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Ver Versão Completa : Escapamento e Abafador p/ ENGESA FI 4cc



Sobral - ENGESA
05/06/2009, 00:43
Olá pessoal,

Qual o abafador ideal para o engesa fase 1, motor original de 4cc? É necessário mais de um abafador?

Existe alguma tubulação de escapamento de outro veículo mais adequada para o engesa (tipo "plug and play")? Ou será preciso levar a original na oficina pra montar outra?

Obrigado!

Kim
06/06/2009, 23:08
Sobral!

Eu e o Caveso discutimos sobre isso.

O que terá que usar é o abafador do comodoro 4cil, se colocar o do 6cil ficarioa melhor, mais é mais caro.

O engesa deve ter um suporte original no chassis em baixo do banco do mkotorista, isso no FI.

Pode usar a tubulação do opala, ou canos de 2".

Abraços.

Kim.

Sobral - ENGESA
07/06/2009, 13:29
Mestre Kim,

Levei o engesa numa oficina especializada em preparação de motores, que tbm faz descargas dimensionadas.

Conversei com o mecânico sobre a sua idéia... O cara gostou, mas tbm deu outra opção: de instalar o abafador do Santana, que segundo ele reduz o ruído mais que a do opala.

O que eu quero é "calar a viatura", deixar o mais silenciosa possível!

O que vc acha? Se o CAVESO tbm puder dar uma opinião será legal.

Abração!



Sobral!

Eu e o Caveso discutimos sobre isso.

O que terá que usar é o abafador do comodoro 4cil, se colocar o do 6cil ficarioa melhor, mais é mais caro.

O engesa deve ter um suporte original no chassis em baixo do banco do mkotorista, isso no FI.

Pode usar a tubulação do opala, ou canos de 2".

Abraços.

Kim.

Kim
07/06/2009, 16:44
Opa Sobral!

Vamos aos abafadores.

O do opala, é sistema de galeria com barreiras, onde não há lã de vidro em seu interior.

O sistema do santana (penso em se tratar do último do sistema do veículo), é de barreira com lã de vidro, onde não há galeria, o cano é direto, mais todo furado, tipo tela.

Os dois tem a capacidade de exaustão parecidas, sendo que assim, não haverá problema de "enforcar" o motor e ocasionar o super aquecimento.

Na minha opinião, o único problema do santana é o acumulo de água na lã, fazendo que o mesmo apodreça logo. (de 1 a 2 anos)

Tanto é isso, que os originais de fábrica eram feitos em aço inox, onde o carro acabava e o escapamento não.
Existe ate hoje alguns santanas com o abafador original.

Bem , mais tanto com um como com o outro, ficará bem servido e silencioso.

Pode colocar tranquilo, e somente ele, não necessitra mais nenhuma peça.

Abraços.

Kim.

Sobral - ENGESA
07/06/2009, 20:20
Pronto Kim... Muito obrigado!
Agora já posso mandar bronca, mais tranquilo...



Opa Sobral!

Vamos aos abafadores.

O do opala, é sistema de galeria com barreiras, onde não há lã de vidro em seu interior.

O sistema do santana (penso em se tratar do último do sistema do veículo), é de barreira com lã de vidro, onde não há galeria, o cano é direto, mais todo furado, tipo tela.

Os dois tem a capacidade de exaustão parecidas, sendo que assim, não haverá problema de "enforcar" o motor e ocasionar o super aquecimento.

Na minha opinião, o único problema do santana é o acumulo de água na lã, fazendo que o mesmo apodreça logo. (de 1 a 2 anos)

Tanto é isso, que os originais de fábrica eram feitos em aço inox, onde o carro acabava e o escapamento não.
Existe ate hoje alguns santanas com o abafador original.

Bem , mais tanto com um como com o outro, ficará bem servido e silencioso.

Pode colocar tranquilo, e somente ele, não necessitra mais nenhuma peça.

Abraços.

Kim.

Luca
07/06/2009, 21:46
Pronto Kim... Muito obrigado!
Agora já posso mandar bronca, mais tranquilo...
Sobral,
Depois conta como ficou. O meu é 6 cil, mas não está com ronco bonito. Tem barulho chato. Qq receita é bem vinda.
obrigado e um abraço

Kim
07/06/2009, 23:09
Luca!

Mesmo sendo 6 cil, pode usar o do santana também, mais lembrando que deverá exigir o do 2.0.

Mesmo sendo 2.0, e o 6cil 4.1, como citei anteriormente, o abafador do santana tem passagem direta.

Abraços.

Kim.

Ralado/SP
08/06/2009, 18:09
Pitacos do Ralado....

Mais um ponto de vista: Quando comprei meu engesa, era 4cc álcool e tinha apenas um roncador, tipo de caminhão... era muuuuuito legal pra Azaração, porém como utilizava como carro do dia-a-dia isso se tornou meio incomodo ( pra patroa, pois a saida era bem na orelha dela ).

Depois que o escape quebrou perto do coletor resolvi fazer um TODO novo e completo: utilizei os 2 abafadores originais do opala e a tubulação foi feita de acordo com o meu carro - um abafador ficava embaixo do meu banco, e o outro ficava entre a travessa tubular traseira e o assoalho do banco traseiro, e depois a ponta saia perto do ponto de fixação do suporte de estepe... orém isso só foi possivel pois o meu engesa está com calços de 7 cm. O carro parecia a caravam do velho... nem dava pra saber se estava ligada ou não. As vezes em trilha o povo falava pra eu ligar o carro e ele já estava ligado. UM LUXO SÓ!!!

Atualmente coloquei um motor 6cc e tive que trocar o escapamento, coloquei apenas um abafador e a saída da descarga esta virada para a porta do passageiro novamente, pois a sinfonia de um 6cc é uma delícia de ouvir.

Abraçones

RALADO

Luca
08/06/2009, 22:55
Luca! Mesmo sendo 6 cil, pode usar o do santana também, mais lembrando que deverá exigir o do 2.0. Mesmo sendo 2.0, e o 6cil 4.1, como citei anteriormente, o abafador do santana tem passagem direta... Kim,
Agradeço a receita. Gostaria de ouvir o ronco do motor, mas não o barulho. Somente um abafador, resolve?
[]´s


... coloquei apenas um abafador e a saída da descarga esta virada para a porta do passageiro novamente, pois a sinfonia de um 6cc é uma delícia de ouvir.
Ralado,
Você usou abafador de Opalosauro? Grato pela ajuda.
[]´s

Kim
09/06/2009, 20:13
Opa Luca!

Sendo um dois dois que foram mencionados anteriormente, pode colocar um só sem problemas!:concordo:

Ficará um barulho agradavel.

Abraços.

Kim.

Luca
09/06/2009, 22:24
...Sendo um dois dois que foram mencionados anteriormente, pode colocar um só sem problemas! Ficará um barulho agradavel...
Valeu, mestre. "Barulho agradável" parece música.
[]´s

leogc
10/06/2009, 08:26
Aproveitando o assunto e consultando a opinião dos especialistas.

tenho um motor opala 4c 2.7 álcool no meu jpx...esse motor tá bem taxado, com válvulas maiores, comando e coletor dimensionado.....hoje, ele roda com um 446 improvisado até entrar a injeção.

o escapamento está original do jpx, não sei qual o abafador que está lá, acho que é de marea. a saída do escapamento está ao lado da t-case e o barulho, é um caso a parte, é possível ouvir o carro chegar uns 3 ou 4 quarteirões antes....um barulho insuportável...

aí pergunto, esse abafador de comodoro vai restringir o meu motor (assumindo esse problema do abafador de santana 2.0)? tava querendo um carro mais silencioso....

abs

Ralado/SP
10/06/2009, 12:56
All,

seguinte, como nos dois casos o motor é o bom e velho OPALÃO, recomento colocar o mesmo esquema do meu atual... só o primeiro abafador do opala/comodoro. No 6cc é uma orquestra...

Outra boa sugestão, é fazer a primeira parte ( saída do coletor e coloca o primeiro abafador, mais ou menos na direção dos pés do motorista ) e não faz acabamento nenhum. Roda um tempo assim e vê se está do agrado ou não... caso ache um pouco barulhento, ou queira SILÊNCIO quase total, é só colocar o segundo. Lembrando que com os dois abafadores, o carro fica ligado e nem se percebe.

Esses dias vi um abafador universal que é bem parecido com o de tempra/tipo que também funciona bem no opala 6cc, utilizando apenas um. A vantagem desse outro é que o tamanho reduzido, permitindo a instalação em locais menores. Ficou idêntico ao meu, porém é mais em conta. Não sei a marca, mas era algo comum...

Abraçones

PS: Nunca aceite que o cara RE-utilize o anel da junta (escape coletor) pois o preço não justifica o trampo de troca-la.

Kim
10/06/2009, 14:04
Sobre os abafadores, segue fotos

A primeira foto é do sistema de galerias, usada no abafador do opala.

A segunda e terceira é do abafador, reparem que na terceira é visivel uma barreira interna.
A última é de um catalisador, somente para curiosidade

Kim
10/06/2009, 14:10
O sistema do santana/quantum.

Notem que ele é direto.

Todos tem sistema de 2", ideal para motores acima de 2.0.

O sistema opala NÃO pode ser usado em motores a diesel, por "enforcar" a saída dos gases devido à galeria interna.

Tanto um, quanto o outro mostrado, pode ser colocado somente um, pois o sistema de abafador é bem eficiente, deixando a descarga com um nível de ruido baixo.

Caro leogc!

Está usando um abafador sub dimencionado para o motor que está usando, devido ao trabalho feito no motor.

Recomendaria a troca, caso possível.

Qualquer dúvida é só chamar.

abraços.

Kim.

leogc
10/06/2009, 14:22
valeu kim e ralado,

subdimensionado ou não, o barulho é insuportável....tendo a partir para o silêncio absoluto.

abs

Ralado/SP
10/06/2009, 16:54
SILÊNCIO ABSOLUTO!!!!

Então taca os dois do opala/comodoro...
O original não se DESORIGINALIZA, sendo assim vc terá o baruhlo do bom e velho opalão.

Abraçones

Ralado

Sobral - ENGESA
10/06/2009, 17:15
Pessoal,

A conversa está ficando tão interessante que eu decidi adiar a instalação... O mecânico até me telefonou, mas eu disse a ele que estou consultando uns amigos antes de decidir, rsrs. Remarquei com ele pra semana que vem.

O meu propósito é de deixar a viatura no silêncio absoluto...

Já é muito legal ver (atualmente) a reação da galera no semáforo vendo o engesa dispar sozinho, na frente de todo mundo... rsrs... Agora imaginem a "nave decolando" SEM FAZER BARULHO!!! ahahaha Aí sim, vai ser uma sensação por aqui, rsrsrs.

Ou então pense no bicho chegando num lugar qualquer sem ser notado pelo barulho, só pela aparência meio "tosca", "agressiva"... Vai dar um susto em todo mundo! rsrs.

Concordo que é uma idéia bem maluca, rsrs, mas parece bem legal, é isso que eu quero (por enquanto, rs).

Abração!

Sobral - ENGESA
14/07/2009, 21:02
Bem pessoal,

O resultado é o seguinte:

1. Troquei a descarga antiga (que tava ôca) por uma do santana (R$ 130 com mão de obra) = melhorou 40%, o barulho continuou, mas ficou fácil identificar que vinha da junta da adimissão/descarga.

2. Troquei a junta da admissão/descarga (que estava queimada) original do 4cc do opala a gasolina (R$ 15) = melhorou 100%, ficou uma beleza mesmo, era difícil saber se o motor estava ligado ou não.

3. Três semanas depois o barulho infernal voltou (bem na junta da admissão)... é triste! rs

O que pode estar acontecendo, aguém sabe e pode me dar uma ajuda???

Existe alguma coisa que devia fazer e estou esquecendo?

Kim
14/07/2009, 22:23
Opa Sobral!

Preciso das seguintes informações.

Junta entre o cabeçote e coletores.

Junta entre coletor de admissão e coletor de escapamento.

Junta entre coletor e tubo primário.

A primeira é difícil estragar, mais pode acontecer, quando deixa os parafusos/prisioneiros soltos.

A segunda ocorre por deterioração do tempo, é quadrada, fica em baixo do bura, presa por três parafusos/prisioneiros; Também pode estragar se está solta.

A terceira, que é um anel de fibra ou bronze, pode se soltar por choque térmico (atravessar alagados); usar porcas simples; junta com problema.

A solução aqui, é usar porca dupla (vide google em "imagens").
Proceda da seguinte forma:
Pegue a porca, rosqueie um parafuso até sua metade, e martele a outra extremidade para ovalar (não muito), assim fará um freio (park lout - acho que é assim).
Monte a junta nova, coloque uma porca maior, que entre livre, para calço (mesmo que não precise) e depois então coloque a porca dupla, com o lado certo primeiro.
A porca de calço, servira para a termo dilatação, assim, mesmo que passe numa poça d'água, não esticará o prisioneiro, ocasionando a solta da rosca.

Foi a única forma que resolvi no Brancão.

Abraços.

Kim.
ps.: Esse serviço serve para todos os tubos primários.