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Ranger Ford
01/06/2009, 13:27
Boa tarde Pessoal! Sou novo nesse portal mas sempre pesquiso por aqui algumas dúvidas que tenho sobre meu carro. Tenho uma Ranger 2001 XLT Diesel CD. Estou me deparando com um problema ha algum tempo, ao qual não tenho mexido ainda. A questão é a seguinte: De uns tempos pra cá, comecei a sentir a caixa de marcha mais dura, dificil de engatar. Isso acontece quando fico com o carro ligado rodando por muito tempo. Para aliviar, preciso dar uma aceleradinha pra que a marcha entre mais fácil. Pesquisei com alguns mecanicos de confiança. Já fiz limpeza no sistema de embreagem, lubrifiquei cabo e etc. Nada funcionou. O mecânico disse que provavelmente terá que trocar a embreagem, uma vez que existe a possibilidade dos discos de embreagem não estarei colando totalmente para que a troca da marcha seja efetivada perfeitamente. Para isso, somente colocando nova embreagem. Outra coisa que acontece é que quando estou na estrada, e fico muito tempo sem trocar marcha, quando preciso reduzir, a embreagem fica um pouco pesada, mas logo que aperto ela a primeira vez, ela ja volta ao normal e amacia. Resolvi recorrer à vocês, especialistas nestes carros, para que me ajudem com esse problema. Existe algum tipo de reparo para isso? talvez encurtar o sistema dos discos? Há algo que faça para que esse problema seja sanado sem ter que gastar com a peça nova? Minha embreagem ainda está boa, nao patina, e está leve ainda. Conto com sua experiencia e agradeço desde já!


Abraços a todos!


Daniel

glauranger
01/06/2009, 20:30
Aproveitando esse tópico, eu também tenho um problema na minha Ranger 2001 XLT TURBO DIESEL, as vezes quando paro no semáforo vermelho e desengato a marcha e deixo em ponto morto, e quando indica no semáforo a cor verde, eu vou engatar a 1ª marcha não engata, ai eu coloco a 2ª marcha ou a 3ª marcha ou uma outra, ai engata depois eu coloco a 1ª marcha e engata normalmente. E mais quando esta funcionando em ponto morto o som do motor fica como uma lixadeira e quando coloco o pé na embreagem o som some. Eu queria saber o problema, pois a embreagem não esta deslizando. Obrigado.

Walter L. L. Casitta
01/06/2009, 20:48
Esse é um problema da embreagem mesmo. O meca tem que desmontar, limpar e trocar o que for preciso. Principalmente limpar as estrias do eixo piloto e o rolamento que fica no centro do volante de motor...

Edintruder
01/06/2009, 21:01
Isso parece mais óleo velho ou sincronizados desgastados. A minha Ranger começou a apresentar esse mesmo probleminha, passei apenas a fazer as trocas mais lentamente. Eu pretendia deixar assim mesmo pois pra mim poderia ser caixa seca mesmo que não teria problema.

Só troca a embreagem se estiver patinando. Segura 4a ou 5a marcha, mete o pé fundo no acelerador e segura firme no freio e solta a embreagem de soco. O motor tem que morrer. Se ficar ligado a embreagem realmente está ruim.

Outro detalhe, a embreagem é acionada hidraulicamente. Não tem cabo.

glauranger
01/06/2009, 21:16
Obrigado edintruder, vou fazer esse teste amanhã mesmo.

Anthoniusnikos
02/06/2009, 09:02
Olá Daniel e Glauranger. Se não trocou o óleo da caixa, é melhor trocar antes e ver se melhora.
Se não melhorar, então vai ter que abaixar a caixa. Reforçando o que o Walter disse, peça para o meca trocar o rolamento(capa e rolamento) do eixo piloto, e pode ser que a embreagem estaja ainda boa(disco e platô).
Se ainda o problema permanecer, aí , como o Edin disse, e se quiser mudanças de marchas perfeitas, vai ter que abrir a caixa e verificar o estado dos sincronizadores.
Nota: Mesmo em caso de ter que trocar a embreagem, troque o rolamento do eixo piloto.
Abraços
Anthon

Wolfbands
02/06/2009, 09:31
Não esqueçam que o acionamento da embreagem da ranger não é apenas hidráulico. Quem aciona o platô é o próprio rolamento, e este tem um acionamento hidráulico!

Assim pode ser ele que está danificado. Vai ter de desmontar para verificar. Com sorte, apenas uma boa limpeza, com a troca do fluído hidráulico resolve!

E aproveita-se para verificar o rolamento/bucha da ponta do piloto e trocar o óleo do câmbio, como dito acima......

Ranger Ford
02/06/2009, 14:19
Glauranger, o que acontece com o seu também acontece com o meu. É uma espécie de latinha vibrando. Que eu saiba, isso é o retentor que a embreagem da ranger possui, no caso como disseram, o eixo piloto. PESSOAL, então só trocar a embreagem se ela estiver ruim mesmo né?? A troca de marcha faço lentamente, costumo dizer que essa marcha não passa na hora que eu quero, e sim na hora que ela quer, por se tratar de sistema vertical, é mais dificil o engate. O melhor no meu caso então é fazer a troca do fluido de caixa, pois pode estar sujo, verificar o eixo piloto e sincronizadores correto??

Obrigado a todos pelas respostas e estarei sempre participando, buscando ajuda ou ajudando no que for possível ok?

Abraços a todos!

Daniel

cycloar
03/06/2009, 09:51
Qdo peguei minha bandida, troquei todos os oleos, inclusive da caixa, ela ta dificil de engatar, mas nem é o q me preocupa mto.... tenho galaxie e dodge, entao, trambulador encavalando, vc sempre se acostuma a ser "delicado" hehehehe

Mas ontem, eu fiz uma mini viagem, peguei a BR, ela anda super bem, mas qdo piso no embreagem, faz um barulho, parece... q tipo... q algo ta arranhado, um barulho sonoro grave...

sera q a embreagem foi pro pau?

Anthoniusnikos
03/06/2009, 10:04
Cycloar, está na hora de abaixar a caixa e verificar tudo dito acima, porque senão uma hora vai travar, e o pior é se ficar na estrada.
Acompanhe os serviços, e peça para colocarem o rolamento e capa (Foto 3 centro) do EP originais (comprados no revend. Ford). É possível que tenham que tirar o antigo na talhadeira, porém devem ter o cuidado de não arranharem a pista do furo no volante.
Platô e disco de embreagens novos. Foto 5.
NT: a cópia do Manuel segue hoje.

Daniel, esse é o atuador hidráulico. Fotos 1 e 2.

Abraços
Anthon

cycloar
03/06/2009, 10:39
fica frio meu amigo, me manda qdo puder!!!!!!:-D

Fiz um orçamento, plato, disco, atuador e um passo no disco e instalação de tudo por 950 pila, ta caro????

Anthoniusnikos
03/06/2009, 10:43
Tá barato demais.
O normal seria:
mão-de-obra 250,00
platô e disco 1.500,00 Luck
atuador R$ 350,00
capa e rolamento do prisma R$ 35,00
Abs
Anthon

cycloar
03/06/2009, 10:49
eita, :pensativo:

agora nao sei o q faço heheheheh

acho q vou la pessoalmente conferir se vao trocar tudo mesmo

minha esposa bateu o carro semana passada,e eu estou servindo de motorista...

mas kero ver se essa semana eu paro a viatura!

Raposo
03/06/2009, 18:46
fica frio meu amigo, me manda qdo puder!!!!!!:-D

Fiz um orçamento, plato, disco, atuador e um passo no disco e instalação de tudo por 950 pila, ta caro????
A Natasha é a mesma pkp que a Bandida.
Troquei a embreagem no final do ano passado. Disco, platô, atuador hidráulico, mão de obra: R$ 1.600,00.
Não dá passo no disco, melhor é trocar mesmo; senão daqui a pouco vai ter de desmontar tudo de novo por causa do disco.
Não tem jeito, tem que morrer na grana mesmo.
abraços.

Ranger Ford
03/06/2009, 20:28
Então, Anthon, o que tenho que mexer é o atuador mesmo? Tenho que baixar a caixa para isso? Obrigado pelos esclarecimentos!

Abraços

Daniel

TylerNTL
06/06/2009, 17:05
A minha começou com o mesmo sintoma. Hoje pela manhã, apesar do cambio da minha ranger nunca ter sido especialmente macio, achei a 1ª e 2ª um pouco mais difícies de entrar.

Rodando ao longo do dia confirmei que não é apenas impressão. Os engates das marchas estão realmente mais duros, especialmente a 1ª se a viatura não estiver completamente parada. Aparentemente a embreagem está ok, óleo no nível pedal na altura e com pressão nomais ela foi trocada a 30k (hj a viatura está com 156k). Pelo que li no tópico o problema seria na embreagem.

É isso mesmo?
O problema não poderia ser na caixa de marchas? (Um anel sincronizador ou coisa parecida)
Que peças do sistema de embragem podem estar ruins? (considerando que disco e paltô são relativametne novos)
Alguém indica uma oficina boa em Natal-RN para serviços em embreagem?

bird
06/06/2009, 17:36
Curiosidade...

quanto durou a embreagem doceis?

abs,

TylerNTL
06/06/2009, 18:24
A minha durou 125k.

Anthoniusnikos
06/06/2009, 20:14
Boa noite Thelmo. É quase certo que é o rolamento do prisma. Se insistir no engate das marchas, pode danificar o eixo, que vai atritando no rolamento quebrado, e aquecendo; aí o prejuízo vai ser maior. Se não for, podem ser os anéis sincronizadores. Já que vai baixar a caixa, após verificar o estado do rolamento, se estiver bom, aí melhor abrir o câmbio e verificar os sincronizadores. Não sem antes tiver certeza que a caixa está com óleo, disco platô e atuador bons.
Abraços
Anthon

marcomurro
06/06/2009, 20:25
Boa noite a todos, percebi q em minha pkp a embreagem é muito baixa, nada q dificulte engatar as marchas, mas incomoda um pouco...pergunta...como o acionamento é hidraulico, como faço para deixar o pedal um pouco mais alto sem ter de mexer no varão do pedal? percebi q o varão tambem não tem regulagem, vou ter de recorrer a uma pequena adaptação técnica?rs
abraço

Walter L. L. Casitta
06/06/2009, 20:36
Boa noite a todos, percebi q em minha pkp a embreagem é muito baixa, nada q dificulte engatar as marchas, mas incomoda um pouco...pergunta...como o acionamento é hidraulico, como faço para deixar o pedal um pouco mais alto sem ter de mexer no varão do pedal? percebi q o varão tambem não tem regulagem, vou ter de recorrer a uma pequena adaptação técnica?rs
abraço

Isso já aconteceu na minha Ranger. Só trocando o cilindro resolveu...

Edintruder
07/06/2009, 01:09
O sistema hidráulico é auto ajustável. Quando chega no final do curso é por dois motivos, a embreagem está gasta ou o cilindro da embreagem está desgastado.

TylerNTL
07/06/2009, 11:31
Boa noite Thelmo. É quase certo que é o rolamento do prisma. Se insistir no engate das marchas, pode danificar o eixo, que vai atritando no rolamento quebrado, e aquecendo; aí o prejuízo vai ser maior. Se não for, podem ser os anéis sincronizadores. Já que vai baixar a caixa, após verificar o estado do rolamento, se estiver bom, aí melhor abrir o câmbio e verificar os sincronizadores. Não sem antes tiver certeza que a caixa está com óleo, disco platô e atuador bons.
Abraços
Anthon


A dureza anormal na passagem de marchas passou! Ontem à noite quando saí ela voltou ao normal!

A única coisa diferente ocorrida logo na manhã do sábado, foi que passei com uns 40km/h em uma poça bem grande que estava deixando o trânsito lento. Me excedi e passei mais rápido do que deveria, estava meio puto com uns motoristas indecisos que ficaram "olhando" para estrada pensando passo? ou não passo? passo? ou não passo? Passeio-o e a água cobriu a Ranger por todos os lados!

Essa peripécia poderia ter molhando alguma coisa na embreagem deixando o engate das marchas duro momentaneamente?
Como a viatura voltou ao normal, seria recomendado fazer alguma coisa preventiva?

Anthoniusnikos
08/06/2009, 00:02
Thelmo. Eu, iria usando, e ficava atento para ver se os sintomas voltam. Mas evite forçar o engate das marchas.

TylerNTL
02/07/2009, 22:54
Thelmo. Eu, iria usando, e ficava atento para ver se os sintomas voltam. Mas evite forçar o engate das marchas.

Fui usando... Não ficou tão ruim quanto no dia da molhada mas os engates estavam sutilmente mais duros.

Hoje troquei o óleo da CM e os engates melhoraram muuuuuito.

Cristiano Faria
14/07/2009, 13:27
A minha começou com o mesmo sintoma. Hoje pela manhã, apesar do cambio da minha ranger nunca ter sido especialmente macio, achei a 1ª e 2ª um pouco mais difícies de entrar.

Rodando ao longo do dia confirmei que não é apenas impressão. Os engates das marchas estão realmente mais duros, especialmente a 1ª se a viatura não estiver completamente parada. Aparentemente a embreagem está ok, óleo no nível pedal na altura e com pressão nomais ela foi trocada a 30k (hj a viatura está com 156k). Pelo que li no tópico o problema seria na embreagem.

É isso mesmo?
O problema não poderia ser na caixa de marchas? (Um anel sincronizador ou coisa parecida)
Que peças do sistema de embragem podem estar ruins? (considerando que disco e paltô são relativametne novos)
Alguém indica uma oficina boa em Natal-RN para serviços em embreagem?


Ih! A minha Ranger (XL 2000/2001 - 166.000 Km) também anda apresentando esses sintomas... :putz:

As vezes a primeira fica difícil de entrar, mas esses dias aconteceram duas coisas estranhas:
1a - No final de uma viagem de 170 Km ia reduzir de quinta pra quarta e a marcha não entrou... voltei pra quinta e tentei de novo e entrou..
2a - Outro dia, simplesmente não entrou a 1a nem ré.... a terceira entrou... andoei uns centimetros e tentei a 1a de novo, que entrou..

Fui no mecânico e ele diz que provavelmente o sincronizador, mas só desmontando e vendo. Será isso mesmo?
Aqui estimam o serviço de desmontagem e montagem da caixa nuns 300 reais, mais peças... Quanto vale um sincronizador desse? É possível achar peças de caixa mais baratas que na Ford?

Muita pergunta né? :mrgreen: Agradeço se responderem algumas...

cycloar
14/07/2009, 14:04
opa,, ta ai uma coisa que gostaria de saber, qual o custo deste sincronizador...

alguem trocou recentemente?

sergiopincelli
14/07/2009, 14:52
Cristiano
O sintoma que vc relatou na sua Ranger está mais muito para embreagem do que os anéis sincronizadores. Abaixe a caixa e primeiramente veja a embreagem.Dificilmente os anéis dão defeito de um momento para o outro.Na minha este problema e foi o pistão hidraulico desgastado, agora se sua embreagem for original o melhor é trocar tudo.:cry:

tedtomm
15/07/2009, 20:26
Ola amigo, pela experiência que tenho com motores Diesel e as vezes que tive problemas com embreagem destes eu aprendi o seguinte:
A) embreagem pesada e se pisar pela 2a vez, ela amacia = atuador está fraco
B) embreagem treme durante ré e durante a Soltada da embreagem = volante envidrou devido a aquecimento em uma arrancada pesada, ou trocas em 2a ou 3a marcha "queimando um pouco o disco"
C) Trocar de 2a para 3a e botar o pé e a camionete nao cantar e ainda elevar o Giro = disco e platô desgastados
Espero poder ter ajudado

TylerNTL
15/07/2009, 21:07
C) Trocar de 2a para 3a e botar o pé e a camionete nao cantar e ainda elevar o Giro = disco e platô desgastados
Espero poder ter ajudado

Sua caminhonete canta pneu de 3ª?

Rodrigo 4x4
20/07/2009, 22:51
Caros companheiros foristas,

Gostaria de saber qual o óleo correto do reservatório de embreagem da Ranger 3.0 uma vez que no manual fala para usar DOT 4 e na tampa do reservatório DOT 3.
Quanto ao nível, o reservatório deve ser completado até em cima? Não consegui ver indicação de nível no mesmo.

Abcs,

Rodrigo

Loiro
20/07/2009, 23:20
Caros companheiros foristas,

Gostaria de saber qual o óleo correto do reservatório de embreagem da Ranger 3.0 uma vez que no manual fala para usar DOT 4 e na tampa do reservatório DOT 3.
Quanto ao nível, o reservatório deve ser completado até em cima? Não consegui ver indicação de nível no mesmo.

Abcs,

Rodrigo


Segundo o Edintruder, o DOT 4 é melhor, pois proporciona ao conjunto ser mais ultilizado, sem problemas.
Mais ou menos isso.
Fonte: #4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=932751&postcount=4)
[]'s

Miguels
08/02/2010, 19:01
Preciso trocar a embreagem, pois suas molas estão "cansadas" e começa a dar pequenos trancos. No Rio, uma firma que consta da relação do fabricante Sachs, me orçou por R$ 850 a MO + embreagem Luk REMANUFATURADA + retífica do volante (?!). Só a MO e a retífica cobram R$ 300 (mas o kit da Sachs está > R$ 1.000).
Sera que vale a pena arriscar?


A Natasha é a mesma pkp que a Bandida.
Troquei a embreagem no final do ano passado. Disco, platô, atuador hidráulico, mão de obra: R$ 1.600,00.
Não dá passo no disco, melhor é trocar mesmo; senão daqui a pouco vai ter de desmontar tudo de novo por causa do disco.
Não tem jeito, tem que morrer na grana mesmo.
abraços.

Miguels
10/02/2010, 18:01
Hoje eu vi esse kit no ebay. Será que serve para nossas Rangers 2.8 e 3.0?? Tá barato demais!

O link é:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/2002-CLUTCH-KIT-FORD-RANGER-3-0-3-0L-W-SLAVE-CYLINDER_W0QQitemZ160401055370QQcmdZViewItemQQptZM otors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item2558a5d e8a#shId

rogeriomasih
10/02/2010, 21:56
Kit completo...inclusive com o atuador da embreagem.

No site fala que é para a ranger 3.0, mas não sei se é equivalente ao nosso 3.0.

Anthoniusnikos
10/02/2010, 22:29
Preciso trocar a embreagem, pois suas molas estão "cansadas" e começa a dar pequenos trancos. No Rio, uma firma que consta da relação do fabricante Sachs, me orçou por R$ 850 a MO + embreagem Luk REMANUFATURADA + retífica do volante (?!). Só a MO e a retífica cobram R$ 300 (mas o kit da Sachs está > R$ 1.000).
Sera que vale a pena arriscar?

Pelo trabalho e custo da M.O. da remoção da caixa+CT, eu nem pensaria em remanufaturado, ia de SACHS nova, que juntamente com a LUK são boas marcas.
Abs
Anthon

Miguels
11/02/2010, 17:28
Pois é, Anthon. Vou botar mesmo uma nova, achei o kit LUK por R$ 690, a Sachs não encontrei. Vou dispensar o atuador, pois está com 22.000 km e espero não dar problemas. Mas antes vou especular com a embreagem importada dos Estados Unidos... o preço está muito convidativo, já vi de 258 mm com 23 estrias (igual à das nossas Rangers 2.8 e 3.0), MAS a grande dúvida está na furação, se não coincidir já era.
Abraço


Pelo trabalho e custo da M.O. da remoção da caixa+CT, eu nem pensaria em remanufaturado, ia de SACHS nova, que juntamente com a LUK são boas marcas.
Abs
Anthon

Anthoniusnikos
11/02/2010, 19:27
Pois é, Anthon. Vou botar mesmo uma nova, achei o kit LUK por R$ 690, a Sachs não encontrei. Vou dispensar o atuador, pois está com 22.000 km e espero não dar problemas. Mas antes vou especular com a embreagem importada dos Estados Unidos... o preço está muito convidativo, já vi de 258 mm com 23 estrias (igual à das nossas Rangers 2.8 e 3.0), MAS a grande dúvida está na furação, se não coincidir já era.
Abraço

R$ 690,00 por embreagem LUK nova é um excelente preço. Para as importadas, melhor verificar os códigos para não ter erro.
Esses fabricantes de embreagem tem as tabelas com os códigos.

Sugiro que aproveite e troque, sem dúvida alguma, o rolamento do eixo piloto do volante(ou do prisma).

Att
Anthon

Cristiano Faria
20/03/2010, 12:38
R$ 690,00 por embreagem LUK nova é um excelente preço.
Att
Anthon

Complementando meu post anterior... O problema foi evoluindo e depois de alguns milhares de kilometros (mais de 10000 na minha conta), confirmando o excelente dignóstico do pessoal do fórum, o atuador e cilindro finalmente foram pro saco e começaram a vazar fluido da embreagem.
Levei no mecânico (novo pois estou em outra cidade a trabalho por alguns meses) e ele disse que acha que o disco/platô também merece ser trocado por ficou meio azulado em algumas partes (me mostrou). Ou seja, trocar também disco e platô.
Sempre acho estranho e desconfio, principalmente quando tenho que pagar, e principalmente quando me dizem que isso custa mais de mil reais...
O que vcs acham?
Esse Kit que falam é o Kit completo: atuador, cilindro, disco e platô??
Se alguém puder confirmar e dar uma dica de preço, agradeço muito!
Abs!