PDA

Ver Versão Completa : Barra de direção



Luciano R. Oliveira
23/11/2004, 15:12
:D Pessoal pesquisei este assunto e não achei nada especifico, meu problema é o seguinte: meu volante está numa posição que para colocação da barra retrátil do opala a ser encaixada no eixo do setor do santana fico sem ângulo, pois terei que utilizar várias articulações, vi que jipes com a barra de direção original dá para passar por baixo, (próximo ao escapamento) no entanto meu volante já está em uma posição especifica para utilização da caixa de direção do Opala/Maveco, ou seja furando a grade. Existe alguma opção para desviar a barra ? Alguém já se deperou com esse problema ? Caso Alguém tenha fotos, serão bem vindas, obrigado a todos pela ajuda :roll:

Thiago Rodeghel
23/11/2004, 16:51
Luciano :D

No meu estou usando a coluna da S10 e caixa santana. Furei o painel do jeito que vc fez, mas na hora de fixar na corta fogo, procurei deixar parecido onde passaria a barra original... Resultado não dava... a barra da blazer era curta e nem chegava na corta-fogo. Alonguei a barra uns 10cm mais ou menos, e deu certo. A angulação usou apenas 1 cruzeta.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3819a3382e3cfa76578bc2f4b97d42af.jpg
Isso é simples fazer, peça para um torneiro de sua confiança fazer!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/9a780ecfc6e11a73497075f8ea3c521c.jpg

[s]

Marcos ET
23/11/2004, 21:44
:D

...meu volante está numa posição que para colocação da barra retrátil do opala a ser encaixada no eixo do setor do santana fico sem ângulo, pois terei que utilizar várias articulações...

...meu volante já está em uma posição especifica para utilização da caixa de direção do Opala/Maveco, ou seja furando a grade...

Existe alguma opção para desviar a barra?

:roll:

Salve Luciano, blz? cara, naum entendi muito bem algumas coisas:

1) Como assim fica sem ângulo? por que terá que usar várias articulações? pelo que pude perceber nas fotos, você poderá usar somente duas cruzetas... uma junto ao final da coluna de direção, do lado de fora da parede corta-fogo e outra próxima do setor de direção... qual o problema?

2) Cara, da maneira que vc descreveu "volante na posição específica para instalação da caixa do maveco ou opala - furando a grade"... por acaso você tava pensando em montar o sistema SEM cruzetas? apenas com a barra retrátil???se for isso, acho melhor rever seus conceitos ok? pode usar sem problemas até duas cruzetas, acima disso, você terá que providenciar mais alguns suportes para as partes intermediárias.... eu uso a caixa mecânica do Opala... a coluna de direçaõ do meu jeep sai quase no local da antiga original, bem na "quina" da parede corta-fogo com o assoalho... lá, bem junto ao fim da coluna tem a cruzeta e a outra fica próxima (praticamente ao lado) do radiador pois nao existe espaço para colocar a cruzeta junto a caixa..., se você usar a caixa do santana, imagino que a barra retrátil (que vai ficar entre as duas cruzetas) fará uma curvatura para baixo, mas nao existe o menor problema com isso...

3) Opção para desviar a barra? fora a cruzeta... nao me lembro de nenhuma outra... (além de homocinéticas e cia, mas nao vale a pena...)

tem mais fotos? espero ter ajudado... qqr coisa, veja no meu album... tem algumas fotos do sistema de direção...

Falow!

Luciano R. Oliveira
24/11/2004, 13:08
:D Amigos, obrigado pelo pronto retorno ! Não informei a vcs que tenho o motor BF161 6 cc, e existe um suporte do coxim do motor que está exatamente no local onde passaria a barra retratil, se tentar passar por baixo pega na bomba de gasolina, neste caso só conseguiria fazer a colocação diretamente no setor do santana se colocasse mais de duas cruzetas e também outro apoio para a barra, na foto mostrada pelo colega vejo que com esse motor existe espaço para passar a barra, situação essa que não existe no cofre de meu CJ. ET minha idéia era usar duas cruzetas uma na saída da barra do volante e outra acoplada próximo ao setor do santana.

Vou tentar mostrar com outra foto. Vejam se ficou melhor, se não vou providenciar outras.

leopoldo
24/11/2004, 14:20
Bom, se você mesmo já viu que não dá, parta para 3 cruzetas, mas antes:

1- remova aquela mangueira cristal no circuito do combustível e coloque uma apropriada para gasolina.

2- aquele flexível do óleo, remova e substitua por uma mangueira com conecção montada.

3- prenda as mangueiras com tye-raps.

4- O seu jeep deve estar sem batente de suspensão porque o suporte do amorteceor parece estar torto. Se form o caso, desempene, coloque o batente + chapa de aço de 1/4" e troque o amortecedor se era esse que você estava usando.

5- Dê uma boa inspeção no chassis do jeep e veja o por que do suporte do motor (placa) ter sido soldado.

Luciano R. Oliveira
24/11/2004, 15:42
:D Grande Leopoldo, mais uma vez obrigado pela intervenção !
Seguirei à risco suas dicas.

Pra falar a verdade não observei que aquele suporte estava torto, meu para-choque do lado do motorista estava deformado, acredito devido a batida, acho que interferiu naquele ponto, vou tentar resolver. :roll:

Marcos ET
24/11/2004, 16:21
Luciano, blz? cara, sem ser assim tao detalhista quanto nosso amigo Leopoldo, vc já pensou em alongar a coluna em linha reta até bemmm a frente do motor, depois colocar a cruzeta? nao sei se dá, mas é uma idéia, se nao der... vai ter que usar mais alguma outra...

grande abraço!

Thiago Rodeghel
24/11/2004, 18:27
É, por causa da instalação da coluna, vai ser umas 2 ou 3 mesmo :roll:

Acredito que pela posição 2 até dê a posição da caixa santana :) É pq sua coluna não é escamoteável, senão podia colocar igual eu fiz :roll: as cruzetas aguentam uma pequena angulação... é claro que o negócio é medir, e verificar antes de instalar a caixa de direção no chassis, se as cruzetas não irão travar nem forçar algo :)

[s]

Luciano R. Oliveira
25/11/2004, 13:33
:ET sua idéia é muito boa, cheguei a imaginar essa situação, porém nesse caso teria que descer o eixo por uns 30 cm, vais ficar um trambolhão, muito obrigado pelos toques, vou continuar tentando e quaado resolver informo a todos, valleu ! :cry: