Ver Versão Completa : Caixa de cambio Ranger V6
Moisés S.M
08/06/2009, 13:36
Gostaria da ajuda de vcs em relação ao cambio da ranger,andei procurando em alguns topicos mas não achei quase nada relacionado com o meu "problema".
Primeiro ja fou falar q minha embreagem,atuador e cilindro d embreagem é novo kit LUK,o q acontece é q faz + ou - 6 a 7 meses q minha caixa d cambio faz um barulho irritante d rolamento,as vezes quando tiro o pé da embreagem se escuta um rolamento roncando, se engatar qualquer marcha com ela parada o barulho para,se estiver andando a unica marcha q faz barulho é a 2 as outras não fazem,se ligar o 4x4 low e engatar 2 o barulho é bem alto,fora isso o cambio é uma manteiga,oq eu queria saber é em qual rolamento da caixa o diagnostico q passei se encaixa,e se posso andar mais alguns meses antes d fazer o reparo?e pq escuto o barulho d rolamento em ponto morto com ela ligada e em movimento em 2 marcha?e nas outras não?minha ranger é v6 4x4,me desculpem por tantas perguntas mas caixa d cambio não é a minha praia.agradeço a ajuda desde já!!!
Anthoniusnikos
08/06/2009, 20:06
Moises. Se tem certeza que o barulho vem de dentro da caixa, e que na segunda marcha há ocorrência de barulho, vai ter que abrir a caixa e verificar as engrenagens, anéis separadores e sincronizadores, etc. Deve existir alguma coisa solta ou quebrada. De repente pode ficar bem pior.
O barulho fica maior com Low engatada, porque o esforço nas engrenagens da caixa também fica maior.
Abraços
Anthon
Walter L. L. Casitta
08/06/2009, 20:20
Não dever ser rolamento não. Os rolamentos são comuns a todas as marchas. Se fosse ruido de rolamento aconteceria em todas as marchas...
Dieselboy
09/06/2009, 00:16
Salvo engano - alguém confirme/discorde, por favor - mas, o câmbio dessa Ranger é o mesmo que vinha na F-1000 4.9i "gasosa", ou seja o Mazda M-RII (alu) :pensativo:
Se for, tem que tomar muito cuidado, pois o erro mais comum que acontece, é "mexanico" na hora da montagem, colocar óleo no câmbio :putz: quando o correto é fluido!!!
As propriedades de viscosidade são diferentes, consequentemente o desgaste e o atrito entre as peças serão diferentes :putz:
Moisés S.M
09/06/2009, 00:33
Pois é,pode ser o óleo da caixa,tipo esse óleo tem q ser trocado????pra vcs terem idéia quando usava o 4x4 escutava um barulho d alguma coisa raspando levei a ranger no mecanico e pra minha surpresa o óleo da caixa de transferencia estava só com 500ml d óleo,no manual aparece 1200ml,mandei completar e o barulho sumiu e não vaza óleo esta td ok,fico pensando q o ex.dono devia ser meio descuidado em relação a manutenção da ranger,por isso pergunto novamente sera q devo trocar o óleo da caixa de marcha,eu ja dei um conferes e ta no nivel,tem prazo d validade esse óleo?ela ja tá com os seus 9 anos,vai q nunca foi trocado.
Anthoniusnikos
09/06/2009, 11:51
É isso aí Diselboy. Com deficiência de óleo, as marchas ficam pegando. É recomendado trocar a cada 40.000 Km (máx. 50.000 Km). Usar ATF (vermelho) Lubrax, Shell, Ipiranga, Texaco, Esso, etc.: caixa de mudanças, CT e direção hidráulica.
Vale para os MAZDA ou EATON, porém sempre consultar o Manual do Proprietário.
Favor pesquisar no Fórum, que já tem muita coisa sobre troca e tipo de óleos.
Abraços
Anthon
Moisés S.M
09/06/2009, 15:48
vou dar uma pesquisada no forum então...valeu pelas dicas,dpois posto aki oq foi feito e se o barulho parou!!!
Moisés S.M
21/02/2010, 21:59
E ai pessoal reativei o topico hehe,dpois d mais alguns meses o barulho da caixa aumentou,agora escuto na 1 marcha e 2,to evitando d usar o 4x4 low pra nao estragar mais...bom resolvi mandar abrir a caixa de marchas e trocar oq tiver q trocar,quero a ajuda de vcs pra tirar algumas duvidas,nunca tive problema em caixa d marcha,por isso nao sei os valores das pecas,vcs poderiam me dar uma ideia d precos das pecas q vao dentro da caixa,nao quero q o meca me passe a perna hehe,e alguem conhece algum mecanico bom q trabalhe com 4x4 em porto alegre RS pra fazer o servico??? VALEU!!!
Daniel.Shimomoto
21/02/2010, 22:07
É isso aí Diselboy. Com deficiência de óleo, as marchas ficam pegando. É recomendado trocar a cada 40.000 Km (máx. 50.000 Km). Usar ATF (vermelho) Lubrax, Shell, Ipiranga, Texaco, Esso, etc.: caixa de mudanças, CT e direção hidráulica.
Vale para os MAZDA ou EATON, porém sempre consultar o Manual do Proprietário.
Favor pesquisar no Fórum, que já tem muita coisa sobre troca e tipo de óleos.
Abraços
Anthon
Anthon;
Não é qualquer ATF. Tem que ser o ATF DEXRON III/Ford Mercon V ou superior. Só pode ser esse. É o lubrificante do cambio Mazda, EATON e da CT BW da Ranger.
ATF tipo A esses outros não servem. Dão problema. Funcionam por 10 dias (experiencia de um forista aqui que postou tempos atrás. Não me lembro quem foi)
Abs!!!
Moisés S.M
28/04/2010, 21:07
Eai pessoal,após ter feito um reparo na caixa de cambio Ranger,os seguintes itens foram trocados:
Rolamento do eixo principal
Rolamento da saida da caixa
Rolamento do grupo principal
Rolamento de agulha da pris
Atuado hidraulico-trocado 2x
Oleo da caixa-dextron 3
Retentor saida da caixa
liquido de embreagem dot4
embreagem 3 marcha
embreagem pri
valor com mão de obra $$ 2.400
após um mes de uso q se completou hj,um barulho igual ao q eu escutava antes apareceu,só q bem mais baixo...quase botei fogo nela!!!!
levei no meca q fez o serviço,me falow pra eu passar lá amanha pra ver oq pode ser,tenho quase certeza q seja outro rolamento,amanha vou ver,se tiver q abrir a caixa d novo,está mais q decidido,vou vende-lá,esse mes ja gastei em motor de arranque e pastilhas,e to pagando a maldita caixa q fiz em 3 x...só me da custos esse carro!não tenho um mes d puro prazer com ela,toda hora é alguma coisa,o cara q trocou o motor d arranque falou q ainda vai dar problema na cremalheira,pra eu ir me preparando,se f.....me desculpem,mas to muito irritado com ela!
Moisés S.M
20/05/2010, 19:14
Nessa segunda feira mandei a Ranger em outro mecanico por recomendação,dizem q é um dos melhores q tem na por aki,só trabalha com caixa de cambio,ontem ele me ligou e fui ver a caixa aberta,como ele me falou e o q eu pude ver a caixa tá 0km,tem muita vida pela frente,mas a pris tava com os dentes quebrados,segue o anexo das fotos da pris,resolvi comprar uma nova na ford original,assim não terei mais problemas...
Moisés S.M
03/10/2012, 13:06
Pessoal,reativando tópico de novo.Preciso urgente da ajuda dos mais experientes em Ranger.
Vamos lá,hj pela manha minha mãe saiu com a Ranger,chegou em casa e me disse que tinha deixado ela numa rua em Porto Alegre,pois tinha notado dificuldade de engatar as marchas,e que o giro subia do nada com a marcha engatada.Bom,fui pegar a Ranger na rua,olhei em baixo,nada de vazamentos...ok,Abri o capo e olhei o óleo da embreagem,ok,liguei ela engatei a 1 marcha e vim vindo pra casa,até ai td bem,ao passar pra 2 tive uma certa dificuldade,mas entrou,do nada,quando diminui a aceleração em segunda mesmo,e o giro aumentou e fez um barulho na caixa,como se as marchas escapassem,ai eu não entendi nada,continuando o trajeto até em casa,as vezes a marcha entrava tranquilo e as vezes não,a 1 sempre entrou de barbada,não passei da 3 mas a 2 e a 3 era mais pesada pra engatar.Chegando em casa engatei a ré entrei na garagem normal,engatou fácil,porem fiquei trocando as marchas com ela parada e ligada,as vezes entrava legal e as vezes não.Resumo da historia,troquei o kit embreagem com 112 mil km,kit completo,hj ela tá com 181 mil km, sera que o atuador foi pro saco de novo???a embreagem ao meu ver tá boa,não patina nem nada,ou pode ser outra coisa??Hj não posso mas amanha to pensando em deixa-la pra trocar o kit embreagem + atuador e o cilindro do pedal
Moisés S.M
03/10/2012, 13:26
Continuando a historia,liguei pra uma empresa aki de Poa,expliquei td pra eles,me falaram que se for atuador todas as marchas teriam dificuldade de entrar,pois ele perde pressão,eles me perguntaram se o pedal tava com folga,ele tá um pouquinho,tu consegue baixar ele com a mão uns 2 a 3 cm até sentir a pressão dele,depois puxa de volta...Resumindo,me passaram o valor do kit luk completo,2.500 com mão de obra inclusa,achei no mercado livre o mesmo kit por 1.980 reais,então acho que tá justo,pois baixar aquela caixa não é fácil...Só to com medo de gastar essa grana e não ser embreagem,ai to fud...
Moisés S.M
04/10/2012, 09:08
Larguei a Ranger na oficina só de embreagens,as marchas estavam ruins pra engatar pq o pedal tava com folga,mas no próprio pedal,nada a ver com atuar ou cilindro de pedal,o meca apertou com a mão e ficou boa de novo,porem faz um tempo que venho sentindo as marchas um pouquinho mais pesadas pra engatar,então devido a quilometragem resolvi trocar o kit embreagem dela.Espero que seja só isso...
sandersondf
04/10/2012, 12:20
A minha faz um barulho que parece um passarinho tipo um "tititititi".. é esporádico e geralmente começa quando to em giro mais alto, aí continua até dar na telha de parar
deve ser rolamento, mas estou esperando derreter a embreagem pra eu trocar tudo
Esse fim de semana minha embreagem baixou. Completei o fluido mas nao resolveu.. o atuador deve estar indo pra fita
Pedro Eduardo Patussi
04/10/2012, 22:11
hehe tenso hein moises...falei pra vc q o preço da embreagem era esse ai msm neh... lembra?? kkkkkkk
da minha v6 tava de rosca a embreagem tbm...se tivesse em marcha lenta quase nunca entrava marcha...tinha q dar umas aceleradinhas....e andando passar meio q no tempo...se fosse trocar de marcha rapido d+...ai não entrava nenhuma marcha....
Moisés S.M
05/10/2012, 10:25
hehe tenso hein moises...falei pra vc q o preço da embreagem era esse ai msm neh... lembra?? kkkkkkk
da minha v6 tava de rosca a embreagem tbm...se tivesse em marcha lenta quase nunca entrava marcha...tinha q dar umas aceleradinhas....e andando passar meio q no tempo...se fosse trocar de marcha rapido d+...ai não entrava nenhuma marcha....
Ahamm tu tinha razão kkkkkkkkkk o cara tinha me passado o valor errado!!!
Moisés S.M
05/10/2012, 10:31
Fim da novela!Peguei a Ranger ontem,tudo novo!Sai com ela,e as marchas principalmente 1 e ré não entrava sem antes bombear o pedal,ok,imaginei que isso aconteceria....Bom,hj voltei na oficina e coloquei o cilindro do pedal da embreagem novo + 300 reais!Agora tá show,as marchas estão entrando fácil!
Outra coisa o barulho que eu escutava da caixa quando tirava o pé da embreagem foi resolvido,quando o meca baixou a caixa viu que faltava um rolamento que liga o eixo primário da caixa ao volante do motor,por falta desse rolamento a caixa vibrava muito,e fazia a barulheira que eu escutava,ele só colocou o rolamento e pronto,tá perfeita,não faz um piu!!Outra coisa,ele me disse que provavelmente o ultimo que mexeu na caixa se esqueceu de colocar esse rolamento PQPR!!! 2 anos escutando barulho pq um imbecil não fez um trabalho direito.Agora que to com a Ranger zerada de novo,acho q não vendo mais....abs!
christian hackbarth
12/10/2012, 12:39
da o nome da oficina que resolveu o problema, por favor.
sandersondf
17/10/2012, 15:29
a minha caixa tá fazendo um barulho de rolamento roncando só na segunda marcha.. parece uma tv fora do ar
será que quebrou engrenagem ou algo do tipo?!
Moisés S.M
17/10/2012, 19:00
a minha caixa tá fazendo um barulho de rolamento roncando só na segunda marcha.. parece uma tv fora do ar
será que quebrou engrenagem ou algo do tipo?!
A minha é uma cretina,arrumo tudo gasto uma grana,agora tá fazendo um barulho de rolamento na primeira,e na 2 quando reduzo,mas se esticar a primeira some o barulho,não vou ver,se quebrar quebrou...não troco mais nada referente a cambio da Ranger.
Pedro Eduardo Patussi
17/10/2012, 20:49
A minha é uma cretina,arrumo tudo gasto uma grana,agora tá fazendo um barulho de rolamento na primeira,e na 2 quando reduzo,mas se esticar a primeira some o barulho,não vou ver,se quebrar quebrou...não troco mais nada referente a cambio da Ranger.
pqp... de novo moises??? se num tinha arrumado isso???
ta esmirilhando com gosto hein....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
moises virando cupim de ferro igual eu... uhAHUAUHAHUAUHAUHA
Moisés S.M
17/10/2012, 23:56
Cupim de ferro é boa hehehehehehehehehehehehehe sei lá oq é,pode ser até óleo,faz tempo que não abro a caixa...mas não vou mexer,tmbm não sei se não é o disco da embreagem fazendo barulho,pode ser!vou deixar assim...acredito que não vai me incomodar por um bom tempo.Se fosse a diesel nem escutava!!
marco intheshadow
04/02/2016, 09:12
Bom dia. Provavelmente e' o rolamento do eixo piloto fazendo barulho.por isso em neutro quando solta a embreagem faz barulho
GustavoSantinoni
31/03/2016, 23:20
Boa noite, desculpe dar continuidade no tópico, mas estou pesquisando e achei interessante.
Meu Ford Ranger cabine dupla gasolina 2.3, é difícil de engatar as marchas 1, 2 e ré.
Não é sempre, mas quando acontece parece que vai quebrar.
Já foi verificado embreagem e câmbio por cima (por dentro do veículo) e está tudo perfeito.
Alguém tem alguma idéia?
Moisés S.M
01/04/2016, 20:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/155357-embreagem-ford-ranger-2-3-gasolina-2010-a.html
Ronaldo Gimenes
03/04/2016, 14:53
Olá,,, tenho uma Ford Ranger V6 4.0 XL/CS 4x2 1996.....numeração do câmbio é 5G17D0342 ou 5G17DO342....qual é o tipo de óleo utilizado na caixa de câmbio manual....óleo de câmbio comum do tipo 80w90 ou hidráulico tipo Mercon/Dexron...Agradeço...
Moisés S.M
03/04/2016, 22:04
Ranger usa o mesmo fluido da Direção Hidráulica.Fluido ATF Dextron 3.
RafaelNascimento
27/09/2017, 23:14
Amigos, tenho uma Ranger XLT 98 com 142mil Km e o cambio dela começou com problemas parecidos.
Antes era só a 5 que era dificil de engatar agora o pedo da embreagem ficou mais baixo e as marchas estão quase não engatando.
Um detalhe que percebi é que embaixo do carro (no meio... onde começa o cardã) começou a vazar óleo de vez em quando.
Pergunta: onde eu verifico o óleo do sistema de embreagem....tem?
Obrigado