Ver Versão Completa : Parafusos das novas Roda-Livre AVM
fabiano carraro
11/06/2009, 22:19
Ola foristas venho aq perguntar pra saber se sou eu apenas que me irrito tanto ao fazer a manutençao nas rodas livres da AVM modelos novos (aquelas com os parafusinhos TORK Nº15),
OU SE TODO MUNDO SE FERRA TAMBEM PRA DESMONTAR ELAS TENTANDO RETIRAR OS PARAFUSINHOS TORK.
SINCERAMENTE NAO ENTENDO O POR QUE DE SE FAZER UMA PEÇA TAO IMPORTANTE AO CONJUNTO 4X4 DE FORMA TAO FRAGIL,OCASIONANDO TAMANHA DIFICULDADE DE MANUTENÇAO,POIS OS TAIS TORK 15 SAO UM INFERNO PRA CONSEGUIR SOLTAR SEM QUEBRAR OU ESTRAGAR 3 PARAFUSOS NO MINÍMO,SEM FALAR EM CHAVES QUE ESTOURAM O TEMPO TODO MESMO USANDO DESINGRIPANTE E CHAVE DE IMPACTO APROPRIADA.......:twisted:
POXA SE FOSSE PRA FAZER UM PEÇA PIOR DO QUE OS MODELOS ANTIGOS QUE ERAM EXCELENTES ENTAO QUE NAO FIZESSEM.:parede:
GOSTARIA DE EXPOR ESTE "PROBLEMA" IRRITANTE NOS MODELOS NOVOS DE RODA LIVRE E QUEM SABE VER A AVM MODIFICANDO ESTE PROJETO POIS EU E MUITOS MECANICOS E ENTUSIASTAS DA MANUTENCAO PREVENTIVA AGRADECERIAMOS.:concordo:
junior braga
11/06/2009, 22:53
Ola foristas venho aq perguntar pra saber se sou eu apenas que me irrito tanto ao fazer a manutençao nas rodas livres da AVM modelos novos (aquelas com os parafusinhos TORK Nº15),
OU SE TODO MUNDO SE FERRA TAMBEM PRA DESMONTAR ELAS TENTANDO RETIRAR OS PARAFUSINHOS TORK.
SINCERAMENTE NAO ENTENDO O POR QUE DE SE FAZER UMA PEÇA TAO IMPORTANTE AO CONJUNTO 4X4 DE FORMA TAO FRAGIL,OCASIONANDO TAMANHA DIFICULDADE DE MANUTENÇAO,POIS OS TAIS TORK 15 SAO UM INFERNO PRA CONSEGUIR SOLTAR SEM QUEBRAR OU ESTRAGAR 3 PARAFUSOS NO MINÍMO,SEM FALAR EM CHAVES QUE ESTOURAM O TEMPO TODO MESMO USANDO DESINGRIPANTE E CHAVE DE IMPACTO APROPRIADA.......:twisted:
POXA SE FOSSE PRA FAZER UM PEÇA PIOR DO QUE OS MODELOS ANTIGOS QUE ERAM EXCELENTES ENTAO QUE NAO FIZESSEM.:parede:
GOSTARIA DE EXPOR ESTE "PROBLEMA" IRRITANTE NOS MODELOS NOVOS DE RODA LIVRE E QUEM SABE VER A AVM MODIFICANDO ESTE PROJETO POIS EU E MUITOS MECANICOS E ENTUSIASTAS DA MANUTENCAO PREVENTIVA AGRADECERIAMOS.:concordo:
Fabiano tens razão, esse problema do parafusos da RL é realmente crônico, veja nesse link>
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=791&page=2
:concordo::concordo:
fabiano carraro
12/06/2009, 13:12
pois é eu li ele agora,e vi que é bucha mesmo os parafusinhos tork15.....:twisted:
BOM ENTAO FICA ABERTO ESTE TOPICO PRA GALERA DESCER A LENHA NELES,POIS ESTE DO LINK É SOBRE A MONTAGEM/INSTALAÇAO DE RL.:concordo:
ps;é bom a AVM se espertar pois anda fazendo produtos lindos, mas frageis demais ultimamente e isto da margem pra outras empresas crescerem com produtos mais robustos que é oque importa realmente pra nós, pena que ainda nao possuem preço competitivo......:pipoca:
rodrigoffroad
18/08/2009, 17:59
quem ja não sofreu la no meio do mato com estas novas da avm (parafuso torx) ninguem merece uma coisa dessas quebrar a chave, espanar o parafuso, e no meio da trilha quem lembra de levar uma chave dessa, e ainda por cima tem que ser "A" chave. Então vai a dica para o pessoal aqui do forum,ou até mesmo para o fabricante, antes de instalar ou em uma manutenção pegue aqueles malditos parafusos torx e faça uma fenda usando uma esmerilhadeira com um disco bem fino de corte, ou se preferir utilize uma serra manual,uma chave de fenda é muito mais facil de encontrar no mato, espero que a dica seja util.OFF-ROAD NO SANGUE.
Spina4x4
18/08/2009, 19:15
falai Rodrigo
ja sofri bastante com esses parafusos ! e continuo sofrendo, pois tenho oficina ! rsrs
mas ja tenho uma solução melhor doq fazer a fenda...
pega este parafuso de amostra e vai a casa de parafusos compra ALEN..
os alen que vc vai achar pra comprar não são conicos como os originais, alem de ser mais facil achar a chave ele não trava tanto qnto o original que é conico !
o maior problema é o conico que faz com que ele trava bastante e é dificil vc tira-los
boa sorte
[]'s
felipebrde
18/08/2009, 19:33
quem ja não sofreu la no meio do mato com estas novas da avm (parafuso torx) ninguem merece uma coisa dessas quebrar a chave, espanar o parafuso, e no meio da trilha quem lembra de levar uma chave dessa, e ainda por cima tem que ser "A" chave. Então vai a dica para o pessoal aqui do forum,ou até mesmo para o fabricante, antes de instalar ou em uma manutenção pegue aqueles malditos parafusos torx e faça uma fenda usando uma esmerilhadeira com um disco bem fino de corte, ou se preferir utilize uma serra manual,uma chave de fenda é muito mais facil de encontrar no mato, espero que a dica seja util.OFF-ROAD NO SANGUE.
Pois é, esse parafuso cônico é uma droga mesmo. A fábrica tinha q mudar isso. Todo mundo reclama! Meu mecânico disse que essa roda livre nova da AVM não vale a pena, que a da Enfer é muito melhor e mais resistente, tipo as antigas AVM Manuais.
Abraços!
rodrigo.hoffman
18/08/2009, 23:18
é só pegar um parafuso de aço do mesmo diametro do conico e dar umas batidas na cabeça do parafusos que eles soltam sem muito esforço... :)
Abraços
Meu mecânico disse que essa roda livre nova da AVM não vale a pena, que a da Enfer é muito melhor e mais resistente, tipo as antigas AVM Manuais.
X2!:concordo:
A AVM inventou demais e só piorou. As atuais são mais fracas e esses parafusos são tão "exclusivos" que não se encontra em lugar nenhum. Só fazendo mesmo.
O conforto de girar apenas 1/4 de volta na borboleta acabou gerando um produto fraco.
A nova usa "Mancal principal em TECHNYL grafite/molibidenio reforçado com fibra de vidro". Traduzindo: um plástico duro direto no metal. Enquanto a da Enfer (antiga da AVM) usa um simples, robusto e eficiente "rolamento de agulha". Rolamento que custa uns 15 pilas e deixa ela nova, caso precise trocar algum dia. Fora a vedação que nesse modelo antigo é bem melhor.
A diferença de preço é pequena e compensa muito essa da Enfer. E hoje tem para Toyota e Troller também.
Já falávamos disso em 2005. Veja esse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8903
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=37076&d=1138563703
[]'s
fabiano carraro
07/10/2009, 00:58
karaio imaginem um homem pluuuuuuuuuto da krá :twisted:
tava até agora despedaçando uma desgraçada de uma roda livre da "AVM de plastico" que resolveu me ferrar o dia e a noite na oficina por causa dos malditos parafusinhos ...........:parede:
depois de usar todo um arsenal de ferramentas pra tentar soltar as duas peças,TENTANDO fazer manutençao preventiva nos munhoes de uma rural as maravilhosas resolveram quebrar o casco e é claro que nao existe avulso pra comprar.
ENTAO É CLARO QUE O IMBEÇIL AQ VAI TER QUE DAR UM PAR DE RODAS LIVRES NOVO PRO CLIENTE!!!!!!!:parede::parede::parede::twisted:
me fuuuuu mas a avm vai pra roça pelo menos comigo pois vou comprar as da ENFER mesmo custando mais caro(bem que podiam baixar um pouco o valor né :pensativo:)ia vender que nem pao!!!!!!:mrgreen:
GIOVANI que tal UNIFICAR OS TOPICOS!!!!:rolleyes:
Sergio Rocha
07/10/2009, 09:37
Fabiano
Quanto custa a da Enfer ?
Eu já quebrei 2 da Avm e estou me preparando para trocar a terceira.:parede:
[]'
fabiano carraro
07/10/2009, 13:14
olha só SERGIO eu comprei uma aq mas da propria AVM :evil:
só que foi daquele modelo antigo ,aquele modelo que é preso por parafusos direto no cubo ,comentei com um amigo que tem distribuidora de auto peças e ele diç que tinha dois pares delas em algum lugar da distribuidora jogados :shock:
ele me trouxe um deles zero bala na caixinha ainda, e diç que vai tentar achar o outro.:dance:
as da ENFER sao excelentes, mas ainda estao muito caro AQ EM CURITIBA TAO PEDINDO EM MEDIA R$580,00 PELAS DE FERRO E R$720,00 pelas de aluminio :evil:
e eu nao paguei nem metade disto nas AVM ,ou seja tao metendo a mao pesado nos preços por aq, pois ai em sampa é bem mais barato as peças.:palmas:
Sergio Rocha
07/10/2009, 13:22
Eu comprei as últimas por 300,00 o par.O problema é que elas não aguentam o tranco e vivem quebrando.Eu já comprei dois jogos (600,00) e provavelmente vou ter que comprar de novo.No fim acaba saindo mais caro.Elas não aguentam uma acelerada mais forte nun eixo bloqueado.
[]'
fabiano carraro
07/10/2009, 13:43
:shock:,puts que merdia,heim :sad:
tem certeza que nao estao batendo em alguma pedra :pensativo:
como é o offset de suas rodas?
a rural do meu mano possue bloqueio 100% tambem e usa este modelo a 4 anos em pneus 33" com um 4.1 fuçado e o pé amarrado ao acelerador e,ja quebrou tudo que podia menos este modelo de roda livre :mrgreen:
mas eu ja quebrei um lado quando bati com a ATACAMA em uma pedra escondida dentro de um banhado.:oops:
agora em compensaçao vivo trocando destas novas dos maleditos parafusinhos por causa de bater em "vento",o TROÇO RUIM que a AVM fez.:evil:
SE A ENFER MELHORAR SEUS PREÇOS VAI VENDER MUITO.:dance:
Sergio Rocha
07/10/2009, 14:58
Não bateu não.Da outra vez que quebrou tb não bateu com certeza.O BL dianteiro acaba com essas Rls da AVM.
[]'
Alessandro Henrique
07/10/2009, 18:09
Sobre AVM....
Já tive duas rodas livres quebradas com na foto do Sérgio e outras duas que desprenderam o seletor plástico, fora estes incovenientes com parafusos e etc..Tentei adquirir os seletores plásticos junto ao fabricante, sem sucesso. Coisa que deve ter custo insignificante por se tratar de plástico injetado. Das vezes que entrei em contato com a AVM a única resposta que obtive era que minha roda livre quebrou ou desprendeu o seletor devido a batida em uma pedra ou algo do tipo... o que na verdade não ocorreu, ambas soltaram em diferentes ocasiões em travessias por água.
Enfim, resolvi o problema... hoje utilizo as rodas livres em aço da Enfer! AVM, nunca mais.
Sds.
Alessandro Henrique
07/10/2009, 18:12
Não bateu não.Da outra vez que quebrou tb não bateu com certeza.O BL dianteiro acaba com essas Rls da AVM.
Bem semelhante ao que ocorreu comigo....:concordo:
Sds.
fabiano carraro
07/10/2009, 23:25
puts desculpa ai SERGIAO as rodas livres que meu irmao usa nao sao estas ai igual a sua, sao um pouco diferente:pensativo::concordo:
Alessandro Henrique
07/10/2009, 23:48
Ilustrando...
fabiano carraro
07/10/2009, 23:55
:shock:vixi e eu achava que eu é que destruia as coisas......:mrgreen:
é ta hora da industria começar a reforçar seus projetos :dance:
por que nóis açulera mesmo!!!!!!!:mrgreen:
Alessandro Henrique
08/10/2009, 00:24
Mais uma...
leopoldo
08/10/2009, 10:55
minha contribuição para o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=791 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=791)
seria legal pegarmos fotos da AVM e da ENFER desmontadas para comparar ai simmm
enfer parece legal mesmo
Sergio Rocha
08/10/2009, 17:29
Qual seria a melhor ?
AVM, Warn, Enfer, ou alguma outra ?
[]'
Qual seria a melhor ?
AVM, Warn, Enfer, ou alguma outra ?
[]'
Warn é otima, mas nacional acho enfer
bem que esses caras (http://www.tector.com.br/produtos/rodas_livres/) podiam fabricar rodas livres pra jeep ehuehuehu
tinha uma amrca que vi uma vez era algo como bellomatic belly algo uma coisa assim
Não quero comprar RL e nem estou ganhando nada com isso, mas vamos dar mais uma força para quem não gosta de pesquisar...:mrgreen:
Telefonei para a Enfer e pedi um desenho ou foto com uma vista explodida. Como já é fim de tarde, talvez não consiga hoje, mas até amanhã colocarei aqui essa imagem.:concordo:
Falo dessa pq conheço o produto e sei o quanto é resistente. Também conheço as AVM...:-P
Eu iria de Enfer, sem pensar 2x...:cool:
[]'s
Sergio Rocha
08/10/2009, 18:02
Pois é, esse é o problema.Só temos Enfer ou AVm. Lá fora tem um monte de marcas.
[]'
Tio Eddie
08/10/2009, 20:47
Inclusive as borg werner...
Falando nelas, sao minha proxima opcao quando eu me encher de brigar com os parafusos das RL AVM...
[]s
Recebi o desenho com a vista explodida da RL da ENFER.
Então, para comparação temos os 2 modelos da AVM:
ENFER
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=194973&stc=1&d=1255097494
AVM Linha 400
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=194976&stc=1&d=1255097494
AVM Linha 500
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=194975&stc=1&d=1255097494
Em anexo o desenho da Enfer em PDF.
O desenho infelismente não mostra, mas as principais características da RL da Enfer são:
- carcaça em ferro ou alumínio
- não tem peças plásticas
- não tem mola
- o acionamento é por rosca com 4/5 de volta
- quando está na posição 4x2 a engrenagem interna corre sobre um rolamento de agulhas
- é preciso cuidar para que o zequinha saiba acioná-la corretamente, girando totalmente a borboleta. Se a engrenagem ficar no meio do caminho, no momento que aplicar o torque ela pode ser forçada para fora, quebrando a carcaça.
- pode ser mais pesada de girar a borboleta, daí o desenho da ferramenta que auxilia no serviço
- pode ser preciso girar (bem pouco) a roda para que as engrenagens se alinhem e encaixem
- uma vez engatada, só o giro total da borboleta fará com que desengate
Os 2 modelos da AVM:
- possuem peças plásticas, incluindo a borboleta
- o acionamento é com 1/4 de volta, que apenas pressiona uma mola, sendo desta a função de empurrar o acoplamento da engrenagem (se colocar graxa, pode não engatar). Às vezes ela não engata propriamente, só pressiona a mola. Quando se movimenta o veículo e as engreagens se alinham, é que a mola comprimida empurra o acoplamento.
- num momento de esforço a engrenagem pode desacoplar, pois o que a mantém no lugar é apenas a força da mola. Com isso, automaticamente a borboleta volta para a posição 4x2, e vc vai brigar com o zequinha pq ele não engatou a 4x4...:roll:
- quando estão na posição 4x2, as engrenagens correm sobre uma peça plástica, não possuem rolamento
- na linha 400 reforçaram a carcaça, mas temos os parafusos exclusivos que dificultam a manutenção e deram origem à esse tópico
- são bonitinhas, mas ordinárias...:mrgreen:
[]'s
bajeiro do sul
09/10/2009, 14:05
Warn é otima, mas nacional acho enfer
bem que esses caras (http://www.tector.com.br/produtos/rodas_livres/) podiam fabricar rodas livres pra jeep ehuehuehu
tinha uma amrca que vi uma vez era algo como bellomatic belly algo uma coisa assim
Bem, realmente a melhor eu nao sei qual é. Depois de destruir uma AVM do modelo mais novo, comprei num ferro velho de willys, um flange queixo duro, usado nos jeeps militares. Nunca me deu problema e não da manutenção, a deficiencia , apenas é que o sistema fica sempre rodando, pelo arraste das pontas de eixo
eduardo
fabiano carraro
09/10/2009, 15:06
estamos usando o modelo 500 e até agora nao deu pau.
acho que é um bom caminho pra se retornar......:rolleyes:
+ quando vou pegar pesado mesmo, arranco as avms e tasco os queixo duro!!!!!!
mas acho que a nova geraçao de rodas lvres em "BORALIN com TITANIO" a 100reaus esta por vir .......ai acho que dara pra voltar a comprar as avms :mrgreen:
é isto ou a AVM vai jogar o nome e tradiçao que levou + de 50 anos pra construir por agua abaixo, por causa de uns parafusinhos encardidos e uma economia besta em material.:pipoca:
leopoldo
09/10/2009, 16:35
Não adianta querer milagre. A roda livre do jeep é limitada em relação à carga em função do projeto do cubo.
Lá nos EUA o cubo foi alterado para uma melhor opção.
Aqui, a única coisa que resolveria, seria copiar o corpo da RL em aço.
As engrenagens parecem aguentar, pelo menos as da linha 400.
Sergio Rocha
09/10/2009, 17:46
Muito interessante isso. As Enfer parecem ser mais resistentes.Mas, sempre o maldito mas, ter que usar ferramenta pra acionar e se vacilar pode danificar, não gostei.:parede:
Uma coisa tão banal e não temos uma realmente boa.Na próxima vez que prec isar vou de Warn.São caras mas devem aguentar o tranco.:pensativo:
[]'
Sergio Rocha
09/10/2009, 17:49
Não adianta querer milagre. A roda livre do jeep é limitada em relação à carga em função do projeto do cubo.
Lá nos EUA o cubo foi alterado para uma melhor opção.
As engrenagens parecem aguentar, pelo menos as da linha 400.
Quebrei 2 na carcaça e 1 quebrei a mola e uma pecinha safada de plástico .Engrenagens nunca quebrei.
[]':pensativo::pensativo:
Sergio Rocha
09/10/2009, 17:51
Estive pesquisando por aí e a Ensimec fabrica cubos estriados para se usar as RL da AVM mod 901.Não vi no site da AVM esse modelo.Alguém sabe alguma coisa a respeito ?
[]'
Estive pesquisando por aí e a Ensimec fabrica cubos estriados para se usar as RL da AVM mod 901.Não vi no site da AVM esse modelo.Alguém sabe alguma coisa a respeito ?
[]'
Sérjão, eu conheço esses, mas não sei mais detalhes, não sei se é modelo 901.
Treme Terra
09/10/2009, 18:17
Por causa destes malditos parafusos mal projetados, eu não uso mais AVM, as proximas agora só Enfer.
Em tempo: parabens a AVM por ter a capacidade em desenvolver estes parafusos.
Sergio Rocha
09/10/2009, 18:21
Sérjão, eu conheço esses, mas não sei mais detalhes, não sei se é modelo 901.
Desculpe falei bobagem. A RL é a 418.
Texto tirado do Site da Ensimec.
Com a intenção de modernizar os componentes atuais dos eixos Dana 44, a ENSIMEC desenvolveu com exclusividade um cubo de roda com as mesmas dimensões dos originais, mas com um acoplamento estriado. Pneus maiores, bloqueios de diferenciais e motores mais fortes levaram a apresentar este produto, que resolve os problemas de sobrecarga hoje encontrados. No eixo dianteiro, o novo cubo substitui o original com a vantagem do uso da moderna roda livre AVM, modelo 418, que transmite o torque do semi-eixo “através de estrias”, e não através dos tradicionais seis parafusos. Com isso, a freqüente perda de pré-carga ou aperto destes é eliminada. Outra vantagem é a altura reduzida que torna a roda livre mais protegida e robusta do que na versão 401 bipartida e montada sobre o cubo antigo. A ENSIMEC também oferece um modelo de cubo para ser montado no eixo traseiro, flutuante, com o uso de um cilindro duplamente estriado, no lugar da roda livre. Assim, os eixos dianteiros e traseiros podem receber o mesmo upgrade, com o uso de produtos de primeira linha. Os cubos utilizam os mesmos rolamentos e prisioneiros de roda e as mesmas superfícies de fixação dos diversos sistemas de freio. Somente a flange do cubo vem com diâmetro reduzido para uso de freio a disco. Para a linha Engesa, EE4 e EE12, são fornecidos os cubos com seis prisioneiros e roscas para fixação do disco de freio.
Fim do texto.
A RL 901 é automática.:parede:
[]'
pois é sobre a 901D (que seria uma versão de exportação) me avisaram que mudaram muita coisa na automatica...
na época pesquisando já que meu sistema é de acionamento eletronico e pensava em algo automatico recebi esse e-mail da aVM:
> Cc: Engenharia AVM <engenharia@avm.com.br>
>
>
>
>
> Na nova roda livre automatica AVM 901 90 % dos componentes foram
> substituidos e mais importante o sistema de engate e desengate foi
> completamente modificado. Conseguimos assim uma maior durabilidade , mais
> resistencia á fadiga e respostas extremamente rapidas. Além disso é a unica
> Roda livre automatica do mercado que mantem o freio motor nas descidas.
> Como estamos testando una melhoria introduzida recentemente ( o novo modelo
> terá codigo AVM 901D) , gostariamos de convida-lo a nossa empresa para
> instalar gratuitamente um jogo 901D e monitorar sua performance junto com nossa engenharia.
>
> Se interessado por favor ligue para o Sr Alfredo 11-46128088 e agende a
> instalação.
>
> Sds
>
> Luciano
Ha mais de 1 ano que rolou isso e como não montei o CJ ainda... só entrei em contato ha pouco tempo e já soube que a 901D está em produção e pra exportação :-s
enfim não escorreguei para o forume comi bola
a proxima mando pra galera!
A Enfer tem carcaça de aço como opcional.
http://www.metalurgicaenfer.com.br/site/admin/upload/idProduto_1526.jpg
Muito interessante isso. As Enfer parecem ser mais resistentes.Mas, sempre o maldito mas, ter que usar ferramenta pra acionar e se vacilar pode danificar, não gostei :parede:
Mesma coisa que a Warn, caro Watson...
Toma um Toddynho que vira tranquilo...:concordo:
É só ensinar o Zeca que ele tem girar toda a borboleta.
Uma coisa tão banal e não temos uma realmente boa.Na próxima vez que precisar vou de Warn. São caras mas devem aguentar o tranco.
Tô falando grego...:roll:
A Warn fabrica os 2 modelos, sendo a linha Premium igual à Enfer e a linha Standard igual à AVM. Com os mesmos prós e contras. Só que custam mais.
Linha Premium da Warn:
Essa com opção de rosca, 4/5 de volta.
Antigas:
http://www.willystech.com/wt/cutlasshub/Pictures/WarnHubSide.jpg
Mudaram a cara, mas o princípio de funcionamento é o mesmo. Observe a posição das marcações 4x4 e 4x2.
http://www.oramagazine.com/images/0410-oct/041004t-warn-hub/warnHub.jpg
http://www.drivetrain.com/images/stories/product_imgs_large/view1_2inst_large_large.jpg
ENFER = Warn linha Premium e com opção de ter carcaça de aço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=37076&d=1138563703
Warn Stardard = AVM - Usa plástico e mola
http://www.4x4groupbuy.com/store/images/warn_standard_hubs.jpg
http://dodgeram.org/ki4cy/4x4/dynatrac/hubs3.jpg
A ENSIMEC resolveu o problema de folga nos parafusos que fixavam a RL no cubo de roda. Mas a RL continua com os parafusinhos, a borboleta de plástico e a mola.
[]'s
Sergio Rocha
09/10/2009, 20:22
Giovani
Eu sei que existem os dois modelos.Pelo que eu li a diferença é a carcaça de aço pra linha premium.O que me parece é que por dentro são iguais.:parede:
Já as da Enfer parece que não tem plástico.Mas precisam de ferramenta pra acionamento.Tem até os furos na tampa.O que não ocorre com a AVM premium, nem as da Warn.
No meu caso específico, Kit T-rex, posso usar rl da toy.Na Garra ou na Gama, esclerose é dose, vendem por 790,00 as de aço da Enfer e um pouco menos as premium da AVM.Nos Usa as Warn, desse padrão custam 180 Us$.
O Rodrigo, usa as da toy/Troller AVM no Caveirão, o Bill tb usa no Spider e eles nunca quebraram nem a pecinha de plástico.
Sendo que as do Rodrigo não são premium.O caveirão tem muito mais motor e redução que o meu jeep.
Daí todas as minha dúvidas.
[]'como vc dizia "saudações tracionadas " :concordo:
agora levantarei uma questão
será que não há como criar um sistema automatico eficiente que não dê mancada?
Poxa, tudo bem eu tb confio mais na manual etc etc, mas cacete... será mesmo que num existe nenhuma hipótese de criarmos algo automático que não quebre e não dê dor de cabeça?
:pensativo:
Sergio Rocha
09/10/2009, 20:26
agora levantarei uma questão
será que não há como criar um sistema automatico eficiente que não dê mancada?
Poxa, tudo bem eu tb confio mais na manual etc etc, mas cacete... será mesmo que num existe nenhuma hipótese de criarmos algo automático que não quebre e não dê dor de cabeça?
:pensativo:
Se vc tivesse testado as 901...............:putz: a gente saberia.
Falando sério, seria bom demais.
[]'
Se vc tivesse testado as 901...............:putz: a gente saberia.
Falando sério, seria bom demais.
[]'
Pois eh kct... foi falta de idéia mandei um mail esses dias e meio que a resposta "agora é tarde" heheeheheheh
mas sei lá eu tow um pouco inclinado a saber se vai rolar
o Problema é o mesmo proque eu nem criei topico do meu jeep ainda... não sei quanto tempo demoro para terminar ele, pode ser 6 meses ou 6 anos... falta pouca coisa mas quem faz sou eu nos domingos que não chove... ai é foda
fabiano carraro
09/10/2009, 23:45
existir deve existir por que a propria AVM detem pelo menos uns 500 tipos de projetos e desenhos registrados pois num é boba né, até EXPORTA 8-)
mas a questao é que pro povo mais comum que gosta apenas de andar de jeep ta loko de bom e a um custo acessivel,pra ter uma ideia minha unica bronca com eles é só por causa dos parafusos que sao muito complicados de retirar pra fazer manutençao decente pós trilha, de resto ate acho que ja aguentaram muita porrada, mesmo com pneuzao e torque bem acima do normal.
agora que existem opçoes e soluçoes pra reforça-las e facilitar a manutençao até existe, mas ai é como o LEOPOLDO ja mostrou e falou inumeras veses.
as proprias 418 da f 1000 que sao usadas no cubo da ensimec estao sendo dificeis de tirar os parafusos :parede:
sem falar que elas quebram facil numa pegada qualquer sem o disco interno de aço adaptado pra nao deixar as estrias trincarem :concordo:
ENTAO A MINHA BRONCA PRINCIPALMENTE COMO DONO DE OFICINA, É QUE DA A IMPRESSAO DE QUE ESTOU FAZENDO UM SERVIÇO PORCO QUANDO O CLIENTE ENTRA AQ E PEDE PRA REVISAR O CARRO.......:parede:
mas quando tento retirar uma simples roda livre pra desmontar os cubos e trocar a graxa dos munhoes pós trilha ,em um SERVIÇO QUE LEVARIA 1 HORA E CUSTARIA r$35,00
acabo levando 6 e custando uma roda livre nova pro cliente que sai do meu bolso se der merda,pois nem peças avulsas eles vendem A NAO SER O REPARO COM OS MALDITOS ..........................................PARAFUSI NHOS.
e como agora sao 19 carros sob minha responsabilidade, da uma chance bem grande de prejuizo no final do mes ,ou seja ou nao faço o serviço pois pode me sair bem caro ,ou deixo que estoure os rolamentos dos caras e depois perco os clientes/amigos por irresponsabilidade entao ou BRIGO COM A PORRA DA AVM pra mudar esta merda que fizeram e insistem em vender pra nós,ou trocamos de marca :evil:
que nem o GIOVANI falou bonitinha mas ordinaria:parede:
Leonardo Raffi
09/02/2010, 22:43
bem eu no momento tenho avm na camper mas não faço trilha... nela ja veio com uma pifada, como tinha uma guarda de um jeep q tinha se entrega a outra e parti para queixo duro... coloquei...
o motivo de me maisfestar é que tenho 3 colegas de 2 cidades q compraram as avm e os 3 perderam em trilha o plastico q gira o engate e sem ele não funciona...
um deles reclamaou p fabrica e disseram q a probabilidade de isso acontecer é de 0,o5% e q ele compre peças avulsos numa loja tal....
novinhas as 3...
recomendo enfer... assim q precisar comprar ou sobrar grana vou comprar enfer...
abraços
Marcio Rossetto
10/02/2010, 13:28
Pessoal , apenas para sugestão, pois sou do Ramo de Lubrificantes Especiais :www.interlub.com
Nas montagens industriais é muito comum utilizar-se das PASTA DE MONTAGEM .
O que é uma pasta de montagem ?
Trata-se de lubrificante com alta porcentagem de pós sólidos na ordem de microns, pode ser cobre , grafite, bissulfeto de molibdênio, etc .
Na hora que vc monta um parafuso, fica esse sólido depositado no flanco da rosca e na parte conica. A Pasta de Montagem possue um alto teor de aditivos protetivos, anti-oxidantes e anti -corrosivos .
Ele evita a tribocorrosão e soldagem das partes metalicas .
Exemplo: roscas de inox , se não passar pasta de montagem, tira só com maçarico .
Parafusos de cabeçotes de Turbinas, também é muito utilizada na Industria na montagem de Polias , eixos de redutores , etc .
No meu jipe uso na montagem das velas de ignição e nas porcas das Rodas, apesar deque recentemente comprei um par dessas AVM e não montei com a Pasta, vou desmontar e montar antes que trave tudo :parede:
Edison - Mp3
10/02/2010, 18:34
No meu caso, ocorre ao contrário, os parafusos das minha RL Alley (acho que é esta a grafia), soltam de tempo em tempo, principalmente quando reboco o Skoll por uma distância longa. Sempre preciso reapertar os parafuso, o que tem me preocupado. No levar ele para o litoral no último find perdi um dos parafusos. Pretendo inclusive comprar um jogo novo e arruelas de pressão novas em uma casa de parafusos para trocar neste final de semana. Alguma dica?
Abrs
Edison - MP3
No meu caso, ocorre ao contrário, os parafusos das minha RL Alley (acho que é esta a grafia), soltam de tempo em tempo, principalmente quando reboco o Skoll por uma distância longa. Sempre preciso reapertar os parafuso, o que tem me preocupado. No levar ele para o litoral no último find perdi um dos parafusos. Pretendo inclusive comprar um jogo novo e arruelas de pressão novas em uma casa de parafusos para trocar neste final de semana. Alguma dica?
Abrs
Edison - MP3
Arruela de pressão é uma bost@, não trava nada. :discordo:
Pode montar o jeep inteiro sem essas coisas.
Melhor então usar prisioneiros, com trava química (Loctite), porca travante de aço (aquela amassada, não a de nylon) e arruela lisa.
[]'s
junior braga
10/02/2010, 23:15
Abrs
Edison - MP3
Edison boa noite,
Quais os parafusos vc se refere? não entendi direito pois vc diz trocar e por arruelas de pressão, no parafuso da carcaça externa não é possível por arruelas de pressão, eles são parafusos conicos.
Veja na foto os parafusos marcados, nesse kit de pequei no site.
:concordo::concordo:
Edison - Mp3
11/02/2010, 08:37
Braga
Minha RL acho que é mais antiga, de outro modelo. Usa 6 parafusos alley acho diferentes destes, parecem mais grossos e mais curtos.
Vou bater uma foto e postar depois do carnaval, pois o Skoll já está no litoral e so vou pra lá no finalde semana.
Não são estes com certeza, o modelo da minha RL nao aparece mais no site da AVM
Abr
Edison - MP3
Edison - Mp3
11/02/2010, 08:44
Achei na internet uma foto do modelo da monha RL
Alessandro Henrique
11/02/2010, 10:25
O torque de aperto recomendado para os parafusos do cubo é de 35 à 40 lb.ft (47,5 - 54,3 N.m). Como estás utilizando uma roda-livre da AVM com carcaça de liga leve, confirme junto ao fabricante qual o torque correto para não danificá-la.
Particularmente, utilizo parafusos Allen com arruelas de pressão. Não tenho tido problemas.
Sds.
Lucas Nassif
11/02/2010, 12:03
(...) Pretendo inclusive comprar um jogo novo e arruelas de pressão novas em uma casa de parafusos para trocar neste final de semana. Alguma dica?
Arruela de pressão é uma bost@, não trava nada. :discordo:
Pode montar o jeep inteiro sem essas coisas.
Melhor então usar prisioneiros, com trava química (Loctite), porca travante de aço (aquela amassada, não a de nylon) e arruela lisa.
[]'s
Ano passado fiz esse esquema com os prisioneiros no meu Jeep.
Até agora não bambeou nada.
Segue link do tópico com mais delalhes do que fiz, com as fotos: instalação da Roda-livre. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=791&page=3)
:concordo:
anderson_wzorek
11/02/2010, 23:50
minha contribuição contra os parafusos das novas RL AVM
Quando fui instalar elas a chave quebrou dentro de um dele,td bem que era uma porcaria a marca,e foi um parto para tirar esse pedaco da chave da cabeça,mas td bem consegui concluir a montagem com uma chave emprestada.
algum tempo depois resolvi desmontar,alem de estar cheio de barro na cabeça a chave não entrava,sai atras de um jogo de chaves desses num sabado ,porem só encontrei da mesma marca que eu quebrei,achei melhor não comprar e e deixar pra outro dia,em fim perdi a brincadeira do fds por não ter a chave para desmontar..
antes de mexer nessas benditas comprenm um jogo de chave tork descente
Eu acabei de sustituir no meu jeep por parafusos allen de aço inox,ficou muito bom
fica ai a dica
Abraços galera