PDA

Ver Versão Completa : Como saber se um câmbio auto está bom?



GuTo_Cerulli
23/11/2004, 11:23
Fala Povo,

Alguém conhece alguma manha pra ver se o câmbio automático de uma víatura está em bom estado? Tô pensando em comprar uma, mas tô recioso.... :roll:

[]'s
GuTo

ramiro_eli
23/11/2004, 12:15
Guto,

Existem diversas coisas a serem observadas:
1- verifique o estado e o nível do óleo(deve ser medido com o motor ligado e engatado em Drive). O óleo deve estar limpo e translúcido.
2- Engate "D" e freie e acelere simultaneamente. A rotação do motor deve atingir um determinado valor(varia de carro p/ carro) e permanecer nesta rotação sem variações ou ruidos.
3-Ande com o carro, o câmbio deve trocar de marchas sem dar trancos.
4- Com o carro em movimento a uns 40/60km/h acelere no fundo. O cambio deve reduzir sozinho e deve esticar as marchas até o limite de giro do motor. Observe se a troca de marcha nesta situação é rápida e sem trancos.
5-(e mais importante) Vá a uma oficina especializada em cambios aut. e pergunte o valor da retífica completa do cambio em questão e pergunte tb se é um cambio problemático.

Boa sorte!

j.sebastian
24/11/2004, 16:23
Fala, Guto!

O que o Ramiro falou mata a pau.

Uma única observação: se for carro Ford (desse eu tenho certeza, de outros verificar), a verificação de nível deve ser feita com o carro quente e ligado (depois de andar alguns km), num lugar plano, mas com o câmbio em P (park).

O ATF deve ter uma cor de groselha - vermelho bem vivo, sem resíduos ou limalhas e sem cheiro de queimado.

Seba

GuTo_Cerulli
24/11/2004, 18:58
Valeu povo,

Ramiro, tô enchendo a sua paciência...primeiro perguntas do CJ, e depois deste maledito câmbio...
Seba, valeu a ajuda também, a única coisa, é que desesti da Explorer, e tô atrás de uma SW4 meia véia sabe...

[]'s
GuTo
ex-Samurai 93 -"Tropeço"
atual: CJ-5 75
Quase: Toy SW4 95

Sandro Tannuri
24/11/2004, 20:48
Que troço engraçado isso, nos cambios Chrysler devemos ver o nivel com o motor ligado, cambio quente e no neutro.

Abraços,

j.sebastian
25/11/2004, 08:30
Seba, valeu a ajuda também, a única coisa, é que desesti da Explorer, e tô atrás de uma SW4 meia véia sabe...

Tudo bem, Guto... depois te guincho de novo, como no samurai, huahuauha...

Tannuri: que eu saiba, no teu câmbio a gente vê o nível no rastro de atf que ele deixou no caminho... :twisted:

Seba, só enchendo...

Sandro Tannuri
25/11/2004, 09:02
Tannuri: que eu saiba, no teu câmbio a gente vê o nível no rastro de atf que ele deixou no caminho... :twisted:

Seba, só enchendo...

Muito engraçado, isso aqui não é a OFF mas V.A.M. , falando nisso quero ver aquilo estourar de novo com a mangueira Aeroquip que esta lá agora.



Abraços,

ramiro_eli
25/11/2004, 09:57
Nos câmbios Mitsubishi e Mercedes, o nível deve ser verificado com o câmbio em "D". Generalizei para todos os câmbios...foi mal, errei!

Guto, estamos aqui no fórum pra isto mesmo!!!

Wallace
25/11/2004, 10:17
Muito engraçado, isso aqui não é a OFF mas V.A.M. , falando nisso quero ver aquilo estourar de novo com a mangueira Aeroquip que esta lá agora.
Não tinha ficado de me falar o que usou, mangueiras e terminais para eu fazer o mesmo na minha Cherokee?

j.sebastian
25/11/2004, 10:22
Falando nisso, Wallace, vc jogou fora aquela mangueira azul? Tô inventando uma modificação e se vc ainda tiver ela, me leva no Ibira?

Seba

Wallace
25/11/2004, 10:40
Falando nisso, Wallace, vc jogou fora aquela mangueira azul? Tô inventando uma modificação e se vc ainda tiver ela, me leva no Ibira?

Seba
Ela ainda esta no carro, não mudei nada ainda, estou esperando a dica do Sandro... :D

j.sebastian
25/11/2004, 10:54
Hehehe... provisória definitiva... :)

tá sem radiador?

Qdo liberar ela me avisa... to pensando em colocar um filtro em série com o radiador, para aumentar a separação de impurezas (o filtro original é só uma telinha sem vergonha...)

Para isso vou usar uma base para parafusar um filtro de óleo, com dois bicos para as mangueiras.

Penso melhorar a filtragem, aumentar um pouquinho a troca de calor (pelo corpo do filtro), e renovar 1/2 litro de atf cada vez que trocar o filtro (barato, pode ser a cada 10mil km)

Tem umas fotos aqui:
http://www.grimmick.com/Explorer/Tech_Docs/Trans_Filter/trans_filter.html

Que vcs acham? Onde posso achar essa base para rosquear o filtro com entradas para mangueiras?

Seba

Sandro Tannuri
26/11/2004, 20:14
Muito engraçado, isso aqui não é a OFF mas V.A.M. , falando nisso quero ver aquilo estourar de novo com a mangueira Aeroquip que esta lá agora.
Não tinha ficado de me falar o que usou, mangueiras e terminais para eu fazer o mesmo na minha Cherokee?

Wallace,

Ainda nao disse o que usei? Se bem me lembro usei Aeroquip 2556 so nao lembro a bitola mas isso e facil.

Abraços,