Ver Versão Completa : Hilux - problema na direção após conserto da suspensão.
brunodhfr
02/06/2009, 14:23
PESSOAL ME AJUDA! mandei fazer um serviço de arqueamento e troca de todas as buxas da hilux, coloquei buxas de poliuretano e ficaram 10, porem, após trocar isso tudo a direção do carro ficou dura como se estivesse estrangulando a caixa de direção... algo agarrando, sei lá... olhei no mecanico que a ponteira estava com uma leve folga do lado esquerdo, o que pode ser isso? nem os caras da mecanica estão sabendo... o que pode ser? será que pelo fato do carro ter levantado uns 2cm com o arqueamento isso acarretou em algo de ruim na direção? é possivel isso? me ajudem por favor pois estou indo lá daqui a pouco conversar com o mecanico...
Jun Okada
02/06/2009, 16:06
Dá uma checada em oficina especializada, talvez tenha alterado o alinhamento e cáster.
brunodhfr
02/06/2009, 16:31
PODE SER ISSO? SERÁ? acontece o seguinte, o carro quando esta fazendo uma curva ele ao acabar a curva o volante nao volta normalmente.. tenho q trazer o carro novamente, conseguiu entender +/- a situação? mais alguma sugestão?
mecamaniaco
02/06/2009, 16:37
Ola colega, por acaso vc naum trocou os pneus por mais largos? A direcao esta com ou sem amortecedor?
brunodhfr
02/06/2009, 17:06
nao troquei, apenas fiz o descrito acima! a direção tem amortecedor sim... o carro chegou bom na oficina e saiu ruim... vai saber? apenas mandei arquear o feixe de molas e trocar todas as buxas do carro....
Vinicius4x4
02/06/2009, 17:27
PESSOAL ME AJUDA! mandei fazer um serviço de arqueamento e troca de todas as buxas da hilux, coloquei buxas de poliuretano e ficaram 10, porem, após trocar isso tudo a direção do carro ficou dura como se estivesse estrangulando a caixa de direção... algo agarrando, sei lá... olhei no mecanico que a ponteira estava com uma leve folga do lado esquerdo, o que pode ser isso? nem os caras da mecanica estão sabendo... o que pode ser? será que pelo fato do carro ter levantado uns 2cm com o arqueamento isso acarretou em algo de ruim na direção? é possivel isso? me ajudem por favor pois estou indo lá daqui a pouco conversar com o mecanico...
blz bruno....
pode ser mtas coisas......
foram só dois CM de altura a mais?
vc deu uma olhada nos terminais de direção...... para ver se com o ganho de altura, os mesmos não estão estranguados?( 2 cm seria difícil isso ocorrer....)
tem oleo na Direção higraulica?
qdo vc tenta virar o volante faz algum barulho anormal?
brunodhfr
02/06/2009, 17:45
blz bruno....
pode ser mtas coisas......
foram só dois CM de altura a mais?
vc deu uma olhada nos terminais de direção...... para ver se com o ganho de altura, os mesmos não estão estranguados?( 2 cm seria difícil isso ocorrer....)
tem oleo na Direção higraulica?
qdo vc tenta virar o volante faz algum barulho anormal?
falae! sim foram 2cm só e as buxas novas... terminais de direção... o que seria isso.. desculpe mais ainda nao estou completamente especialista em hilux hehe, tem óleo na direção... quando viro o volante e o mesmo para pelo centro para ambos os lados ele faz um barulho do tipo arrastando algo em algo e dps para, virando pra direita o volante fica meio duro...
Vinicius4x4
02/06/2009, 17:56
falae! sim foram 2cm só e as buxas novas... terminais de direção... o que seria isso.. desculpe mais ainda nao estou completamente especialista em hilux hehe, tem óleo na direção... quando viro o volante e o mesmo para pelo centro para ambos os lados ele faz um barulho do tipo arrastando algo em algo e dps para, virando pra direita o volante fica meio duro...
Blz Bruno.....
1a. coisa, levanta a frente da pkp com um macaco e peça para alguem ver de onde vem esse barulho de arrasto.....
abraço a todos
rcandiago
02/06/2009, 18:00
Direção que não volta apos a curva é caster!! Leva numa geometria e da uma olhada! Qual quer alteração na altura muda ele, mas dá para corrigir depois colocando uma cunha entre o eixo e as molas, alterando o angulo. Deve ter ficado positivo demais (se fosse negativo ela ficaria passeadeira)
Abraço, Rafael
brunodhfr
02/06/2009, 21:23
pessoal, agora na garagem do prédio ao girar o volante devagar senti uns barulhos esquisitos tipo de estalo... peças sem buxa ou sei la o que... e a direção continua dura...
pergunto, as ponteiras estão ruims, com folga, provavelmente estes barulhos são delas... trocando elas este problema de dureza na direção tb resolve? tem algo haver?
Antes de qualquer coisa, leva o carro pra fazer um alinhamento de direção e verificar a cambagem e o Caster, é muito provavel que seja problema na geometria.
pessoal, agora na garagem do prédio ao girar o volante devagar senti uns barulhos esquisitos tipo de estalo... peças sem buxa ou sei la o que... e a direção continua dura...
pergunto, as ponteiras estão ruims, com folga, provavelmente estes barulhos são delas... trocando elas este problema de dureza na direção tb resolve? tem algo haver?
Bruno o problema está relacionado ao sistema de direção, folgas, maiores esforços no sistema após levantamento, alteração no angulo de caster, como já comentado, etc... Quando morava aí em Niteroi tinha uma band e o único alinhador que resolveu meu problema de direção ficava num posto, Esso se não me engano, na esquina da Alameda São Boaventura com a pista que dá acesso a Av do Contorno, se puder levar lá ele acerta isso para vc. Caso conheça alguém do NJC vc pode pedir alguma referencia para eles, afinal lá tem gente da própria Toyota e também possuem referencias mais atualizadas que a minha.
Não deixe de postar logo que resolver o problema, abraços
Renato Fraga
02/06/2009, 22:37
Véio, você mesmo respondeu a questão.
Seu carro chegou bom pra fazer os reparos na suspensão e saiu ruim !!!!!!!!!
Não tem o porque arqueamento e troca de buchas ter afetado a direção.
Certamente o cáster ficou alterado pelos ajústes realizados. Ou por montagem incorreta.
O fato de ter dificuldades em virar o volante com o carro parado é que ocorre um arrasto maior do pneu ao chão. E com o carro andando, o volante não volta também por esse desajuste. Qum faz as rodas apontarem pra frente é o peso do carro sobre um ângulo adequado, esse então o famoso cáster.
Vai na certeza que a geometria da sua suspensão está desconfigurada.
Abraços
Elmer_Jeep
03/06/2009, 10:22
Arquear feixes é gambi, e toda gambiarra tem consequencias.
Estou achando que pode ser a "barra de ligação" que vai da caixa de direção até a roda esquerda. Já vi problemas em uma hilux que foi levantada e a barra se chocava com o feixe de molas prejudicando o esterçamento. Pode ser folga nos terminais como comentaram também, e desgaste nas articulações dessa barra.
Julio Torres
03/06/2009, 11:46
Bruno,
Verifique o estado e tensionamento da correia da bomba da direção hidráulica, bem como a polia tensora da mesma se não travou o rolamento.
É a que fica na posição mais baixa.
fabioband4x4
05/06/2009, 22:04
A bomba da direção hidraúlica pode estar perdendo pressão :pensativo:
brunodhfr
06/06/2009, 00:16
A bomba da direção hidraúlica pode estar perdendo pressão :pensativo:
po nao acredito q seja isso, pq o carro chegou 100% na oficina e após o arqueamento das molas começou este barulho... como assim? esquisito isso...
brunodhfr
06/06/2009, 00:19
Véio, você mesmo respondeu a questão.
Seu carro chegou bom pra fazer os reparos na suspensão e saiu ruim !!!!!!!!!
Não tem o porque arqueamento e troca de buchas ter afetado a direção.
Certamente o cáster ficou alterado pelos ajústes realizados. Ou por montagem incorreta.
O fato de ter dificuldades em virar o volante com o carro parado é que ocorre um arrasto maior do pneu ao chão. E com o carro andando, o volante não volta também por esse desajuste. Qum faz as rodas apontarem pra frente é o peso do carro sobre um ângulo adequado, esse então o famoso cáster.
Vai na certeza que a geometria da sua suspensão está desconfigurada.
Abraços
po será que é só isso? e quanto ao barulho de ferro arrastando com ferro? ta mto eskisito isso... parece algo encostando em algo.. mais ja me meti embaixo do carro e a unica coisa errada que vi foi a ponteira de direção do lado esquerdo com uma pequena folga... estala baixinho quando vira a direção... essa eu ja sabia... mais e o barulho de coisa arrastando???
barato sai caro,
1o. troca de mecanico
2o. sugiro checar alinhamento em uma casa de reputacao
3o. cheque o q disse o elmer sobre a barra x feixe
brunodhfr
06/06/2009, 12:22
Pessoal! Problema resolvido! Advinhem o que era????
Amortecedor de direção ruim! Hahaha ninguem acertou... Levei em um mecanico amigo que constatou o problema... Comprei outro e pronto resolvido... Comprei tb o kit reparo das ponteiras pra tirar a leva folga! E a viatura esta perfeita! =]
obrigado a todos!
Elmer_Jeep
06/06/2009, 13:10
se nem os mexânicos que mexeram no teu carro sabiam o problema como é que alguem daqui iria adivinhar à distancia???
é cada um que me aparece... :parede:
brunodhfr
06/06/2009, 18:16
se nem os mexânicos que mexeram no teu carro sabiam o problema como é que alguem daqui iria adivinhar à distancia???
é cada um que me aparece... :parede:
ham??? nao entendi...
eh q nem sempre a bola de cristal da galera funciona :concordo:
André Cajarana
10/06/2009, 18:34
Olá amigo!:-D
Olha, este probleminha já aconteceu comigo, OK?
Troquei parte da suspensão da mionha Hilux e em consequencia a direção ficou muito dura.:oops:
Recorra ao manual e veja como deve ser verificado o nível do óleo da direção hidraulica, com o carro frio e quente. O óleo deve está acima do nível, OK? esvazie com uma ciringa e pronto!:concordo:
Um forte abraço
André Cajarana, madeira que cupim não rói !!!!!!!!!!!!!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.