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Ver Versão Completa : Como baixar a ranger 4x4 ?



rangeraro20
03/06/2009, 15:50
Galera tenho uma Ranger 2007 cabine simples 4x4 Diesel...
Coloquei umas rodas aro 20 e como faço pra baixar a dianteira dela sendo que la nao e mola.. nao entendo nada de suspensao, levei em um mecanico ele abaixou 2 parafusos e ta no limite mas o carro nao baixou quase nada...

O que fazer?
Tem uma barra grande me disseram que se desmontar a suspensao e dar uma volta nessa barra o carro vai baixar, alguem sabe me informar se e real? se alguem ja fez e deu certo ou pelo menos sabe se da certo ?

Corre algum risco de estragar alguma coisa ?

Obrigado
RODRIGO

RGamaJr_4x4
03/06/2009, 16:09
A primeira coisa que vai estragar é o visual da picape, depois vem pivôs, homocinética.. e por aí vai.

rangeraro20
03/06/2009, 16:55
Caro amigo me desculpe a resposta... Nao e querendo ser ignorante nem abusado mas cada um faz com seu carro o que quiser se voce acha bonito o seu alto eu n discrimino nunca agora a pergunta que eu fiz foi outra, por favor se nao tem o que dizer fica queto nao precisa gastar tempo em dizer que ira ficar "feio" meu carro... Afinal o carro é meu...

Abraço + uma vez desculpe a "resposta"

Walter L. L. Casitta
03/06/2009, 17:53
Que tal uma ou duas tonelada na caçamba?

Lucas Nassif
03/06/2009, 18:00
Walter, ele quer abaixar a frente, e não levantá-la! :mrgreen:

Que tal colocar um cummins 6 caneco debaixo do capô?? A frente vai ficar baixinha, baixinha.... :D

Walter L. L. Casitta
03/06/2009, 18:03
Walter, ele quer abaixar a frente, e não levantá-la! :mrgreen:

Que tal colocar um cummins 6 caneco debaixo do capô?? A frente vai ficar baixinha, baixinha.... :D

Ou então ele pode esvaziar os pneus da frente...:mrgreen:

Edintruder
03/06/2009, 18:08
Se afrouxar esses parafusos baixa até o batente. Talvez seja necessário cortar os batentes pois devem ter apoiado sobre as balanças. Não desfaz a posição das barras de torção pois ficarás sem suspensão. A minha baixei para ver como ficava e só nesse ajuste aí dá para deixar quase no chão.

Com uma chave de cachimbo sextavada 12mm em boas condições e de boa qualidade consegues fazer o serviço em casa mesmo. O problema maior é o desgaste irregular dos pneus. As homocinéticas nessa posição não darão problemas.

Na traseira tira o calço de 1 polegada e se ficar alta podes tirar a mola de carga.

Não curto picape baixa, mas feia não fica não!

Olha o gpartsbr que trabalha com isso.

Raposo
03/06/2009, 18:38
Corre algum risco de estragar alguma coisa ?

Obrigado
RODRIGO
Rebaixar a suspensão é uma questão de gosto e gosto não se discute. O que certamente vai sofrer desgaste prematuro é a suspensão e os rolamentos de rodas. Ranger com aro 20" deverá utilizar pneu de perfil baixo (mais duros do que os originais). O projeto do veículo não vislumbrou esta possibilidade. Certamente também vai aumentar o consumo de combustível.
Mas, se você gosta de carro rebaixado vá a luta, só peço que, se começarem os problemas não fica reclamando da pkp achando que a Ranger não presta.
Abraços.

lucasam
03/06/2009, 18:46
Eu ja acho a ranger dura pacas.
Uso 26 lbs nos pneus da frente para ver se melhora.

Com pneu de perfil baixo e suspensão no limite deve ficar de quebrar a coluna

Miranda
03/06/2009, 19:29
acho que o cara entrou no fórum errado!

Marcelo-HPE
03/06/2009, 19:38
Entrou no forum errado mesmo , rebaixar picape aqui é crime !!!!aqui ninguem gosta de xunning e rebaixados.
Mas pode colocar uma suspensão dianteira de ford ká que ela vai ficar baixinha.

Edintruder
03/06/2009, 19:39
Pedimos por favor que se der problemas, vem no fórum apresentá-los para futuras pesquisas tanto dos foristas como quem pesquisa no google. Aqui o pessoal gosta de picapes altas, eu inclusive, mas gosto é igual à c*, cada um tem o seu!

Rodrigo, eu usei pneus 33" por muitos km e de desgaste extra foram os rolamentos das 4 rodas, mesmo sendo macios, os 33" por terem carcaças diagonais exigem tanto da suspensão como pneus mais duros.

Talvez o que mais sofra seja os rolamentos, se estourarem vem no fórum e pesquisa que tem muito material.
Bem vindo ao fórum.

Joao Nogueira
03/06/2009, 22:40
Kro amigo, boa noite!!!!

Eu particularmente gosto de Pickup altas, mas já tive carro rebaixado também e não aconselho ninguém pois, são muitos pontos negativos.....

Perda de conforto, segurança, desgaste prematuro de toda suspenção.E talvez o pior de todos é que todas as seguradoras na vistoria checam isso. Acredito ser bem mais dificil de segurar seu carro. Leve isso em conta também.

PS depois de rebaixa-la posta fotos ai pra galera.

abraços

filipecyriaco
03/06/2009, 22:57
Engraçado mas hoje estava do posto e vi uma ranger alta, QUE LINDA!!! o dono me disse que é simplesna frente apenas os parafusos e atrás colocar um "calço" alguém já fez isso? dá certo ? queria levantar pouco mas queria!!!

Aproveitar esse tópico!!

Abraços.

EDUNISSAN
04/06/2009, 00:06
Galera tenho uma Ranger 2007 cabine simples 4x4 Diesel...
Coloquei umas rodas aro 20 e como faço pra baixar a dianteira dela sendo que la nao e mola.. nao entendo nada de suspensao, levei em um mecanico ele abaixou 2 parafusos e ta no limite mas o carro nao baixou quase nada...

O que fazer?
Tem uma barra grande me disseram que se desmontar a suspensao e dar uma volta nessa barra o carro vai baixar, alguem sabe me informar se e real? se alguem ja fez e deu certo ou pelo menos sabe se da certo ?

Corre algum risco de estragar alguma coisa ?

Obrigado
RODRIGO

Haannn !!!! :oops: Deus da asas a quem não gosta de voar...
Será um triste fim para uma 4x4.

Bzzz Fórum errado :parede:Bzzz Fórum errado :parede:Bzzz Fórum errado :parede:

Edintruder
04/06/2009, 00:26
Filipe, conheço muita gente que faz isso dessa maneira, mas fica muito ruim. Quebra homocinética, estoura amortecedores e aumenta o esforço nas molas mestras nos feixes traseiros.

JeepDennis
04/06/2009, 00:39
amigo coloca uma suspensão a ar.. quando eu destruia os meus carros eu aarranquei as molas e coloquei bolsas de ar... abraço.




http://www.flogao.com.br/elitesuspensoes


YouTube - ELITE Suspensões no X-Treme

Walter L. L. Casitta
04/06/2009, 08:07
Bolsas de ar na suspensão dianteira da Ranger 4x4? Essa eu queria ver...:mrgreen:

TarsoDL
04/06/2009, 09:04
pelo que li, parece que o sistema de barras de torção da ranger é parecida ou igual com a da s10, pra ti baixar ela é só tu rosquear os parafusos desta barra de torção que tu vai baixar a frente, depois tu pode virar a mola de carga da traseira....

como tu fara isso nao vais carregar peso na tua 4x4.. é um pecado, mas fica bonito sim...

poste aqui as fotos depois de feito teu rebaixamento..

lembrando que se tu vai rebaixar, nem vai te importar com os "detalhes" que possam vir a ocorrer no futuro..

Edintruder
04/06/2009, 09:19
Na 4x4 vai ser missão impossível pois a homocinética fica bem no meio da bandeja, mesmo colocando um balão no local do amortecedor acredito que o balão não caiba no vão interno da balança superior. Só consegue-se espaço se instalar um SL para subir a suspensão, pra baixar deve ser impossível. Só se retirar os semi-eixos dianteiros e castrar a Ranger.
Vale lembrar que são 650kg em cada roda dianteira.

marcomurro
04/06/2009, 09:31
Colega, se vc rebaixar a ranger até o minimo, vai ficar impossivel de andar....coloquei rodas aro 20 na minha tambem, com pneu 255 na dianteira e 275 traseira, perfil 35...ficou duro pacas...da pra sentir quando se atropela as formigas.rsrs ah, e chego facinnho no fim do curso da suspensão, sentindo aquela batida de batente...não aconselho mesmo...
acho q vou diminuir o aro e aumetar o pneu...
já vi ranger das antigas com suspensão a ar, mas eu achei q estraga muito o carro....minha opinião, espero ter ajudado
abraço

Edintruder
04/06/2009, 10:05
Aqui na cidade tem uma S-10 e uma Ranger com aro 20 mas nenhum dos dois alterou a altura da suspensão. As duas ficaram muito bonitas com a suspensão original.

F. França
04/06/2009, 10:46
o cara ficou com tanta vergonha e viu que tava no lugar errado que nem postou mais msgs
ahuauhauaua

abraços moçada

lucasam
04/06/2009, 10:55
Colega, se vc rebaixar a ranger até o minimo, vai ficar impossivel de andar....coloquei rodas aro 20 na minha tambem, com pneu 255 na dianteira e 275 traseira, perfil 35...ficou duro pacas...da pra sentir quando s

So lembrando que pneus de circunferencia diferentes não podem ser usados em 4x4

rangeraro20
04/06/2009, 14:00
que tal uma ou duas tonelada na caçamba?


mais um que nao tem o que fazer nem com o que se preocupar...
Se prestar atençao eu to perguntando pra quem sabe sobre a dianteira e nao a traseira, ou a SUA ranger anda com a carroceria na frente?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk

Rogerrm
04/06/2009, 14:32
mais um que nao tem o que fazer nem com o que se preocupar...
Se prestar atençao eu to perguntando pra quem SABE sobre a dianteira


Nesse caso tu falastes com o cara certo!:concordo:

Giba Diesel
04/06/2009, 14:44
Ja abaixei diversos carros (até pouco tempo atrás) e de tudo que é jeito. Esquentando molas, colocando molas novas, suspensao de rosca. etc..etc...etc... Pense que quanto menos dinheiro e mais moleque, mais tosco o jeito de fazer...:mrgreen:. O importante era ficar perto do chao !!!

Só nao usei suspensao a ar. Hoje não abaixaria ao extremo nenhum carro.

Curioso que o povo aqui é totalmente contra. Mas vamos lá para ver se ate ajudo um pouco.

Faz uns 3 anos, meu pai, que tem uma F-250, me reclamou que ela dançava a traseira e quando em piso esburacado na estrada (isso andando rapido) ela pulava e ficava perigosa.

Andei na picape, vi que era isso mesmo e botei a caixola para funcionar. Quebrei a cabeça e mandei rearquear o feixe de molas traseiro para a traseira ficar apenas 2 dedos acima da dianteira. Mandei endurecer os amortecedores (no cara que eu já fazia as cacas em carros rebaixados...rs) e fui andar para ver no que dá. Foi uma abaixadinha.
A picape ficou excelente. Nao ficou dura e sanou o problema que meu pai reclamava. Daí, ele foi testar ! Hoje nao quer a picape de outro jeito. Ficou muito bom.

No teu caso, acho que vai ser dificil você deixar ela jogada no chão - sem ficar um carro chato de usar e de manter. Mas se você fizer uma receitinha basica para baixar uns dedos e ficar confortável, acho que dá certo.

Agora é claro, se quiser ir para as cabeças, veja se não há nenhum kit importado para fazer isso e que seja compativel com a sua ranger.

Abraço !! De um cara que perdeu o medo de altura :-D:-D:-D

Walter L. L. Casitta
04/06/2009, 15:37
mais um que nao tem o que fazer nem com o que se preocupar...
Se prestar atençao eu to perguntando pra quem sabe sobre a dianteira e nao a traseira, ou a SUA ranger anda com a carroceria na frente?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk

Já fale. Esvazia o pneu. Entendeu ou vou ter que desenhar...

Raposo
04/06/2009, 15:51
Estou começando a achar que o nosso "amigo" aro 20" não quer rebaixar nada. Entrou no forum porque não tem nada mais útil pra fazer e está polemizando.
Tô fora!!!

marcomurro
04/06/2009, 18:00
So lembrando que pneus de circunferencia diferentes não podem ser usados em 4x4

Pois é amigo, " circunferencia" diferente nem pensar...mas largura, não influi não...principalmente quando o offset da roda é para o seu carro, nem pra fora do paralama a roda fica...meu traseiro é 275/35-20, e o dianteiro é 255/35-20....
estou testando ainda, mas vou colocar umas rodas menores com pneus mais altos pra poder "trabalhar" com a viatura...
abraço

Giovani
04/06/2009, 18:08
Cada um com seu cada qual...

A Ranger é 4x4 e se o cara quer baixar, deixa ele. Quem quiser ajudar, ajude.

Quem não gosta de 4x4 rebaixado, tem um Fórum inteiro para se divertir.

Poderíamos estar falando de Subaru Imprenza e outros carros 4x4 de Rally, ou será que não?:pensativo:

Polêmica besta... Se continuar trancamos o tópico.

[]'s

Edintruder
04/06/2009, 19:03
Pra baixar além do que já está só modificando as bandejas para os pivôs ficarem mais para cima que o normal. Tem que recortar a ponta e reposicionar mais para cima até o limite de espaço da homocinética. Quando soldar tem que reforçar muito bem para evitar quebras por impactos de buracos.

dudu83
04/06/2009, 19:07
Galera tenho uma Ranger 2007 cabine simples 4x4 Diesel...
Coloquei umas rodas aro 20 e como faço pra baixar a dianteira dela sendo que la nao e mola.. nao entendo nada de suspensao, levei em um mecanico ele abaixou 2 parafusos e ta no limite mas o carro nao baixou quase nada...

O que fazer?
Tem uma barra grande me disseram que se desmontar a suspensao e dar uma volta nessa barra o carro vai baixar, alguem sabe me informar se e real? se alguem ja fez e deu certo ou pelo menos sabe se da certo ?

Corre algum risco de estragar alguma coisa ?

Obrigado
RODRIGO

vende a ranger e compra uma 4x2 ai vc instala uma suspensao a ar...

e pode ter certeza que mexendo na suspensao vai estragar muita coisa...

Edintruder
04/06/2009, 19:26
Quando digo pra rebaixar na balança é algo como esse desenho. Reparem na esquerda em vermelho o recorte na ponta da balança do suporte do pivô. Basta ressoldar na posição mais propícia e ainda consegue-se corrigir qualquer ângulo de cambagem.
O limite será o espaço do ângulo da homocinética aonde o semi eixo ficará levemente para baixo e poderá encostar na balança, porém não se perde tanto no conforto e curso da suspensão.

Loiro
04/06/2009, 19:36
Ve se baixa mais a frente. A traseira não é tão dificil uma vez que pode-se até inverter o feixe. Não sei se trabalha bem mas ja vi uma s10 assim e ficou bem baixa.



Aqui na cidade tem uma S-10 e uma Ranger com aro 20 mas nenhum dos dois alterou a altura da suspensão. As duas ficaram muito bonitas com a suspensão original.


Mas tem uma s10 branca com 22" rebaixada que mata a pau!

[]´s

filipecyriaco
06/06/2009, 06:55
Filipe, conheço muita gente que faz isso dessa maneira, mas fica muito ruim. Quebra homocinética, estoura amortecedores e aumenta o esforço nas molas mestras nos feixes traseiros.

Edin, queria levantar pouco minha ranger, sera que vou ter mesmo esses problemas

quanto a frente apenas mecher no parafuso

Atras um pequeno calco

o que acha me oriente melhor

obrigado

PauloLimited
07/06/2009, 14:05
Galera tenho uma Ranger 2007 cabine simples 4x4 Diesel...
Coloquei umas rodas aro 20 e como faço pra baixar a dianteira dela sendo que la nao e mola.. nao entendo nada de suspensao, levei em um mecanico ele abaixou 2 parafusos e ta no limite mas o carro nao baixou quase nada...

O que fazer?
Tem uma barra grande me disseram que se desmontar a suspensao e dar uma volta nessa barra o carro vai baixar, alguem sabe me informar se e real? se alguem ja fez e deu certo ou pelo menos sabe se da certo ?

Corre algum risco de estragar alguma coisa ?

Obrigado
RODRIGO

Cara, é um grande sonho meu colocar rodas 22 na minha L200 ou uns pneus 285\75 r16, agora no meio do ano axo q os pneus vão da certo, já q a Ranjola ta presisando de sapatos novos ai vo fazer uma troca de pneus entre as pick-up.
Eu tenho um amigo aq em Uberaba q tem rodas 22 numa Hilux, só q deixo a suspensão original, pensa numa Hilux alta é bonita. Aq tb tem uma l200 Sport com rodas 20 q o cara rebaixou so a traseira dela, igualando com a frente, lindissima tb e outro dia apareceu por aq uma F-250 CD 4X4 preta com rodas 24, numca vi uma pick-up tão alta na minha vida. Então num rebaixa não, deixa original mesmo, com o tempo vc se acostuma.

Loiro
07/06/2009, 20:59
Cara, é um grande sonho meu colocar rodas 22 na minha L200 ou uns pneus 285\75 r16, agora no meio do ano axo q os pneus vão da certo, já q a Ranjola ta presisando de sapatos novos ai vo fazer uma troca de pneus entre as pick-up.
Eu tenho um amigo aq em Uberaba q tem rodas 22 numa Hilux, só q deixo a suspensão original, pensa numa Hilux alta é bonita. Aq tb tem uma l200 Sport com rodas 20 q o cara rebaixou so a traseira dela, igualando com a frente, lindissima tb e outro dia apareceu por aq uma F-250 CD 4X4 preta com rodas 24, numca vi uma pick-up tão alta na minha vida. Então num rebaixa não, deixa original mesmo, com o tempo vc se acostuma.


Sem falar que tem pneus de aro 20" com perfil mais alto e desenho agressivo.
Tem uma RAM aqui com rodas 18" ou 20" que anda com uns pneus tipo AT, mais agressivos que os convencionais.
É uma boa escolha para unir os estilos.
[]´s

SergioPB
08/03/2011, 15:52
Se afrouxar esses parafusos baixa até o batente. Talvez seja necessário cortar os batentes pois devem ter apoiado sobre as balanças. Não desfaz a posição das barras de torção pois ficarás sem suspensão. A minha baixei para ver como ficava e só nesse ajuste aí dá para deixar quase no chão.

Com uma chave de cachimbo sextavada 12mm em boas condições e de boa qualidade consegues fazer o serviço em casa mesmo. O problema maior é o desgaste irregular dos pneus. As homocinéticas nessa posição não darão problemas.

Na traseira tira o calço de 1 polegada e se ficar alta podes tirar a mola de carga.

Não curto picape baixa, mas feia não fica não!

Olha o gpartsbr que trabalha com isso.

Ressuscitando o tópico!

Edintruder,

Estou com um problema e preciso decidir entre trocar a Ranger CD 98 2.5 gasolina por um carro mais macio ou modificá-la na suspensão. Não me agrada a idéia de sair da Ranger.
A minha esposa sofre com problemas de coluna e a Ranger e meu Fusca não ajudam em nada. A Ranger dura por natureza e o Fusca com suspensões reguláveis na frente e traseira para dar mais controle no motor que empurra muito.
Resolvi fazer uma pesquisa aqui no forum e achei este tópico sobre rebaixamento da Ranger 4 x 4.
Como utilizo a minha Ranger exclusivamente em asfalto, resolvi por em prática suas dicas e, após analisá-las, cheguei à seguinte conclusão:
1 - Como o amortecedor traseiro da Ranger tem bastante curso, ele trabalha, sem carga na caçamba, muito duro. Ajudam também os feixes bastante arqueados, gerando pulos desagradáveis. A maneira que encontrei para que os amortecedores trabalhassem mais macios, foi comprimi-los retirando aquele calço de 1 polegada.
2 - Na dianteira faltava baixar um pouco de nada para ficar levemente mais baixa que a traseira. Regulei nos parafusos da barra e mesmo assim os calços não encostaram na balança.
Dei uma volta em uma rua com bastante buraco e quebra-molas, uma constante aqui no RJ.
Antes a dianteira jogava para cima com dureza e a traseira pulava bastante, uma característica das Ranger. Quando transpunha os quebra-molas ela descia com a traseira bem dura.
Agora até minha esposa reconheceu que tudo está com mais molejo. Um trabalho das suspensões mais macio. E mesmo andando mais forte, não notei alguma anomalia no comportamento.
De quebra fiquei com uma Ranger mais baixa o equivalente ao calço retirado, com um visual para Cidade muito interessante, como você citou acima.
A cambagem dianteira não deu para verificar com precisão, mas vou levar para conferir num especialista.
Acho que achei a solução para o meu problema.

Obrigado pelas dicas e um grande abraço.

machitte
22/03/2016, 17:20
Se afrouxar esses parafusos baixa até o batente. Talvez seja necessário cortar os batentes pois devem ter apoiado sobre as balanças. Não desfaz a posição das barras de torção pois ficarás sem suspensão. A minha baixei para ver como ficava e só nesse ajuste aí dá para deixar quase no chão.

Com uma chave de cachimbo sextavada 12mm em boas condições e de boa qualidade consegues fazer o serviço em casa mesmo. O problema maior é o desgaste irregular dos pneus. As homocinéticas nessa posição não darão problemas.

Na traseira tira o calço de 1 polegada e se ficar alta podes tirar a mola de carga.

Não curto picape baixa, mas feia não fica não!

Olha o gpartsbr que trabalha com isso.

cara onde ficam estes parafusos não tenho muita esperiencia em suspensão mas algo eu entendo minha ranger esta reta preciso baixar uns 5 cm a dianteira.