PDA

Ver Versão Completa : Compro ou não compro um Niva?



Guya
03/06/2009, 22:32
Boa noite a todos !

A primeira vez que avistei um Niva foi em Curitiba - PR em 1998 e logo de cara fiquei bastante curioso pelas características da máquina ! Na época era estudante, não tinha dinheiro nem pro hot-dog e fiquei só na vontade...
Atulamente resido em Cascavel-PR e ontem, para sair um pouco da rotina, resolvi passar por ruas desconhecidas e aconteceu o seguinte:
Avistei um Niva 93 numa gararem e sem pensar muito fui entrando na casa do dono para perguntar sobre a nave. Quase fui mordido por um pitbull mas valeu (em partes) a pena ! Resumindo a conversa ele contou o seguinte (A história toda se estendeu por 3 horas um bom bate-papo !!!):
Esta relíquia foi comprada de uma mulher no Rio Grande do Sul que transitava pela cidade e exporadicamente levava o marido (que não sabia dirigir) para pescar na chácara da família. Ela só vendeu o carro pois estavam necessitados de money e não teve outra opção.
O dono atual do Niva (e do pitbull!) levou a máquina em uma mecânica para que o veículo fosse revisado. O mecânico fez o orçamento... ele pagou... e o sacana do mecânico, além de não comprar as peças, não tinha revisado nada ! Quando ele falou isso já fiquei meio desanimado, mas ainda sim esperei para ver se o final poderia ser feliz. Atualmente a nave encontra-se quase pronta para andar: falta retirar o óleo colocado da parte superior do motor com o objetivo de evitar oxidação ou ressecamento de peças, colocar velas, bateria nova e revisar o básico
da elétrica e carburação! A máquina não apresenta sinais evidentes de massa ou batitas, apenas um raspão lateral perto do para-choque traseiro. Faltando com um pouco de respeito ofereci uma moto que vale R$ 3.000 no negócio e para minha surpresa ele aceitou, meio descontente, mas aceitou... Pedi quanto seria a diferença já esperando o troco pela minha ofensa e então... ele me pediu R$ 5.500,00 em troca... (na época ele pagou R$ 8500). Na mesma hora perguntei o por quê do valor tão abaixo da tabela e por ironia do destino, ele me respondeu que estava precisando de dinheiro e não tinha outra opção !

Trabalho na área de negócios de uma uma cooperativa atualmente e conheço desde o cara bonzinho até o cara que não vale o arroz que come !

Meus instintos dizem que ele é uma pessoa honesta ! Mas quando a esmola é demais.. hummmm....

Por favor, peço a ajuda de todos que já tenham passado por alguma experiência deste tipo ou algo parecido... e aceito todas as sugestões sobre o que observar (junto com meu mecânico de confiança é claro e não com o sacana) na relíquia para saber se realmente estou fazendo um bom negócio ! O Niva será usado exporadicamente na cidade para deslocamento até o local de trabalho apenas em dias de frio ou chuva. Normalmente vou de moto para economizar na gasosa !

Consequências futuras : Eu passeando feliz da vida com meu Niva e minha patroa na poltrona do lado me xingando até o "fim da eternidade"
(ela adora carros modernos!)

Abraços a todos !
Guya de Mordor ! :mrgreen:

Gustavo Niva
04/06/2009, 00:23
Guya,
não acho o preço bom pra um carro que tu nem viu andando... sabe-se lá quantos problemas podem aparecer aí... até porque niva parado deteriora mais rápido do que rodando...

[]s,
Gustavo.

Aguinaldo A. Tavares
04/06/2009, 08:45
Meu caro Guya!!

Permita-me contar uma breve experiência em comprar carro parado:pipoca:. Um colega na faculdade achou um Dojão que estava parado havia uns três anos. Como ele é apaixonado pelo carro ofereceu uma bagatela e o dono topou na hora, afinal o carro não "servia prá nada mesmo":shock:. Pois é! Destravou o motor e pôs o bixo prá andar! Caaaara! Aí começa: tem que trocar anéis, agora tá batendo biela, as borrachinhas do freio estão ressecadas, o servo freio foi pro pau! A caixa precisa ser aberta pois está roncando muito, pivôs? O que é isso? Precisa? ahhh tem que trocar também, e por aí a fora!!! :putz:
O preço para um neste estado está bom, mas considere que estará comprando um carro importado, e se a intensão é matê-lo original, fica aí o alerta. Vai ter que pagar o preço por isso! Eu quando troco peças no meu, prefiro as originais, mas às vezes me rendo à uma adaptação, tipo as lonas de freio, pivôs com engraxadeira e coisas que não vale a pena investir tanto e até melhoram a segurança.
Se está disposto a gastar um dimdim nele manda bala! Pior é que neste momento SÓ DEUS sabe quanto isso poderá ser:pensativo:! O fato de ser de mulher ou segundo dono.... essas coisas... às vezes atrapalha. Foi meu caso, comprei com 80.000 km e tive que trocar um monte de coisas que ainda eram de fábrica, como amortecedores, pivos, disco de freio, rolamentos e coisas assim. O pessoal só deixa prá trocar isso no osso, e normalmente quando vê que a coisa vai complicar passa para frente!!:shock:

É isso aí! O legal é, se voce tiver tempo, vc mesmo ir mexendo devagarinho e ajeitando o bixim! Se precisar de um bom mecânico tem o BIBE aqui em Curitiba que é dez!:concordo: O cara sabe tudo de NIVA. O meu mando uma vez por ano para revisar lá.
Espero ter contribuido... (ou piorado!):-(
Boa sorte

Guto Niva Florianópolis
04/06/2009, 10:55
Camarada Guya,

tentarei ser o mais claro possível. Peguei meu Niva no dia 07/07/2008, ano do Cabra 1992, valor, R$8.500,00 aqui em Florianópolis. Ele estava em perfeitas condições, prova disso é que rodo muito com ele e faço apenas a manutanção básica de carro velho, nenhuma peça absurda quebrou ainda...
Comprei o carro porque construi minha casa e fica em cima de um morro de estrada de chão que quando chove não é qualquer carro que sobe, 4x2 nem a pau, na última chuvarada que rolou aquele desastre no norte de Santa Catarina a estrada estava tão ruim que meu vizinho que tem uma L200 4x4 não subiu, criou tanta erosão que 4x2 baixo não subiu mesmo depois de seco.
Te digo que quando fui comprar meu Niva fiquei cabreiro pois escutei várias lendas sobre o carro e descobri que muita coisa é mentira e muita é verdade hehehe...

Enfim, sou apaixonado pelo carro e te digo uma frase clássica, não tenha pressa, e procure bastante antes de comprar...

Entendo pouca coisa de mecânica mais se precisares de ajuda tem uma galera aqui que sabe muito.

E querendo aparecer aqui em Floripa avisa e vamos atrás de uns Nivas a venda!!!

Espero ter ajudado.

Abraço

glausians
04/06/2009, 13:36
Olha, eu te digo por experiencia propria que comprar carro que estava parado é fria, pois comprei o meu ano passado, paguei R$6.500,00, uma bagatela, no primeiro mes ja gastei uma grana lascada pra fazer o assoalho, depois amortecedores, buchas, homocinéticas, pneus, rolamentos, e a lista vai longe...
antes do meu acidente eu ja tinha gasto mais de 7 mil so de concerto e manutenção, isso tirando o kit gnv que foi colocado, o carro tava andando bem, mas a lata tava feia, o motor fumando...
Eu estava ajeitando tudo, mas um infeliz dia eu capotei e dai o carro ta parado a um tempo para reforma...
Agora sim vai ficar massa...
Mas eu digo, nao vale a pena comprar carro barato, vc vai gastar mais que o dobro em cima so pra deixar ele bom...
Ajuda eu provavelmente nao ajudei, so piorei as coisas...
Mas vai por mim, nao compre por impulso, eu fiz e quebrei meu bolso...
hehehehe

Guya
04/06/2009, 13:44
Gostaria de agradecer pela resposta que, de certa forma, ajudaou na negociação.

Entre o certo e o duvidoso, fico com o certo !

Vou passar por outras ruas e quem sabe aparece outro !!!

Abração
Guya de Mordor !!!

wltreis
04/06/2009, 23:43
GUYA quem falou que o Niva ta barato, se não estiver rodando, como dito anteriormente, é a maior roubada comprar porque logo que começar a funcionar e voce andar vai aparecer defeito até onde não se imagina, o meu ficou um tempão parado para adaptar um motor a diesel e agora que começou a rodar novamente esta aparecendo problema um atrás do outro.:parede::parede::parede:

RafaelPata
06/06/2009, 10:41
Olha, eu te digo por experiencia propria que comprar carro que estava parado é fria, pois comprei o meu ano passado, paguei R$6.500,00, uma bagatela, no primeiro mes ja gastei uma grana lascada pra fazer o assoalho, depois amortecedores, buchas, homocinéticas, pneus, rolamentos, e a lista vai longe...
antes do meu acidente eu ja tinha gasto mais de 7 mil so de concerto e manutenção, isso tirando o kit gnv que foi colocado, o carro tava andando bem, mas a lata tava feia, o motor fumando...
Eu estava ajeitando tudo, mas um infeliz dia eu capotei e dai o carro ta parado a um tempo para reforma...
Agora sim vai ficar massa...
Mas eu digo, nao vale a pena comprar carro barato, vc vai gastar mais que o dobro em cima so pra deixar ele bom...
Ajuda eu provavelmente nao ajudei, so piorei as coisas...
Mas vai por mim, nao compre por impulso, eu fiz e quebrei meu bolso...
hehehehe

Caro Glausians
Se vc parar para pensar não ficou caro o seu niva, uma matematica rapida, vc pagou 6.500,00 mais 7.000,00 para ficar novo sem defeito nenhum e reformaro, o seu niva saiu por 13.500,00 este é o preço que se acha niva por ai sem vc saber como esta, então para mim vc fez um otimo negocio.


Gostaria de agradecer pela resposta que, de certa forma, ajudaou na negociação.

Entre o certo e o duvidoso, fico com o certo !

Vou passar por outras ruas e quem sabe aparece outro !!!

Abração
Guya de Mordor !!!

Para valer a pena esta niva vc tem para pagar uns 7.000,00 nele, oferece para o dono mais 4.000,00 de volta, mais vc tem que ter um cuidado, que antes de vc ligar este carro dependendo do tempo que esta parado não basta apenas esgotar o óleo do motor colocar óleo novo dar umas voltas no motor para lubrificar novamente e depois colocar para funcionar, isso é o grande erro de todos porque as camisas no motor enferruja e quando vc coloca para rodar rica tudo e ai o carro começa a fumar, o certo é esgotar o óleo abrir a parte de cima do motor e limpar tudo, colocar óleo novo e botar para rodar. O custo disso fica em media 500,00 reais, um custo barato perto de ter que fazer um motor 2.000,00 reais.
Estou sendo um carro para comprar igual o seu esta a cinco anos parado so que vou pagar no máximo 6.000,00 nele, que eu gasta mais 6.000,00 para deixar novo, ainda esta muito bom, pelo menos vou ter um carro o jeito que eu quero.

Bom espero ter ajudado.

glausians
08/06/2009, 13:18
Bom, so pra me explicar melhor, os 7 mil que eu gastei foi pra deixar ela andável...
ela estava longe de estar inteira...
tinha muito podre, motor fumando, parte eletrica com varios problemas, e a lista continua...
mas dava pra andar por ai, fazer umas trilhas...
como eu disse, eu deixei andável e com um nível de segurança minimo, pois antes de eu deixar no mecanico, ela tava toda torta, com a suspensão em pessimas condiçoes, pneu careca, e isso fazia ser um perigo de andar com ela...
eu acharia um por 10 mil, gastava no maximo 2 mil em cima e deixava muito massa, e com isso pouparia muito estresse...
hehehe
eu conhece alguns nivas a esse preço que valem a pena...
alguns deles nem precisa fazer nada em parte mecanica, talvez so um pouco na estetica...
mas tbm tem outro fator, não é o fato de minha experiencia não ter sido muito boa que vc nao deve comprar o carro, vai la, experimenta ele, da umas voltas, leva num mecanico de confiança e ve o que dizem...
quem sabe pode valer a pena

buchmann
08/06/2009, 23:56
Pense que se vc comprar esse carro, Guya, provavelmente vai ter algumas coisinhas para fazer.

Veja suas prioridades e seu caixa.

Se tiver caixa (dindin) sobrando e realmente é isso que vc quer?? Mete bronca hehehe

Mas antes se previna do pior. Leve um meca de confiança e que sabe mexer em Niva, pq não é qualquer um que sabe (como dizem aqui no fórum).

olho vivo garoto hehehehe

Ricardo Passoni
09/06/2009, 09:59
Prefira comprar um que custa R$ 12.000,00 do que pagar R$ 5.500,00 e gastar mais R$6.500,00 , sempre vai acontecer de ter que arrumar algo !
Mas por experiencia de quem ja teve um compra logo!

rogeriomasih
09/06/2009, 10:17
Fiquei em dúvida se o carro estava realmente barato...confere este anuncio do fóurm:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57545

não é melhor comprar logo um desses???

Girti
09/06/2009, 13:01
Fiquei em dúvida se o carro estava realmente barato...confere este anuncio do fóurm:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57545

não é melhor comprar logo um desses???

NUNCA, mas nunca mesmo, se deve julgar um carro (ou um iate, ou uma casa, ou uma mulher :mrgreen:) apenas pelas fotos! Muito menos comprar! :discordo:

rogeriomasih
09/06/2009, 13:07
Não falei que o carro acima está bom, nem conheço o carro e nem o dono. Só utilizei o anúncio como exemplo para questionar se o veículo em análise, que está parado, está com um preço compensador.

Girti
09/06/2009, 13:19
Não falei que o carro acima está bom, nem conheço o carro e nem o dono. Só utilizei o anúncio como exemplo para questionar se o veículo em análise, que está parado, está com um preço compensador.

Não posso julgar nenhum dos veículos em questão, minha mensagem estava apenas respondendo à sua pergunta:

"não é melhor comprar logo um desses??? "

Para avaliar um carro, é preciso vê-lo, examiná-lo, fazê-lo funcionar, rodar com ele, etc... As fotos apenas vão dar uma idéia de como está o carro, mas jamais poderão serum instrumento para dizer se ele está ou não bom. Como diz o ditado: "Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento"

[ ]s

BACALHAU
10/06/2009, 00:13
Eis um NIVA bonito de fato (fotos abaixo).
Pintura impecável, reluzente. Nenhuma bolha ou ferrugem aparentes.
Por baixo, idem, fundo impecável, todo pintado no "batida de pedra".
Reparem nos detalhes do capô refletindo que nem um espelho e na caixa de ar lisinha.
Um primor de carro.

ATENÇÃO: NÃO ESTÁ À VENDA !!!

Agora... acesse o link da assinatura e veja mais para a frente. :parede: :parede: :parede:

Conclusão: Você pode até achar um NIVA impecável no qual você não precise fazer nada. Mas vai ser difícil pra k-raio. Além disso, que graça vai ter?
O que eu costumo a fazer é seguir a minha intuição. Quando eu comprei o Pangaré foi assim.
Eu não estava nem procurando NIVA para comprar. Tinha acabado de devolver um CJ que eu tinha comprado, mas que estava com a documentação toda enrolada.
Passei por ele (bem discreto com aquela cor de "jirimum caboclo"), parei, olhei, comprei. Sem pensar muito. E não me arrependo.
Só andei nele duas vezes. Desmontei-o e comecei o meu curso intensivo e extensivo de mecânica.
Essa história está completando 18 meses.

Eu nunca vi ninguém comprar um carro, seja zero seja usado e não fazer nada nele. Um insufilm aqui, um som ali, uma roda acolá... Aquela personalizadazinha básica.

Pelo que você descreveu, "rolou uma energia" entre você e o NIVA. Se você compra ou não compra?

COMPRA, COMPRA, COMPRA, ...

É melhor se arrepender daquilo que fez, do que daquilo que você não fez.
Se você comprar e depois se arrepender, pelo menos você vai saber como foi a coisa e pode até botar a culpa no BACALHAU.
Agora, imagina, você um dia contando para os seus netos a respeito de um carro histórico, que você viu uma vez e não comprou. Como seria ter aquele carro? Será que estava bom? Acho que deveria ter comprado? Puxa, eu devia ter comprado...

Alexandre Banana
11/06/2009, 22:33
Eu acho que o preço está muito alto se tratando de um Niva que está parado a muito tempo e nem se sabe de como está o funcionamento. Você irá gastar uma grana aí com certeza. Pra começar os rolamentos de roda provavelmente irão se destruir assim que você colocar o carro para rodar. Sistema de freio deve estar colado. Fora motor que custa caro para fazer... caixa de marcha que não se sabe como ficou depois desse tempo todo parado. Os diferenciais ...


É muito dinheiro para apostar. Com esse dinheiro você compra um Niva bom e rodando aqui em Fortaleza-CE ...