Ver Versão Completa : Como Eu lubrifico o rolamento da roda traseira 1975 ?
Jalexandre
22/11/2004, 16:05
Pessoal; Boa tarde, sou novo por aqui; já tentei consultar de várias maneiras, mas não achei. Como eu lubrifico o rolamento traseiro (das rodas) do jipe 1975 ? (tenho um xerox dos manuais originais do SENAI, mas é só até 1968), o meu não tem o biquinho da engraxadeira, como eu demonto aquele "trem" com parafusos dispostos circularmente, quando tiramos a campana ??
Obrigado
Alexandre
se o seu eixo for do moderno, ou seja, aquele mais grosso, nao precisa lubrificar o rolamento. ele eh lacrado justamente por isso.
ja nos eixos mais finos, se nao me engano,eles sao engraxados.
mas nao consigo me lembrar se eles tem engraxadeira.
[]´s
leopoldo
22/11/2004, 19:59
O semi eixo traseiro do jeep semi flutuante pode ser achado em 3 configurações:
rolamentos cônicos no cubo chavetado (lubrifica com engraxadeira)
rolamentos cônicos na "flange plana" (idem)
rolamentos de esferas pré-lubrificados na "flange plana" (que deveria ser o seu).
Ou tira foto e coloque aqui ou desmonte e veja o que você tem lá.
Não ligue muito para o ano do jeep que nesses 30 anos podem ter feito qualquer coisa lá.
Jalexandre
23/11/2004, 11:42
Muito obrigado pelas dicas pessoal;
Mas como a retirada de tudo aquilo ainda é muito grande para o meu humilde conhecimento do assunto.......refaço duas perguntas:
1. Como então constato se o rolamento traseiro das rodas estão bons ?
2. O fato de não ter o biquinho de engraxadeira não diz nada ? É possível a montagem de um rolamento que necessite de graxa e o "Mané" que mexeu, deixou sem o biquinho ?
Obrigado de novo.....
leopoldo
23/11/2004, 12:13
1. Como então constato se o rolamento traseiro das rodas estão bons ?
levate o eixo no macaco
solte o freio
ponha no ponto morto
1º teste:
pegue no pneu e puxe/empurre.....dá solavancos ou trancos...mau sinal.
nada ? estão OK
2º teste:
pegue emcima e em baixo no pneu.
tente levantar e abaixar......sentiu que o pneu sobe e desce acompanhado de barulho? mau sinal.
nada? ok
3º teste:
rode com a mão o pneu.
procure ouvir o ruído.
ronca como trem sobre trilho?....mau sinal
só ouve um chiado? Ok
2. O fato de não ter o biquinho de engraxadeira não diz nada ? É possível a montagem de um rolamento que necessite de graxa e o "Mané" que mexeu, deixou sem o biquinho ?
então....deveria ser o com graxa permanente, mas o seu medo procede pois qualquer mané pode colocar o rolamento errado lá, embora seja raro.
removendo a panela, você tem acesso às 6 porcas que seguram o rolamento no lugar. Soltando as porcas e puxando o semi-eixo, você poderia ter certeza de qual rolamento lá está.