Ver Versão Completa : Ajuda no Track Lock da Ranger
sergiomfff
03/06/2009, 10:39
Saudações amigos foristas,
Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.
Abs.
sergiomfff
04/06/2009, 15:09
Saudações amigos foristas,
Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.
Abs.
Cadê a tropa de elite do forum qdo precisamos dela? :parede::parede:
Meu tópico tá indo pro esquecimento sem :discordo: uma resposta :sad:, daqui a pouco isso vai mudar de mecânica adpt. e soluções pra opinião sobre enfeites e acessórios desnecessários :twisted::odedo:.
Vamos lá me digam se é um reparo que pode ser feito em casa ou é preciso ter experiência mesmo, para executar ajustes ou se é só plug and play, tiro as peças e ponho o kit reparo da caixa do diferencial.
Calma, Sérgio. Nem sei se pertenço à tropa de elite, mas não postei porque não entendo bulhufas de TL. Entretanto, estou procurando uma oficina aqui no Rio.
Abraços.
Wolfbands
04/06/2009, 16:54
Tem cara de ser as planetárias. Minha bandeirante tinha isso, aí não mexi e um belo dia quebrou um dente da planetária, entrou na coroa e pinhão e BUM. travou na rua e moeu tudo.
Abre logo e verifica, antes que o prejuízo fique MUITO maior.
Detalhe: Diferencial tem ajuste. Só cara que entende BEM faz direito. Não dá para fazer em casa.
Allan Nielsen
04/06/2009, 18:52
Saudações amigos foristas,
Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.
Abs.
Sergio,
sua Ranger tem realmente TL? se tiver, pelo ano ele não atuar mais, pois estes discos sofrem desgastes com facilidade.
Vibração é uma das coisas mais chatas de encontrar, pode ser uma porrada de coisa, e as vezes vibra um local que nada tem a ver com o problema. Diferencial costuma "cantar", mas não vibrar, a menos que tenha dentes quebrados. Voce pode abrir o dif para uma inspeção e troca de oleo, veja se não há muito residuo metalico no fundo e confira a folga do pinhão.
Meu chute é fora do dif; começe pelo mais simples como balanceamento de rodas, empeno, folga nos rolamentos, tambor de freio etc. Vc já experimentou bota-la pra rodar com as rodas no ar?
boa sorte
Anthoniusnikos
04/06/2009, 19:03
Sérgio, o problema deve ser nas engrenagens do TL, pois ele tem a função de fazer as duas rodas tras. girarem juntas(tira a função do diferencial), e é recomendado para pisos de baixa aderência para a viatura não atolar.
A INSPEÇÃO PODE SER FEITO EM CASA: Como já recomendado, tire a tampa do diferencial(não sei se os eixos DANA tem parafusos em polegadas. O VISTEON tem) e inspecione as engrenagens(planetárias, satélite e TL). Se tiver folga, algo solto, ou engrenagem com dente quebrado, o que é bem provável, ponha a tampa e leve na oficina. Se a oficina for perto, nem precisa colocar o óleo de volta na bolota.
Como esse TL é acionado ? Ele fica engrenado sempre ?
Abs
Anthon
sergiomfff
05/06/2009, 10:17
[QUOTE=Anthoniusnikos;899947]Sérgio, o problema deve ser nas engrenagens do TL, pois ele tem a função de fazer as duas rodas tras. girarem juntas(tira a função do diferencial), e é recomendado para pisos de baixa aderência para a viatura não atolar.
A INSPEÇÃO PODE SER FEITO EM CASA: Como já recomendado, tire a tampa do diferencial(não sei se os eixos DANA tem parafusos em polegadas. O VISTEON tem) e inspecione as engrenagens(planetárias, satélite e TL). Se tiver folga, algo solto, ou engrenagem com dente quebrado, o que é bem provável, ponha a tampa e leve na oficina. Se a oficina for perto, nem precisa colocar o óleo de volta na bolota.
Anthon, vou fazer isso, pois até agora só inspecionei ela fora do dif, vou observar folgas com ela montada girando a roda, mas tirar e colocar óleo ali é uma mrdea.
Como esse TL é acionado ? Ele fica engrenado sempre ?
Pelo que entendi ele fica atuando direto e qdo faz curva em local de muita aderencia os discos tendem a deslizar mas se vc estiver acelerando eles
travam (em velocidade não creio).
Vibração é uma das coisas mais chatas de encontrar, pode ser uma porrada de coisa, e as vezes vibra um local que nada tem a ver com o problema. Diferencial costuma "cantar", mas não vibrar, a menos que tenha dentes quebrados. Voce pode abrir o dif para uma inspeção e troca de oleo, veja se não há muito residuo metalico no fundo e confira a folga do pinhão.
Meu chute é fora do dif; começe pelo mais simples como balanceamento de rodas, empeno, folga nos rolamentos, tambor de freio etc. Vc já experimentou bota-la pra rodar com as rodas no ar?
Allan, eu já abri o dif 2 vezes não havia residuos metalicos e não vi dentes quebrados, só não verifiquei rolamentos do pinhão pois o barulho só da qd levanto a roda esquerda.
Tem cara de ser as planetárias. Minha bandeirante tinha isso, aí não mexi e um belo dia quebrou um dente da planetária, entrou na coroa e pinhão e BUM. travou na rua e moeu tudo.
Abre logo e verifica, antes que o prejuízo fique MUITO maior.
Detalhe: Diferencial tem ajuste. Só cara que entende BEM faz direito. Não dá para fazer em casa.
Wolf, vi na internet que a Spicer tem um kit de reparo q vem com todos os componentes mas eu quero fazer mais um teste pra ter certeza mas vou rezar para que não aconteça de quebrar na rua.
Calma, Sérgio. Nem sei se pertenço à tropa de elite, mas não postei porque não entendo bulhufas de TL. Entretanto, estou procurando uma oficina aqui no Rio.
Valeu, Raposo.
Anthoniusnikos
05/06/2009, 10:29
Sérgio, repor o óleo no diferencial não é tão difícil assim. Veja foto.
Allan Nielsen
05/06/2009, 12:10
Allan, eu já abri o dif 2 vezes não havia residuos metalicos e não vi dentes quebrados, só não verifiquei rolamentos do pinhão pois o barulho só da qd levanto a roda esquerda.
Vc quer dizer que com a roda esquerda girando e a direita parada a vibração aparece? com que velocidade? dá pra perceber alguma coisa girando com a mão?
Vc já verificou do lado esquerdo as partes externas ao dif? semi-eixo empenado, rolamento de roda, tambor de freio etc
abs
sergiomfff
05/06/2009, 13:18
[QUOTE=Allan Nielsen;900456]Vc quer dizer que com a roda esquerda girando e a direita parada a vibração aparece?
Sim
com que velocidade?
A partir de 60 se intensificando após 80
dá pra perceber alguma coisa girando com a mão?
Não
Vc já verificou do lado esquerdo as partes externas ao dif? semi-eixo empenado,
Não notei anormalidades qd o tirei.
rolamento de roda,
Já troquei
tambor de freio
Não notei anormalidades qd o tirei.
etc
Eu retirei a caixa planetaria e satelites, mesmo sem parecer estar ruim troquei o rolamento do lado esquerdo e no visual as engrenagens pareciam estar normais.
No fds vou levantar e com cuidado verificar de onde vem o barulho e vibração e na segunda feira posto aqui, obrigado pelas dicas, todos voces.
Abs
Allan Nielsen
06/06/2009, 04:47
Sergio,
tente identificar exatamente de onde vem o barulho/vibração, levante as rodas e coloque pra girar; se reproduzir o problema tente sem as rodas. Verifique cardan/cruzetas.
Empeno no semi-eixo tem que colocar no torno pra ver. Seu dif tem realmente TL?
Estou anexando ajustes do dif tirado do manual da Ford.
boa sorte
sergiomfff
17/06/2009, 08:31
Sergio,
tente identificar exatamente de onde vem o barulho/vibração, levante as rodas e coloque pra girar; se reproduzir o problema tente sem as rodas. Verifique cardan/cruzetas.
Empeno no semi-eixo tem que colocar no torno pra ver. Seu dif tem realmente TL?
Estou anexando ajustes do dif tirado do manual da Ford.
boa sorte
Desculpe a demora, mas agora que eu consegui testar.
E comfirmo o mesmo que disse anteriormente; a roda direita suspensa quase não faz barulho, agora a esquerda faz um barulho e o carro ainda balança, parece que os discos de fricção ainda tentam se agarrar e o dif aquece pra caramba; portanto estou com tendência a fechar nessa opinião, que a mola e os discos estão ruim e que tenho que trocar o kit reparo da caixa do diferencial e como esse serviço é meio complicado vou ter que levar num meca.
Agradeço a ajuda.
Abs.
Anthoniusnikos
17/06/2009, 09:01
Olá Sérgio, se puder, acompanhe e tire fotos dos serviços e peças, e post, assim vai facilitar a vida de muita gente. É bem provável que vendo fazer uma vez, na próxima você mesmo possa resolver o problema.
Abraços
Anthon
linuxhellmaster
17/06/2009, 09:17
Querido amigo, eu possuo uma ranger 96 STX, eu estava com o mesmo problema que o seu, de vibracao e barulhos conforme voce faz a curva... inclusive somente p/ um dos lados que voce vira... mudando (praticamente sumindo) o barulho nas retas... voce tinha de prestar MUITA atencao p/ ouvir.
No meu caso, eu dei uma verificada e alem do rolamento da roda/ponta/flange..etc. estar bem gasto, eu tinha uma ponta de eixo levemente empenada... que provavelmente foi oq matou o rolamento... porem eu soh percebi quando coloquei pneus mais largos (pois dava p/ ver o mesmo pelo retrovisor, ae dava pra ver ele "balancando")... tudo isso depois de uma olhada com mais cuidado, jah q a olho nu.. a folga no rolamento era minima e o empeno.... ha.. muito dificil de reparar sem a roda/pneu...
Aproveitando que tava(esta) desmontado, foi o carda p/ um balanceamento tmb... nao doi neh. ( =
Sei que nao deve ser o seu caso, mas sao meus 2 cents.
abraco e boa sorte!
PS: fica aqui mais uma vez evidente a necessidade de bons mecanicos e afins, no meu caso... durante as frequentes trocas de rodas/pneus no meu "mecanico de boa qualidade, bem ao lado aqui", nunca perceberam o tal empeno no semi-eixo.. e como ando igual uma besta desenfreada.... podia ter me dado mal.
Anthoniusnikos
17/06/2009, 09:58
Por isso, ao se desmotar o conjunto, deve-se fazer uma inspeção minuciosa em todas as peças relacionadas.
Abs
Anthon
Allan Nielsen
17/06/2009, 10:28
Desculpe a demora, mas agora que eu consegui testar.
E comfirmo o mesmo que disse anteriormente; a roda direita suspensa quase não faz barulho, agora a esquerda faz um barulho e o carro ainda balança, parece que os discos de fricção ainda tentam se agarrar e o dif aquece pra caramba; portanto estou com tendência a fechar nessa opinião, que a mola e os discos estão ruim e que tenho que trocar o kit reparo da caixa do diferencial e como esse serviço é meio complicado vou ter que levar num meca.
Agradeço a ajuda.
Abs.
Sergio,
nesta condição de reprodução do problema (roda esquerda no ar e direita fixa), retirando a roda altera algo?
Eu antes de comprar o kit reparo, ainda insistiria no semi-eixo, rolamento ou até o proprio eixo.
abs e boa sorte.
sergiomfff
17/06/2009, 10:42
Sergio,
nesta condição de reprodução do problema (roda esquerda no ar e direita fixa), retirando a roda altera algo?
Eu antes de comprar o kit reparo, ainda insistiria no semi-eixo, rolamento ou até o proprio eixo.
abs e boa sorte.
A roda não trepida não, e os rolamentos que pegam no semi eixo já troquei.
O que esquenta é a caixa do diferencial, qd rodei o lado direito pus a mão pra ver se sentia vibração tava normal, qd fiz o lado esquerdo fez o barulho e a temperatura subiu rápido, mas com certeza são os discos que pegam no lado direito pois o esquerdo tava acoplado e o direito deslizando.
Abs.
linuxhellmaster
17/06/2009, 12:13
Caro amigo,
Com a experiencia que eu tenho em coisas do tipo (claro q nao sou deus), eu diria q voce tem algum rolamento em estado ruim ou talvez mesmo algo na caixa... somente o fato do TL ter quebrado/estar gasto... considerando q nao tenha pedacos do mesmo travando ou gerando atrito dentro da caixa nao a faria esquentar.... mas um rolamento/engrenagem com algo no meio, como um pedaco do seu TL ou discos.. poderia gerar o citado calor... alem disso, vibracoes na roda/flange/eixo,, podem ser por causa de rolamentos/engrenagens internas... por examplo aonde vai a ponta do eixo na caixa...
Qualquer material externo, ou pedacos do TL, danificariam rapidamente qualquer parte interna do mesmo... e mesmo q recem trocadas... as novas poderiam ter recebido partes ainda soltas do TL & friends.
Claro que estou indo pela analise logica a "distancia", que fica meio complicado... mas como nossos queridos amigos ae em cima jah disseram... eu apostaria em algum rolamento seja na caixa, seja na manga do eixo (q podem se estrupiar rapidamente, mesmo quando novos.. por N motivos)...
Ainda como citou um amigo acima, eu meteria a machadinha no coqueiro, e com tudo desmontado, analizaria cada peca muiiiito bem. desde magnaflux nas pontas de eixo, folgas, marcas de "rodagem fora de ajuste" e etc..
somente meus 2 cents.
boa sorte!
DieselPower
17/06/2009, 14:07
Não esqueça que na troca de óleo deve-se levar em conta o modificador de atrito...
Uma troca com óleo normal e, tchau diferencial de escorregamento limitado...
Wolfbands
18/06/2009, 02:31
Amigo, se conselho fosse bom, a gente vendia.......mas, por experiência própria:
Desmonta logo antes que " exploda tudo" e vc tenha que contratar um guincho com lança para te levar para casa !!!!!!!
Além do prejuízo ser X5...tem a chance de um acidente gravíssimo com vc e com 3´os que nada tem a ver com isso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Corre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
De AMIGO para AMIGO........
um abraço..................
FábioBananal
18/06/2009, 10:21
Amigão
Abre a tampa do diferencial e inspeciona visualmente o TL, é facil e rapido!!!
vlw
sergiomfff
01/07/2009, 08:20
Amigão
Abre a tampa do diferencial e inspeciona visualmente o TL, é facil e rapido!!!
vlw
Comprei os discos de fricção originais no Marcelo de Niteroi por $680, levei no meca pra trocar (Maurício) mão obra $300 óleo $38, aditivo modificador de atrito $55, total $1073.
Se poderia ter gasto menos?, poderia ter comprado o óleo por $30 e eu mesmo ter trocado que pelo que eu vi o mais trabalhoso é pressionar a planetária com o conjunto novo (para a colocação das satélites) sem a ferramenta apropriada mas acho que se consegue improvisar uma com parafuso porcas e arruelas.
Agradeço a participação de todos.
Abs.
linuxhellmaster
01/07/2009, 09:55
Comprei os discos de fricção originais no Marcelo de Niteroi por $680, levei no meca pra trocar (Maurício) mão obra $300 óleo $38, aditivo modificador de atrito $55, total $1073.
Se poderia ter gasto menos?, poderia ter comprado o óleo por $30 e eu mesmo ter trocado que pelo que eu vi o mais trabalhoso é pressionar a planetária com o conjunto novo (para a colocação das satélites) sem a ferramenta apropriada mas acho que se consegue improvisar uma com parafuso porcas e arruelas.
Agradeço a participação de todos.
Abs.
kit completo de reparo do TL da ford = 230 R$ via ebay.. jah incluso envio... poder improvisar da... mas a alma do negocio sao "FERRAMENTAS APROPRIADAS"
eh soh minha opniao...
cheers
Na minha Ranger o manual de manutenção prevê a troca do óleo do diferencial traseiro, e seu aditivo, com 105.000Km. Percebo que seu deslizamento limitado ainda funciona com 93.000Km. Já ví um manual de L200, se não me engano ano 2000 que recomendava trocar o óleo do diferencial traseiro com 40.000Km.
Perunto: Quem já andou seus 200.000Km já trocou este óleo? Quem não trocou teve problemas? Um mecânico me recomendou não trocar.
Abraços,
FRanger
linuxhellmaster
02/07/2009, 11:34
Na minha Ranger o manual de manutenção prevê a troca do óleo do diferencial traseiro, e seu aditivo, com 105.000Km. Percebo que seu deslizamento limitado ainda funciona com 93.000Km. Já ví um manual de L200, se não me engano ano 2000 que recomendava trocar o óleo do diferencial traseiro com 40.000Km.
Perunto: Quem já andou seus 200.000Km já trocou este óleo? Quem não trocou teve problemas? Um mecânico me recomendou não trocar.
Abraços,
FRanger
Normalmente se associa a troca de oleo as "manutencoes preventivas", como tirar a tampa dar uma olhada por dentro.. uma limpada... fechar e por o oleo apropriado... caso voce nao encontre, use o oleo normal do diferencial sem o TL e adicione o aditivo modificador de atrito.
Se voce nao trocar o oleo provavelmente nada vai acontecer de muiiiito ruim, depende muito do tipo de oleo q estava la ainda...
- se tiver o TL, provavelmente com mais de 50 ou 60 mil km andando no asfalto.. o mesmo jah perdeu boa parte da eficiencia, com 100 mil.. pode ate funcionar... mas tente dar uma fritada de pneu no asfalto, vai ver q nao segura mais... no barro... ate pode ter alguma acao...
Ou seja, antes do teu TL sofrer com as perdas de propriedade do oleo, ele jah perdeu uma boa parte da eficiencia dele... jah nao fazendo mais diferenca voce trocar o oleo somente por causa do aditivo modificador de atrito.... pois resta bem menos do atrito do que antes... ou seja.. se voce nunca deu a manutencao correta... deixa o lance quieto la....
Sendo assim.. o melhor eh seguir as instrucoes do fabricante,,, pelo simples motivo q se ele recomenda trocar nos 40 mil, eh oq o TL esta em boas condicoes ainda, e caso voce mantenha o oleo + modificador de atrito em boas condicoes o mesmo deve durar ate a indicacao de troca dos discos de atrito & amigos.... indicado pelo fabricante.
cheers
LEONARDORAZO
02/07/2009, 23:57
Comprei os discos de fricção originais no Marcelo de Niteroi por $680, levei no meca pra trocar (Maurício) mão obra $300 óleo $38, aditivo modificador de atrito $55, total $1073.
Se poderia ter gasto menos?, poderia ter comprado o óleo por $30 e eu mesmo ter trocado que pelo que eu vi o mais trabalhoso é pressionar a planetária com o conjunto novo (para a colocação das satélites) sem a ferramenta apropriada mas acho que se consegue improvisar uma com parafuso porcas e arruelas.
Agradeço a participação de todos.
Abs.
Cara, o pior já passou... o Mau humor do Marcelo .. hahaha
Outra coisa, se gostou do serviço da oficina, posta aí o endereço... quem sabe um dia possamos precisar
Um grande abraço
sergiomfff
03/07/2009, 11:33
Cara, o pior já passou... o Mau humor do Marcelo .. hahaha
Outra coisa, se gostou do serviço da oficina, posta aí o endereço... quem sabe um dia possamos precisar
Um grande abraço
É verdade, consulta por telefone então :putz:.
Quanto a oficina o meca é muito bom e não é careiro ela fica em Realengo na rua Pedro Melo, 134 o acesso é pela rua Limites (3ª ou 4ª a esquerda) e a rua Limites começa na AV Santa Cruz próx ao Habbib's Tel 33315958
Abs.
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