro no 314-s é colocar o comando do 364. Enfim, nem sei o que é exatamente o tal avanço, mas entendi que ele se liga no comando do motor e na bi, e no 314 é praticamente igual ao do 364, o que permite usar os comandos destes. Um mecanico da retificadora disse que o 314-s é meio caminho em direção ao 364, mas não se nota em desempenho, apenas em economia (dai o "s", segundo ele???). É o que sei.
Abs, Rafael

BONDCANA4X4
29/02/2012, 09:44
Olá pessoal,

Toda vez que olho uma Toyota bandeirantes ( modelo de carroecria das mais recentes ) me bate uma vontade de trocar minha L200 GLS 2000. Essas toyotas de cabine fechada são as que mais me cativam ... para mim são melhores que a Hilux sw. A minha vontade acaba quando começo a conversar com pessoas que tem pick ups como Hilux / L200 / Frontier / e toyoteiros bandeirantes porque as discussões são fervorosas no que diz respeito a qualidade dos motores. Na opinião de vocês, mais que especialistas no assunto, qual é o melhor motor diesel até o momento? As Bandeitantes ainda são fabricadas? São boas como as de antes? Digo isso porque hoje em dia se projeta/constroe um bem já pensando no prazo de validade, ( cadeia produtiva ), e se esse bem dura muito as vendas não tem muita saída, somente no início mas após...
Outra, com relação a segurança / procura por furto / mercado de peças e acessórios / seguro, em fim ... das Bandeirantes como é isso?

Obrigado pelo espaço dado e me perdoem se já existe um tópico a esse respeito. Moderador, fique à vontade para relocar se necessário, ok.

Bond.

Dimasi
29/02/2012, 12:19
Bom Bond
Pelo visto vc não entende muito de Band. Mas aqui é o lugar certo hehehe.
Para começar. Bandeirante não tem nada ha ver com Hilux, L200, Frontier etc... Band é jipe, outra categoria, como Troller, JPX, Engesa/Marrua etc... O que significa isso. Mais roubustes e valentia e menos conforto e mimos, desempenho voltado mais para o off road e menos para estrada.
O Bandeirante foi fabricado até 2001 e seguro só p os mais novos e mesmo assim caro. É um carro visado para desmanches, mas não para assalto de rua. Nunca soube de uma Band levada no trânsito a mão armada, já deixar estacionada na rua longe da vista, nem pensar. A manutenção é muito mais barata que qualquer picape ou SUV e peças se acha com facilidade em lojas especializadas, embora alguma coisa só em desmanche ou adaptações.
Até 93 os motores eram Mercedes, 94 em diante motor Toyota. Ambos são motores muiiiito duráveis, mas de concepção diferente dos que equipam as picapes atuais. São motores de caminhão ( os MB equipam esses caminhões pequenos da Mercedes e o toyota equipa caminhões e ônibus na América Latina e Ásia ), em suma motores de baixa rotação ( embora o 14b já seja considerado HSD ),
mais ásperos, com muita força e feitos para durar uma eternidade.
Resumindo, Bandeirante é um pequeno caminhão, não é um veiculo, mas um estilo de vida. Para ter uma, tem que gostar, meter a mão na graxa, estar sempre pensando em melhorias, saber conviver com suas "características" peculiares.
Vai tirando suas dúvidas e vendo o que realmente vc quer de uma viatura.
Abs
Fabiano

estyvybeykr
29/02/2012, 15:27
Bom Bond
Pelo visto vc não entende muito de Band. Mas aqui é o lugar certo hehehe.
Para começar. Bandeirante não tem nada ha ver com Hilux, L200, Frontier etc... Band é jipe, outra categoria, como Troller, JPX, Engesa/Marrua etc... O que significa isso. Mais roubustes e valentia e menos conforto e mimos, desempenho voltado mais para o off road e menos para estrada.
O Bandeirante foi fabricado até 2001 e seguro só p os mais novos e mesmo assim caro. É um carro visado para desmanches, mas não para assalto de rua. Nunca soube de uma Band levada no trânsito a mão armada, já deixar estacionada na rua longe da vista, nem pensar. A manutenção é muito mais barata que qualquer picape ou SUV e peças se acha com facilidade em lojas especializadas, embora alguma coisa só em desmanche ou adaptações.
Até 93 os motores eram Mercedes, 94 em diante motor Toyota. Ambos são motores muiiiito duráveis, mas de concepção diferente dos que equipam as picapes atuais. São motores de caminhão ( os MB equipam esses caminhões pequenos da Mercedes e o toyota equipa caminhões e ônibus na América Latina e Ásia ), em suma motores de baixa rotação ( embora o 14b já seja considerado HSD ),
mais ásperos, com muita força e feitos para durar uma eternidade.
Resumindo, Bandeirante é um pequeno caminhão, não é um veiculo, mas um estilo de vida. Para ter uma, tem que gostar, meter a mão na graxa, estar sempre pensando em melhorias, saber conviver com suas "características" peculiares.
Vai tirando suas dúvidas e vendo o que realmente vc quer de uma viatura.
Abs
Fabiano

É isso ae Bond faço das palavras do Fabiano as minhas proprias.
Ter uma Toyota e muito bom em excesso, mas ter uma Toyota Bandeirantes e ter um mundo inteiro a sua frente sem ter medo de desbravalo. E isso não tem preço KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Forte Abraço.

Estevão

BONDCANA4X4
01/03/2012, 00:21
Pessoal,

É... me lembro bem que o tio do meu pai tinha uma que ele andava pelos morros da fazenda da Caramuru em Sta Branca e ele a chamava de queixo duro porque reclamava muito do volante duro. Sempre dizia que a bichona trepidava muito e que de tempos em tempos ele a levava para dar reapertos na lataria. ( não sei se isso acontecia mesmo mas que só de vê-la funcionando já dava para perceber que o motor era forte mesmo ).
Eu tenho uma pick up L200 e gosto dela mas quando vejo uma toyota bandeirantes não consigo deixar de ter a vontade de ter uma.
Mas o que me da receio é a manutenção de uma BAND ser mais cara que o de uma L200 que eu já acho cara abeça.
Mas muito obrigado pelas informações dadas porque eu sou mesmo um leigo em Toyota Bandeirantes e um apaixonado também pois ela me passam robustez, segurança para ir e vir com ela de qualquer lugar.
Continuarei lendo os tópicos para aprender mais e, quem sabe um dia dá certo ( no tempo e dinheiro ) para eu ter uma.

Obrigado pessoal e fiquem com ELE!

Bond.

Dimasi
01/03/2012, 12:16
A manutenção da Band é muito mais barata que da Mit. É claro que se vc comprar uma com motor ou caixa ruim, vai gastar uma grana, mas isso vale para qualquer veículo.
As Bands chamadas de queixo duro, são as anteriores a 82 em que a primeira e a segunda não são sincronizadas e não tem reduzida.
Quando for procurar uma band, dê preferência as com DH, 5M e freio a disco ao menos na dianteira. Eu acho esses itens essenciais, depois vem AC, eixo flutuante, turbo e outras cositas... Para Vc ter uma idéia, a embreagem, a direção e o freio da minha são bem mais macios do que do Civic, meu carro de plástico.
Dá uma lida nessa matéria : Best Cars Web Site - Carros do Passado - Toyota Bandeirante (http://bestcars.uol.com.br/classicos/band-1.htm) conta toda a história da Band e as melhorias feitas ao lonfo dos anos.
Abs
Fabiano

BONDCANA4X4
03/03/2012, 09:44
Olhem !

Muito interessante este site Best Cars... já está em meus favoritos. Obrigado.

Bond.

Sergio c
10/02/2013, 11:37
608 é um modelo de caminhão da Mercedes-Benz. o 6 representa o peso que carrega, nesse caso 6 toneladas e o 8 a potência do motor, 83 hp do OM-314. As siglas devem ter sido referência do próprio caminhão. Acho que o D representava 'diesel' já que o 608 foi o primeiro caminhão pequeno com motor à diesel no Brasil. O E eu não sei. "eletrônico" é que não deve ter sido...
Bom dia, pelo que me passou um vendedor de caminhões e mecanico, a única diferença desses dois caminhões é que no motor do 608E tem um anel a menos nos pistões, portanto, mais propenso a dar problemas, "sopro no carter e posteriormente no respiro da tampa de valvulas e na vareta de óleo", sendo o melhor motor o 608D, pois ambas carregam o mesmo peso.

aguinel martins
12/02/2013, 08:12
Bom dia, pelo que me passou um vendedor de caminhões e mecanico, a única diferença desses dois caminhões é que no motor do 608E tem um anel a menos nos pistões, portanto, mais propenso a dar problemas, "sopro no carter e posteriormente no respiro da tampa de valvulas e na vareta de óleo", sendo o melhor motor o 608D, pois ambas carregam o mesmo peso.
estou prestes a retificar o meu e oi mec. falou pr eu trocar os pistões pelos que tem menos canaletas segundo ele da menos problemas, agora ficou a duvida.

AlexandreStudart
12/02/2013, 23:47

Sérgio, não sei se é verdade pq não vi, mas um cara me falou que o 608E - esse E indica que a ignição é eletrônica e não tem estrangulador, ou seja, ele liga e desliga na chave.

Elmer_Jeep
14/02/2013, 12:55
estou prestes a retificar o meu e oi mec. falou pr eu trocar os pistões pelos que tem menos canaletas segundo ele da menos problemas, agora ficou a duvida.

O pistão de 3 canaletas é melhor, no tópico abaixo tem algumas informações sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro-4.html#post113254

[]'s

junior888
14/02/2013, 17:17
Sérgio, não sei se é verdade pq não vi, mas um cara me falou que o 608E - esse E indica que a ignição é eletrônica e não tem estrangulador, ou seja, ele liga e desliga na chave.
nao, nao tem nada a ver... todo motor MB (OM-...) tem estrangulador para desligar... até o OM-364LA...

AlexandreStudart
15/02/2013, 00:20
nao, nao tem nada a ver... todo motor MB (OM-...) tem estrangulador para desligar... até o OM-364LA...

Junior, obrigado! Realmente eu não sabia.

junior888
15/02/2013, 23:27
Junior, obrigado! Realmente eu não sabia.
tranquilo, estamos aqui para aprender, hehehe

faggella
04/03/2013, 09:35
Ola pessoal !
Queria tirar uma duvida com vocês qual o sistema do maotor do 608 om314
Ele tem correa dentada ou é corrente de comando

Abraços

Att: Faggella

Sergioporto
04/03/2013, 09:40
Engrenagens!

faggella
04/03/2013, 09:52
Bom dia Sergio!
como seria a manutençao delas ? teria alguma quilometragem para serem subistituidas semelhantes as correas dentadas ou corrente ou nao tem nada haver

Sergioporto
04/03/2013, 10:24
Sem manutençao .Sistema nao tem nada á ver com correias ou correntes.

faggella
04/03/2013, 10:37
Beleza !
Então o motor e pau pra toda obra

Abraços

Att: Faggella

Elmer_Jeep
04/03/2013, 10:48
Bom dia Sergio!
como seria a manutençao delas ? teria alguma quilometragem para serem subistituidas semelhantes as correas dentadas ou corrente ou nao tem nada haver

não precisa de manutenção nem regulagem periódica.

faggella
04/03/2013, 12:57
Boa tarde Elmer!
Então motor quase não da manutenção motor bom esse bem diferente que os outros que tem kilometragem para troca de correas e etc....

Elmer_Jeep
04/03/2013, 14:52
Boa tarde Elmer!
Então motor quase não da manutenção motor bom esse bem diferente que os outros que tem kilometragem para troca de correas e etc....
Exatamente.
Motor de opala(4 e 6 cilindros) também é assim e alguns diesel chamados de Low Speed, MWM D, MWM X10, MWM SPRINT, PERKINS, MAXION S4, TOYOTA 14B, CUMMINS SÉRIE B.

faggella
08/03/2013, 20:50
Boa noite galera!

Qual o melhor oleo usar para o motor 314om da bande

Dimasi
08/03/2013, 21:16
Esse motor foi projetado para uso com lubrificantes que nem existem mais. Qualquer óleo atual é filé para ele. Seja mono viscoso ( 40 ) ou multi viscoso. Um muito usado com bom custo X benefício é o top turbo da BR ( 15w40 )

hercilio.neto
09/03/2013, 00:57
Esse motor foi projetado para uso com lubrificantes que nem existem mais. Qualquer óleo atual é filé para ele. Seja mono viscoso ( 40 ) ou multi viscoso. Um muito usado com bom custo X benefício é o top turbo da BR ( 15w40 )
Eu uso Ipiranga Brutus

Gezoni
13/12/2013, 16:23
Boa tarde,

O motor 14b não tem nada a ver com o 1 kzt né? Tenho uma f1000 gasolina e quero converter para diesel: qual seria melhor om364la, mwm x10, mwm229, 14b ou mwm sprinter 6cc? Alguém poderia me dar uma luz sobre as característica de cada um desses motores? Gosto de uma velocidade de cruzeiro de 120kmh. Obrigado

Dimasi
14/12/2013, 04:55
O 14b não tem nada haver com o 1 Kzt. Para o que vc quer ele tem que ser turbinado. O MWM X10 não saiu originalmente na F100 diesel? Isso é uma vantagem na hora de adaptar.

Elmer_Jeep
16/12/2013, 10:30
Boa tarde,

O motor 14b não tem nada a ver com o 1 kzt né? Tenho uma f1000 gasolina e quero converter para diesel: qual seria melhor om364la, mwm x10, mwm229, 14b ou mwm sprinter 6cc? Alguém poderia me dar uma luz sobre as característica de cada um desses motores? Gosto de uma velocidade de cruzeiro de 120kmh. Obrigado

São motores totalmente diferentes, mas pra uma F1000 o mais fácil pra adaptar entre estes seria o MWM-X10 pois saiu em algumas F1000 e tem estrutura semelhante aos MWM229, também será necessário um câmbio compatível pra aguentar o torque do motor.
Este motor é muito bom, um pouco pesado mas é muito durável pois raramente aparece um pra ser recondicionado e quando precisa de retífica pode ser reformado por completo.

[]'s

Ismael Reghin Filho
18/12/2013, 06:51
Oi gente.

Tenho 51 anos e trabalhei 25 anos em fazenda, dando manutenção em tudo quanto é tipo de máquina e/ou motor.
Exemplos:

f-1000 (vários modelos): motor mwm, bom desempenho e duráveis.

d-10: motor perkins, mais barulhento, trepidante, vaza um pouco, mas funciona até fundido.

Trator CBT (1105 com motor mercedez e 1090 com motor perkins): ambos duráveis. O perkins da fazenda funcionava fundido. Pra dar partida nele, tinha que amarrar outro trator e sair puxando no tranco, bem uns 100 metros. Daí ele pegava, ficava soltando aquela fumaça azul do perú, mas trabalhava o dia todo. Nos formigueiros, o cbt 1105 (motor mercedez) perdia força (pêso da grade dentro do formigueiro) e as vezes morria. O perkins não. As vezes o trator parava e se você não tirava o pé do acelerador, ele ficava, pú, pú, pú, pú, dava pra contar os pistões batendo, ele parado, fundido, e simplesmente não afogava. Muita força.

Trator de esterias FIAT AD7B: motor mwm, super durável.

Trator Massey-Ferguson: de novo o perkins.

Resumo dessa turma de motores mais antigos (mwm, mercedes, perkins): Alguns mais potentes outros menos, alguns mais barulhentos outros menos, alguns mais lisos outros mais trepidantes, alguns vazam menos outros mais. Mas de uma coisa tenho certeza, duram pra caramba. Tive motor em minhas mãos, com mais de 200.000km e em ordem. Pega uma dessas camionetes novas e tenta andar 200.000- 300.000 km? Tivemos um caminhão mercedes (1313) que rodou 375.000 km antes de fazer a primeira retífica. Tive um caminhão 1621 que tive que retificar com menos de 200.000km. Os motores antigos são mais duráveis e os modernos mais potentes.

Toyota Bandeirantes (motores mercedes e toyota): dos toyota não posso falar porque não conheço. Mas meu irmão teve, usava no nortão do MT e nunca reclamou. A minha é mercedes. Ela foi retificada pela primeira vez na fazenda, porque um primo meu, furou o radiador dela com uma vara (encostou de frente pra uma leira de paus) e não viu o radiador vazar toda a água, porque estava na terra fofa (gradeada). Quando saiu pra cidade com ela, não percebeu que estava esquentando. Andou 4 km dentro da fazenda, 11 km na estrada de terra e mais ou menos uns 1500 mt no asfalto, até ela travar o motor. Nem conseguiu sair direito pro acostamento. Conforme ela foi perdendo a força (no dizer dele), ele foi engatando marcha menor, hahaha... Na verdade os pistões tem grau de dilatação diferente do bloco e o que estava acontecendo é que o motor estava travando (cilindros ficando apertados dentro dos pistões). Foi retificado e rodou mais uns 15 anos ou mais, não me lembro. Quando reformei a 4-5 anos atrás, fiz uma nova retífica e hoje ele está com 16.000km. Gente, tenho motor pra mais dois séculos!!! É só fazer duas coisas bem básicas: não faltar óleo e água.

Sugiro uma idéia: colocar campainha na cebolinha da pressão do óleo e na da água. Meu cunhado trocou o óleo da f-1000 (mwm) dele, antes de viajar. Assim que saiu na estrada olhou no espelho retrovisor interno e viu uma marca brilhante no asfalto. Parou pra olhar e o funcionário do posto tinha esquecido de apertar o filtro de óleo, que estava vazando. Se ele não vê o rastro de óleo, o mesmo ia acabar e o motor por falta de lubrificação ia esquentar/fundir. Ia ficar dependendo dele dar uma olhada nos relógios, mas poderia ser tarde. Um amigo meu tinha um caminhãozinho Vw 6-90 que tinha essa campainha. Mandei colocar nas máquinas da fazenda, na época. Se dava algum problema na pressão do óleo ou na temperatura da água, a bichinha apitava.

P.S. em algum lugar ai pra trás falaram sobre o ano do MB 314-S. Só pra ilustrar, minha Band Mafiosa é 87, original de fábrica e o motor dela é o 314-S.

emschas
16/09/2019, 15:16
Pessoal, onde encontra esta campainha para as cebolinhas aí que o Ismael falou?
Qual é o nome para encontrar na internet?

Sergio c
16/09/2019, 17:21
Acredito que seja deste tipo. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684328737-medidor-temperatura-bloco-motor-cabecote-carro-digital-tb10-_JM?quantity=1#position=3&type=item&tracking_id=da4ac38e-a42e-459b-a711-fe065a1d0181
Pessoal, onde encontra esta campainha para as cebolinhas aí que o Ismael falou?
Qual é o nome para encontrar na internet?

emschas
16/09/2019, 18:41
Oi Sergio! Muito obrigado por responder. Este eu até já conhecia mas pelo relato do Ismael tive a impressão de ser uma campainha menos eletrônica, uma coisa mais simples e consequentemente menos sujeita a falhas. Pelo jeito eles usaram estas campainhas há muitos anos, antes de lançarem estas mais modernas. É a minha impressão, posso estar errado.
Tem também a campainha da pressão do óleo. Se realmente existirem estes dispositivos mais simples e mais em conta seria bem interessante.

Sergio c
16/09/2019, 20:37
Tb pode ser aquele sistema conhecido por "vigia", que eu vi instalado em motores estacionários(bombas de irrigação), que ficam ligados e o proprietário se afasta bastante tempo do motor. É um sistema simples que se subir as temperatura do motor ou baixar a pressão do óleo, esse sistema ativa uma solenoide e corta o diesel na hora, não deixando o motor explodir, pois há não ninguém por perto p controlar a temperatura e a pressão do óleo do motor, geralmente instalado longe das lavouras e perto de rios.
Oi Sergio! Muito obrigado por responder. Este eu até já conhecia mas pelo relato do Ismael tive a impressão de ser uma campainha menos eletrônica, uma coisa mais simples e consequentemente menos sujeita a falhas. Pelo jeito eles usaram estas campainhas há muitos anos, antes de lançarem estas mais modernas. É a minha impressão, posso estar errado.
Tem também a campainha da pressão do óleo. Se realmente existirem estes dispositivos mais simples e mais em conta seria bem interessante.

Sergioporto
16/09/2019, 21:36
Tb pode ser aquele sistema conhecido por "vigia", que eu vi instalado em motores estacionários(bombas de irrigação), que ficam ligados e o proprietário se afasta bastante tempo do motor. É um sistema simples que se subir as temperatura do motor ou baixar a pressão do óleo, esse sistema ativa uma solenoide e corta o diesel na hora, não deixando o motor explodir, pois há não ninguém por perto p controlar a temperatura e a pressão do óleo do motor, geralmente instalado longe das lavouras e perto de rios.
Uso na minha uma cigarra ,tipo alarme sonoro,encontra em qualquer loja de elétrica .Uso na pressão de óleo com cebolinha do volks .Enquanto pressão de óleo não sobe fica "berrando" nos ouvidos. Se pressão cair abaixo de 1 kg ela aciona.Na temperatura coloquei relógio mecânica mas estou bolando ambém colocar cigarra.
Muito tempo atrás colocava em ônibus com motor traseiro ,sistema se caísse pressão de óleo ou aumento de temperatura cortava o diesel na hora.E no painel do ônibus tinha um pequeno console ,tipo um isqueiro ,em tamanho lógico ,que motorista passava o dedo e desbloquava o sistema até parar num local seguro.Tenho ainda uma das válvulas na minha toy.
Se o irmão do alheio tentar fazer pegar no tranco ,pressão de óleo subindo ,corta o diesel.isto com todo sistema ligado à parte da elétrica principal.
Trabalhei muitos anos com grupo geradores ,Scania,mwm,cummins que usam até hoje o sistema mencionado de cortar diesel se cair´pressão de óleo ou subir temperatura mas usam uma solenoide no acelerador para isso.Também estou bolando o sistema para a toy mas problema é o apagador por cabo.No 14 B é barbada.

Sergio c
17/09/2019, 10:04
Boa explicação xará.
Uso na minha uma cigarra ,tipo alarme sonoro,encontra em qualquer loja de elétrica .Uso na pressão de óleo com cebolinha do volks .Enquanto pressão de óleo não sobe fica "berrando" nos ouvidos. Se pressão cair abaixo de 1 kg ela aciona.Na temperatura coloquei relógio mecânica mas estou bolando ambém colocar cigarra.
Muito tempo atrás colocava em ônibus com motor traseiro ,sistema se caísse pressão de óleo ou aumento de temperatura cortava o diesel na hora.E no painel do ônibus tinha um pequeno console ,tipo um isqueiro ,em tamanho lógico ,que motorista passava o dedo e desbloquava o sistema até parar num local seguro.Tenho ainda uma das válvulas na minha toy.
Se o irmão do alheio tentar fazer pegar no tranco ,pressão de óleo subindo ,corta o diesel.isto com todo sistema ligado à parte da elétrica principal.
Trabalhei muitos anos com grupo geradores ,Scania,mwm,cummins que usam até hoje o sistema mencionado de cortar diesel se cair´pressão de óleo ou subir temperatura mas usam uma solenoide no acelerador para isso.Também estou bolando o sistema para a toy mas problema é o apagador por cabo.No 14 B é barbada.

emschas
17/09/2019, 10:40

Me parece muito bom este esquema. Tem como você enviar uma foto da cigarra pra gente ver como ela é? Ou talvez um link no mercado livre pra gente ver a peça e o nome.

Sergioporto
17/09/2019, 12:18
Não precisa comprar no mercado livre .Como tu és de Bh te indico a Triangulo peças na Av. Central ,ao lado do corpo de bombeiros da Antônio Carlos ou no mesmo lado da Antônio carlos tem uma empresa que vende peças para ônibus mas prefiro a Triangulo ,lá encontra de tudo.È só pedir cigarra dizendo que quer fazer um alarme 12 volts.Ela é redonda ,pequena,não tenho como tirar foto no lugar,está embaixo do painel.
Também coloquei no freio de mão.

emschas
17/09/2019, 13:10
Não precisa comprar no mercado livre .Como tu és de Bh te indico a Triangulo peças na Av. Central ,ao lado do corpo de bombeiros da Antônio Carlos ou no mesmo lado da Antônio carlos tem uma empresa que vende peças para ônibus mas prefiro a Triangulo ,lá encontra de tudo.È só pedir cigarra dizendo que quer fazer um alarme 12 volts.Ela é redonda ,pequena,não tenho como tirar foto no lugar,está embaixo do painel.
Também coloquei no freio de mão.

Muito bom! Valeu pela dica. Vou comprar lá sim.
E esta instalação no freio de mão? Como funciona?

Sergioporto
17/09/2019, 15:04
Ao acionar freio de mão envia sinal - para lâmpada do painel ,tu vai ligar esta cigarra no mesmo fio ,sendo um + e outro -.O positivo puxa de outro local sem ser do painel.

emschas
17/09/2019, 16:36
Ao acionar freio de mão envia sinal - para lâmpada do painel ,tu vai ligar esta cigarra no mesmo fio ,sendo um + e outro -.O positivo puxa de outro local sem ser do painel.

Mas sempre que o freio de mão for acionado a campainha vai disparar? Qual o objetivo disto?

Sergioporto
17/09/2019, 17:36
Vai disparar sim. É um aviso para não sair com freio de mão puxado para não detonar tudo ,acontece muito.

emschas
17/09/2019, 18:20
Vai disparar sim. É um aviso para não sair com freio de mão puxado para não detonar tudo ,acontece muito.

Entendi. Valeu por mais esta dica!