PDA

Ver Versão Completa : TR4 - pontos de ancoragem/reboque confiáveis?



Arqueiro Arq
08/06/2009, 11:47
Salve galera.

Acabei de pegar a minha TR4 Flex 09/09.

Alguém ja rebocou ou desatolou algum carro usando os pontos de ancoragem/reboque dianteiros? Aqueles 2 abaixo do para-choque dianteiro que lembram um elo de corrente...

O traseiro me pareceu bem robusto, mas os dianteiros têm uma aparência frágil.

Grato desde já.

rafaelfernandez
08/06/2009, 12:34
Fale amigo,

O traseiro é bem robusto. Ja desatolei algumas vezes TR4 puxando por ali. E mesmo tendo que dar aquele tranco algumas vezes o ponto de ancoragem se manteve firme. Já o dianteiro, nao posso falar nada.

[]´s
Rafael

Arqueiro Arq
08/06/2009, 18:44
Fale amigo,

O traseiro é bem robusto. Ja desatolei algumas vezes TR4 puxando por ali. E mesmo tendo que dar aquele tranco algumas vezes o ponto de ancoragem se manteve firme. Já o dianteiro, nao posso falar nada.

[]´s
Rafael

Valeu Rafael. Costumava desatolar carros aos trancos com a minha velha Toyota Bandeirante, mas tenho receio de fazer o mesmo com a TR4 (com 300 km).

Ouvi dizer em algum lugar que esse procedimento, tb conhecido como "estilingue", pode causar alguns danos...

Valeu pela atenção.

Abs e boas viagens.

ri_lins
09/06/2009, 00:09
Arqueiro, ja usei o ponto traseiro da minha tr4 para rebocar e ser rebocado algumas vezes sem problemas. A parte chata é que o acesso é difícil. so consegui usar manilha de 5/8 reta, colocando ela por trado parachoque, o que pode ser dificil se o carro estiver muito dentro da lama. senao tem que usar o gancho do guincho, mas vai amassar o para choque.

abs,
ricardo

Arqueiro Arq
09/06/2009, 08:40
Arqueiro, ja usei o ponto traseiro da minha tr4 para rebocar e ser rebocado algumas vezes sem problemas. A parte chata é que o acesso é difícil. so consegui usar manilha de 5/8 reta, colocando ela por trado parachoque, o que pode ser dificil se o carro estiver muito dentro da lama. senao tem que usar o gancho do guincho, mas vai amassar o para choque.

abs,
ricardo

Ricardo, os pontos dianteiros vc nunca usou para rebocar ou ser rebocado? O traseiro parece bom, mas os dianteiros aparentam fragilidade.

O ponto traseiro encravado lá dentro do parachoque de fato não é muito prático, e como vc já disse, o risco de amassar a lataria é grande. Pensei numa alça/prolongador feito de corda mesmo.

Valeu.

ri_lins
09/06/2009, 09:51
Nunca precisei usar os dianteiros. Sempre priorizei usar o traseiro pois, na verdade tenho um quebra-mato que usou os suportes dianteiros e este suporte possui ganchos para reboque (original mitsubishi). Ai fica deve ficar ainda mais frágil. Mas no dia que precisar mesmo, não vai ter jeito. É melhor que amarrar uma corda no braço da suspensão :)

Padeiro
09/06/2009, 09:53
Pode rebocar pela frente sem problemas, já fiz isso num areal em aclive e foi tranquilo. Qto a estilingar acredito q isso seja nocivo tanto pra quem puxa (mecânica pode quebrar) qto pra quem é puxado (porradas no chassi/monobloco) fora o risco maior de arrebentar a cinta.
Abç

LGVM
09/06/2009, 11:05
Ricardo, os pontos dianteiros vc nunca usou para rebocar ou ser rebocado? O traseiro parece bom, mas os dianteiros aparentam fragilidade.

O ponto traseiro encravado lá dentro do parachoque de fato não é muito prático, e como vc já disse, o risco de amassar a lataria é grande. Pensei numa alça/prolongador feito de corda mesmo.

Valeu.

Pessoal, pode usar o da frente tranquilo. É mais fácil estourar o cabo que quebrar o suporte. O meu já saiu de atoleiros puxado por guincho assim. Atras, fazia um prolongador com um bom cabo de nylon usado em veleiros com 2 voltas para reforçar e amarrava ao suporte com um bom nó de marinheiro, aí é só colocar o gancho do guincho ou a manilha nesta volta do cabo que não estraga nada.

Abs,

Arqueiro Arq
09/06/2009, 12:28
Valeu pelos esclarecimentos e dicas, pessoal.

Olha o que eu encontrei no Youtube. TR4 desatolando Troller pelos pontos de ancoragem dianteiros:

YouTube - Vênus, nossa TR4, tirando o Troller do atoleiro!!!

rbata
19/04/2011, 13:22
Na 2010 em diante não existe mais os pontos de ancoragem traseiro ???

Olhando por baixo do carro até dá pra ver algo como duas meia argolas... porém estão totalmente escondidos quase no fundo do porta-malas, sem acesso nenhum, a não ser removendo o parachoque traseiro.

Que que a Mitsubishi fez ???

patto
19/04/2011, 17:15
Na 2010 em diante não existe mais os pontos de ancoragem traseiro ???

Olhando por baixo do carro até dá pra ver algo como duas meia argolas... porém estão totalmente escondidos quase no fundo do porta-malas, sem acesso nenhum, a não ser removendo o parachoque traseiro.

Que que a Mitsubishi fez ???

o ponto de ancoragem traseiro no TR4 2010 é muito melhor e mais fácil de ser usado do que das versões anteriores. ele fica do lado esquerdo e embaixo do parachoque e do lado direito, tem a saída do escape...não é mais embutido no parachoque, que dependia de manobras para colocar a manilha para ser rebocado...hoje, até mesmo manilha de 1" cabe.

os pontos de ancoragem dianteiros é que se parecem com "meia argola", são dois pontos, um de cada lado do peito de aço...também são resistentes e podem ser usados tranquilamente.



Pessoal, pode usar o da frente tranquilo. É mais fácil estourar o cabo que quebrar o suporte. O meu já saiu de atoleiros puxado por guincho assim. Atras, fazia um prolongador com um bom cabo de nylon usado em veleiros com 2 voltas para reforçar e amarrava ao suporte com um bom nó de marinheiro, aí é só colocar o gancho do guincho ou a manilha nesta volta do cabo que não estraga nada.

sim, de fato, podem ser utilizados sem qualquer receio...tempos atrás, puxei um TR 2008, coloquei a cinta no ponto de ancoragem traseiro no meu e no dianteiro do atolado e o arrestei por alguns metros, até sair do atoleiro, sem qualquer risco ou problema...

abs

rbata
19/04/2011, 17:52
Mas quando vc prende a manilha na ancoragem traseira da TR4, e estica a cinta, ela não pressiona o parachoque pra cima ??? Ou o parachoque tem uma certa flexibilidade para suportar a cinta amassando ele ??? Além da manilha tem que usar algum outro componente (alguma curva / espaçador pra desviar do parachoque) ou vai direto na cinta ???

Acho que eu não entendi muito bem como usar essa ancoragem traseira.... Vou tentar tirar umas fotos dele depois....

patto
19/04/2011, 18:29
Mas quando vc prende a manilha na ancoragem traseira da TR4, e estica a cinta, ela não pressiona o parachoque pra cima ??? Ou o parachoque tem uma certa flexibilidade para suportar a cinta amassando ele ??? Além da manilha tem que usar algum outro componente (alguma curva / espaçador pra desviar do parachoque) ou vai direto na cinta ???

Acho que eu não entendi muito bem como usar essa ancoragem traseira.... Vou tentar tirar umas fotos dele depois....

existe uns 10cm de folga entre o ponto de ancoragem e o parachoque...olha a foto abaixo...tirei da internet ok, não sei de quem é o carro em questão.

aproveitei para pegar outra foto da net com os pontos na dianteira, para facilitar para todos...

assim, temos os 3 pontos - 2 dianteiros e 1 traseiro - de ancoragem existentes nos Pajeros TR4 2010 em diante...

abs

rica_cj5_6cc
19/04/2011, 19:00
grande Patto...hehehehe

eu que o diga hein...aquele dia aqui em Pira demos bons exemplos de resgate, a traseira de sua 2010 com a dianteira da minha 2008, você puxou de boa sem problemas e depois você tentou puxar a ranger de seu irmão e a cinta estourou, mas o gancho continuou lá
ah precisamos andar novamente hein

abraços
Rica

patto
19/04/2011, 19:05
grande Patto...hehehehe

eu que o diga hein...aquele dia aqui em Pira demos bons exemplos de resgate, a traseira de sua 2010 com a dianteira da minha 2008, você puxou de boa sem problemas e depois você tentou puxar a ranger de seu irmão e a cinta estourou, mas o gancho continuou lá
ah precisamos andar novamente hein

abraços
Rica

hehehehee...o exemplo que dei foi vc...hahahaha
a cinta, pra 4ton, não aguentou puxar a Ranger CD 4x4 e a Hilux CD 4x4, num trenzinho...estourou, mas não fez nem "cócegas" no gancho traseiro do meu TR4.

cara, precisamos mesmo...mas, final de semana anda meio curto com o lance da loja...vamos ver, depois do feriado vou pra Limeira, temos que lavar a loja e começar a montar os trem para abri-la, quem sabe, ainda em abril...de qualquer forma, semana que vem, se der, a gente combina/conversa...

abs

rica_cj5_6cc
19/04/2011, 19:23
heehee...então foi praticamente um teste de resistência do gancho...por já ter tido problema com os ganchos do niva então quando comprei a TR fiquei meio apreensivo quanto a isso, mas só de olhar já dá pra ver a diferença...ainda bem que não participei desse trenzinho..ehehee

vamo marcar sim...

abraços
Rica

rbata
19/04/2011, 22:43
existe uns 10cm de folga entre o ponto de ancoragem e o parachoque...olha a foto abaixo...tirei da internet ok, não sei de quem é o carro em questão.


Vixi, me dei mal então.... minha TR não tem esse ponto de ancoragem na traseira. Aquele rebaixo da esquerda do parachoque está "vazio".... Minha TR tem engate para carreta... engate de bola.... quando comprei ela (semi-nova) já veio instalada... o primeiro dono deve ter mandado retirar.

Será que essa ancoragem é presa com parafuso, removível mesmo ou é soldada??? Não é possível que alguém tenha cortado ela fora. Preciso ver na concessionária se é possível instalar ela junto com o reboque de carreta.

patto
20/04/2011, 00:00
Vixi, me dei mal então.... minha TR não tem esse ponto de ancoragem na traseira. Aquele rebaixo da esquerda do parachoque está "vazio".... Minha TR tem engate para carreta... engate de bola.... quando comprei ela (semi-nova) já veio instalada... o primeiro dono deve ter mandado retirar.

Será que essa ancoragem é presa com parafuso, removível mesmo ou é soldada??? Não é possível que alguém tenha cortado ela fora. Preciso ver na concessionária se é possível instalar ela junto com o reboque de carreta.

hehehehehe...foi triste para vc...

sim, para instalar o reboque é necessário retirar o gancho, que é soldado...um amigo fez a mesma cagada que o ex-dono do seu carro...hehehehe

este gancho fica bem onde é fixado o engate, por isso ele é incompatível com o engate

diogomari
20/04/2011, 01:06
hehehehehe...foi triste para vc...

sim, para instalar o reboque é necessário retirar o gancho, que é soldado...um amigo fez a mesma cagada que o ex-dono do seu carro...hehehehe

este gancho fica bem onde é fixado o engate, por isso ele é incompatível com o engate


Agora vc falou besteira, a minha é uma 10/11 e eu coloquei o engate, o gancho é parafusado no chassi, não precisa cortar nada, o engate usa o mesmo ponto de suporte do gancho, eu estou com o meu inteirinho aqui em casa guardado!

Abraços!!!

rbata
03/05/2011, 14:11
Segue foto de como comprei o carro.... vei com engate de bola para rebocar carreta.
Porém veio sem o ponto de ancoragem traseiro.

Liguei na Mit, pediram 160 reais pela peça.... um absurdo por uma barra de ferro dobrada com parafusos para fixar.

289988

AACL
04/05/2011, 15:56
Mas se vc comprou zero o carro tem que vir com a argola! E pelo menos na minha (09) foi colocado o engate sem alterar nada o ponto de ancoragem. Esse engate é removível ou fixo? Se for fixo vc terá problemas com a legislação pq a bola só pode ser colocada quando for rebocar a carreta.

José Bonifácio Reutemann
04/05/2011, 19:48
Bom saber, olhei várias vezes para aqueles pontos de ancoragem sem saber se eram para "usar de verdade" ou apenas para amarrar no caso de ter de guinchar (com guincho-plataforma usam amarrar em pontos semelhantes em automóveis "normais" para manter no lugar).

rbata
05/05/2011, 19:57
Mas se vc comprou zero o carro tem que vir com a argola! E pelo menos na minha (09) foi colocado o engate sem alterar nada o ponto de ancoragem. Esse engate é removível ou fixo? Se for fixo vc terá problemas com a legislação pq a bola só pode ser colocada quando for rebocar a carreta.

Comprei o carro semi-novo... com pouco mais de 600km rodados. Já veio com engate de bola (não é do tipo removível), tem uma plaquinha metálica dizendo que é aprovado pelo Inmetro, está com a parte elétrica OK tb..... já reboquei carreta de jet algumas vezes com ela. Não sei se dá problema com fiscalização. Já fui parado pela polícia rodoviária e não falaram nada.

No caso do modelo 2010, não tem como manter o ponto de ancoragem traseiro junto com engate de bola... ou um ou outro, confirmei em mais de uma concessionária...

Pesquisei mais um pouco e encontrei por 139 reais a argola metálica mas ainda estou tentando buscar algo mais em conta.

Alguém tem essa argola sobrando e não utiliza ??? Está sobrando ??? Aceito doações ou preço camarada....rs

rbata
17/05/2011, 00:35
Consegui uma doação!...rs
A própria concessionária Brabus me deu o gancho de fixação traseiro!
Todas as outras queriam me cobrar 160 reais pela peça...
O pessoal da Brabus me disse que quando instalam engates de bola, eles jogam fora esses pontos de ancoragem traseiro, caso o cliente não faça questão do acessório, vendem como sucata para ferro-velho...
Fica aqui a dica....

RicTedesco
27/12/2012, 08:06
Olha só tenho uma TR4 2004, precisei ser rebocado pois pifou minha bateria. Na hora de subir no guincho optamos por engatar no ponto de ancoragem traseiro, resultado: entortou totalmente. Não sei quanto aguenta mas para subir na rampa do guincho não aguentou o proprio peso da TR4 portanto utiliza-lo acho que mesmo só na horizontal, em aclive nem pensar.
Obs: Ainda não levei para ver o estrago. Mas assim que puder posto umas fotos.

tiagobitsantos
24/11/2016, 11:30
Pessoal,

Desenterrando um post aqui, mas não achei outro mais recente.

Alguém sabe onde encontrar e qual seria o part number, se for o caso, do ponto de ancoragem traseiro da TR4 2015?

Adquiri a VTR porém o antigo dono instalou o reboque traseiro, e acabei perdendo o ponto de ancoragem.

Obrigado!

Luiz Leme
02/12/2016, 23:42
Acompanhado o topico.

Part number nao sei, sei que vendem no ML (150 a 180 mangos) mas olhando a minha 2010 por baixo, me deu a impressao (veja bem, impressao) que ou se coloca o engate reboque ou o ponto de ancoragem.

Jorginho4100
26/06/2022, 21:14
Olá amigos. Estou com uma dúvida: como vcs fazem para usar os ganchos traseiros da TR4 para rebocar ou ser rebocado?
A minha é uma 2007.
Pergunto pq os dois ganchos que ficam embaixo da carroceria, por trás do parachoque traseiro, dão a sensação de que se rebocar alguma coisa, quando esticar a cinta, ela vai forçar o parachoque traseiro para cima, danificando-o.
E o gancho que vai exposto no parachoque traseiro, o parachoque envolve quase ele todo, impedindo a colocação de manilha.
Obrigado.

agulhas_negras
27/06/2022, 10:11
Olá amigos. Estou com uma dúvida: como vcs fazem para usar os ganchos traseiros da TR4 para rebocar ou ser rebocado?
A minha é uma 2007.
Pergunto pq os dois ganchos que ficam embaixo da carroceria, por trás do parachoque traseiro, dão a sensação de que se rebocar alguma coisa, quando esticar a cinta, ela vai forçar o parachoque traseiro para cima, danificando-o.
E o gancho que vai exposto no parachoque traseiro, o parachoque envolve quase ele todo, impedindo a colocação de manilha.
Obrigado.

se for usar a TR4 como offroad, tem que remover o para choque dianteiro e traseiro. Do jeito que vem de fábrica o carro é um SUV, se quiser usar para trilha tem que modificar. Os para choques diminuem muito o ângulo de ataque/saída e só permitem rebocar em condições normais

para condições extremas o carro deve ser modificado. Mas não é gambiarra, o fabricante prevê isso

Jorginho4100
27/06/2022, 18:56
se for usar a TR4 como offroad, tem que remover o para choque dianteiro e traseiro. Do jeito que vem de fábrica o carro é um SUV, se quiser usar para trilha tem que modificar. Os para choques diminuem muito o ângulo de ataque/saída e só permitem rebocar em condições normais

para condições extremas o carro deve ser modificado. Mas não é gambiarra, o fabricante prevê isso


Obrigado. O problema é que não queria colocar parachoque de ferro. Acho que pesam muito pro carro.

agulhas_negras
03/07/2022, 03:54
Obrigado. O problema é que não queria colocar parachoque de ferro. Acho que pesam muito pro carro.

não precisa se preocupar com isso. Bota para moer, o para choque vai sair naturalmente. Aí vc coloca outro

HAHAHAHAHA

Jorginho4100
03/03/2023, 21:20
Estou pensando em comprar parachoques de fibra e cortar nos partes próximos aos pontos de ancoragem (especialmente aqueles traseiros que ficam embaixo do monobloco) para permitir que sejam utilizados, sem danificar o parachoque. Alguém tem uma TR4 assim?
Outra coisa, quero bolar um jeito de facilitar a retirada e a colocação do parachoque, para que nas lavagens possa limpar a lataria que fica escondida por eles, sem ter que ficar tirando um monte de parafuso. Alguém já fez algo parecido ou pode me dar alguma sugestão? Obrigado.