PDA

Ver Versão Completa : Caixa para F75



flaviovs
24/11/2004, 21:45
Olá. Sou novo no pedaço e acabei de comprar uma Ford F75 4x4 (mecânica original BF-161 6 cil., 3 marchas) e vou ter que reparar a caixa de marchas... Pergunto: a caixa dos CJs é igual à da Rural? É "plug and play"?
Obrigado!

Benê Sernaglia
26/11/2004, 13:15
Fala ai Flaviovs,


O cambio do CJ é "plug and play" na F75 sim, desde que você esteje com o cambio correto. Digo isso porque existe mais de um tipo de cambio 3m.
Para ter certeza verifique:
- o comprimento e o tipo de estria do eixo piloto;
- o tipo de estria do entalhado (provavelmente deve ser fina, mas confirme !).

Tendo os dados acima é so sair a procura de um câmbio com tais características.


Falow


[ ] "s

flaviovs
27/11/2004, 23:27
Fala Benê.

Imaginei que fosse a mesma, mas não sabia essa do eixo e do entalhado. Obrigadão pela dica!

Fiquei meio desconfiado apenas porque a alavanca da tração/reduzida fica em um lugar diferente (na minha F75, a de marchas fica no assoalho, mas a tração/reduzida é uma alavanca que "vem" de baixo do painel).

Aliás, esta alavanca de tração/reduzida se conecta no mesmo lugar que nos CJs, com a diferença que na F75 tem um esquema de braços e eixos para posicionar ela em lugar diferente, não é isso? Ou a caixa de transferência é diferente da dos CJs?

Valeu!

Benê Sernaglia
28/11/2004, 23:06
Aliás, esta alavanca de tração/reduzida se conecta no mesmo lugar que nos CJs, com a diferença que na F75 tem um esquema de braços e eixos para posicionar ela em lugar diferente, não é isso? Ou a caixa de transferência é diferente da dos CJs?

É isso, a cx de tranferência da F75 e do CJ externamente são quase iguais, a diferença é nos pinos de acionamento da tracão/reduzida e no suporte das alavancas.


falow

flaviovs
28/11/2004, 23:15
Fala Benê.

Antes de mais nada, desculpe estar te alugando com perguntas tão básicas... :-) Mas é que sou novato na F75....

Em relação a cx. de transferência, fiquei confuso com o "quase igual"... Sendo direto: dá pra pegar um cx. de transf. de CJ e instalar na F75, mantendo o sistema de acionamento original da F75 (ou seja, trocar a caixa mantendo a alavanca original)?

Valeuzaço!

Benê Sernaglia
29/11/2004, 00:14
Eaquenta não, nem ta alugando.




Em relação a cx. de transferência, fiquei confuso com o "quase igual"... Sendo direto: dá pra pegar um cx. de transf. de CJ e instalar na F75, mantendo o sistema de acionamento original da F75 (ou seja, trocar a caixa mantendo a alavanca original)?

Sim, mas será necessário efetuar algumas adaptações.
Vc tem a cx de tranferencia da F75 ? Porque vai trocá-la ?

Veja a foto, é a t-case do CJ


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/7fae2e069d8f33d33e63a73f969c0f85.jpg

1- Suporte das alavancas, na t-case da F75 não tem o suporte ;

2 e 3 - Acionamento da tracão e reduzida, a t-case da F75 possui o acionamento, porém é diferente não possui aquele chanfro é redondo por inteiro e os dois acionamentos possuem um furo no meio para que seja conectado o braço que vai para a alavanca debaixo do painel. Por isso que eu disse que são quase iguais.


[ ]'s

flaviovs
29/11/2004, 21:37
Que aula!

Eu tenho a caixa de transferência da F75. O lance é que mandei abrir a caixa de marchas que foi "moida" pelo dono anterior (a 1a. não entra e a ré escapa) e já tava me preparando para ter que que gastar um $$$ em peças ou, se não valer a pena, comprar uma caixa nova (daí a pergunta inicial sobr a caixa do CJ).

Só que acabou que o mecânico vai aproveitar e ver o estado da caixa de transferência e, já que o papo desviou, já estava me preparando para que ter que trocá-la também... :-)

Cara, mais uma vez, obrigadão!

Benê Sernaglia
29/11/2004, 22:38
Então é melhor vc abrir a cx de transferência e verificar se realmente tem algo com defeito, se for alguma engrenagem gasta poderá comprar somente a engrenagem ou outra t-case do CJ ou F75 tirar a engrenagem e montar a sua propria t-case.
Verificar a t-case, pois possuem dois modelos e a diferença esta nas engrenagens de cada uma, quando for procurar leve a peça com defeito da sua para comparar com a que vc for comprar, ai naum tem erro.



Boa sorte !

flaviovs
01/12/2004, 23:00
Salve Benê.

Só pra atualizar o tópico: a caixa de transferência está boa, mas a caixa de marchas estava uma belezura de moída. O cara condenou toda a árvore de engrenagens... :-(

Tou procurando aqui pra ver se vai sair mais em conta comprar as peças ou comprar uma caixa nova (leia-se: usada mas boa).