PDA

Ver Versão Completa : Caixa Santana. Duvidas e mais duvidas.



Sergio Antunes
13/07/2003, 16:45
Oi, pessoal.

Como vocês devem ter observado em tópicos anteriores, eu estou fazendo a adaptação para colocar a caixa de direção do Santana, e tenho tido muito mais problemas do que imaginava.
Acontece que estou fazendo isso sozinho, e o que tenho para me guiar são apenas algumas fotos e as informações que pego aqui com o pessoal do fórum, portanto peço a ajuda de vocês para solucionar mais essas: (Mando também algumas fotos para exemplificar minhas duvidas)

1) Fiz os suportes em chapa de ¼” como o Giovani recomendou, e a caixa já está no lugar; mas observei que o suporte que conecta as barras de direção na caixa deve ser mais grosso pois o terminal tem muito mais que ¼” e isso eu posso resolver soldando outro pedaço de chapa atrás do mesmo para dar a espessura. Acontece que também observei que o furos para os terminais devem ser cônicos e não cilíndricos ( COMO FAZER ESSES FUROS???? ) Pensei em pegar dois terminas centrais cortar a parte onde tem esse furo e soldar, mas não sei se esse material aceita solda ( ALGUÉM SABE ???? TEM OUTRA MANEIRA???? )
2) Tudo que encontrei sobre essa instalação, manda utilizar as cruzetas do Fiat uno e coluna retratil do Opala, mas eu observei que a coluna do Fiat tem 14mm de espessura enquanto que o terminal da caixa do Santana tem 16,35mm e a coluna de direção do Jeep tem 19mm. A do Santana acho que até da para forçar a abertura do encaixe da cruzeta, mas a coluna do Jeep é muito maior para fazer isso ( ESTOU CERTO??? QUAL A SOLUÇÃO???? ). Quanto as estrias são diferentes em todos , mas acho que com o aperto das braçadeiras não tem problemas ( CERTO OU ERRADO???? ).
3) Quanto a utilizar a coluna retratil do Opala..... Bem eu não achei a coluna do Opala mas encontrei a do Monza que é um pouco menor e então pensei em emendar ela com a barra onde ficam as cruzetas do Fiat, que são um pouco mais finas mas se as cruzetas aguentam, a barra deve aguentar ( POSSO FAZZER ISSO???? ).
4) A coluna de direção do Jeep vai necessitar de um rolamento entre o tubo e a barra na extremidade do tubo oposta a direção, O Carlos Alexandre indicou a do Fiat 147. ( CONFERE?? QUE ROLAMENTO DEVO USAR??? HÁ ALGUM SEGREDO???? ).
5) Estou fazendo essa adaptação usando as duas barras de direção ligadas a caixa e não uma na caixa e outra de roda a roda, e pelo que medi a maior deve ter cerca de 60cm e a menor 26cm (ALGUÉM PODE CONFIRMAR OU CORRIGIR ???? ).


Bom são varias duvidas mas conto com a colaboração de vocês. Estou anotando tudo tirando fotos e fazendo os desenhos em autocad com todas as medidas para depois colocar aqui detalhadamente para que outros que queiram fazer como eu, não tenham tantos problemas.

Desde já OBRIGADÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sergio Antunes.

Giovani
13/07/2003, 17:22
:D Grande Sérgio!

:D Cara, procure um torneiro mecânico urgente!!! Para pôr a ponteira é preciso uma chapa de 1/2". Existem umas brocas cônicas próprias para esse fim, num torneiro vc encontra. Centralize essa peça, para que os dois braços fiquem com o mesmo tamanho tipo assim: "\".
Na coluna de direção vc deve pôr um rolamento, lá onde ela sai da parede de fogo. O rolamento deve ter as medidas da barra e coluna que vc pretende usar. Tire as medidas. Procure um torneiro para fazer esse serviço. Vou te mandar umas fotos, abra lá no seu MP. :wink:
:D Qualquer dúvida dá um grito! :D

Sergio Antunes
13/07/2003, 19:15
:D Grande Sérgio!

:D Cara, procure um torneiro mecânico urgente!!! Para pôr a ponteira é preciso uma chapa de 1/2". Existem umas brocas cônicas próprias para esse fim, num torneiro vc encontra. Centralize essa peça, para que os dois braços fiquem com o mesmo tamanho tipo assim: "\".
Na coluna de direção vc deve pôr um rolamento, lá onde ela sai da parede de fogo. O rolamento deve ter as medidas da barra e coluna que vc pretende usar. Tire as medidas. Procure um torneiro para fazer esse serviço. Vou te mandar umas fotos, abra lá no seu MP. :wink:
:D Qualquer dúvida dá um grito! :D

Valeu Giovani.

Vou verificar.
Apenas um detalhe, você disse que a chapa tem que ser de 1/2" ou sejá aproximadamente 1,27cm. O furo do terminal central tem 1,635cm. Somente 1/2" da?????

Giovani
13/07/2003, 21:57
Apenas um detalhe, você disse que a chapa tem que ser de 1/2" ou sejá aproximadamente 1,27cm. O furo do terminal central tem 1,635cm. Somente 1/2" da?????

:D Grande Sérgio!

:D É 1/2" de espessura. A chapa que vc ia usar era de 1/4". A largura pode ser ugual à essa aí da foto, caso vc queira fazer com 2 ponteiras, indo um braço para cada roda. :wink:
:D Ou então apenas engrosse onde vão as ponteiras. Mas faça os furos com uma broca cônica. :wink:
[]'s