PDA

Ver Versão Completa : Como Desativar o 4X4 da Explorer 98 AT

miguelcps
11/06/2009, 12:13
Bom dia pessoal, gostaria de uma dica de como desligar o 4x4 da minha Explorer, é uma 98 Aut, ela esta dando uns estalos na parte dianteira, nao sei se é na traçao ou problema de suspensao, gostaria de desativar o 4X4 para ter certeza de qual parte está com problema, estes estalos vem acontecendo qdo tento sair acelerando forte, parece a homocinetica (ou coisa parecida) da roda dianteira esquerda estalando.
Qual o melhor teste pra se fazer?, um abraço a todos e desde já agradeço pela ajuda.

Leonardo Raffi
11/06/2009, 17:37
enquanto o pessoal das explorer não se manifestam provavelmente isto é as rodas livres mais comum nas rodas livres automaticas... para testar se conseguir outras de um amigo (só para teste) para ver se os estalos continuam.... sei q quem usa muito nos of road troca por rodalivre manual... mas...

Márcio T
11/06/2009, 18:10
Leonardo, a Explorer 98 não tem roda livre.

Miguel, para desligar o acionamento do 4x4, retire o fusível #3 (20A - grande) da caixa de fusíveis (compartimento do motor, próximo ao cilindro de freio). Vai continuar girando tudo, mas desacoplado na TCase.

Leonardo Raffi
11/06/2009, 19:41
Ba será q dei um fora... mas se do diferencial dianteiro sai um semi eixo para cada lado este por sua vez tem q estar conectado ao cubo de roda q nos carros normais pode ser automatico q se aciona toda vez q o semi eixo faz força, manual voce desce do carro e gira com a mão e o chamado queixo duro q fica girando tudo mesmo q voce nunca acione o 4x4... continuo apostando na roda livre..he..he..he.. e curioso para saber se dei um fora..

miguelcps
11/06/2009, 21:11
Obrigado Marcio e obrigado tbem Leonardo, amanha mesmo farei o teste retirando o fusivel #3 da caixa de fusiveis, assim conseguirei ter certeza de qual parte está com problemas e se for as homocineticas como desconfio, farei novas perguntas a voces de como solucionar os problemas e de onde comprar peças, mas vamos primeiro a conclusao, abraços a todos.

Márcio T
11/06/2009, 21:37
Ba será q dei um fora... mas se do diferencial dianteiro sai um semi eixo para cada lado este por sua vez tem q estar conectado ao cubo de roda q nos carros normais pode ser automatico q se aciona toda vez q o semi eixo faz força, manual voce desce do carro e gira com a mão e o chamado queixo duro q fica girando tudo mesmo q voce nunca acione o 4x4... continuo apostando na roda livre..he..he..he.. e curioso para saber se dei um fora..

Olá, Leonardo.

Nas Explorer's mais antigas (acho que até 97) o acionamento é à vácuo, na roda. Na 98 o acoplamento é magnético, dentro da CT.

Um abraço.

Orleans
12/06/2009, 01:04
Leonardo, a Explorer 98 não tem roda livre.

Miguel, para desligar o acionamento do 4x4, retire o fusível #3 (20A - grande) da caixa de fusíveis (compartimento do motor, próximo ao cilindro de freio). Vai continuar girando tudo, mas desacoplado na TCase.

Márcio,

O maxfusível 3 de 20A não é do sistema de combustível e anti-furto?

Márcio T
12/06/2009, 13:25
Márcio,

O maxfusível 3 de 20A não é do sistema de combustível e anti-furto?

Olá, Renato. Eu estou totalmente errado e você está parcialmente certo :concordo:. O fusível do 4x4 é o 6 (vide posição no esquema). Mas o fusível 3 é do ABS.

Um abraço.

mak (SP/ZN)
12/06/2009, 17:15
as causas do estralo podem ser da homocinética do cardã dianteiro...

Orleans
12/06/2009, 22:22
Olá, Renato. Eu estou totalmente errado e você está parcialmente certo :concordo:. O fusível do 4x4 é o 6 (vide posição no esquema). Mas o fusível 3 é do ABS.

Um abraço.

Amigo Márcio,

Continua levemente enganado:concordo:, nº 6 é do ABS, o 4X4 não é protegido por maxifusível.

Confira abaixo a relação completa.

Abraços

Márcio T
13/06/2009, 07:55
Amigo Márcio,

Continua levemente enganado:concordo:, nº 6 é do ABS, o 4X4 não é protegido por maxifusível.

Confira abaixo a relação completa.

Abraços

Ah, Renato. É que esta caixa de fusíveis não é a da 98...

miguelcps
13/06/2009, 18:01
Boa tarde pessoal, realmente o max fusivel #3 é do ABS, qdo retirei ontem este fusivel ascendeu a luz do ABS no painel, conclusao, dei uma volta sem ABS, hoje peguei um manual que tenho em PDF e cheguei a conclusao que seria o #8, tbem nao funcionou, vou tentar amanha retirando este #6, por enquanto obrigado a todos que tentaram ajudar.

Orleans
14/06/2009, 00:35
Boa tarde pessoal, realmente o max fusivel #3 é do ABS, qdo retirei ontem este fusivel ascendeu a luz do ABS no painel, conclusao, dei uma volta sem ABS, hoje peguei um manual que tenho em PDF e cheguei a conclusao que seria o #8, tbem nao funcionou, vou tentar amanha retirando este #6, por enquanto obrigado a todos que tentaram ajudar.

Oi Miguel,

O fusível do sistema 4x4 é o nº 27 que fica na lateral esquerda do painel, esse mesmo fusível vai desligar a luz sob o capuz(como a Ford chama),luzes para mapas, luz do porta-luvas, luz do teto, luzes do pára-sol, temporizador, controle de intensidade da luz e o sistema 4x4.

Na caixa de fusível sob o capô, o minifusível nº 4 controla o sistema 4WD.

Segue abaixo a relação completa dos fusíveis localizados na lateral do painel.

Abraços.

Márcio T
14/06/2009, 11:12
Renato, o fusível da caixa interna é só para o painel, ele não desabilita o funcionamento do 4x4.

Miguel, na minha 98, a caixa de fusíveis do compartimento do motor é igual à do anexo e o fusível #6 é do 4x4.

Orleans
14/06/2009, 14:12
Renato, o fusível da caixa interna é só para o painel, ele não desabilita o funcionamento do 4x4.

Miguel, na minha 98, a caixa de fusíveis do compartimento do motor é igual à do anexo e o fusível #6 é do 4x4.

Márcio,

Exatamente, o fusível nº 27 da caixa interna protege o sistema 4x4, certamente o sistema de acionamento do painel.

Muito bom saber que a Explorer 1998 possui duas caixas de fusíveis diferentes, o da sua Explorer é o mesmo da Ford Explorer Eddie Bauer 2000 5.0 V8.

Já emprestei tantas vezes meu manual para ser copiado, que hoje se encontra com a maioria das páginas soltas, e o seu conteúdo serve para muitas 1998.

Não é nenhuma surpresa encontrar veículos Ford do mesmo ano com detalhes diferentes.

Segue abaixo o descritivo da sua caixa de fusíveis com mais detalhes, se precisar o da caixa interna, é só avisar.

Abraços:concordo:

miguelcps
15/06/2009, 14:15
Obrigado pelas informaçoes postadas, porem eu desliguei o tal fusivel #6 só que ainda nao tive certeza se realmente ele desligou a traçao dianteira(4x4), no painel qdo giro o botao continua ascendendo a luz do 4x4 high porem nao ascende a luz do 4x4 low e nem ouço efetuar tal mudança (reduzida), porem qdo forço o motor em baixas velocidades ainda ouço estalos na parte dianteira do carro parecendo de homocinetica, tem algum teste que se possa fazer com o carro parado para ter certeza que ela nao está tracionando as rodas dianteiras?; (obs: nas curvas tivo virando uma quadra se eu acelerar mas forte ela canta os pneus coisa que nao fazia antes de retirar tal fusivel). As vezes tbem sinto as rodas dianteiras meias travadas qdo saio da garagem com ela toda esterçada, :concordo:

xfiler
16/06/2009, 13:43
Obrigado pelas informaçoes postadas, porem eu desliguei o tal fusivel #6 só que ainda nao tive certeza se realmente ele desligou a traçao dianteira(4x4), no painel qdo giro o botao continua ascendendo a luz do 4x4 high porem nao ascende a luz do 4x4 low e nem ouço efetuar tal mudança (reduzida), porem qdo forço o motor em baixas velocidades ainda ouço estalos na parte dianteira do carro parecendo de homocinetica, tem algum teste que se possa fazer com o carro parado para ter certeza que ela nao está tracionando as rodas dianteiras?; (obs: nas curvas tivo virando uma quadra se eu acelerar mas forte ela canta os pneus coisa que nao fazia antes de retirar tal fusivel). As vezes tbem sinto as rodas dianteiras meias travadas qdo saio da garagem com ela toda esterçada, :concordo:

Miguel, tem certeza de que no asfalto está andando na posição AUTO do 4x4? Acho que não é uma boa andar com ele em HIGH e muito menos em LOW em pisos com boa aderência.

miguelcps
16/06/2009, 17:57
Oi Xfiler, a posicao 4x4 auto é a 1a posiçao do botao, pelo que sei éla só aciona o 4x4 qdo as rodas traseiras perdem traçao ou derrapam (só ando nesta posiçao), a 2a posiçao seria o 4x4 high e a 3a posiçao 4x4 low (reduzido), essa posiçao No 1 do botao nao seria a posiçao normal de andar com o carro?, abraços,

Miguel.

Márcio T
16/06/2009, 19:18
Oi Xfiler, a posicao 4x4 auto é a 1a posiçao do botao, pelo que sei éla só aciona o 4x4 qdo as rodas traseiras perdem traçao ou derrapam (só ando nesta posiçao), a 2a posiçao seria o 4x4 high e a 3a posiçao 4x4 low (reduzido), essa posiçao No 1 do botao nao seria a posiçao normal de andar com o carro?, abraços,

Miguel.

Miguel, é isto mesmo. Também acontece de acionar nas acelerações mais fortes e arrancando com a direção esterçada. Para verificar se está com a tração travada, levante as rodas da frente com um macaco e tente girar as rodas com a mão.

Os estalos podem ser da homocinética, mas lembre-se que ela gira mesmo sem a tração acionada (neste caso estaria sendo "tracionada" pelos pneus). A minha também estala quando esterça e desce um degrau, mas já desmontei as CV e não encontrei nenhum problema.

xfiler
17/06/2009, 09:31
Miguel. é isso ai mesmo. Só perguntei pq já vi gente dizer que é "legal" andar no 4x4 HIGH... hehehe dá até medo...

miguelcps
17/06/2009, 17:53
Valeu Marcio T, assim que puder vou fazer o teste com ela parada, esta semana nao vai dar pois estarei viajando com o outro "carro" (Furgao Boxer) e entao ela ficará no escritorio guardada pois só tenho uma garagem no apto, obrigado a todos que colaboraram,

Miguel.

Cristiano Ávila
14/07/2009, 00:25
Miguel. é isso ai mesmo. Só perguntei pq já vi gente dizer que é "legal" andar no 4x4 HIGH... hehehe dá até medo...
Essa história de andar com o 4x4 hight ligado é para carros que não tem o control-trac. Não é caso da explorer que já vem com esse sistema. É bem interessante você arrancar com direção esterçada, em um retorno por exemplo, quando você pensa que ela vai jogar a traseira o sistema já ativou a tração dianteira e "bixa" pula lá na frente!!!!

Sds,
Cristiano

Guilherme A. Araújo
02/01/2010, 16:46
Valeu Marcio T, assim que puder vou fazer o teste com ela parada, esta semana nao vai dar pois estarei viajando com o outro "carro" (Furgao Boxer) e entao ela ficará no escritorio guardada pois só tenho uma garagem no apto, obrigado a todos que colaboraram,

Miguel.
miguel, conseguiu ver o que era o defeito, nao falou mais nada....
Teria uma outra opçao que é tirar o carda dianteiro, assim teria certeza de que as da frente nao estariam ligadas de forma alguma, hehe

Abraço

miguelcps
04/01/2010, 10:37
Bom dia Guilherme, levei ela em um mecanico conhecido
pois parecia ser homocinetica com problema, mas depois
de desmontado as homocineticas pareciam estar boas, entao eu tirei o carda dianteiro como voce sugeriu e estou usando assim até hoje, mas preciso levar em um mecanico especializado em 4x4 pra ver se ele descobre onde está o defeito, pois quase fiquei atolado em Minas este final de ano numa estrada de terra a noite e chovendo, assim que achar o defeito informo a voces, desde já ,
grato pela atençao,
abraços.

Bartinikosky
04/01/2010, 17:12
As caixas de fuziveis apresentadas tem diferenças entre elas e qual é a da Explorer 97/97 mec. 4x4.
Grato a Todos e um Feliz 2010.

Bom dia Guilherme, levei ela em um mecanico conhecido
pois parecia ser homocinetica com problema, mas depois
de desmontado as homocineticas pareciam estar boas, entao eu tirei o carda dianteiro como voce sugeriu e estou usando assim até hoje, mas preciso levar em um mecanico especializado em 4x4 pra ver se ele descobre onde está o defeito, pois quase fiquei atolado em Minas este final de ano numa estrada de terra a noite e chovendo, assim que achar o defeito informo a voces, desde já ,
grato pela atençao,
abraços.

lcdalzoc
05/01/2010, 11:42
Qual a diferença entre a CT da Ranger e a da Explorer c/ control trac?
Não força virar esquinas, por ex., com o 4x4 da explorer acionado?
O que faz a compensação de giro, os discos de fricção dentro da CT?

fredboell
14/10/2010, 10:01
companheiro, tive um problema parecido com a minha sportage 2003 tb-ic.
facil e barato de resolver.
a 4x4 dela quase nunca era usada, e quando troquei as mangueiras do vacuo e comecei a usa-las apresentou alguns problemas, devido a graxa com sujeira e coisas do tipo.
levei em um mecanico especializado em 4x4, principalmente jeep willis antigao.
o problema era com a trava da 4x4, entao quando eu estava andando ela tentava engrenar sozinha, e era a reduzida.
entao ele trocou somente a trava, dai começou a fazer uns roncos esquisitos, e ele trocou os rolamentos, etc de ambas as rodas livres.
gastei cerca de R$300,00 para fazer isso tudo e ficou timindo, ja testei essa 4x4, inclusive a reduzida, com otimos resultados, ficou bala.
derrepente seu problema é esse.
qq coisa estamos ae.
abraço.

miguelcps
14/10/2010, 20:55
miguel, conseguiu ver o que era o defeito, nao falou mais nada....
Teria uma outra opçao que é tirar o carda dianteiro, assim teria certeza de que as da frente nao estariam ligadas de forma alguma, hehe

Abraço
Bom pessoal, o final da historia terminou da seguinte maneira:
Tive que trocar a corrente da CT, segundo o mechanico ela estava gasta e com folga e qdo tracionava o 4x4 ele pulava e dava aqueles estalos, acabei comprando uma nova pelo Ebay pois aqui custava em torno de 1.200 e no Ebay consegui por volta de 560 com frete e imposto, apos a troca da corrente tudo Ok.

ROBSON P CASTILHO
16/10/2010, 17:37
Verificou se não tinha folga na carcaça? Costuma ovalizar onde entra o eixo do garfo de acionamento.

Alessandro,
03/11/2010, 08:41
Robson, como avaliar a folga na carcaça depois de tudo montado?
Fica em torno de quanto, para reparar essa folga?

ROBSON P CASTILHO
11/11/2010, 21:47
Depois de fechada não da para verificar o tamanho da folga, quando vai fechar a ct ela deve encaixar sem presisar segurar o eixo pois se estiver ovalizado o fundo ele entorta parao lado ovalizado e a ct não fecha. O encaixe e preciso.

Fabiano Klug
29/03/2011, 22:13
Nossa, lendo este topico começei a desanimar, andei me encantando com uma Limited 1998 onde ja foi retirado o cardã a um bom tempo, segue anuncio:

http://www.buscacarros.com.br/site/anuncioveiculo.php?id=664072

Segunda me informaram o carro esta em bom estado, tenho atualmente um Clio campus que tirei zero a um ano e meio e seria feito troca no carro, ja estou sem possibilidade de voltar qualquer valor, meu grande medo é pegar um carro problematico.

Alessandro,
30/03/2011, 07:58
Qq carro usado pode precisar de alguma manutenção ao ser comprado. Vc tem um semi-novo e ainda que o carro a ser comprado esteja bom de mecânica, vc pode sentir desejo de ajeitar algum detalhe, já que está em busca de outro carro com mais de 10 anos.

Na minha opinião, não deveria comprar um carro no valor máximo que vc possa pagar. Deixe uma beirinha para enventuais imprevistos. :concordo:

Explorer, se bem tratada ao longo dos anos, não dará dor de cabeça. É preciso comprar um carro checando ao máximo o seu estado. Se vai comprar de agência, sem referências anteriores sobre os cuidados (não vale a conversa do vendedor!) saiba por aqui mesmo, quais os mecânicos de confiança na região de onde vai comprar e leve o seu 'escolhido' para avaliar antes de fechar negócio. Qualquer agência libera o carro para uma avaliação. Se negarem incondicionalmente, desconfie.

Comprei a minha há 3 meses e até agora, de reparação, gastei 400 reais trocando balanças, pivôs e buchas da suspensão dianteira.

Fabiano Klug
30/03/2011, 09:10
Pois é, no fim, é aquela coisa, fiz uma busca sobre explorer aqui e só selecionei os topicos que falava sobre os problemas do pessoal e seus causos, dai a impressão que fica é bem desanimadora mesmo.

Tenho grande facilidade de comprar o que for preciso de peças pelo ebay, ja havia comprado muita coisa para meu antigo A4, então como a Explorer é de la mesmo notei que existe muita oferta de partes a preços incriveis se considerar o que comprava para meu Audi.

Vou avaliar bem aquela Explorer, caso de certo vou fechar negocio e informo num topico novo.

8)

Orleans
30/03/2011, 12:14
O carro parece que está sem os frisos laterais o que pode caracterizar uma repintura geral. O problema desse tipo de serviço é o motivo que levou o antigo dono a mandar repintar o carro.

Marcio Vargas
24/01/2012, 10:22
Amigos

Alguem ai tem o mapa de fuziveis da 94?

Abs

adrimar
18/05/2016, 18:06
alguem tem o manual do propietario da ford ranger 2010 power estrok 4*4 a diesel 3.0
estou com problemas eletricos e nao acho os fuziveis certos

miguelcps
19/05/2016, 17:06
alguem tem o manual do propietario da ford ranger 2010 power estrok 4*4 a diesel 3.0
estou com problemas eletricos e nao acho os fuziveis certos

Tenta este link, talvez ajude.

Manuais do proprietario e mecanico de todas as marcas gratis. : Ford Ranger 2010 (http://manualproprietario.blogspot.com.br/2014/03/ford-ranger-2010.html)