PDA

Ver Versão Completa : Balanço na caixa de redução



SERGIO MOLLO
09/06/2009, 12:10
Srs. Minha caixa de redução, tem um balanço ao engatar a reduzida, que eu acho um pouco excessivo. Ela é fixada só pelos coxins laterais(redondos), ou tem mais algum outro ponto de fixação, que no meu não tem? Se for assim mesmo, eu poderia fazer um reforço na caixa para diminuir este balanço?
Abs a todos

Girti
09/06/2009, 13:06
Srs. Minha caixa de redução, tem um balanço ao engatar a reduzida, que eu acho um pouco excessivo. Ela é fixada só pelos coxins laterais(redondos), ou tem mais algum outro ponto de fixação, que no meu não tem? Se for assim mesmo, eu poderia fazer um reforço na caixa para diminuir este balanço?
Abs a todos

A caixa de transferência realmente se movimenta, mas não em excesso (a não se que você solte de uma vez o pedal da embreagem, com a reduzida engatada). Veja se os coxins desta caixa não estão fracos. Verifique também os demais coxins (motor, câmbio), é possível que algum deles esteja mole demais.

SERGIO MOLLO
09/06/2009, 13:23
Caro Gil; Ela está movimentando ao engatar a alavanca, mesmo com o carro parado e desligado, os coxins PARECEM que estão bons, mas vai saber!!! Não tem nenhuma folga lateral.
Abs...

Flugêncio
09/06/2009, 21:56
Caro Gil; Ela está movimentando ao engatar a alavanca, mesmo com o carro parado e desligado, os coxins PARECEM que estão bons, mas vai saber!!! Não tem nenhuma folga lateral.
Abs...

Sergio,
Dê uma olhada no acoplamento elástico, se ele estiver partido, pode apresentar este balanço.

SERGIO MOLLO
10/06/2009, 07:55
Sergio,
Dê uma olhada no acoplamento elástico, se ele estiver partido, pode apresentar este balanço.


Amigo Flugêncio; O acoplamento é novo(Jossano). Estou achando que este balanço é normal, mas presciso olhar em outro niva, para comparar.
Seria normal, ao empurrar a alavanca para engatar a reduzida ela (caixa) dar este balanço? Ou teria que ser uma coisa mais firme?
Abs

Girti
10/06/2009, 08:50
Caro Gil; Ela está movimentando ao engatar a alavanca, mesmo com o carro parado e desligado, os coxins PARECEM que estão bons, mas vai saber!!! Não tem nenhuma folga lateral.
Abs...

É normal ela se movimentar, desde que não em excesso, caso em que ela bate no assoalho do carro, ao se engatar uma marcha e soltar rapidamente a embreagem. É isto que está acontecendo?

SERGIO MOLLO
10/06/2009, 11:06
É normal ela se movimentar, desde que não em excesso, caso em que ela bate no assoalho do carro, ao se engatar uma marcha e soltar rapidamente a embreagem. É isto que está acontecendo?

Caro Gil; Nao acontece isto, acho que esta normal, e eu e que estou encanado, agora o unico tranco que percebi, e' no sentido do giro quando muda de marcha.
Abs

Alexandre Banana
11/06/2009, 22:11
Caro Gil; Nao acontece isto, acho que esta normal, e eu e que estou encanado, agora o unico tranco que percebi, e' no sentido do giro quando muda de marcha.
Abs
O que poderia ocasionar esse folga na caixa seria o acoplamento. E essa questão do tranco na troca de marcha e na saída o meu tmb está assim. Um conhecido falou que poderia ser folga na planetária. Mas não sei.

ferchina
20/06/2009, 13:27
meu Niva tb tinha um traco na troca de marcha, era ocasionado por uma folga na luva do cardã, dai troquei o cardã e resolveu

Marcio Rossetto
22/06/2009, 13:08
A minha caixa não balança nada , somente balança quando esta bloqueado e reduzido e quando soco o pé na trilha .

Mas antes acontecia isso.

Também podem ser :

Coxins do motor soltos
Diferencial dianteiro solto
coxim do cambio e/ou assoalho partido .

SDS

Leo Couto
22/11/2009, 08:20
O que poderia ocasionar esse folga na caixa seria o acoplamento. E essa questão do tranco na troca de marcha e na saída o meu tmb está assim. Um conhecido falou que poderia ser folga na planetária. Mas não sei.

Gil, está folga das planetárias ocorrem em ambos os diferenciais?

Meu niva tá assim igual ao do Alexandre.

O cardan foi recuperado.

http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html (http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html)

Estou pensando em trocar agora todos os coxins, mas esta questão das planetárias me deixou intrigado pois quando giro o cardan sinto uma leve folga para ambos os lados algo em torno de uns 3 cm de deslocamento. E aí, será normal?

Flugêncio
22/11/2009, 10:45
Gil, está folga das planetárias ocorrem em ambos os diferenciais?

Meu niva tá assim igual ao do Alexandre.

O cardan foi recuperado.

http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html (http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html)

Estou pensando em trocar agora todos os coxins, mas esta questão das planetárias me deixou intrigado pois quando giro o cardan sinto uma leve folga para ambos os lados algo em torno de uns 3 cm de deslocamento. E aí, será normal?

Leo,

3cm é folga demais, prepare pra ver as planetárias/satélites/ajustes de rolamentos. Pois esta folga excessiva leva a quebra de coroa/pinhão.

Girti
22/11/2009, 13:07
Gil, está folga das planetárias ocorrem em ambos os diferenciais?

Meu niva tá assim igual ao do Alexandre.

O cardan foi recuperado.

http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html (http://nivasouto.blogspot.com/2009/11/recuperacao-do-cardan-do-niva.html)

Estou pensando em trocar agora todos os coxins, mas esta questão das planetárias me deixou intrigado pois quando giro o cardan sinto uma leve folga para ambos os lados algo em torno de uns 3 cm de deslocamento. E aí, será normal?

Leo, me desculpe, mas meus parcos conhecimentos de mecânica não são suficientes para responder à sua pergunta, quem sabe alguém mais preparado possa fazê-lo?

Leo Couto
22/11/2009, 18:46
OK Gil, de boa!
Obrigado Flugêncio amanhã vou a oficina dar uma olhada nisso e confirmo pra vc´s.
Abraços.

Edintruder
22/11/2009, 19:42
No sistema dos diferenciais, sempre existe uma folga mesmo. É impossível funcionar sem essa folga, porém pode ser uma soma de folgas normais ou folgas por desgaste.

Folga entre pinhão e coroa. Se houver desgaste nos rolamentos essa folga aumenta.
Folga entre planetárias e satélites. Se houver desgaste no pino central ou na carcaça do miolo, essa folga aumanta.

Entre esses dois conjuntos, deve sempre existir uma folga "axial" de giro cotada em graus para permitir a dilatação das peças.
Para verificação, basta desmontar tudo e verificar o alinhamento da coroa em relação ao pinhão e se existe folga no pino central que segura as satélites.
Até 30° de folga no cardam, euu considero normal, além disso com certeza existe desregulagem ou degaste em componentes do diferencial.
Em Nivas usados em 4x2, com a tração dianteira desacoplada, o desgaste no diferencial traseiro é muito acentuado.

Os diferenciais precisam ser observados individualmente, pois até o diferencial central pode apresentar essas folgas.

Leo Couto
23/11/2009, 10:57
Os diferenciais precisam ser observados individualmente, pois até o diferencial central pode apresentar essas folgas.

Quando vc se refere ao diferencial central quer dizer a caixa de redução?

Edintruder
23/11/2009, 11:16
Dentro da caixa de redução (ou caixa de transferência, ou t-case ou apenas CT), tem um diferencial para permitir que o Niva use o sistema de 4x4 full time. Esse diferencial possue uma coroa e pinhão montados em paralelos, diferentemente como nos diferenciais dos eixos que são montados por conjuntos transversais. Esse diferencial central dentro da CT também possui essas folguinhas, o que costuma somar com as folgas normais das luvas e dentes das engrenagens, formando uma folga final relativamente grande, porém dentro de algo normal. A diferença disso tudo para um sistema justo, é que solavancos na transmissão agridem muito mais o conjunto com folgas, porém não alteram a resistência final do conjunto.

Leo Couto
25/11/2009, 22:41
Camaradas o niva tá na oficina, por enquanto sendo resolvido:
1- Folga no diferencial traseiro - ajuste está sendo feito.
2- Flange de conexão do acoplamento da caixa de redução com folga - foi substituida.

Agora é aguardar chegar os retentores e junta pra montar e testar. Tem folga no diferencial dianteiro também, vamos ver depois que terminar-mos estes ítens acima.

Depois posto mais notícias.

Abraços.