Ver Versão Completa : Motor 4 cilindros do Opala no Jeep
naldo.ap
24/11/2004, 13:56
PessoALL,
Como sabem eu estava à procura de um motor. Considerando que o meu OHC levou o "farelo" e depois dos devidos levantamentos de custos e viabilidades técnicas da minha região, resolvi colocar o motor 4 cilindros do opala no Sete Léguas.
Comprei por R$ 550,00 (com motor de partida) foi retirado de um opala 1980, que ainda estava rodando. (o dono resolveu vender o carro à "retalho", pois disse que ganharia mais).
Estou aguardando a cotação do Josewal do kit de adaptação.
Se possível gostaria da opinião dos donos de viaturas que usam esse motor, quais as adaptações necessárias ou recomendadas (embreagens, câmbio, etc...).
Qualquer ajuda será bem vinda!
[]'s
Naldo, o jeep do meu irmão, tem um motor desses, e é realmente um motor muito forte e de fácil manutenção!!!
antes desse jeep q já veio com o motor de opala quando ele comprou ele possuia um outro jeep com o motor bf 161, na minha opnião os dois andam lado a lado!!!
na minha opnião, o motor 4c do opala, é a melhor opção pra adaptação, pois além de ter um bom rendimento, ele tem uma mecânica bem simples e q não possui quase nenhuma eletrônica embarcada!
[]'s
na minha opnião, o motor 4c do opala, é a melhor opção pra adaptação, pois além de ter um bom rendimento, ele tem uma mecânica bem simples e q não possui quase nenhuma eletrônica embarcada!
[]'s
eh isso ai mesmo. esse motorzinho eh bacaninha.
EU usaria esse motor com a embreagem dele mesmo, capa seca da A-10 e caixa da C-10 e morreria de felicidade.
e nao se esqueça de colocar a coifa de borracha no garfo da embreagem pra nao encher ela de lama na trilha.
[]´s
Thiago Serpa
25/11/2004, 13:09
[]'s[/quote]
e nao se esqueça de colocar a coifa de borracha no garfo da embreagem pra nao encher ela de lama na trilha.
Existe uma coifa própria ou é adaptação, eu estou pensando em como vedar a capa seca que alias ainda está sem tampa...
PS: Segurem as pedras, o jeep ainda tá reformando :lol:
Ronaldo B.
25/11/2004, 13:16
Se possível gostaria da opinião dos donos de viaturas que usam esse motor, quais as adaptações necessárias ou recomendadas (embreagens, câmbio, etc...).
[]'s
Naldo,
Troquei recentemente o BF161 o meu CJ por GM151 Álcool e estou bem satisfeito com o troca, não que o BF 161 fosse ruim, mas a economia valeu a pena e o torque é muito bom. No meu caso usei o motro GM151 amarelo álcool, com ignição eletrônica. Ele já veio com um carburador miniprogressivo instalado quando comprei por isso não mudei, mas não estou gostando muito, acho que falta alguma coisa quando acelero um pouco mais, mas por enquanto prá não gastart muito vai ficar esse mesmo. Usei a capa seca do opala com o cambio 4 marchas do maverick, que é praticamente igual ao do CJ 4marchas, prá isso tive que colocar uma flange de adaptação(sem problemas) o platô me parece que é o do opala mesmo(não tenho certeza) mas o disco foi comprado na Josewal4x4 e é proprio prá esse uso. Mudei a saída do radiador do centro para o lado esquerdo, coloquei o alternador do Tempra porque o original era muito fraco. Estou usando relação 44x9 e tá andando bem, acredito que quando trocar o carburador vai ficar melhor ainda, só tá faltando $$tempo$$.
Abraços
Ronaldo
naldo.ap
25/11/2004, 13:22
[]'s
eh isso ai mesmo. esse motorzinho eh bacaninha.
EU usaria esse motor com a embreagem dele mesmo, capa seca da A-10 e caixa da C-10 e morreria de felicidade.
[]´s
Nived, fico contente com essas informações, isso é tudo o que eu preciso no momento pro jeep.
Elcio, obrigado pelas dicas, valeu mesmo!
Quando abri o motor do OHC achei o diametro dos pistões grandes, mas me surpreendi em ver que os pistões do motor 4 cc do opala são maiores (em diametro) que os do OHC. Estou ansioso para ouvir o ronco do motor no jeep...
[]'s
Thiago Serpa
25/11/2004, 13:29
Estou ansioso para ouvir o ronco do motor no jeep...
[]'s[/quote]
Fica bom pra caramba!!
naldo.ap
25/11/2004, 13:45
Naldo,
(...) Usei a capa seca do opala com o cambio 4 marchas do maverick, que é praticamente igual ao do CJ 4marchas, prá isso tive que colocar uma flange de adaptação(sem problemas) o platô me parece que é o do opala mesmo(não tenho certeza) mas o disco foi comprado na Josewal4x4 e é proprio prá esse uso. Mudei a saída do radiador do centro para o lado esquerdo, coloquei o alternador do Tempra porque o original era muito fraco. Estou usando relação 44x9 e tá andando bem, acredito que quando trocar o carburador vai ficar melhor ainda, só tá faltando $$tempo$$.
Abraços
Ronaldo
Grande Ronaldo,
Entrei em contato com a Josewal4X4 e ele tem um forneceder que faz um kit completo para essa adaptação, estou aguardando essa cotação, mas estou considerando todas as opções até decidir o que fazer. Agradeço pelas dicas.
[]'s
marcelino
25/11/2004, 13:56
Senhores,
No RED ALERT estou com um GM151 Gasolina e já veio com a viatura, até o presente momento está muito bom, mandei trocar o carburador, (corpo simples), por um outro, já que o original tava muito mexido (base de Corcel). Vou adaptar uma ventoinha elétrica no lugar da original.
Pelo que se sabe, e pelo que vi, compensa a troca....
Um abraço
naldo.ap
25/11/2004, 13:58
Estou ansioso para ouvir o ronco do motor no jeep...
Fica bom pra caramba!![]'s
Thiago, vc deve até saber, imagina o que é comprar um jeep em janeiro, na mesma semana desmontar tudo e começar a maratona em busca de peças, adaptações e equipamentos... (tudo sob a supervisão da patroa pra não "estrapolar" com os gastos) ou seja... tô fazendo tudo de pouquinho... não vejo a hora de sair "desembestado" num lamaçal com o jipão.
[]'s
Thiago Serpa
25/11/2004, 14:16
Eu to em reforma ha exatos 1 ano e quatro dias... agora qiue tá terminando, imagina a ansiedade...
antes desse jeep q já veio com o motor de opala quando ele comprou ele possuia um outro jeep com o motor bf 161, na minha opnião os dois andam lado a lado!!!
É ruim hein, mas não andam mesmo, o 6 cil original do jeep engole o do opala. O motor do opala só tem maior rotação, mas, torque o do jeep tem muito mais... Mesmo assim o 6cil ganha em tudo!
é mesmo, o consumo e a manutenção do bf 161 ganha do GM 151!! :roll:
vc tá falando isso pq vc leu em algum lugar, ou pq vc já andou em jeeps com os dois motores??
se for pq vc leu, então... :wink:
[]'s de quem já andou em jeeps com os dois motores! :twisted:
Existe uma coifa própria ou é adaptação, eu estou pensando em como vedar a capa seca que alias ainda está sem tampa...
Thiago:
cada capa seca/garfo possui uma coifa propria. muita gente negligencia e nao coloca ou deixa apodrecer.
ai entra lama, areia, agua e sujeira na embreagem e o resto vc pode imaginar.
as coifas de opala sao faceis de achar, as da A-10 tbem.
mas eu estou ha mais de um ano atras de uma coifa da capa seca do V8 e nao encontro nada, vou ter que fazer gambiarra (arrrrgh) pra sanar o problema.
alias, se alguem souber onde encontro coifa do garfo do V8 por favor me informem.
[]´s
Ronaldo B.
25/11/2004, 15:47
Grande Ronaldo,
Entrei em contato com a Josewal4X4 e ele tem um forneceder que faz um kit completo para essa adaptação, estou aguardando essa cotação, mas estou considerando todas as opções até decidir o que fazer. Agradeço pelas dicas.
[]'s
Naldo,
Você já deu uma olhada nos kits da DeepTec ?? Não sei se são mais baratos que o do Josewal, mas já ouvi falar que são bons, quem sabe vale a pena dar olhada no site, o link vai abaixo:
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos3.asp
[]`s
naldo.ap
25/11/2004, 16:51
Naldo,
Você já deu uma olhada nos kits da DeepTec ?? Não sei se são mais baratos que o do Josewal, mas já ouvi falar que são bons, quem sabe vale a pena dar olhada no site, o link vai abaixo:
http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos3.asp
[]`s
Grande Ronaldo,
Eu mandei um e-mail pra DeepTec solicitando informações sobre essa flange do opala, veja a resposta:
SR Marinaldo Gama
Este tipo de adaptação só será possível com a troca da Caixa Seca do Opala por uma caixa seca da C20 (com pequena modificação para receber o sistema de embreagem do opala )
( A Caixa Seca do Opala tem a furação de receber o cambio diferente do cambio C20 )
Deve-se manter o volante do motor de Opala 4 ou 6 cilindros , e adicionar:
Platô de embreagem do Opala 6 cilindros
Disco de embreagem de C 10 ( 10 Polegadas )
Garfo de embreagem do Opala 4 ou 6 Cilindros
Rolamento de embreagem de Opala 4 ou 6 Cilindros
Obs o disco de embreagem de 10 pol deverá ser diminuído no seu diamerto esterno
Ou trocar todo o sistema de embreagem pelo da C 20
Volante, platô, disco, garfo, rolamento ( neste caso será trocado o motor de partida – também da C 20 )
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++
Para lhe responder com maiores detalhes técnicos, gostaria que entrasse em contato conosco através de nossos telefones ou retorne este e-mail enviando o seu telefone para que possamos retornar
Aguardo um novo contato.
Tel ( 11 ) 5061-6584 / 5063-3886 ou
Rua 28 de Setembro, 1243 – Ipiranga – SP
DEEP TEC 4x4 / Eber
Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.
[]'s
É ruim hein, mas não andam mesmo, o 6 cil original do jeep engole o do opala. O motor do opala só tem maior rotação, mas, torque o do jeep tem muito mais... Mesmo assim o 6cil ganha em tudo!
é mesmo, o consumo e a manutenção do bf 161 ganha do GM 151!! :roll:
vc tá falando isso pq vc leu em algum lugar, ou pq vc já andou em jeeps com os dois motores??
se for pq vc leu, então... :wink:
[]'s de quem já andou em jeeps com os dois motores! :twisted:
Nived,
Não perca tempo com o David Augusto, ele não existe.
Quanto a dirigir dois Jeeps com esses motores, no Pinheirinho eu dirigi o Lesmão com o 4cc e o SUPER-ESCÓRIA é BF. Gostei muito do GM 4, acho que a adaptação é muito vantajosa. O motor ficou semelhante em torque.
[]'s com o barulho de um 6 canecos
megadeth
26/11/2004, 11:10
[]'s
Naldo,
Troquei recentemente o BF161 o meu CJ por GM151 Álcool e estou bem satisfeito com o troca, não que o BF 161 fosse ruim, mas a economia valeu a pena e o torque é muito bom. No meu caso usei o motro GM151 amarelo álcool, com ignição eletrônica. Ele já veio com um carburador miniprogressivo instalado quando comprei por isso não mudei, mas não estou gostando muito, acho que falta alguma coisa quando acelero um pouco mais, mas por enquanto prá não gastart muito vai ficar esse mesmo. Usei a capa seca do opala com o cambio 4 marchas do maverick, que é praticamente igual ao do CJ 4marchas, prá isso tive que colocar uma flange de adaptação(sem problemas) o platô me parece que é o do opala mesmo(não tenho certeza) mas o disco foi comprado na Josewal4x4 e é proprio prá esse uso. Mudei a saída do radiador do centro para o lado esquerdo, coloquei o alternador do Tempra porque o original era muito fraco. Estou usando relação 44x9 e tá andando bem, acredito que quando trocar o carburador vai ficar melhor ainda, só tá faltando $$tempo$$.
Abraços
Ronaldo
Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
Fala a verdade hein... fica muito bom!
E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!
[]s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)
Caio
Ronaldo B.
30/11/2004, 11:22
Pô Ronaldo, fez exatamente o que eu fiz com minha vtr!!
Fala a verdade hein... fica muito bom!
E quanto a comparação, eu tb já andei em jeeps com os dois motores (BF e Opala) e achei a performance de ambos muito semelhante... acho q a diferença é tirada no gosto de cada um, mas EU prefiro o GM...
Só fiz uma coisa a mais q vc: coloquei a tampa da válvula termostática da C10 que é virada pra cima (ao invés da original do Opala, que é para a esquerda) pra melhorar a adaptação da mangueira do radiador, pra não fazer muitas voltas com a borracha, e ficou danado de bão!
[]s votando no motor GM, e sem nada contra o BF (pra evitar pedrada...)
Caio
Caio....
Eu também achei que ficou 10... :D (sem querer magoar quem prefere o BF161) só preciso trocar o carburador do meu prá ficar ainda melhor, tá econômico, mas acho que falta alguma coisa quando acelero.
O motor que você colocou é álcool ou gasolina?? já fez uma média de consumo ??
[]´s
Ronaldo B.
30/11/2004, 11:30
Digamos que eu esteja querendo algo menos trabalhoso e com menor custo...
uns companheiros do jeep clube que freqüento fizeram a adaptação com a própria capa seca do opala e ficou bom. Dependendo da cotação do Josewal4x4 eu decido o que fazer. Mas com certeza todas as sugestões são bem vindas e agradeço pela atenção de vocês, inclusive do Eber da DeepTec com foi bastante prestativo.
[]'s
Naldo,
Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.
Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.
[]´s
naldo.ap
30/11/2004, 13:11
Naldo,
Legal a explicação do pessoal da DeepTec, mas concordo com você quando diz que prefere algo menos trabalhoso e com menor custo...... eu fiz a adaptação do GM151 no meu CJ e não foi tão complicado assim, mas é sempre bom ter uma opinião a mais.
Boa sorte na sua adaptação, acredito que depois de pronto, você vai gostar.
[]´s
Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...
[]'s
Ronaldo B.
30/11/2004, 15:52
Obrigado Ronaldo, vou precisar de sorte mesmo.
Até agora não recebi a resposta do Josewal4x4 e resolvi partir "pro vamo vê", já mandei tirar o câmbio do jeep, vou levar ao torneiro para "plugar" a capa seca do opala. Agora vai ou racha...
[]'s
Naldo,
Prá colocar o câmbio com a capa seca do opala tem que fazer uma flange de adaptação, só tem que tomar muito cuidado ao fazer essa flange prá acertar a posição do câmbio em relação a capa e ao motor, o resto é fácil. Eu lembro que outra coisa que teve que ser adaptada foi o cabo da embreagem, no meu caso, com pedaleira suspensa foi usado o cabo de embreagem do chevete, mas teve que fazer uma adaptação na ponta do cabo prá encaixar, só não me lembro de qual chevete foi usar porque me parece que tem 3 tipos de cabos, com comprimentos diferentes. Se tiver mais alguma coisa que eu possa ajudar, é só falar.
[]´s
megadeth
30/11/2004, 17:00
Opa Ronaldo... fala aê
Ficou muy bom :D , mas não acho q ficou econômico não... :? minhas primeiras marcações ficaram em 3 km/l e é muito pouco... :x :roll: e o motor è álcool. Acho q esta marca poderia ser melhor, visto q nem no barro após esta transformação joguei o guerreiro...
Além da regulagem do carburador, existe algum outro fator q eu tenho q dar uma olhada? Os pneus são 225-16 e eu não estou pisando fundo no bicho...
Ronaldo B.
30/11/2004, 21:06
Opa Ronaldo... fala aê
Ficou muy bom :D , mas não acho q ficou econômico não... :? minhas primeiras marcações ficaram em 3 km/l e é muito pouco... :x :roll: e o motor è álcool. Acho q esta marca poderia ser melhor, visto q nem no barro após esta transformação joguei o guerreiro...
Além da regulagem do carburador, existe algum outro fator q eu tenho q dar uma olhada? Os pneus são 225-16 e eu não estou pisando fundo no bicho...
Caio, com 3 km por litro, mesmo com alcool é jogo duro !!! Eu fiz uma média do consumo do meu jeep depois de trocar o motor e na cidade deu 5 km/l. Tá certo que andando igual tiozinho... sem pisar fundo.
O meu motor tá com ignição eletrônica e tô com câmbio 4 marchas, diferencial 9x44 (4,89:1) e pneus 255x70x16 (Firestone A/T), então acho que não é por causa dos pneus que o seu jeep tá bebendo um pouco, pode ser relação de diferencial ou câmbio, mas como eu disse anteriormente, eu tô com um carburador Webber miniprogressivo instalado o que acho que ajuda a ser mais econômico, mas também não ajuda muito nas acelerações, acho que demora muito prá embalar apesar de ter força e não passa de 110 km/h de final (Mas prá que mais de 110 km/h num jeep, né ??) Só que na estrada ou até mesmo na cidade as vezes enche o sac@#*& fazer uma ultrapassagem se não estiver embalado e a retomada também é meia lenta.
O consumo um pouco alto pode ter vários motivos, começa pelo mais fácil, dá uma checada se o carburador tá ok (juntas, bóia, giclê, etc..), velas, cabos, ponto de ignição, bobina, tampa do distribuidor, rotor e até mesmo se não tá tendo nenhum tipo de vazamento no tanque ou nas mangueiras.
Qual carburador você colocou ??
[]´s
marcelino
01/12/2004, 07:42
Prezado Ronaldo
A título de informação, descreva os procedimentos que voce adotou para adaptar o GM 151 na sua viatura.
No meu Jeep tive que trocar recentemente o carburador antigo, um DFV que tava só no osso por outro revisado, parece que ficou bom pois ainda não o testei na rua, pois um problema, o cabo do acelerador necessita adaptação bem feita (já que o antigo dono havia soldado o cabo ao acelerador!!!)
Obrigado
Ronaldo B.
01/12/2004, 09:06
Prezado Ronaldo
A título de informação, descreva os procedimentos que voce adotou para adaptar o GM 151 na sua viatura.
No meu Jeep tive que trocar recentemente o carburador antigo, um DFV que tava só no osso por outro revisado, parece que ficou bom pois ainda não o testei na rua, pois um problema, o cabo do acelerador necessita adaptação bem feita (já que o antigo dono havia soldado o cabo ao acelerador!!!)
Obrigado
Marcelino,
Primeiro foram trocados os suportes do motor BF161 pelos suportes próprios para o GM151, depois foi comprada uma flange de adaptação para o câmbio poder encaixar na caixa seca do motor do Opala, o platô, como eu disse anteriormente, não lembro, mas acho que é do Opala mesmo mas o disco foi comprado na Josewla4x4 é próprio para ser usada nessa adaptação. O cabo de embreagem é do chevete, no radiador foi tampado o furo central e feito um furo mais para o lado esquerdo para poder encaixar a mangueira, também troqueio o alternador original que veio no GM151 por um do Tempra que é mais forte(90 Amperes se não me engano) foi trocada a bobina original do jeep por uma para ignição eletronica, uma vez que motor já veio com ignição. O carburador que veio foi o miniprogressivo da Weber e já estava instalado, por isso não necessária nenhuma adaptação, apenas foi adaptado um conjunto do filtro de ar do chevete com um suporte alto para que ficasse acima do motor e por falar em carburador, como no motor GM51 o carburador fica do mesmo lado do conjunto do servo, quando o freio foi instalado o mecânico já tomou o cuidado de deixar ele no lugar certo para não ter problemas de espaço com o carburador. Foi usado o mesmo coletor do Opala e saída do escapamento , apenas sendo adaptado da bengala em diante devido a saída do escapamento original do BF161 ser do lado esquerdo e do GM151 ser do lado direito. O cabo do acelerador eu não sei qual foi usado, mas foi adaptado um encaixe na ponta da haste do pedal do acelerador para poder encaixar o cabo e retirar quando for necessário. Já tirei algumas fotos da viatura pronta, mas ainda não tive tempo prá scanear e postar aqui, espero fazer isso logo para completar o meu álbum com as fotos da primeira fase da reforma terminada.
Bom, espero ter sido claro e ter ajudado a tirar a sua dúvida, se você quiser, posso te mandar o fone do mecânico que fez o serviço, ele trabalha só com 4x4 e trabalha muito bem.
[]´s
marcelino
01/12/2004, 12:00
Prezado Ronaldo
Valeu pelas informações, mais uma ajuda, quanto custou o disco comprado na Josewal?
Um abraço e obrigado
cristiano
01/12/2004, 12:27
Opa Ronaldo... fala aê
Caio, com 3 km por litro, mesmo com alcool é jogo duro !!! Eu fiz uma média do consumo do meu jeep depois de trocar o motor e na cidade deu 5 km/l. Tá certo que andando igual tiozinho... sem pisar fundo.
O meu motor tá com ignição eletrônica e tô com câmbio 4 marchas, diferencial 9x44 (4,89:1) e pneus 255x70x16 (Firestone A/T), então acho que não é por causa dos pneus que o seu jeep tá bebendo um pouco, pode ser relação de diferencial ou câmbio, mas como eu disse anteriormente, eu tô com um carburador Webber miniprogressivo instalado o que acho que ajuda a ser mais econômico, mas também não ajuda muito nas acelerações, acho que demora muito prá embalar apesar de ter força e não passa de 110 km/h de final (Mas prá que mais de 110 km/h num jeep, né ??) Só que na estrada ou até mesmo na cidade as vezes enche o sac@#*& fazer uma ultrapassagem se não estiver embalado e a retomada também é meia lenta.
O consumo um pouco alto pode ter vários motivos, começa pelo mais fácil, dá uma checada se o carburador tá ok (juntas, bóia, giclê, etc..), velas, cabos, ponto de ignição, bobina, tampa do distribuidor, rotor e até mesmo se não tá tendo nenhum tipo de vazamento no tanque ou nas mangueiras.
Qual carburador você colocou ??
[]´s
Ronaldo, minha roda também é aro 16 e estou querendo colocar esses pneus no meu jeep, você precisou de espaçadores para esse tamanho ?? Estava até pensando no 265/70 R16...
Ronaldo B.
01/12/2004, 12:53
Prezado Ronaldo
Valeu pelas informações, mais uma ajuda, quanto custou o disco comprado na Josewal?
Um abraço e obrigado
Marcelino,
Agora eu não sei te dizer quanto custou porque foi comprado junto com outras peças e não me lembro o preço, mas acho que tenho as notas em casa, vou dar uma procurada e se achar te passo o valor.
Abraço
Ronaldo B.
01/12/2004, 13:01
Ronaldo, minha roda também é aro 16 e estou querendo colocar esses pneus no meu jeep, você precisou de espaçadores para esse tamanho ?? Estava até pensando no 265/70 R16...
Crisitiano,
A roda traseira tava pegando na curva do escapamento quando eu estava com o motor BF161 instalado, depois que troquei pelo GM151 mudei o escapamento e não pega mais.
As rodas dianteiras estão com um espaçador de mais ou menos 1 centimetro de espessura, nem sei se é realmente necessário esse espaçador porque quando comprei o jeep já estava com esse pneus e com os espaçadores nas rodas dianteiras e não experimentei tirar os espaçadores para ver se o pneu pegava na lataria, mas acho que não pega, mas vai depender do modelo de rodas que você estiver usando, no meu jeep estou com o modelo modular da Mangels, não tenho certeza se a medida das rodas é 16x7" ou 16x8".
Se você quiser ver qual pneu estou usando, dá uma olhada no link abaixo:
http://www.1010tires.com/tire.asp?tirebrand=Firestone&tiremodel=Wilderness+AT
Abraços
Ronaldo B.
06/12/2004, 07:13
Prezado Ronaldo
Um abraço e obrigado
Marcelino,
Me desculpe a demora em responder, eu não estava achando as notas das peças do meu CJ.
O disco que eu usei na adaptação do motor do opala com o câmbio do jeep eu comprei na Josewal em setembro e paguei R$ 70,00 só no disco, o platô é o mesmo do opala.
Se tiver mais alguma dúvida e eu puder ajudar, é só perguntar.
[]´s
marcelino
06/12/2004, 07:49
Prezado Ronaldo
Obrigado pela ajuda, valeu.
Um abraço a todos
naldo.ap
07/12/2004, 13:28
(...)
O disco que eu usei na adaptação do motor do opala com o câmbio do jeep eu comprei na Josewal em setembro e paguei R$ 70,00 só no disco, o platô é o mesmo do opala.
(...)
[]´s
Grande Ronaldo,
Houve alguma razão específica para você não usar o próprio disco do opala?
O torneiro onde estou fazendo a flange sugeriu-me usar a embreagem do opala, inclusive usar também o eixo piloto do opala. Como eu não entendo "patavinas" do assunto e ele me garantiu que vai ficar bom eu concordei. Ele diz que por ser bem maior, o conjunto de embreagem do opala seria mais eficiente.
Ele está com o motor, capa seca do opala e o câmbio 4 marchas do jeep e vai me entregar montado por R$ 350,00.
[]'s
Ronaldo B.
07/12/2004, 13:48
(...)
(...)
[]´s
Grande Ronaldo,
Houve alguma razão específica para você não usar o próprio disco do opala?
O torneiro onde estou fazendo a flange sugeriu-me usar a embreagem do opala, inclusive usar também o eixo piloto do opala. Como eu não entendo "patavinas" do assunto e ele me garantiu que vai ficar bom eu concordei. Ele diz que por ser bem maior, o conjunto de embreagem do opala seria mais eficiente.
Ele está com o motor, capa seca do opala e o câmbio 4 marchas do jeep e vai me entregar montado por R$ 350,00.
[]'s
E aí Naldo, tudo bem ??
Bom, tem uma razão sim para não usar o disco do Opala, o meu câmbio é o 4 marchas do Jeep e o disco não encaixaria no eixo piloto, por isso esse disco que eu utilizei é proprio para essa adapatação, ele tem o encaixe central na medida do eixo piloto do câmbio do jeep e o disco na medida do Opala. O platô, rolamento, cabo e garfo é tudo do opala mesmo.
Só não sei como o seu mecânico vai fazer para adaptar o eixo piloto do câmbio do opala no cambio do jeep :?: :?:
Se alguém souber se dá prá fazer, eu gostaria se saber como :idea: :idea: :idea:
Quanto ao preço, se ele estiver cobrando R$350,00 prá montar o motor com o câmbio e a flange no jeep, tá barato, eu gastei bem mais que isso.
Abraços
naldo.ap
07/12/2004, 16:59
Valeu Ronaldo!
Já mandei um e-mail para o Josewal4x4 solicitando o disco, com certeza essa é a melhor opção.
[]'s
marcelino,
Sabe me dizer quais são as medidas dos calibres do seu DFV 228, preciso urgentemente revisar o meu, ta uma porcaria.
Marcos ET
08/12/2004, 23:07
[]'s
E aeh Naldo, blz?
Tava vendo como vc vai instalar o motor GM no Jeep, vou contar alguns problemas que tive para vc nao cair neles tbem ok?
1. Na hora de fixar a capa seca do opala no cambio do jeep (meu cambio é 3m), preferi levar a capa seca em um torneiro para ele abrir os furos de fixação direto para o cambio... me estrepei, deveria ter providenciado uma flange para ser parafusada ao cambio do jeep e depois parafusar a capa seca do opala na flange, sabe por que? porque juntar a capa seca do opala direto no câmbio faz com que o cambio fique muito perto do motor... daih vc terá que mover cambio e t-case para frente, para o motor nao bater na lataria da parede corta-fogo, e assim, você terá que aumentar o cardân dianteiro e diminuir o traseiro... e bla bla bla... então providencie uma flange!
2. Para casar disco de embreagem com platô, tentei usar o disco do jeep no platô do opala.. HAHAHA sofri como um condenado e nao deu certo! tive que desmontar tudo novamente para colocar o disco do opala mesmo... mas como? simples (embora quem tenha algum conhecimento de mecânica, tratamento térmico e resistência de materiais... - sallve Leopoldo!): desmontei o câmbio e levei a árvore de engrenagens que inicia no eixo piloto até o torneiro... daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM... a solda tem que ficar 100% centrada, mas qualquer BOM torneiro faz o serviço. Perigo? tem sim, a solda SEMPRE enfraquece o material, corre o risco de quebrar o eixo piloto numa arrancada ou acelerada mais "radical", mas até hoje nao vi um único jeep que tivesse o eixo piloto quebrado na solda... (como falam por aki: "na prática, a teoria é outra!). Assim, uso todo o conjunto do Opala... mas tem quem prefira volante, platô e disco da C10... falam que é muito melhor... mas pra mim, o conjunto que instalei tá muito bom!
3. Fixação do motor é sempre um problema, você usa pedaleiras originais? vai sofrer um pouco como eu, pois a haste do pedal de freio bate na ponta ca capa seca (pelo menos no meu Willys CJ3A 1951), tive que aquecer e "entortar" (mais uma "gambi"?!?) um pouco o pedal para a esquerda (afastou um pouco do acelerador, até que ficou melhor!) para nao bater mais... além do mais, se o motor ficar muito baixo, o cardãn dianteiro vai bater no motor de arranque! (pois o cambio tá ficando muito perto do motor - usa a flaaange!!) tem que cuidar muito bem deste detalhe, olha a altura do motor!
4. setor de direção original do jeep nem sei como fica, pois troquei pelo do opala mecânico... mas acho que tbem vai dar um pouco de trabalho... principalmente com o escapamento!
bom, é isso! qqr coisa me manda uma MP que, se puder ajudar, "tamos aih" ok?
grande []!
Ronaldo B.
09/12/2004, 10:14
E aí marcos, tudo bem ??
Passei por alguns do problemas que você citou também:
daih vc terá que mover cambio e t-case para frente, para o motor nao bater na lataria da parede corta-fogo, e assim, você terá que aumentar o cardân dianteiro e diminuir o traseiro... e bla bla bla... então providencie uma flange!
Na instalação do motor no meu CJ foi usada uma flange pelo motivo que voce citou e ficou 10!
desmontei o câmbio e levei a árvore de engrenagens que inicia no eixo piloto até o torneiro... daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM...
Prá evitar cortar e soldar o eixo piloto, no meu caso foi usado um disco que já próprio pra essa adaptação como descrito acima, tem pontos positivos : mais fácil de adaptar, não precisa tirar o eixo piloto e levar prá cortar e soldar, mas tem um ponto contra, se precisar trocar, só pode ser por outro igual, que não é igual ao do Opala , que é bem mais fácil de encontrar.
Fixação do motor é sempre um problema, você usa pedaleiras originais? vai sofrer um pouco como eu, pois a haste do pedal de freio bate na ponta ca capa seca (pelo menos no meu Willys CJ3A 1951), tive que aquecer e "entortar" (mais uma "gambi"?!?) um pouco o pedal para a esquerda
No meu CJ tô com pedaleira suspensa, mas o problema é outro, a posição do servo freio pode interferir com a posição do carburador que no BF161 é do lado direito e no GM151 é do lado esquerdo, como isso já tava previsto na montagem do freio, a pedaleira suspensa foi um pouco deslocada para a esquerda e os pedais também tiveram que ser "ajustados" (entortados mesmo !!) para a direita.
setor de direção original do jeep nem sei como fica, pois troquei pelo do opala mecânico... mas acho que tbem vai dar um pouco de trabalho... principalmente com o escapamento!
Estou usando direção do Santana mecânica, não tive problemas, mas em comparação ao BF161 o coletor do GM151 muda de lado e foi necessário mexer no escapamento de qualquer jeito.
O que interessa é que no final ficou bom e andando bem, mas prá quem vai fazer essa adaptação pela primeira vez é excelente saber desses problemas que podem ocorrer e quais soluções podem ser usadas, acho que ajuda bastante !!!
[]´s
Carlos Jacomini
09/12/2004, 13:10
Ronaldo
citação:
mas o problema é outro, a posição do servo freio pode interferir com a posição do carburador que no BF161 é do lado direito e no GM151 é do lado esquerdo
No meu CJ adotei uma solução simples. Comprei um adptador em formato de L invertido, da F75, e instalei o filtro de ar do corcel I no paralama direito. Liguei ambos com uma mangueira industrial que suporta o calor. Nunca tive problemas e não precisei mexer no servo-freio nem nos pedais. Aliás, fiz a troca do motor há 2 anos e praticamente não tive nenhum dos problemas citados neste tópico. Meu CJ está funcionando até hoje. Acho que dei sorte. :) Caso queiram posso providenciar uma foto da adptação que fiz e postá-la.
[ ]s a todos.
naldo.ap
09/12/2004, 13:21
daih ele corta (isso mesmo! corta fora!) a ponta do eixo piloto e solda a ponta do eixo piloto usado nos cambios GM... a solda tem que ficar 100% centrada, mas qualquer BOM torneiro faz o serviço. Perigo? tem sim, a solda SEMPRE enfraquece o material, corre o risco de quebrar o eixo piloto numa arrancada ou acelerada mais "radical", mas até hoje nao vi um único jeep que tivesse o eixo piloto quebrado na solda... (como falam por aki: "na prática, a teoria é outra!). Assim, uso todo o conjunto do Opala...
Meu torneiro acabou me convencendo... disse que está acostumado a trocar até motor de caminhão soldando a ponto do eixo piloto e que tb faz preparação para carros de arrancadão com o mesmo processo e disse que não tem erro. Vamos ver no vai dar...
[]'s fazendo análise combinatória para redução de custos pré e pós adaptação.
Ronaldo B.
09/12/2004, 13:24
Carlos,
O problema não é com o filtro de ar, mas sim com espaço para o corpo do carburador e o servo do freio que ficam do mesmo lado, mas mesmo assim fiquei curioso de ver a adaptação que você fez, sabe como é, vivendo e aprendendo !!! Você pode postar umas fotos ??
[]´s
naldo.ap
14/03/2005, 19:13
Brincadeira!
Depois de tanto bater cabeça com um torneiro enrolão, descobri que a Donatti 4x4 já vende flange para adaptação de motores AP e opala
e o pior! pela metade do preço que ele me cobrou.
[]'s
Thiago Serpa
16/03/2005, 22:16
Pessoal, meu jeep tá com motor GM 151, cambio 3m da c-10, relação de diferencial 8/43 e carburador simples. (motor à gasolina)
Com essa config. ele ta fazendo espantosos 5 km/l na cidade, :shock: é isso mesmo? :? que pode ser?
:idea: Trocar o platinado por ignição ajuda? em quanto? não quero 10 km por litro, mas uns 6 na cidade seria mais aceitável... :D
brigado
cristiano
17/03/2005, 08:30
Pessoal, meu jeep tá com motor GM 151, cambio 3m da c-10, relação de diferencial 8/43 e carburador simples. (motor à gasolina)
Com essa config. ele ta fazendo espantosos 5 km/l na cidade, :shock: é isso mesmo? :? que pode ser?
:idea: Trocar o platinado por ignição ajuda? em quanto? não quero 10 km por litro, mas uns 6 na cidade seria mais aceitável... :D
brigado
Colocar a ignição com certeza vai melhorar essa marca... acho que você consegue os 6km/l...
esposito63
09/07/2005, 00:17
Tenho um willys 51 com motor opala 4 cilindros há 10 anos sem problemas. As peças são fáceis de achar e baratas.
Gostei da dica da coifa . Vou dar uma checada na minha, aliás nem sei onde fica!!!
[]´s.
Enio
Thiago:
cada capa seca/garfo possui uma coifa propria. muita gente negligencia e nao coloca ou deixa apodrecer.
ai entra lama, areia, agua e sujeira na embreagem e o resto vc pode imaginar.
as coifas de opala sao faceis de achar, as da A-10 tbem.
Marcos Arcosy
13/07/2005, 11:56
Nived,
Não perca tempo com o David Augusto, ele não existe.
Quanto a dirigir dois Jeeps com esses motores, no Pinheirinho eu dirigi o Lesmão com o 4cc e o SUPER-ESCÓRIA é BF. Gostei muito do GM 4, acho que a adaptação é muito vantajosa. O motor ficou semelhante em torque.
[]'s com o barulho de um 6 canecos
O David Augusto já virou lenda aqui no fórum :twisted:
Naldo
Existem oficinas que transforma o GM-151 alterando a capacidade de 2500 cc para cerca de 3.000 cc, parece que necessita da troca do eixo de manivela e das bielas, saiu uma matéria na Oficina Mecânica a algum tempo dizendo que o torque deste motor aumenta bastante. Acho que esse assunto já foi abordado aqui no fórum.:concordo:
Abraços,
onde encontro o manual e catalogo de peças deste motos ( GM151) ?
[]´s
marcelino
15/08/2005, 07:41
Pessoal
O RED ALERT també utiliza o GM151 gasolina com rodas 15 e pneus 225, porém acho que ele não tem muita força não. Não sei sinceramente a relação do diferencial e o estado do motor pois utiliza ainda o carburador corpo simples, portando deve ser bem velhinho, provavelmente 80 e uns....Pergunto é normal ele estar, na minha opinião fraquinho?? Para o bicho subir a rampa do meu prédio é uma tristeza....Será que somente uma retifica pode revitalizar de dar força ao mesmo???
Obrigado,
naldo.ap
18/08/2005, 13:00
Valeu a dica Marcos! Mas ainda vai demorar um pouco até chegar nessa etapa.
Ainda estou no esqueleto do jeep...
Abaixo a flange adaptada soldando a capa seca do opala na base da capa seca do jeep, outras fotos no meu álbum.
[]'s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0fb040221ac5e5f69f48c88f516b7153.jpg
Ronaldo B.
18/08/2005, 13:57
Pessoal
O RED ALERT també utiliza o GM151 gasolina com rodas 15 e pneus 225, porém acho que ele não tem muita força não. Não sei sinceramente a relação do diferencial e o estado do motor pois utiliza ainda o carburador corpo simples, portando deve ser bem velhinho, provavelmente 80 e uns....Pergunto é normal ele estar, na minha opinião fraquinho?? Para o bicho subir a rampa do meu prédio é uma tristeza....Será que somente uma retifica pode revitalizar de dar força ao mesmo???
Obrigado,
Marcelino,
Estou usando pneus 33x12,5x15" e relação 9x44 e não acho o motor fraco, porém estou com motor a álcool e carburtador H34, que deu dor de cabeça para acertar, mas finalmente o Sr. Celso (acho que vc conhece...rs..rs..rs..) deu um jeito e deixou o bicho nota 10.
No início do ano eu troquei os pistões e anéis e deu para sentir a diferença, sem falar na vantagem do custo das peças, pistões e anéis novos da Metal Leve saiu por R$ 270,00. O carburador pode influenciar um pouco mas acredito que não daria essa diferença toda, pode ser que esteja fora de ponto também, vale a pena dar uma verificada. Se estiver baixando óleo, pode ser mesmo que o problema seja o motor já um pouco cansado e precisando de uma geral, como você citou a dificuldade de subir uma rampa, dá uma verificada se a embreagem não está patinando, as vezes isso dá a impressão que o motor não tem força também.
[]´s felizes com o GM 151.
marcelino
18/08/2005, 14:59
Ronaldo
O velhinho é fera (meio maluco, mas fera nos carburadores)...Voce conhece algum mecanico de confiança aqui em SP? O meu já tá acostumado a só mexer em carro moderno e está fazendo CD para verificar o RED ALERT...
Qual seria uma boa adaptação para a embreagem? (não sinto patinar mas pode ser o problema já que pode não estar conseguindo transferir a potencia do motor).
Ronaldo B.
18/08/2005, 15:57
Marcelino,
O mecânico que montou e faz manutenção no meu jeep é em Pirituba, travessa da Av. Mutinga, não sei se fica muito longe para você, prá mim é longe pra kct (35 km da minha casa), mas mesmo assim só levo nele. O cara só mexe com 4x4, a oficina é na casa dele e não tem ajudante o que garante que ele mesmo faz o serviço e nunca tive problemas e nem precisei levar o jeep lá 2 vezes pelo mesmo problema, o cara é muito bom, inclusive várias pessoas aqui do fórum conhecem ele, o único problema é que ele tá sempre cheio de serviço, então prá conseguir encostar lá tem que pegar a ficha no caixa e esperar a vez, mas se for coisa simples e rápida ele sempre dá um jeito. Não sei se você costuma ir ao Ibira, se for, ele tá sempre por lá, inclusive acabei de falar com ele por telefone e ele estará lá hoje, se quiser falar com ele, estou enviando o fone dele via MP para você.
Quanto a adaptação da embreagem, não entedi, você quer só trocar a velha por uma nova ou modificar alguma coisa ??
[]´s
marcelino
18/08/2005, 16:38
Ronaldo
Na verdade minha curiosidade é em relação à troca do motor original para o GM, requer alguma mudança especial ou tira um e poe outro? Voce pode estranhar a pergunta mais o meu já comprei adaptado e o cara não fazia nem idéia de quem tinha trocado o motor e como foi trocado....
Respondi a sua MP e vou ver como fazer, pois moro na Penha e devem ser mais de 55 kms até lá....mas se ficar bom, até vale a pena ver o bicho subindo parede....
obrigado,
Carlos ZN
18/08/2005, 19:20
Olá Amigos,
Estou com o motor de Opala 4 cc e cambio original do Jeep 4 marchas e carburador Weber 40 e tenho duas dúvidas:
Qual o consumo médio estrada/cidade :?:
Qual a velocidade final na estrada considerando o conjunto do Jeep, seu cambio redusido, estabilidade etc. e ter segurança, sei que o Opala é uma coisa e o Jeep é outra mesmo usando o mesmo motor. :?: :?: :?:
Obs. não quero tirar racha mas andar com segurança dentro dos limites do Jeep. :!: :!: :!:
Carlos ZN,
O consumo na verdade depende de uma série de fatores, como por exemplo: relação do diferencial, tamanho dos pneus, regualgem do carburador, qualidade do combustível, terreno, peso do seu pé ...
No meu tenho o mesmo motor com o câmbio original de três, na cidde faz um 5-6, na estrada chega a uns 7-8 e na trilha uns 3 :D
extraterreno
19/08/2005, 10:53
Carlos ZN,
O consumo na verdade depende de uma série de fatores, como por exemplo: relação do diferencial, tamanho dos pneus, regualgem do carburador, qualidade do combustível, terreno, peso do seu pé ...
No meu tenho o mesmo motor com o câmbio original de três, na cidde faz um 5-6, na estrada chega a uns 7-8 e na trilha uns 3 :D
O meu também está com motor de opala 4cc e cambio 3 marchas, na cidade fazia 6,5km/l e na estrada chagava a fazer 8km/l... Eu disse chegava porque agora está fazendo 9km/m3 na cidade, entenda 9km/m3, GNV... hahahaha que beleza :dance:
Carlos ZN
19/08/2005, 13:01
Olá Amigos,
E a questão da velocidade final não para tirar racha e sim andar com segurança na estrada :?: :?: :?:
extraterreno
19/08/2005, 13:12
Eu pratico 70km/h assim fico seguro, alias os outros ficam seguros :lol: , é uma velocidade rezoável e terá uma boa economia de combustível.
extraterreno,
Já me passou transformá-lo a gás, imagino que nos deslocamentos e na cidade deve ser mesmo uma beleza, daí na trilha é só voltar para gasolina. O q vc achou do gás na trilha??
Carlos ZN
19/08/2005, 19:45
Grande Felipe,
É uma boa opção e concordo com vc. :palmas: :palmas: :palmas:
Mas o custo da transfomação aida é muito caro :( :( :(
Ronaldo B.
19/08/2005, 23:56
Ronaldo
Na verdade minha curiosidade é em relação à troca do motor original para o GM, requer alguma mudança especial ou tira um e poe outro? Voce pode estranhar a pergunta mais o meu já comprei adaptado e o cara não fazia nem idéia de quem tinha trocado o motor e como foi trocado....
Marcelino,
Não é bem plug and play mas também não é muito difícil, tem que reposicionar os suportes dos coxins do motor, fazer a flange de adaptação do câmbio se for original do jeep e aí tem ver se vi usar o disco adaptado ou vai cortar a ponta do eixo piloto e soldar o do opala o que eu não recomendo, mas se o câmbio for clark é plug and play, verificar a posição do servo/pedaleira porque em comparação com o BF o carburador é do lado oposto e por isso é muito comum ver motor GM151 adaptado e o servo ficar torto dentro do cofre do motor, basicamente é isso, que eu me lembre.
[]´s
Ronaldo B.
20/08/2005, 00:10
Olá Amigos,
Estou com o motor de Opala 4 cc e cambio original do Jeep 4 marchas e carburador Weber 40 e tenho duas dúvidas:
Qual o consumo médio estrada/cidade :?:
Qual a velocidade final na estrada considerando o conjunto do Jeep, seu cambio redusido, estabilidade etc. e ter segurança, sei que o Opala é uma coisa e o Jeep é outra mesmo usando o mesmo motor. :?: :?: :?:
Obs. não quero tirar racha mas andar com segurança dentro dos limites do Jeep. :!: :!: :!:
Carlos,
Como o felipe já disse, as respostas das sua perguntas vão depender de vários fatores, relação do diferencial, modelo do carburador, tamanho do pneu, se o seu motor é álcool ou gasolina, etc..
Para você ter uma idéia, o meu CJ tá com motor a àlcool, carburador H34, relação 9x44, pneus 33x12,5x15 cambio do maverick 4 marchas que tem a mesma relação do câmbio 4 marchas do CJ, na verdade é o mesmo câmbio só que prá colocar no CJ muda o entalhado, e o consumo médio na cidade é de 4,5 km/l, na estrada ainda não testei depois de finalmente ter resolvido todos os problemas com carburador, distribuidor, velas, etc... mas acho que não deve passar de 6 km/l, claro que isso depedende muito do peso do pé do piloto.
Quanto a velocidade final, mesma coisa, depende de tudo isso que já escrevi acima também, mas novamente, só para você ter uma idéia, na Anhanguera eu cheguei a 120km/h com o CJ na reta, velocidade medida pelo Totem que tá instalado e aferido, demorou um pouco para embalar e se apertasse um pouco mais ainda andava mais, mas foi só um teste, não dá prá andar nessa velocidade, a direção fica muito leve e não sei quantos "quilometros" precisaria para parar se tivesse que frear de repente. Na minha opinião e melhor velocidade para andar na estrada é entre 70 e 90 km/h que é onde dá para conciliar segurança, economia e não leva uma eternidade para chegar ao destino porque andar a 60 km/h ninguém merece...
[]´s
Carlos ZN
20/08/2005, 10:20
Olá amigos,
Já tem a ponta de eixo pronta para motor de Opala e cambio de Jeep troquei a minha a pouco tempo.
Gomes Neto
23/08/2005, 01:00
Faaala galera!!!
Estou montando meu Cj5 "Mutreta" e a reforma já dura 2 anos (falta de tempo$$$), de qualquer forma é daquelas reformas que desmonta tudo e monta ao gosto.
Comprei um motor 151 Gás. e depois de pesquisar muito em sites de preparação e de opaleiros cheguei a seguinte configuração:
Motor 151 Gm 4 cil. (azul) + cambio 260 f 4m. Até ai sem muita novidade.
Cabeçote do motor a álcool re-trabalhado e taxado a 13:1 (para o álcool).
Comando original (mantêm o bom torque original em baixas rotações).
Tuchos mecânicos.
Carburador H34 álcool (segundo infs. ele tolera maiores inclinações que os dfv) com coletor próprio (aquecido).
Tubagem de escape 4x2.
Ignição eletrônica, bobina do Gol (mi).
Segundo cálculos feitos no DYNO o "motorzinho" vai ficar com +ou- 150 cv e algo em torno de 20Kgf.m de torque.
Consumo??? Algo em torno de 4 a 5 Km/l . :roll:
Gastos?!!! Bem menos que a instalação de um 4.1 (Silverado). 8)
Trabalhoso??? É a parte mais gostosa!! :twisted:
Amigo,
Estou com um motor do Opala 4Cil a Alcool no meu CJ e não tive problemas, inicialmente foi adaptado os garfos de embreagem do CJ mas não ficou bom, posteriormente meu mecânico colocou o garfo original do Opala e ficou uma maravilha. A caixa seca é do próprio Opala com mudança nas furações para receber o cambio do CJ 4 marchas com piloto para opala, para colocar o garfo de embreagem do Opala é necessário fazer uma bucha para envolver o eixo piloto aí é só alegria.
Boa sorte.
Furlan
alguem aqui do forum ja adaptou motor de opala 4cil no cambio 3m original em cj3 sem usar flange especial e sem adaptar eixo piloto?? se sim, tenho que usar disco especial do josewal??
meu mecanico falou que não, que é só furar a caixa seca do opala na furação do cambio do jeep e boa, e como meu jeep é spoado acho que o cardan dianteiro não vai pegar no motor de partida, só não sei se o cabeçote vai pegar na parede corta fogo....
e agora, compro a flange no donati (la no site deles fala que tem que aumentar o eixo piloto em 70mm) ??
compro o disco no josewal??
por favor, se alguem tiver adaptado o motor 4cil do opala em cambio 3m original do cj3, sem gastar muito, por favor, me ajude!!!!
desde ja, muito obrigado....
lucciano amaral
18/10/2006, 13:04
Elcio por favor preciso da sua ajuda, no inicio deste topico vc disse algo sobre coifa para ser colocada no garfo da embreagem, pois entao eu estou adaptando no meu jeep motor de opala, embreagem e capa seca do opala no cambio 3 marchas original, ai te pergunto onde acho essa ciofa para por no garfo da embreagem valeu e abraços
Pessoal
Alguém já tentou colocar o conjunto todo do opala (motor e câmbio) e adaptar a junção com a T-case do CJ?
Eu fiz o "Azeitona" desse jeito. Precisa de um mecânico criativo e bom em solda com ferro fundido mas é possível.
- corta a rabeta da caixa do opala logo após o batente da ré
- corta a parte de tráz de uma caixa velha de CJ (com os furos para a T-case) e solda na caixa do opala
- corta e freza o eixo secundário de opala e faz a rosca para a porca que aperta as duas caixas
- solda a engrenagem da T-case numa luva de cardã de opala e usa o retentor dessa luva também para não passar óleo de uma caixa para outra
- fazer outro trambulador
- tem que ter pedaleira alta pra facilitar o acionamento da embreagem
É pra quem gosta de dar uma de professor Pardal:grin: , mas anda bem e sobra força.
Abraços
Caro amigo,
O seu mecanico está com a razão, é só usar a capa seca do Opala e mandar furar com o molde do cambio do Jeep, qto ao eixo piloto não é necessário mudar, você pode usar um disco de fricção do Opala com a estria do eixo piloto do cambio do jeep, a embreagem você usa toda do Opala, mas com pedaleiras suspensas fica o canal. Qto a coifa que otro colega comentou, exite a venda nas lojas de peças, é a coifa do garfo de embragem do Opala.
Eu tinha este sistema instalado no meu Jeep qto estava com o cambio original.
espero ter ajudado.
Abraços
lucciano amaral
19/10/2006, 09:08
Furlan valeu pela dica da ciofa.
óia eu aqui de novo.......
ontem, conversando com o mecanico (e presidente) do jeep clube de Leme, ele me disse que ja adaptou um monte de motor de opala em jeep comk cambio original 3m, olha só o que ele me disse (e me deixou contente :0 )
Não precisa comprar eixo piloto nem flange
é só fazer uma chapa de 3/4 com a furação do cambio do jeep de um lado e a furação do motor de opala do outro
o plato usa do opala
o disco usa o do jeep (ele falou que fica só um pouquinho sobrando, ou faltando, sei lá, pra encostar totalmente no volante)
o rolamento de embreagem usa o do opala, mas tem que fazer uma bucha na moringa do cambio do jeep pro rolamento ficar justinho, coisa facil.
vou tentar fazer assim, pois fica mais facil pra mim
alguem aqui do forum ja fez assim??
sera que é porquice?? se ficar bom, acho que não né??
agradeço qualquer colaboração.
Tatão,
eu ja fiz esta adaptação!!
Comprei o kit na Josewal!
Pra falar a verdade, nao achei nada de mais neste kit!!! como fui o primeiro e o unico da minha cidade a colocar este motor no jipe, acabei comprando o kit!
Na minha opinião, eu acho melhor vc fazer do que comprar!
Na epoca comprei:
-Capa seca do opala ja preparada pro cambio willys 3m
- garfo e rolamento do opala
- comprei a moringa, a mesma veio toda fudi....,peguei a minha que tava boa e mandei fazer a bucha! (nao sabia que era tão facil, senao nao teria comprado a moringa)
- Embregem (disco), do opala porem com o centro (estria) do eixo piloto do willys ja tem este kit pronto pra vender!
- Plato do opala
acho que é só!!!
Se eu soubesse que era só isso, nao teria comprado o kit, teria mandado fazer pois na epoca saia mais barato!!
Outra coisa, no motor onde a ponta do eixo piloto engata, tem uma bucha de bronze, vc tem que tirar e abrir o furo da bucha pra poder entrar a ponto do eixo piloto do jipe! Coisa simples!!
Kinho, achei legal essa sua adaptação. . . só fiquei com uma dúvida. . . o q é aquela capa que cobre o coletor logo após o bura ??
[ ]´s
Dias
nho, achei legal essa sua adaptação. . . só fiquei com uma dúvida. . . o q é aquela capa que cobre o coletor logo após o bura ??
desculpe me intrometer, mas acho que é pra captar o ar quente em volta do coletor de escape, pra melhorar o rendimento com o motor frio, se não me engano esse sistema se chama thermac.
comprei a moringa, a mesma veio toda fudi....,peguei a minha que tava boa e mandei fazer a bucha! (nao sabia que era tão facil, senao nao teria comprado a moringa)
- Embregem (disco), do opala porem com o centro (estria) do eixo piloto do willys ja tem este kit pronto pra vender!
- Plato do opala
ai é que esta prezado Kinho, me disseram que não precisa comprar nem esse disco especial com miolo do jeep e parte externa do opala, dá pra usar tranquilamente o disco do jeep, só que o assento do disco no volante do motor não fica perfeito (acho que não encosta por completo, em toda a area quero dizer), mas isso não é problema, o tanto que encosta da e sobra pra muito tempo de trilha.
é isso que eu queria saber se alguem ja fez, usou o disco do jeep com plato e volante do opala (ou a10, a20, etc)
ah, outra coisa: eu ja tenho um plato, um disco, um volante(cremalheira) e um rolamento de embreagem da silverado 4.1, alguem sabe se da certo usar tudo isso com o motor de opala??
Amigo Tatão,
Eu particularmente acho que compensa você usar o Kit de fricção do Opala, pois economia pouca é bobagem, pois poderá gastar mais no futuro, quanto a bucha é coisa simples pode ser feito com um cano de cobre destes de tubulação de agua quente, na medida da guia da moringa do Jeep, é só ajustar a parte esterna com a medida do rolamento (apenas lixar um pouco e fica na medida) foi assim que meu mec fez no meu Jeep. Não tem erro. vai firme que fica o canal.
abraços
lucciano amaral
20/10/2006, 08:52
Tatao, eu mandei fazer a flange pra o motor de opala com cambio do jeep, saiu por 140,00 latinhas, estudei a possibilidade de colocar sem a flange, mais ia ficar muito perto da parede corta fogo, ( motor), ai mandei aumentar o eixo piloto e deixei a ponta do opala, assim vou usar a embreagem completa do opala, concordo com o FURLAN economia pouca é bobagem, abraços
muito obrigado a todos, esse forum todo dia mostra a que veio: ser o melhor forum 4x4 do brasil (e quem sabe da net!!)
quando a adaptação estiver pronta vou postar fotos aqui...
inté......
Alexandre Targino
09/07/2007, 14:41
Acabo de instalar um motor de opala 4cc todo ZERADO com câmbio original de 4 marchas Wyllis (usei o flange da Garra 4x4) e como tive dificuldade na adapatção com a caixa de direção original, acabei trocando pela caixa de direção do passat + barras Fiat e Kombi e acabei instalando o hidro-vácuo do opala além de pedaleira suspensa!!!!!
Neste fim de semana fiz dois dias de trilha pesada e o jeep se saiu muito bem....So que Antes e Depois da trilha constatei os seguintes problemas:
* - Não consegui acionar o 4x4 num trecho da trilha, a alavanca não entrou...depois consegui acionar 0 4x4 mas não consegui engatar o 4x4 reduzida.........
1 - Quando piso na embreagem apresenta um barulho como se fosse ferro arranhando.....O que pode ser????
2 -Dificuldade de engatar a 1 marcha e ré (entram arranhando....)...estou achando a embreagem muito baixa.......Não consegui engatar a 4 marcha.....
3 - Depois de lavar a viatura e depois de muita insistência conseguir engatar a 4 x 4 reduzida.....Qual o procedimento/sequência das alavancas???
OBS: O volante da embreagem esta exposto pois ainda não encontrei a capa de baixo para vedar e muito menos a coifa para proteger o garfo....
4 - Coloquei o hidro-vácuo / bomba tudo novo!!! de opala, o freio ficou muito bom, só que o pedal esta muito baixo...só começa a freiar com o pé no fundo do pedal.......onde regulo?????
felipemendes
08/04/2008, 20:28
1 - Quando piso na embreagem apresenta um barulho como se fosse ferro arranhando.....O que pode ser????
4 - Coloquei o hidro-vácuo / bomba tudo novo!!! de opala, o freio ficou muito bom, só que o pedal esta muito baixo...só começa a freiar com o pé no fundo do pedal.......onde regulo?????
1. Pode ser ferro arranhando. Lubrifique tudo. No meu caso, há este barulho no freio, mas sei que é porque a haste arrasta na lataria.
4. Tem uma haste que liga o pedal ao servo-freio. Esta haste tem que ser ajustada. Também tem que ver se não há folga entre o servo e o cilindro-mestre.
Agora, minha pergunta:
Estou colocando ignição eletrônica no meu jeep, mas meu motor é a gasolina e o distribuidor é para motor a álcool. Tem problema? Dá pra adaptar ou é melhor devolver o distribuidor?
Caros,
Vejam se podem me ajudar.
Estou reformando meu cj3a que já tem motor de opala com câmbio de 3 marchas original.
Quando colocamos a nova carroceria percebemos que o câmbio está 6 centímetros para frente do local original. Como corrigir isso ?
Vejam fotos em: http://willyscj3a.wordpress.com/
Obrigado a todos desde já !!!!:)
Voce nao fez igual ao "experto aqui" e instalou o disco de embreagem ao contrario nao né?
Eu fiz isso e precisei tirar o motor fora pra virar o disco hehehehe
E os sintomas eram exatamente esses que vc descreveu
Voce nao fez igual ao "experto aqui" e instalou o disco de embreagem ao contrario nao né?
Eu fiz isso e precisei tirar o motor fora pra virar o disco hehehehe
E os sintomas eram exatamente esses que vc descreveu
Acho que não pois ele estava andando até agora....
megadeth
07/04/2009, 12:19
Bom, eu estou com o GM151 álcool no Gema, e instalei a uns 30 dias o Clarkette 5m nele, ficando assim, o conjunto completo "original" GM.
Ainda estou testando o bicho na cidade, ajustando embreagem e outros quetais, mas por hora não tenho do que reclamar.
Consumo médio de 5km/l andando que nem tiozinho.
Como o motor foi retificado completo, e o câmbio tb é novo, tudo está um "relojinho".
Sem ser nesse fds, no outro, vou testá-lo na terra, aí posto mais comentários sobre o desempenho.
[]s
Caio
ola , pelo que deu pra perceber , vc nao colocou uma flange entre o cambio do jeep e o motor , por isso deu essa diferença , precisa colocar uma flange de 3/4 antes pra fazer a ligaçao do motor e o cambio........se colocar direto fica mais curto e nao da encaixe perfeito ........abraços
Rodrigo Baratti
08/04/2009, 09:53
Consumo médio de 5km/l andando que nem tiozinho.
Caio,
Meu jeep tem a mesma configuração que o seu e o consumo é o mesmo....só que na gasolina!!:parede::parede:
[] - bebendo muito!!
Rodrigo Baratti
08/04/2009, 09:57
ola , pelo que deu pra perceber , vc nao colocou uma flange entre o cambio do jeep e o motor , por isso deu essa diferença , precisa colocar uma flange de 3/4 antes pra fazer a ligaçao do motor e o cambio........se colocar direto fica mais curto e nao da encaixe perfeito ........abraços
No meu jeep na adaptação do cambio de chevette utilizei o eixo piloto do opala e o conjunto ficou perfeito, sem nenhum problema e com a embragem do opala 6 cil.
[]
megadeth
08/04/2009, 11:20
Caio,
Meu jeep tem a mesma configuração que o seu e o consumo é o mesmo....só que na gasolina!!:parede::parede:
[] - bebendo muito!!
Que fezes cara... mas qual o carburador? E os pneus que usa na viatura?
[]s
Caio
Edinhodalight
10/04/2009, 20:46
Ai galera estou montando um cj 5 e ja esta decidido o motor (GM 151 ) , porem rola uma duvida com relação ao suporte do motor .
Foço um novo , ou uso o do opala ?
Se alguem tiver fotos ajuda bastante !
Valeu !!
Rodrigo Baratti
12/04/2009, 17:59
Que fezes cara... mas qual o carburador? E os pneus que usa na viatura?
[]s
Caio
Solex H40.
lucciano amaral
12/04/2009, 19:06
Amigos o meu motor de opala 4cc tambem faz so 5 km por litro com gasolina, cambio de f1000 4 marchas e pneu 145/16
matrakaum
16/11/2012, 12:45
Ressuscitando...
Acho que existe um tópico maior e mais bem detalhado sobre adaptação do Motor 4cc do Opala x Caixa 3m Original. Mas, infelizmente, a busca daqui do fórum se tornou um martírio para mim. Quando consigo resultados páginas desaparecem....fica assim, por exemplo, aparece 10 páginas de tópicos, vc. navega na primeira, na segunda e aí na terceira diz que não existem mais resultados....para se ter idéia este tópico consegui via GOOGLE.
Mas vamos lá....
Já relatei aqui que estou com um motor de um Opala 4cc Alcool, Ignição - Não funcionei ainda pq. o motor de arranque deu pau...quase pegou mas aí fritou o arranque...o motor girou soltinho. Vou mandar fazer o arranque já na próxima semana.
Como não quero vender este motor ele vai para o Caroço. Quero gastar o mínimo. A prioridade é ver o Caroço andar depois de mais de 01 ano parado.
Então, consegui boas informações, sobre o uso do 4cc c/ o câmbio original. Agora estou atrás de informações de como fazer toda adaptação.
Vi que existem algumas possibilidades, eu separei duas:
1-Furar a capa seca do cambio do Opala para a furação do cambio do Jeep.
2 - Fazer uma flange para a conexão da capa seca do opala no cambio do jeep
Na segunda opção tenho uma dúvida - Esta flange tem um diâmetro "X", não sei qual é, e este diâmetro não deixaria o eixo piloto do jeep "mais curto" na hora do encaixe c/ o volante no motor? Meu pensamento é o seguinte "Estou afastando ainda mais a capa seca do corpo do câmbio e não estou aumentando o eixo piloto, logo, ele "encurtará" no contato com o volante do motor"
Isto procede?
Na primeira opção, acho que é a mais fácil, mas li que aí, neste caso, eu teria problemas da capa seca em relação a parede corta-fogo. Isto procede?
abços,
Matrakaum
georgevalle
16/11/2012, 15:59
Tinha até esquecido que fiquei devendo as fotos, a chapa que aparece entre a capa seca e a caixa tem 25mm nela tem a furação da caixa do jeep feita rosca na chapa para poder fixar a caixa nela e a furação da capa seca da C-10 onde foi colocado parafusos, no teu caso vai precisar acertar a furação da chapa pela da caixa do opala e usar o rolamento de embreagem do opala com o braço de acionamento tambem do opala na minha usei o rolamento e o braço de acionamento da C-10 tambem precisei fazer uma bucha acertando a espessura do funil do piloto para deixar com a mesma medida da caixa da C-10 acredito que precisará fazer tambem para usar o rolamento do opala.380939380938
matrakaum
16/11/2012, 20:56
Tinha até esquecido que fiquei devendo as fotos, a chapa que aparece entre a capa seca e a caixa tem 25mm nela tem a furação da caixa do jeep feita rosca na chapa para poder fixar a caixa nela e a furação da capa seca da C-10 onde foi colocado parafusos, no teu caso vai precisar acertar a furação da chapa pela da caixa do opala e usar o rolamento de embreagem do opala com o braço de acionamento tambem do opala na minha usei o rolamento e o braço de acionamento da C-10 tambem precisei fazer uma bucha acertando a espessura do funil do piloto para deixar com a mesma medida da caixa da C-10 acredito que precisará fazer tambem para usar o rolamento do opala.380939380938
Esta diferença de 25mm não faz grande diferença no ponto de inserção do eixo guia no volante do motor?
Esqueci... esta flange vc. fez de que material?
matrakaum
16/11/2012, 21:17
Eu estava conversando com o meu irmão há pouco e ele me falou que fazer a flange não é o difícil. Difícil é fazer com que esta flange não interfira no alinhamento da capa seca com o motor. O que ele chamou de giro!!!???? Alguém aí tem as dimensões desta flange?
Denis Takashi
16/11/2012, 21:26
Eu estava conversando com o meu irmão há pouco e ele me falou que fazer a flange não é o difícil. Difícil é fazer com que esta flange não interfira no alinhamento da capa seca com o motor. O que ele chamou de giro!!!???? Alguém aí tem as dimensões desta flange?
Vamos por partes :
Se o cambio é o original 3 marchas, a saída mais usada e prática é a seguinte :
Usar uma capa seca do cambio 4 marchas varetado do opala, abrir o furo da moringa( funil) até o diametro da moringa do jeep... isso garante a co-centricidade dos eixos
Fazer a furação do cambio do jeep na capa seca ... aí se escolhe se quer roscar, parafuso passante e etc...
Ajustar a bucha do volante para o piloto do Jeep... ( aumentar diametro do furo)
Já adianto que se a direção for original e as pedaleiras também, isso vai dar um trabalho mais ou menos.... porque elas atrapalham muito o motor....
O mais certo é trazer o motor um pouco pra frente, assim fica mais facil manutenção do mesmo..... o problema é ter que fazer os cardãs...
Acho que é só...
matrakaum
16/11/2012, 21:54
O que seria esta moringa?
Não quero, se isto for possível, mexer nos cardãs. Tem outra opção.
A direção está a do Maveco e as pedaleiras eu vou colocar suspensas....não aguento de dor no tornozelo c/ as originais.
Denis Takashi
16/11/2012, 23:19
O que seria esta moringa?
Não quero, se isto for possível, mexer nos cardãs. Tem outra opção.
A direção está a do Maveco e as pedaleiras eu vou colocar suspensas....não aguento de dor no tornozelo c/ as originais.
É o alojamento do rolamento do piloto que deve ser aberto..... ali acho que tem uns 75 mm, aí tem que abrir pra encaixar aquele funil do Jeep no lugar, acho que num dia. de uns 120mm
Se afastar o motor pra frente, os cardãs tem que mexer... mas se vc pensar pelo preço que o torneiro cobra pra acertar acho que ainda vale a pena...
matrakaum
17/11/2012, 14:39
Estou com dificuldades para retirar a capa seca do cambio do Opala. Tem algum segredo?
Já soltei os parafusos da capa (são 6). Retirei os parafusos da Moringa - são 4.
Soltei o anel trava do rolamento, não consegui retirar aquele pequeno que trava o rolamento no pino.
E agora percebi que tem uns eixos por dentro que está travando. Vc olhando de frente para a capa seca vai ter o pino entalhado no meio da capa e logo abaixo tem um ressalto e em cima outro (marcados nas fotos)381054
....percebi que nestes ressaltos, pelo lado de dentro, tem um eixo...não consigo retirar.
matrakaum
19/11/2012, 10:58
Estou com dificuldades para retirar a capa seca do cambio do Opala. Tem algum segredo?
Já soltei os parafusos da capa (são 6). Retirei os parafusos da Moringa - são 4.
Soltei o anel trava do rolamento, não consegui retirar aquele pequeno que trava o rolamento no pino.
E agora percebi que tem uns eixos por dentro que está travando. Vc olhando de frente para a capa seca vai ter o pino entalhado no meio da capa e logo abaixo tem um ressalto e em cima outro (marcados nas fotos)381054
....percebi que nestes ressaltos, pelo lado de dentro, tem um eixo...não consigo retirar.
Não esqueçam de mim, por favor.
georgevalle
19/11/2012, 11:58
Matrakaum pela foto você está com uma caixa 4 ou 5 marchas dos opalas mais modernos e esta capa seca é muito procurada por quem quer colocar caixa de chevete nos motores de opala, sugiro vender esta caixa e comprar como foi citado uma caixa 3 ou 4 marchas varetadas que saíram nos opalas se não me engano até 80 com você vai aproveitar somente a capa seca consegue com isso uma economia de umas 200 latinhas, onde você marcou a tampa maior é um rolamento de agulha do carretel da caixa e o menor é onde corre o varão das marchas nenhum deles tem trava a trava que existe é a do rolamento do piloto pois ao desmontar a caixa o piloto fica junto com as engrenagens ele fica enroscado pelos dentinhos do sincronizado no carretel de baixo.
matrakaum
19/11/2012, 15:10
Matrakaum pela foto você está com uma caixa 4 ou 5 marchas dos opalas mais modernos e esta capa seca é muito procurada por quem quer colocar caixa de chevete nos motores de opala, sugiro vender esta caixa e comprar como foi citado uma caixa 3 ou 4 marchas varetadas que saíram nos opalas se não me engano até 80 com você vai aproveitar somente a capa seca consegue com isso uma economia de umas 200 latinhas, onde você marcou a tampa maior é um rolamento de agulha do carretel da caixa e o menor é onde corre o varão das marchas nenhum deles tem trava a trava que existe é a do rolamento do piloto pois ao desmontar a caixa o piloto fica junto com as engrenagens ele fica enroscado pelos dentinhos do sincronizado no carretel de baixo.
Isto, é uma caixa 5 marchas de um Opala 80. Esta capa seca vale 200,00. Eu até venderia ela mas aí vou ter que me virar para achar uma do antigo. E Opala tá desaparecendo do mapa.
Se eu puxar esta capa ela sai? Já retirei a trava do rolamento do Piloto
vavarusso
19/11/2012, 16:17
Meu caro Matrakaum a regiao marcadas sao as sedes de eixo da caixa que nao atrapalham a retirada, com pequena força axial saem. (cuidado com os roletes para nao perder) O anel elástico vc terá que tirar. Dá muito trabalho, retirei com alicates, chaves de fenda, abrindo com alicate e calçando com um pedaço de serra e a chave..O eixo sai pra um lado e o rolamento para o outro.... Se eu estiver errado me corrijam.
matrakaum
19/11/2012, 16:39
Meu caro Matrakaum a regiao marcadas sao as sedes de eixo da caixa que nao atrapalham a retirada, com pequena força axial saem. (cuidado com os roletes para nao perder) O anel elástico vc terá que tirar. Dá muito trabalho, retirei com alicates, chaves de fenda, abrindo com alicate e calçando com um pedaço de serra e a chave..O eixo sai pra um lado e o rolamento para o outro.... Se eu estiver errado me corrijam.
Não...Não me diga isto!!!! Vc. não tem idéia do quanto apanhei tentando tirar este anel @##$% - No fim, me conhecendo, desisti para salvar o cambio...a marreta estava próxima de mais para eu arriscar...kkkkkk
Amanhã vou tentar de novo.
Então, tirando esta infeliz trava, já tendo retirado a trava do rolamento, é só puxar com uma vontade maior que sai?
vavarusso
19/11/2012, 16:56
Só sei que foi assimmmm. Comecei a tarde e só conseguir a noite e tive que recorrer a ajuda de muié e fia.
Tb pensei em descer a marreta. rsrsr
matrakaum
20/11/2012, 12:59
Só sei que foi assimmmm. Comecei a tarde e só conseguir a noite e tive que recorrer a ajuda de muié e fia.
Tb pensei em descer a marreta. rsrsr
Vc. tb estava reformando o seu, não estava?
vavarusso
20/11/2012, 17:15
Vc. tb estava reformando o seu, não estava?
Estava nao! Estou! Desde out/2011. Olha aí na assinatura aqui embaixo.
Qualquer coisa é só gritar, se souber será um prazer poder ajudar.
.
matrakaum
21/11/2012, 11:02
Estava nao! Estou! Desde out/2011. Olha aí na assinatura aqui embaixo.
Qualquer coisa é só gritar, se souber será um prazer poder ajudar.
.
Como é que vc fez c/ os suportes do Motor? Digo em relação aos originais do Jeep.
matrakaum
21/11/2012, 11:33
Olha só. Toh c/ um bura aqui, Solex H-34 Duplo, ganhei de um primo que tinha isto guardado há mais de 20 anos. Fomos fazer um rearranjo na casa do Pai dele e achamos o buro. Novo na caixa. Isto serve no Opala?
matrakaum
23/11/2012, 22:10
Não me abandonem.
Matrakaum,
Se não me engano o opala 151 s saiu com esse bura.
Se for o modelo que eu to pensando deixa o motor um veneno, mas também irá aumentar o consumo.
Fiz a mesma adpatação que você no meu 51 não fazem nem 2 meses. E tirando as porqueiras que o meca e o cara que modificou meu radiador fez, eu estou muito feliz. Motor muito mais forte que o meu antigo, sem os problemas de superaquecimento que o antigo motor continental tinha mto fácil de se preparar.
A capa seca eu que fiz por medo do meca fazer mta porqueira e foi muito simples só precisei de uma capa seca de opala boa e uma carcaça de cambio de jeep com eixo piloto para poder alinhar o conjunto, fiz em casa mesmo e olha q meu espaço aqui é bem apertado pois se tivesse mais espaço teria trocado o motor eu mesmo.
Mas as porquerinhas do mecanico eu já estou arrumando e o proximo passo é colocar uma ignição dis que já está aqui em casa e vamo ver se realmente ela faz realmente jus a sua fama(que é muito boa).
Se precisar algo só perguntar...
abraços
matrakaum
25/11/2012, 18:16
Matrakaum,
Se não me engano o opala 151 s saiu com esse bura.
Se for o modelo que eu to pensando deixa o motor um veneno, mas também irá aumentar o consumo.
Fiz a mesma adpatação que você no meu 51 não fazem nem 2 meses. E tirando as porqueiras que o meca e o cara que modificou meu radiador fez, eu estou muito feliz. Motor muito mais forte que o meu antigo, sem os problemas de superaquecimento que o antigo motor continental tinha mto fácil de se preparar.
A capa seca eu que fiz por medo do meca fazer mta porqueira e foi muito simples só precisei de uma capa seca de opala boa e uma carcaça de cambio de jeep com eixo piloto para poder alinhar o conjunto, fiz em casa mesmo e olha q meu espaço aqui é bem apertado pois se tivesse mais espaço teria trocado o motor eu mesmo.
Mas as porquerinhas do mecanico eu já estou arrumando e o proximo passo é colocar uma ignição dis que já está aqui em casa e vamo ver se realmente ela faz realmente jus a sua fama(que é muito boa).
Se precisar algo só perguntar...
abraços
Me fala de como vc. fez c/ o cambio.
juleymar73
25/11/2012, 18:19
[QUOTE=fm_fowi;1820096]Matrakaum,
Ola AMIGO eu to com um projeto de refoma de um cj5 1957 famosa carroceria do M38a1 militar Americano, nao to querendo o motor dele original que e um Huricane , tenho um de opala aqui em casa que comprie pela ninharia de R$200,00, foi retificado a 4 anos e rodou 2 anos e ja tem 2 que ta parado, mais ta faltando arranque, coletor de escapee de adimissão , carburador etc... andei procurando um AP , então vc acha que to com o motor certo aqui pra esse prejeto? sera que fica barato por o resto das peças que faltam ? esse e a base pro meu projeto >>> 382345 382346382347 que ficara asiim >>>
http://www.youtube.com/watch?v=iYAVb4z_73k&list=LLZtWJGG3f9FziuT6YJ7HgtA& feature=mh_lolz
Amigo Juleymar, veja pelo meu avatar o tamanho da minha viatura, eu tenho motor opala 4 cil. com pneu 750x16 de tração, só faço passeios e pescarias na região de miracatu/juquitiba e ibiuna, e quase sempre sózinho e nunca fiquei na mão, sempre cheguei.valeu abraço.
juleymar73
25/11/2012, 22:59
Vou ver se acho o resto das peças dele , vai ficar bem em conta pra mim,
valew .
Me fala de como vc. fez c/ o cambio.
Colokei o cambio direto na capa seca do opala, como minha carroçeria ta com calço de 2,5" coube o motor sem precisar puxar o cambio para frente. A capa seca eu peguei uma do opala antigo, peguei um cambio de jeep com o eixo piloto bom e alinhado mas sem as engrenagem de marchas, e uma moringa do jeep.
Peguei a capa seca do opala levei em um torneiro e mandei ele abrir o buraco da moringa do jeep usando o mesmo alinhamento do antigo furo aonde antes havia a moringa do opala( mta atenção para que o furo não saia da mesma posição aonde já existe o furo para moringa do opala, apenas escariando as bordas do furo até conseguir a medida exata para moringa do jeep.)
Após feito isso peguei a moringa do jeep e a fixei na carcaça de cambio( com eixo piloto no lugar). Já com a carcaça de cambio, eixo piloto e moringa montada, peguei a capa seca com o furo aberto e vesti ela na moringa do cambio, me certifiquei dos alinhamentos horizontais e verticais estavam certos, verifiquei se a capa seca havia encostado totalmente na carcaça do cambio, marquei as posições dos furos do cambio do willys na capa seca do opala, desmontei o conjunto e furei na furadeira de bancada. Abri rosca nos furos recém abertos para os parafusos na medida que se usa no cambio do jeep, e deu uma escariada na para interna da capa seca do opala para que a cabeça dos parafusos se acentasem totalmente na parte interna da capa seca. Passei os parafusos(com um pouco de cola de parafuso) da parte interna da capa seca(aonde fica a embreagem) para a parte externa para que ficassem como fossem prisioneiros.
Coloquei a capa seca no motor, ai meu mecânico termino o serviço posicionando o motor no lugar prendendo os parafusos e fazendo os suportes para alternador e bomba de dh.
Acho que deu para entender como que fiz a adpatação.
Obs.: gostei da posição do motor bem próxima a parede corta fogo do jeep, pois melhor o cg do jeep, mas em contrapartida vou ter que colocar alguma forração no corta fogo para que diminua um pouco o calor que faz perto do pés. kkkk
até mais.
Abraços
[QUOTE=fm_fowi;1820096]Matrakaum,
Ola AMIGO eu to com um projeto de refoma de um cj5 1957 famosa carroceria do M38a1 militar Americano, nao to querendo o motor dele original que e um Huricane , tenho um de opala aqui em casa que comprie pela ninharia de R$200,00, foi retificado a 4 anos e rodou 2 anos e ja tem 2 que ta parado, mais ta faltando arranque, coletor de escapee de adimissão , carburador etc... andei procurando um AP , então vc acha que to com o motor certo aqui pra esse prejeto? sera que fica barato por o resto das peças que faltam ? esse e a base pro meu projeto >>> 382345 382346382347 que ficara asiim >>>
http://www.youtube.com/watch?v=iYAVb4z_73k&list=LLZtWJGG3f9FziuT6YJ7HgtA& feature=mh_lolz
Olha Juleymar,
O custo da adpatação vai variar de região para região, aqui na minha região é fácil d se achar peças para opala.
Para vc ter uma ideia eu paguei R$ 100,00 em carburador brosol h40 na caixa que tinha em uma antiga autopeças que fecho a muito tempo mas as peças ficaram lá.
a capa seca eu paguei R$ 80,00 e o arranque eu paguei R$ 50,00( mas mandei reforma-lo todo)
Sobre seu motor estar parado, isso não é um grande problema desde que bem guardado com oléo dentro, entradas de admissão e escape vedadas e velas no lugar.
Para você ter uma ideia o antigo dono do meu motor me disse que havia quase 10 anos que o motor havia sido tirado e estava guardade desde então. Eu o coloquei no jeep e por enquanto ele só bateu válvulas e tem hora que o tucho demora para carregare tive que tirar alguns vasamentos(hoje mesmo tirei a tampa do tucho e troquei a junta).
Mas como irei colocar tuchos mecânicos e se deus quiser o cascalho der vou dar uma pequena preparada no cabeçote, ainda não mexi nos tuchos nem válvulas ainda.
Posso te falar que ficou um baita de um motor pro 51, e até agora só tive alegrias com esse motor.
Semana que vem vou instalar o DIS e ver como fica.
Att.
Paulo
juleymar73
25/11/2012, 23:41
Ola amigo fm_fowi, e isso eu preciso do carburador , coletores escape e adimissão, e arranque, nessa auto peças ai nao tem mais dessas peças dessas ??? aqui e os olhos da cara e nao tem FV de carros antigos.
valew abraço.
Olha nessa autopeças acredito q não tenha mais muita peças grandes de opala, vai ter mais é borrachas e outras peças pequenas.
Mas em fv tem de tudo, acredito que com uns 300 é capaz de compra tudo e ainda sobra umas latinhas.
Abraços
Paulo
matrakaum
26/11/2012, 16:19
Colokei o cambio direto na capa seca do opala, como minha carroçeria ta com calço de 2,5" coube o motor sem precisar puxar o cambio para frente. A capa seca eu peguei uma do opala antigo, peguei um cambio de jeep com o eixo piloto bom e alinhado mas sem as engrenagem de marchas, e uma moringa do jeep.
Peguei a capa seca do opala levei em um torneiro e mandei ele abrir o buraco da moringa do jeep usando o mesmo alinhamento do antigo furo aonde antes havia a moringa do opala( mta atenção para que o furo não saia da mesma posição aonde já existe o furo para moringa do opala, apenas escariando as bordas do furo até conseguir a medida exata para moringa do jeep.)
Após feito isso peguei a moringa do jeep e a fixei na carcaça de cambio( com eixo piloto no lugar). Já com a carcaça de cambio, eixo piloto e moringa montada, peguei a capa seca com o furo aberto e vesti ela na moringa do cambio, me certifiquei dos alinhamentos horizontais e verticais estavam certos, verifiquei se a capa seca havia encostado totalmente na carcaça do cambio, marquei as posições dos furos do cambio do willys na capa seca do opala, desmontei o conjunto e furei na furadeira de bancada. Abri rosca nos furos recém abertos para os parafusos na medida que se usa no cambio do jeep, e deu uma escariada na para interna da capa seca do opala para que a cabeça dos parafusos se acentasem totalmente na parte interna da capa seca. Passei os parafusos(com um pouco de cola de parafuso) da parte interna da capa seca(aonde fica a embreagem) para a parte externa para que ficassem como fossem prisioneiros.
Coloquei a capa seca no motor, ai meu mecânico termino o serviço posicionando o motor no lugar prendendo os parafusos e fazendo os suportes para alternador e bomba de dh.
Acho que deu para entender como que fiz a adpatação.
Obs.: gostei da posição do motor bem próxima a parede corta fogo do jeep, pois melhor o cg do jeep, mas em contrapartida vou ter que colocar alguma forração no corta fogo para que diminua um pouco o calor que faz perto do pés. kkkk
até mais.
Abraços
Eu queria fazer o mínimo de mudanças possíveis. Por exemplo não queria mexer na posição do câmbio para não ter que mexer nos cardans.
Vc. acha que colocando a capa seca, vi adaptações usando a própria moringa do Opala, com uma flange no cambio do Jeep vai ficar ruim a posição do Motor e/ou a posição da capa-seca em relação a parede corta-fogo?
Olha oque eu já ví o pessoal fazer para manter a moringa do opala é corta a ponta do eixo do cambio e soldar ali a ponta do eixo do cambio do opala, minha opinião pessoal é totalmente contra esse tipo de serviço, por ter solda em uma parte do carro aonde vai haver um torque bem grande.
Essa flange que você falou pelo que entendi irá deslocar o motor mais para frente já que você não quer modificar a posição do cambio. Mas não sei como seria. eu tenho como preferência tentar manter o motor o mais centrado e baixo em relação ao chassi quanto possível melhorar o centro de gravidade do jeep.
Nessa adaptação que eu fiz não precisei mudar o cambio de lugar e as alavancas se mantiveram na posição original.
Isso levando em consideração que meu jeep é um cj3a que é bem mais curto e apertado que os cj5.
Tem um pessoal aqui também que usa um cambio com o eixo piloto(acho que o 4 marchas é assim) um pouco mais comprido e para dar a distância eles colocam uma chapa de aço de uns 3 cm(aqui eles chamam essa peça de rapadura) entre a capa seca e o cambio, ai o motor fica um pouco mais deslocado para frente e mesmo assim mantém as alavancas de cambio no mesmo lugar.
Mas isso é gosto pessoal, eu fiz da forma que te passei pois foi o método de adaptação que achei mais pratico, com menos modificações possíveis e com nada de solda em eixos...
matrakaum
27/11/2012, 23:03
Olha oque eu já ví o pessoal fazer para manter a moringa do opala é corta a ponta do eixo do cambio e soldar ali a ponta do eixo do cambio do opala, minha opinião pessoal é totalmente contra esse tipo de serviço, por ter solda em uma parte do carro aonde vai haver um torque bem grande. Essa flange que você falou pelo que entendi irá deslocar o motor mais para frente já que você não quer modificar a posição do cambio. Mas não sei como seria. eu tenho como preferência tentar manter o motor o mais centrado e baixo em relação ao chassi quanto possível melhorar o centro de gravidade do jeep. Nessa adaptação que eu fiz não precisei mudar o cambio de lugar e as alavancas se mantiveram na posição original. Isso levando em consideração que meu jeep é um cj3a que é bem mais curto e apertado que os cj5. Tem um pessoal aqui também que usa um cambio com o eixo piloto(acho que o 4 marchas é assim) um pouco mais comprido e para dar a distância eles colocam uma chapa de aço de uns 3 cm(aqui eles chamam essa peça de rapadura) entre a capa seca e o cambio, ai o motor fica um pouco mais deslocado para frente e mesmo assim mantém as alavancas de cambio no mesmo lugar. Mas isso é gosto pessoal, eu fiz da forma que te passei pois foi o método de adaptação que achei mais pratico, com menos modificações possíveis e com nada de solda em eixos... Eu realmente não quero soldar nada na ponta daquele eixo do cambio. Acho que este esquema de furar a capa seca pode ser uma ótima idéia. Em relação ao motor ficou muito grudado na parede corta-fogo?
Eu realmente não quero soldar nada na ponta daquele eixo do cambio. Acho que este esquema de furar a capa seca pode ser uma ótima idéia. Em relação ao motor ficou muito grudado na parede corta-fogo?
Ficou bem perto sim,mas a unica solução para que isso não ocorre-se ou seria colocar uma flange e solda o eixo piloto ou chegar todo conjunto para frente. Mas decidi por colocar um isolante termico na parede corta fogo e não mexer no conjunto de força.
matrakaum
28/11/2012, 10:30
Ficou bem perto sim,mas a unica solução para que isso não ocorre-se ou seria colocar uma flange e solda o eixo piloto ou chegar todo conjunto para frente. Mas decidi por colocar um isolante termico na parede corta fogo e não mexer no conjunto de força.
Vc poderia tirar uma foto de como fica? Fica mais perto do que o BF?
Vc poderia tirar uma foto de como fica? Fica mais perto do que o BF?382903
Meu motor nunca foi o BF, pois o cj3a vem com o motor go devill, mas esse motor ficou sim mais próximo que meu antigo motor.
382902
382902
382901
matrakaum
28/11/2012, 16:51
382903
Meu motor nunca foi o BF, pois o cj3a vem com o motor go devill, mas esse motor ficou sim mais próximo que meu antigo motor.
382902
382902
382901
Ficou bem colado....se bem que o BF é quase ali...é até ruim para tirar a última vela.
Outro problema eu tenho do calor é q meu jeep ta com pedaleira suspença do opala e os buracos dos antigos pedais ainda estão lá e pelos buracos também entra um vento bem quente.
matrakaum
29/11/2012, 13:16
Outro problema eu tenho do calor é q meu jeep ta com pedaleira suspença do opala e os buracos dos antigos pedais ainda estão lá e pelos buracos também entra um vento bem quente.
Veja pelo lado bom....vc. já tem Ar Quente no seu Jeep. Minha esposa tem um Palio que não tem.....
No inverno ajuda bastante sim, mas o problema é q no verão vira um forno para os pés....
Felipe Feijo
01/12/2012, 09:02
Estou pra trocar o meu motor, pois o hurricane esta com o bloco rachado. Apareceram 2 motores pra mim, em mesmas condicoes, um ohc alcool original com districuicao eletronica e outro de opala 4 cc gasolina. Qual vcs avaliariam como melhor opcao?
maverickriani
01/12/2012, 16:16
2 boas opções. Ohc já vem com Distribuição Eletronica e mantém uma linha mais original Ford/Willys. Rsrrsrs Vai varia com a condiçã de cada um.
Felipe Feijo
01/12/2012, 17:16
2 boas opções. Ohc já vem com Distribuição Eletronica e mantém uma linha mais original Ford/Willys. Rsrrsrs Vai varia com a condiçã de cada um.
Os dois estao parecidos e com mesmo preco... Eis que surge a duvida.... Mas estou indo para o ford....
calhiandro
01/12/2012, 17:48
Acho que ohc álcool anda mais que o do opala.
kiko ribeiro
01/12/2012, 18:29
aqui em são paulo temos bastante peças pro motor opala,tenho esse motor no ZÉamarelo, pro pessoal de fora indico o ML ,lá tem bastante peças pros opalas peças pro motor , o escape eu mesmo fiz comprei dois jogos de tubos de escape pra opala pra poder soldar as curvas nos lugares certos ficou muito bom, aquela curvinha chata onde pega o suporte do cambio por exemplo, mas acredito que a melhor opção seja mesmo o motor de opala.
Acredito que as 2 opões são ótimas, o ohc é um bom motor e o gm 151 tb...
Troquei o meu há pouco tempo e na época também tive a opção de um ohc em bom estado, que até me facilitaria a adaptação, mas acabei desanimando devido ao alto custo e difícil disponibidade de peças para ele aqui na minha região.
Acabei optando pelo motor do opala e realmente estou muito feliz, um motor com bom torque em baixa rotação e de fácil preparação com um custo relativamente baixo.
Mas acredito que também estaria muito bem servido com um ohc, meu medo apenas foi caso de uma eventual retifica, pois com 2,5 k eu refaço meu opala por completo aqui na minha região, já se for fazer um ohc e preço pula pra em torno de 6 a 7 k.
Na época até pensei na originalidade de se manter um motor ford que saiu no willys, mas de que iria adiantar eu colocar um motor que a marca usou no jeep mas não foi no modelo do meu jeep(cj3a), então já que iria tirar a originalidade que fosse com algo que eu conseguisse facilidade na manutenção.
matrakaum
01/12/2012, 20:39
O que adianta ter um motor original e não poder manter? Pode até não ser questão de dinheiro mas, mesmo com dinheiro, vc. pode esbarrar em um problema que pode ser insoluvel....não achar peças de reposição.
Eu manteria o BFão sem pensar duas vezes se houvesse a chance garantida de achar peças....Não há...já está um parto para achar peças para ele agora e imagina na COPA (piada)....
Por isto optei pelo do Opala. Provavelmente o mês que vem já encosto o velho Caroço ao lado do Opala para fazer o transplante de coração.
Espero ser feliz!!!!
Felipe Feijo
01/12/2012, 23:45
valeu pelas dicas, provavelmente colocarei o ohc..... so colocando pra ver no que dá! Valeu....
marcelozao
03/12/2012, 10:00
[DUVIDA]
Pessoal possuo um Opala 85, motor original alcool, eu poderia colocar ele num jeep???
aqui em são paulo temos bastante peças pro motor opala,tenho esse motor no ZÉamarelo, pro pessoal de fora indico o ML ,lá tem bastante peças pros opalas peças pro motor , o escape eu mesmo fiz comprei dois jogos de tubos de escape pra opala pra poder soldar as curvas nos lugares certos ficou muito bom, aquela curvinha chata onde pega o suporte do cambio por exemplo, mas acredito que a melhor opção seja mesmo o motor de opala.
Kiko, voce fez o coletor de escape tbm ou usou um original?
maverickriani
06/12/2012, 22:38
Jamais tive qualquer tipo de problemas para encontrar peças para o OHC.
calhiandro
07/12/2012, 12:56
Jamais tive qualquer tipo de problemas para encontrar peças para o OHC.
Estou com um motor desses á alcool para retificar, me diga ai onde encontro os pistões à álcool para esse motor?
Olá, pessoal, após utilizar o motor original BF-161por onze anos em trilhas pesadas, passeios, dunas, etc, no meu CJ-5 1974, opteipor trocá-lo pelo GM-151 a gasolina, mesmo estando em ótimas condições e plenofuncionamento, por ser mais “moderno” e possibilitar alguns “melhoramentos”,que meu velho 6 cil já não permitia . Assim, após um bocado de pesquisa, começamosa 3 meses as adaptações e testamos todo o conjunto em uma trilha do nosso clubeTerrible4x4 no último fim de semana, na Linha Verde, Litoral Norte da Bahia,onde seu desempenho foi muito bom, em todo tipo de terreno. As principaismodificações que fizemos, com nosso amigo Ivan Sato da JAPAUTO aqui emSalvador, foram:Revisão geral e pintura do motor, troca de válvulasde admissão e escape, checagem dos componentes internos;Instalação de correia única V com polias e tensoresdo gol G5;Instalação de coletor de admissão em alumínio ecarburador SOLEX H34, e escape dimensionado 4x1 com “turbinho” no final;Instalação do sistema de ignição DD da Motorspice(retirada completa do distribuidor), bobina Magnetti Marelli com velas e cabosnovos;Adaptação do sistema de arrefecimento selado, vasode expansão do Fiesta, eletroventilador do Gol G5, com sensor do Passat eradiador original do Opala 4 cil;Adaptação do motor ao câmbio Clark 260F com caixaseca da C10 e embreagem completa do Opala 4cil;Redimensionamento dos cardãs e reposicionamento doconjunto motor+câmbio;Colocação do Kit da CLA Metalúrgica de Tanque decombustível traseiro, que ficou muito bom também, utilizando o marcador daCronomac.Após todas essas alterações, ainda trocamosbombas de gasolina e água, depois dos primeiros testes...o único senão atéagora foi o acionamento da embreagem, que ficou muuuito duro (arrebentou doiscabos na trilha), mas já voltamos à oficina pra resolver este “detalhe”, rsss...quaisquerdúvidas e sugestões serão muito bem vindas, ok
Estou enviando dois links, o primeiro é o da militarização do "Coronel", encerrado em 2010, e o outro é o primeiro funcionamento do GM-151 no jeep, antes dos ajustes finais, na semana passada. Depois posto mais videos do funcionamento e detalhes das adaptações.
Um abraço
TERRIBLE4X4: Militarização CJ-5 "Coronel" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eSwI8O-tVSc&feature=g-crec-u)
Motor GM-151 em Jeep Willys CJ-5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=kVB_9neBNm8&feature=youtu.be)
tstapazzoli
10/12/2012, 22:13
Estou enviando dois links, o primeiro é o da militarização do "Coronel", encerrado em 2010, e o outro é o primeiro funcionamento do GM-151 no jeep, antes dos ajustes finais, na semana passada. Depois posto mais videos do funcionamento e detalhes das adaptações.
Um abraço
TERRIBLE4X4: Militarização CJ-5 "Coronel" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eSwI8O-tVSc&feature=g-crec-u)
Motor GM-151 em Jeep Willys CJ-5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=kVB_9neBNm8&feature=youtu.be)
PSergio, tem mais detalhes sobre a instalação da correia? Utilizaram as polias do Omega?
Abraços e obrigado.
Thiago
384794Thiago, RETIFICANDO utilizamos uma chapa que serviu como base para fixação das polias do virabrequim (Montana 1.4), direção hidráulica e bomba d'água(Gol c/ ar e DH) e alternador, uma pequena que n lembro de que carro foi, rsss, salientando que todas foram adaptadas aos respectivos eixos, e o conjunto de tensores do Gol G5, depois passo a referência da correia, mas tenho quase certeza que foi da Montana também, ok
Felipe Feijo
11/12/2012, 09:33
e qual radiador voces estao colocando, pois ouvi dizer que esses novos de aluminio estao fervendo o motor 4cc. e vcs ja viram colocar o rad. do 6cc no local?
optamos por colocar o original do opala 4cil, por ser mais moderno e compacto, de aluminio e cabe plug and play na grade do jeep, o do 6cc fica muito grande e exigiria uma mudança na grade, experimentamos na trilha (muita duna e areia) neste final de semana e ficou ótimo, o eletroventilador do Gol G5 entrou na temperatura correta (marcador mecânico da cronomac)e manteve-a, não superaquecendo em momento algum...
matrakaum
22/12/2012, 11:58
Estou as voltas com um problema que anda me atormentando. A distância entre o motor e a parede corta-fogo caso eu não mexa na posição do câmbio (coisa que só farei em último caso).
Hoje conversando com um camarada ele aventou a possibilidade, uma vez que não quero mexer na posição do câmbio e tb. não quero soldar nada no eixo, fazer uma luxa extensora.
Funcionaria mais ou menos assim. A Luva seria estriada por dentro e encaixaria na ponta do eixo original. Eu faria um furo no eixo original na parte aonde não tem estria.
Esta luva extensora teria o comprimento necessário para fazer compensar a diferença da distância aumentada da capa seca, vou usar a flange para posicionar o motor mais pra frente. E na ponta desta extensão teria a estria que acopla no motor.
O furo no eixo do cambio e no final da luva seria para colocar uma espécie de cupilha ou um parafuso só para garantir que aquilo não vá escapar.
O que vcs acham?
vavarusso
22/12/2012, 13:06
384794Thiago, RETIFICANDO utilizamos uma chapa que serviu como base para fixação das polias do virabrequim (Montana 1.4), direção hidráulica e bomba d'água(Gol c/ ar e DH) e alternador, uma pequena que n lembro de que carro foi, rsss, salientando que todas foram adaptadas aos respectivos eixos, e o conjunto de tensores do Gol G5, depois passo a referência da correia, mas tenho quase certeza que foi da Montana também, ok
Parabéns! Serviço Hi Tech. Gostei muito. Feliz Natal a todos os companheiros. E que 2013 seja ainda melhor com muita saúde, dinheiro, amor e harmonia nos nossos lares e disposição para terminarmos ou começarmos nossas obras.
matrakaum
26/12/2012, 12:52
Estou as voltas com um problema que anda me atormentando. A distância entre o motor e a parede corta-fogo caso eu não mexa na posição do câmbio (coisa que só farei em último caso).
Hoje conversando com um camarada ele aventou a possibilidade, uma vez que não quero mexer na posição do câmbio e tb. não quero soldar nada no eixo, fazer uma luxa extensora.
Funcionaria mais ou menos assim. A Luva seria estriada por dentro e encaixaria na ponta do eixo original. Eu faria um furo no eixo original na parte aonde não tem estria.
Esta luva extensora teria o comprimento necessário para fazer compensar a diferença da distância aumentada da capa seca, vou usar a flange para posicionar o motor mais pra frente. E na ponta desta extensão teria a estria que acopla no motor.
O furo no eixo do cambio e no final da luva seria para colocar uma espécie de cupilha ou um parafuso só para garantir que aquilo não vá escapar.
O que vcs acham?
E aí...alguém para comentar isto.
Provavelmente entre hj e amanhã o Caroço estará sendo posicionado ao lado do Opala para transplante de coração.
E aí...alguém para comentar isto.
Provavelmente entre hj e amanhã o Caroço estará sendo posicionado ao lado do Opala para transplante de coração.
coloque uma flange entre capa seca e cambio na espessura necessaria e emende o piloto num torneiro que saiba fazer , solução essa mais confiavel .
matrakaum
27/12/2012, 09:45
coloque uma flange entre capa seca e cambio na espessura necessaria e emende o piloto num torneiro que saiba fazer , solução essa mais confiavel .
Então...a flange vou ter que colocar para poder empurrar o motor mais para frente.
Agora esta questão da solda é que estou com medo. Será que a solda é mais segura do que fazer a bucha? É fácil retirar e colocar o eixo no câmbio?
Então...a flange vou ter que colocar para poder empurrar o motor mais para frente.
Agora esta questão da solda é que estou com medo. Será que a solda é mais segura do que fazer a bucha? É fácil retirar e colocar o eixo no câmbio?
pode soldar o eixo piloto sim, só fazer corretamente que fica bom, consiste em fazer o corte das peças(em "V") de forma a fazer o encaixe perfeito, soldar e tornear. tem quem fez isso e usa em v8 e nunca tive noticias de quebra. tem que mandar em torneiro bom.
Agora esta questão da solda é que estou com medo. Será que a solda é mais segura do que fazer a bucha? É fácil retirar e colocar o eixo no câmbio?a bucha não dá firmeza ao conjunto é passivel de folgas ,a solda é feita com ok48 , eletrodo ou na mig por torneiro competente , ja tirei eixo piloto no lugar com um extrator proprio para o rolamento e rezando pros roletes atras não cairem do contrario tem que abrir o cambio .
matrakaum
27/12/2012, 12:09
a bucha não dá firmeza ao conjunto é passivel de folgas ,a solda é feita com ok48 , eletrodo ou na mig por torneiro competente , ja tirei eixo piloto no lugar com um extrator proprio para o rolamento e rezando pros roletes atras não cairem do contrario tem que abrir o cambio .
Tem uma foto deste extrator?
Tem uma foto deste extrator?o véio que me emprestou deve ta em ubatuba mas basicamente é um disco com o diametro interno do externo do rolamento , tirando-se o anel trava externo do rolamento encaixa esse disco , recoloca o anel , no disco tem uma estrutura que vai até a ponta do piloto onde tem uma porca soldada , nessa porca vai um parafuso cuja ponta vai dar na ponta do piloto , rosqueando vai puxar a porca e o resto vem junto
matrakaum
29/12/2012, 09:51
o véio que me emprestou deve ta em ubatuba mas basicamente é um disco com o diametro interno do externo do rolamento , tirando-se o anel trava externo do rolamento encaixa esse disco , recoloca o anel , no disco tem uma estrutura que vai até a ponta do piloto onde tem uma porca soldada , nessa porca vai um parafuso cuja ponta vai dar na ponta do piloto , rosqueando vai puxar a porca e o resto vem junto
Como se fosse um saca volante? Qual a probabilidade dos roletes caírem?
Como se fosse um saca volante? Qual a probabilidade dos roletes caírem?é isso ,com a tampa da alavanca fora passei um pano por baixo do eixo pra colher os roletes eles caem mesmo .
matrakaum
30/12/2012, 15:12
é isso ,com a tampa da alavanca fora passei um pano por baixo do eixo pra colher os roletes eles caem mesmo .
E como vc. fez para colocar eles de volta?
E como vc. fez para colocar eles de volta?alguns cairam la dentro da caixa no oleo mas com um imã enrolado num arame consegui resgata-los montei-os com graxa no alojamento e encaixei no lugar
matrakaum
31/12/2012, 09:20
alguns cairam la dentro da caixa no oleo mas com um imã enrolado num arame consegui resgata-los montei-os com graxa no alojamento e encaixei no lugar
Vc. precisou abrir o cambio para fazer isto? Quero dizer recolocar os roletes. Eu não quero ter que levar o cambio pra ninguém. Os kras exploram qdo vêem que é de jeep.
Vc. precisou abrir o cambio para fazer isto? Quero dizer recolocar os roletes. Eu não quero ter que levar o cambio pra ninguém. Os kras exploram qdo vêem que é de jeep.o meu é um quatro marchas original pra ohc só retirei a capa seca e tampa da alavanca ,levei o piloto pra emendar pra por o opala 4cc fiz tudo no lugar
matrakaum
02/01/2013, 21:20
o meu é um quatro marchas original pra ohc só retirei a capa seca e tampa da alavanca ,levei o piloto pra emendar pra por o opala 4cc fiz tudo no lugar
Vc. não tem uma foto desta ferramenta pra sacar o eixo piloto?
Matrakaum,
Já que você decidiu soldar o eixo piloto e colocar flange, pq que você já não aproveita que tem q tirar o eixo piloto e abre o cambio para dar um revisada geral nele?
Ps.: instalei o Dis no meu motor 4cc do opala e o bixinho viro outra coisa agora com esse sistema de ignição, sem contar que é show de bola ver o motor funcionando sem a tampa do distribuidor. agora o próximo passo e colocar um retentor bipartido revisar casquilhos e colocar as valvulas da da blazer na admissão do meu cabeçote e dependendo do estado dos cilindros já abro o bloco pra colocar pistões de 4" com cabeça plana. Depois coloco um videozinho do motor funcionando e do avanço de ponto quando é acionado eletronicamente.
matrakaum
03/01/2013, 11:35
Matrakaum,
Já que você decidiu soldar o eixo piloto e colocar flange, pq que você já não aproveita que tem q tirar o eixo piloto e abre o cambio para dar um revisada geral nele?
Ps.: instalei o Dis no meu motor 4cc do opala e o bixinho viro outra coisa agora com esse sistema de ignição, sem contar que é show de bola ver o motor funcionando sem a tampa do distribuidor. agora o próximo passo e colocar um retentor bipartido revisar casquilhos e colocar as valvulas da da blazer na admissão do meu cabeçote e dependendo do estado dos cilindros já abro o bloco pra colocar pistões de 4" com cabeça plana. Depois coloco um videozinho do motor funcionando e do avanço de ponto quando é acionado eletronicamente.
Qto vc. acha que gasto neste revisão?
Depende de quem for fazer, se for um mecânico você irá ter q pagar MO, mas acredito que será você que irá fazer a adaptação em seu jeep né? então já que vai ter que desmontar o jeep mesmo aproveita que já vai ta mexendo e já desce a caixa de cambio você mesmo que não tem segredo nenhum... Por aqui na minha região os mecânico cobram entre 200 a 300 de mão de obra pra descer um cx. de cambio desmontar revisar e remonta-la... Agora se for fazer você mesmo acredito que vai gastar no minimo um jogo de juntas de cambio, cola para junta, e retentores(caso você os troque).
Claudio Almeida Machado
03/01/2013, 16:25
Essas válvulas da Blazer na admissão melhora o rendimento do motor? n caso é só trocar as valvulas ou tem que fazer alguma outra alteração no cabeçote? será que aumenta bem os cavalos?
Este pistão plano é o que é usado nos motores a alcool?
Que mais de preparação podemos fazer nestes motores para ficar com melhor performance?
Abraço
Claudio,
Pelo que sei a valvula da blazer dá um melhor redimento no motor sim, eu nunca as utilizei mas pelo que pesquisei dizem que dá uma melhora considerável no torque em baixa rotação, mas para coloca-la tem q mandar preparar as cedes e guia de válvulas do cabeçote. Sim os pistões de cabeça plana são do opala a alcool.
Dá para fazer muita coisa no motor opala 4cc do opala, dá pra colocar o vira do 153 no bloco do 151 e aumentar o volume do motor, dá pra mudar o comando, colocar tuchos mecânicos, trocar carburação(ou injetar), colocar ignição, coletores de escape, turbo, polimento dos coletor de admissão e dutos do cabeçote, rebaixar o cabeçote e melhorar a taxa de compressão. todas essas modificações iram ajudar o motor ter mais potência.
Temos uma vasta gama de preparação para motores do opala, oque vai ditar sua potência é o quanto você está disposto($$) a modificar seu motor.
matrakaum
04/01/2013, 09:39
FM_Fowi
Duas dúvidas:
1 - Para tirar o eixo piloto e soldar eu preciso de outro eixo para fazer o enxerto? Se sim aonde consigo isto?
2 - Qdo vc. desce o câmbio e leva para revisão, desce c/ a T-Case e leva ela junto?
abço,
FM_Fowi
Duas dúvidas:
1 - Para tirar o eixo piloto e soldar eu preciso de outro eixo para fazer o enxerto? Se sim aonde consigo isto?
2 - Qdo vc. desce o câmbio e leva para revisão, desce c/ a T-Case e leva ela junto?
abço,
Qual o comprimento que você irá alongar no eixo piloto? nunca fiz esse serviço mas acredito que o torneiro possa encher a diferença de tamanho apenas enchendo o espaço com solda.
Quando você tirar o cambio a t-case desce junto sim, já que a mesma é parafusada diretamente no cambio.
abraço
FM_Fowi
Duas dúvidas:
abço,que motor vc vai por ? tem que arrumar um piloto cujas estrias dão no disco de embreagem do mesmo , cortar a estria velha e soldar a estria nova no piloto , o comprimento tem a ver com a espessura da flange de acoplamento motor capa seca , serviço feito por quem sabe , tem que morrer na grana .
matrakaum
05/01/2013, 10:30
Vou colocar o do Opala 4cc
Claudio Almeida Machado
05/01/2013, 14:21
Pesoall
Estou para colocar 4cil do opala a gasolina em minha viatura, mas queria dar uma mexida nele, andei pesquisando e to com algumas dúvidas...
Meu motor é a gasolina, para mim melhorar a taxa de compressão que original é muito baixa, 7.5:1, queria chegar nos 9:1 em quanto teria q rebaixar o cabeçote? Andei pesquisando a acho que em torno 1,5 estaria bom.
Estes pitões de 4" saiu no opala msm? como faço para adquiri-los? e outra opção ao invés de rebaixar trocar os pistões para os de cabeça plana...melhoraria a taxa tbm...
Outra opção seria trocar o cabeçote e colocar o do motor a alcool...
Alguém já fez alguma destas esperiencias? O vc acham que da um bom resultado e fica mais barato mexer?
Abraço
Pesoall
Estou para colocar 4cil do opala a gasolina em minha viatura, mas queria dar uma mexida nele, andei pesquisando e to com algumas dúvidas...
Meu motor é a gasolina, para mim melhorar a taxa de compressão que original é muito baixa, 7.5:1, queria chegar nos 9:1 em quanto teria q rebaixar o cabeçote? Andei pesquisando a acho que em torno 1,5 estaria bom.
Estes pitões de 4" saiu no opala msm? como faço para adquiri-los? e outra opção ao invés de rebaixar trocar os pistões para os de cabeça plana...melhoraria a taxa tbm...
mexa
Alguém já fez alguma destas esperiencias? O vc acham que da um bom resultado e fica mais barato mexer?
Abraçose o motor é ano 83 ja vem com pistão reto , se for mais antigo e estiver bom , bote cabeçote a alcool e guarde o outro . esta ruim ? retifique e bote pistão reto com mesmo cabeçote pra usar gasolina
Claudio Almeida Machado
05/01/2013, 21:27
se o motor é ano 83 ja vem com pistão reto , se for mais antigo e estiver bom , bote cabeçote a alcool e guarde o outro . esta ruim ? retifique e bote pistão reto com mesmo cabeçote pra usar gasolina
Jecaov8,
Entendi, fazer como vc orientou melhora bem a força do mesmo? Fazendo apenas estas mudanças já da uma boa diferença?
Apartir de 83 todos os GM 151 a gasolina são com pistão retos?
Abração, valeu
Denis Takashi
05/01/2013, 22:08
Qual o comprimento que você irá alongar no eixo piloto? nunca fiz esse serviço mas acredito que o torneiro possa encher a diferença de tamanho apenas enchendo o espaço com solda.
Quando você tirar o cambio a t-case desce junto sim, já que a mesma é parafusada diretamente no cambio.
abraço
Não faz isso não..... Não vejo maneira de se alongar o eixo sem emendar outro pedaço de eixo.
Daria até para usar uma barra de aço para fazer o enxerto, mas para isso precisaria de 2 soldas ; Uma antes e outra depois do corte... por isso é preferivel usar um pedaço de eixo piloto para emendar...Além da vantagem de poder fazer com a estria do disco que quiser....
Antigamente existia uma flange para adaptar o cambio do OHC no opala.... Essa flange tinha uns 30 mm , a diferença do comprimento do piloto... Pra quem tinha o piloto curto, era só cortar e emendar uma ponta de piloto de opala/chevette.
Agora, é importante levar em conta o $$ envolvido, pois além das peças envolvidas, tem a MO do torneiro, já que n]ao é um serviço tão simples ( ratamentos termicos, soldagem, usinagem....)
()´s
Jecaov8,
Entendi, fazer como vc orientou melhora bem a força do mesmo? Fazendo apenas estas mudanças já da uma boa diferença?
Apartir de 83 todos os GM 151 a gasolina são com pistão retos?
Abração, valeuexiste um tópico com varias receitas pra aumento de potência do 151 inclusive no site dos opaleiros todas aumentam o consumo tambem ,não é só mexer em taxa de compressão tem que adequar o restante ,eu tinha aqui dois motores ,o 151 e um 153 juntando os dois fiz um 2.7 potente e gastão e um 2.4 que consome e anda menos
Claudio Almeida Machado
06/01/2013, 11:08
existe um tópico com varias receitas pra aumento de potência do 151 inclusive no site dos opaleiros todas aumentam o consumo tambem ,não é só mexer em taxa de compressão tem que adequar o restante ,eu tinha aqui dois motores ,o 151 e um 153 juntando os dois fiz um 2.7 potente e gastão e um 2.4 que consome e anda menos
Poxa Legal...
Vou procurar saber, me interresei muito pelo 2.7...nos sites de opala que acho as informações neh...se não for muito caro vou fazer tbm...
Abração valeu, qualquer novidade nos mantem informado
valeu
RamonTeN
06/01/2013, 11:32
FM_Fowi
Duas dúvidas:
abço,
Bom Dia Matrakaum, Cara tbem vou na ideia de fazer a emenda usando um outro eixo de preferencia morto! fica com uma emenda só e sendo assim mais resistente tbem! Dependendo da adaptaçao que ira fazer tbem tem a possibilidade de manter o mesmo eixo pilito do willys e fazer a mudança somente do centro da embreagem!
Já na questao de descer cambio aconselho descer os dois acoplados pois alem de ser bem mais facil tem a questao na hora de fazer a montagem que se deixar o conjunto da caixa andar para traz faz com que os roletes do eixo piloto caiam dentro do cambio! Um abraço e boa sorte!
RamonTeN
06/01/2013, 11:39
Pesoall
Abraço
E ae Claudio tudo bom? Cara tem varias ''receitas de bolo'' de como envenenar um motor 151 mas como ja foi dito nao tem como ficar com um motor forte sem aumentar o consumo,sendo assim vai se preparando!!:) Montei um motor em uma pick do meu socio no qual o mesmo ja era de pistons retos,a unica coisa que fiz nele foi colocar um carburador 446 que geralmente sai em motores 6cc mas que tbem saiu em alguns 4cc se nao me engano até mesmo no 151. O motor ficou bem esperto e nao ficou beberao demais nao! quem anda nela sem abrir o capô nao fala que é 4cc,Mas ela tem relaçao de diferencial 9x44 e caixa 260F. a relaçao de Power-train faz toda diferença tbem no acerto de seu carro! Abraço
Claudio Almeida Machado
06/01/2013, 21:21
Fala Ramom, como vão as coisas? Aqui ta tudo bem.
Andei vendo bastante coisa hj na net, porém ainda não sei o q fazer, o meu motor ainda não está no lugar, estou andando com o original 6cil que ainda esta muito bom, to pensando ainda.
No caso ainda não sei o que fazer, pois descobri que existe varias configurações para este motor, o que para mim é novidade, para mim a unica diferença que que tinha era em relação ao combustível. Andei pesquisando e se tudo estiver certo meu motor é um 83, agora quero ver se ele já esta com pistão reto ou não, se acaso estiver não devo mexer em nada não. Se estiver com o pitão concavo ai vou ver o que é mais economico entre colocar um cabeçote alcool ou trocar os pistões...
Por enquanto penso em algo assim, estes dias estou no trabalho(embarcado) daqui 10 dias vou estar em casa e vou ver o que faço...
Em relação ao 2.7, achei uma boa, mas tem que ver se não fica muito caro mexer tanto, pois estou mexendo com uma obra em casa e o orçamento está meio a conta rsrsr
Atualmente uso 9/44 com cambio de c-10 3marchas e acho ela muito mau escalonada as marchas são muito longe umas das outras, por isso penso em colocar um cambio de chevette 5M junto com este motor em breve...
Abraço
matrakaum
06/01/2013, 22:05
Bom Dia Matrakaum, Cara tbem vou na ideia de fazer a emenda usando um outro eixo de preferencia morto! fica com uma emenda só e sendo assim mais resistente tbem! Dependendo da adaptaçao que ira fazer tbem tem a possibilidade de manter o mesmo eixo pilito do willys e fazer a mudança somente do centro da embreagem!
Já na questao de descer cambio aconselho descer os dois acoplados pois alem de ser bem mais facil tem a questao na hora de fazer a montagem que se deixar o conjunto da caixa andar para traz faz com que os roletes do eixo piloto caiam dentro do cambio! Um abraço e boa sorte!
Dureza agora vai ser encontrar este eixo piloto do Opala para fazer a emenda. Vão querer furar meu zóio.
matrakaum
06/01/2013, 22:10
Vejam se é este388500
matrakaum
10/01/2013, 11:17
O motor que eu tenho, 4cc, estava com um câmbio de 14 estrias. então tenho que comprar uma ponta igual, é isto? Pois, não sei se vou encontrar igualzinho...
O motor que eu tenho, 4cc, estava com um câmbio de 14 estrias. então tenho que comprar uma ponta igual, é isto? Pois, não sei se vou encontrar igualzinho...pra confirmar arruma um disco de embreagem velho de opala ou vai nas auto peça pede pra olha um disco novo e encaixa esse eixo nele pra ve se bate as estrias .
matrakaum
10/01/2013, 22:49
pra confirmar arruma um disco de embreagem velho de opala ou vai nas auto peça pede pra olha um disco novo e encaixa esse eixo nele pra ve se bate as estrias .
Hmmm..eu tenho a embreagem que estava neste motor.
Claudio Almeida Machado
12/01/2013, 21:45
existe um tópico com varias receitas pra aumento de potência do 151 inclusive no site dos opaleiros todas aumentam o consumo tambem ,não é só mexer em taxa de compressão tem que adequar o restante ,eu tinha aqui dois motores ,o 151 e um 153 juntando os dois fiz um 2.7 potente e gastão e um 2.4 que consome e anda menos
Jecaov8, no caso para se fazer um 2.7, vc teve que usinar a cabeça do pistão, pois com o eixo do 253 projeta o pistão mais para cima do bloco, com isto vc acha que compromete a durabilidade do pistão não? O seu ta rodando há quanto tempo?
Em relação a força da muita diferença de um para outro? Vc roda na gasolina ou alcool?
Abraço
Jecaov8, no caso para se fazer um 2.7, vc teve que usinar a cabeça do pistão, pois com o eixo do 253 projeta o pistão mais para cima do bloco, com isto vc acha que compromete a durabilidade do pistão não? O seu ta rodando há quanto tempo?
Em relação a força da muita diferença de um para outro? Vc roda na gasolina ou alcool?
Abraçotem que usar as bielas do propio 153 com os pistões do 151 sobre medida 1mm concavos pra usar gasolina se o bloco não foi mandrilhado ou plainado o pistão não projeta tem que fazer pre motagem pra confirmar , ate 1mm pode tirar da cabeça do pistão ou usar biela do 6cc que são menores e usar pistão reto que vão ficar com o topo abaixo do bloco , pra usar alcool tem que medir o volume da camara , a força aparece só de triscar o pedal o giro sobe mais rapido , tem tres anos que esta andando vamo ve ate quando
Claudio Almeida Machado
14/01/2013, 18:27
tem que usar as bielas do propio 153 com os pistões do 151 sobre medida 1mm concavos pra usar gasolina se o bloco não foi mandrilhado ou plainado o pistão não projeta tem que fazer pre motagem pra confirmar , ate 1mm pode tirar da cabeça do pistão ou usar biela do 6cc que são menores e usar pistão reto que vão ficar com o topo abaixo do bloco , pra usar alcool tem que medir o volume da camara , a força aparece só de triscar o pedal o giro sobe mais rapido , tem tres anos que esta andando vamo ve ate quando
Jecao, valeu pelos esclarecimentos,
Vou ver direitinho o q fazer, qualquer coisa te volto acionar...
Se caso for mexer msm vou deixar ele a gasolina msm, com os pistões concavos neh...se acaso projetar com as bielas originais do 151 posso tirar na cabeça sem medo neh...
Abraço
Claudio Almeida Machado
21/01/2013, 21:55
Jecãov8, boa noite!
Hoje passei em uma retifica aqui em minha cidade, e encontrei um eixo do 153, o cara me pediu 150 reais, ainda não comprei, tenho que arrumar as bielas do 153 agora...ta dificíl...
Já o meu GM 151, é com pistão de cabeça reta, para mim andar na gasolina pode ser este pistão ou tem que ser o concavo? Este de cabeça reta será que posso também usinar o mesmo em até 1mm como nos concavos?
Me ajuda ai, estou bem disposto a fazer um 2.7 para mim.
Como que esta o consumo deste 2.7? ele da quanto de média? Vc acha que vale a pena invetir e fazer um 2.7? o q vc acha? tendo em vista que meu jeep é somente para trilhas...não ando no dia a dia...
Abraço
Jecãov8, boa noite!
Hoje passei em uma retifica aqui em minha cidade, e encontrei um eixo do 153, o cara me pediu 150 reais, ainda não comprei, tenho que arrumar as bielas do 153 agora...ta dificíl...
Já o meu GM 151, é com pistão de cabeça reta, para mim andar na gasolina pode ser este pistão ou tem que ser o concavo? Este de cabeça reta será que posso também usinar o mesmo em até 1mm como nos concavos?
Me ajuda ai, estou bem disposto a fazer um 2.7 para mim.
Como que esta o consumo deste 2.7? ele da quanto de média? Vc acha que vale a pena invetir e fazer um 2.7? o q vc acha? tendo em vista que meu jeep é somente para trilhas...não ando no dia a dia...
Abraçook ,o vira 153 legítimo tem o numero da peça no meio do eixo , confirme ,as bielas dele eu tenho, tem que medir altura do cabeçote na retifica, se estiver std pode usar o pistão reto, se na pre montagem projetar tem que usar as bielas do 6cc, usinar o reto aproxima demais os aneis do topo, ja no concavo não tem problema, o consumo depende basicamente da emoção se o seu esta fazendo 6km/l com o 2.7 vai faze 4km/l .
Pessoal,
Tudo bem? Desculpem reabrir o tópico..
Estou instalando um motor de opala 4cc no meu jeep, estou com duvidas quanto ao suporte que devo usar no chassi. O que me indicam, se tiverem foto da solucao ajudaria..
abs
Anderson como dito em outro topico, nao existe suporte pronto, voce tem que fazer, pode ser a partir de algum suporte a venda no mercado ou entao criar um (como eu a 99% do pessoal faz).
No topico das montagens dos meus dois Jeeps tem fotos dos suportes
Anderson como dito em outro topico, nao existe suporte pronto, voce tem que fazer, pode ser a partir de algum suporte a venda no mercado ou entao criar um (como eu a 99% do pessoal faz).
No topico das montagens dos meus dois Jeeps tem fotos dos suportes
Dic3,
Olá! Tudo bem? Então sei que não será 100% mas queria um norte para ter uma referência de qual suporte inicio a adaptação
abs
Eu fiz assim, pendurei o motor na girafa e posicionei o motor no lugar onde ele ficaria em definitivo e ali moldei o suporte usando barra chata de aço, depois tirei o motor do lugar e soldei essa chapa em definitivo formando o suporte.
Aqui da pra ter uma ideia de como deixei
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/108983-projeto-fake-gpw-um-1972-metido-1942-militar-3.html#post1765082
Nao sei em que bairro vc mora, mas se quiser passar dar uma olhada, o 61 fica sempre na casa dos meus pais (portao) e o GPW na minha casa (xaximxoxial)
Dic3,
Obrigado! Nao tinha reparado que era daqui de Curitiba tbm :)
Eu moro no Santa Candida..
Essa semana estou dando um Curso em período integral, deve ser o último até marco :( pelo menos vi sobrar tempo para mexer.. Minha idéia de usar um suporte pronto para adaptar pouco é para reduzir cursos rss.
Hoje comprei 2 suportes do motor do opala (o que fica no motor) vou fazer um teste e ver se falta muito para calçar o motor, acho que terei resposta disso na proxima semana!
Muito obrigado mesmo!
Rodrigo Vieira Barreto
19/01/2015, 20:42
Galera, tenho 22 anos e sou novo no ramo. Meu pai tem um jeep willys 66 desde que eu me conheço por gente, e quando eu tinha uns 13, 14 anos ele quis dar uma 'restaurada' no jeep, pintou, arrumou o que estava quebrado e trocou o motor. Até hoje nao sei qual é o motor que está instalado, ja me falaram que é de opala, perkins e etc, gostaria que alguem conseguisse me dizer atraves das duas fotos que estou mandando, ah, tem turbo. Valeu.
Ian Jeep
19/01/2015, 22:45
Galera, tenho 22 anos e sou novo no ramo. Meu pai tem um jeep willys 66 desde que eu me conheço por gente, e quando eu tinha uns 13, 14 anos ele quis dar uma 'restaurada' no jeep, pintou, arrumou o que estava quebrado e trocou o motor. Até hoje nao sei qual é o motor que está instalado, ja me falaram que é de opala, perkins e etc, gostaria que alguem conseguisse me dizer atraves das duas fotos que estou mandando, ah, tem turbo. Valeu.
Boa noite Rodrigo, seja bem vindo.
Trata-se de um Maxion HSD 2.5
Aki tem mais informações sobre ele.
Abraços
Rodrigo Vieira Barreto
20/01/2015, 02:23
Boa noite Rodrigo, seja bem vindo.
Trata-se de um Maxion HSD 2.5
Aki tem mais informações sobre ele.
Abraços
Ta ai um motor que nunca tinha ouvido falar, vou ler sobre ele. Sabe me dizer se é um motor bom e se cai bem adaptado no jeep?
Pessoal,
Dúvida... Bati na moringa e infelizmente ela trincou... Nao na base, na parte do cano apenas.. Tem problema???
abs
Marcelo Godoy
05/10/2015, 22:29
Prezados,
Alguém já instalou motor opala 4 cilindros com câmbio Eaton (5m da S10 2.4)?
Me surgiu este câmbio numa ótima condição, no mesmo valor que o câmbio Chevette 5m, porém acredito que seja muito mais robusto.
Caso positivo, o que é necessário fazer ou providenciar?
Obrigado.
Abs!
Luiz Flavio Lucena
27/05/2016, 20:06
boa noite a todos... tenho um problema e peço a ajuda de vocês, fiz uma adaptação de um motor opala em meu jipe cj5, com o cambio original de 4 marchas, o mecânico usou a capa do cambio opala e fez a adaptação, utilizou o plator do opala e o disco do jipe, para não mudar o fresado do primário (disse ele). Sendo que já me esquentou muito a cabeça e não aguento olhar + a cara do mecânico... o jipe não ficou com a embreagem boa, as marchas só entra forçado e raspando muito, alguém poderia me ajudar com alguma dica de quem já fez uma adaptação dessa ou entende do assunto...
Rafaelopaleiro
27/05/2016, 21:11
Luiz tem um disco próprio para essa adaptação da uma olhada espero que ajude...
http://www.josewal4x4.com.br/produto/disco-de-embreagem-p-adaptacao-motor-opala-cambio-willys/17757