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Ver Versão Completa : SPOA - Sem pedradas...



Joselito
22/11/2004, 08:19
Caros jipeiros conhecedores do assunto...

A seguir algumas fotos do Bender feito o SPOA.... sei que é dificil visualizar isto bem, mas gostaria que se possivel os conhecedores da tecnica me falassem se esta bem feito o serviço.... alguns detalhes que talvez sejam necessários...

Peças utilizadas:
. 2 jogos de feixe de molas novos original do Jeep; e
. 4 Amortecedores novos do Toyota.

Alterações realizadas:
. Spoa;
. Inclinação dos diferenciais com retrabalho nos eixos junto ao mulhões;
. Adaptação dos feixes de mola traseiros pelo lado de fora do chassis; e
. Alongamento dos cardãs conforme a necessidade, na verdade um alongado e outro encurtado, foi mudada a caixa para uma C10 - 3 marchas.

Altura final do Bender, medido na armação central da capota, 1,92 metros

A má qualidade das imagens se deve a má qualidade máquina, algo compreensivel certo...

Joselito
22/11/2004, 08:39
Fotos

Joselito
22/11/2004, 08:41
Fotos

Fábio
22/11/2004, 09:34
Parece bem feito, sim!

Só que o mais importante você não fotografou: O sistema de direção.

[]´s aguardando + fotos

Joselito
22/11/2004, 09:36
Blz... Fabio.... valeu...


Vou postar hoje ainda....


:D

elcio
22/11/2004, 11:43
Joselito:


mande umas fotos do eixo dianteiro com close do munhao e diferencial e tbem da direçao.
por acaso vc estava neste fim de semana pelos lados de sta.felicidade?

[]´s e cuidado com as curvas :P

José Carlos
22/11/2004, 11:55
bom dia joselito, vc girou o eixo para ficar co os suportes originais para cima? o diferencial ficou de "cabeça" para baixo? nas fotos nao pude ver o respiro do diferencial...mas o trabalho ta bem feito...parabens!


[]s jose carlos

Joselito
22/11/2004, 12:35
E ai Elcio... Blz...???

Em anexo veja as fotos.... tirei na verdade do sistema de direção mas saiu acho que as ftos que voc6e queria ver... qualquer coisa dá um toque ai...

Por coincidencia eu moro sm Santa Felicidade, mas o Bender voc6e não deve ter visto, pois ele esta sem sair de casa a 01 mês, tá sem carburador e freios...

He he.... realemnte tenho que cuidar das curvas... não acostumei muito com ele nesta altira ainda... fiz duas trilhas só depois de levantar ele...


E ai Jose Carlos... tudo na paz...???

Cara não inverti o diferencial não ele só foi girado um pouco para cima, veja nestas novas fotos isto.... qualquer coisa e só falar...


Abs e Sds a todos... Grato :D

Joselito
22/11/2004, 12:37
Mais fotos

Elmer_Jeep
22/11/2004, 12:50
fala Joselito, blz, esse tópico interessa muito pra mim pois estou num dilema pra levantar meu jeep :D

Tem como medir a altura do jeep lá do quadro do parabrisa pro chão :?:

outra coisa, parece q vc chegou a andar com o bixo spoado, como ficou o comportamento no transito urbano :?:

Ficou mais confortável :?:

[]'s

Joselito
22/11/2004, 13:02
E ai Jipeiro-RR blz...???


Cara ja andei com ele levantado sim, tanto em trilhas como no asfalto, te confesso que andei pouco então a sensação ainda é estranha, acho que tudo é questão de costume, acostumar com os novos limites dele, no asfalto em piso bom sem problemas o maximo que devo ter alcançado nele foi um 70/80 Km hora não da ara saber ao certo... o marcador de velocidade fica louco né.... mas sem problemas quanto a isto.... nas curvas voc6e tem que ter mais cuidado só isto....

Agora na trilha, é o bicho, passei em alguns lugares que ele sempre ficava pegando nas laterais, este tipo de coisa, e fica muito bom, o estranho e em erosões, volto a dizer, falta de costume, mas acho que nada que um inclimometro não resolva no futuro.

Quanto ao conforto, quando eu comprei ele o feixe de molas estava ariado ai coloquei molas helicoidais em cima do feixe para manter ele mais alto, ficou o capeta de duro, agora não, agora esta mais macio, até porque ele esta com todos os feixes novos e amortecedores novos tambem, claro que por ser feixe de molas, nosos velho conhecido não é nenhuma maravilha, mas esta mais macio com ceretza.

Não me arrependo das mudanças que fiz, a unica coisa que um jeep epoado merece depois e uns pneus maiores, senão fica estranho... olha ai a foto do meu...

Vou tirar amedida e te mando....

Joselito
23/11/2004, 07:32
Altura do Bender

ribon
23/11/2004, 08:54
Joselito,

No geral me parece que ficou muito bom o serviço, só pecou na instalação da caixa de direção.

De uma lida no tópico abaixo e você vai ver os problemas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024

Na minha opinião você deveria inverter o cônico dos munhões, instalar pivô da Bandeirante e ligar a caixa de direção ao munhão mais distante.

Até.

Joselito
23/11/2004, 09:07
Valeu Ribon


Vou colocar a mudança do sistema de direção na minha lista de melhorias, :oops: não sei se é em função disto, sinto a direção muito pesada, realmente na trilha não é facil a dirigibilidade do Bender... :shock:

Valeu pelas dica.... :D

Mauro B.
23/11/2004, 19:29
Oi Joselito !!! :D

Já que tu fez esse tópico pra gente achar problemas...aqui estamos! hehehe! :D

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Antes de terminar de ler esta minha mensagem, vá lá no seu jipe e retire os amortecedores dianteiros. Faça isso se não quiser estourá-los logo! :?
Seus amortecedores dianteiros já estão quase dando fim de curso com a suspensão em repouso! É só a suspensão descer forte e seus amortecedores vão para o espaço... :(

Existem duas formas simples para posicionar o amortecedor, conforme vês na figura em anexo.

Eu fiz no meu cj5 o modo 2 e não tenho o que reclamar.

O modo 1 tu podes ver nas fotos que eu postei no topico "Feixe de molas abrindo o bico" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=27812).

O modo 2 tu podes ver nas fotos da suspensão dianteira do jipe do Monge, no site http://www.furreca4x4.hpg.ig.com.br/spoa.html

SISTEMA DE DIREÇÃO

A barra de direção tu tem que colocar no outro munhão mais distante, para que a barra fique o mais comprida possível. :wink: Para fixação dessa barra no munhão, deve ser feito uma "lingueta", como no tópico "Lingueta: uma solução para os SPOAdos..." (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=6619). 8)


Na minha opinião você deveria inverter o cônico dos munhões (...)

Não dá pra fazer isso pq o jipe dele é SPOA: o feixe impediria que a barra chegasse ao outro lado! :wink:

[]'s

Joselito
24/11/2004, 07:42
E ai Mauro...

Realemente era esta mesma a minha intenção, verificar o que esta errado...

Vou ver os topicos recomendados e tentar entender as mudanças e vamos falar com quem fez isto para mudar e melhorar o conjunto, afinal de contas tanto eu como ele só temos a ganhar com isto.

Valeu.... :D

Sds...

Marcos Ojeda
24/11/2004, 10:45
Eu fiz Spoa em emu Jeep http://www.mectelecom.com.br/coyote/coyote%20(3).jpg, mas eu acho que se voce manter a bitola dos eixos em 116cm o Jeep fica bobão, troque por eixos de Rural ou altere o off-set das rodas para dar mais estabilidade, pelas fotos acho que deve retrabalhar a fixação dos amortecedores tanto dianteiro como traseiro, o dianteiro esta com o curso esguelado, e o traseiro esta muito deitado perdendo a sua eficiencia, para posicionar melhor os amortecedore vc terá que torcer o Jeep para ver até onde são os limites tanto para cima como

http://www.mectelecom.com.br/coyote/torção1.jpg
http://www.mectelecom.com.br/coyote/torção2.jpg
http://www.mectelecom.com.br/coyote/torção3.jpg


abraços