Conectar

Ver Versão Completa : Molas L200 - eixo descentralizado

Rodrigo Baratti
03/06/2009, 21:58
Pessoal,

Verifiquei as medidas das molas de L200 - 5 laminas (1200 mm X 70 mm), bem parecidas com as de Band porém o furo é descentralizado 170 mm (515 mm + 685 mm).
Com isso é possivel ganhar 340 mm de entre-eixo e melhorar o angulo de entrada pois o pneu ficaria mais proximo da extremidade do jeep, nesse caso o próprio jumelo da mola.
As duvidas são:
Quais as diferenças no comportamento da suspensão em função da descentralização?
O curso será maior ou igual a molas centralizadas?
E por fim alguém já usa?

[]

rubensx
03/06/2009, 22:09
nunca vi usarem porém pelo que me parece....

a mola torceria mais no efeito WRAP (é isso tipo o eixo torce pra baixo ou pra cima as molas quando andar pra frente o para trás)... usando uma barra anti-axlewrap resolve certo? (acho que é esse o termo em inglês?)

ganhar curso de suspensão não creio... pode é perder curso se pensarmos que ao invés de estár no MEIO da elipse ficar mais para cada ponta...

Bom é o que me parece

em compensação ganhar entre-eixos em jeep sempre é bom

enfim é

Walnei Boteon
03/06/2009, 23:54
Eu uso feixes traseiros da toy band pick-up (1300mm) refurados 6" mais pra trás. Tinha receio que pudesse enfraquecer as molas mas até agora não quebraram e já articularam bastante.

Não observei qq mudança para pior em comparação com um feixe original. Pelo contrário, ganhei bastante em ângulo de saída, aumentei o entre-eixos e ganhei um pouco em curso de suspensão pois o eixo está mais próximo ao jumelo articulado.

Até agora só ví vantagens...

[]'s

Rodrigo Baratti
04/06/2009, 01:18
Achei exatamente isso.
Com o uso de jumelos normais deve-se perder curso, agora com os articulados ou revolvers deve-se ganhar curso:twisted:

Gustavo de Olliveira
04/06/2009, 07:49
Uso feixe refurado da blazer, não tive problema nenhum.
.

Sergio Rocha
04/06/2009, 18:07
Eu uso feixes traseiros da toy band pick-up (1300mm) refurados 6" mais pra trás. Tinha receio que pudesse enfraquecer as molas mas até agora não quebraram e já articularam bastante.

Não observei qq mudança para pior em comparação com um feixe original. Pelo contrário, ganhei bastante em ângulo de saída, aumentei o entre-eixos e ganhei um pouco em curso de suspensão pois o eixo está mais próximo ao jumelo articulado.

Até agora só ví vantagens...

[]'s

Teria uma foto ?

[]'

Marcos ET
05/06/2009, 00:18
Pode até demorar, mas uma hora destas alguém acaba aceitando uma idéia minha... rsrsrsrs

PessoALL, sem querer falar uma possível besteira mas... Alguém aih já pensou em usar as molas da L.200 ?? eu reparei que elas tem o furo de centro deslocado para uma das pontas... ... e bla bla bla....

Tomara que desta vez de certo!

rubensx
05/06/2009, 07:59
Humm realmente se forem articulados....:pensativo:

Rodrigo Baratti
05/06/2009, 10:53
Pode até demorar, mas uma hora destas alguém acaba aceitando uma idéia minha... rsrsrsrs

Naquele tópico fui o unico que achou que sua idéia fazia sentido!!:concordo:

Só tem um probleminha.....na primeira cotação que fiz o feixe de L200 custa 38% a mais que o de Toy, só que tem 2 laminas a mais o que acho desnessario....vou cotar em outros lugares.

[]

Rodrigo Baratti
05/06/2009, 10:59
Humm realmente se forem articulados....:pensativo:

Rubens,
Foi o que pensei, com os articulados o curso fica maior e a torção da mola quando aberta menos tensionada, pois o lado torcido fica mais longo. Não é isso?:pensativo:

Sérgio,
Seria uma boa alternativa para os nossos CJ3A, ganhamos entre-eixo e feixes melhores sem ter que alongar o chassi.

Walnei Boteon
06/06/2009, 00:21
Teria uma foto ?

[]'

Sergio,

Tenho essas 2 fotos que mostram o excelente ângulo de saída para uma suspensão com feixe de mola e um detalhe do feixe modificado. Quando fiz a refuração, eu desloquei as molas para que os furos originais ficassem deslocados e tbm para reforçar mais a carga da parte do feixe que ficou maior.

Rodrigo,

Repare que meu feixe tem 5 lâminas. Foi a melhor configuração que encontrei para esse feixe que tem 1300mm. No feixe dianteiro, que tem 1100mm, tenho 3 lâminas.

Quando comprei os meus, o preço foi determinado pelo peso do feixe e não pelo modelo do carro.

Lá no tópico do Porcão tem uma foto da articulação da suspensão numa erosão. Dá pra ver como trabalha bem o feixe traseiro em conjunto com o jumelo articulado.

[]'s

Rodrigo Baratti
07/06/2009, 09:53
Walnei,

O que imaginei foi extamente o que fez em seu jeep, com os articulados+espigão descentralizado ganha-se curso, entre-eixos e angulos de entrada e saida.
Aparentemente não se ve desvantagens.
Pensei no feixe de L200 por já ter o espigão descentralizado e uma medida intermediaria entre os Toy (diant. e tras.), mas o custo está se mostrando muito alto.

[] excelente trabalho no Porcão

rubensx
07/06/2009, 13:34
walnei matou a pau eu num tinha visto ainda

a pratica é melhor que a teoria sempre eheheh:pipoca:

mrcrema
17/06/2009, 13:27
Pretendo trocar minhas molas que ainda são as originais, estou pensando seriamente em colocar as de L200, principalmente para ganhar alguma coisa no entre-eixos, vou começar a cotar e mando os valores aqui para vc´s terem uma idéia.

Walnei Boteon
17/06/2009, 22:36
Marcio,

Veja o preço das molas na molas senador, av. senador vergueiro, em SBC. Não tenho o tel. :putz: ...

Trabalha com a marca obenaus. O preço é bom e a qualidade das molas, pelo menos até agora, está muito boa tbm.

Já me entregou as molas desarqueadas, do jeito que eu pedi.

[]'s

mrcrema
18/06/2009, 09:09
Valew Walnei,

vou pesquisar lá tb.