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carioca10
04/06/2009, 20:57
[/URL][URL]http://www.meucarronovo.com.br/noticia.php?idnoticia=5273 (http://www.meucarronovo.com.br/noticia.php?idnoticia=5273)

Capota automática comandada por controle remoto é nova invenção nacional

15/05/2009

Das assessorias

Um sistema inédito promete revolucionar o segmento automobilístico. O administrador de empresas porto-alegrense Marlon Diniz desenvolveu o Capoflex dispositivo prático e rápido de mudança de configuração para caçambas de camionetas – capota, tampão ou caçamba livre.

O invento se constitui numa capota automática em fibra de vidro (ou outro material rígido) que não necessita de parafusos para a instalação. “Seu sistema eletrônico permite que o usuário mude a configuração da caçamba da camioneta de tampão para capota e vice-versa - com um simples toque”, ilustra Diniz.

A ideia inicial do Capoflex surgiu em 2005 quando o inventor percebeu que o mercado doméstico utilizava as camionetas de forma muito ampla – no dia a dia, para viagens e para atividades específicas, como, por exemplo, as esportivas. “Havia a dificuldade em conciliar os interesses de cada situação com as alternativas para caçambas encontradas no mercado”, analisa Diniz. “Para que uma camioneta atendesse bem a essas três demandas, o proprietário necessitaria de um tampão e de uma capota, além de tempo, ferramentas e força para deixar a caçamba livre”.

Antes de dedicar-se ao desenvolvimento do sistema Capoflex, o inventor cercou-se de profissionais de áreas distintas: “Contratei um engenheiro, um designer e um advogado e criamos 29 protótipos até obter o produto pronto”.

O Capoflex é composto por dois equipamentos, chamados de Capoflex I e II. O Capoflex I é o que melhor atende ao público doméstico. “Constitui-se num tampão bonito, de visual integrado ao veículo, todo em material rígido, que, acionado por um botão, passa a ser uma capota, com amplo espaço de carga. Para retornar à configuração tampão, basta novo toque no botão do controle.”

A movimentação é eletrônica – bastando o usuário acionar um botão no painel do veículo ou um controle remoto (radiofrequência). “Estando o sistema na posição baixa (tampão) ou na posição alta (capota), as capacidades de carga das caçambas mantêm-se inalteradas, uma vez que os mecanismos são poucos e ocupam espaços mínimos”, ilustra Diniz. “O equipamento sai da posição tampão e vai para a posição capota, em menos de 15 segundos”.

http://img200.imageshack.us/img200/6751/tn6005801capoflex140509.th.jpg (http://img200.imageshack.us/my.php?image=tn6005801capoflex140509.jpg)

http://img38.imageshack.us/img38/7839/tn6005802capoflex140509.th.jpg (http://img38.imageshack.us/my.php?image=tn6005802capoflex140509.jpg)

(http://img29.imageshack.us/my.php?image=146311242332052.jpg)

TylerNTL
04/06/2009, 21:16
O engenheiro que ele contratou se formou em Hogwarts?!!???

rogeriomasih
04/06/2009, 23:39
Transformers...

JEFFCATUNDA
04/06/2009, 23:46
Muito fera Ó;;;;;

apodol
20/06/2009, 21:57
Gostaria de receber mais informacoes e perguntar se é possivel fazer uma para uma F-1000 CD da engerauto.
Grato
Andre