Ver Versão Completa : Óleo da turbina passando no intercooler, o que será?
tonturinha
23/11/2004, 22:11
opa, oh eu de novo! :D gostei daqui, vcs respondem rapido e ajudam.. no meu outro topico jah tirei minhas duvidas!
agora, outra.. com a pajero denovo. quando ela foi fazer limpeza de bicos e bombas, tiveram que tirar o intercooler, e nisso viram que tava indo oleo da turbina pra lah, pq limparam ele, e logo depois de ligar o carro jah tinha oleo denovo. queria saber o que pode ser isso? soh pra ter uma idéia.
falaram em retentores, mas seilah, nunca ouvi falar disso na turbina..
é que ainda nao encontramos ninguem que mexa com isso aqui na cidade!
tamo procurando! :?
abs.
valeu! :D
lucas m.
Alessandro Henrique
23/11/2004, 22:21
Tonturinha,
Provavelmente o vazamento é proveniente do óleo lubrificante do motor utilizado para refrigeração/lubrificação do eixo da turbina.
Sds.
sei que naum tem nada a ve mais no gol turbo eh normal um pouco de oleo proveniente da turbina...
O mecânico está certo, este tipo de problema é causado por folga no retentor da turbina.
Retentor em bom estado não vasa óleo em nenhum tipo de turbina, inclusive do Gol.
Abraços,
tonturinha
24/11/2004, 18:36
ah.. valeu entao :D
agora eh achar alguem que mexa com turbina aqui..
mas enquanto a gente nao encontra, tem galho rodar assim?
Dificil prever, na melhor das hipóteses só vai fazer sujeira com o óleo no coletor de admissão e intercooler e na pior das hipóteses vai danificar o eixo e o mancal da turbina, por falta de lubrificação.
Abraços,
ramiro_eli
25/11/2004, 12:31
A Turbina não possui retentor.
Ela tem mancais, bem parecidos com os mancais do eixo Virabrequim do motor, tambem conhecidos como casquilhos.
Por não possuir retentores, um pouco de vazamento é absolutamente normal, desde que seja em quantidades bem baixas. Se o seu intercooler já está todo sujo de óleo após pouco tempo de uso, indica que a sua turbina está precisando de uma retífica.
Para prolongar a vida útil da turbina, é muito importante que após a partida e antes de desligar o motor, aguardar uns 30 segundos, para que a turbina receba lubrificação adequada, resfrie e principalmente baixe a sua rotação ao menor valor possível. Caso isto não seja respeitado, a turbina vai funcionar a "seco", danificando rapidamente os seus mancais.
Um exemplo disto é quando eu paro a nossa Pajero TDi na estrada para abastecer, eu abasteço com o motor ligado, procedimento que tambem é feito por camioneiros.
Alessandro Henrique
25/11/2004, 12:35
Tonturinha,
Acho arriscado rodar deste jeito! Você mesmo comentou que após realizada a limpeza do intercooler, o mesmo acumulou óleo rapidamente...
Tive um tempra turbo, neste carro levava um certo tempo para notar algum acúmulo de óleo... Existia um pequeníssimo acúmulo, mas veja bem, levava tempo para isso ocorrer.
Como mencionou o colega Sukys, provavelmente a pior hipótese pode ocorrer...
Sds.
tonturinha
25/11/2004, 17:40
foda eh que essa turbina nao tem retifica.
e uma nova na concessionaria eh 4 mil :o
isso um cara que fodeu a turbina da pajero dele que tava me falando.
a de nao ter retifica jah vi varias pessoas dizendo.
soh as velas de aquecimento dessa imundice eh 182 na concessionaria.
compramos umas de 55 que deve esquentar tbm.
o jeito seria comprar turbina usada ou tipo as biaggio, beep.. acho que eles fazem..
abraços.
ramiro_eli
25/11/2004, 18:20
Não conheço nenhuma turbina que não possa ser retificada.
Vá a uma empresa especializada nisto e pergunte.
Oficinas especializadas em pick ups, motores marítimos e caminhões certamente conhecem alguma para indicar...ou como diz o Bill: Google is your friend!
Alessandro Henrique
25/11/2004, 18:21
Tonturinha,
Antes de qualquer coisa, vá até estas oficinas/casas que trabalham com motores diesel. Tente obter alguma informação sobre o turbocompressor. Talvez haja algum outro veículo utilizando a mesma turbina. Faça um orçamento do conserto.
Com base nisto, você poderá tomar a melhor decisão.
Sds.
tonturinha
25/11/2004, 20:17
nao, a parada eh que eu quero ter uma idéia pelo menos, que tu tah ligado que os cara gostam de meter a faca..
nao quero tah lah sem ter noçao de nada.
diz que tem retifica, mais todas que retificaram ficaram ruins.
o eixo frio/quente custa 2 pau :shock:
o melhor seria um que mexa com turbo de caminhão neh? porque eh diesel e tal tbm.. porque aqui acho que os especialistas seriam esses.. se eh que vou achar eles!!
Walter L. L. Casitta
25/11/2004, 20:53
Tonturinha,
4 mil? Eu adaptaria o compressor do motor Maxion 2.5 HSD. Custava R$600,00 a pouco mais de um ano.
A Turbina não possui retentor.
Se não existe retentor, de que forma o óleo é impedido de vazar?
Ela tem mancais, bem parecidos com os mancais do eixo Virabrequim do motor, tambem conhecidos como casquilhos.
Casquilho e mancal são coisas distintas. Todo casquilho (superficie de contato "destacável") faz parte de um mancal (ponto de fixação de um eixo) mas nem todo mancal tem casquilho.
No mais, nem toda turbina tem casquilho já que algumas fazem uso de rolamento.
Abraços,
ramiro_eli
26/11/2004, 10:28
O óleo é impedido de vazar pois a folga entre o mancal e o eixo rotor é muito pequena, além do eixo possuir pequenas ranhuras em forma helicoidal, que com a rotação da turbina, "aspira" o óleo novamente para a área devida. Sistema parecido a este é utilizado em alguns virabrequins para reduzir o vazamento na área da Gaxeta. Alem do que, um retentor não resitiria a temperatura e a rotação de funcionamento da turbina.
Em relação ao casquilho e mancal, voce está correto. Apenas os usei como exemplo, pois o material utilizado no mancal da turbina é semelhante ao dos casquilhos. Algumas turbinas possuem rolamentos, mas tb possuem os mancais.
Voce já teve a oportunidade de ver uma turbina totalmente desmontada?
É surpreendentemente simples, apesar de toda a tecnologia envolvida.
...ranhuras em forma helicoidal, que com a rotação da turbina, "aspira" o óleo novamente para a área devida
Isso funciona quando o óleo não está sob pressão, como é o caso da lubrificação do 1° mancal de alguns motores, como o do fusca, por exemplo, mas em uma turbina, onde o óleo está sob pressão de alguns quilos...
Alem do que, um retentor não resitiria a temperatura e a rotação de funcionamento da turbina.
Os fabricantes não entram em maiores detalhes mas existem retentores à base de carbono ou teflon que aguentam o tranco de quase 1.000 ºC e rotações que passam fácil das 150.000 rpm...
...pois o material utilizado no mancal da turbina é semelhante ao dos casquilhos. Algumas turbinas possuem rolamentos, mas tb possuem os mancais.
Todo casquilho é composto por ligas metálicas "macias", ou seja, exatamente o oposto da composição de qualquer mancal.
Voce já teve a oportunidade de ver uma turbina totalmente desmontada?
Algumas: http://www.geocities.com/rsukys/
Abraços,
tonturinha
27/11/2004, 13:18
opa. que tah bom o negócio. tah dando pra aprender!! :D
obrigado pelas respostas sobre a turbina!!
Se não existe retentor, de que forma o óleo é impedido de vazar?
Voce já teve a oportunidade de ver uma turbina totalmente desmontada?
Algumas: http://www.geocities.com/rsukys/
Ramiro, não esquenta. Você tem toda razão. Turbina não tem retentor. Nem discuta. Quem conhece sabe. E quem num conhece mas é inteligente, pega, examina e conclui. Tem só que entender um mínimo de mecânica.
Mas sempre vai ter um pentelho tentando descolar uma exceção, prá poder ficar discutindo e enchendo o site dos outros. Aliás, o tópico turbo-compressor do endereço dele nem funciona. Posso imaginar como é o carro dele. :lol: :lol: :lol: []´s
Que você tem um alto conhecimento sobre automobilismo eu já sabia, tanto que até inventou uma gasolina que lubrifica e um dinamômetro que mede a diminuição de atrito em função do combustível.
Para quem quiser ler as maravilhosas pérolas de alguém que evoca (só evoca) título de engenheiro e some sem dar respostas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3527&highlight=
Mas, como você acabou de dar provas que sua educação está no mesmo nível do seu conhecimento só posso lastimar... e ignorar, mesmo porque não vou participar da mesma mediocridade, coisa que cada vez mais existe nas listas e fóruns brasileiros, infelizmente.
Azar de quem precisa, sorte de quem domina outros idiomas, tem discernimento e educação.
Bye...
...além do eixo possuir pequenas ranhuras em forma helicoidal...
A foto deste link http://wwwrsphysse.anu.edu.au/~amh110/all_gifs/Turbo%20page%20gifs/Evo%20turbine.jpg
ilustra um eixo típico de turbina, sem o menor vestígio de ranhuras, igual aos inúmeros eixos que vi em inúmeros lugares, principalmente na Larus Turbo, empresa que lá pelos idos dos anos noventa tive um relacionamento técnico/comercial e que cansei de frequentar... e de ver retentores sendo trocados.
ramiro_eli
29/11/2004, 09:57
Pessoal...
Não quero entrar em atrito com ninguem, estou aqui para aprender e passar um pouco do meu conhecimento. Só.
Sukis,
Todas as turbinas que vi até hoje não possuiam retentor. Posso estar enganado, mas eu nunca vi um retentor em uma turbina. Eu já tive carros turbinados e por diversas vezes já troquei algumas turbinas, que criavam folga no mancal do eixo da turbina e apresentavam vazamento de óleo pelo mesmo.
Tambem não conheço estes retentores que voce citou.
tonturinha
29/11/2004, 20:04
conversando com um amigo que tem carro turbina a tempos, e ele que mexe no carro, quando falei em retentor ele ficou :shock:
ele tbm disse que era folga no eixo e tal.. como vcs falaram.
Ramiro, dando continuidade ao assunto,
Deixando de lado as turbinas com eixo roletado (que possuem retentores "convencionais"), as turbinas "embuchadas" fazem uso de um incerto com a mesma função, daí achar que não existe retentor, e que para melhor compreensão anexo a figura abaixo, que representa simplificadamente uma vista em corte com apenas metade da carcaça e eixo. A luz (folga) entre o eixo e a bucha/retentor estão fora de escala do restante do desenho apenas para melhor visualização da diferença de luz.
Todas as turbinas com bucha tem o que se chama de eixo flutuante, onde a folga do eixo é relativamente grande justamente para permitir o menor atrito possível, e consequentemente maior rotação e eficiência. Como a lubrificação é feita por uma derivação logo após a bomba de óleo a pressão é alta, o que requer algum artifício para evitar vazamentos, e isto é feito através de um retentor em forma de anel, com largura bem inferior (minimizar atrito) e menor luz (minimizar vazamento) que a bucha. A composição deste anel pode variar de material plástico (teflon, por exemplo) até metal, em várias composições.
Existem buchas que incorporam o retentor e formam uma única peça, mantendo, evidentemente, a diferença entre a luz, dando a impressão de que não existe a função de retenção de óleo. Este tipo de bucha é muito comum de ser encontrado em jogos de reposição, onde o material importado é substituído (e simplificado) por outro mais em conta.
Uma coisa relativamente comum de acontecer em manutenção de turbina é a substituição da bucha original por outra, sem anel retentor e sem diferenciação na luz, só que isto pode acarretar na alteração do desempenho da turbina (maior atrito = menor rotação/maior tempo de resposta) ou maior vazamento de óleo. Por essas e outras é que, em alguns casos, uma turbina recondicionada apresenta uma resposta diferente ou até prejuízo para sua vida útil.
Só para complementar, muitas turbinas ainda contam com um disco defletor de óleo solidário ao eixo, levemente deformado em sua vista lateral. Instalado rente à carcaça (lado interno) com a alta rotação do eixo forma-se uma cavitação, uma zona de baixa pressão, que diminui a pressão do óleo sobre a bucha.
Existem turbinas onde a bucha (original) apresenta dezenas de pequenas depressões circulares em sua superfície de contato como forma de diminuir o atrito e garantir uma boa lubrificação. Isto permite uma menor luz e não requer o uso de retentores, mas como o processo de confecção da bucha é mais trabalhoso (e caro) e requer alta precisão, é raramente utilizado.
A grosso modo todas as turbinas são idênticas mas na verdade possuem inúmeras diferenças em detalhes construtivos, e embora já tenha visto muitas delas desmontadas nunca vi uma que tivesse sulco no eixo com a finalidade de retenção de óleo, e acho isso muito improvável (para não dizer impossível) já que este artifício não funciona sob pressão, lembrando que, em linhas gerais, a pressão do óleo na entrada da turbina pode variar de uns 3 kg/cm² (motor em marcha lenta) até uns 7 kg/cm² (rotações médias para alta).
Voltando ao motor do Fusca (que possui este sistema de retenção e que NÃO FICA submerso em óleo), basta obstruir o respiro de óleo que começa um belo vazamento pela polia.
E já que entrei em detalhes, turbinas não usam casquilho e sim buchas. Casquilhos são utilizados em mancais segmentados e nas turbinas o mancal é uma peça única. A finalidade é a mesma e até podemos entender que um par de casquilhos é o mesmo que uma bucha cortada ao meio, mas já que existe o nome para diferencia-los não existe mal algum em utiliza-los apropriadamente.
Voltando a questão original do tópico (óleo no intercooler) convém lembrar que a eficiência deste método de retenção de óleo é tanto maior quanto maior for a rotação da turbina. Um carro turbinado quando muito utilizado em transito congestionado tende a "fumar" mais que outro idêntico utilizado em estrada, por exemplo, e da mesma forma que a boa prática recomenda manter o motor em marcha lenta por alguns instantes antes de desliga-lo, também é altamente recomendável que um motor que permanece em marcha lenta ou moderada seja acelerado de tempos em tempos para que a turbina atinja uma rotação considerável, mantendo a perfeita lubrificação sem vazamento apreciável.
Abraços,
Daniel RJ
30/11/2004, 02:00
UAU. Isso que é uma aula sobre turbina.
Obrigado, acho que aprendi um bocado sobre turbina.
Ando na duvida se vale a pena ou não turbinar uma toyota 2.8 d
[]'s
Além do aumento de potência o turbo também melhora a eficiência do motor, que em determinadas situações de uso pode se traduzir em menor consumo. Mas como ninguém instala turbo pensando em economia cabe mais a você determinar o custo/benefício deste tipo de instalação.
Em todo o caso, em situações normais de uso o diesel+turbo se dá muito bem em estrada, melhorando significativamente a segurança em ultrapassagens e retomadas, maior velocidade final (dependendo da pressão utilizada) menor uso do câmbio, etc. etc., mas para uso estritamente urbano - e congestionado - não oferece grandes vantagens e pode se transformar em apenas um item a mais para dar manutenção.
Agora, se a intenção é ralar vá preparando o bolso. Motor diesel aceita muito desaforo mas um dia se vinga com o seu saldo no banco.
Abraços,
Daniel RJ
01/12/2004, 07:13
Valeu pela dica Sukys.
Meu objetivo é justamente para maior segurança em viagens (ultrapassagens e retomadas), não desejo fazer corridas com ela, para isso acho melhor motor a gasolina ( q quem discorde). Mas vou ter que me preparar, pois sei que vou ter que trocar embragem também.
[]'s
ramiro_eli
01/12/2004, 10:36
Sukis, obrigado pela explicação.
As buchas(que chamei erroneamente de casquilhos) que eu conheço são como as que voce ilustrou acima. o "retentor" é parte da bucha, formando uma única peça, como eu havia mencionado.
De qualquer forma, o seu texto está muito bom. Aprendi bastante.
Como você mesmo disse, turbina é uma máquina extremamente simples mas dentro dela tem muita tecnologia e muitos detalhes acabam passando em branco.
Para o usuário o importante é saber bem usar, e para isso não existe segredo, o resto só importa mesmo para os fabricantes ou vale para nós como curiosidade técnica.
Abraços,
marcelo nunes
11/01/2005, 01:27
Ou seja, chegamos à conclusão que o problema inicialmente levantado (oleo no intercooler) se resolve com a retífica da turbina...e nunca vi turbina que não fosse possível de recondicionar, mesmo que que de forma mais "artesanal". Numa recondicionadora grande os caras só vão querer fazer o "arroz com feijão", com as peças que eles têm em estoque.
Um dos passos na retifica é justamente a troca das buchas, que já vi muito recondicionador chamar de "retentores" quando tive oficina de preparação e turbinamento.
Na época em que representei a Larus, entre 92 e 98, nunca vi turbina em que uma bucha e um retentor fossem montados separadamente, mas há diversos modelos que tem um pequeno ressalto na borda que, sem dúvida, funciona como retentor.
As turbinas com ranhuras para direcionamento do fluxo de óleo realmente existem, mas são modelos bem antigos, da Lacom.
Sandro Marcio
29/10/2016, 19:35
Já ouvi falar que colocam a turbina da S10. Me falaram que fica mais econômica e esquenta menos
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