Ver Versão Completa : Pq o Vitara é mais barato que o Samurai?
JecaTatu
01/06/2009, 20:48
Pessoal, estou numa dúvida cruel entre comprar um Samurai ou um Vitara. :putz: Já li outro tópicos aqui no fórum do tipo Vitara vs. Samurai, mas algumas dúvidas persistem. Vejam bem qual é o drama:
Porque o Vitara é mais barato que o Samurai?
Estou de olho num Samuka 97/98 com mecânica original, lata e interior IMPECÁVEIS, body lift, pneus savero M/T 235/75/15 70% de vida útil, Warn 6000, alarme/imobilizador, bagageiro e milhas: R$25.000,00.
E num Vitara Canvas 98 manual 100% original, muito bem conservado, com pneus mistos 10% de vida útil por R$20.000,00. Um investimento obrigatório no Vitara seria a capota rígida, que ficaria em R$2100,00 já com frete pra Brasília (KCR) pois não tenho garagem e o carro dorme na rua.
Então, com a diferença de 3mil eu deixaria o Vitara tão apto para trilhas quanto esse Samuca? Pois não poderia gastar 1 centavo a mais... :pipoca:
O meu objetivo com a viatura é andar no dia a dia e pegar trilhas de vez em quando. Digamos que vai ser 95% asfalto no dia a dia.
Para o dia a dia, gosto de conforto, mas dispenso fácil esse item pra ter mais estilo e potencial offroad. Acho o Samuca visualmente mais jipe, mas o Vitara Canvas é apaixonante... :palmas:
Quanto ao uso fora de estrada, sou mais ligado em passeios e expedições, mas tenho certeza de que vou querer me arriscar em trilhas médias, raids e tal...
Para o uso no dia a dia, os ítens que mais me preocupo são:
1) Manutenção : a do Samuka é mais barata, certo? A pergunta é: quanto mais barata? :pensativo:
2) Consumo: já ouvi falar muito do consumo do Samurai. Aqui em Brasília é praticamente o rodoviário e quem tem Samuka por aqui faz média de 11. E o Vitara? :pensativo:
3) Impostos/Seguro: sei que o IPVA do Samurai é mais caro, mas e o seguro? Solteiro, 27 anos. :pensativo:
4) Preparação: nada de extremo, apenas Body Lift, proteções gerais, rodas e pneus mais agressivos. De quem fica mais cara? :pensativo:
E aí, Suzukeiros, o que me aconselham?! :rolleyes:
Grande abraço a todos!
Alexandre X
01/06/2009, 21:08
Minha opinião: Fique com o Vitara.
Se a comparação fosse Vitara 95 x Samurai 95 opinião seria outra.
JecaTatu
01/06/2009, 23:32
Dá um parpite aí, moçada! Pro Jeca entrá pra turma! :D
Dá um parpite aí, moçada! Pro Jeca entrá pra turma! :D
Olá!
Não sou suzukeiro, mas conheço vários proprietários de Vitara e de Samurai, portanto vou arriscar meu pitaco.
Pelas suas mensagens, dá para perceber que você está mais para o Samurai do que para o Vitara. Dá para entender, o Samurai tem muito carisma, é um jipinho simpático. Além de ser simpático, é valente. Mas vamos ao que interessa:
Sem dúvida, sai mais barato manter um Samurai do que um Vitara. Ele consome menos e, por ser bem mais despojado do que o Vitara, tem um custo de manutenção mais baixo (menos coisas para darem problema). Por outro lado, é bem menos confortável que o Vitara no uso diário, e mais cansativo que ele nas viagens (no Samurai, devido ao fato de seu motor ser de pequena cilindrada, você precisa estar sempre atento, para extrair o máximo deste motor). Não tem porta-malas, portanto a bagagem vai no banco de trás. Passageiros atrás, só se forem crianças pequenas, sogra ou inimigos :mrgreen:
Resumindo: se você pretende viajar, rodar mais no asfalto do que na terra e, eventualmente, levar passageiros no banco traseiro, o Vitara é o mais indicado. Ele também vai bem na terra, você apenas vai ter mais dó de ir aos extremos com ele do que teria no Samurai. Mas se você quer um jipe "puro e duro", não se importa de ter certo desconforto no uso diário e viaja pouco, o Samurai poderá ser uma opção.
Um conselho importante: não compre nenhum dos dois sem antes experimentar alguns Vitaras e alguns Samurais! Rode com ambos na terra ou, se isto não for possível, ao menos em alguma rua de paralelepípedos ou bastante esburacada, para ter uma idéia do comportamento dos dois em terreno irregular. Somente assim você poderá ter uma idéia mais concreta do que pode esperar de cada um, para não se arrepender depois da compra.
JEFFCATUNDA
02/06/2009, 00:28
95% de asfalto, vai de vitara...
Alberto.Oliveira
02/06/2009, 00:47
Daniel,
Ja conversamos bastante, mas vou dar o meu "pitaco" aqui no forum: Vá de vitara. O Samurai é um monstro, excelente para trilhas leves, medias e pesadas, mas nao é um negocio muito agradavel para cidade e trechos rodoviarios. Sai de um polo para ele e senti muito no começo. É outra historia. Quando ia para meus passeios pela praia, "quase" esquecia do que era ele no asfalto. Quase, :P. Até porque os deslocamentos não me deixavam. Eu particularmente acho o Samurai mais bonito e mais "Jipe" do que o vitarinha. Mas, para evitar problemas com a patroa e o pula pula, eu iria de vitara. Voce certamente nao vai se arrepender. Poe uns pneus legais nele e sai por ai. É pau pra toda obra, :).
Ah, um detalhe: ESQUEÇA seguro. É um absurdo de caro. Pense em fazer um pra terceiros e colocar um rastreador, um bom alarme e uma trava do tipo carneiro. É suficiente para garantir que sua viatura não seja levada pelo dono. Só tome cuidado com os contratos das empresas de rastreamento. Algumas sequer oferecem serviços de resgate do carro.
[]'s e boa sorte na compra, :).
Alberto
ANDRÉHUFF
02/06/2009, 01:17
Meu camaradinha é o seguinte, to notando em vc as mesmas razões que me fizeram optar pelo Vitara.
Ja tive dois Nivas e um Wyllis, Wyllis esse que foi meu ultimo Jipe antes do Vitara, quando tinha Niva eu usava os carrinhos pra tudo, desde ir no mercado até viagens off road e trilhas, detalhe sempre como segundo carro, tive até uma Sportage originalzona durante um certo tempo, mas em todos esses carros citados anteriormente sempre faltaram certos detalhes de um lado ou de outro, o que era campeão na trilha não oferecia condições para uma esticada maior para eu minha esposa e filhinha, os Nivas chegaram perto mas quebravam muito, embora a manutenção fosse barata, a Sportage era o "SUV" mas tambem uma amante Argentina, me deixou liso ao longo de nossa relação :mrgreen:, então decidi partir para um Suzuki.
Mas qual, Samurai ou Vitara.
Aqui onde eu Moro tem um amigo que tem um Samurai 97 que ta muito bom em todos os sentidos, ai pedi pra dar umas voltas com o Jipinho até dei uma esticada em estrada indo até uma cidade próxima, nessa experiencia vi que o Samuquinha não era o meu Numero, um "gordinho como eu necessita de um certo espaço pra se acomodar e o Samurai tem um certo "parentesco" com o Wyllis pula pra burro, ai as meninas de casa torceram o Nariz, mas o ponto positivo dele foi o consumo e pra mim que vou usar mais pra viagens e urbanamente do que trilhas as vantagens pararam ai, ai então entrou o Vitara em cena, mais gastão( o que peguei alem de tudo é automatico) ele me proporciona uma melhor acomodação e itens de conforto ja originais como direção hidraulica, na trilha não faz feio, o meu tem bloqueio lok rigth na traseira, ta levantado, com pneus 3 K Dino ( que devido ao uso vou trocar por modelos MUD), parachoques de ferro e rodas mais largas, não me deixaram em nenhum lugar até agora, na cidade anda como um carro e o que tenho a reclamar até esse momento é o comsumo 6.5 km/l na cidade e 8,5 a 9 km/l na estrada, até que pra um 4x4 não é nada absurdo mas ja viu né.
Pelo que vc citou ai nas suas mensagens anteriores vai de Vitara, de preferencia o do Leo que ja é metal top, é mais bem arrumado que o canvas pra cidade.
No mais boa sorte na compra.
Cara, não sei bem quanto aos preços daí, mas dá uma pesquisada nos Grand Vitaras 2 portas e 4 portas também, vale a pena!
Anda em asfalto, terra e até umas trilhas médias (dependendo do pneu) e acredito que seja um pouco mais econômico que os vitaras 8v.
Abraço!
Jeca,
Tive por quase dois anos um Vitara 91/91 mec. 8-) em BSB:
- Body lift de 2"
- Kit de suspensão de 2"
- Pneus Goodyear Wrangler MUD 31"x10,5
- Rodas de ferro com off-set -25 e tala 8"
- Snorkel OGZ
- Para-choques de ferro, proteções, grades protetoras dos faróis, bagageiro, milhas etc.
Fazia trilha direto nele! Nunca fez feio. Ao contrário. Passa em charcos, pedreiras e cascalho como poucos. Meu ponto fraco (por causa dos pneus) eram as homocinéticas, que quebrei duas vezes na trilha do Lenhador (mas segui em 4x2 passando por trechos onde muito Willys traçado ficou).
Usava-o pouco no dia-a-dia, porque tinha uma viatura civil para me levar ao trabalho. O consumo girava em torno de 9km/l (e o bixinho era carburado!). Só não dava para andar acima de 90km/h no marcador. :parede:
Com aquela configuração, poucos carros superam o Vitarinha :-D (e o Samurai é um deles :evil:). Pela diferença de preços, dá para você comprar o Vitara e equipá-lo. Procure pelo Makoto. O japonês é bom demais em mexer nos Suzukis. Em BSB, ele é unanimidade!
Mas a minha verdadeira sugestão é a seguinte: conheça os jipeiros do Jeep Clube de Brasília! Eles se encontram todas as quintas à noite no estacionamento do Terraço Shopping. Pessoas muito bacanas e que, com certeza, te receberão de braços abertos.
[]´s
Daniel Leão.
LeoGouveia
02/06/2009, 18:28
Jeca,
Tive por quase dois anos um Vitara 91/91 mec. 8-) em BSB:
- Body lift de 2"
- Kit de suspensão de 2"
- Pneus Goodyear Wrangler MUD 31"x10,5
- Rodas de ferro com off-set -25 e tala 8"
- Snorkel OGZ
- Para-choques de ferro, proteções, grades protetoras dos faróis, bagageiro, milhas etc.
A configuração do meu Vitara é parecida com essa, mas como uso pneus 235/75r15, tenho apenas os kit de suspensão de 2". E sem quebras de homocinéticas!!! :palmas:
Abraços!
JecaTatu
02/06/2009, 22:49
Amigos, gastei quase meia hora respondendo em um só tópico a cada post, mas dei a manezada de fechar a janela sem querer na hora de enviar... Putz!
Então, Girti, JEFFCATUNDA, Alberto, ANDRÉHUFF, nanito, Curumim e Leo, pelo que eu vi é unanimidade que minha viatura é um Vitara...
Razão e emoção estão brigando feio aqui na minha cabeça... O Samurai eu escolho pela emoção por ter mais cara e disposição de jipe; e ao mesmo tempo pela razão devido ao menor consumo e manutenção.
Mas a razão também me diz pra escolher o Vitara, pelo que vocês que já conhecem mais do que eu dizem e pelo maior uso em asfalto. Além das viagens que me amarro em fazer.
Quanto ao seguro, Alberto, não sei se tenho coragem... Acho que é o costume... Mas vou considerar com cuidado o que me disse.
nanito, curto o Grand Vitara, mas por aqui os 98/99 estão beirando os 29/30mil... Aí não rola...
Não vai aparecer um Samukeiro fanático pra defender o danado e me deixar mais confuso?! kkkkkk
Muito obrigado a todos!
Alexandre X
02/06/2009, 23:33
Se fosse um <1996 entraria um fanatico, mas já falei, va de Vitara
Tudo maravilha por aqui, Leo!
Preparando a nova viatura para atolar em caroços de açaí... :pensativo::twisted::twisted::twisted:
[]`s felizes por ainda levar a vida num Suzuki
JecaTatu
03/06/2009, 12:17
Se fosse um <1996 entraria um fanatico, mas já falei, va de Vitara
Mas, Alexandre, < 96 seria ainda mais voltado pro offroad e menos pro dia a dia, né?
Amigos, estou fazendo todo o esforço possível pra achar "buniteza" no Vitara, mas tá difícil... Acho esportividade, acho descolado, mas bonito offroadmente falando tá difícil... :parede:
É bonitinho, mas não vejo cara de jipe nele e isso é uma das coisas que eu procuro... :?
JecaTatu
03/06/2009, 12:20
Em tempo: sei que esse não é o melhor lugar do fórum pra fazer essa pergunta, mas alguém me bateria se eu cogitasse um JPX? Se alguém tiver algum conhecimento dos Jotas, queria uma opinião imparcial...
leo cabral
03/06/2009, 12:34
Mas, Alexandre, < 96 seria ainda mais voltado pro offroad e menos pro dia a dia, né?
Amigos, estou fazendo todo o esforço possível pra achar "buniteza" no Vitara, mas tá difícil... Acho esportividade, acho descolado, mas bonito offroadmente falando tá difícil... :parede:
É bonitinho, mas não vejo cara de jipe nele e isso é uma das coisas que eu procuro... :?
os samurais acima de 1996 são com suspensão helicoidal , que é infinitamente mais macia que as de feixe de mola que equipam os samurais mais antigos.
Acredito sem sobra de duvida que um samurai 1997 ou 1998 seria o seu carro ideal , macio na cidade e um monstro nas trilhas.
Alfredo Stavale
03/06/2009, 12:41
os samurais acima de 1996 são com suspensão helicoidal , que é infinitamente mais macia que as de feixe de mola que equipam os samurais mais antigos.
Acredito sem sobra de duvida que um samurai 1997 ou 1998 seria o seu carro ideal , macio na cidade e um monstro nas trilhas.
olhando seu texto, por 2 segundos, acreditei que o samurai é macio na cidade...:mrgreen:
Alexandre X
03/06/2009, 13:08
Sou suspeito para falar. Acho o Samurai feixe de molas confortavel. Tudo depende da mola utilizada. Ja tive configuracoes que ele era tao duro que quase tinha hemorragia interna no figado, pancreas e rins e ja tive configuracoes que eram mais confortaveis que um Landau, tudo depende do numero de folhas e K da mola mais tamanho do jumelo.
Ja do helicoidal nao gosto mesmo, do ponto de vista do offroad a unica vantagem que vejo e o eixo rigido dianteiro.
leo cabral
03/06/2009, 15:04
Sou suspeito para falar. Acho o Samurai feixe de molas confortavel. Tudo depende da mola utilizada. Ja tive configuracoes que ele era tao duro que quase tinha hemorragia interna no figado, pancreas e rins e ja tive configuracoes que eram mais confortaveis que um Landau, tudo depende do numero de folhas e K da mola mais tamanho do jumelo.
Ja do helicoidal nao gosto mesmo, do ponto de vista do offroad a unica vantagem que vejo e o eixo rigido dianteiro.
X , a proveitando o gancho da sua resposta , você poderia citar a configuração que seu samurai de feixe ficou macia ? ainda não consegui imaginar uma dessas para o monstro.:concordo:
Bruno Machado
03/06/2009, 15:18
X , a proveitando o gancho da sua resposta , você poderia citar a configuração que seu samurai de feixe ficou macia ? ainda não consegui imaginar uma dessas para o monstro.:concordo:
Eu tbém gostaria de saber, prá copiar!
[ ]'s
Bruno Machado
03/06/2009, 15:33
Jeca,
Tenho um Samurai desde 2001, o jipinho é o bicho, mas como é, digamos assim, um pouquinho desconfortável, comprei um Vitara final do ano passado. Ainda estou com os dois, e estou aguardando a fórmula mágica do X prá suspa ficar macia como um Landau...
O Vitara é excelente. Esse que comprei já está na quebradeira, e é um puta jipe também, e eu acho muito bonito, mas gosto é gosto.
Tem algo a mais prá preparar que o samurai - especialmente o "focinho" do dif diant, mas a diferença de preparação dos dois não é tão grande assim.
Conselho? EXPERIMENTE OS DOIS. Nada como pegar um carro e dirigir para ver se gosta ou não, pois tem gente que prefere o Samurai feixe, outros preferem o Samurai helicoidal, e muitos preferem o Vitara.
Tem gente que gosta atá de Ecoesporte...:parede:
[ ]'s
Gigantin Samurai
03/06/2009, 15:39
Jeca Tatu, compre um samurai >97 e seja feliz.
Eu tenho um samurai 97 sem nenhuma preparação e uso ele TODOS OS DIAS NA CIDADE e, + ou -, quinzenalmente em trilhas leves e algumas médias.
Já viajei pra alguns lugares a mais de 250 km da minha cidade e cheguei. Cansado, confeso, mas cheguei tranquilo.
A única coisa que me chateia no samuka é a velocidade final e o desempenho em subidas na cidade, fora isso é só alegria.
Porta-malas? Não tem, porém tem a opção de jogar as tralhas no bagageiro ou, provavelmente no seu caso, viajar só com a gata do seu lado, dobrar os bancos traseiros e ter um porta-malas.
Tenho a sua idade e te falo que o bixim balança um pouco, mas é tranquilo demais. Levo a minha mãe (senhora de 60 anos) pra cima e pra baixo direto e ela só reclama de subir no jipe e que, quando ando mais rápido, o samuka balança nas ondulações mais fortes da pista.
Pode ter certeza que 2 ou mais km/l, principalmente para quem anda todos os dias, faz muita diferença no fim do mês.
Um abraço e boa compra
Bruno Machado
03/06/2009, 15:48
Em tempo: sei que esse não é o melhor lugar do fórum pra fazer essa pergunta, mas alguém me bateria se eu cogitasse um JPX? Se alguém tiver algum conhecimento dos Jotas, queria uma opinião imparcial...
Jeca,
NMHO, o JPX é um excelente PROJETO de jipe, mas a execução da fábrica brasileira é lamentável. Como a fábrica da JPX era muito amadora e muito ruim, alguns exemplares saíram ótimos, mas a maioria era simplesmente ruim, e muitos eram péssimos. Para quem está acostumado com o padrão de qualidade de um veículo construíoo por japones, é muuuito difícil acostumar com um JPX.
Chapas de baixa qualidade, que enferrujam, diferenciais inadequados para uso automotivo (é fabricado para uso agrícola, ou seja, baixa rotação), motor fraco que foi turbinado de qualquer maneira e superaquece com facilidade, dificuldades com freio, embreagem, borrachas, vedação e mais um monte de etc.
Tem uma legião de admiradores fanáticos, constituída pelos que tiveram a sorte de pegar um veículo miraculosamente bem construído, e também por aqueles que pegam um JPX e põe eixos D44 com kits da Ensimec, motor MWM, caixa de Toy, bancos de não-sei-o-que, ar condicionado de não-sei-qual-carro, e falam que o J é ótimo... Aí até Willys serve para viagem longa, né?
Eu tive um JPX (todo mundo fala que era o mais novo de BH), e eu apelidei a viatura de "Dolores, minha amante argentina": quando peguei acreditava que teria muito prazer e alegrias, mas só tive despesas e aborrecimentos.
Ou seja, bater em vc é claro que não:discordo:, só iremos rir muito se vc pular prá dentro de um JPX...:parede::parede::parede:
[ ]'s
Alberto.Oliveira
03/06/2009, 17:01
Daniel,
Você está mais ou menos como eu estava quando pensei em partir pro mundo 4x4. Eu achava o vitarinha show, mas o samuka era animal. Acabei optando pelo samuka e "nao me arrependi". A questao, especificamente para mim, é que comecei a tomar gosto pela coisa (offroad) e ai foi um tal de vamos viajar pra lá, pra cá, aqui, acolá e, cá pra nós, passar 3,4 e até 5 horas dirigindo um samuka é um exercicio de paciência, principalmente nas estradas aqui no NE, onde temos muitos aclives. Minha felicidade era quando chegava na praia e via os 4x4 "de responsa" tomando pau dele. Mas, mesmo assim, viajar nele era um parto. Antes de entrar nas trilhas, vivia atras de posto de gasolina para poder encher o tanque e garantir os varios kms no meio do nada "despreocupado". Acabei me desfazendo dele e confesso que me deixou muitas saudades de sua performance off-road.
Ninguém aqui vai lhe dizer nada que desabone o vitara para você comprar o samurai e vice versa. A decisão é inteiramente sua. São viaturas excelentes, onde , você comprando um de procedência, terá muitas alegrias e poucas dores de cabeça.
Muitas vezes a decisão de adquirir a viatura é muito mais emocional do que racional.
Faz o que o coração quiser e o bolso permitir. E seja feliz. Garanto que com qualquer um deles você vai aproveitar, e muito, o mundo 4x4.
Boa sorte na compra, :).
[]'s
Alberto
PS: JPX, na grande maioria, são "bombas chiando". Como ja foi dito, tinha um excelente projeto, mas foi muito mal executado. Procure evitá-los. Existem alguns muito bons, mas são poucos.
leo cabral
03/06/2009, 19:55
Eu tbém gostaria de saber, prá copiar!
[ ]'s
não vejo a hora de ver essa receita mágica do X que transforma um samurai feixe num carro com o minino de conforto em termos de suspensão.
marcelmarini
03/06/2009, 20:40
Jeca,
Tentando ajudar ou confundir mais ainda:
Deparei-me com o mesmo problema a alguns meses, comprar um Vitara ou Samurai?
Pesquisei bastante e acabei optando pelo Samurai, mesmo sendo minha utilização em sua maior parte em asfasto.
Utilizo o Samurai todos os dias e estou muito satisfeito, em trilhas ainda não me aprofundei, só alguns trechos de terra, mas pelo que sei ele é valente.
Quanto ao conforto, não é dos mais agradáveis, mas não faça disso um fator relevante para um veiculo 4x4.
Do mais, faça uma boa compra e aproveite bem sua viatura!!!
Alexandre X
03/06/2009, 22:51
Não tem muito segredo.
SPOA, molas planas e longas, jumelos originais e amortecedores que possuam valvula adqueada ao peso do carro (não de F1000 não serve). Ah, o berço da mola bem rente ao eixo.
Receitinha: Molas traseiras (em bom estado) na dianteira. Molas da Towner na traseira, amortecedores DOETSCH TECH da serie 3000.
O atual setup ainda não posso dar um parecer.
Nesse caso é um novo experimento, as molas não são planas, pelo contrario tem uma curvatura absurda (3" de lift), são muito longas (116cm) e são muito macias (188 libras/polegada)
Pelo entre-eixos mais curto tanto Vitara quanto Samurai serão mais puladores que um Sidekick (4p)
JecaTatu
04/06/2009, 00:18
Então pronto! Dê aí a receita que eu compro um 95 pra baixo e ainda compro o X-crawler contigo! :D
Tô dizendo isso porque achei um 94 em excelente estado que vou tentar ver amanhã... Quem sabe... hehehe
Finalmente apareceu um povo pra puxar a sardinha pro Samuca!
Legal essa dos Suzukeiros serem bairristas. Ninguém fala mal do jipe alheio! Desde que seja japonês! hehe
Editando: caramba, comecei a escrever o post antes da receita ser enviada. Tive que parar pra resolver outras coisas e quando consegui concluir a receita já estava aí! Que beleza!
Eu já dirigi Samurais feixe tão macios quanto o meu que é helicoidal. Como já falaram, tudo depende da configuração que a pessoa fez na suspensão.
Quando eu comprei o meu, em 2001, minha intenção era comprar um jipe realmente pro off-road. Apesar de na época eu rodar com ele todo santo dia (e muito) não me importava muito com o fato de ser desconfortável.
A única coisa que me incomodava era não poder dar carona pra mais de duas pessoas pela falta de espaço e pelo excesso de peso.
Se o carro no dia a dia é só pra vc e mais uma pessoa eu, particularmente, não acho o Samurai ruim. Se rotineiramente vc coloca gente no banco de trás as coisas complicam.
Se for rodar só vc e um carona eu não vejo porque perder o melhor desempenho de um Samurai nas trilhas (fora a maior facilidade de preparação, se é que vc tá pensando nisso) pra ganhar um pouco mais de conforto de um Vitara na cidade.
De qualquer forma, eu sou suspeito em falar por ter um Samurai, e digo mais, se fosse hj em dia teria comprado um feixe de mola pela facilidade de deixa-lo muito bom pra trilhas investindo muito pouco.
Quanto ao uso fora de estrada, sou mais ligado em passeios e expedições, mas tenho certeza de que vou querer me arriscar em trilhas médias, raids e tal...
Sem querer colocar mais lenha, mas vc não cogitou uma Cherokee Sport não?
É um excelente jipe pro off-road, e ainda te dá um ótimo conforto pra cidade e passeios, imo. Dependendo do ano vc encontra por apena$ um pouco mais que um Vitara ou Samurai.
JecaTatu
04/06/2009, 22:29
De qualquer forma, eu sou suspeito em falar por ter um Samurai, e digo mais, se fosse hj em dia teria comprado um feixe de mola pela facilidade de deixa-lo muito bom pra trilhas investindo muito pouco.
Sem querer colocar mais lenha, mas vc não cogitou uma Cherokee Sport não?
É um excelente jipe pro off-road, e ainda te dá um ótimo conforto pra cidade e passeios, imo. Dependendo do ano vc encontra por apena$ um pouco mais que um Vitara ou Samurai.
Valeu pelo depoimento, Guil! Estou olhando com vontade um Samuca 94... Parece estar muito bom! Falta agora vender o Golzinho...
Quando à Cheroka, realmente é um monstro no offroad, além de muito bonita, mas pra uso no dia a dia, acho que é pesada em termos de manutenção e principalmente consumo... Eu rodo demais...
Felipe Nogueira Torrano
05/06/2009, 15:23
Fala Jeca!!
Vou falar algumas coisinhas para te deixar com caraminholas na cabeça!!
Eu tive um Vitara por mais de 2 anos!! Pu%$*# Jipe!:palmas:
Nunca deu problemas, era valente e eu convivia bem com ele na cidade, mesmo com todas as alterações(calços, pneus, para-choques de ferro, etc)... mas vendi e estou de olho (futuramente) em um Samuca feixe!
Por que?:pensativo:
Acho que existe uma evolução natural de quem entra no mundo 4x4! Também tinha o mesmo pensamento que vc: dia-a-dia e passeios e trilhas médias!
Mas vai por mim... a chance disso mudar é enorme! Com o tempo vc quer é debulhar em trilhas mais e mais brabas e ai com o Vitara ou Samurai helicoidal vc fica pensando: por que não trocar já que ele é melhor nas trilhas e a manutenção é mais barata?? Sem contar que vc começa a viajar em alterações loucas!! Então é melhor sair do jipe mais simples mesmo, como disse i Guil!
Acredite... nessas alturas o conforto na cidade é o de menos!
Longe de mim falar que o Vitara é ruim... muito menos o Samuca feixe!
Mas serve de alerta porque ai vc não precisa trocar de carro futuramente!! :parede::parede: Perde dinheiro nessa brincadeira!
Se eu tivesse dado ouvidos às opiniões do Ronaldo B. na época que eu estava procurando...:putz:
[]'s a todos
ANDRÉHUFF
05/06/2009, 15:42
Valeu pelo depoimento, Guil! Estou olhando com vontade um Samuca 94... Parece estar muito bom! Falta agora vender o Golzinho...
Quando à Cheroka, realmente é um monstro no offroad, além de muito bonita, mas pra uso no dia a dia, acho que é pesada em termos de manutenção e principalmente consumo... Eu rodo demais...
O Jeca se num vai acreditar, aquele amigo meu que tem um Samurai 97 inteiraço resolveu vender o bichinho, o carrinho ta dez, não é de trilha embora esteja levantado e com para choques da RC, atualmente a mulher dele é que ta usando e ela quer um carro normal, então ele ta ceitando um carro tipo popular, não sei, acho o carro dele seu numero, tenho uma foto aqui de quando ele comprou, só os pneus não são mais os mesmos.
Mandruva
05/06/2009, 16:54
O Jeca se num vai acreditar, aquele amigo meu que tem um Samurai 97 inteiraço resolveu vender o bichinho, o carrinho ta dez, não é de trilha embora esteja levantado e com para choques da RC, atualmente a mulher dele é que ta usando e ela quer um carro normal, então ele ta ceitando um carro tipo popular, não sei, acho o carro dele seu numero, tenho uma foto aqui de quando ele comprou, só os pneus não são mais os mesmos.
Quanto ele ta pedindo?????
Mandruva
JecaTatu
05/06/2009, 18:13
Opa, já vi anúncio dele na net! Pelo menos a foto é a mesma, olha aí a descrição:
Suzuki Samurai, ano 97, branco
ar cond , bagageiro, quebra mato,
estribo, engate traseiro, cd
amortecedor e molas novas,
kit embreagem nova original
revisado em otimo estado
Americana - SP
HRJ 9598
R$ 25.000
Rogerio
Sei de tudo quanto é samuca à venda na net no Brasil! ;-)
Não é esse? Vou te mandar uma mp com meu e-mail, você passa pra ele por mim? Minha irmã mora em Campinas, é perto, né? De repente vou fazer uma visita e fazemos a troca no meu Gol. Se já quiser adiantar pra ele, é um Gol modelo novo, 2009/2009 tirado em fevereiro, 1.0, Trend, cinza vulcan metálico, completo (AR, DH, VE nas 4p, TE, AL, limp, desemb...). Tá com 5600km rodados.
Obrigado, Daniel
JecaTatu
05/06/2009, 18:36
Fala Jeca!!
Vou falar algumas coisinhas para te deixar com caraminholas na cabeça!!
Eu tive um Vitara por mais de 2 anos!! Pu%$*# Jipe!:palmas:
Nunca deu problemas, era valente e eu convivia bem com ele na cidade, mesmo com todas as alterações(calços, pneus, para-choques de ferro, etc)... mas vendi e estou de olho (futuramente) em um Samuca feixe!
Por que?:pensativo:
Acho que existe uma evolução natural de quem entra no mundo 4x4! Também tinha o mesmo pensamento que vc: dia-a-dia e passeios e trilhas médias!
Mas vai por mim... a chance disso mudar é enorme! Com o tempo vc quer é debulhar em trilhas mais e mais brabas e ai com o Vitara ou Samurai helicoidal vc fica pensando: por que não trocar já que ele é melhor nas trilhas e a manutenção é mais barata?? Sem contar que vc começa a viajar em alterações loucas!! Então é melhor sair do jipe mais simples mesmo, como disse i Guil!
Acredite... nessas alturas o conforto na cidade é o de menos!
Longe de mim falar que o Vitara é ruim... muito menos o Samuca feixe!
Mas serve de alerta porque ai vc não precisa trocar de carro futuramente!! :parede::parede: Perde dinheiro nessa brincadeira!
Se eu tivesse dado ouvidos às opiniões do Ronaldo B. na época que eu estava procurando...:putz:
[]'s a todos
Falou tudo... O problema é achar um <96 com bom preço que não esteja muito judiado... Estou à caça! Obrigado pela dica!
Mas vai por mim... a chance disso mudar é enorme!
Lendo muito esse fórum aqui então...
Alberto.Oliveira
05/06/2009, 23:59
Cara, tô P da vida com vc... Nem me esperou pra comprar o seu Samuca... hehehe Cara apressado... :lol:
Cara, não acredito que a pessoa que comprou seu Samurai pediu pra tirar o X... Pra mim era um dos atrativos do seu carro...
Bom, mas vai vir o jipe certo pra mim, tenho certeza. Estou olhando com bastante calma e consultando a opinião das pessoas certas! :concordo:
Relaxa, Daniel. Logo logo você vai encontrar o seu, ;).
Ela não pediu pra eu tirar, mas não quis me pagar nem um real a mais por ela. Então, não tive duvidas. Tirei. Ja bastou os BF de "brinde".
Você está no caminho certo, sim. Lembre-se do que eu lhe disse antes. Pra comprar jipe tem que ter paciência. Senão, compra bomba, :concordo:.
[]'s
Alberto
ANDRÉHUFF
07/06/2009, 20:05
Galera eu passei o contato do meu amigo pro Jeca, vamos aguardar eles coversarem, se não fecharem negocio passo o contato a quem me pediu :concordo:
Felipe Nogueira Torrano
08/06/2009, 10:02
Lendo muito esse fórum aqui então...
Nem me fala!!:roll::roll:
[]'s
Alfredo Stavale
08/06/2009, 16:44
pense num jimny também. é um pouco mais caro mas procurando com calma você acha com um preço acessivel.
é confortavel( comparado com samurai) e dá pra usar na cidade numa boa.
JecaTatu
08/06/2009, 16:58
pense num jimny também. é um pouco mais caro mas procurando com calma você acha com um preço acessivel.
é confortavel( comparado com samurai) e dá pra usar na cidade numa boa.
Cara, pensei bastante num Jimny inicialmente, mas li por aí que o Jimny consome mais que o Samurai, além de ter manutenção mais cara e menor potencial de preparação pra trilha, então acabei tirando da cabeça... Estou errado?
Alfredo Stavale
09/06/2009, 09:40
Cara, pensei bastante num Jimny inicialmente, mas li por aí que o Jimny consome mais que o Samurai, além de ter manutenção mais cara e menor potencial de preparação pra trilha, então acabei tirando da cabeça... Estou errado?
na boa, o que nego demora uma vida pra construir... engenheiro com doutorados fazem um carro sensacional, ai vem um merdão sem criterio nenhum e fala mal. xiitas é o que mais vai encontrar aqui no forum.
procura por jb33 jb23 que são os codigos dos jimny mais populares no japão. tem até jimny com motor de 660cc turbo. japones é foda. pago pau mesmo. YouTube - 2008 JIMROCK ROOUN3 -7-
a diferença é que o jimny tem muito plastico... parachoques e as laterais tem acabamentos plasticos... se tirar, vai numa boa.
eu nao vim até aqui dizer que o jimny é melhor do que um ou do que outro. mas os jimny tem tecnologia mais nova, a manutenção é suzuki e assim, importada como o samurai e vitara, é tudo igual. muita coisa usa de samurai... tem ar direção vidro travas retrovisor eletrico.
tem um samurai 97 do meu irmão lá em casa e esses dias eu andei com ele... o samurai parece uma carroça comparado com o jimny. a direção é pesada as marchas são secas demais... claro, um carro 97 contra um carro 2002. mas pense também que um carro velho vai gastar com manutenção... não pense que vai achar um carro com mais de 10 anos com menos de 100mil km. não vai achar. se achar pode comprar que é um excelente negocio, mas desconfie!
se hoje eu fosse comprar um jipe, veria samurai, vitara e jimny. carro usado é estado de conservação e todos esses 3 são bons pra trilhas... uns mais outros menos, mas todos são bons. essa é a minha opnião.
esse é o meu carro: http://www.moutinho.kit.net/fotos/_mg_1858.jpg
http://www.moutinho.kit.net/fotos/_mg_1868.jpg
http://www.moutinho.kit.net/fotos/_mg_1886.jpg
eu ando junto com troller e 90tinha com 33" e ando melhor. se isso é algo pra você comparar. mas assim, qualquer suzuki com pneus 30 ou 31" um paracoque de aço e um pé pesado, já desbanca qualquer outro jipe mais caro.
rogeriomasih
09/06/2009, 10:21
E vc pretende prepará-lo para trilhas?
Teu uso não vai ser predominantemente urbano e para algumas viagens e passeios médios/leves?
pelo que lembro, vc falou que:
O meu objetivo com a viatura é andar no dia a dia e pegar trilhas de vez em quando. Digamos que vai ser 95% asfalto no dia a dia.
Para o dia a dia, gosto de conforto, mas dispenso fácil esse item pra ter mais estilo e potencial offroad. [...]
Para o uso no dia a dia, os ítens que mais me preocupo são:
1) Manutenção : a do Samuka é mais barata, certo? A pergunta é: quanto mais barata? :pensativo:
2) Consumo: já ouvi falar muito do consumo do Samurai. Aqui em Brasília é praticamente o rodoviário e quem tem Samuka por aqui faz média de 11. E o Vitara? :pensativo:
3) Impostos/Seguro: sei que o IPVA do Samurai é mais caro, mas e o seguro? Solteiro, 27 anos. :pensativo:
4) Preparação: nada de extremo, apenas Body Lift, proteções gerais, rodas e pneus mais agressivos. De quem fica mais cara?
Com base na descrição acima, acho o Jimny uma excelente opção.
Só acho que é ele é mais caro que as outras alternativas.
Alfredo Stavale
09/06/2009, 10:55
veja bem, eu estou dizendo pra aumentar suas opções.quanto mais modelos que atendem suas expectativas, mas mais fácil pra encontrar o carro que você deseja. quem sabe você encontra um com um preço bacana um dos 3 modelos!?
boa sorte!
JecaTatu
10/06/2009, 18:53
Caro rogeriomasih, realmente não vou colocar a viatura na paulera, mas vou tentar seguir a orientação de alguns amigos que disseram pra comprar um carro que vá aguentar o tranco melhor caso eu me empolgue mais, o que é bem provável...
Alfredo Stavale, estou olhando sempre os Jimnys pra ver se surge uma boa oportunidade. O grande problema é que tem pouca oferta no mercado e a maioria muito longe de mim. E comprar 4X4 assim de longe sem olhar eu tenho medo... Por aqui em Brasília já vi vários que pareciam excelentes por foto e eram verdadeiras bombas ao vivo...
Obrigado pela ajuda! Estou procurando com calma pra não me arrepender depois...
Felipe Nogueira Torrano
29/09/2009, 11:53
Fala Jeca!!
Pelo visto vc já tá de Samurai né??
E aí?
O que tá achando?
Se adaptou e ele?
Problemas?
Dores de cabeça?
Por que ele e não o Vitara?
hehehe... só curiosidade mesmo!
[]'s
Felipe Nogueira
JecaTatu
29/09/2009, 13:48
Fala Jeca!!
Pelo visto vc já tá de Samurai né??
E aí?
O que tá achando?
Se adaptou e ele?
Problemas?
Dores de cabeça?
Por que ele e não o Vitara?
hehehe... só curiosidade mesmo!
[]'s
Felipe Nogueira
Opa! Essa vai ser um prazer responder!
Tô me amarrando no Samurai. A escolha frente ao Vitara foi pelo design, estilo (mais cara de jipe), consumo e manutenção. Além de um potencial um pouco melhor para uma monstrificação futura. Frente ao Jimny, o que pesou mesmo é que faço questão de seguro e nenhuma seguradora faz pro Jimny.
Tem conforto razoável. Como comprei um 97/98 e a antiga dona deixou ele com uma configuração de amortecedores bem macia para uso na cidade, não acho duro de jeito nenhum. Nem as pessoas que já andaram comigo se queixaram disso.
Também tive paciência para procurar um bem zerado, sem dores de cabeça.
A única coisa que me incomoda um pouco é o desempenho, que é bem fraquinho, ainda mais que o meu está com pneus MUD 235/75/15. Nas subidas ele pede marcha pra caramba e assim mesmo perde velocidade. Pra viagem é um pouco cansativo. Mas ainda vou colocar o adesivo atrás dele: "Você pode até ir mais rápido, mas eu vou mais longe!" hehehe
Nas trilhas nunca fiquei em nenhum obstáculo e nunca tive problemas mecânicos. Aliás, um braço da suspensão soltou do chassis numa trilha e o danado continuou sem reclamar mais uns 80km de trilha e 200km de asfalto, só um pouco torto. Depois foi só soldar e tava novo! Teve muito jipe monstrão que abriu os bicos em obstáculos que o Samuca passou brincando (isso pq ainda dou umas braçadas de iniciante).
Em resumo: fiz a decisão mais acertada pra minha condição ($$$).
Faz 10,5 a 11km/L e não dá outros gastos.
Abraço!
JecaTatu
29/09/2009, 13:51
Ah, outro porém também é o tanque muito pequeno... 30 litros é fogo...
Felipe Nogueira Torrano
29/09/2009, 14:12
Bacana Jeca!! O Samuka é um monstrinho mesmo!
Mas coloca uma X-Crawler nele que o seu problema com falta de força no motor melhora muito! Não existe nínguem no mundo que se arrependeu desse investimento!
E outra... 30 litros? É isso mesmo? Esse tanque não tá amassado não??
[]'s
JecaTatu
29/09/2009, 14:17
O negócio da X-crawler é que quando eu me decido em colocar vem um e fala que perde velocidade final, que o ganho não é expressivo... Outro dia senti muita falta do jipe ser mais reduzido quando estava descendo uma pirambeira na trilha... Puro cascalho e muito inclinada. Se eu soltava na primeira reduzida, ele descia muito rápido, se eu freiava, ele descia deslizando... Passei muito medo porque tava com minha filha dentro do jipe...
Quanto ao tanque, tem um amassadinho de nada sim, mas que rouba no máximo uns 3 a 5 litros...
Felipe Nogueira Torrano
29/09/2009, 15:57
A X-crawler nunca é dinheiro perdido! Só fala dela quem nunca usou!
Ela é ideal para quem aumentou o tamanho dos pneus... acaba compensando a perda de torque!
[]'s
Felipe nogueira