PDA

Ver Versão Completa : CONSUMO X TRAÇÃO 4X4



Kanayama
22/11/2004, 17:49
Moçada, comprei um niva pantanal a álcool , muito bom, e conversando com um mecanico, este falou que seria possível desligar uma tração e o niva ficaria 4x2 , aí diminuíria o consumo de combustível. Uso o carro para ir ao trabalho e nos finais de semana para o sítio, onde não tenho dificuldades nas estradas. Pergunto : é possível, e como fazer ?? afetaria o motor ou o carro em sí, e mudaria muito o consumo ?? como o carro se comportaria ??

agradeço a ajuda !! obrigado

Ed
22/11/2004, 17:56
é furada, o niva é integral e com essa adaptação vc iria prejudicar o sistema de tração!!
além de acarretar uma série de outras modificações!!!

pula fora q é furada!!!

e pára de levar o niva nesse mecânico!! :wink:

marzano
22/11/2004, 22:18
Fala ai Nived, Bele?

Não sei se é furada, pois o Luis(Mecanico da Status Lada) esta com o carro 4x2 a 2 meses e disse que não tem problema.
Na verdade o problema parece ser a dirigibilidade que piora, com a frente mais leve..
Segue um kit 4x2 que encontrei na espanha.

http://www.promolada.com/espanyol/kit.htm

Quem tiver uns R$ 1000,00(EUR 271,72) tras o kit ..heheheh


[]s

Gerson Jacareí
23/11/2004, 06:50
Eu já rodei 4x2 com o niva , ele fica realmente mais economico e aquela vibração comum nos nivas sómi , mas só foi o tempo de adaptar a cruzeta do opala no cardam dianteiro , o mecanico me disse, se você andar por muito tempo 4x2 vai ferrar o carro porque ele foi projetado para trabalhar 4x4 integral .

Kanayama
23/11/2004, 09:00
obrigado pela ajuda, mas se alguém tiver mais informações !!

Hervé Roberto
23/11/2004, 22:21
Bom ñ entendo muito mas acredito q um carro projetado para 4x4 integral for modificado para 4x2, sem mais nenhuma adaptação provavelmente vai gerar problemas no futuro.

Polvora
23/11/2004, 22:44
o mecanico me disse, se você andar por muito tempo 4x2 vai ferrar o carro
Acho que não precisa falar mais nada.

Vai de 4x4, o consumo não vai melhorar tanto assim que justifique essa adaptação além do que como o Marzano falou a dirigibilidade pode ser comprometida.

E cá pra nóis, imagina você numa estradinha elameada socando a bota no Niva e o menino querendo sair de lado e você corrigindo, nossa :D é muito loco.

[]

Ed
24/11/2004, 09:17
pessoal, acho q me espressei mal!
eu queria dizer q o CustoXbenefício dessa adaptação não compenssa, vc vai gastar uma puta grana, pra desligar a tração dianteira e provávelmente a economia q vc vai fazer é muito menor q o custo da mesma, e tbm a posterior manutenção do sistema!!

acredito q se a adaptação for feita nas "coxas" vai ter q andar bloqueado, para q não necessite nenhuma adaptação maior, mas como o Bloqueio central não foi feito pra rodar Sempre ligado, acho q pode dar problemas!!!

mas é só a minha opnião, lembrando que não sou nem mecânico e nem Engenheiro!!! :wink:

PRSPCWB
26/11/2004, 09:05
ROUBADA!!!!!

Isso nao adianta nada. A economia de combustivel que vc faz durante o tempo que usa a rodalivre termina na hora de trocar as pecas, soldar chassis, etc, etc.
O esforco submetido nos componentes eh maior do que foi projetado. O niva tem aquela aparencia fragil na transmissao mas ela equilibrio na distribuicao das forcas, coisa que se perde no instante de tracionar o carro so no eixo traseiro. Mesmo que vc ande devagar, acelere com cuidado, solte o pe devagar na embreagem, etc, etc, vai forcando o chassis no ponto de apoio da travessa do cambio/cx e isso so se percebe depois de um bom tempo. A nao ser que vc va ficar com o carro menos de dois anos e vende-lo ANTES dos problemas surgirem, e se o futuro comprador nao perceber a rodalivre ou nao souber dos seus problemas...
Tirando o fator seguranca, claro. Um 4x4 eh mais seguro em curvas escorregadias que qualquer outro tracao simples. Outra coisa, nao adianta so colocar as luvas do semi-eixo desengataveis. Precisa abrir a caixa de transferencia e retirar duas emgrenagens. Ai o carro so vai ter tracao dianteira quando acionar o bloqueio. O servico custa caro. Resumindo, nao aconselho

Márcio Magalhães
14/12/2004, 02:32
Olá,

Quando a fadiga de peças, não acredito que faça tanta diferença, já que elas são rápidas mesmo. Tem gente que roda um tempão em 4x2 e não tem problemas, é só andar na maciota.

Quanto ao custo, depende do que ele vai fazer e do quanto vai cobrar.

Compensa? Eu acho que não. Mesmo sem jogar a tração para o eixo, as engrenagens do mesmo continuarão a atuar, o que não deixa ele mais econômico em nada.

Um conhecido meu, fez essa experiência no Niva dele e não ganhou nada em consumo.

[]'s

Márcio Magalhães
Rio - RJ
Vitara 3D 94 - Ed Mort

geraldo paulino filho
28/05/2006, 18:58
Se vc quer um 4x2 pq comprou um veículo 4x4??????????????????????????????

Edintruder
28/05/2006, 22:27
geraldo paulino filho,
De onde tirasse esse tópico???
Tá certo que a tua pergunta é muito coerente, e realmente fiquei curioso...

:arrow: Se vc quer um 4x2 pq comprou um veículo 4x4 :?:

Rangel Cesar
29/05/2006, 11:30
aqui BH ja vim alguns caras que tiram o cardan traseiro pra rodar 4x2 é uma maneira facil e qualquer um que tenha uma boa caixa de ferramentas pode fazer isso, mas não sei o que pode ocorrer com o carrinho!! Há vário tópicos sobre como econimizar didm pra rodar no dia a dia com o niva afinal sem duvidas um carro que faz em média 7 Km/L quando ta bem regulado é dosse!!, mas quanto as adaptações ..cada um deve fazer a sua e testar ve se vale a apena!!
Não sou contra o cara querer fazer o carro ficar 4x2 afinal um NIVA foi feito pra mexer e remexer nele!!
:lol: KANAYAMA TENTE PASSAR PARA 4X2 MAS ESTEJA PREPARADO PRA GASTAS MENOS SE DER CERTO OU GASTAR MUIIIIIIIIITO MAIS SE DE ERRADO...NIVA É ASSIM MESMO!! :dance: