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Ver Versão Completa : Kit de Amortecedor para o capô



Dias
22/11/2004, 19:58
All, estou pretendendo colocar um amortecedor no capô do meu CJ3, vi um kit na Donatti p vender mas achei muito caro pelo material q leva.
Vi q alguém do fórum colocou amortecedores no capô de um CJ5 e ficou legal, mas minha dúvida é : o CJ3 tem o capô menor, então será q apenas um no meio resolveria ou seria melhor os 2 mesmo ??
De qual carro serviria ?? Se alguém tiver alguma sugestão, eu agradeço.
Segue anexo a foto do kit da Donatti

Dias

CJ 60
22/11/2004, 23:31
All, estou pretendendo colocar um amortecedor no capô do meu CJ3, vi um kit na Donatti p vender mas achei muito caro pelo material q leva.
Vi q alguém do fórum colocou amortecedores no capô de um CJ5 e ficou legal, mas minha dúvida é : o CJ3 tem o capô menor, então será q apenas um no meio resolveria ou seria melhor os 2 mesmo ??
De qual carro serviria ?? Se alguém tiver alguma sugestão, eu agradeço.
Segue anexo a foto do kit da Donatti

Dias

Opaa.. alguem... esse akguem pode ser eu !!!... coloquei no meu CJ sim dos 2 lados.. e é o seguinte, um só resolveria.. fica mto bom.. mais na dúvida acabei colocando um pra cada lado, no caso do meu CJ5 motor BF 161, colocar um amortecedor central naum iria dar mto certo, por causa do motor, vc precisa arrumar o amortecedor e colocar no seu jeep onde acha q vai ficar bom e ver se vai dar pra fechar a tampa,,, c ajudar, o troller tem amortecedor central na tampa, da uma olhada em alguem c vc tiver oportunidade e veja se dá para aplicar no seu cj3...

haaaa eu usei os amortecedores traseiros do gol, saum uns q se prenden num parafuso com uma bolinha.. fica otimo e em caso de precisar abrir mais a tampa, é facil pra soltar...

qquer coisa dá um grito ai.. haaaa tbm achei caro demais o kit do donatti.. um amortecedor no desmanche naum passa de 20 latinhas...

Dias
23/11/2004, 06:32
Blz Wilson, vou ver se acho o do gol em algum desmanche e vou fazer os testes. . . valeu

Dias

Elmer_Jeep
23/11/2004, 12:11
All, estou pretendendo colocar um amortecedor no capô do meu CJ3, vi um kit na Donatti p vender mas achei muito caro pelo material q leva.
Vi q alguém do fórum colocou amortecedores no capô de um CJ5 e ficou legal, mas minha dúvida é : o CJ3 tem o capô menor, então será q apenas um no meio resolveria ou seria melhor os 2 mesmo ??
De qual carro serviria ?? Se alguém tiver alguma sugestão, eu agradeço.
Segue anexo a foto do kit da Donatti

Dias

Opaa.. alguem... esse akguem pode ser eu !!!... coloquei no meu CJ sim dos 2 lados.. e é o seguinte, um só resolveria.. fica mto bom.. mais na dúvida acabei colocando um pra cada lado, no caso do meu CJ5 motor BF 161, colocar um amortecedor central naum iria dar mto certo, por causa do motor, vc precisa arrumar o amortecedor e colocar no seu jeep onde acha q vai ficar bom e ver se vai dar pra fechar a tampa,,, c ajudar, o troller tem amortecedor central na tampa, da uma olhada em alguem c vc tiver oportunidade e veja se dá para aplicar no seu cj3...

haaaa eu usei os amortecedores traseiros do gol, saum uns q se prenden num parafuso com uma bolinha.. fica otimo e em caso de precisar abrir mais a tampa, é facil pra soltar...

qquer coisa dá um grito ai.. haaaa tbm achei caro demais o kit do donatti.. um amortecedor no desmanche naum passa de 20 latinhas...


Fala Wilson, :)

tem fotos ae pra gente copiar esse teu esquema, realmente está bem caro esse kit do donatti, acho q com a metade do valor o cara faz e monta um kit desses.

8)

CJ 60
23/11/2004, 15:15
All, estou pretendendo colocar um amortecedor no capô do meu CJ3, vi um kit na Donatti p vender mas achei muito caro pelo material q leva.
Vi q alguém do fórum colocou amortecedores no capô de um CJ5 e ficou legal, mas minha dúvida é : o CJ3 tem o capô menor, então será q apenas um no meio resolveria ou seria melhor os 2 mesmo ??
De qual carro serviria ?? Se alguém tiver alguma sugestão, eu agradeço.
Segue anexo a foto do kit da Donatti

Dias

Opaa.. alguem... esse akguem pode ser eu !!!... coloquei no meu CJ sim dos 2 lados.. e é o seguinte, um só resolveria.. fica mto bom.. mais na dúvida acabei colocando um pra cada lado, no caso do meu CJ5 motor BF 161, colocar um amortecedor central naum iria dar mto certo, por causa do motor, vc precisa arrumar o amortecedor e colocar no seu jeep onde acha q vai ficar bom e ver se vai dar pra fechar a tampa,,, c ajudar, o troller tem amortecedor central na tampa, da uma olhada em alguem c vc tiver oportunidade e veja se dá para aplicar no seu cj3...

haaaa eu usei os amortecedores traseiros do gol, saum uns q se prenden num parafuso com uma bolinha.. fica otimo e em caso de precisar abrir mais a tampa, é facil pra soltar...

qquer coisa dá um grito ai.. haaaa tbm achei caro demais o kit do donatti.. um amortecedor no desmanche naum passa de 20 latinhas...


Fala Wilson, :)

tem fotos ae pra gente copiar esse teu esquema, realmente está bem caro esse kit do donatti, acho q com a metade do valor o cara faz e monta um kit desses.

8)

Kra... da uma olhada no meu album de fotos tem o link na assinatura... qualquer coisa q precisar, posso t providenciar fotos ou medidas...

billj
23/11/2004, 15:22
Para que serve esse bagulho?!?!

Abraços,

CJ 60
23/11/2004, 15:33
Para que serve esse bagulho?!?!

Abraços,



Esse "bagulho" alem de estético no meu ponto de vista naum deixa a tampa no motor bater no quadro de parabrisa,. tem uma boa abertura e naum atrapalha em nada.. []'s

Dias
23/11/2004, 17:04
Blz Wilson, achei bacana esse seu projeto de amortecedor de capô. . é isso mesmo que eu estou querendo, meu único problema é que meu jeep é um CJ3 e o caixote e a tampa são diferentes. . . . mas vou fazer alguns testes e depois posto aqui os resultados. . .


Dias

cristiano
29/11/2004, 08:21
Estou querendo fazendo no meu também, mas eu acho melhor comprar os amortecedores novos, já que eles perdem a pressão muito fácil...

Dias
29/11/2004, 08:51
All, esse fds achei num desmanche o amortecedor da tampa traseira do Kadett, e achei bom, ele está bem duro (ops!) ainda, não consigo fechá-lo na mão, tenho q apoiá-lo no chão p poder fechar, então vou fazer um teste e colocar apenas um no centro do capô do meu CJ3 e ver se ele dá conta do recado, senão terei q comprar mais um e fazer igual ao da Donatti.
Assim q eu fizer, tiro umas fotos e posto p vcs verem como ficou o resultado.

Dias

cristiano
29/11/2004, 13:12
É interessante fazer algum suporte, para que seja de fácil reposição depois... no colega acima não deu para perceber se ele utilizou algum suporte...

CJ 60
29/11/2004, 13:25
É interessante fazer algum suporte, para que seja de fácil reposição depois... no colega acima não deu para perceber se ele utilizou algum suporte...

Vmos lá respondendo seus 2 posts... hehehe

primeiro, coloquei 2 amortecedores usados, ficou forte pra caramba a pressão q tem q fazer pra fechar a tampa do motor, amortecedores novos vaum dar mais trabalho, e no meu caso o peso fica dividido em 2, logo q uso um amortecedor cada lado..

segundo. os amortecedores q utilizei, utilizam suportes sim, seus suportes saum bom vou tentar explicar, um parafuso com uma bolinha na ponta, ai o amortecedor tem uma travinha q fica nessa bolinha.. meio complicado expicar né.. mais t garanto q a reposiçao, ou na necessidade de abertura total da tampa (enconstar no quadro do parabrisa), é super facil retirá-los, se naum fosse um rabo de saia q pegou minha cam digital poderia tirar fotos pra vc's e postar aki.. mais qquer vjo o q posso conseguir e coloco fotos.


DIAS

Vja se os amortecedores saum destes q utilizam suportes, se forem uns com furo no final das hastes vai ficar dificil a reposição em alguma necessidade..


[]s

Dias
29/11/2004, 13:43
Wilson, o do kadett tem a chamada travinha, q é a mesma da linha ford, pois o cara naum tinha os pinos de encaixe do kadett e retirou de um outro amortecedor, do escort, se não me engano e me deu. . .daí foi só tirar a travinha do amortecedor e encaixar os pinos e travar novamente. . . vou ver se ainda hoje consigo tirar umas fotos do amortecedor com as ditas travas e pinos e passo p o pessoALL. .



Dias

CJ 60
29/11/2004, 13:53
Wilson, o do kadett tem a chamada travinha, q é a mesma da linha ford, pois o cara naum tinha os pinos de encaixe do kadett e retirou de um outro amortecedor, do escort, se não me engano e me deu. . .daí foi só tirar a travinha do amortecedor e encaixar os pinos e travar novamente. . . vou ver se ainda hoje consigo tirar umas fotos do amortecedor com as ditas travas e pinos e passo p o pessoALL. .



Dias

Perfeito intaum... assim fica simples pra uma troca ou qquer coisa q precise retirar o amortecedor... so naum tiro as fotos, pq como já disse um rabo de saia emprestou minha cam e naum devolveu ainda.. mais o bom da historia é q a troca vai ser mto boa.. hahahahaha

[]'s

Dias
30/11/2004, 14:02
All, tirei as fotos do amortecedor do kadett, e das travinhas dele, pois assim fica mais fácil p quem quiser procurar algum correr atrás. . .
Os pinos acho que são do escort mas acho que algum outro carro tenha igual, basta procurar.

Dias

Elmer_Jeep
11/01/2007, 12:32
alguém mais que fez esse esquema ou instalou o kit teria fotos ?

To querendo fazer no meu.

[]'s

CJ 60
11/01/2007, 18:28
pra já !! bom esse eskema q eu fiz demanda funilaria, ja o do donatti é parecido com o troller é central e se encaixa no capô numas travessas, precisei arrumar uma porca do diametro do encaise e fazer 2 cantoneiras de 90º, furar, soldar a porca por trás e por fim soldar as cantoneiras no cap]õ e paralama qualquer coisa é so gritar.. :concordo:

Elmer_Jeep
11/01/2007, 18:38
Obrigado Sr. Wilson.

[]'s

DJunior
11/01/2007, 18:53
pra já !! bom esse eskema q eu fiz demanda funilaria, ja o do donatti é parecido com o troller é central e se encaixa no capô numas travessas, precisei arrumar uma porca do diametro do encaise e fazer 2 cantoneiras de 90º, furar, soldar a porca por trás e por fim soldar as cantoneiras no cap]õ e paralama qualquer coisa é so gritar.. :concordo:

CJ 60,

Só uma pergunta... Dessa forma que você instalou o amortecedor, não fica forçando a aba do capo para fora?

Abraços,

Dirceu

CJ 60
11/01/2007, 18:55
CJ 60,

Só uma pergunta... Dessa forma que você instalou o amortecedor, não fica forçando a aba do capo para fora?

Abraços,

Dirceu

Dirceu.. não força nada, unica coisa q precisou fazer foi rebater no paralama uma abinha q fica pro lado de dentro q ia ficar no meio do caminho.. marquei na foto pra vc

abç
Wilson

DJunior
11/01/2007, 20:09
Dirceu.. não força nada, unica coisa q precisou fazer foi rebater no paralama uma abinha q fica pro lado de dentro q ia ficar no meio do caminho.. marquei na foto pra vc

abç
Wilson

Valeu Wilson,

Semana que vem vou estar de férias no trabalho, mas 100% do tempo mexendo no jeep e vou tentar colocar estes amortecedores no meu jeep. O único problema é que minha carroceria é de fibra e não dá para rebater, soldar orelha, etc, etc, etc.... É só cortando mesmo. Talvez utilizando a idéia da travessa no capo fique mais fácil!!!!

Assim que chegar a uma conclusão, posto aqui no forum.

Abraços,

Dirceu

Rodolfo Ourique
12/01/2007, 03:15
Amigos talvez ajude...estou passando abaixo o link da quadratec onde pode-se ver nitidamente como fazer o kit sem precisar de lanternagem e usando a furação onde pega a dobradiça do capot, vou fazer assim no meu, aliás acho que o Donnati copiou deste kit....

http://www.quadratec.com/products/13027_00.htm

Abçs e boa sorte!!!

DJunior
12/01/2007, 06:59
Amigos talvez ajude...estou passando abaixo o link da quadratec onde pode-se ver nitidamente como fazer o kit sem precisar de lanternagem e usando a furação onde pega a dobradiça do capot, vou fazer assim no meu, aliás acho que o Donnati copiou deste kit....

http://www.quadratec.com/products/13027_00.htm

Abçs e boa sorte!!!

Excelente...

Valeu Rodolfo.

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
12/01/2007, 09:56
òtima dica.

edgar
07/06/2009, 08:17
bom dias gente !

Vai o relato do sabado (ontem)

Tava la eu alegre e faceiro instalando os cabos de velas, velas, platinado, etc....depois de alguns anos com o motor parado por causa da reforma da lataria, eixos, diferencias, etc.....

Certo...e o que tem com o assunto do topico ?

Bom....por sorte minha filha estava junto, e por sorte a menina e metida a medica (faz farmacia)....pois num dos tranquinhos que dei com os joelhos no parachoque para girar o motor e verificar onde o distribuidor estava....a PRAGA DO CAPO DESABOU EM MINHA CABECA

Fiquei la uns instantes com a vista escura e tonto pra caramba.....coisas de jeep recem pintado, as dobradicas do capo ainda nao tiveram tempo de enferrujar .....

Dai, chego a conclusao que este kit, nao fica so na estetica mais sim na seguranca...aolhei o link que o amigo postou la dos gringos e baixei o manual de instrucoes que basicamente ensina como fazer....realmente coisa de gringo que nao se intimida com copias....um manual claro e preciso.....se nao fosse nosso governo comprava dos caras so para prestigiar o produto e a qualidade do manual...os desenhos sao feitos a mao...mas ai a gente ve que nao precisa grandes tecnologias para fazer um manual muito bem feito, o que precisa e muita vontade

Assim segue o aviso, pesamos muito em eixos flutuantes, em freios a disco, em cilindros mestres duplos, em gaiolas internas e externas, cintos de seguranca de 6 pontos.....mas o basicao que consistem em 2 amortecedorzinhos de tampa de gol, mais uns pedacos de ferro....podem fazer uma baita diferenca....as vezes em uma siuacao besta como a de ontem ou numa trilha ou estrada uma falha de motor pode se transformar num acidente de proporcoes catastroficas.....

dgalatto
07/10/2009, 14:02
topico um pouco antigo mas acho que pode interessar pra alguém... viajando na net vi esse sistema de amortecedor pra capo... e explica mais ainda com algumas fotos o que já foi postado aqui.
Segue o link pra quem tem interesse, e talvez até fabricar e vender pra galera aqui com um preço melhor do que nas lojas....
http://www.stu-offroad.com/body/hoodlift/hood-1.htm (http://www.stu-offroad.com/body/hoodlift/hood-1.htm)

site eh em ingles mas eh soh traduzi-lo....
valeu!!

Curupira
08/10/2009, 07:52
Olá pessoal ,

Essa hitoria de amortecedor não é nenhum bicho de sete cabeça e nem precisa de manual para montar,basta 2 parafusos (pois 2 vc vai prender no proprio parafuso da dobradiça) amassar as 2 pontas dos tubos fazer um furo em cada ponta,medir uma distancia que vc achar melhor para colocar o amortecedor,durar o cano e embaixo fixa-lo junto dos tirantes...tá pronto,segue abaixo a foto do qual eu fiz no meu...Ah e a proposito o Curupira é inteiro de fibra...Abraços...

Rafaminc
08/10/2009, 10:14
Agora tem um detalhe, se o capô for de lata, vai precisar de amortecedores mais fortes e com comprimento suficiente. Tem que olhar quantos Newton esse amortecedor do kadett e gol levantam.
Sei que os do uno são mais fortes pq as tampas usam só 1 amortecedor, ao contrário de gol e kadett. A tampa com limpador 500N, já o sem limpador 450N. Isto é, pressão de 50kg e 45kg de levante, e para fazer as rótulas, tem que usinar uma cabeça esférica ou conseguir num desmanche.
Com amortecedores mais fortes, vc pode projetar para a tampa levantar sozinha e sem dar trancos no final da abertura, tudo vai depender do tamanho da alavanca que projetar.
Tem no ML por 50 pila cada um..

CJ 60
08/10/2009, 18:15
Agora tem um detalhe, se o capô for de lata, vai precisar de amortecedores mais fortes e com comprimento suficiente. Tem que olhar quantos Newton esse amortecedor do kadett e gol levantam.
Sei que os do uno são mais fortes pq as tampas usam só 1 amortecedor, ao contrário de gol e kadett. A tampa com limpador 500N, já o sem limpador 450N. Isto é, pressão de 50kg e 45kg de levante, e para fazer as rótulas, tem que usinar uma cabeça esférica ou conseguir num desmanche.
Com amortecedores mais fortes, vc pode projetar para a tampa levantar sozinha e sem dar trancos no final da abertura, tudo vai depender do tamanho da alavanca que projetar.
Tem no ML por 50 pila cada um..

Se nao me engano os que usei são traseiros de gol, capô de lata, bom um só é suficiente para levantar, porem a tampa fica torta devido ao peso. o ideal independente da força do amortecedor é dos 2 lados afim de equilibrar o conjunto do capô, ouuu.. fazer como no troller , um amortecedor central..

abç

Rafaminc
09/10/2009, 08:37
Valeu Wilson,

Semana que vem vou estar de férias no trabalho, mas 100% do tempo mexendo no jeep e vou tentar colocar estes amortecedores no meu jeep. O único problema é que minha carroceria é de fibra e não dá para rebater, soldar orelha, etc, etc, etc.... É só cortando mesmo. Talvez utilizando a idéia da travessa no capo fique mais fácil!!!!

Assim que chegar a uma conclusão, posto aqui no forum.

Abraços,

Dirceu

Porque não compra 1kg (+- R$13,00) de resina, mais um pouco de manta (+ - R$15.00/kg), um tubinho de catalizador (R$2,00) e 1 litro de acetona (R$6,00) e fixa/reforça o suporte na tampa?
Não é o bixo trabalhar com esse tipo de material, é só pegar a manha e sair fazendo remendo...
Tem várias apostilas na internet, mas o bom é meter a mão. Se precisar de umas dicas básicas, é só dar um grito...

Ian Jeep
16/03/2014, 01:42
Muito simples essa adaptação. Como no meu caso eu já usava o amortecedor sem a função de amortecedor, era apenas para apoiar o capô aberto.
Pelo fato dele ser pequeno, a abertura do capô era muito pouca, então só aproveitei os suportes e o amortecedor, apenas alonguei a haste do amortecedor (algum carro da fiat, 147, Tipo...).
Capô de metal e amortecedor só de um lado, segurou legal. Falta só fazer os ajustes e da o acabamento. Quase custo zero e 10 min de serviço.
454991454992454993454994

Abraços

Ricardo MG
17/03/2014, 10:04
Realmente é muito simples essa adaptação, utilizei 2 tubos de 3/4(19mm) de 700mm, e várias porcas com parafusos, arruelas lisas e de pressão, 2 molas a gas da Parati 82 ~95 e cantoneiras para fixação da base da mola., gastei em torno de 45,00(no inicio de 2013), ficou muito bom.

Capô com abertura de 85º

http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2014-03-17092540_zps86f334f5.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2014-03-17092540_zps86f334f5.jpg.html)

Visão das suportes com a mola

http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2014-03-17092200_zps4d5d3e4e.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2014-03-17092200_zps4d5d3e4e.jpg.html)

Detalhes do suportes (tubo, mola e cantoneira)

http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2014-03-17092456_zps6d828446.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2014-03-17092456_zps6d828446.jpg.html)
http://i366.photobucket.com/albums/oo109/APXMG/Willys%201966/2014-03-17092236_zps68d0398b.jpg (http://s366.photobucket.com/user/APXMG/media/Willys%201966/2014-03-17092236_zps68d0398b.jpg.html)

abs

eliasFerreira
17/03/2014, 14:02
E não tem perigo de cair???
Esses amortecedores seguram pra valer?

Gostei da solução.

Ricardo MG
17/03/2014, 16:57
E não tem perigo de cair???
Esses amortecedores seguram pra valer?

Gostei da solução.

Elias,

Com duas molas ficou "forte" demais, retirando uma o capô "entorta" quando se fecha pelo lado oposto da mola. Quando está fechado a mola ajuda a ficar fechado, não fica forçando o capô abrir automaticamente, devido ao angulo de instalação dos mesmos.

Abs